quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cautela


Oswaldo Birke

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) passou a adotar maior cautela por recomendação jurídica, já que é pré-candidato à reeleição e já sofreu a primeira representação por suposta propaganda antecipada. Para evitar problemas futuros e uma enxurrada de ações e dor de cabeça, Bertaiolli evitou falar sobre realizações para o futuro e só está falando de obras e ações da atual administração.
1ª instância
O juiz eleitoral Luiz Renato Bariani Peres rejeitou a representação formulada pelo presidente do Diretório Municipal do PPS, Delmiro Goveia, de que a reunião política realizada no último dia 30, no Clube Náutico, com partidos políticos, teria a caracterização de propaganda antecipada. 


Arquivada
A denúncia de abuso de poder político, a queixa de propaganda política e eleitoral, aplicação de multa e cassação de registro, além da declaração de inegibilidade, não foram aceitos pelo juiz e a representação foi arquivada após dada ciência ao Ministério Público.

Fonte:Mogi News

Convenções


O Diretório Municipal do PSOL já marcou a data de sua convenção. Será um dos primeiros partidos de Mogi a definir seus candidatos nas eleições municipais de outubro. A convenção será neste sábado, dia 16, na Câmara de Mogi, a partir das 16 horas.
Daniel Carvalho

União
Para as eleições majoritária e proporcional, o PSOL deve fechar uma dobradinha com o Partido Comunista do Brasil (PCB), de Mário Berti, além do PSTU. Segundo a ex-vereadora Inês Paz, que integra a direção do PSOL, a avaliação é de que Mário Berti poderá sair candidato a vereador. Ela aposta, inclusive, que há reais chances de fazer até duas cadeiras nesta coligação de forças.

Fonte:O Diário de Mogi

Urbanização Aeroporto e Santos Dumont terão pista de caminhada e academias


Prefeito vistoriou serviços e cobrou de empreiteira que tenha mais rigor no cumprimento do cronograma
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Prefeito percorreu parte das ruas em fase de obras e conversou com moradores. Bairros terão estrutura completa até o fim do ano
As obras de pavimentação e urbanização dos Jardins Aeroporto II e Santos Dumont III, no distrito de Jundiapeba, estão em ritmo acelerado, com previsão de término em novembro deste ano. O prazo foi estabelecido pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) após visitar aos dois bairros ontem pela manhã e conversar com moradores. 
Aliás, ele ouviu algumas queixas dos populares sobre a demora no cumprimento de algumas etapas dos trabalhos e, em seguida, cobrou de representantes da Kamillos (empreiteira responsável pelos trabalhos, orçados em R$ 12,8 milhões) mais rigor no planejamento e no cumprimento do cronograma que prevê implantação de guias e sarjetas, construção de galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica, paralelepípedos e blocos de concreto, canalização de valas e sinalização horizontal (pintura). 
Ao todo, segundo a administração municipal, 6 mil famílias devem ser beneficiadas com as melhorias. Durante a andança ontem em parte das 25 ruas que recebem a urbanização, o prefeito anunciou a construção de uma pista de caminhada de 600 metros de comprimento próximo a um canteiro central, que terá ainda Academias da Terceira Idade (ATI). 
"O Jardim Santos Dumont III e Aeroporto II estão em processo de transformação e, até o fim do ano, serão definitivamente bairros completos, no que se refere à infraestrutura e ao saneamento básico. Contudo, para ser um lugar ainda melhor para se viver, essas regiões, que são vizinhas, precisam de um espaço para lazer e prática de exercícios, que é uma pista de caminhada, numa área iluminada, e duas academias ao ar livre", contou Bertaiolli. 
Os equipamentos, que serão instalados ao longo da avenida Pantaleão Trandafilov, já são aguardados pelos moradores. "Toda essa região de Jundiapeba, formada pelo Santos Dumont, Aeroporto, Lair, era um grande brejo, há 30 anos. Havia algumas casas e nenhuma infraestrutura. Nos últimos quatro anos, tudo aqui mudou, e para melhor, é uma outra região. Estamos muito agradecidos com as benfeitorias", disse Acrísio Pereira da Silva, de 64 anos, morador há três décadas de uma casa na rua Tailândia e presidente da Associação dos Moradores do Jardim Santos Dumont III. 
A dona de casa Eliana Maria Gomes da Silva, de 20, está ansiosa para que as melhorias cheguem à rua Tunísia, onde ela mora. "Já faz duas semanas que abriram a rua e, por causa das chuvas, formou-se um grande barro, ninguém entra ou sai de casa a não ser a pé. As obras poderiam ser feitas de uma vez e não por etapas". 
O ajudante Kleber Barros da Silva, por sua vez, que a obra traz poucos transtornos aos moradores. "É preciso ter paciência. As melhorias estão vindo, mas nada é da noite para dia", rebateu. O secretário de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, informou que os serviços, iniciados em novembro de 2011, encontram-se com 35% de conclusão e dentro do prazo.


