sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Arquitetos e urbanistas terão entidade de classe

Arquitetos e urbanistas de Mogi das Cruzes se reúnem no próximo dia 14 de setembro para conhecer as mudanças que estão prestes a ocorrer em entidades representativas da categoria. Atualmente vinculados ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), os profissionais das duas áreas passarão a integrar o novo Conselho dos Arquitetos e Urbanistas (CAU), hoje em fase de implantação. Segundo o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi, Nelson Bettoi Batalha, a determinação para desmembramento dos profissionais de arquitetura e urbanismo do CREA se deve à Lei Federal 12.378, de 31 de dezembro de 2010, de autoria do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aprovada a toque de caixa, no final da administração, a nova legislação instituiu o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo e criou uma enorme confusão porque a separação ocorreu apenas nas nomenclaturas e não nas estruturas. Ou seja, o novo CAU terá de começar do zero, pois nada herdou do antigo CREA. No encontro do próximo dia 14 – ainda sem horário e local definidos –, o assunto será tratado em detalhes, de maneira que os profissionais possam receber todas as informações sobre a nova entidade, suas atribuições e composição estatutária. A princípio, sabe-se que seguirá a atual estrutura do CREA, com gerências nacional, estaduais e regionais. Neste caso, Mogi das Cruzes deverá ser a sede que irá agregar os arquitetos e urbanistas de todos os municípios do Alto Tietê, algo em torno de aproximadamente 500 profissionais.


Lançamento


Será lançado hoje, às 16 horas, no Auditório da Casa do Advogado de Mogi, no Centro Cívico, o livro "Direito Processual do Trabalho para Concurso de Juiz do Trabalho", de autoria de Mauricio Pereira Simões. Graduado pela UMC e pós-graduado pela USP, Simões é juiz do Trabalho no TRT da 2ª Região, desde 2007 e professor dos cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito. A obra é da Editora Edipro.




 Aeroporto

Fontes bem informadas garantem: a empreiteira OAS não é a única interessada no sinal verde do Governo Federal para apontar o Bairro do Taboão, em Mogi, como local ideal para o novo Aeroporto Metropolitano de São Paulo. Outra gigante do setor, a Odebrecht, também já teria um projeto pronto para privilegiar o mesmo espaço. Pelo visto, só falta mesmo a vontade política do atual governo.






Thamara e o PSC


Thamara Strelec
Thamara Strelec não é mais a presidente da Comissão Provisória do PSC de Mogi. Um acordo entre o presidente regional da legenda, Gilberto Nascimento, e o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), com vistas às próximas eleições, provocou alterações no comando do partido em Mogi. A nova Executiva ainda não foi nomeada, mas já se comenta que o vereador Olímpio Tomiyama, que também perdeu o comando do PTB, estaria a caminho da legenda.




Foro Distrital

Está marcada para 6 de setembro, às 14 horas, a audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Roberto Bedran para tratar da caótica situação do Foro Distrital de Braz Cubas. Segundo o presidente da OAB de Mogi, Marco Soares, além do vice-presidente da OAB-SP, Marcos Costa, serão convidados o prefeito Bertaiolli, o diretor do Fórum Central, presidente da Câmara e vereadores, deputados e o juiz Luiz Alberto Munhoz, que deixou o Foro de Braz Cubas recentemente.




 Fonte:O Diário de Mogi