sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PR pede tempo para decidir se volta à base

Após convite de Ideli, PR pede tempo para decidir se volta à base do governo

Denise Madueño, de O Estado de S.PauBRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff procura a reconciliação com o PR, o partido mais atingido na "faxina" implementada na Esplanada dos Ministérios. Na semana em que a presidente se reuniu com os partidos aliados e o PR declarou independência, coube à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, abrir a porta para a volta do partido à base. O convite, em nome do governo, não foi aceito nem rejeitado. O PR quer um tempo de "maturação" antes de responder se voltará a integrar a aliança que apoia Dilma no Congresso.


"Foi um gesto de valorização do partido. A partir desse convite, a discussão está aberta no PR, mas não há pressa para tomar decisão", afirmou o líder da sigla na Câmara, Lincoln Portela (MG), que se reuniu na sexta-feira, 19, com a ministra por uma hora, junto com o deputado Luciano Castro (PR-RR), vice-líder do governo.


A saída do PR da base foi anunciada na terça-feira, em discurso no Senado feito pelo presidente da legenda, Alfredo Nascimento (AM), ex-ministro dos Transportes que deixou o cargo na esteira das denúncias de suposto esquema de corrupção em funcionamento na pasta. Na quarta-feira, o PR na Câmara estreou na nova posição, votando contra a orientação do governo durante análise no plenário da medida provisória que muda a estrutura dos Correios.


Do total de 32 deputados que participaram da sessão, apenas Luciano Castro votou com o governo. Houve uma abstenção na bancada e 30 votos contrários aos que pretendia o Palácio do Planalto, mostrando a unidade dos deputados do partido. Essa votação foi citada na sexta-feira por Ideli no encontro com os deputados do PR.


Conversas. Na reunião, Portela lembrou a ministra que o partido tomou a decisão de sair da base e adotar uma linha de independência depois de várias conversas num período de 45 dias. Agora, esse mesmo processo terá de se repetir para avaliar se o partido voltará ou não para a base. "A decisão é colegiada", disse o líder da bancada.


Castro considerou a conversa com a ministra uma reaproximação, sem, no entanto, nada de muito concreto. Para contornar a insatisfação do partido, o deputado do PR afirma que será necessário um amadurecimento maior como governo. "É um começo, mas não significa muita coisa hoje", disse Castro.





Fonte:Estadão.com.br

Para Dilma, ministro da Agricultura será reconhecido pelo setor


A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta sexta-feira (19) que o novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB-RS), é desconhecido das instituições que representam o setor.


Segundo a presidente, todo o país, no entanto, poderá reconhecê-lo com o tempo.


Em crise com base aliada, Dilma flerta com oposição
Novo ministro da Agricultura diz que prioridade é 'ouvir'
Saiba mais sobre Mendes Ribeiro, o novo ministro da Agricultura


Roberto Stuckert Filho/Divulgação/Presidência
Ao lado do tucano Geraldo Alckmin, Dilma desembarcou em São José do Rio Preto para a entrega de 1.993 casas populares
Ao lado do tucano Geraldo Alckmin, Dilma desembarcou em São José do Rio Preto para a entrega de 1.993 casas
Ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Dilma desembarcou em São José do Rio Preto para a entrega de 1.993 casas populares do programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal, construídas no residencial Nova Esperança.


"O novo ministro pode ser, de fato, não conhecido no Brasil, mas logo será", disse a presidente em entrevista a uma rádio AM local.


Dilma afirmou na entrevista que o novo ministro deverá dar continuidade às ações iniciadas pelo ex-ministro Wagner Rossi e voltou a defender a presunção da inocência. Rossi pediu demissão na quarta-feira após uma onda de denúncias que atingiu o Ministério da Agricultura.


A presidente ainda afirmou que, onde houver problemas de corrupção, o governo será obrigado a tomar uma posição. "Somos obrigados a tomar posição e minha base de sustentação também não concorda com maus feitos", disse.


Apesar de o nome de Mendes Ribeiro ter sido indicado para o Ministério da Agricultura pelo vice-presidente Michel Temer, o deputado tem uma relação próximo com a presidente Dilma Rousseff desde o fim da década de 80.


Quando foi deputado estadual, Mendes Ribeiro atuou como relator da Constituição do Estado. Na comissão que debateu o novo texto estava o deputado Carlos Araújo, que na época era casado com Dilma.


Fonte:Folha.com

Deputado André do Prado visita HC para conhecer os serviços de saúde pública prestados à população



Fumio, André e Otávio.jpg
Parlamentar é recebido pelo superintendente do Hospital das Clínicas 
O deputado estadual André do Prado (PR) visitou nesta segunda-feira (15), o Hospital de Clínicas, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, sendo o maior complexo hospitalar da América Latina. A intenção da visita foi conhecer o hospital com foco em importantes áreas com a premissa de atender múltiplas e sempre urgentes necessidades para a promoção da vida e preservação da saúde.


No HC, o parlamentar foi recebido pelo superintendente Dr. Marcos Fumio Koyama e pelo presidente em exercício do Conselho Deliberativo, José Otávio Costa Auler. Após uma reunião na superintendência, André do Prado conheceu algumas dependências do hospital.


"Estou surpreendido com a importância que esse hospital representa para toda a região e para o Estado. Foi uma visita enriquecedora e valiosa para consolidar nossa visão in loco sobre os serviços de saúde pública de alta complexidade oferecidos pelo Hospital das Clínicas", enfatizou André do Prado. O deputado reafirmou seu propósito em apoiar projetos institucionais do HC junto ao Governo Estadual, desde que os benefícios do atendimento sejam revertidos a seus usuários.


