quinta-feira, 17 de agosto de 2017

QUADRO DESTAQUE: Nos EUA, Marcus Melo destaca busca por parceria

16 de agosto de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Melo cumpre agenda nos EUA com prefeito de Guarulhos e empresários brasileiros. (foto: Divulgação/ PMMC)
Melo cumpre agenda nos EUA com prefeito de Guarulhos e empresários brasileiros. (foto: Divulgação/ PMMC)

Na agenda a ser cumprida nos Estados Unidos em busca de recursos e parcerias para Mogi das Cruzes, o prefeito Marcus Melo (PSDB) participa hoje de seminário sobre negócios no Fairfx County Economic Development Authority. Ontem, em acompanhou reuniões e palestras sobre temas como desenvolvimento regional e inovação tecnológica, em Washington. O chefe do Executivo mogiano viaja ao lado do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, e de um grupo de empresários brasileiros – todos interessados em captar investimentos e conhecer novos métodos de gestão.

“Nossa agenda começou às 6 horas da manhã desta terça-feira e cumprimos uma sequência de reuniões e palestras, ouvindo especialistas americanos sobre temas interessantes para nós, como os fatores de sucesso do desenvolvimento regional, parcerias e formas de firmar parcerias público-privadas de sucesso. A legislação norte-americana é diferente da brasileira, mas mesmo assim ouvimos ideias que podem ser colocadas em prática, pois são inovadoras e criativas, além de oferecerem excelentes resultados práticos”, disse Melo.


Melo esteve no Center of Innovate Technology (CIT), uma corporação sem fins lucrativos fundada em 1985 que estuda e cria ambientes favoráveis para o desenvolvimento da economia de base tecnológica, com o objetivo de acelerar a inovação, a imaginação e as novas gerações de empresas de tecnologia. A Missão Internacional nos Estados Unidos foi organizada pela Prefeitura de Guarulhos.

O principal evento da programação, porém, acontecerá amanhã, quando haverá reunião no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – que tem, entre seus objetivos, oferecer investimentos e recursos para projetos de melhoria de infraestrutura. Melo terá contato com executivos do banco, que é uma das principais fontes de financiamento externo para toda a América Latina. “Será uma oportunidade importante, pois conversaremos com executivos de uma instituição que investe em áreas como inclusão social, produtividade, inovação e integração econômica, eixos de atuação do BID na atualidade”, observa.

O prefeito leva na bagagem um rico material de divulgação sobre Mogi das Cruzes, como cartilhas e folhetos, todos produzidos em inglês, com informações detalhadas sobre a Cidade – localização estratégica, importância econômica e presença de mão de obra qualificada, entre outros. O material será encaminhado a possíveis investidores, com a meta de atrair recursos e eventuais parcerias público-privadas.

Fonte:O Diário de Mogi

QUADRO DESTAQUE: Câmara defende reforço na fiscalização de vagas especiais em Mogi

16 de agosto de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Na sessão, parlamentares destacaram o uso irregular dos estacionamentos na Cidade. (foto: Divulgação/ CMMC)
Na sessão, parlamentares destacaram o uso irregular dos estacionamentos na Cidade. (foto: Divulgação/ CMMC)

SILVIA CHIMELLO
A Câmara de Mogi das Cruzes quer reforçar a fiscalização na Cidade para acabar com os abusos cometidos por motoristas que não respeitam as vagas especiais no Município. Além de punir as pessoas que estacionam os carros nesses locais, a intenção é multar também os estabelecimentos coniventes com esse tipo de infração, para obrigá-los a monitorar e evitar os transtornos enfrentados diariamente por idosos, pessoas com deficiência e gestantes.

Mogi das Cruzes já conta com uma legislação específica sobre esse tema, que não teve muita repercussão quando foi criada, em 2011, por meio de um projeto de lei do vereador Mauro Araújo (PMDB). No entanto, agora, diante do aumento do número de reclamações de pessoas que se sentem lesadas com os abusos de alguns motoristas, os parlamentares informaram que vão pedir maior rigor na fiscalização.


A decisão foi tomada durante a sessão de ontem, depois que o vereador Antônio Lino (PSD) utilizou o plenário para relatar um episódio envolvendo uma idosa em um centro de compras, que não pode estacionar seu carro na vaga, ocupada naquele momento por um jovem. O vereador, que presenciou a cena, disse que a mulher “ficou indignada” e cobrou um posicionamento da Câmara.

