quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cidade terá Cozinha Comunitária para servir 250 refeições por dia


Cidade terá Cozinha Comunitária para servir 250 refeições por dia
Diário de Suzano ed.: 9413 - 17 de janeiro de 2013

O secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, Oswaldo João de Souza Filho, anunciou ontem que Suzano vai implantar a Cozinha Comunitária, na Vila Ipelândia, dentro do Programa Fome Zero. O novo equipamento vai servir 250 refeições por dia para famílias em situação de baixa pobreza. 
Para o programa, já existe verba para a implantação, no valor de R$ 450 mil, destinada pelo governo federal. Só está faltando a publicação do edital e a definição da área. “Nosso objetivo é usar essa Cozinha de Ipelândia como modelo embrionário para implantação de mais unidades em outras regiões, como, por exemplo, o bairro do Miguel Badra Baixo”. 
Ele disse também que o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) determinou a retomada do Patrulhamento Agrícola. “Para isso, primeiro vamos ter de recuperar o trator que está quebrado, porque esse trato serve, não apenas ao prepara da terra para plantio, mas dos acessos aos locais de plantio”. 
Ele disse também sobre a possibilidade de implantar uma feira para venda dos produtos da Agricultura Familiar.

REFORMA Consta ainda a reforma que será feita no Restaurante Popular. Será feita a pintura da fachada do prédio e a instalação de novos equipamentos. 
“Vamos mexer em toda a sua parte interna e usar todo o espaço em volta para outras ações, como lojas para comercialização de produtos dos nossos agricultores, e um Banco de Alimentos com o objetivo de estocar produtos não perecíveis que serão distribuídos às famílias carentes em entidades assistências. E mais: vamos promover cursos de culinária com a orientação das nossas nutricionistas”.

AVANÇO O secretário disse que os trabalhos estão avançando. “Encontramos esse setor da Prefeitura em estado deplorável”, lamenta o secretário referindo-se ao Restaurante Popular. “Havia muito mato em volta do restaurante e ratos, e não tem depósito para lixo”.

Fonte:O Diário de Suzano

Alckmin confirma pedido do governo federal para adiar reajuste de tarifas


Alckmin confirma pedido do governo federal para adiar reajuste de tarifas

Diário de Suzano ed.: 9413 - 17 de janeiro de 2013
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou ontem que o governo federal também pediu para que o Estado segure o reajuste nas tarifas do metrô, dos trens e dos ônibus metropolitanos no primeiro trimestre deste ano com o objetivo de evitar pressão nos índices inflacionários. De acordo com Alckmin, que integra o PSDB, partido de oposição ao PT da presidente Dilma Rousseff, o Estado fará "todo o possível" para atender à solicitação.
"O governo federal nos solicitou se podíamos não fazer a correção (das tarifas) no primeiro trimestre em razão de evitar um pico inflacionário. Então nós vamos fazer todo o possível", afirmou o governador, durante visita a um complexo no Jaguaré, na zona oeste da Capital, onde será construído um parque tecnológico.
Alckmin disse, no entanto, que a decisão sobre aumentar ou não as tarifas deve ser tomada apenas no mês que vem. "Precisamos verificar o suporte do metrô, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Mas vamos analisar sim. Então este é um tema para fevereiro", garantiu, ressaltando que esses reajustes costumam ocorrer a cada doze meses. "E o mês (dos reajustes) tem sido em fevereiro (nos últimos anos)", afirmou o governador.
Na terça-feira, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse, em entrevista à Rádio Estadão, que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu que ele adiasse o reajuste na tarifa de ônibus da Capital para não pressionar a inflação. O reajuste estava previsto para este mês de janeiro, mas Haddad adiou o aumento para início de junho.

Fonte:O Diário de Suzano

Prefeitura de Suzano convoca 112 professores aprovados em concurso


Prefeitura de Suzano convoca 112 professores aprovados em concursoPrefeitura de Suzano convoca 112 professores aprovados em concurso

