domingo, 20 de novembro de 2011

UNIDOS AO MEIO AMBIENTE E PELO RESPEITO AO POVO DO ALTO TIETÊ

Cidade - MOGI NEWS


Matéria publicada em 19/11/11
Não ao Lixão
Aloysio Nunes pedirá a Bruno Covas cancelamento de audiência pública - Senador prometeu falar com secretário estadual de Meio Ambiente como apoio a Mogi contra o Lixão
Noemia Alves 
Da reportagem local
Maurício Sumiya


Aloysio e autoridades visitaram as obras do hospital. O senador também garantiu que ajudará a cidade a obter mais recursos
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) reiterou ontem seu apoio a Mogi das Cruzes no repúdio ao projeto da Queiroz Galvão de implantar um aterro sanitário no distrito do Taboão. Em visita ao município ontem pela manhã, para acompanhar as obras de construção do Hospital "Waldemar Costa Filho", em Brás Cubas, o parlamentar prometeu agendar o quanto antes uma reunião com o secretário de Estado do Meio Ambiente e seu colega de partido, Bruno Covas, e convencê-lo de não marcar a audiência pública que discutirá o licenciamento ambiental do projeto, em trâmite na Cetesb. Aloysio Nunes quer ainda o cumprimento do prazo de 90 dias estabelecido pela Secretaria de Meio Ambiente para análise do relatório entregue pela Prefeitura de Mogi em repúdio ao empreendimento e que pode levar ao seu arquivamento definitivo. 
"Ainda hoje (ontem) estarei com o Bruno Covas em São Paulo para discutir esse assunto", disse. "Há anos a população de Mogi, assim como a Prefeitura, lutam contra a Queiroz Galvão, inclusive na Justiça, para não ter esse empreendimento instalado na cidade. E agora que foi apresentado um relatório municipal com argumentos técnicos que comprovam os problemas e danos ambientais que o Lixão pode trazer, o justo é que ele (relatório) seja analisado. Não dá para marcar a audiência sem o parecer do relatório entregue pela Prefeitura. Se o prazo foi de 90 dias, ele precisa ser cumprido", afirmou.


Na avaliação do senador, eleito com mais de 10,7 milhões de votos de eleitores de São Paulo, o projeto da Queiroz Galvão não pode colocar em risco a sobrevivência de um bairro de produtores agrícolas e fábricas que geram empregos e riqueza para Mogi e região. 
"Tem que achar um local para jogar o lixo, tem que ver tecnicamente, onde não seja prejudicial às pessoas que moram naquela área, que é um polo industrial", frisou.

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) voltou a dizer ontem que "confia na palavra de Bruno Covas" e que a audiência não irá ocorrer. "O senador da República (Aloysio Nunes) é contra o aterro, o governador do Estado (Geraldo Alckmin) também. E a Prefeitura e toda a população de Mogi das Cruzes repudiam o empreendimento da Queiroz Galvão, então esse projeto já nasceu morto. Não há a mínima chance de a audiência ser marcada antes da análise do nosso relatório. É a palavra do secretário e eu confio nela", afirmou. 

Cidade - MOGI NEWSS




Matéria publicada em 19/11/11
Taboão
Relatório da Cetesb comprova degradação
Companhia ambiental, porém, não divulgou nomes dos empresários que mantêm atividades de exploração do solo do distrito mogiano do Taboão
Maurício Sumiya


Taboão é explorado por várias empresas mineradoras, entre elas a do empresário Raul Lerário, que cedeu terras para o Lixão
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Companhia Ambiental do Estado divulgaram, a pedido do Mogi News, um diagnóstico sobre as atividades de extração mineral no distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes. As informações transmitidas pela Assessoria de Imprensa da Secretaria Ambiental podem comprovar as denúncias feitas pelo Movimento Aterro Não, Prefeitura de Mogi e moradores do Taboão, sobre os estragos ambientais produzidos pelas mineradoras no distrito. 
Os dados da Cetesb reforçam também as avaliações de que o Taboão seria terra de ninguém, ou melhor, seria uma grande porção de terra do município mogiano onde quem manda são as empresas de mineração: de acordo com a Prefeitura, 23 empresas têm alvará municipal para extrair areia no Taboão.
Os números da administração municipal, entretanto, não batem com a relação de mineradores apresentada pela Cetesb. De acordo com a Cetesb, 14 empresas desenvolvem atividade de extração mineral no Taboão. 
Funcionamento ilegal, operação inadequada e processos de renovação de licença para continuidade de operação são os principais problemas das mineradoras do Taboão, segundo as poucas informações transmitidas pela Cetesb. Essas irregularidades resultaram na aplicação de diversos autos de infração e imposição de penalidades de advertência (AIIPA) e autos de infração e imposição de penalidade de multa (AIIPM). As informações divulgadas pela assessoria da Cetesb, porém, não contempla todos os questionamentos feitos jornal. A reportagem solicitou dados referentes à operação de todas as mineradoras instaladas no Taboão desde o ano 2000. Solicitou as datas de início e término das explorações ao longo dos últimos dez anos. Nenhuma data foi revelada pela Cetesb.


Também não forneceu nenhuma informação sobre as ações para a recuperação ambiental das empresas que tiveram autorização para explorar o subsolo nos últimos anos. Sobre o passivo ambiental, a companhia ambiental disse apenas que a recuperação das áreas degradadas deve acontecer durante a vida útil do empreendimento e que o setor de fiscalização monitora o trabalho de recuperação das áreas exploradas pelas empresas.


"Das empresas de mineração existentes no bairro do Taboão, a única que já encerrou suas atividades extrativas e concluiu a recuperação da área foi a empresa Itaquareia Indústria Extrativa de Minérios, no empreendimento denominado Porto 7", explicou a assessoria da Cetesb. Entre as informações passadas, não constam nominalmente os proprietários das mineradoras. Um dos empresários que atua na área é Raul Lerário, que cedeu 2 milhões de metros quadrados vizinhos a uma de suas mineradoras no Taboão para a empreiteira Queiroz Galvão, que quer instalar lá um aterro sanitário, rechaçado pelas autoridades do município e pela população mogiana.


No início dessa semana, a Comissão Permanente de Meio Ambiente, Urbanismo e Obras da Câmara de Mogi informou que pretende mandar ofício à Cetesb e cobrar esclarecimentos mais detalhados sobre quem degrada e como é feito o trabalho de recuperação das áreas exploradas. O gerente regional da companhia ambiental, Edson Santos, poderá ser chamado pelos vereadores. 


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ALTO TIETÊ NÃO PODE CRESCER

Santa Isabel - DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


Matéria publicada em 20/11/11
Conselho vai solicitar compensações ambientais
O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Santa Isabel, Valmir dos Santos, afirma que assim que os questionamentos sobre o aterro Anaconda forem respondidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), uma reunião será agendada com representantes dos municípios que utilizam o espaço para que seja discutida a questão das compensações ambientais. 
"Só depois do ofício respondido é que vamos promover o encontro", informou Santos, que completou que os municípios deverão se sensibilizar com o que diz respeito ao meio ambiente em Santa Isabel, uma vez que a cidade possui 82% de área de proteção de mananciais e o excesso de lixo, possivelmente, pode trazer prejuízos nessa questão. "Se os municípios não se sensibilizarem, como ficará nossa pontuação no SVA (Selo Verde e Azul)? Se a pontuação cair, não vamos conseguir pedir recursos para investimento ao Estado, por exemplo", acrescentou. Conforme informou, o município também precisa de investimento em áreas de lazer e esse pode ser um dos tipos de compensação. 
Na ocasião, os municípios deverão chegar a um consenso de mudar o trajeto que os caminhões fazem para depositar os resíduos, que está prejudicando os moradores do bairro da Cachoeira. "Quero fazer esse pedido à Anaconda. Vamos pedir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que os caminhões não passem mais nesse bairro e que optem pelo trevo da cidade". (A.N.)


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

SANTA ISABEL E O MEIO AMBIENTE NÃO PODEM RECEBER MAIS LIXO

mostrar detalhes 17:13 (3 horas atrás)
Imagens não exibidas
Exibir imagens abaixo - Sempre exibir imagens de gf.ambiental@hotmail.com
Santa Isabel - DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


Matéria publicada em 20/11/11
Anaconda recebe mais lixo do que o permitido
Aterro está excedendo limite de despejo determinado pela Cetesb de 500 toneladas diárias
Ariane Noronha
Da Redação
Daniel Carvalho


Capacidade ultrapassada: Aterro sanitário de Santa Isabel recebe lixo de Mogi das Cruzes, Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Santa Isabel encaminhou um ofício à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) com diversos questionamentos quanto à atual situação do aterro sanitário Anaconda. O local, que recebe resíduos de Mogi das Cruzes, Arujá, Salesópolis e Biritiba Mirim, tem autorização para receber até 500 toneladas de lixo por dia. No entanto, a área tem acolhido mais do que isso, uma vez que só de Mogi e Arujá, juntas, a quantidade de despejo diário é exatamente essa.


As informações são do presidente do Comdema, Valmir dos Santos, que informou ainda que o documento foi protocolado na Cetesb no dia 20 de setembro e que deveria ter sido respondido até o dia 8 deste mês. De acordo com ele, os questionamentos foram feitos porque os lixos da região começaram a ser despejados no aterro sem autorização do município e sem um controle do local, como a questão de fiscalização, por exemplo. "A Cetesb não pediu autorização ao município para jogar lixo aqui. Fizemos tudo em nome de caráter emergencial. Qual a garantia de que as águas subterrâneas não estão sendo afetadas?", questionou o presidente. 
No ofício enviado foi questionado qual a frequência das fiscalizações na área e como elas estão sendo feitas, inclusive de resíduos inorgânicos. Além disso, o conselho quer saber quais os métodos empregados pela Cetesb para fiscalização do chorume que escorre dos caminhões; qual a vida útil do aterro a partir da data; quem é o engenheiro responsável pela área e se houve alteração no local; quem faz o monitoramento; se aconteceram ações indiretas no entorno do empreendimento; como pode ser garantido que o despejo não atingiu área de preservação; quando foi realizado análise de ruídos provocados por fluxo de caminhões; qual a peculiaridade do ar; quanto tempo o município terá de conviver com esse transtorno; qual o volume de lixo autorizado a receber; qual o horário de funcionamento do aterro e quais as punições que o proprietário da área sofre caso não respeite o horário estipulado. Além disso, Santos informou também que foi pedido à companhia um comprovante de estabilidade dos taludes, que é um plano de inclinação que limita o aterro. 
"Esse despejo de lixo em excesso reduz a vida útil do aterro, que teria só mais três anos. Agora, com esse despejo em excesso, esse número é reduzido porque o local acolhe mais resíduos do que foi autorizado. O aterro quer expandir sua capacidade, mas para isso é preciso fazer uma audiência pública", disse Santos. A Cetesb foi procurada pela reportagem do DAT e informou que já enviou o ofício ao Comdema, via Correio, no último dia 8.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NA REGIÃO DO TABOÃO

Matéria publicada em 20/11/11 - MOGI NEWS
Questão ambiental
Anaconda recebe mais lixo do que o permitido
Aterro sanitário em Santa Isabel estaria acolhendo mais do que as 500 toneladas diárias de detrito autorizadas pela Cetesb, gerando vários danos
Ariane Noronha 
Da reportagem local
Daniel Carvalho


Aterro recebe os detritos de Mogi, Arujá, Biritiba e Salesópolis
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de Santa Isabel encaminhou um ofício à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) com diversos questionamentos quanto à atual situação do aterro sanitário Anaconda. O local, que recebe resíduos de Mogi das Cruzes, Arujá, Salesópolis e Biritiba Mirim, tem autorização para receber até 500 toneladas de lixo por dia. No entanto, a área tem acolhido mais do que isso, uma vez que só os detritos das cidades de Mogi e Arujá, juntas, atingem essa quantidade no despejo diário.


As informações são do presidente do Comdema, Valmir dos Santos. Ele revelou que o documento foi protocolado na Cetesb no dia 20 de setembro e que deveria ter sido respondido até o dia 8 deste mês. 
Além disso, Santos informou também que foi pedido à companhia um comprovante de estabilidade dos taludes, que é um plano de inclinação que limita o aterro. "O aterro teria vida útil de mais três anos e, agora, com esse despejo em excesso, esse número será reduzido. O aterro quer expandir sua capacidade, mas para isso é preciso fazer uma audiência pública", disse Santos. 
A Cetesb foi procurada pela reportagem e informou que já enviou o ofício ao Comdema, via correio, no dia 8 de novembro


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

A PALAVRA SERÁ CUMPRIDA PELO SENHOR BRUNO COVAS

ODIÁRIO DE MOGI
Notícias


20.nov.2011 Redação
Covas promete parecer a relatório


CONVIDADOS ESPECIAIS Ana Bolanho, Bruno Covas, Lu e Geraldo Alckmin na cerimônia de casamento


JÚLIA GUIMARÃES
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, garantiu que Mogi das Cruzes receberá uma resposta sobre o relatório elaborado pela empresa Falcão Bauer contra o aterro sanitário da empreiteira Queiroz Galvão. A aposta do Município é de que os vícios indicados no documento inviabilizem a tramitação do processo de licenciamento do aterro e que o mesmo seja arquivado definitivamente. Covas confirmou ontem que essa possibilidade existe e que a decisão da Pasta será informada à Cidade assim que as análises técnicas forem concluídas. O secretário não forneceu prazos.


As declarações de Bruno Covas foram dadas no início da noite de ontem, em Biritiba Mirim, após o casamento de Claiton Donizete de Morais e Paula Aparecida de Melo Morais, do qual foi padrinho, ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da primeira-dama, Lu Alckmin. Em entrevista a O Diário, o secretário esclareceu que o processo de licenciamento do aterro só terá prosseguimento após a conclusão das análises do relatório apresentado pelo Município. "Ainda não houve a análise do material. Ela está sendo realizada, mas não foi concluída. E enquanto a análise não for concluída, não se pode estabelecer quais são os próximos passos do processo. Estamos dependendo do término dessa análise para a gente verificar quais serão os próximos passos a serem tomados".


Na última semana, a Assessoria de Imprensa da Cetesb divulgou várias notas informando que o relatório apresentado pelo Município seria anexado ao processo de licenciamento e analisado apenas após as audiências públicas. Covas negou: "O que a Assessoria de Imprensa informou é com relação aos procedimentos tomados em casos comuns. Mas, em relação a esse caso específico a análise será feita. O que ocorre é que ela não foi terminada ainda. A Cidade terá uma resposta. Afinal, é exatamente por isso que está sendo analisado o material".


A posição do secretário indica que as temidas audiências públicas não serão agendadas antes da análise do relatório. Porém, ele evitou estabelecer um prazo para a conclusão do parecer. "Os técnicos da Cetesb é que estão analisando o material. Não sei dizer quando haverá uma resposta".


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

Ex-vereador José Marcos Gonçalves é velado na Câmara de Mogi

19/11/2011 - 11h:00m
 O corpo do ex-vereador José Marcos Gonçalves está sendo velado no plenário da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. O sepultamento será às 17 horas no cemitério São Salvador.


Gonçalves faleceu na noite de ontem (18/11/2011), aos 80 anos, no Hospital Luzia de Pinho Melo, após sofrer uma embolia pulmonar. Ele havia passado por uma cirurgia pela manhã para corrigir uma fratura no fêmur, em razão de uma queda que sofreu na última quarta feira.


Nascido em 25 de agosto de 1931, na cidade de Andradas (MG), era funcionário público estadual aposentado. Eleito pela primeira vez em 1964, participou de cinco legislaturas: 1964 a 1969, 1969 a 1973, 1973 a 1977, 1977 a 1983 e 1983 a 1988. Foi presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes em 1970-1971 e 1985-1986.


Foi casado com Paulina Valiengo Gonçalves, com quem teve os filhos José Marcos Gonçalves Júnior e Lilian Gonçalves. Atualmente estava casado com Lizete Vaz Xavier da Silva. Era avô de Vivien Rose Gonçalves, Aline Gonçalves, Diego Gonçalves e Marcos Henrique Gomes Gonçalves. Era membro da Igreja Adventista do 7º Dia.


Gonçalves foi homenageado, no ano passado, durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo aos ex-presidentes da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, quando foi apresentada a nova Galeria dos Presidentes, que substituiu as fotografias pelos quadros pintados a óleo.










IndicarImprimirVoltar
INPUT CENTER | COPYRIGHT © 2011 - TODOS OS DIREITOS RESERVAD

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XXIV)

Antigo integrante do Teatro Experi-mental Mogiano (TEM), Robson dos Santos sempre esteve ligado a movimentos culturais da Cidade. Ele lembra que, em 1997, assistiu a uma vinheta da TV Cultura sobre projetos do governo estadual para a Cultura, que se referiam ao Mapa Cultural Paulista. Foi procurar o então secretário de Cultura, Denerjânio Tavares de Lyra, e descobriu que não havia qualquer chance de Mogi participar do evento, devido ao distanciamento político entre a Cidade e o governo de Mário Covas. Robson foi atrás do Departamento de Atividades Regionais da Cultura e depois de muita insistência, conseguiu inscrever Mogi. Depois de confessar que não era da Prefeitura e explicar ao pessoal do Darc o quadro de penúria enfrentado pela Cidade na área cultural, ele recebeu a incumbência de obter a autorização do prefeito para a participação no evento. "Plantei-me no gabinete durante três dias e nada de o prefeito me atender. No terceiro, já no final do expediente, após as 20 horas, Waldemar passou e perguntou a um assessor o que ‘aquele moleque’ estava fazendo ali. Ao saber que se tratava do "rapaz do TEM", voltou para o gabinete e, minutos depois, mandou me chamar. ‘O que você quer? Fala rápido que estou ocupado!’ Resumi ao máximo. ‘Vou ter que pagar alguma coisa? Vai ter custo?’, perguntou. Disse-lhe que o TEM bancaria tudo. ‘Dá esse papel aqui!’ E assinou, com uma observação: ‘Autorizo, desde que não haja custas para os cofres públicos’. Com o documento nas mãos, enviei cópia ao Darc e iniciei os preparativos para a seletiva. A partir daí, Mogi passou a constar do Mapa Cultural Paulista e de outros projetos culturais do Estado", conta Robson dos Santos, lembrando os tempos em que atuar na área cultural de Mogi era bem mais difícil que hoje.


Última instância


A paciência com o Foro Distrital de Braz Cubas chegou ao fim para um grupo de advogados da Cidade que decidiu pedir socorro ao Conselho Nacional de Justiça. Eles iniciaram um movimento, neste final de semana, para que os advogados da Cidade enviem mensagens ao CNJ, via inernet, denunciando situação de penúria do local e cobrando providências.


Fim de ano


Os perfis mais comuns de clientes, as principais falhas e comportamentos que fazem a diferença no final de ano, em uma abordagem rica e bem-humorada, dirigida para lojistas, gerentes e profissionais de vendas e atendimento. Estas serão algumas das características da palestra "Fim de ano: o início das grandes vendas" que o publicitário Eduardo Zugaib irá apresentar no Auditório da Associação Comercial de Mogi , nesta terça, às 19h30. O palestrante doará seu cachê (50% da renda) para a Campanha Natal de Sorrisos, do Fundo Social de Mogi.


Segurança


A União Federal vai gastar R$ 11.350,00 por mês para manter os serviços de vigilância armada junto à Procuradoria do Trabalho, em Mogi. Contrato foi firmado, no último final de semana, com a Copseg Segurança e Vigilância Ltda. para durar até novembro do próximo ano.


Entregas


A Helbor fará a entrega de seis empreendimentos nos próximos 15 dias. Ao todo, 946 unidades, entre casas e apartamentos de médio, médio-alto e alto padrão. Serão três residenciais em Mogi das Cruzes (Helbor Reserva do Itapety, Helbor Home Club Itapety e Helbor Ipoema), dois em São Paulo e um em São José dos Campos.


Complicando


A nova avenida que o Estado promete construir para ligar a Zona Leste ao Aeroporto de Guarulhos será mais um complicador para o já saturado trecho da Rodovia Ayrton Senna, nas proximidades de São Paulo. A futura via irá desembocar justo no trevo da Jacu-Pêssego, ponto gerador de tráfego em excesso e de congestionamentos naquela região.


Fonte:O Diário de Mogi

Câmara pode ter dois candidatos

SABRINA PACCA

Rubens Benedito Fernandes

O que aconteceu na eleição da Mesa Diretiva da Câmara Municipal, no ano passado, quando o presidente foi eleito por sorteio, pode se repetir nesse ano. O vereador Nabil Nahi Safiti (PSD) não descartou que entrará na disputa com Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, candidato escolhido pelo PR para concorrer à vaga. Pelo contrário, garantiu que tem fortes aliados, mas afirmou que só divulgará sua decisão no próximo dia 30. A eleição do Legislativo está marcada para o dia 13 de dezembro.


Bibo se apoia no fato de que os vereadores fizeram uma espécie de acordo de cavalheiros, como eles mesmos gostam de chamar, para que o PR tivesse a presidência da Casa de Leis em 2012. No entanto, para Safiti, esse compromisso parece não existir mais.


Em entrevista a O Diário, ele confessou que existe um grupo de vereadores que defendem a candidatura dele, dificultando as coisas para Bibo. "O vereador Bibo, até agora, não pediu meu apoio para que ele seja o novo presidente. A hora que ele vier falar comigo, vou ouvi-lo, pois somos amigos, mas minha decisão não terá nada a ver com isso. Um grupo de vereadores quer que eu saia e olha que é um grupo muito bom. Mas isso só definirei no dia 30 de novembro porque a eleição da Câmara pode ser resolvida nas últimas 24 horas, antes da votação. Política é assim e não adianta a gente querer ficar especulando, querendo adiantar as coisas", explicou Safiti.


Atualmente, o PR conta com a maior bancada da Câmara, composta por quatro vereadores: Expedito Ubiratan Tobias, Odete Sousa, Vera Rainho e o próprio Bibo. No entanto, para que esse último seja eleito presidente, há necessidade de mais cinco votos, ficando, ele, com a maioria. Já mencionaram apoio a Bibo o atual presidente da Câmara, Mauro Luís Claudino de Araújo (PMDB), que em diversas ocasiões disse que "acordo tem de ser respeitado". Geraldo Tomaz Augusto, que é do mesmo partido de Araújo, deve seguir o atual presidente. Fazendo as contas, Bibo ainda precisaria conquistar o apoio de mais três vereadores para se eleger, obtendo, ao todo, nove votos.


"Eu estou tranquilo e vamos conversar com os vereadores, pouco a pouco. Me preparei para essa candidatura e é a vez de o PR assumir a presidência, conforme já havíamos combinado, anteriormente. É um ano de eleição municipal, bastante corrido, mas é importante que tenhamos esse cargo", destacou Bibo, durante o anúncio de sua candidatura, na semana passada, salientando que acredita ter o apoio de Safiti, assim como acredita o presidente do Diretório Municipal do PR, Marcos Damásio.


Fonte:O Diário de Mogi



Covas promete parecer a relatório


CONVIDADOS ESPECIAIS Ana Bolanho, Bruno Covas, Lu e Geraldo Alckmin na cerimônia de casamento


JÚLIA GUIMARÃES
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, garantiu que Mogi das Cruzes receberá uma resposta sobre o relatório elaborado pela empresa Falcão Bauer contra o aterro sanitário da empreiteira Queiroz Galvão. A aposta do Município é de que os vícios indicados no documento inviabilizem a tramitação do processo de licenciamento do aterro e que o mesmo seja arquivado definitivamente. Covas confirmou ontem que essa possibilidade existe e que a decisão da Pasta será informada à Cidade assim que as análises técnicas forem concluídas. O secretário não forneceu prazos.


As declarações de Bruno Covas foram dadas no início da noite de ontem, em Biritiba Mirim, após o casamento de Claiton Donizete de Morais e Paula Aparecida de Melo Morais, do qual foi padrinho, ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da primeira-dama, Lu Alckmin. Em entrevista a O Diário, o secretário esclareceu que o processo de licenciamento do aterro só terá prosseguimento após a conclusão das análises do relatório apresentado pelo Município. "Ainda não houve a análise do material. Ela está sendo realizada, mas não foi concluída. E enquanto a análise não for concluída, não se pode estabelecer quais são os próximos passos do processo. Estamos dependendo do término dessa análise para a gente verificar quais serão os próximos passos a serem tomados".


Na última semana, a Assessoria de Imprensa da Cetesb divulgou várias notas informando que o relatório apresentado pelo Município seria anexado ao processo de licenciamento e analisado apenas após as audiências públicas. Covas negou: "O que a Assessoria de Imprensa informou é com relação aos procedimentos tomados em casos comuns. Mas, em relação a esse caso específico a análise será feita. O que ocorre é que ela não foi terminada ainda. A Cidade terá uma resposta. Afinal, é exatamente por isso que está sendo analisado o material".


A posição do secretário indica que as temidas audiências públicas não serão agendadas antes da análise do relatório. Porém, ele evitou estabelecer um prazo para a conclusão do parecer. "Os técnicos da Cetesb é que estão analisando o material. Não sei dizer quando haverá uma resposta".


Fonte:O Diário de Mogi

Com crise, emergentes devem superar os ricos

SÃO PAULO
O agravamento da crise na Europa nas últimas semanas deve fazer com que as economias emergentes concentrem a maior parcela do PIB mundial já em 2012. Pela previsão inicial do Fundo Monetário Internacional (FMI), essa virada inédita na Paridade do Poder de Compra (PPP, na sigla em inglês) só iria acontecer em 2013. Mas a piora na avaliação das economias europeias pode antecipar essa tendência.


Para o ano que vem, segundo o estudo de setembro do Fundo, está prevista uma grande proximidade entre os dois grupos: 50,1% do PIB mundial para os desenvolvidos e 49,9% para os emergentes. Em números absolutos, a diferença será de algo em torno de US$ 24 bilhões. Este ano, o resultado esperado para desenvolvidos e emergentes é de 51% a 49%, respectivamente.


A previsão do FMI para 2012 é de que as economias avançadas cresçam 1,9%, enquanto o PIB dos países emergentes aumente 6,1%. Para a zona do euro, a expectativa do Fundo é de um crescimento de 1,1%, mas a própria Comissão Europeia, em recente relatório, prevê que o PIB da área aumente 0,5% no ano que vem.


"Os países desenvolvidos estão levando muito tempo para se recuperar. E os emergentes já vinham ganhando espaço", afirma Raphael Martello, economista da Tendências Consultoria. A distância entre os dois grupos vem diminuindo desde 1980. Naquela época, a participação no PIB mundial das economias desenvolvidas era de quase 40 pontos porcentuais maior do que a dos países desenvolvidos.


A China é a principal responsável por grande parte dos avanços do blocos dos países emergentes. No início da década, por exemplo, a economia chinesa era responsável por cerca de 7% do PIB mundial. Este ano deve chegar a 14% e até 2016 vai pular para 18%, ultrapassando os Estados Unidos.


De acordo com o FMI, a distância em favor dos emergentes deve aumentar até 2016, quando a vantagem será de pouco mais de 7 pontos porcentuais. "Em um cenário onde todo mundo está com um crescimento próximo de zero, a China vai estar com um crescimento entre 7% e 8% e deve puxar o carro dos emergentes", diz André Roncaglia, mestre em economia e professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).


A economia chinesa também deve sofrer com a desaceleração da Europa e o baixo crescimento dos Estados Unidos. O FMI prevê uma alta de 9,5% do PIB chinês este ano e de 9% em 2012. "Se ao longo dos anos 2000 a China cresceu muito baseada na sua plataforma de exportação, agora ganha um peso maior o consumo interno, dado que os seus parceiros comerciais vão crescer menos", afirmou Martello - a Tendências prevê um crescimento de 8,7% para o país em 2012.


Além de estarem fora do centro da crise, a maior participação das economias em desenvolvimento no PIB mundial se deve basicamente às necessidades maiores de infraestrutura desse grupo. "Um país cuja economia é mais madura não tem muito para ser feito. Mas em países em desenvolvimento há muito para ser feito", afirma o economista Miguel Daoud.


Os maiores índices da participação do Brasil no PIB mundial em PPP foram registrados na década de 80, quando chegaram a 3,9%. Até 2016, a participação do Brasil no PIB mundial deve se manter estável, próximo de 2,9%.


A expectativa da LCA Consultores, por exemplo, é que a economia brasileira cresça em média 4% entre 2012 e 2021. Para o mesmo período, a média do crescimento mundial será de 4,2%, segundo a consultoria.


China


Os anos de crescimento chinês na casa dos 10% chegaram ao fim e o país entrará agora numa fase de expansão do PIB mais baixa e taxas de inflação mais elevadas, na qual aumentarão os desafios para manter a economia nos trilhos, com problemas que vão do envelhecimento da população à necessidade de reformas sobre as quais não há consenso. Em linhas gerais, essa foi a conclusão de painel que reuniu analistas chineses e estrangeiros em Pequim na sexta-feira, durante conferência sobre as perspectivas para a China.


Fonte:O Diário de Mogi

Haddad começa a negociar apoio


DESAFIO A candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, entra agora em uma nova etapa
SÃO PAULO
A candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à Prefeitura paulista pelo Partido dos Trabalhadores entra agora em uma nova etapa. "A gente começa a estabelecer uma ponte de diálogo com os partidos de sustentação do governo da presente Dilma", contou. O nome de Haddad foi oficializado ontem como o único pré-candidato à disputa pelo PT pelo Diretório Municipal do Partido de São Paulo.
"Vamos compor um colegiado com todas as forças representadas, uma vez que não ocorreram as prévias previstas", disse. "A partir desse colegiado, inclusive com a representação dos diretórios estadual e nacional, vamos começar a estabelecer conversações com os partidos de sustentação do governo federal", detalhou.
Sobre a sua saída do cargo de ministro para intensificar a campanha, Haddad disse que já solicitou uma audiência com a presidente Dilma para tratar do assunto. "Obviamente estou subordinado ao calendário que ela estabelecer. Há efetivamente uma preocupação de antecipar esse movimento para que eu esteja mais disponível para conversar com a militância e com os outros partidos. É uma preocupação minha também".
O único pré-candidato do PT também comentou sobre sua relação com Marta Suplicy, que abandonou a disputa a pedido da presidente Dilma. "Tenho o maior respeito por ela. Tive uma boa conversa com ela nesta semana, de mais de duas horas, uma conversa franca e tranquila. Ela me pediu para transmitir para a direção municipal que está à disposição do Partido para a campanha do ano que vem", afirmou. "Vamos estar unidos em 2012 com toda a certeza", completou.
Pressionado pela direção do PT na capital paulista para que se desligue do governo federal o quanto antes para se dedicar à pré-campanha à Prefeitura de São Paulo, o ministro Fernando Haddad afirmou que pediu uma conversa com Dilma para tratar do roteiro de sua saída.
"Já solicitei uma audiência para tratar desse assunto com ela (Dilma). Obviamente estou subordinado ao calendário que ela estabelecer", explicou o ministro, que confirmou as conversas para que antecipe sua saída da Educação. "Há efetivamente um processo de antecipar esse movimento para que eu esteja disponível aqui para conversar com a militância e com outros partidos. É uma preocupação minha também."
Haddad afirmou que seu desligamento poderá não estar atrelado à reforma ministerial que deve ser feita por Dilma no começo de 2012. "Não necessariamente. Isso vai depender do que eu ouvir da presidenta." O presidente nacional do PT, Rui Falcão, também indicou que a sucessão na Educação poderá ser feita de forma independente da reforma que envolverá outros ministérios.
Haddad disse que a homologação de sua pré-candidatura inaugura "uma nova etapa" no processo que desembocará na campanha eleitoral, e acrescentou que, a partir de agora, se dedicará pessoalmente, junto com um colegiado petista, a construir as alianças que sustentarão sua candidatura. Segundo ele, as conversas serão travadas com partidos que apoiam a presidente Dilma na esfera federal.
"Vamos compor um colegiado com todas as forças representadas", afirmou, citando especificamente o PMDB, o PC do B, o PSB, o PDT e o PR.
O ministro da Educação contou ter mantido nesta semana uma conversa de duas horas com a senadora Marta Suplicy (PT-SP), que abandonou a disputa interna após ter recebido apelos de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Questionado sobre as mágoas da senadora com o processo, Haddad procurou uma saída diplomática. "O tempo vai tratando de melhorar isso e vamos estar unidos em 2012, com toda a certeza."


Fonte:Mogi News

Atuação Terceirização beneficia setor de serviços

Divulgação

Cristiane: "Gera empregos"
Para o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a terceirização nas fábricas é o fator responsável pelo crescimento do setor serviços. Segundo a gerente regional do escritório no Alto Tietê, Cristiane Rebelado, a valorização do segmento ocorreu "não somente na região de Mogi, mas é algo que vem acontecendo de modo geral em todo o País". Ela acredita que a grande participação no Produto Interno Bruto (PIB) deverá ser mantida e até ampliada.


Cristiane informou que o crescimento do ramo teve início na década de 80, quando a mão de obra não absorvida pelo setor industrial passou a dirigir-se ao setor de serviços. 
"Hoje, as empresas industriais têm terceirizado grande parte dos processos, o que estimula o aparecimento de novas companhias e, consequentemente, a geração de postos de trabalho", avaliou.


A aventura no "negócio próprio" também é um dos fatores destacados pela gerente do Sebrae. "Aquele funcionário que trabalhava na indústria acaba saindo e monta uma oficina, que, por fim, presta atividades para a empresa onde trabalhava", contou Cristiane.


"A expectativa para os próximos anos é positiva, porém, o empreendedor deve estar atento às oportunidades de longo prazo, ou seja, procurar se atualizar e se manter atento às tendências de mercado, procurando realizar um planejamento a longo prazo, em torno de 5 a 10 anos", recomendou. "Apesar do bom momento econômico do Brasil, alguns setores industriais foram afetados pela crise, e consequentemente, os prestadores de serviços também sofreram. Por isso é extremamente importante que o empreendedor esteja atento às mudanças do cenário ao qual está envolvido", afirmou.


A Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil irão manter o setor de serviços em crescimento.


Segundo Cristiane, o Sebrae se coloca à disposição para ajudar na busca das melhores oportunidades. "Temos ações voltadas aos diversos setores, mas ao setor de serviços estamos trabalhando com o turismo e focando as oportunidades de negócios que teremos nos próximos anos", destacou. (C.L).


Fonte:Mogi News

Mercado do Produtor Reforma começa em 4 de dezembro

O prazo para conclusão dos trabalhos será até junho de 2012, conforme estabeleceu a Prefeitura de Mogi
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Serviços estão programados para terem início no mês que vem
A reforma no Mercado do Produtor de Mogi das Cruzes, recentemente batizado como "Minor Harada", começará dia 4 de dezembro, quando um evento, às 11 horas, no próprio local, marcará a assinatura do contrato com a empresa vencedora e o início imediato das obras. O valor do investimento será de quase R$ 1,3 milhão. A Engesec é a vencedora da licitação e ficará encarregada pelos serviços. O prazo para conclusão dos trabalhos será até junho de 2012. 
A inauguração deverá ser feita junto com a abertura da Casa do Agricultor, que está em obras e também tem previsão de término no primeiro semestres do ano que vem. 
O lançamento dos trabalhos no Mercado do Produtor estava marcado inicialmente para 27 de novembro, mas a realização de um show no Centro de Iniciação Profissional (CIP) "Deputado Mauricio Nagib Najar", que fica ao lado do varejão, inviabilizou a cerimônia quer marcaria o início das atividades. 
De acordo com o projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, a área ganhará uma nova portaria e a reestruturação das instalações hidráulicas e elétricas, incluindo a individualização dos sistemas de água e de energia elétrica. A pintura do telhado e a reforma do alambrado também serão realizadas. Haverá, ainda, a reforma dos banheiros, que serão adaptados aos portadores de necessidades especiais.


O nome escolhido, Minor Harada, é uma homenagem ao ex-secretário municipal de Agricultura que morreu este ano. 
Outra novidade será a instalação de uma ampla e estruturada praça de alimentação voltada aos consumidores. O espaço vai permitir a ampliação do atendimento ao público. Hoje, as barracas funcionam de maneira improvisada até 13 horas e a ideia é aumentar em mais uma hora.


O imóvel onde vai funcionar a Casa da Agricultura passará por uma revitalização completa. As janelas existentes do galpão abandonado existente no terreno já foram demolidas. O valor a ser investido será de R$ 880 mil. A construtora responsável é a Fasul.


Fonte:Mogi News

Dados PIB cresce R$ 3,2 bi em cinco anos

Os bons índices divulgados pelo IBGE são reflexos do desempenho positivo da indústria e do setor de serviços
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

De 2003 a 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) de Mogi das Cruzes subiu de R$ 3,5 bilhões para R$ 6,7 bilhões; renda per capita também evoluiu, saltando de R$ 10,2 mil, em 2003, para R$ 18 mil em 2008
Em cinco anos, de 2003 a 2008, o Produto Interno Bruto de Mogi das Cruzes (PIB) subiu de R$ 3,5 bilhões para R$ 6,7 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), registrando um aumento de 91%. E os números positivos também são apresentados na avaliação da renda per capita, que saiu de R$ 10,2 mil, em 2003, para R$ 18 mil, em 2008. Para explicar esta acentuada evolução, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento credencia a valorização dos setores da indústria e dos serviços. Juntos eles tiveram um peso significativo neste crescimento.


Uma reportagem da revista Veja destaca o crescimento do PIB de Mogi e, justamente, aponta os serviços e a indústria como fatores fundamentais para esta elevação, indicada pelo instituto. A excelente localização da cidade, próxima de regiões como Guarulhos e o porto de Santos é outro ponto a favor indicado pela revista.


No entanto, para a pasta municipal a implantação de centros de distribuição, concessionárias de veículos e os call centers, que empregam cerca de oito mil pessoas, são os fatores mais importantes para a valorização do PIB.


Dentro do período analisado pela pesquisa do IBGE, o ano de 2005 foi o mais favorável para a indústria com o incremento de R$ 2,2 bilhões. Seguido por 2008, com R$ 2,056 bi e completando o pódio aparecem empatados 2004 e 2007, ambos com R$ 1,7 bi. O pior foi em 2003, quando teve início o levantamento do instituto - "apenas" R$ 1,012 bi.


Já os serviços tiveram seu ápice, segundo o IBGE, em 2008 com o valor adicionado de R$ 3,6 bilhões, acima de 2007 (R$3,023 bi), e um bilhão a mais que 2006 (R$ 2,631). O maior aumento de um ano para outro foi de 2005 (R$ 588 milhões) para 2006. 
O outro item analisado pelo instituto é a agropecuária. Dois mil e quatro foi o período mais viável economicamente para o setor, com a inserção de R$ 213 milhões. No ano seguinte, houve uma queda para R$ 62 milhões e a recuperação não ocorreu, atingindo o melhor patamar em 2007, com o incremento de R$ 104,7 milhões.


Os impostos gerados na cidade é outro aspecto analisado pelo IBGE, ao longo dos cinco anos. E, neste item, o município apresenta um crescimento contínuo. Saiu de 2003 com R$ 188,1 mi, pulou no ano seguinte para R$ 391,1 mi, e alcançou os R$ 896 mi em 2008. 


No Brasil
Mogi se mantém entre as cidades mais ricas do Brasil. Nos cinco anos pesquisados, a pior colocação foi em 2006, (75ª posição entre as 100 cidades com maior PIB). A melhor colocação foi em 2008 (64º lugar). 
Além de Mogi, apenas Suzano representa o Alto Tietê na lista.


Fonte:Mogi News

Criminalidade Violência desvaloriza Vila Oliveira

A tendência, explica corretor de imóveis, é de que as pessoas prefiram sair de onde a criminalidade é maior
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Casas à venda ou imóveis vazios para aluguel têm sido vistos com muito mais frequência no bairro, que é, ou era, considerado um dos mais nobres da cidade
A onda de violência que atinge Mogi e principalmente a Vila Oliveira tem afugentado os moradores e desvalorizado os imóveis. Há poucos dias, o Mogi News relembrou uma série de crimes ocorridos no bairro, somente entre agosto e novembro deste ano: seguidos roubos e furtos a residências e estabelecimentos comerciais, agressão contra idosos, arrastões em condomínios de alto padrão e até pessoas mantidas como reféns dentro da própria casa. 
O resultado deste pico de violência, identificado por mogianos que vivem no bairro e vereadores que criticaram a segurança, mas não notada pela Polícia Militar, que afirma que a situação na Vila Oliveira já foi pior, é o medo, com pessoas colocando as casas para venda e algo que poucos imaginavam: a desvalorização imobiliária.


Donizete de Araújo Branco, delegado da sub-regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), explicou que a violência detectada em um determinado local, seja ele de alto padrão ou uma região mais carente, incide diretamente na valorização predial. "A tendência é de que as pessoas prefiram sair de onde a criminalidade é maior. As casas passam a ficar mais tempo sem um comprador. E para vender a propriedade são obrigados a diminuir o preço", destacou. "Não são pelas pessoas que moram no local que uma região se torna de alto padrão. A qualidade das residências e a estrutura de equipamentos públicos existente nas imediações são os fatores que verdadeiramente valorizam um bairro", avalia o delegado do Creci.


Roberto Puerta, corretor da imobiliária Evandro Roque, diz que A onda de violência na Vila Oliveira é recente e até o momento não foi sentida uma queda nos valores dos terrenos, mas "a preocupação é grande, porque, caso a imagem do local continue sendo prejudicada, a queda nos preços será inevitável".


Fonte:Mogi News

Morte de irmãs Crimes provocam traumas familiares

Psicólogos falam sobre a extensão dos danos causados à família das garotas assassinadas na Vila Oliveira
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação

Renata e Roberta foram brutalmente assassinadas dentro de casa
Pouco mais de uma semana após o assassinato brutal das irmãs Renata e Roberta Yoshifusa, na Vila Oliveira, o que fica é a sensação de medo e a comoção das pessoas que acompanharam o caso de repercussão nacional. Psicólogos afirmam que por causa da tragédia, familiares e amigos das garotas podem passar pela síndrome do estresse pós-traumático. Nesse caso, uma depressão profunda pode se desenvolver. No entanto, eles alertam que cada pessoa reage de uma maneira individual diante da situação.


Quadro depressivo, paranóico e uma sensação de medo são alguns dos sintomas de quem sofre dessa síndrome. A psicóloga Vera Socci informou que é comum isso ocorrer em casos de fortes traumas. "A síndrome do estresse pós-traumático é desencadeada por todo ato de violência, que deixa uma sequela grande. Logicamente, afeta mais aos pais, irmãos e pessoas próximas da família, como amigos", explicou. 
Ela esclareceu que é necessário fazer um tratamento específico para cada pessoa, que pode ser acompanhado por medicamentos. "Não existe uma medida paliativa, é preciso tratar. Sabe-se que os pais estão sob efeito de sedativos, mas isso não vai resolver, só vai adiar o tratamento. É necessário procurar um processo psicoterápico. A perda já é um trauma, mas da forma que foi, com esta violência, deixa sequelas emocionais graves", argumentou. 
O psicólogo Agostinho Caporalli acredita que o tratamento no caso da família Yoshifusa levará algum tempo. "Eles vão precisar de tempo e acompanhamento psicológico. Perder um filho da forma como foi é terrível. Existe um sentimento grande de culpa. Esse pai deve estar revoltado e não vai confiar em ninguém. Essa mãe deve sentir desespero, desencanto e falta de vida. Enterrar um filho é difícil, mas eles enterram uma família, pois elas eram as únicas filhas", avaliou.


Caporalli disse que a parte psicológica pode desencadear doenças físicas. "O estresse pós-traumático é um impacto muito grande e pode se transformar em depressão profunda. Existem ainda doenças emocionais físicas provenientes desse quadro, como casos de diabetes e úlcera nervosa. Se a pessoas tiver uma pré-disposição, essas doenças podem se manifestar", esclareceu. 
Ele ressaltou que o principal trauma que fica nesse caso são os planos interrompidos. "São os pais que vão abrir a porta da casa e dos quartos e não vão encontrar as filhas. Eles tiveram os sonhos e projeções roubadas. A família ainda não tem outro filho para ajudar a dar o contraponto", acrescentou.


Fonte:Mogi News

Velório Ex-presidente da Câmara de Mogi falece aos 80 anos

Bras Santos
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Gonçalves foi um dos homenageados, em 2010, e participou da apresentação da Galeria dos Presidentes, que ganhou quadros
O corpo do ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Mogi das Cruzes José Marcos Gonçalves foi sepultado no fim da tarde de ontem no cemitério São Salvador. Gonçalves que tinha 80 anos e faleceu na noite de sexta-feira no hospital Luzia de Pinho Melo. O velório foi realizado no plenário da Câmara Municipal. O ex-presidente do Legislativo mogiano morreu após sofrer uma embolia pulmonar, segundo informação divulgada pela Assessoria de Imprensa da Câmara. Ele havia passado por uma cirurgia na manhã de sexta-feira para corrigir uma fratura no fêmur, em razão de uma queda que sofreu na quarta-feira. 
Nascido em 25 de agosto de 1931, na cidade de Andradas, Minas Gerais, Gonçalves era funcionário público estadual aposentado. Eleito pela primeira vez em 1964, participou de cinco legislaturas: 1964 a 1969, 1969 a 1973, 1973 a 1977, 1977 a 1983 e 1983 a 1988. Foi presidente entre 1970-1971 e 1985-1986. Foi casado com Paulina Valiengo Gonçalves, com quem teve os filhos José Marcos Gonçalves Júnior e Lilian Gonçalves. Estava casado fazia três meses com Lizete Vaz Xavier da Silva. Era membro da Igreja Adventista do 7º Dia. 
Em 2010, Gonçalves foi homenageado durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Legislativo aos ex-presidentes da Câmara. Na ocasião, foi apresentada a nova Galeria dos Presidentes, que substituiu as fotografias pelos quadros pintados a óleo.


Lilian, filha do ex-presidente, revelou que ele era um político nato e um pai severo, mas muito presente. "Uma pessoa que amava Mogi e tentava ajudar a todos. A vida dele era a política. Gostava de participar das principais discussões em que o município estava envolvido e fazia questão de defender seu ponto de vista", contou. "Ele estava feliz e queria viver", completou a filha. (Colaborou Cleber Lazo)


Fonte:Mogi News

Carcaças

Daniel Carvalho

A Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes já poderá começar a fazer leilões dos veículos apreendidos e amontoados nos pátios municipais do Alto Tietê.
Portaria
A autorização foi publicada, na última sexta-feira, por meio de uma portaria da Delegacia de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), a qual a seccional é subordinada, para a realização de leilões dos veículos apreendidos pela Polícia Civil no Alto Tietê. Antes, a realização dos leilões era de competência das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) nas cidades.


Decreto
Um decreto estadual, de número 56.843/2011, transferiu a responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria da Segurança Pública, para a Secretaria de Gestão Pública. 
Mudança
Na circunscrição abrangida pela Demacro, os leilões de veículos apreendidos por atos de polícia judiciária, precedidos da necessária autorização judicial, serão geridos pelas delegacias seccionais de Carapicuíba, Diadema, Franco da Rocha, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra.


Comissões
Os leilões serão realizados por comissões a serem instituídas pelas delegacias seccionais mencionadas, com possibilidade de delegação de competência às delegacias de polícia dos municípios, no âmbito de suas circunscrições, com a pertinente justificativa.


Prazo
Haverá ao menos uma comissão por Delegacia Seccional de Polícia, podendo ser constituídas, nos municípios subordinados, tantas comissões quanto forem necessárias para a agilização dos procedimentos. 
Destaque
O Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12) realizará na próxima terça-feira, dia 22, a solenidade do Policial Militar e da Ocorrência de destaque dos meses de setembro e outubro. O destaque ficou para uma ocorrência de salvamento de uma criança que foi vítima de parada respiratória, na Vila Virgínia, em Itaquá.


Socorro
A criança, com apenas 12 dias de vida, estava desfalecida e o sargento Renato de Oliveira Chagas prestou os primeiros socorros. A caminho do hospital, a criança recuperou os sinais vitais. O atendimento emocionou a mãe e a equipe de enfermagem. 
Prisão
Outro caso de destaque foi uma ocorrência atendida numa chácara na rua Maracanã, em Itaquá. A polícia recebeu uma denúncia de que havia uma tentativa de roubo no local e encontrou vítimas amarradas no interior da casa sob constante ameaça de fogo e violência.


Bolivianos
Com a chegada da polícia, os bandidos fugiram pelos fundos da chácara. Os policiais fizeram uma varredura no local e libertaram as vítimas. Os policiais conseguiram prender os bandidos na estrada do Bonsucesso, além de encontrar armas e dinheiro. Na chácara residiam várias pessoas de origem boliviana.


Jorge Moraes

Capacetes
Os vereadores Jolindo Rennó Costa (PSDB) e Osvaldo dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real, inovaram recentemente durante a vistoria da Comissão de Obras da Câmara de Mogi: utilizaram capacetes personalizados. Detalhe escrito: Comissão de Obras, e as siglas CMMC (Câmara Municipal de Mogi das Cruzes). Como os vereadores vistoriam obras quase toda semana, eles resolveram usar um dos itens de segurança. Melhor prevenir. Vai que...


Memórias
Durante a vistoria ao terreno do futuro hospital municipal, o senador Aloysio Nunes e o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB) lembraram do ingresso na carreira política, em 1982, em que ambos defendiam o PMDB, sendo que Aloysio era deputado estadual e Cuco iniciava carreira na Câmara de Mogi como vereador e presidente. 
Mário Covas
Entre as lembranças citadas pela dupla estavam as visitas constantes do ex-governador Mário Covas a Mogi, enquanto deputado federal, para realizar reuniões do PMDB na Câmara Municipal.
Najar
O ex-deputado falecido Maurício Najar também foi lembrado por Aloysio, com a criação da lei de proteção aos mananciais.


Palmito Juçara
Os pés de palmito Juçara plantados nas imediações do Parque das Neblinas, uma reserva de Mata Atlântica, em Mogi das Cruzes, ganharam destaque dia desses na televisão. A ideia dos gestores do parque é justamente estimular o manejo do fruto da palmeira para a geração de renda aos moradores da região. As condições do clima são ideais. A safra atual já começou e vai até o fim do ano, hora que os produtores parceiros do Projeto Juçara mais esperam: o momento de lucrar com tudo o que o fruto oferece.


Divulgação

Lucro
Na região, ao redor do Parque das Neblinas, o manejo do Juçara é feito em pelo menos 50 propriedades. O aproveitamento começa pelas sementes, que viram mudas para a venda. Cada uma delas pode ser comercializada por R$ 0,50 a R$ 1,50, dependendo do tamanho.
e-mails do leitor
Tragédias
Em 22 de dezembro chega o verão e, com ele, a temporada das chuvas e enchentes. Deslizam morros e encostas, alagam-se várzeas e margens de rios e riachos irresponsavelmente ocupados. A água carrega tudo o que encontra pelo seu caminho natural. É a tragédia anunciada que as pessoas, a sociedade e, principalmente, os administradores públicos parecem ignorar. Famílias inteiras perdem casa, negócios e até a própria vida. Governantes, parlamentares, autoridades e aproveitadores clamam pela solidariedade pública, que não se furta a ajudar. Mas, passado o impacto, se esquecem do problema, deixando as vítimas entregues à própria sorte. Os exemplos mais gritantes estão na região serrana fluminense, onde além de descaso também houve corrupção com o desvio de verbas públicas destinadas ao socorro das vítimas. Mas o problema é geral e está mais perto do que imaginamos. Aí, quando a nova desgraça se abate, mobiliza-se outra vez a solidariedade popular sem se buscar quem são os verdadeiros responsáveis. Para implantar medidas saneadoras e responsáveis, as autoridades das áreas comprometidas deveriam ser obrigadas a encaminhar ao Ministério Público as informações concretas sobre a tragédia ou problemas ocorridos, dizendo claramente o que ocorreu, qual a profundidade do caso, o que foi feito e o que ainda resta por fazer. Aquele órgão de relevantes serviços prestados à sociedade, teria como, de forma preventiva, acionar mecanismos de diferentes áreas e exigir providências através de ações e termos de ajustamento de conduta. A providência, sem dúvida, poderá resolver os problemas e, principalmente, evitar que milhares de famílias - por prevaricação e demagogia - continuem perdendo a tranqüilidade, os bens e até a própria vida...


Dirceu C. Gonçalves
aspomilpm@terra.com.br
Imagem do dia
Daniel Carvalho

Antecedência
Theatro Vasques já começou a receber a decoração especial de fim de ano. E assim Mogi entra no clima de Natal.


Fonte:Mogi News