quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ele, de novo

Divulgação

Ele, de novo
O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), condenado pelo Mensalão, ganhou novamente destaque ontem, ao ser o principal articulador do apelo ao deputado Tiririca (PR) de não deixar a política. Tiririca já tinha anunciado que deixaria a Câmara dos Deputados e voltaria aos palcos, mas resolveu mudar de posição após o pedido de Costa Neto.

Fonte:Mogi News

Quimioterapia Luzia passará a atender 100% dos pacientes de quimioterapia de Mogi

Quimioterapia
Luzia passará a atender 100% dos pacientes de quimioterapia de Mogi
Cerca de 30% do total de pacientes com câncer da região eram encaminhados para o Icesp, em São Paulo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


Luzia: tratamento às vítimas de câncer é iniciado em apenas 15 dias após diagnóstico
Os pacientes do Alto Tietê que necessitam de tratamento de quimioterapia serão atendidos, em sua totalidade, no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, a partir da próxima segunda-feira. Cerca de 30% do total de moradores com câncer da região que precisam passar por esse tipo de procedimento eram encaminhados para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), que fica na capital.

A notícia foi divulgada na tarde de ontem pelo secretário-adjunto municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. Segundo ele, o atendimento integral será possível após a conclusão da reforma no setor de farmácia. "Alguns medicamentos utilizados na quimioterapia, mas que são bastante instáveis, corriam o risco de serem danificados, pois não havia um espaço chamado de capela (local onde se guardam medicamentos quimioterápicos). Ela foi construída, o que possibilitará o atendimento de 100% dos pacientes", garantiu Cusatis.

Na semana passada, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde havia informado que "a reforma na farmácia para ´dispensação´ de medicamentos oncológicos estava em fase de conclusão", no entanto, por meio de nota encaminhada ontem, a pasta apresenta uma versão diferente da que foi divulgada por Cusatis. "Neste momento, nenhum paciente da unidade passa por sessões de quimioterapia no Icesp. Somente no mês de abril, foram realizadas mais de 470 sessões de quimioterapia no Luzia".


Determinação
A informação da totalidade no atendimento ocorre dias após o próprio Luzia confirmar que o tratamento oncológico tem início na unidade médica em até 15 dias após o diagnóstico. Dia 22 de maio entrou em vigor a lei federal que definiu o limite máximo de 60 dias para o atendimento específico da doença.

O prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição. Caso o período limite não seja respeitado, é preciso procurar a secretaria municipal de saúde. Instituições que não atenderem a determinação estarão sujeitos a punições administrativas.

As exceções para o atendimento em até 60 dias são para casos em que o tratamento não é prescrito, câncer de pele que não seja melanoma e câncer de tireóide sem fatores clínicos.

Em geral, o hospital mogiano realiza, mensalmente, uma média de quatro mil atendimentos médicos e multiprofissionais em oncologia.

Fonte:Mogi News

TRANSPORTE Trens não circulam hoje entre Mogi e Calmon

TRANSPORTE
Trens não circulam hoje entre Mogi e Calmon
Ônibus da operação Paese percorrerão o trajeto entre estes dois pontos, que abrangem seis estações, por causa das obras de modernização
Bras Santos
Da Redação
Divulgação

Usuários de trem utilizarão os ônibus do Paese para fazer o trajeto
Usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que moram entre Mogi das Cruzes e Calmon Viana (em Poá) não poderão utilizar hoje, os trens das seis estações instaladas nessas três cidades. 
Esse trecho estará totalmente interditado para a realização de obras de modernização. Quem está acostumado com as composições da CPTM e precisar viajar neste feriado de Corpus Christi, terá como opção os ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência (Paese). As senhas para utilização dos coletivos do Paese deverão ser retiradas na área interna das estações, conforme orientação da companhia paulista. 
Os coletivos do plano de emergência percorrerão o trecho entre Calmon Viana e Mogi entre as 4 e 23 horas de hoje. O Dat pediu a CPTM informações mais detalhadas sobre os serviços que serão executados e que justificariam a interdição completa da operação entre Calmon e Mogi.

O jornal também solicitou detalhes sobre o funcionamento do Paese, mas a companhia limitou-se a informar que a interdição acontece para a realização de obras e que o plano de apoio atenderá aos usuários que procurarem as estações. Diante da interrupção de 100% do atendimento nesse trecho, não se pode descartar a possibilidade de os passageiros encontrarem muitas dificuldades para se deslocar entre essas cidades ou para seguir direção a capital. 
Isso porque nos feriados e finais de semana, a procura pelos serviços da CPTM também é grande, sendo que os intervalos entre as viagens são maiores. Com a suspensão total da operação, os problemas poderão acontecer, pois a empresa não revela qual a quantidade de ônibus que substituirão os trens. 
Amanhã, a circulação deverá voltar ao normal, mas as obras de modernização serão retomadas a partir das 23 horas. "A partir desse horário, as equipes atuarão na substituição de equipamentos de via nas proximidades da estação Suzano. No sábado e no domingo, os serviços prosseguirão durante todo o dia", destacou a assessoria de Imprensa da CPTM. O atendimento aos passageiros, no entanto, não será prejudicado.


Expresso Leste 
Também haverá obras no trecho onde circula o Expresso Leste (Luz e Guaianazes) hoje. Das 4 horas a meia noite serão executadas obras no sistema de rede aérea entre Brás e Tatuapé. No sábado, das 18 horas até o fim da operação comercial, os serviços prosseguirão entre as estações Corinthians-Itaquera e Dom Bosco. Isso significa que os trens circularão com maiores intervalos e velocidade reduzida em todo esse trecho.

Fonte:Mogi News

Meio ambiente Prefeitura avalia inspeção veicular

Meio ambiente
Prefeitura avalia inspeção veicular
Ainda neste ano, a administração municipal deve implantar um plano de controle de poluição emitida por veículos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Fotos: Daniel Carvalho

Abe: "Proposta positiva"
A Prefeitura de Mogi das Cruzes deve realizar ainda neste ano estudos para a possível implantação de um Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV). A proposta (ainda embrionária), segundo explicou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello Filho, tem como objetivo estabelecer um diagnóstico a respeito das condições atmosféricas do município em paralelo ao crescimento da frota de veículos. Trata-se, na verdade, de um primeiro passo para a implantação da inspeção veicular, conforme estabelece a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que obriga os Estados a colocarem em prática o plano desde abril de 2012. 
Anteontem, foi publicado no site do Tribunal de Justiça a decisão do juiz Tiago Massao Cortizo Teraoka, da 14ª Vara da Fazenda Pública, que obriga 124 municípios paulistas (entre os quais Mogi das Cruzes, Suzano e outros seis municípios do Alto Tietê) a apresentar e implantar o plano de inspeção veicular, num prazo de até 18 meses, a contar da notificação da sentença. A decisão foi proferida em caráter liminar, ou seja, é passível de recurso, e atende a uma ação do Ministério Público do Estado. Carros a diesel de todo o Estado também terão de se adequar à nova legislação, independentemente do município de registro do veículo. 
A Procuradoria Geral do Estado alegou, por meio da Assessoria de Imprensa, não ter sido notificada da decisão, mas antecipou que "vai interpor o recurso cabível contra a decisão, no prazo legal". O Mogi News procurou o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), por meio de sua Assessoria de Imprensa, para comentar sobre a decisão judicial, mas, até o fechamento desta reportagem, não foi possível localizá-lo. 
Campello, por sua vez, informou que até o fim da tarde de ontem a Prefeitura ainda não havia sido notificada da decisão judicial, mas que, independentemente disso, um estudo para avaliação da poluição atmosférica, entre outras medidas, estaria prestes de ser implantado. "Se levarmos em consideração que a frota de Mogi é de 202 mil veículos, três vezes menor que a da capital, seria até mais justo que todo esse serviço de controle e inspeção veicular fosse feito em caráter regional, com investimentos do Estado". 
Presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara Municipal, o vereador Juliano Abe (PSD) tem a mesma opinião, mas avaliou a proposta como positiva, do ponto de vista ambiental. "É justo que este tipo de serviço seja aplicado na região, onerando motoristas que insistem em utilizar carros particulares, que poluem o meio ambiente e, de certa forma, incentivando o uso de transporte coletivo, além de maiores investimentos em mobilidade urbana pelo poder público. Contudo, por outro lado, é preciso avaliar o custo de implantação do serviço, que deveria ser feito pelo Estado, conforme a frota veicular de cada município", disse.

Fonte:Mogi News