sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Baixa média de idade pode marcar futuras eleições de Mogi


A se confirmarem as candidaturas que têm recebido maior atenção até agora, tudo indica que as próximas eleições municipais na Cidade serão marcadas pela presença de políticos com uma média de idade muito abaixo dos concorrentes de pleitos passados. Senão vejamos: um candidato garantido das eleições de 2012 será Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), que deverá concorrer à reeleição. O atual prefeito tem 42 anos e, na campanha passada, utilizou a "juventude" como uma das armas para vencer seus adversários. Um diferencial importante que empolgou a muita gente. Caso se confirmem seus adversários, Bertaiolli terá de buscar outro argumento, já que pelo menos dois deles terão idade inferior à sua. O comerciante Ronaldo Alabarce, apontado como virtual concorrente à Prefeitura pelo PTB, tem 34 anos, idade que não o impediu se tornar um dos bem-sucedidos empresários do setor supermercadista do Município. Um ano mais velho que Alabarce é o provável prefeiturável do PT, Marco Antonio Pinto Soares. Com 35 anos, o advogado conseguiu se destacar profissionalmente a ponto de ter sido escolhido para comandar a 17ª Subseção de Mogi das Cruzes da Ordem dos Advogados do Brasil, onde vem realizando um trabalho também voltado para questões ligadas à cidadania e ao meio ambiente. Dentre os nomes mais cotados para a disputa, surge também o de Luiz Carlos Gondim Teixeira, este bem mais idoso. O atual deputado estadual do PPS vai completar 64 anos em novembro próximo e terá, certamente, de exaltar sua experiência em contraponto à "juventude" de seus adversários. E se é certo que esse quadro de candidatos ainda não está definido, também é verdade que novos nomes ainda poderão surgir no jogo sucessório, alterando a média de idade até agora, que é de aproximadamente 43 anos. Nada mal para uma Cidade até bem pouco tempo dominada por políticos com 60 anos ou mais.


Contando os dias


Moradores dos prédios do Nova Mogilar já iniciaram a contagem regressiva aguardando o fim do prazo – dia 30 de agosto – dado pelo secretário Eli Nepomuceno, de Segurança Pública, para a completa desativação da garagem de ônibus que funciona há 30 anos, sem licença, na Avenida Antonio de Almeida, incomodando ocupantes dos edifícios das proximidades. No fundo, há dúvidas se a exigência de Nepomuceno será mesmo cumprida dentro do prazo.


Desapropriação


A Prefeitura de Mogi voltou a avaliar a possibilidade de desapropriação de imóveis localizados junto à Rua Olegário Paiva, no trecho entre a Praça João Batalha e a Rua Barão de Jaceguai, no Centro. Em estudo, a esperada abertura da via no espaço de um quarteirão e meio para dar maior fluidez ao trânsito, estrangulado logo após a saída da Passagem Subterrânea Osvaldo Crespo de Abreu.


Convites


O advogado Jair Araújo, filiado ao DEM, está trabalhando pelo fortalecimento da legenda e para aumentar a representatividade do partido na Câmara, nas próximas eleições municipais. No atual processo de arregimentação, Araújo está fazendo contato com a família Paixão, tradicional no Distrito de Braz Cubas, viabilizando sua estreia na política mogiana.




 Mulheres


A jornalista Amanda de Almeida, articulista das terças-feiras no Caderno A deste jornal, estreou, ontem, como colunista fixa do site "Tempo de Mulher", da conhecida jornalista Ana Paula Padrão (www.tempodemulher.com.br). Amanda começa com o pé direito, analisando o papel da mulher na política brasileira. Vale leitura.




 Fonte:O Diário de Mogi

Lixão não tem aval da Aeronáutica


JÚLIA GUIMARÃES
A empreiteira Queiroz Galvão não consultou o Comando da Aeronáutica sobre a possível instalação de um aterro sanitário em Mogi das Cruzes. O projeto está em trâmite na Secretaria de Estado do Meio Ambiente desde 2003, porém, até o momento, o Ministério da Defesa não recebeu qualquer pedido para autorização do mesmo. Tecnicamente, os aterros sanitários são considerados focos com potencial de atração de aves e, portanto, o empreendimento pode representar risco para o espaço aéreo em função da proximidade com o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A inexistência de um parecer das Forças Aéreas para instalação do aterro é mais um entrave técnico contra o lixão.