A Prefeitura de Suzano começou a enviar hoje (15) telegramas para 112 professores de Educação Básica I aprovados no concurso 001/2012. Segundo a Secretaria Municipal de Assuntos Administrativos também serão feitos contatos telefônicos e nos próximos dias mais informações sobre a convocação serão disponibilizadas no site da administração municipal.
“O procedimento interno da solicitação para convocação dos professores já foi adotado. Foi feita uma reunião entre a secretária Municipal de Educação (Maria da Penha Gelk) e o prefeito Paulo Tokuzumi e foi autorizada a convocação. Então a demanda já está no setor de Recursos Humanos da Prefeitura e serão chamados 112 professores da Educação Básica I”, comentou a secretária de Assuntos Administrativos, Cintia Renata Lira da Silva.
De acordo com o departamento de Recursos Humanos da administração municipal, após o envio dos telegramas e a realização dos contatos telefônicos, já no próximo dia 18 os professores convocados devem comparecer à Secretaria de Educação para a atribuição de aulas.
“As pessoas que obtinham informações a respeito da convocação deste concurso estavam buscando dados no antigo site. Porém, o mesmo precisou ser reformulado e estas informações já estão sendo regularizadas para que as mesmas sejam colocadas no site atual”, acrescentou Cintia.
Mais informações sobre a convocação podem ser obtidas no telefone: (11) 4745-2015.
Outros concursos
De acordo com Cintia, a administração municipal realiza neste momento um levantamento em todas as secretarias para ver a necessidade de profissionais em cada pasta. “Vamos convocar conforme a necessidade e a possibilidade financeira da administração”.
Cintia explicou ainda que existe um concurso de 2010, da antiga gestão, que foi aberto sem planejamento. “Percebemos que não houve qualquer tipo de prudência por parte da antiga administração para a realização do concurso. O resultado desta ação é que existe uma série de funções e cargos aqui e, até o momento, não foi convocado ninguém”, explicou. “Em contrapartida neste mesmo edital foram abertas dez vagas de cozinheira escolar, em que foram admitidas 113 pessoas. Então fica clara a discrepância entre o número de vagas abertas e a necessidade da demanda”, completou.
A secretária de Assuntos Administrativos reforçou que é preciso ter responsabilidade “na hora de realizar um concurso”. “Se nós admitirmos todo mundo que está em aberto na vigência deste concurso de 2010 registraremos um transtorno financeiro para administração ultrapassando o limite do teto da folha de pagamento. Por isso, antes de realizar alguma convocação, a demanda e a possibilidade financeira da administração municipal serão avaliadas”, concluiu.

Fonte:Secretaria de Comunicação Institucional (SECOI)



Prefeitura impede despejo de terra e entulho na Pajoan


DIÁRIO DO ALTO TIETÊ

Itaquá

Matéria publicada em 17/01/13
Prefeitura impede despejo de terra e entulho na Pajoan
Moradores denunciaram chegada de 30 caminhões no local; todos foram escoltados até a saída da cidade
Fábio Miranda
De Itaquá
Divulgação

No final da tarde de ontem, funcionários da Empreiteira Pajoan já trabalhavam na limpeza das ruas do bairro
Denúncias feitas na tarde de ontem por moradores do Jardim Louzada, em Itaquaquecetuba, davam conta de que a Empreiteira Pajoan estaria recebendo terra e entulho. A reclamação da população chegou até o vereador Antonio Ivo Paiva (PHS), o Antonio da Quadra. Ele acionou a prefeitura, que esteve no local e impediu que pelo menos 30 caminhões entrassem no aterro. 
"Fui informado que o asfalto estava sujo, cheio de lama por causa dos caminhões. Pelo que entendi, todo esse material vem de obras de São Paulo (capital)", informou o parlamentar.

O DAT esteve no local e constatou que várias ruas do bairro estavam enlameadas até a portaria do aterro. De acordo com o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Itaquá, Mauricio Amorozini, ainda não é possível provar que a empresa estava recebendo terra e entulho de forma irregular. "Nas duas horas que ficamos aqui (na Pajoan) pudemos avistar cerca de 30 caminhões com terra, então chamamos a GCM (Guarda Civil Municipal) para escoltar os caminhões para fora da cidade. Por enquanto não podemos afirmar se eles estão regulares ou não".


Prazo
A prefeitura deu o prazo máximo de dez dias para que representantes da Pajoan possam provar que o recebimento dos materiais é legal. "Demos esse tempo porque não dá para averiguar toda a documentação em poucos dias", explicou o secretário.

Além de provar que os documentos estão em dia, a empresa terá que limpar as ruas em volta do aterro. "Essa foi a outra notificação que demos. Terão que fazer a limpeza das vias e se for constatado algum dano no asfalto proveniente dos caminhões, acionaremos a Secretaria de Obras para que se tome providências".

Amorozini ainda explicou que, por enquanto, a empresa não terá nenhuma autuação por parte da prefeitura por possíveis práticas irregulares, uma vez que ainda nada foi comprovado. 
O DAT tentou falar com algum representante do aterro, porém ninguém foi encontrado para comentar o assunto. Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que se for constatado que a Pajoan infringiu a determinação judicial e a decisão do órgão estadual de interdição do espaço, a empresa poderá ser autuada.

A Cetesb ainda afirmou ao DAT ontem que a administração municipal tem o poder de fiscalizar e evitar o despejo clandestino de lixo irregular no aterro da empreiteira.