Fonte:Mogi News

Segurança Comandante da PM promete enviar coronel definitivo para CPA/M-12


Região receberá, em 30 dias, o novo responsável por desenvolver várias ações de combate à criminalidade
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Audiência sobre segurança foi realizada ontem na Câmara de Mogi com a presença do comandante-geral da Polícia Militar
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Roberval Ferreira França, garantiu que, no máximo em 30 dias, o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M-12) receberá um coronel que ficará responsável por desenvolver no Alto Tietê as novas políticas de segurança pública que visam a diminuição dos indicadores criminais.


A promessa foi resultado da audiência realizada na manhã de ontem que contou a presença do deputado estadual André do Prado (PR), presidente da Frente Parlamentar do Alto Tietê na Assembleia Legislativa, e do vereador Mauro Araújo (PMDB). 
Além de definir um comandante para o comando de policiamento, França afirmou que, no começo de julho, visitará Mogi para realizar uma audiência pública a fim de discutir a falta de segurança pública na região. O encontro deverá ter como palco o Centro Municipal de Formação Municipal (Cemforpe). 
"A audiência foi extremamente positiva. O comandante ouviu todas as nossas reivindicações e apresentou propostas. Esse foi o primeiro passo para mudarmos a crise de segurança pública que estamos vivendo", avaliou Mauro Araújo.


De acordo com o comandante da PM, o coronel que assumirá em definitivo o CPA/M da região será "o mais bem conceituado no sistema de avaliação do colegiado", seleção que ocorrerá nos próximos dias e vai criar cinco novos cargos de coroneis. "Comentamos sobre a possibilidade de efetivar o tenente-coronel José Francisco Braga (atual comandante interino do CPA/M), mas ele afirmou que não pode influenciar na decisão do colegiado", disse Araújo.


Durante a visita a Mogi, França vai apresentar o projeto do novo sistema de inteligência policial que pretende implantar neste ano e, ainda, fazer "uma ampla auditoria no comando de policiamento de área de Mogi, para identificar as possíveis dificuldades encontradas para diminuir os índices criminais". 
"Ele disse que deseja trazer para a cidade uma política que tem apresentado excelentes resultados na região do ABCD paulista. Um programa que insere todos os moradores de um bairro no sistema de segurança pública", revelou o vereador.


"Sobre o aumento de efetivo, o comandante disse que em 30 dias precisa apresentar ao governador Geraldo Alckmin o novo organograma da PM. Com ele, cerca de 14 mil policiais que atualmente fazem trabalhos administrativos passarão a fazer patrulhamento nas ruas", informou Araújo, que já se prepara para mais uma importante reunião, desta vez com o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima. O encontro ocorrerá dia 18 de junho.


Fonte:Mogi News

Legislativo Meio ambiente está no Parlamento


Daniel Carvalho

Reciclagem e coleta de lixo fizeram parte das propostas
Temas relacionados à preservação do meio ambiente dominaram os debates nas sessões do Parlamento Estudantil 2012, realizado ontem na Câmara Municipal. Reciclagem e coleta de lixo fizeram parte da maioria das propostas apresentadas pelos 48 estudantes de escolas públicas e particulares de Mogi.
Entre os exemplos que demonstram a preocupação dos jovens com o tema também debatido na Rio+20 estava a proposta da aluna Alexia Botelho Narita, do Instituto Placidina, que fez parte do Parlamento Juvenil. Ela espera que a cidade distribua contêineres para o despejo de lixo em diversos pontos do município.