O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou ontem a O Diário que "até o presente momento não existe processo no IV Comando Aéreo Regional (Comar) suscitando análise e parecer oficial sobre possível implantação de aterro sanitário em Mogi das Cruzes". Em nota, o órgão explica que o assunto é regulado pelo Plano de Gerenciamento do Risco Aviário (PCA 3-2) - aprovado pela Portaria nº 249/GC5, de 6 de maio de 2011, e que "cabe ao interessado encaminhar solicitação de implantação deste tipo de empreendimento aos Comandos Aéreos Regionais (Comar)".


A Aeronáutica esclareceu que o eventual pedido de instalação do aterro deverá "conter dados técnicos necessários às devidas avaliações, que são suportadas pelos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) e pelo próprio Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)".


O Comando da Aeronáutica (Comaer) foi consultado recentemente pela Secretaria de Aviação Civil, que é diretamente subordinada à Presidência da República, sobre o caso. A SAC havia sido acionada no dia 22 de março pelo advogado e perito ambiental Odair Alves, de Itaquaquecetuba, que protocolou um ofício na sede do órgão, em Brasília, afirmando que "a instalação de atrativo de aves" na área do Taboão coloca em risco a segurança das aeronaves que executam pousos e decolagens em Cumbica. O advogado também forneceu ao órgão as coordenadas de latitude e longitude da área onde a Queiroz Galvão pretende viabilizar o projeto


No dia 25 de maio, o gerente de Departamento de Infraestrutura de Navegação Aérea Civil da SAC, Robinson Vladenir Botelho Lucas, enviou correspondência a Odair Alves em que afirmava que, após a análise das coordenadas, ficou constatado que "o empreendimento citado encontra-se no eixo de pousos e decolagens" do Aeroporto de Guarulhos. O gerente informou, porém, que caberia ao Comando da Aeronáutica a emissão de um parecer técnico sobre a instalação do aterro.


Regulamentação


Junto à nota enviada ontem à Redação de O Diário, a Aeronáutica também encaminhou a íntegra do Plano de Gerenciamento do Risco Aviário (PCA 3-2), que regulamenta a questão. De acordo com o texto, a chamada Área de Gerenciamento de Risco Aviário (AGRA) é composta pelo território que abrange um raio de 20 km do ponto médio das pistas do aeroporto.


O PCA prevê que, para empreendimentos localizados dentro do raio de 9 km, "deverá ser emitido parecer desfavorável à implantação ou funcionamento". Nos demais casos, precisa haver "parecer condicional". A autorização será dada mediante análises do Comaer que, segundo o texto, não se oporá à implantação do empreendimento, desde que o responsável se comprometa, formalmente a cumprir técnicas mitigatórias de expulsão de aves. O PCA alerta, no entanto, que "o mau uso das técnicas previstas pode permitir que uma atividade com potencial de atração de aves se converta, em curto espaço de tempo, em foco atrativo das mesmas".




Incra


Reportagem publicada ontem por O Diário revelou que a Queiroz Galvão também não possui autorização do Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) para instalação do empreendimento. Levantamentos feitos pela empresa Falcão Bauer no processo de licenciamento confirmaram que metade da área pleiteada para o empreendimento pertence à zona rural e que, por isso, qualquer proposta de intervenção no local requer a aprovação prévia do Incra. Este deverá ser um dos principais argumentos usados pelo Executivo para tentar barrar o projeto.


Da mesma forma, também é possível que a Prefeitura utilize como argumento a falta de autorização da Aeronáutica para viabilização do projeto. Embora o Executivo ainda não tenha se posicionado sobre o assunto, em entrevista a O Diário, o gerente da Secretaria de Aviação Civil, Robinson Vladenir, revelou que o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) também fez uma consulta formal ao órgão pedindo a regularidade da instalação do aterro nas proximidades de Cumbica.