Fonte:Gustavo Ferreira TATAU

Tudo ficou no ar...


Divulgação

Tudo ficou no ar...

O presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (Aeamc), Orlando Pozzani, aguarda o fim do recesso na Câmara Municipal para voltar a conversar com os vereadores e a cobrar a aprovação do projeto que tramita desde o ano passado e que prevê que os edifícios da cidade sejam vistoriados por um órgão técnico. 
Procura-se
No final do ano passado, com a notícia da não reeleição do vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB), a classe técnica passou a se sentir órfã pela ausência de um representante no Legislativo. O vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, se colocou à disposição e a Aeamc procura um substituto. Foi pensado no nome de Juliano Abe (PSD), que é filho do deputado federal Junji Abe (PSD), com quem a associação tem um bom relacionamento desde a época em que ele era prefeito.


Stand by
"O Bibo disse que, talvez, o projeto tenha de vir do Executivo e falta discutir isso porque o projeto praticamente ficou parado", disse ele à coluna. 

Saneamento
Pozzani revelou também à coluna que, na próxima reunião da Aeamc, programada para segunda-feira para definir a nova edição da reunião - o tema saneamento poderá ganhar destaque para uma pesquisa futura com os associados. No ano passado, propostas para o trânsito foram apresentadas pela área técnica.


Fonte:Mogi News

Repercussão


Repercussão
A coluna recebeu o comentário da publicitária e professora Thamara Strelec a respeito da nota veiculada neste espaço em torno das emendas parlamentares do Legislativo mogiano, que esta jornalista reproduz na íntegra.
Divulgação

Puxão de orelha
"Em relação à manifestação do atual presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, vereador Rubens Benedito Fernandes, publicada na edição de 15 de janeiro, no qual afirmava que a ausência de informações acerca das emendas parlamentas no site do órgão poderia ser "facilmente" solucionada, na medida em que Mônica Marques poderia ir com facilidade até a Câmara e solicitar tais dados, já que sua mãe exerce funções no legislativo mogiano, cabe registrar que, ao que tudo indica, a Casa de Leis deveria aproveitar sua nova legislatura para aperfeiçoar os seus instrumentos de consulta publica".

Acesso à informação
Thamara, que foi candidata a vereadora nas eleições de outubro pelo PMDB, afirmou que a Câmara de Mogi deveria seguir a Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011, que assegura o direito fundamental de acesso a informação, como forma de controle social da administração pública: "Dessa maneira, não apenas aqueles que, como Mônica, possuem parentes ou proximidade com a Câmara teriam o acesso garantido, mas todos os cidadãos sem distinção".


Fonte:Mogi News

Rumo a 2014


Erick Paiatto

Rumo a 2014
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) pediu aos seus secretários para divulgar mais intensamente os projetos de sua gestão à frente do governo de São Paulo. O assunto foi destaque no jornal O Estado de São Paulo de ontem. O objetivo nas entrelinhas: fortalecer a campanha para a reeleição em 2014. Uma agenda com inauguração de obras, novos serviços e benefícios sociais está sendo preparada.

Sem marca
A preocupação é com a falta de uma marca "forte" na administração do tucano. A orientação teria partido após uma reunião do tucano com o secretariado. Ele teria cobrado, durante o encontro, que os secretários elejam como "medalhas" e acompanhem de perto quatro ou cinco programas de suas respectivas áreas de atuação. 

Rodízio
Hoje, Mogi recebe a visita do secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella, que virá conhecer o sistema de monitoramento com câmeras e logo depois participa de uma reunião com os comandos das polícias Civil e Militar. Na semana passada, o próprio Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, Giovani Guido Cerri, estiveram em Mogi na entrega de novos leitos para o hospital Dr. Arnaldo Pezutti Cavalcanti, em Jundiapeba.


Futurologia
A grande pergunta que se faz é para 2014. Se o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), mantiver a intenção de disputar o governo do Estado, qual deverá ser o posicionamento do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), já que Alckmin estará também na disputa?


Fonte:Mogi News

Verba Fiscalização à Lei Seca será reforçada este ano


Verba
Fiscalização à Lei Seca será reforçada este ano
Daniel Carvalho

Desfiles terão segurança e fiscalização mais rigorosas
O carnaval 2013 terá um reforço na fiscalização à Lei Seca. A venda de bebidas alcoólicas será proibida na avenida Cívica, assim como no ano passado, e a Polícia Militar garantiu que uma das principais ações será coibir a ingestão irresponsável de álcool. Para fazer a segurança do evento, a Prefeitura de Mogi das Cruzes contará com 150 homens, entre policiais militares, guardas municipais, brigadistas e seguranças particulares. A administração municipal gastará R$ 1,3 milhão com toda a estrutura da festa, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de fevereiro.

