sábado, 10 de agosto de 2013

Rosaci Silva morre aos 65 anos

Rosaci Silva morre aos 65 anos
SÁB, 10 DE AGOSTO DE 2013 00:00
A-A+

Bandeira do Corinthians foi colocada sobre caixão / Foto: Eisner Soares


“O samba mogiano se coloca de luto. O som do surdo bate lá no fundo e descompassado”. Essa é uma das mensagens postadas nas redes sociais que ajudam a resumir o sentimento de foliões e carnavalescos com a morte de Rosaci Silva, uma das principais figuras do Carnaval mogiano. A eterna rainha de bateria, que tinha a alegria e sorriso como marcas registradas, faleceu na manhã de ontem (9) em decorrência de um infarto, aos 65 anos, deixando desolados irmãos, sobrinhos e uma legião de amigos, de políticos influentes e integrantes da alta sociedade ao mais simples folião ou cabo eleitoral, já que a política era outra grande paixão da piauiense, que adotou Mogi como sua cidade. O sepultamento de Rosaci está marcado para hoje, às 10 horas, no Cemitério Parque das Oliveiras, onde o corpo também é velado.

Uma rápida olhada nos remetentes das coroas de flores que lotam a sala onde o caixão foi colocado basta para constatar o livre trânsito que Rosaci sempre teve no samba e na política mogianos, assim como o respeito daqueles que vivem nestes meios. Ao lado das saudações dos familiares, as últimas homenagens de clubes da Cidade e de políticos para quem ela sempre “vestiu a camisa”, como o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) e o prefeito Marco Bertaiolli (PSD).

A política sempre esteve na veia de Rosaci, que chegou a se lançar candidata a uma cadeira na Câmara Municipal, sem obter sucesso. Assim como a política, a fé e o futebol sempre estiveram presentes na vida de Rosaci, que da mesma forma como era dedicada ao samba, era devota fervorosa do Divino Espírito Santo e não perdia uma Alvorada, segundo revelaram amigos e familiares. Em cima do caixão, a bandeira vermelha estampada com a pomba do Divino compartilhava espaço com o manto do Corinthians, time pelo qual Rosaci era completamente apaixonada. (Mara Flôres)

Fonte:O Diário de Mogi

Rosaci também participava da Festa do Divino Espírito Santo

Rosaci também participava da Festa do Divino Espírito Santo

Todos dizem que a bateria é o coração das escolas de samba. No caso de Mogi das Cruzes, um coração parou de bater, silenciando todos os carnavalescos da cidade: aos 65 anos, a eterna rainha de bateria mogiana, Rosaci Silva, morreu de infarto agudo do miocárdio. O enterro está marcado para hoje, às 10 horas, no Cemitério Parque das Oliveiras. 
Durante toda a tarde de ontem, amigos, parentes e figuras públicas prestaram homenagem à rainha do carnaval durante o velório. Coroas de flores enviadas pelo Clube Náutico Mogiano, pela primeira-dama de Mogi, Mara Bertaiolli, e o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), além do deputado Estevam Galvão, foram as primeiras a colorir a sala onde todos se despediam de Rosaci. 
Nascida em Caracol, no Piauí iniciou sua carreira de 40 anos no carnaval mogiano em 1973, na extinta Mocidade Alegre Comercialina. Também representou a escola de samba Unidos da Vila Industrial. "Ela organizava concursos com grupos de dança e também era muito envolvida com a cultura da cidade. Sempre extrovertida, vai fazer muita falta, tanto por ser um símbolo do carnaval quanto por ser minha amiga pessoal", disse Cláudio Alfredo Rufino, ex-presidente da escola. 
Rosaci também sempre gostou de política. Era parceira do deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy (PR). Trabalhou em campanhas eleitorais do deputado e, no último pleito, candidatou-se ao cargo de vereadora pelo PR. 
A mogiana era moderna. Mantinha atualizada uma página no Facebook, onde tinha 2.887 amigos. "Hoje, Deus te chamou... Então, siga em paz com esse seu coração que deixará imensas saudades! Mas, por favor, não deixe de brilhar", escreveu a amiga Elizete Mello Freire Averaldo na rede social. 
Em maio deste ano, Rosaci recebeu em sua casa rezadeiras, amigos e familiares durante as novenas da Festa do Divino Espírito Santo.

Fonte:Mogi News