 O superintendente Dr. Fumio e o professor José Otávio aproveitaram a presença do deputado André do Prado para expor o funcionamento, as dificuldades e os benefícios que o hospital presta à população. Na oportunidade, também esclareceram sobre o PLC 79/06, projeto que tramita na Assembleia Legislativa, que objetiva transformar o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP em autarquia de regime especial.


 De acordo com José Otavio, a mudança para autarquia especial garantiria maior autonomia ao complexo hospitalar e proporcionaria a modernização dos serviços prestados.


“Sem dúvida, a Assembleia Legislativa vai tratar da proposta da maneira mais responsável e séria possível, procurando discutir a real situação do hospital e sua demanda”, destacou o deputado André do Prado.



Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Tiririca assina requerimento para criar CPI da Corrupção

Deputado mais votado do País consta em site lançado pela oposição para divulgar informações sobre a campanha pela abertura de investigação para apurar denúncias contra ministérios


Eduardo Bresciani, do estadão.com.br
Na semana em que seu partido anunciou sua saída da base aliada, o deputado Tiririca (PR-SP) assinou o requerimento de criação da CPI da Corrupção que a oposição tenta instalar. Deputado federal mais votado do Brasil, o parlamentar vinha até agora acompanhando o governo na maioria das votações. Nesta semana, fez parte de uma comitiva de parlamentares ligados à cultura e visitou a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto. A assessoria do parlamentar não conseguiu localizá-lo nesta sexta-feira, 19, para falar sobre o tema. A informação de que o deputado assinou está no site lançado pela oposição para divulgar informações sobre a CPI.


Veja também:
Tiririca vai ao Planalto defender projetos da área de cultura
Governo pede ao PR que volte a integrar a base, diz líder
Dida Sampaio/AE - 18/08/2011


Dida Sampaio/AE - 18/08/2011
Deputado não foi encontrado pela sua assessoria para comentar adesão ao pedido de CPI
O deputado não foi o único de seu partido a apoiar a investigação após o afastamento da base. Além dele, outros treze deputados do PR assinaram o requerimento. No Senado, nenhum dos seis senadores apoiou a iniciativa, que teria como um dos focos justamente investigar a gestão do PR na pasta dos Transportes.


Fonte:Estadão.com.br

PARCERIA: Evento terá serviços de saúde gratuitos Luís Moraes/Exibir Gospel



Presidente do Copomc, José Miraídes Penha, agradeceu apoio da prefeitura e fez apelo aos pastores: "incentivem os fiéis"
Antes mesmo do anúncio do apoio da Prefeitura de Mogi à Marcha para Jesus, a administração municipal já havia confirmado a participação no evento com o programa "Saúde na Comunidade", uma iniciativa que oferece uma série de serviços médicos gratuitos, como consultas, exames, orientações e procedimentos médicos, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e aplicação de vacinas, além do cadastro no Sistema Integrado de Saúde (SIS), mediante apresentação de documento de identidade, comprovante de endereço e cartão SUS.


O presidente do Conselho de Pastores e Obreiros de Mogi das Cruzes (Copomc), pastor José Miraídes Penha, que todos os anos está à frente do evento, agradeceu à prefeitura pela disposição em agregar este serviço ao evento, além de oferecer toda a infraestrutura, e reforçou o apelo para que as lideranças evangélicas de Mogi das Cruzes incentivem a participação dos fiéis na caminhada: "A Marcha é o resultado do nosso trabalho conjunto, ninguém faz nada sozinho. Nosso objetivo é honrar o nome de Jesus, independentemente de placa de igreja".


Fonte:Mogi News

Arquitetos e urbanistas terão entidade de classe

Arquitetos e urbanistas de Mogi das Cruzes se reúnem no próximo dia 14 de setembro para conhecer as mudanças que estão prestes a ocorrer em entidades representativas da categoria. Atualmente vinculados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), os profissionais das duas áreas passarão a integrar o novo Conselho dos Arquitetos e Urbanistas (CAU), hoje em fase de implantação. Segundo o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi, Nelson Bettoi Batalha, a determinação para desmembramento dos profissionais de arquitetura e urbanismo do CREA se deve à Lei Federal 12.378, de 31 de dezembro de 2010, de autoria do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aprovada a toque de caixa, no final da administração, a nova legislação instituiu o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo e criou uma enorme confusão porque a separação ocorreu apenas nas nomenclaturas e não nas estruturas. Ou seja, o novo CAU terá de começar do zero, pois nada herdou do antigo CREA. No encontro do próximo dia 14 – ainda sem horário e local definidos –, o assunto será tratado em detalhes, de maneira que os profissionais possam receber todas as informações sobre a nova entidade, suas atribuições e composição estatutária. A princípio, sabe-se que seguirá a atual estrutura do CREA, com gerências nacional, estaduais e regionais. Neste caso, Mogi das Cruzes deverá ser a sede que irá agregar os arquitetos e urbanistas de todos os municípios do Alto Tietê, algo em torno de aproximadamente 500 profissionais.


Lançamento


Será lançado hoje, às 16 horas, no Auditório da Casa do Advogado de Mogi, no Centro Cívico, o livro "Direito Processual do Trabalho para Concurso de Juiz do Trabalho", de autoria de Mauricio Pereira Simões. Graduado pela UMC e pós-graduado pela USP, Simões é juiz do Trabalho no TRT da 2ª Região, desde 2007 e professor dos cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito. A obra é da Editora Edipro.