Para garantir a segurança e organizar a região da avenida Cívica, serão preparados três bloqueios. Dois ficarão no início e no final da avenida Ismael Alves dos Santos e um na própria avenida Cívica. Atuarão na área oito agentes de trânsito, que trabalharão em dupla. Eles orientarão tantos os pedestres quanto os motoristas. A recomendação para quem mora perto do local é ir a pé. 
O secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, informou que a base móvel de videomonitoramento será usada neste carnaval. "No ano passado, esse equipamento ajudou a evitar furtos nesta região. Ele conta com uma torre retrátil de dez metros, o que permite observar 800 metros. A Guarda Municipal observa a conduta suspeita e trabalha sintonizada com a Polícia Militar". O comandante do 17° Batalhão da PM, tenente-coronel Silvio Lúcio Nassaro, informou que um policial ficará na base e a câmera ajudará a identificar a oferta de bebidas alcoólicas a menores. 
Para a Operação Carnaval, que será feita em Mogi, Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema, a PM colocará à disposição 500 homens. Durante a ação, bafômetros também serão utilizados. Uma das grandes preocupações da Secretaria de Segurança é o número de foliões que devem participar do carnaval em Mogi. Como este ano boa parte das cidades do Alto Tietê não fará a festa, a expectativa é de que mais pessoas venham para o município. Normalmente, cerca de 20 mil a 30 mil pessoas participam diariamente do carnaval mogiano, sendo que a arquibancada comporta 5 mil foliões.

Devem trabalhar na avenida Cívica 90 ambulantes cadastrados. Água e refrigerante só serão vendidos em garrafas plásticas e copos descartáveis. Durante a folia, os ônibus municipais estenderão o serviço até 3h30. (L.N.)


Fonte:Mogi News

Verba Bilheteria do carnaval será revertida para o Fundo Municipal de Cultura


Verba
Bilheteria do carnaval será revertida para o Fundo Municipal de Cultura
Expectativa da Prefeitura de Mogi é arrecadar R$ 45 mil nos quatro dias de festa, que terá os tradicionais desfiles
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Coletiva sobre o carnaval reuniu autoridades ligadas às secretarias de Cultura, Segurança e Transporte e à Polícia Militar da cidade
Os R$ 45 mil que devem ser arrecadados com a venda de bilhetes para o carnaval deste ano em Mogi das Cruzes serão direcionados para o Fundo Municipal da Cultura. Antes, este valor era enviado ao Tesouro Municipal, mas, a partir de agora, este dinheiro será empregado na capacitação das escolas de samba do município. Outra novidade é um monobloco composto por diversos blocos de rua que desfilarão na abertura da folia, na sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

O secretário de Cultura, Mateus Sartori, afirmou que já conversou com blocos tradicionais da cidade para que eles entrem de uma única vez na avenida Cívica durante a abertura oficial do carnaval. "A ideia é que eles entrem ao mesmo tempo, mas separados na avenida, como se fossem um grande cordão. Já conversamos com o maestro Manassés para que a Banda Santa Cecília toque marchinhas de carnaval à frente do grupo", informou. Na sexta-feira de carnaval, será feita ainda a entrega simbólica da chave da cidade pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) à corte carnavalesca. Este grupo será formado no dia 30 de janeiro no Teatro Vasques. As duas escolas de samba do grupo especial, a Acadêmicos do São João e a Mocidade do Tietê, além da agremiação do grupo de acesso, a Mocidade Independente da Vila Natal e o bloco da ONG Tucaroma, que precisam entregar a documentação para receber a subvenção, poderão fazer a regularização até o dia 30, conforme noticiou o MN na edição de ontem. 
Caso elas não regularizem a situação, poderão desfilar, mas sem o aporte financeiro da administração municipal. "Conversamos com a Mocidade Independente da Vila Natal e, no primeiro momento, foi dito que eles fariam de tudo para participar, mas em um segundo contato eles disseram que não participariam mais. Agora, vamos pedir para oficializarem essa decisão em papel, até para termos o documento. Queríamos que todas as escolas de samba participassem", ressaltou.


Capacitação
A ideia da Secretaria de Cultura é usar o dinheiro do Fundo Municipal de Cultura para investir em capacitação e oficinas nas escolas de samba. Um dos objetivos é que elas recebam ajuda de um contador para colocar as contas em ordem para o carnaval de 2014, porque o atraso na entrega dos documentos prejudica a liberação da verba.