Fonte:O Diário de Mogi

AACD quer parceria para cirurgia



visita Bertaiolli, Cuco Pereira, Machado Neto e equipe vistoriaram ontem a construção do Centro de Reabilitação da AACD, no Rodeio


DANILO SANS


Além de construir o centro de reabilitação, que deverá ficar pronto em outubro, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) busca um centro de referência na Cidade para realização de cirurgias ortopédicas. A informação é do secretário-adjunto de Saúde do Município, Marcello Delascio Cusatis, que não forneceu mais detalhes, já que o assunto deve ser debatido em breve em reunião entre a Prefeitura e responsáveis pela Associação. "A gente vai trabalhar para viabilizar este centro cirúrgico em um hospital daqui, que deverá funcionar sob a supervisão médica da AACD", disse ele, informando que, por enquanto, todo atendimento do tipo é feito em São Paulo, mas que poderá passar a ser realizado na Santa Casa de Mogi.


Em visita, ontem, ao centro de reabilitação que está sendo construído no Rodeio, o superintendente geral da AACD, João Octaviano Machado Neto, disse que o cronograma da obra vem sendo rigorosamente seguido. "Está indo em um ritmo alucinante e será concluída para o próximo Teleton, que acontecerá em 21 e 22 de outubro", informou ele, acompanhado ainda pelo vice-presidente voluntário da instituição, Luiz Eduardo Reis de Magalhães.


João Octaviano também adiantou que o credenciamento de pacientes e do corpo clínico que irá trabalhar na unidade já está sendo realizado. "Estamos em processo de seleção, fazendo os testes típicos para contratação porque nossa meta é estar com tudo pronto já para outubro", disse, informando que os pacientes da Região, que hoje são atendidos em outros locais, estão sendo cadastrados para receber atendimento na Cidade.


Ele disse ainda que o prédio será utilizado como exemplo às outras cidades. "Este layout, a construção em módulos com um terreno grande no qual é possível ainda uma expansão, além da piscina, fazem parte do modelo que pretendemos formatar e utilizar a partir daqui", disse ele, informando que o padrão de construção do prédio em Mogi é novo e que deverá ser replicado em outras unidades.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), que também esteve no local, falou também da possibilidade de expansão do centro de reabilitação. "A AACD dimensionou a Cidade pelo número de pacientes que aqui existem e construiu uma unidade para atender estas pessoas, mas o terreno que a Prefeitura doou é muito maior do que a área que está sendo construída, o que mostra que daqui a 5 ou 10 anos, se houver um crescimento e a necessidade de expansão, o terreno irá contemplar isso", contou ele.


O Centro de Reabilitação da AACD em Mogi terá mil metros quadrados e está sendo construído no Rodeio. Ele contará com 33 salas para os mais diversos procedimentos clínicos e de fisioterapia, além de uma oficina para acabamento de órteses e próteses. Ao todo, foram investidos R$ 4 milhões no Município por conta da unidade. Com capacidade para atender 300 pacientes, as atividades deverão ter início até o dia 21 de outubro, quando vai ao ar o programa Teleton.


Fonte:O Diário de Mogi

Deputada recebeu verba do Turismo


FRAUDE Conforme relatos, Fátima teria montado esquema no AP

BRASÍLIA
Pelo menos quatro depoimentos de investigados na Operação Voucher à Polícia Federal afirmam que a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) recebeu parte dos recursos desviados do esquema fraudulento no Ministério do Turismo. Ela é a autora da emenda que deu origem aos convênios suspeitos. A reportagem teve acesso aos depoimentos. De acordo com os relatos, a deputada teria montado um esquema no Amapá para levar recursos públicos para ela própria e para a campanha à sua reeleição no ano passado.


Um dos depoimentos é de Merian Guedes de Oliveira, que aparece como secretária da Conectur, uma entidade fantasma que, segundo a investigação, foi subcontratada pelo Ibrasi por R$ 250 mil e teve convênio com o próprio Ministério do Turismo em 2009 no valor de R$ 2,5 milhões.


Merian disse que foi avisada pelo seu patrão e dono da Conectur, Wladimir Furtado, que a deputada Fátima Pelaes ficaria com os recursos do Turismo. Furtado foi preso na terça-feira.