Natalie Salloun Ferreira Pereira, da Escola Municipal Benedito Ferreira Lopes, primeira secretária do Parlamento Juvenil, quer a instalação de cisternas em prédios públicos e condomínios residenciais. "Precisamos economizar água. Cada pessoa chega a gastar 200 litros por dia e com a medida podemos aproveitar a chuva e economizar", frisou a estudante.


Além do meio ambiente, projetos relacionados à acessibilidade, esportes, melhor idade, geração de emprego, combate à obesidade infantil e educação também ganharam destaque no plenário do Legislativo. 
A parlamentar mirim Bianca Silva dos Reis, da Escola Estadual Professora Josephina Najar Hernandes, propôs a implantação do Dia da Prevenção contra obesidade infantil, drogas e gravidez na adolescência. "Quero que as escolas ofereçam palestras sobre estes assuntos", disse Bianca.


João Vitor Moreira Barbosa da Escola Municipal Professora Maria Aparecida de Faria apresentou o programa do serviço telefônico "123 Alô". "Trata-se de um número de telefone para que as crianças possam fazer denúncias e pedir orientações. Os responsáveis por receber as chamadas seriam assistentes sociais e psicólogos", detalhou. Cidades como o Rio de Janeiro desenvolvem ações semelhantes. Cerca de 300 ligações por mês são feitas.


Ainda entre as ideias apresentadas pelos estudantes do Parlamento Mirim, o "Gotas de Luz", da aluna Stella Tassinari Máximo, do Colégio Santa Mônica, pretende desenvolver ações voltadas aos portadores de deficiência. 
Os artistas da cidade tiveram uma representante no Parlamento Juvenil. Isabelle Tamarozi, do Colégio Santa Mônica, propôs a criação de um centro de convenções. "Mogi é carente deste tipo de serviço. Além de valorizar o trabalho dos artistas mogianos é possível incrementar a economia", contou. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Futuro Grupo de notáveis fará plano para Santa Casa



Grupo de notáveis fará plano para Santa Casa
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) prometeu anunciar na semana que vem os nomes das pessoas que irão compor o "grupo de notáveis" com a missão de avaliar as condições da Santa Casa de Mogi e pensar no futuro do hospital. A proposta, segundo adiantou Bertaiolli ontem, é elaborar um plano de ações e metas pelos próximos dez anos para que a instituição filantrópica saia da crise financeira e continue como referência em diversos serviços médicos, desde maternidade, ortopedia e pronto-atendimento. 
"A Santa Casa está prestes a completar, no mês que vem, 140 anos de existência. A ideia é que esse grupo de notáveis avalie a atual situação da Santa Casa e ajude a traçar um plano de ação, uma espécie de plano diretor, para dar sobrevida por mais uma década. O hospital é um patrimônio da cidade e todos temos de cuidar e ajudar", afirmou Bertaiolli. 
O prefeito evitou citar nomes ontem, porém, em entrevista recente à Rádio Metropolitana, ele já havia confirmado a participação de ao menos cinco pessoas: o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Airton Nogueira, Reginaldo Abraão, o médico Sidnei Mori, além do secretário-adjunto da Saúde, Marcello Cusatis, e o atual provedor, Mário Calderaro. 
A escolha de Airton Nogueira, segundo justificou Bertaiolli na oportunidade, é em razão de sua experiência administrativa, inclusive, à frente da provedoria do hospital na década de 1990, quando enfrentou uma das maiores crises financeiras do hospital. 
Reginaldo Abraão, coordenador da Associação pró-Festa do Divino Espírito Santo, teria sido escolhido também pela experiência administrativa, enquanto tesoureiro da UMC; já o dono do Hospital Ipiranga, Sidnei Mori, foi convidado em razão dos conhecimentos de gestão hospitalar. Esta, inclusive, é uma das características do secretário-adjunto da Saúde, Marcello Cusatis, que também é um dos diretores do Hospital Santana.