Fonte:Mogi News

Orçamento Estado anuncia bloqueio, mas obras são garantidas


Orçamento
Estado anuncia bloqueio, mas obras são garantidas
O contingenciamento anunciado atinge 1,43% do orçamento do Estado, mas não compromete obras que já estejam em andamento na cidade
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Reformas das estações Mogi e Estudantes e recuperação da Perimetral continuam garantidas
O governo estadual congelou R$ 2,5 bilhões do orçamento para 2013, previsto em R$ 173 bilhões. A medida bloqueia investimentos de R$ 1,1 bilhão e despesas de R$ 1,4 bilhão com a manutenção das secretarias. Apesar do contingenciamento, o Estado garante que as obras previstas para Mogi das Cruzes, além da manutenção dos projetos já em andamento, não serão afetados.

As áreas mais atingidas na contenção de gastos foram Transportes e Habitação. Com a determinação, publicada no Diário Oficial no sábado passado, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) teve congelados R$ 438,4 milhões, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) outros R$ 136,2 milhões, e a Secretaria de Habitação - R$ 102,8 milhões.

A assessoria do Palácio dos Bandeirantes informou, em nota, que o contingenciamento é "uma ferramenta de gestão normal, feita por todos os governos no início do ano". "Nós fizemos no ano passado, no anterior, e faremos no próximo. O mesmo aconteceu com o Governo Federal e com o governo da capital paulista. Isso é feito porque o orçamento é calculado com projeções da arrecadação, e os governos, por zelo com o dinheiro público, colocam em prática a medida logo no começo do ano para ´sentir´ como se comporta a economia. No entanto, sem interrupção de obras importantes e sem qualquer ameaça aos projetos".

O contingenciamento anunciado atinge 1,43% do orçamento do Estado. "Trata-se de uma ferramenta de gestão para direcionar os investimentos, neste início do ano, para as obras e programas prioritários do governo", completou a nota encaminhada.

O recurso, ainda segundo o Estado, será liberado nos próximos meses, "sem qualquer prejuízo à totalidade de ações previstas para 2013". "Nenhuma pasta que oferece serviços essenciais à população, como Saúde, Educação e Segurança Pública, nem programas sociais como o Viva Leite e o Bom Prato, terão qualquer restrição ou limitação no uso de seus recursos", concluiu.

Já a Prefeitura de Mogi das Cruzes salientou que, "nesta sexta-feira, às 11h30, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) terá uma audiência com o secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, juntamente com o presidente da CPTM, Mário Bandeira para, justamente, discutir a obra de reforma das estações Mogi das Cruzes e Estudantes, além da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral, considerada uma obra prioritária desta gestão 2013/2016". A reunião estava marcada para hoje, mas teve a data alterada pelo próprio secretário estadual.

"Não há qualquer informação sobre redução nos repasses nem qualquer mudança nos projetos desenvolvidos em parceria com o Estado, inclusive, todos eles foram confirmados pelo governador Geraldo Alckmin, quando da sua visita a Mogi no último dia 7 de janeiro", informou, em nota, o Executivo mogiano.

A Prefeitura destacou que o convênio de R$ 19 milhões para a recuperação da Via Perimetral já foi assinado, a Mogi-Guararema está em obras e a construção da avenida Guilherme Georgi conta com compromisso da liberação de R$ 30 milhões, sendo uma contrapartida de R$ 10 milhões dos cofres municipais.

Fonte:Mogi News

Rodoanel Cetesb libera construção de trevo entre Suzano e Poá


Rodoanel
Cetesb libera construção de trevo entre Suzano e Poá
Cristina Gomes
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Trecho Leste do Rodoanel passa por cidades do Alto Tietê
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deu aval para o início da construção do trevo de ligação entre o Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas e a rodovia Henrique Eroles (SP-66) nas cidades de Suzano e Poá, considerado um dos mais importantes para o Alto Tietê.

As duas Licenças de Instalação (LI) emitidas abrangem ainda o lote 5, que corresponde ao trecho que vai do emboque norte do túnel Santa Luzia, em Ribeirão Pires, até o início do Encontro Leve Estruturado, em Suzano. O lote da área 6 é onde será implantado o trevo na divisa de Suzano e Poá.

Com a liberação das novas áreas, o Trecho Leste do Rodoanel passa a ter 7 lotes com licenças ambientais já emitidas, o que corresponde a 78% da sua área total. Os lotes 8, 9 e 10 já tiveram os pedidos solicitados, mas dependem ainda de aprovação da Cetesb. As informações foram passadas ontem à tarde pela Assessoria de Imprensa do consórcio SPMar, responsável pelas obras.

