sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Rotatória Semáforos entram em operação na segunda


Equipamentos irão funcionar durante todo o dia, mas ainda em caráter experimental, segundo informou a Secretaria Municipal de Transportes
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Novos testes foram realizados ontem; trânsito ficou menos lento
Os semáforos instalados na praça Kazuo Kimura, conhecida também como rotatória do Habibs, devem funcionar normalmente, mas de maneira experimental, a partir de segunda-feira. A possibilidade foi apresentada pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, Paulo Castilho, que, na tarde de ontem, realizou novos testes no local para fazer o plano de trocas do fechamento e abertura dos faróis.


O funcionamento durante o dia todo a partir de segunda também faz parte dos testes realizados pela Diretoria. Segundo ele, os cálculos realizados ontem e anteontem proporcionam resultados que vão ser postos à prova na próxima semana. Neste primeiro momento, não deve haver multas aos motoristas que ultrapassarem o sinal vermelho.


Como o objetivo com a instalação dos semáforos é a segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres que circulam pela rotatória, Castilho explica que não se deve esperar o fim das filas de carro. "Não vamos tirar carro. Em primeiro lugar vem a segurança e depois a fluidez. Primeiro a integridade física. Já estes estão sendo feitos para que eu possa voltar para a minha prancheta e fazer os cálculos. Depois, na próxima semana, preciso ver se o tempo planejado condiz com a necessidade do local", disse.


A medida recebeu aprovação de boa parte dos motoristas que trafegaram pela rotatória na tarde de ontem e é unanimidade entre os pedestres. Alguns motoristas passavam fazendo sinais de negativo com os dedos, mas a maioria aprovou. "Era a melhor coisa que poderia ser feita aqui, porque estava mesmo precisando", afirmou o assistente de vendas José Henrique enquanto aguardava, na avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, pela abertura de um dos semáforos. 
A semaforização da praça foi apontada como uma das soluções para o congestionamento na praça em um estudo elaborado por um empresa especializada em trânsito.


Fonte:Mogi News