Depois de vários relatos de outros vereadores sobre desrespeito com aqueles que têm direito a vagas especiais, o autor da legislação que prevê punições para esse tipo de infração disse que vai entrar em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e posteriormente falar sobre o assunto com o prefeito Marcus Melo (PSDB), para pedir para que a lei seja aplicada com maior rigor.

A proposta é que a Prefeitura realize uma espécie de blitz, envolvendo também os estabelecimentos como shopping, supermercados e estabelecimentos diversos para conscientizar, alertar e advertir sobre a possibilidade de multas.

Outra sugestão é a aplicação da chamada “multa moral”, a exemplo do que vem acontecendo em alguns centros urbanos, onde o estabelecimento coloca uma trava no pneu do carro, que impede o movimento do veículo, obrigando o motorista a pedir a liberação.

Melo quer autorização para vender 12 áreas municipais
A mesa diretiva da Câmara Municipal deliberou durante a sessão de ontem o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Marcus Melo, que solicita autorização para vender 12 áreas municipais que integram o Loteamento Vila Rei. A Prefeitura propõe a abertura do processo de licitação para arrecadar mais de R$ 959 mil com a comercialização dos terrenos.

Esta é a segunda vez que a Administração tenta vender os lotes. No ano passado, ela obteve o aval dos vereadores, mas não conseguiu repassar os imóveis localizados nas ruas Rosa Lins de Albuquerque Rodrigues e Fábio Viana.

O prefeito Marcus Melo (PSDB) explica que além de não ter utilidade para o Município, a Prefeitura tem de arcar com os custos de manutenção e fiscalização dos imóveis para impedir invasões dos lotes, avaliados em R$ 79.942,27 cada. O plano prevê parcelamento em três vezes: 25% na compra, 25% depois de 30 dias e os 50% restantes na data da lavratura das escrituras de compra e venda dos imóveis.

Depois da deliberação, a matéria é encaminhada para análise por parte das comissões permanentes da Casa, antes de seguir para votação em plenário.

PROFISSIONALIZAÇÂO
Durante a sessão de ontem foi aprovado também a indicação apresentada pelo vereador Marcelo da Silva Cavalheiros Mendes (PCdoB), conhecido como Marcelo Maquininha, endereçada à Prefeitura para pedir a inclusão de cursos de qualificação profissional ou iniciação profissional do ramo papeleiro no Projeto Crescer.

“Mogi das Cruzes é uma região onde se concentram as maiores fábricas do setor e mesmo assim não existem cursos de formação de mão de obra nessa área”, observou o suplente do vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), Chico Bezerra, licenciado até o próximo dia 22. (S.C.)

Fonte:O Diário de Mogi

Minha Casa, Minha Vida': Suzano terá sorteio de 1,6 mil moradias no final deste mês

Evento está marcado para o próximo dia 29, às 9 horas, no Portelão; empreendimentos chegaram a ser invadidos
Foto: Dat