O cronograma confirma a previsão dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) de entrega da obra em 2014, feita durante a inauguração do Poupatempo, em Suzano, há dez dias. 
Até o momento, há 1.338 trabalhadores diretos e 1.070 indiretos nas obras do Rodoanel Leste. Os serviços do primeiro trecho de obras começaram em 17 de agosto de 2011, com a inauguração das obras do trevo que fará a ligação entre o Trecho Sul e a avenida Papa João XXII com o Trecho Leste. 
As obras do Trecho Leste do Rodoanel, que se-rá a principal ligação en-tre o porto de Santos e o Aeroporto de Cumbica, seguem conforme o cronograma que prevê no primeiro ano a conclusão de 5% do projeto, deixando para o segundo ano a realização de 40% e finalizando no terceiro ano os 55% restantes.


Fonte:Mogi News

De novo Aterro Pajoan volta a ser alvo de denúncia


De novo
Aterro Pajoan volta a ser alvo de denúncia
Segundo moradores, mesmo após proibição judicial, a empreiteira estaria recebendo lixo e entulho de maneira ilegal. Companhia pode ser multada
Fábio Miranda
De Itaquá
Divulgação

Vereador flagrou 30 caminhões carregados seguindo em direção à entrada do aterro Pajoan
Denúncias feitas na tarde de ontem por moradores do Jardim Louzada, em Itaquaquecetuba, davam conta de que a Empreiteira Pajoan estaria levando terra e entulhos para dentro do aterro. A reclamação da população chegou até o vereador Antonio Ivo Paiva (PHS), o Antonio da Quadra. Ele acionou a prefeitura, que esteve no local e impediu que pelo menos 30 caminhões entrassem na área.

"Fui informado de que o asfalto estava sujo, cheio de lama por causa dos caminhões. Pelo o que entendi, tudo isso vem de obras de São Paulo", informou o parlamentar.

A equipe do Mogi News esteve no local e constatou que várias ruas do bairro estavam enlameadas até a portaria do aterro. De acordo com o secretário-adjunto de Meio Ambiente de Itaquá, Mauricio Amorozini, ainda não é possível provar que a empresa estava recebendo terra e entulho de forma irregular. "Nas duas horas em que ficamos aqui (na Pajoan), pudemos avistar cerca de 30 caminhões com terra, então, chamamos a GCM (Guarda Civil Municipal) para escoltar os caminhões para fora da cidade. Por enquanto, não podemos afirmar se eles estão regulares ou não".

Prazo
A prefeitura deu o prazo máximo de dez dias para que representantes da Pajoan possam provar que o recebimento dos materiais é legal. "Demos esse tempo porque não dá para averiguar toda a documentação em poucos dias", explicou o secretário.

Além de provar que estão com a documentação em dia, a empresa terá de limpar as ruas em volta da empresa. "Essa foi a outra notificação que demos. Terão de fazer a limpeza das vias e, se for constatado algum dano no asfalto proveniente dos caminhões, acionaremos a Secretaria de Obras para tomar as providências".

Amorozini ainda explicou que, por enquanto, a empresa não terá nenhuma autuação por parte da prefeitura por possíveis práticas irregulares, uma vez que ainda nada foi provado. 

Sem resposta
O MN tentou falar com algum representante do aterro, porém, ninguém foi encontrado para comentar o assunto. 
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que, se for constatado que a Empreiteira Pajoan infringiu a determinação judicial e a decisão do órgão estadual de interdição da área, a empresa poderá ser autuada.

A Cetesb ainda informou que a administração municipal tem o poder de fiscalizar e evitar o despejo clandestino de lixo irregular no local.

Fonte:Mogi News

Tokuzumi em São Paulo


Tokuzumi em São Paulo
Jorge Moraes

O Prefeito de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), e o deputado estadual Estevam Galvão (DEM) se reunirão amanhã com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Alceu Segamarchi Júnior, para tratar do desassoreamento do Rio Tietê no município, que, ao longo do ano, fica assoreado e, neste período de chuvas, contribui para a formação de enchentes.

Fonte:Mogi News

Carnaval de Mogi espera 35 mil pessoas por noite


Carnaval de Mogi espera 35 mil pessoas por noite
QUI, 17 DE JANEIRO DE 2013 00:00
A-A+

Desfiles dos blocos e escolas de samba de Mogi serão realizados na Avenida Cívica / Foto Arquivo


Um público superior a 35 mil pessoas é esperado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para cada dia da programação de Carnaval, na Avenida Cívica, no Mogilar. A expectativa se dá pelo fato de quatro cidades do Alto Tietê - Poá, Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos - terem anunciado que não irão promover o tradicional desfile de rua.

Em Mogi, o evento terá início no dia 8 de fevereiro, com apresentação das bandas, e se estenderá até o dia 12, com o Desfile das Campeãs. O investimento total, incluindo estrutura, repasse de verba às escolas de samba e blocos e eventos paralelos, será de R$ 1,3 milhão.