Fonte:Mogi News

Eleições 2012 Região tem mais de 1 milhão de eleitores


Número de votantes é quase 10% maior do que o registrado quatro anos atrás, época em que foram realizadas as últimas eleições municipais
Fábio Miranda
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Maior número de eleitores está em Mogi das Cruzes; Itaquá está em segundo lugar em quantidade; e Suzano na terceira colocação
De acordo com a última estatística divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), existem na região do Alto Tietê 1,03 milhão de eleitores. Os dados são do mês de maio deste ano, o que representa um acréscimo de 9,74% em relação ao mesmo período de 2008, quando houve as últimas eleições municipais.


Segundo a Assessoria de Imprensa do TRE-SP, esses números ainda não são definitivos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve divulgar dos dados finais entre o fim deste mês e julho.


Das dez cidades da região, Itaquaquecetuba é a que mais teve eleitores inscritos. Em 2008, o município tinha em seus registros eleitorais 179 mil pessoas aptas a votar, agora, em 2012, houve um salto de 14% nesse número e a soma total de votantes é de 204 mil. 
A cidade é também o segundo maior colégio eleitoral da região. Essa quantidade possibilita a disputa em dois turnos para ver quem comandará a cidade nos próximos quatro anos, já que ultrapassou os 200 mil eleitores. Para que isso ocorra, o primeiro colocado não pode ter mais de 50% dos votos.


Se Itaquá foi a cidade que inscreveu mais eleitores, Biritiba Mirim foi o local que apresentou o menor crescimento. Com 28,5 mil habitantes, o município registra atualmente 22 mil eleitores. Em 2008, esse número era de 20,6 mil, totalizando um crescimento de 6,6%.


Maioria
O maior colégio eleitoral do Alto Tietê é Mogi das Cruzes. De acordo com os dados do TRE-SP, existem 278 mil eleitores mogianos prontos para votar no dia 7 de outubro, um acréscimo de 9% em relação ao mesmo período de 2008, quando a cidade tinha 255 mil votantes. Assim como Itaquá, Mogi também pode eleger o chefe do Executivo em dois turnos.


Em quantidade de eleitores, Suzano ocupa a terceira colocação, com 195 mil eleitores. Há quatro anos, esse número era de 177 mil. Esse aumento de 18 mil eleitores aponta uma diferença de 10,2%. 
Essa quantidade de pessoas cadastradas nos dois cartórios da cidade deixa os suzanense a 5 mil eleitores de poder decidir em dois turnos o prefeito da cidade e, mantendo esse ritmo, a cidade deve ultrapassar essa marca na próxima eleição municipal, em 2016.


Fonte:Mogi News

Droga estava escondida em buraco



Drogas e revólver estavam escondidos dentro de buraco na cozinha / Foto Reprodução
Carlos Daniel de Souza, de 30 anos, que diz ser pizzaiolo, foi preso na tarde de terça-feira (12), na Rua Santa Virgília, na Vila Nova Estação, pelos investigadores Caio Ewert de Campos e Fábio Ribeiro, do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos). Havia uma denúncia contra ele de ser traficante, a qual foi confirmada pela equipe.
Na casa que seria ponto de venda de entorpecentes, os policiais encontraram um buraco na cozinha, onde estavam acondicionadas diversas cápsulas plásticas vazias próprias para armazenar drogas, três cápsulas e um tablete com crack. O investigador chefe Caio Campos esclareceu que “no buraco coberto por uma lajota ainda encontramos um revólver, de calibre 38, com um projétil. A arma estava com a numeração raspada”. (Laércio Ribeiro)