Entre os conjuntos que terão as unidades sorteadas está o Solar das Hortênsias
A Prefeitura de Suzano divulgou a lista dos candidatos aptos a participarem do sorteio de 1,6 mil unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida", referente ao processo de seleção de quatro empreendimentos residenciais. O sorteio será realizado no dia 29 de agosto, a partir das 9 horas no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, localizado na rua Barão de Jaceguai, 375, na região central da cidade. A relação dos nomes está disponível no site www.suzano.sp.gov.br.
Depois de anos de espera, os inscritos no programa federal poderão receber, em breve, as chaves dos apartamentos populares. Trata-se de empreendimentos que tiveram as construções atrasadas por causa de ocupações irregulares. As invasões trouxeram prejuízos ao andamento das obras.
Só poderão participar desse processo de seleção aqueles que atualizaram o cadastro habitacional. A Prefeitura recebeu a atualização de 4.250 inscritos, dos quais 3.763 estão dentro dos critérios exigidos pelo programa e com os nomes divulgados no edital disponível no portal on-line da administração municipal.
Entre os empreendimentos que terão as unidades sorteadas no dia 29 estão o Solar das Oliveiras e o Solar das Hortênsias, ambos localizados no Jardim dos Fernandes, com 440 apartamentos disponíveis. No início do ano, esses conjuntos habitacionais foram invadidos por centenas de famílias. Na ocasião, as obras estavam próximas da fase final, mas a invasão causou prejuízos, já que os serviços precisaram ser paralisados e alguns materiais e equipamentos também foram furtados. No entanto, algumas semanas após a ocupação, ocorreu a reintegração de posse e a construção foi retomada.
Em Palmeiras, os Residenciais América I e II contam com 360 unidades e também estão na lista dos apartamentos que serão entregues em breve aos beneficiários do "Minha Casa, Minha Vida". Em 2015, esse conjunto também foi alvo de ocupações irregulares. Os prédios estavam praticamente prontos quando mais de 300 famílias invadiram o local, arrombando portas e causando mais prejuízos e atrasos na entrega.
No Jardim Carla, o Residencial Santa Cecília também está prestes a ser entregue. Os prédios somam 280 apartamentos. Há quase dois anos, o espaço também foi invadido por mais de 200 famílias que precisaram ser retiradas por meio de um processo judicial de reintegração de posse.
O Jardim Europa também deve ganhar centenas de novos moradores, já que o Residencial Suzano II oferece 600 apartamentos, que também serão sorteados no próximo dia 29.

Fonte:Mogi News

Violência doméstica: PR busca apoio para Mogi ter Patrulha Maria da Penha

A construção da nova unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mogi das Cruzes entrou em uma nova etapa
Foto: Daniel Carvalho


Unidade abrigará alunos de César e Vila Industrial

A bancada do Partido da República (PR) da Câmara de Mogi das Cruzes está unida em busca de recursos para aquisição de um veículo para ser utilizado no combate à violência doméstica pela Guarda Civil Municipal (GCM). A proposta, idealizada pelo líder do PR no Legislativo, o vereador Francimário Vieira, Farofa, é para agilizar o processo de implantação da Patrulha Maria da Penha no município.
"Mogi já está pronta a adotar este tipo de serviço, que oferece maior fiscalização à medida protetiva e maior vigilância nas regiões onde estão as mulheres vítimas de violência doméstica", disse Farofa. A bancada do PR, uma das maiores na Câmara, é formada também pelos vereadores: Péricles Bauab, Emerson Rong e Clodoaldo de Moraes.
"Semana passada estive com o prefeito Marcus Melo (PSDB), que, por sua vez, me confirmou o treinamento e outras ações de preparo dos guardas municipais para atender casos de violência doméstica no município, restando apenas a aquisição do veículo para a Patrulha Maria da Penha", disse. "A bancada do PR está unida neste pleito e busca apoio dos deputados estaduais e federais", completou Farofa, que na tarde de ontem se reuniu com o deputado estadual Marcos Damasio (PR) para solicitar emenda no Orçamento do Estado.
Vara
Em razão dos crescentes casos de mortes, estupros e todo o tipo de agressão contra a mulher e do volume de mais de mil processos no Fórum, Farofa está em luta pela implantação de uma Vara Especializada em Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Na semana passada, o parlamentar apresentou moção de apelo ao governo do Estado.

Fonte:Mogi News

Prefeitura de Poá busca instalação de polo da Univesp

Possibilidade de polos foi tratada e debatida com vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França
Por de Poá16 AGO 2017 - 13h27

Encontro sobre possibilidade de instalação de polos da Univesp ocorreu na terça-feira
Foto: Divulgação


Poá busca que o Estado instale um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O prefeito Gian Lopes (PR), o vice-prefeito Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos Indaiá participaram de uma reunião, na terça-feira (15), para tratar sobre assunto com o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França. Também participaram do encontro o deputado estadual André do Prado (PR) e o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR).

A universidade pública é exclusivamente voltada para a Educação a Distância (EAD). Criada em 2012 como Fundação, a instituição de Ensino Superior é mantida governo do Estado, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC. “O EAD pode ser um importante recurso de transformação dos poaenses pela sua agilidade para responder as novas demandas que surgem a cada dia”, disse Gian Lopes.

Para o vice-prefeito, Marquinhos Indaiá, a Univesp será uma oportunidade das pessoas realizarem o sonho de fazer um curso superior. “É uma grande iniciativa, já que os poaenses poderão estudar gratuitamente, com profissionais de alto gabarito. Essa é uma chance excelente para os moradores da nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o deputado estadual André do Prado, a implantação dos polos foi solicitada também para as os municípios de Guararema, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá e Santa Isabel.

“É um programa de extrema importância que permitirá as pessoas fazerem cursos de graduação de ensino à distância. As prefeituras, parceiras do projeto, têm apenas que disponibilizar uma sala, para que os alunos, a cada 15 dias, possam fazer atividades com a monitoria de tutores. Vou batalhar para que este programa alcance a população do Alto Tietê”, definiu.

Fonte:Diário de Suzano

Com aval do craque, Neymar vai ganhar monumento em Mogi

Para ser concluída o artista plástico amador busca patrocínio de empresas e apoio por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo do Estado
Por Gabriele Doro - De Mogi16 AGO 2017 - 21h04

Amós de Oliveira apresentou projeto ao pai de Neymar
Foto: Arquivo Pessoal

Neymar vai ganhar um monumento de 3,5 metros em Mogi das Cruzes, sua cidade natal. O jogador autorizou a implantação. A obra está sendo instalada ao lado do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, terá 3,5 toneladas de aço carbono e foi elaborada pelo engenheiro mecânico Amós Oliveira. Para ser concluída o artista plástico amador busca patrocínio de empresas e apoio por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do governo do Estado. " Agora estou na batalha de conseguir uma empresa patrocinadora. Quero entrar com processo do ProAC".

Após a conquista de apoio, Oliveira explicou que em um mês o monumento será concluído. Para a inauguração estão garantidas as presenças do pai e da mãe de Neymar. A assessoria não garantiu a presença do jogador do PSG, mas explicou que quando estiver de férias no Brasil, o craque poderá visitar a cidade para ver o monumento.

"Entrei em contato com o pai do Neymar. Levei para ele a maquete para ver se ele autorizava porque o Neymar é uma celebridade e o pai dele gosta muito de Mogi. Ele ficou muito feliz. Disse que na inauguração faz questão de vir com a esposa. Ele jogou no União e foi craque".

Para que o monumento fosse implantado, Oliveira procurou a Prefeitura de Mogi, que cedeu um espaço ao lado do ginásio. O pedido foi feito quando Marco Bertaiolli (PSD) era prefeito. Porém para que a autorização fosse dada, o artista precisou apresentar um documento assinado por Neymar. "Eu tive que entrar com um processo na Prefeitura para poder instalar a estátua. A Prefeitura pediu uma autorização formal", explicou. "No ano passado, o Neymar veio jogar as Olimpíadas. Na época eu estava em Paris na casa de um amigo. Mas ele autorizou, assinou o documento", disse.

O monumento será verde, amarelo e azul, cores da bandeira brasileira. A ideia de fazer uma homenagem ao jogador que nasceu em Mogi das Cruzes surgiu em 2014, quando Oliveira foi convidado pelo arquiteto que projetou a Arena Corinthians para fazer o escudo, que foi implantado no local. "Convivi lá oito meses, com o esporte, e veio naturalmente a ideia de propor uma estrutura para homenagear o Neymar".

Apesar de ser engenheiro mecânico, Oliveira foi influenciado pelo pai a gostar de arte. Ele disse que quer ser mais atuante na área e tem a perspectiva de fazer novas obras que envolvem o esporte. "Na minha infância e adolescência eu gostava muito de arte,  acabei abandonando por coisas da vida, mas sempre ficou o meu desejo de voltar a fazer".

Neymar nasceu na Santa Casa de Mogi das Cruzes, em 1992. Na ocasião, o pai dele, Neymar da Silva Santos, jogava pelo União Futebol Clube, onde permaneceu por sete anos (1989-1996) e era considerado um dos craques do time. Foi na cidade mogiana, que o jogador do PSG entrou pela primeira vez em campo.  Ele saiu ainda criança do  município e se mudou para Santos, onde começou nas categorias de base. Em 2013, ele foi transferido para o Barcelona e neste ano se tornou o jogador mais caro do mundo ao ser contratado pelo PSG.

Fonte:Diário de Suzano