Assim como nos anos anteriores, a Prefeitura Municipal montou uma grande estrutura que envolve as secretarias municipais de Segurança, Transportes e Cultura. Para garantir a segurança dos foliões, 150 homens das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal e de uma empresa contratada estarão na Avenida.

Além disso, funcionários do Setor de Fiscalização e policiais que participam da Atividade Delegada irão fiscalizar a atuação de ambulantes clandestinos, dos “flanelinhas”, em caso de coação ao motorista, e a venda de bebida alcoólica, que será amplamente combatida para evitar brigas e confusão.

Bebida alcoólica

O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, afirma que a comercialização e o consumo de bebida alcoólica (destilados e não) estarão totalmente proibidos no Carnaval de rua da Cidade, em especial nas proximidades da Avenida Cívica, palco da folia mogiana. “O decreto está para ser editado pelo prefeito [Marco Aurélio Bertaiolli (PSD)] para essa proibição. A Polícia Militar fará três pontos de bloqueio para este controle, sendo dois na Avenida Ismael Alves dos Santos - um de cada lado -, e outro no final da Avenida Cívica. Tudo para garantir que ninguém entre com bebida alcoólica”. (Maria Salas)

Leia mais na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi

Mutuários se reúnem com a CEF para discutir problemas


Mutuários se reúnem com a CEF para discutir problemas
QUI, 17 DE JANEIRO DE 2013 00:27
A-A+



Clodoaldo de Moraes se reuniu ontem com moradores / Foto Jonny Ueda



Os representantes da Associação de Moradores do Programa de Arrendamento Residencial (AMOPAR) se reúnem hoje (17), às 15 horas, com diretores da Caixa Econômica Federal (CEF), para discutir problemas nos condomínios e pedir mudanças no gerenciamento dos empreendimentos. O encontro foi agendado pelo vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PT), que ontem, na Câmara Municipal, fez um levantamento das dificuldades enfrentadas por mutuários de conjuntos de Mogi e Região.

Os moradores falaram sobre problemas pontuais de cada conjunto e também apresentaram queixas comuns. As principais referem-se às suspeitas de superfaturamento na contratação de serviços, desentendimentos com moradores para a contratação de serviços, falta de segurança, falhas na manutenção dos empreendimentos, não cumprimento de cláusulas dos contratos e dificuldades nos relacionamentos.

“Precisamos de uma administradora que tenha qualidade. Não podemos aceitar qualquer uma que não preste serviço adequado”, ponderou a assistente jurídica, Camila Pedro, do Conjunto Residencial Tietê, dizendo que a taxa mensal cobrada é de R$ 150,00 pela Caper, empresa que administra o local. Ela reclamou da falta de segurança, de limpeza e de manutenção. Outra moradora, a auxiliar de enfermagem, Lucenilde Pires de Souza, disse que o residencial está sem portaria porque os mutuários decidiram retirar a empresa que prestava serviços, por não concordar com a qualidade e com os valores cobrados dos mutuários.

Os moradores do PAR do Jardim Amarais, também administrado pela Caper, reclamam da falta de manutenção dos extintores. “A administradora não ouve as críticas e pedidos”, disse Luciano Cândido, que falou sobre suspeitas de superfaturamento na compra de materiais. Outra administradora criticada foi a Salles, do PAR da Vila da Prata.

“A Associação, que representa os 19 conjuntos do PAR, listou os problemas para tratar do assunto na reunião com a CEF. Todos querem uma mudança no sistema”, destacou o vereador, dizendo que solicitará para que os conjuntos sejam administrados pelo mesmo sistema do “Minha Casa, Minha Vida”, onde os moradores escolhem o síndico.

A Assessoria de Imprensa da CEF diz que sobre as questões de problemas estruturais, o órgão irá verificar as questões apontadas a fim de fazer um levantamento e estudo técnico para depois se manifestar sobre o assunto. Quanto a mudanças de administradoras, é mais complicado, já que as empresas são contratadas por licitações. (Silvia Chimello)

Fonte:O Diário de Mogi

Petrobras evita comentar aumento


Petrobras evita comentar aumento
QUI, 17 DE JANEIRO DE 2013 00:00
A-A+

Presidente da Petrobras evita falar sobre aumento da gasolina / Foto Divulgação


A presidente da Petrobras, Graça Foster, está evitando fazer comentários sobre o aumento do preço da gasolina, que deve ocorrer nos próximos dias.

Foster esteve em reunião com o vice-presidente da república, Michel Temer (PMDB), hoje. Segundo ela, o encontro tratou apenas sobre suprimento de gás no Brasil.

Perguntada sobre o aumento no preço do combustível, Graça disse apenas que "não fala sobre esse assunto".