De acordo com o depoimento, Merian "ficou sabendo de Wladimir que na divisão do dinheiro a deputada Fátima Pelaes ficou com maior parte do dinheiro destinado à empresa, inclusive tendo Wladimir comentado que o dinheiro destinado a empresa não seria suficiente para pagar os encargos financeiros. Que a tratativa em comento refere-se ao primeiro repasse no valor de R$ 2.5000 000,00".


E o depoimento continua: "Que ouviu de Wladimir estar preocupado de ter sido incluído pela deputada Fátima Pelaes neste esquema de desvio de dinheiro público, o que poderia culminar com a prisão de Wladimir". Merian ainda afirmou à PF que "os demais repasses de dinheiro/recurso feitos a empresa Conectur, na verdade foram desviados para a deputada Fátima Pelaes, não tendo ficado qualquer valor com a empresa ou com Wladimir". À PF, Wladimir Furtado disse que "nunca entregou nenhum dinheiro para Fátima Pelaes".


Entretanto, um outro depoimento, agora do sobrinho dele, David Lorrann Silva Teixeira, confirmou a mesma versão da secretária. O sobrinho aparece na investigação como tesoureiro da Conectur. Segundo ele, "seu tio falava que ganharia 10% do total e a deputada federal Fátima Pelaes ficaria com aproximadamente R$ 500.000,00 do total".


A deputada, segundo ele, tinha "pressa" para liberar os recursos. Outro depoimento que menciona Fátima Pelaes foi dada por Errolflynn de Souza Paixão, que já foi sócio da Conectur. Segundo ele, "Wladimir chegou a dizer que o dinheiro seria devolvido à deputada".


Já outra depoente, Hellen Luana Barbosa da Silva, afirmou aos policiais que, na sua opinião, "a deputada Fátima Pelaes indicou o Ibrasi (entidade que recebeu duas emendas de R$ 9 milhões de Fátima) para receber parete do dinheiro para financiar sua campanha à reeleição". Procurada pela reportagem em seu gabinete a deputada não foi localizada. A reportagem informou, então, o conteúdo das gravações à assessoria e pediu uma entrevista.


Fonte:O Diário de Mogi

Sem maca

Adriano Vaccari

A precariedade do Sistema Único de Saúde (SUS) e o mau atendimento médico em hospitais da cidade voltaram à pauta no programa da jornalista Marilei Schiavi, da Rádio Metropolitana. Ontem, os advogados Dirceu do Valle e Marcos Soares, o professor Nabil Francisco de Moraes, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) e o jornalista e blogueiro Ale Rocha falaram sobre a falta de leitos na rede pública, em especial, no Hospital Luzia de Pinho Melo. 




Absurdo
A discussão teve início após uma ouvinte relatar que foi atendida no hospital há algumas semanas e, ao ser medicada com antialérgico, ficou tonta, e não tinha onde se deitar ou se sentar porque, segundo ela, os funcionários afirmaram que não havia maca ou cadeira de rodas. "É um absurdo um hospital como o Luzia não ter leitos", criticou Gondim. O deputado ainda aguarda o agendamento de uma audiência com o secretário de Estado da Saúde, Giovani Cerri, para discutir sobre investimentos naquela unidade hospitalar.


Daniel Carvalho





Cheque
O presidente da Câmara de Mogi, vereador Mauro Araújo (sem partido), estará hoje pela manhã na Prefeitura para entregar um cheque de R$ 100 mil ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). O recurso é a segunda parte do orçamento de 2010. A primeira parte do resíduo financeiro da Casa de Leis, pouco mais de R$ 700 mil, foi entregue no início do ano. 




Economia
Em conversa com a coluna, Mauro Araújo explicou que a verba é resultado de uma série de medidas adotadas por ele para "enxugar" o orçamento da Câmara e ao mesmo tempo modernizar, além de atender as necessidades de infraestrutura no Legislativo.


Jorge Moraes





Monitoramento
Exemplo de um investimento necessário e que pode resultar em economia é a implantação do sistema de monitoramento da Câmara com 30 câmeras digitais e que devem ser operadas por um único vigia. Hoje, a Câmara conta com quatro vigilantes no período noturno para fazer a segurança. 




Modernidade
"Trata-se de um investimento de R$ 150 mil para reforma do espaço hoje existente e aquisição de equipamentos mais modernos, mas que ao fim das contas, acabará em economia aos cofres públicos, uma vez que reduziremos os gastos com funcionários no período noturno", garante Araújo. As obras para a nova central devem acontecer em até 15 dias. 






Readequação 
O presidente da Câmara garante que, apesar da medida, não haverá demissões no Legislativo, mesmo porque os vigilantes são concursados e deles está em processo de aposentadoria. "Haverá, sim, uma readequação de horários", frisou.
Jorge Moraes





Frota
Outra medida a ser adotada em breve por Mauro Araújo é a troca da frota de veículos na Casa de Leis. "Dos 24 carros oficiais, mais da metade tem 11 anos de uso e requer constantes reparos mecânicos, o que aumenta os gastos com manutenção. Até o fim do ano, irei adquirir até 16 veículos e o restante ficará sob responsabilidade do novo presidente", ponderou.


Boy na região

















Quem achava que o escândalo no governo federal, em razão das denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes, iria afastar o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) do Alto Tietê, se enganou. No último fim de semana, o deputado mogiano, secretário-geral do partido, esteve em um almoço familiar, em Suzano, acompanhado de um empresário daquela cidade. 



Jogos Abertos
Uma vez confirmada a data de realização dos Jogos Abertos em Mogi, entre os dias 7 e 19 de novembro, no início da semana, durante audiência entre o secretário de Estado de Esporte, Juventude e Lazer, Benedito Fernandes, e o prefeito Marco Bertaiolli, foi dada a largada para que representantes das 233 delegações participantes visitem as 130 escolas indicadas pela Prefeitura e que servirão de abrigo para os atletas durante a competição. 


Visitas
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação, até ontem, dez delegações estiveram na cidade e definiram o local que servirá de alojamento. A expectativa é de que todo o processo de escolha aconteça até o fim deste mês. 
Ministro em Mogi 
E por falar em Esporte, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, pode vir a Mogi das Cruzes neste fim de semana. Ele é o convidado especial do diretório municipal do PC do B para a Conferência do partido que será realizada, a partir das 14 horas de amanhã, na Câmara. Ontem à tarde, o vereador Jean Lopes, amigo de infância do ministro, esteve em São Paulo para tratar dos detalhes do evento e confirmar a visita ilustre.


Fonte:Mogi News

Poliomielite Vacinação será realizada amanhã


Imunização contra a paralisia infantil estará disponível em 80 postos, sendo 30 fixos e 50 volantes, em toda a cidade
Daniel Carvalho

Todas as crianças com menos de 5 anos devem ser vacinadas contra a paralisia infantil e as de 1 a 6 anos contra o sarampo
Mogi das Cruzes espera vacinar 27.266 crianças contra a paralisia infantil e pelo menos 862 contra o sarampo amanhã. Os números correspondem ao cumprimento da meta de 95% das populações estimadas para os públicos-alvo previstos nas duas campanhas: crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra a paralisia infantil, enquanto crianças de 1 a 6 anos devem receber a dose contra o sarampo. No segundo caso, a campanha está em andamento desde 18 de junho e o município precisa completar a imunização, sobretudo entre crianças de 5 a 6 anos de idade.


A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil acontece neste sábado, das 8 às 17 horas. Assim como na primeira fase, realizada em junho, a campanha inclui a imunização de crianças também contra o sarampo, com o objetivo de proteger a população infantil contra a doença que tem surgido principalmente fora do País. Em Mogi das Cruzes, nenhum caso de sarampo foi registrado.


A médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei, lembra que todos os mogianos menores de 5 anos devem ser levados a algum posto de vacinação neste sábado, mesmo que já tenham sido vacinados na primeira fase ou na rotina. "A vacinação em massa contra a paralisia infantil é uma estratégia para mantermos o País livre desta doença, por isso a importância de vacinarmos o maior número possível de crianças num mesmo dia", explicou.


Em Mogi das Cruzes, serão 80 postos de vacinação disponíveis, sendo 30 unidades fixas e 50 volantes. No total, a operação envolverá cerca de 450 pessoas, entre funcionários da Prefeitura e da Câmara, prestadores de serviços e entidades voluntárias.


Fonte:Mogi News

Semae Empresa Goan não teve participação em fraudes


A advogada da empresa Goan Mercado de Materiais para Construção, Neusa Silva de Carvalho, entrou em contato com o Mogi News para explicar que a companhia não teve nenhum tipo de envolvimento com as fraudes no Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). 
A citação feita na ação civil pública do Ministério Público (MP) faz menção apenas como participante de uma licitação vencida pela empresa Michelle Trading, então, segundo o Ministério Público, uma das responsáveis pelo desvio de verba dos cofres da autarquia.


No processo entregue à Justiça, o promotor Alexandre Mauro Alves Coelho afirma que "as contratadas Suprinet Suprimentos para Informática e Goan Mercado de Materiais para Construção devem figurar na demanda exclusivamente em relação ao pedido de nulidade do processo licitatório. Ausente qualquer prova e má-fé, não são cabíveis os pedidos visando à aplicação das sanções previstas e a devolução de qualquer valor".


"A Goan é uma empresa idônea, familiar e participa de licitações há muito tempo. Funcionamos em Brás Cubas há anos e fomos surpreendidos com as fraudes e as informações que fazíamos parte dos autos, no entanto, conversei pessoalmente com o promotor e tive a confirmação que existe apenas uma menção por termos participado de uma concorrência pública", esclareceu.




Inquérito
O Ministério Público de Mogi concluiu o inquérito que investigava as fraudes e pediu à Justiça que os responsáveis pelas irregularidades reembolsem os cofres públicos em R$ 3,4 milhões. Na ação é pedida a condenação por improbidade administrativa do ex-diretor geral Edilson Mota de Oliveira, e dos ex-funcionários do Semae: Felipe Jacques Silva Peres, Denise Gianotti, Rubens de Oliveira, além de Epeus José Michelette, sócio-proprietário da Michele Trading, empresa envolvida no esquema. 


Fonte:Mogi News

Rotatória Semáforos entram em operação na segunda


Equipamentos irão funcionar durante todo o dia, mas ainda em caráter experimental, segundo informou a Secretaria Municipal de Transportes
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Novos testes foram realizados ontem; trânsito ficou menos lento
Os semáforos instalados na praça Kazuo Kimura, conhecida também como rotatória do Habibs, devem funcionar normalmente, mas de maneira experimental, a partir de segunda-feira. A possibilidade foi apresentada pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, Paulo Castilho, que, na tarde de ontem, realizou novos testes no local para fazer o plano de trocas do fechamento e abertura dos faróis.


O funcionamento durante o dia todo a partir de segunda também faz parte dos testes realizados pela Diretoria. Segundo ele, os cálculos realizados ontem e anteontem proporcionam resultados que vão ser postos à prova na próxima semana. Neste primeiro momento, não deve haver multas aos motoristas que ultrapassarem o sinal vermelho.


Como o objetivo com a instalação dos semáforos é a segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres que circulam pela rotatória, Castilho explica que não se deve esperar o fim das filas de carro. "Não vamos tirar carro. Em primeiro lugar vem a segurança e depois a fluidez. Primeiro a integridade física. Já estes estão sendo feitos para que eu possa voltar para a minha prancheta e fazer os cálculos. Depois, na próxima semana, preciso ver se o tempo planejado condiz com a necessidade do local", disse.


A medida recebeu aprovação de boa parte dos motoristas que trafegaram pela rotatória na tarde de ontem e é unanimidade entre os pedestres. Alguns motoristas passavam fazendo sinais de negativo com os dedos, mas a maioria aprovou. "Era a melhor coisa que poderia ser feita aqui, porque estava mesmo precisando", afirmou o assistente de vendas José Henrique enquanto aguardava, na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, pela abertura de um dos semáforos. 
A semaforização da praça foi apontada como uma das soluções para o congestionamento na praça em um estudo elaborado por um empresa especializada em trânsito.