 Aeroporto

Fontes bem informadas garantem: a empreiteira OAS não é a única interessada no sinal verde do Governo Federal para apontar o Bairro do Taboão, em Mogi, como local ideal para o novo Aeroporto Metropolitano de São Paulo. Outra gigante do setor, a Odebrecht, também já teria um projeto pronto para privilegiar o mesmo espaço. Pelo visto, só falta mesmo a vontade política do atual governo.






Thamara e o PSC


Thamara Strelec
Thamara Strelec não é mais a presidente da Comissão Provisória do PSC de Mogi. Um acordo entre o presidente regional da legenda, Gilberto Nascimento, e o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), com vistas às próximas eleições, provocou alterações no comando do partido em Mogi. A nova Executiva ainda não foi nomeada, mas já se comenta que o vereador Olímpio Tomiyama, que também perdeu o comando do PTB, estaria a caminho da legenda.




Foro Distrital

Está marcada para 6 de setembro, às 14 horas, a audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Roberto Bedran para tratar da caótica situação do Foro Distrital de Braz Cubas. Segundo o presidente da OAB de Mogi, Marco Soares, além do vice-presidente da OAB-SP, Marcos Costa, serão convidados o prefeito Bertaiolli, o diretor do Fórum Central, presidente da Câmara e vereadores, deputados e o juiz Luiz Alberto Munhoz, que deixou o Foro de Braz Cubas recentemente.




 Fonte:O Diário de Mogi

TCU suspende verbas do Enem



APURAÇÃO De acordo com despacho, houve um aumento expressivo de custos do Enem sem “que fossem apresentadas justificativas”


BRASÍLIA


Criticada pela Controladoria-Geral da União, a prática sistemática do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de dispensar licitações entrou na mira do Tribunal de Contas da União, que mandou suspender o pagamento do contrato de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em apenas um ano, o valor quase triplicou, saltando de R$ 128,5 milhões para R$ 372,5 milhões, uma alta de 190%.


O ministro-relator José Jorge tomou medida cautelar na terça-feira em que determina que o instituto se abstenha do pagamento até que o tribunal "se manifeste sobre a adequação dos valores envolvidos". O Inep tem prazo de dez dias úteis após notificação para justificar a cifra e comprovar a compatibilidade dos preços com o praticado no mercado.


Embora determine a suspensão do pagamento, o ministro-relator autoriza o instituto a seguir com "as ações destinadas a viabilizar as próximas provas, sem prejuízo de lhe ser determinado que se abstenha de realizar qualquer pagamento" antes da manifestação do plenário do TCU sobre a adequação dos valores, o que deve ocorrer em setembro.


De acordo com o despacho de Jorge, houve um aumento expressivo de custos sem "que fossem apresentadas justificativas para essa prática". "Ainda que esse montante, de acordo com as informações disponíveis, se refira a mais de uma edição do Enem, tenho por oportuno que o TCU se aprofunde no exame de quantia tão expressiva."


Publicado em 10 de agosto no "Diário Oficial da União", o extrato de dispensa de licitação prevê "duas ou mais edições" do exame a um custo de R$ 372,5 milhões, sob responsabilidade da Fundação Universidade de Brasília/Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), líder do consórcio que inclui a Cesgranrio. O Ministério da Educação quer transformar o Cespe em uma empresa pública com ênfase em processos de seleção, certificações e exames.




Dispensa de licitação


O ministro também questiona a manobra usada pelo Inep para justificar a dispensa de licitação. O instituto recorreu ao artigo 24, inciso 13, que permite a dispensa "na contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional", subterfúgio criticado por José Jorge.


"Julgo que, no caso concreto, a correlação com o desenvolvimento institucional está distante, haja vista que sequer o foco dos serviços contratados está na administração pública federal, mas na avaliação do ensino médio do Brasil", diz o despacho.


As dispensas de licitação do Inep já haviam sido criticadas em auditoria da controladoria. Segundo relatório revelado pela reportagem em julho, 50% dos valores dos contratos do instituto firmados em 2010 foram feitos sem licitação - a cifra chegou a R$ 172,3 milhões, de um total de R$ 344,8 milhões. A CGU demonstrou preocupação com a área de tecnologia da informação do instituto, que não estaria preparada para lidar com situações de risco.
   
Fonte:O Diário de Mogi

"A Marcha é o mais importante evento evangélico de Mogi.


"A Marcha é o mais importante evento evangélico de Mogi. Temos de nos unir em torno do ideal de pregar o amor de Cristo"





Pastor Carlos Evaristo
Líder da Igreja do Evangelho Quadrangular
Um abraço do Luizinho da Vila, Samos 18:2,3,4,5,6.

Prefeito declara apoio à Marcha para Jesus de Mogi


Prefeito declara apoio à Marcha para Jesus de Mogi em café com pastores
Bertaiolli esteve em encontro com lideranças evangélicas e confirmou a participação da prefeitura no evento
Fotos: Luís Moraes/Exibir Gospel

Prefeito Marco Bertaiolli segura a camiseta da Marcha para Jesus ao lado de Sentileusa de Moraes, coordenadora do evento
"Queremos transformar Mogi em uma cidade temente a Deus". Foi com esse discurso que o prefeito Marco Bertaiolli mostrou o seu total apoio à realização da oitava edição da Marcha para Jesus de Mogi das Cruzes. O chefe do executivo mogiano se reuniu com a comissão organizadora da Marcha e lideranças evangélicas na manhã do último sábado, no Café Pré-Marcha, que ocorreu no salão de festas do MizutaVel Society Clube, para discutir os detalhes do evento.


Na ocasião, Bertaiolli afirmou que a prefeitura estará à disposição da Marcha, que, anualmente, reúne milhares de evangélicos. "Toda a infraestrutura necessária será montada no CIP, no Mogilar, para que façamos um evento grandioso. Temos de trabalhar juntos para que os jovens saiam das drogas, das bebidas, do cigarro, e para isso contamos com o apoio das igrejas. Somente assim vamos construir uma cidade cada vez melhor e abençoada por Deus". Neste ano, a Marcha fará parte das comemorações de aniversário de Mogi das Cruzes e está marcada para ocorrer dia 10 de setembro, sábado.


A coordenadora do evento, Sentileusa de Moraes, diretora-presidente da revista Exibir Gospel, destaca que tão importante quanto o apoio do prefeito é a participação de toda a comunidade evangélica para o sucesso do evento. "Esta é a hora de deixar de lado as diferenças e nos unir no objetivo de fazermos o melhor para Deus e impactar esta cidade". Ela lembra que todos os detalhes da Marcha podem ser conferidos no site www.marchaparajesus-mc.com.br. "Também estamos nas redes sociais, podem nos acompanhar no Twitter e no Facebook". 
Durante a apresentação, Sentileusa mostrou ao grupo os novos modelos das camisetas da Marcha. Há duas opções de cores: azul e rosa, pensando no público feminino. As peças podem ser adquiridas pelo site do evento.


Grupo Mogi News
O diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes, também marcou presença no café e fez questão de demonstrar o apoio à Marcha. "Estamos sempre dispostos a levar a Palavra de Deus e a estar ao lado de líderes evangélicos que fazem a diferença em nossa cidade", disse. A cobertura do café pode ser conferida no site da TV Mogi News (www.tvmoginews.com.br).


Fonte:Mogi News

Mundo Gospel




"Vamos à Marcha para provar que somos de Deus e que Mogi não é Mogi das Cruzes, mas Mogi das bênçãos" um abraço do Luizinho da Vila, Romano 16:19,20.


Pastor Gilberto de Paula
Pres.da Assembleia de Deus Madureira Mogi


Fonte:Mogi News

Encontro


Café da manhã Pré-Marcha reuniu pastores e lideranças evangélicas de Mogi das Cruzes para discutir detalhes do evento, que neste ano fará parte das comemorações do aniversário da cidade.Reunião ocorreu no salão de festas do MizutaVel Society Clube e foi marcado pela participação do prefeito Marco Bertaiolli, que em seu discurso confirmou o apoio da administração municipal


Fonte:Mogi News

Tribunal de Justiça


Está marcada para o dia 6 de setembro, às 14 horas, a audiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Bedran. Na pauta do encontro, que terá ainda a presença de autoridades municipais, como o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) e juízes e promotores, estão os investimentos para reforma e modernização do Fórum Distrital de Brás Cubas.
Maurício Sumiya





Informatização
A proposta a ser apresentada pelo presidente da OAB de Mogi, Marco Soares Júnior, é de reformar o espaço e investir na informatização dos cerca de 40 mil processos em trâmite naquele Fórum, a exemplo do que aconteceu nas cidades de Santana de Parnaíba e Nossa Senhora do Ó. "A ideia é de transformar o pior Fórum do Estado, o que é hoje o distrital de Brás Cubas, numa das melhores e mais modernas estruturas do Judiciário", afirmou. A única ressalva seria a digitalização de todos os 40 mil processos...


Varas e seguranças 
Outro pleito a ser apresentado na audiência com o presidente do TJ é a ampliação do número de Varas nos Fóruns de Brás Cubas e Central, além de reforço na segurança das repartições do Judiciário, inclusive o Juizado Especial Federal, que já foi alvo de atentado, e o Fórum Central, que teve armas furtadas. Segundo apurou a coluna, alguns magistrados da cidade já providenciaram reforço na segurança pessoal depois da morte da juíza carioca Patrícia Acioli. 


Novos diretores 
Devem ser divulgados na semana que vem os nomes dos juízes diretores do Fóruns de Brás Cubas e Central, em substituição a Sandro Rafael Barbosa Pacheco e Célio Almeida, respectivamente, que serão transferidos para outras unidades forenses, na capital. 
Jorge Moraes/ Adriano Vaccari





Cotação
Entre os magistrados cotados para assumir a direção do Fórum de Mogi, segundo apurou a coluna, estão Gióia Perini (2ª Vara Criminal) e Paulo Leandro Silva, atual diretor do Juizado Especial Federal. O juiz da 1ª Vara Criminal, Freddy Ruiz Costa, que já foi diretor, em outras oportunidades, teria intenção de abrir mão do cargo, desta vez. 


Candidatíssimo
O vereador Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR), confirmou ontem ao repórter Cleber Lazo a nota dada pela coluna no início da semana, da possibilidade de ele assumir a presidência da Câmara Municipal em 2012. O parlamentar conta com apoio de grande parte dos vereadores, entre os quais o atual presidente Mauro Araújo e Nabil Nahi Safiti (DEM). 


Pertinho
Está bem próximo o anúncio oficial da filiação do presidente da Câmara, Mauro Araújo, no PMDB, e de outro vereador da atual legislatura: Osvaldo Ferreira, o Osvaldo do Mercado, que deve deixar o PPS. 




Olhar "43"
O Partido Verde realizou ontem a terceira edição do projeto "Olhar 43". A iniciativa, que consiste na apresentação de palestras e fóruns de debate para formação dos pré-candidatos e do programa eleitoral para 2012, teve como tema especial a mulher na política. Sem Marina Silva, que se desligou da legenda há alguns meses, o PV de Mogi recorreu à secretária nacional do partido, Regina Gonçalves, e à prefeita de Piracaí, Fabiana Santiago, esposa do deputado federal Roberto Santiago, para motivar as mogianas a participar ativamente das eleições municipais. 






Apostas 
Entre os 30 candidatos que a legenda pretende apresentar para 2012 estão Maria Helena Martins de Souza, a Zazá, de 50 anos, que já foi candidata nas eleições de 2008 (teve 1.500 votos), Sueli de Jundiapeba, Maria Lourdes do Piatã, Jucélia Rangel e Débora de Oliveira Lima. 
Adriano Vaccari





Cofrinhos
A Comissão Voluntária da AACD na cidade esteve ontem no Mercado Municipal e no Mercado do Produtor para distribuir os cofres da "Corrente do Bem", para arrecadar donativos da população. Foram cem unidades nos dois centros comerciais, o que ajudou a atingir a marca de 2,5 mil cofres distribuídos. 
Divulgação





Kassab e Junji
O entrosamento entre o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o deputado federal Junji Abe (DEM) para a formação do PSD é tanto que ficou estampado ontem no site da Agência Brasil. Junji, que é um dos principais articuladores do Alto Tietê e do Vale do Paraíba para a consolidação da nova legenda de Kassab, esteve na reunião do prefeito paulistano com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT). 




Márcio Siqueira 



O editor-chefe do Grupo Mogi News, Márcio Siqueira, continua internado no Hospital Paulistano, na capital. Ele se recupera de uma cirurgia de retirada de um cisto no cérebro. Apesar do quadro de saúde estável e do bom estado físico, os médicos não dão previsão de alta, pois a recuperação, nesses casos, é lenta. O jornalista, porém, tem mostrado evolução cotidiana. A ele também têm sido passados recados e mensagens dos amigos,um forte abraço do amigo, Luizinho da Vila, Jesus te Ama,Salmo 146.


Fonte:Mogi News

80 anos Placidina terá ensino em tempo integral


O aniversário do tradicional colégio mogiano será comemorado em outubro e será marcado por diversos investimentos na qualidade de ensino
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Irmã Elena Bonfim fala sobre as comemorações de 80 anos do Instituto Dona Placidina
Em comemoração aos 80 anos do Instituto Dona Placidina, que serão celebrados em outubro, a diretoria da instituição de ensino planeja investimentos com o objetivo de melhorar o atendimento aos alunos. Uma das principais novidades é a criação de uma unidade de tempo integral que beneficiará 150 novos alunos em 2012. O reforço das atividades extracurriculares também será o foco do tradicional colégio, que tem como metodologia de ensino os valores humanísticos aliados às revoluções tecnológicas. A escola conta hoje com uma moderna sala de informática e pensa em um futuro próximo implantar a utilização de tablets.


Para a diretora pedagógica, irmã Elena Ramos Bonfim, a principal missão da escola é oferecer um ensino de qualidade que consiga formar cidadãos conscientes. "O mais importante é que nesses 80 anos conseguimos passar a nossos alunos valores humanos para pessoas que hoje são médicos, advogados, dentistas e tantos outros que trabalham em outros segmentos".


Atualmente, são 1.530 alunos do ensino infantil ao médio. O colégio conta com quatro prédios de ensino regular, dois semi-internatos e um centro esportivo. A unidade que vai atender os alunos em tempo integral está em estudo. "Já temos o prédio e a ideia é oferecer o ensino regular e atividades como dança e teatro. Atenderemos também dos meninos no semi-internato".


O objetivo é intensificar o ensino, principalmente aos alunos do ensino médio. "Em 2007 abrimos a primeira turma de ensino médio e queremos investir ainda mais em cursos extracurriculares para prepará-los para o vestibular e para o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio", afirmou a diretora.




História 
O Instituto Dona Placidina foi criado em 1928 para dar formação às meninas. Anos depois, se tornou um colégio para crianças de várias faixas etárias. Por 43 anos foi dirigido pela irmã Clara Zimmetti, que hoje é diretora emérita da instituição. "Buscamos oferecer uma formação continuada para os professores a cada dois meses para garantir a qualidade de ensino", conta.






Comemorações 
Para celebrar os 80 anos do colégio, será realizado um dia de ação social envolvendo ex-alunos, no próximo dia 27 das 9 às 15 horas, no prédio da rua Senador Dantas. Atendimentos médicos, de fisioterapia e beleza serão alguns dos serviços oferecidos à comunidade. "Nossos ex-alunos que hoje são médicos, dentistas, fisioterapeutas farão o atendimentos para todas as pessoas. Teremos ainda ajuda de empresas parceiras que nos ajudarão a realizar o evento", explicou a diretor- pedagógica.


Outra atividade será realizada entre os dias 24 e 29 de outubro, com atividades esportivas, culturais e a Feira de Conhecimento.


Fonte:Mogi News

Sem miséria Plano de Dilma atenderá mogianos


Cidade será beneficiada em 2013, durante a segunda etapa do plano para o Sudeste. Região também terá recursos
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Dilma Rousseff falou da importância da ampliação dos programas sociais em evento realizado ontem no Palácio dos Bandeirantes
A presidente Dilma Rousseff (PT) assinou ontem junto com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes, a fase Sudeste do plano Brasil Sem Miséria, que vai beneficiar 13.024 pessoas em situação de extrema pobreza em Mogi das Cruzes e 59.840 no Alto Tietê entre os anos de 2012 e 2013. No Brasil, o programa deve beneficiar 16 milhões de pessoas.


Mogi vai ser atendida na segunda fase do plano, em 2013, assim como a maioria das cidades da região. Somente Itaquaquecetuba será atingida já na primeira fase, que terá início no próximo ano, pelo fato de o município estar entre os 100 do Estado com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).


Outra vantagem para Mogi será a unificação em apenas um cartão dos benefícios Bolsa Família, da União, e Renda Cidadã, criado pelo governo estadual. Em todo o Estado, a medida deve beneficiar 300 mil famílias, o correspondente a mais de um milhão de pessoas cuja renda não chega a R$ 70 mensais por pessoa.


O evento para a assinatura dos convênios - cartão único, no caso de São Paulo, e a adesão ao Brasil Sem Miséria - ocorreu na sede do governo paulista e contou com a presença de governadores, deputados e prefeitos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, além de ministros.


Para Dilma, o programa lançado na região mais rica do País é um dever, principalmente, do Estado, mas que deve contar com o apoio de toda a sociedade. "Estou aqui como presidenta do País mais rico da América Latina e um dos mais promissores do mundo para se tornar uma grande potência. Estar nesta região tão rica para tratar de miséria pode parecer contraditório, mas é resultado da ausência secular de governos do passado que não tiveram compromisso com o Brasil e o povo brasileiro. Muitos destes 16 milhões de brasileiros estão mergulhados em uma pobreza que os braços do governo não consegue alcançar, mas com o apoio de toda a sociedade iremos reverter esse quadro", disse.


Para o governador paulista, o plano faz parte de um momento histórico. "Identifico neste ato um momento de avanço no Brasil. Em São Paulo vamos beneficiar 300 mil famílias e mais de um milhão de pessoas que ainda estão abaixo da linha da pobreza. Vamos levar o Banco do Povo, o EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e tantos outros programas para melhorar a vida desta parcela da população", disse.


O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) acompanhou a solenidade no Palácio dos Bandeirantes. Para ele, a unificação no Estado do Bolsa Família e o Renda Cidadã deve trazer resultados antes mesmo de 2012. "Acredito que com essa unificação o benefício para Mogi das Cruzes seja até imediato", afirmou.


Famílias
Para identificar as pessoas de extrema pobreza será realizada uma busca ativa, que terá o objetivo de diagnosticar as vulnerabilidades sociais e identificar os programas, projetos e ações necessários para a melhoria da qualidade de vida dessa população. Isso será feito por meio de parcerias do Estado com os municípios e a sociedade civil.


Fonte:Mogi News

Saneamento Jundiapeba terá 80% de esgoto tratado



Walter Zago Ujvari
O secretário municipal de Obras, Walter Zago Ujvari, acompanhou ontem os vereadores Jolindo Rennó e Osvaldo Ferreira dos Santos em uma visita às obras de esgotamento sanitário que vêm sendo concluídas em Jundiapeba. O distrito terá mais 9 mil metros lineares de rede de esgoto, além de uma estação elevatória, encarregada de bombear os dejetos para a adutora da Sabesp localizada perto da linha férrea. Quando a rede estiver interligada com as casas, Jundiapeba terá 80% de esgoto coletado e tratado.


"As obras estão 96% concluídas e fazem parte de uma intervenção maior, com investimentos no total de R$ 15,7 milhões, que beneficiarão a Vila Pomar, Paulista, Nova Cintra, Bernadotti e Jundiaí. Levar mais saneamento básico para os bairros distantes é uma meta do prefeito Marco Bertaiolli que vem sendo cumprida", comentou o secretário, lembrando que resta apenas concluir a estação elevatória e um trecho de 500 metros de rede.


Walter Zago lembrou que as obras, inicialmente, estavam orçadas em R$ 12,8 milhões, mas o valor recebeu um aditivo de R$ 3 milhões para que mais casas e moradores fossem beneficiados. O secretário lembrou que a medida foi necessária para fazer frente ao rápido crescimento de Jundiapeba. "Com isso, os investimentos somente no bairro, nesta obra, chegarão perto de R$ 9 milhões", afirmou.


Assim que a rede estiver concluída, terão início as ligações residenciais, que completarão o sistema. Serão beneficiados moradores das ruas Manoel Fernandes, José Pereira, Augusto Regueiro, Benedito de Souza Branco, Ângelo de Almeida, Adriano Pereira, Alexandre Andreotti, Alício de Carvalho, Antônio dos Santos Taboada, entre outras.

Fonte:Mogi News

Aterro Não!


Movimento contra Lixão reclama de "exclusão" e prepara manifesto
Segundo integrantes, o grupo só teve conhecimento pela Imprensa do relatório da empresa Falcão Bauer
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mário Sérgio: Exclusão geral
Integrantes do movimento popular que combate a instalação de um aterro sanitário no distrito do Taboão planejam entregar ao prefeito Marco Bertaiolli (DEM) um manifesto contra o que consideram a exclusão da sociedade civil no processo que tenta impedir o projeto da Queiroz Galvão. Segundo eles, o grupo só teve conhecimento pela Imprensa do relatório da empresa de consultoria Falcão Bauer, apresentado pelo chefe do Executivo na sexta-feira da semana passada. O contra Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) apontou 17 irregularidades no procedimento adotado pela construtora.


Durante a entrevista coletiva no gabinete, Bertaiolli chegou a afirmar que convidaria integrantes do movimento para que juntos levassem ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, a análise das falhas no EIARima da Queiroz Galvão. No entanto, ninguém da sociedade civil participou do encontro realizado na segunda-feira. O professor universitário e historiador Mário Sergio de Moraes revelou que cerca de 20 pessoas assinaram o manifesto. "O mais absurdo é que nem mesmo os representantes dos produtores rurais do Taboão tiveram conhecimento do conteúdo do relatório", destacou o professor.


O ambientalista José Arraes garantiu que o combinado com a administração municipal era que todas as ações seriam debatidas entre os interessados. "A sociedade civil não teve acesso ao documento da Falcão Bauer e também não participamos do processo de elaboração. Hoje eu não posso afirmar se os itens apontados são suficientes para impedir a construção", ressaltou.


"Antes da contratação da empresa, que, inclusive, foi ideia do movimento, realizamos algumas reuniões e junto com o prefeito definimos três áreas de atuação: a jurídica, que teria o Marco Soares (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mogi) como integrante, a técnica, com o trabalho da agência de consultoria e o meu acompanhamento, e a política, com o prefeito", revelou Arraes. "Depois que a Falcão Bauer foi acionada, o movimento não participou de nenhuma reunião".


O Mogi News teve acesso ao manifesto do grupo. Em um dos trechos, o grupo afirma que "pela ausência da discussão e não cumprimento da promessa, somos obrigados a protestar publicamente diante da insensibilidade do prefeito em achar que apenas um referendo técnico é o suficiente para barrar os interesses daquela empresa. Daí perguntamos: será que a participação popular perturba ou não o andamento da luta que é de todos? Este parecer apresentado às autoridades estaduais é público ou não? É preciso que as autoridades e os cidadãos, sem exceção, somem suas forças contra o Lixão. Esperamos participar, é nosso direito!".


O prefeito Bertaiolli levou o relatório da Falcão Bauer e outros documentos da administração municipal contra o aterro à Secretaria de Estado do Meio Ambiente na última segunda-feira. A Secretaria irá analisar tudo e deve dar um parecer em três meses. O arquivamento do processo de licenciamento ou a determinação para que a Queiroz Galvão reveja os pontos destacados nos relatórios são as duas possibilidades previstas após a análise dos documentos, que, juntos, contabilizam 38 apontamentos de inviabilidade técnica, seis vícios jurídicos e 12 omissões de estudo.


Fonte:Mogi News

Parlamento Estudantil


Jovens e crianças ocupam o plenário
Rodízio municipal, inclusão digital e Meio Ambiente foram alguns temas discutidos por estudantes ontem
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

Durante a sessão do Parlamento Jovem realizada na Câmara, 16 alunos discutiram e aprovaram projetos com diferentes abordagens
Rodízio municipal de veículos, inclusão digital, preservação do meio ambiente e mais segurança nas escolas foram alguns temas discutidos durante as sessões do Parlamento Estudantil 2011 realizadas na tarde de ontem.
Os vereadores estudantis, divididos em três categorias: Mirim (alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental), Juvenil (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental) e Jovem (1º ao 3º ano do ensino médio), tiveram a oportunidade de passar por todas as atividades de um parlamentar, desde a posse do mandato até o debate de projetos. As sessões ocorreram no plenário da Câmara Municipal. Este foi o terceiro ano da iniciativa, proposta pelo vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB).


Durante a sessão do Parlamento Jovem, 16 alunos discutiram e aprovaram projetos com diferentes abordagens. Os jovens fizeram a seleção da Mesa Diretiva, que foi composta por Sarah Ribeiro, presidente, Alex Sandro Feitosa Junior, vice-presidente, Kevin de Lima, 1º secretário e Patrícia Bacellar, 2ª secretária. Entre os projetos apresentados está o do vereador jovem Everton Cardoso de Sousa, do Centro Educacional Sesi, que estabelece incentivos fiscais a empresas que investem em sustentabilidade. "A proposta é que o município incentive a diminuição de sacolinhas", disse. 
Uma das mais atuantes na sessão, Juliana Domiciano, aluna da E.E. Prof. Benedito Borges Vieira, apresentou a proposta de criação de Centros de Atendimento ao Cidadão (CAC). "Sofri bullying e quando minha família procurou um psicólogo e teve dificuldades de encontrar. Consegui superar o problema sem tratamento, mas outros estudantes podem não ter a mesma sorte", frisou. A inclusão digital foi abordada pela aluna Milena Marques, da E.E. Professor José Sanches Josende. Ela sugere o acesso à Internet a todos os cidadãos sem custo, por meio do programa "Internet para Todos". 
Hoje, às 15 horas, os alunos participam da sessão solene de encerramento do Parlamento Estudantil e recebem o certificado.


Fonte:Mogi News

PR fora do governo


Bibo acredita que será difícil novas verbas federais
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bibo: "Grandes obras dependem de verbas federais"
O vereador Rubens Benedito Fernandes, o Bibo (PR), avalia que a saída do Partido da República (PR) da base governista da presidente Dilma Rousseff (PT) poderá prejudicar o volume de investimentos do governo federal em Mogi das Cruzes. No começo desta semana, o presidente da legenda, senador e ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), anunciou que os republicanos passaram a "ter uma postura independente" dentro do Congresso Nacional. Em discurso, afirmou que os cargos ocupados por partidários do PR serão entregues. 
O motivo da saída foram os escândalos de corrupção dentro do Ministério dos Transportes, que, na ocasião, era comandado por Nascimento e serviu de palco para irregularidades cometidas pelo deputado federal mogiano Valdemar Costa Neto, o Boy.


"Participando da base é óbvio que a liberação de verbas fica mais fácil, mas o PR tem uma boa estrutura e em breve o diálogo com o governo, que neste momento está estremecido, será retomado", disse o vereador mogiano. Ele destacou que as grandes obras da cidade contam com recursos do Governo Federal ou estadual. "O orçamento do município é enxuto e precisa de verbas extras", salientou. 
Bibo acredita que a crise que o partido se encontra, em virtude das denúncias envolvendo o deputado mogiano, não terá influencia nas eleições do ano que vem. "As disputas municipais são independentes do que acontece em Brasília. O voto no vereador é dado na pessoa e não no partido, além do que o PR em Mogi tem um excelente grupo", frisou.




Tobias e Vera
Os outros dois vereadores do PR na Câmara Municipal têm posicionamentos contrários ao que pensa Bibo. Vera Rainho acredita "que a situação (de liberação de verbas) vai continuar da mesma forma". Já Expedito Ubiratan Tobias avalia que a saída da base governista "não vai trazer prejuízos a eventuais liberações de verbas".


Fonte:Mogi News

PSD pode votar com governo, admite Kassab

Em tom quase governista, prefeito visita Dilma, no Planalto, e reúne-se com Sarney, no Senado


Tânia Monteiro, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Mesmo pregando independência do governo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, peregrinou na quinta-feira, 18, por Brasília como um governista. De manhã esteve com a presidente Dilma Rousseff, no Planalto, onde avisou que não fará "oposição sistemática". À tarde, visitou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ao qual afirmou que o PSD já tem 60 mil assinaturas além do necessário e seu registro deve ser pedido até segunda-feira.

Veja também:
Kassab apresenta PSD a Dilma

No café da manhã com a presidente, acompanhado de pelo menos 60 representantes de seu novo partido, o prefeito reiterou a posição de independência da sigla, explicando que ela "não fará oposição sistemática" e nem haverá "alinhamento automático". "Podemos ter convergências em questões que envolvam o futuro do País", disse Kassab.

O prefeito informou que a presidente não pediu apoio, foi "extremamente respeitosa" e "demonstrou entusiasmo" com a criação do novo partido, que nasce com 44 deputados e 2 senadores. "A presidente disse que a relação será republicana, respeitando as diferenças existentes", afirmou o prefeito. O deputado Júlio Cesar (PI) disse que a única ajuda que a presidente pediu foi para o enfrentamento da crise internacional, para evitar reflexos negativos na economia brasileira. "Ela disse que essa crise pode durar em torno de dois anos e que é preciso que todos trabalhem para que o Brasil não seja afetado" afirmou.

A visita à presidente foi o primeiro evento público do PSD. Com Kassab estavam os presidentes dos diretórios regionais, 39 deputados federais, um senador e outros integrantes.

Em junho, o presidente do PT-SP, Edinho Silva, ajudou a vetar uma resolução no partido que proibia alianças eleitorais com o PSD, Segundo o petistas, a ideia era atrair o PSD para a base de apoio de Dilma.

As alianças do partido nos Estados para as próximas eleições, segundo o prefeito, serão feitas "a partir de programas" - e portanto haverá alianças com partidos da oposição e do governo. Na Bahia, por exemplo, o PSD ficará alinhado ao PT de Jaques Wagner e, no Paraná, com o PSDB de Beto Richa.

Fonte:Estadão.com.br

Petistas temem que ‘faxina’ de Dilma carimbe gestão de Lula como ‘corrupta’


Petistas temem que ‘faxina’ de Dilma carimbe gestão de Lula como ‘corrupta’
Parlamentares e ministros da sigla, sob reserva, criticam estilo da presidente e afirmam que ela está comprando brigas com partidos e sindicatos que poderão prejudicar projeto eleitoral para 2014


Vera Rosa, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - A "faxina" no governo da presidente Dilma Rousseff, que já derrubou quatro ministros em dois meses e doze dias, causa extremo desconforto no PT. Dirigentes do partido, senadores, deputados e até ministros temem que, com a escalada de escândalos revelados nos últimos meses - especialmente nas pastas dos Transportes, do Turismo e da Agricultura -, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva acabe carimbado como corrupto. Todos os abatidos foram "herdados" de Lula.


Veja também:
Queda de Rossi enfraquece Temer e dá força a Kassab
Twitter oficial do governo reproduz sátira da 'faxina'
Alckmin elogia presidente e surpreende tucanos


Em conversas a portas fechadas, petistas criticam o estilo de Dilma, a "descoordenação" na seara política e o que chamam de "jeito duro" da presidente. Uma das frases mais ouvidas nessas rodas é: "Temos de defender o nosso projeto e o Lula." Mesmo os que não defendem abertamente a volta de Lula na eleição de 2014 dizem que Dilma está comprando brigas em todas as frentes - do Congresso ao movimento sindical -, sem perceber que, com sua atitude, alimenta o "insaciável leão" do noticiário e incentiva o tiroteio entre aliados.
Na avaliação de petistas, o poderoso PMDB - que na quarta-feira, 17, perdeu o ministro da Agricultura, Wagner Rossi - não é confiável e acabará dando o troco a qualquer momento.


Convocação. Dilma chamou ministros do PT e dirigentes do partido para uma conversa no domingo à noite, no Palácio da Alvorada. Chegou a telefonar para os que estavam fora de Brasília e ordenou que todos chegassem mais cedo à capital. A presidente pediu o encontro para ouvir a avaliação dos auxiliares sobre a crise na base aliada.


Ela contou ali sobre a reunião com Lula na semana anterior, admitiu a necessidade de se reaproximar dos partidos que compõem a coligação e avisou que teria um tête-à-tête no dia seguinte com o vice-presidente Michel Temer e com os líderes do PMDB na Câmara e no Senado. Àquela altura, a situação de Rossi era considerada complicada, mas ainda não havia sido divulgada a notícia do uso do jatinho de uma empresa que tem negócios com o governo pelo então ministro, afilhado de Temer.


Com receio da reação de Dilma - conhecida pelo temperamento explosivo -, alguns ministros pontuaram, com todo o cuidado, os problemas de relacionamento no Congresso após as demissões e citaram o PMDB e o PR. As alianças para as eleições municipais de 2012 também entraram na conversa.


Fonte:Estadão.com.br