"Eu vim tratar sobre a agenda de suprimento de gás para o Brasil. O vice-presidente tinha uma série de questões, esse assunto vem sendo muito comentado nas últimas semanas", afirmou.

Ainda hoje o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antônio Henrique Silveira, reconheceu que existe uma defasagem no preço de cerca de 7%, mas sustentou não haver decisão do governo sobre o reajuste.

O vice-presidente Michel Temer comentou que Graça "fez um panorama" sobre todo o setor energético e que qualquer decisão sobre reajuste no preço da gasolina ainda está em estudo, "sendo examinado".

"Vamos esperar", completou Temer.

Leilões

Graça Foster informou que a Petrobras vai participar dos leilões de energia anunciados pelo Ministério de Minas e Energia no início deste mês e que a estatal está "procurando e sendo procurada por parceiros" para entrar nesses pregões. (Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

Craques assumem futebol do União


Craques assumem futebol do União
QUI, 17 DE JANEIRO DE 2013 00:45
A-A+



Jornalista Tirreno Da San Biaggio, o seu Tote, foi homenageado pela diretoria do União e convidado a ser presidente de honra / Foto Eisner Soares



O presidente do União, Senerito de Souza, terá um grupo forte de ex-craques para comandar o futebol profissional no ano do centenário. O cartola confirmou durante a homenagem ao jornalista Tirreno Da San Biaggio, o seu Tote - diretor responsável de O Diário -, os nomes dos responsáveis para administrar o clube durante o Campeonato da Segunda Divisão deste ano, conforme antecipou a reportagem de O Diário. O ex-zagueiro Amaral será o vice-presidente de Futebol; o ex-ponta-esquerda Edu vai assumir a vice-presidência de Esportes de Base; e o ex-lateral esquerdo Nelsinho irá para o posto de coordenador técnico de Futebol.

Além deles, Senerito anunciou o retorno de Antonio Lauderites Hamermuller, o Gaúcho, ao clube – agora como vice-presidente Financeiro e fez um convite ao empresário e ex-conselheiro do alvirrubro, Moacir Teixeira da Silva, para ser o vice-presidente Administrativo.

O presidente do União parou por aí. Disse que ainda está montando a diretoria e que no começo de fevereiro fará o anúncio oficial de toda a sua equipe, bem como todo o planejamento.

Em entrevista a O Diário, no último domingo, Senerito disse que até o dia 2 de fevereiro pretende divulgar todos os nomes e todo o planejamento para a temporada 2013. “Tem muita coisa para definir, ainda. O projeto é grande, ainda mais no ano em que o União completa 100 anos”, ressaltou o dirigente, ontem.

O presidente do União não divulgou ontem, mas a reportagem de O Diário antecipa que o técnico do time será o ex-jogador Paulo Mulle, de 45 anos, que dirigiu o Suzano na temporada 2011.

Como jogador, ele atuou nas equipes de base do Corinthians, defendeu a Internacional de Limeira e o São Bernardo. “Estamos começando a fazer o planejamento. Vamos fazer uma avaliação de jogadores da Região e acredito que no final de fevereiro, ou início de março iniciaremos, de fato, os trabalhos”, afirmou Mulle.

Responsável pelo Departamento de Futebol Profissional do União, Amaral está empolgado com a possibilidade de ajudar o alvirrubro a voltar a integrar o noticiário esportivo nacional. “O União tem um nome forte, uma enorme torcida e está em uma cidade muito grande. Tem tudo para ficar maior ainda”, assinalou Amaral.

O ex-zagueiro da Seleção Brasileira disse que tem muito respeito no futebol, tem um nome a zelar e que por tudo isso não chegará a Mogi para “brincar de futebol”. “Tudo o que fizemos no passado não vamos desmanchar agora. Nosso trabalho é muito sério e no União não será diferente”, garantiu Amaral, que na década de 90 chegou a defender o Ecus.

Legislativo

Grande incentivador para a retomada do União, o vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB), que atuou no XI da Saudade, disse que a atual diretoria está iniciando um projeto de longo prazo para recuperar a credibilidade e levar o torcedor de volta ao estádio. “É preciso fazer uma grande reformulação no União e agora o Senerito (presidente do União) está com um pessoal de ponta, que conhece todos os cantos do futebol. É preciso trazer o União de volta. É o principal time de Mogi. E tudo tem que ser feito com o Tote. Sem ele o futebol não anda”, destacou Taubaté.

O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, lembrou da importância do seu Tote no futebol de Mogi e da força do União. “É uma referência da história do jornal Diário com o futebol do União. O seu Tote sempre deu total apoio ao esporte e para o desenvolvimento de Mogi. Isto é apenas uma pequena homenagem de uma história muito grande e bonita”, disse Bibo. (Gerson Lourenço)

Leia mais sobre o União na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi