sábado, 26 de maio de 2012

Vila Municipal Mais de 300 famílias recebem escrituras


Agora, moradores se tornam oficialmente proprietários dos imóveis onde moram há décadas, mas que estavam com a documentação irregular
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Moradores do bairro receberam a escritura de suas casas das mãos do prefeito Marco Bertaiolli
Trezentas e oito famílias da Vila Municipal já estão em posse das escrituras de suas casas. O bairro, um loteamento que passou a existir em 1980, permaneceu irregular até 2009, quando a administração municipal conseguiu regularizá-lo e passou a emitir os documentos. Na tarde de ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), ao lado da coordenadora de Habitação da Prefeitura, Dalciani Felizardo, entregaram mais 108 posses. O evento ocorreu na Escola Municipal Dr. Luiz Beraldo de Miranda.


"Mogi das Cruzes é uma cidade muito antiga e há diversos loteamentos que ainda não foram regularizados. É difícil não ter o documento que comprove que aquele lugar é seu. Sempre existe a preocupação de que aquela casa que foi construída com tanto sacrifício talvez não possa ser passada aos filhos, porém, este sentimento ficou para trás e agora os moradores da Vila Municipal podem comemorar", afirmou o prefeito, que pediu para que os moradores do bairro não vendam as propriedades neste momento. "Este bairro vai receber obras de urbanização no valor de R$ 1,8 milhão, além disso, a avenida do Canudos vai passar por aqui. Peço para que vocês controlem a tentação de vender, porque a Vila Municipal será valorizada". Bertaiolli anunciou que construirá uma Academia da Terceira Idade (ATI) no bairro.


Apesar da entrega das 308 escrituras, 380 famílias ainda aguardam a emissão do documento. Uma série de fatores impede a posse: lotes com pendências com a Prefeitura no pagamento do terreno (158 imóveis), falta de apresentação de documentos (26), sem titularidade (58) e casas que foram compradas de terceiros (138). Para estes casos, tramita na Câmara Municipal um projeto que garantirá que as escrituras sejam emitidas em nome do atual proprietário.


Vila Cléo
A coordenadora de Habitação revelou que os próximos locais que passarão pelo processo de regularização serão a Vila Cléo, que tem 960 unidades habitacionais, e a Vila Orestes, em Jundiapeba, onde há 76 famílias. "A expectativa é de que as duas sejam regularizadas ainda neste ano".




Fonte:Mogi News