Fonte:Mogi News

Manutenção Semae limpa rede de Jundiapeba


Uso inadequado da rede por uma parte dos moradores ainda é um dos fatores que contribuem para problemas
Divulgação

Dentro das estações, é comum encontrar terra, restos de material de construção e outras coisas
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) vem realizando, esta semana, um trabalho de limpeza e manutenção do sistema de esgoto que atende Jundiapeba. O distrito possui oito estações elevatórias, que recebem o esgoto das casas e enviam para o coletor tronco da Sabesp, localizado próximo à linha férrea. A utilização inadequada da rede por uma parcela dos moradores ainda é um dos fatores que contribuem para a ocorrência de problemas de funcionamento - o que traz reflexos para as casas das pessoas.


"Realizamos este trabalho de manutenção para garantir a plena operação do sistema e proporcionar conforto às famílias do distrito. Assegurar este serviço é um dever do Semae e temos contado com a colaboração da grande maioria da população", afirma o diretor-geral do Semae, Marcus Melo, acrescentando que, com orientação e conscientização, será possível modificar os hábitos que contribuem para sobrecarregar a rede. 
As estações elevatórias são cavidades fechadas com tampas de concreto e possuem entre quatro e seis metros de profundidade, dependendo do modelo. No fundo, operam as bombas responsáveis pelo envio do esgoto doméstico para tratamento. Numa operação como a que vem sendo realizada é comum retirar, de cada estação, até três toneladas de material sólido. Com essa carga, as bombas ficam literalmente soterradas e param de funcionar.


O engenheiro Odokar Douglas Magalhães, responsável pelo setor de manutenção de rede de esgotos do Semae, explica que os equipamentos são projetados para operar com até 5% de material sólido. Na prática, porém, a camada de terra, areia e lixo doméstico depositada na estação acaba cobrindo totalmente os equipamentos. "Quando isso ocorre, é preciso abrir a estação, fazer a retirada de todo o material e ainda providenciar uma manutenção para a bomba, a fim de que ela volte a funcionar normalmente", conta, acrescentando que, ontem, o Semae trabalhou na limpeza da Estação Elevatória da rua Tanzânia, que fica no Jardim Santos Dumont, mas integra a rede de atendimento ao distrito de Jundiapeba. No local também foi realizada a troca de um trecho da tubulação.


Dentro das estações, é comum encontrar terra, areia, pedras, restos de material de construção, roupas, material plástico, além de objetos como sapatos e roupas. "Mais importante do que ampliar os sistema, construindo novas estações do tipo, seria utilizar a rede atual com responsabilidade", diz o engenheiro Douglas, alertando ainda que as calhas residenciais que recolhem água da chuva também não devem ser ligadas no sistema.


Fonte:Mogi News

Judiciário Vara cadastra 2,5 mil processos



É de competência da Vara Federal uma ampla gama de ações, como processos contra a Previdência Social
Maurício Sumiya


Há sete mil processos que ainda precisam ser cadastrados
A 1ª Vara Federal de Mogi das Cruzes, inaugurada há pouco mais de dois meses, já cadastrou mais de 2,5 mil processos, segundo informações divulgadas ao jornal pela Assessoria de Imprensa da Justiça Federal. Ainda restam cadastrar sete mil processos, que variam desde execuções fiscais, criminais e cíveis. 
A Vara Federal atende, além de Mogi das Cruzes, as cidades de Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Suzano, sendo este último município responsável por encaminhar nesse pouco período de funcionamento muitos processos. 
De acordo com a assessoria da Vara, não é possível contabilizar ainda qual é quantidade de processos vindos de cada município. Nesse primeiro momento, a fase é de distribuição dos casos, ou seja, de cadastramento.




Ações
É de competência da Vara Federal uma ampla gama de ações, como processos contra a Previdência Social, de reintegrações de posse, mandatos de segurança e outros. Nessa subseção judiciária também existe o setor criminal. Com essa vara, os advogados não precisam mais se deslocar até a cidade de Guarulhos, como antes faziam, quando necessitavam da Justiça Federal. 
A 1ª Vara Federal mista (processos cíveis, criminais e de execuções fiscais) foi inaugurada no dia 13 de maio deste ano em solenidade com a presença de diversas autoridades do Judiciário, do município e da região.


A Vara Federal funciona no prédio do Juizado Especial Federal, que fica na avenida Fernando Costa, 820, na Vila Rubens. 
O horário de funcionamento é das 9 às 19 horas. A juíza responsável pela Vara Federal é Ivana Barba Pacheco. O Juizado Especial Federal foi inaugurado antes, em 2005.


Fonte:Mogi News

Honra ao Mérito na Câmara


Marcelo Alvarenga/CMMC

João Pedro Fernandes de Miranda, indicado Advogado do Ano, recebeu ontem, em sessão solene na Câmara, o título de Honra ao Mérito. A homenagem, feita pelo vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), foi realizada em razão dos trabalhos na área do Direito. "É uma honra receber esse título no Plenário que leva o nome do meu pai (Luiz Beraldo de Miranda). Ele que, antes de me ensinar sobre Direito, me ensinou a ser direito. Ao longo de 36 anos de profissão, sempre me pautei pela ética profissional", salientou Miranda.




Fonte:Mogi News

No futuro AACD de Mogi poderá ampliar instalações e o atendimento


Possibilidade anunciada pelo superintendente-geral levará em conta aumento de pacientes
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Vistoria constatou qualidade da obra que está sendo desenvolvida. AACD de Mogi servirá de exemplo para outras unidades
A unidade mogiana da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) só será inaugurada em outubro, mas mesmo durante as obras a diretoria da entidade já avalia uma possível expansão do prédio no Rodeio. Na manhã de ontem, o vice-presidente da entidade, Luiz Eduardo Reis de Magalhães e o superintendente-geral, João Octaviano Machato Neto, fizeram, acompanhados do prefeito Marco Bertaiolli (DEM), a primeira vistoria nas obras. 
Eles também disseram que o modelo de construção e o projeto da AACD de Mogi vão servir de padrão de referência para as próximas unidades. Uma piscina para recuperação motora está entre as principais características da unidade mogiana. Além disso, com o cronograma em dia, fica mantida a previsão de entrega do prédio aos pacientes em outubro próximo.


A expansão do prédio pode acontecer em função do tamanho do terreno disponibilizado pela Prefeitura à associação e pelo futuro aumento na demanda de pacientes. A produção de próteses pode vir a ser um dos novos serviços dessa expansão. Isso, entretanto, vai depender do perfil do paciente atendido na AACD mogiana.


A unidade será inaugurada com capacidade inicial para atender 110 pessoas de toda a região, mas esse número poderá chegar a 400. Atualmente, pelo menos 325 pessoas na região estão na fila de espera para receber atendimento em uma das 48 unidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente. Do total, 48 são mogianos, segundo dados de 2010. 
"A expansão é um processo natural. Ela começa a operar, as pessoas vão criando vínculo com a unidade e isso vai se expandindo. Não é que tem um cronograma; isso vai depender da confiança das pessoas no trabalho, do apoio da Prefeitura que, certamente, vai fazer com que seja grande referência da reabilitação e da inclusão da pessoa portadora", disse Neto. "Aqui tem um conceito de ajuste e acabamento da prótese para que o paciente seja completamente atendido aqui. E, eventualmente, dependendo da demanda, a unidade já tem uma previsão de ser possível colocar aqui uma estrutura para produção de próteses. Mas isso vai do uso, do perfil do usuário", esclareceu. "Nos deixa muito feliz saber que a comunidade já está colaborando numa campanha encabeçada pelo prefeito para ajudar a próxima unidade que vamos anunciar em outubro. Acreditamos que vamos levantar uma quantia expressiva para colaborar com a próxima AACD", disse o vice-presidente.


Para o prefeito, os pensamentos futuros para a unidade mostram a seriedade do serviço prestado pela entidade. "Para nós é um duplo orgulho. Primeiro por receber a unidade e o segundo por proporcionar aos pacientes da região um atendimento de qualidade sem aquele deslocamento até o Ibirapuera, em São Paulo. Vejam só a competência: estamos numa obra e a AACD já está fazendo a seleção de todo o corpo clínico e de todos os pacientes que serão atendidos", disse.


Fonte:Mogi News