Fonte:O Diário de Mogi

Mensalão: Ex-relator acusa José Dirceu



José Dirceu é considerado o principal mentor do esquema do mensalão no governo Lula / Foto José Cruz - ABr
O ex-relator da CPI dos Correios (2005-2006), deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), foi à tribuna da Câmara nesta quarta-feira (13) para enumerar o que chamou de "a dúzia de provas" da participação do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT-SP), no esquema do mensalão.
A CPI relatada por Serraglio investigou o esquema entre 2005 e 2006 e sugeriu o indiciamento de Dirceu, dentre outros parlamentares.
Serraglio disse estar "farto da alegação de que o mensalão é fantasia". A gota d'água, segundo ele, foi um artigo publicado nesta terça-feira (12) na Folha de S.Paulo em que o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto defendeu Dirceu.
"Ainda agora assistimos José Dirceu concitando os jovens a se manifestarem diante de sua inocência", discursou o deputado.
O parlamentar listou os seguintes indícios coletados tanto pela CPI quanto pelo processo do mensalão, que poderá ser levado a julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) no segundo semestre deste ano:
1) à época em que Dirceu era ministro, "nada ocorria sem o beneplácito do superministro, como era chamado na imprensa e nos corredores do poder";
2) Roberto Jefferson, líder do PTB, "confessa que tratou por mais de dez vezes do mensalão com Dirceu";
3) o publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza "afirmou que ouviu de Delúbio [Soares, ex-tesoureiro nacional do PT e da campanha presidencial de Lula em 2010], que Dirceu deu "aval' aos empréstimos bancários que alimentaram o mensalão;
4) a mulher de Valério "assentou que Dirceu se reuniu com o presidente do Banco Rural no Hotel Ouro Minas para acertar os empréstimos do banco";
5) Valério "arrumou emprego para a ex-mulher de Dirceu no [banco] BMG em São Paulo";
6) um sócio do publicitário se "tornou 'comprador' do apartamento da ex-mulher de Dirceu em São Paulo";
7) Valério "afirma que foi quem ajustou a audiência entre os diretores do BMG e o ministro Dirceu";
8) segundo Valério, "Silvio Pereira [ex-secretário nacional do PT] lhe disse que José Dirceu sabia dos empréstimos junto aos bancos";
9) a presidente do Banco Rural "declarou que Valério era um 'facilitador' das tratativas com o governo" e "disse mais, que "Dirceu foi a única pessoa do governo com quem ela falou' sobre o interesse do Rural relativo à aquisição de parte do Banco Mercantil de Pernambuco";
10) o ex-deputado Jefferson "afirmou que, por orientação de Dirceu, houve encontro no Banco Espírito Santo, em Portugal, à busca de R$ 24 milhões";
11) o ex-tesoureiro do PTB, "Emerson Palmieri relata que todas as tratativas eram ratificadas, ao final, por Dirceu";
12) a ex-secretária de Valério na agência de publicada em Belo Horizonte (MG), Karina Somaggio, "testemunhou que Valério mantinha contatos diretos com José Dirceu".
Serraglio disse que a CPI ajudou a "abrir o caminho" para a eleição de Dilma Rousseff, em 2010, como sucessora de Lula, ao enfraquecer Dirceu, nome natural dentro do PT, antes do escândalo, para uma eventual candidatura à Presidência.
"De fato, na época, parecia que estávamos sob sistema parlamentarista. José Dirceu, ambicioso superministro, capitão do time, primeiro-ministro, inteligente e mefistofelicamente confinava o migrante de Garanhuns [Lula] à sua dimensão sindical, tutelando-o, como se lho devesse ser o sucessor mais do que natural, inexorável, razão por que já atapetava a caminhada, fazendo-se onipresente e onisciente nas grandes decisões nacionais".
O ex-relator disse que a "CPI dos Correios não se converterá em pizza. Nosso Judiciário não tem vocação para isso".
Durante o discurso de Serraglio, os deputados da base aliada não apareceram para apartes - apenas dois parlamentares se manifestarem, em apoio a Serraglio. (Rubens Valente / Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Mogi terá mais antenas de telefonia



Reunião com empresas de telefonia ocorreu na Câmara de Mogi / Foto Marcelo Alvarenga - Divulgação
Cobrança abusiva, ausência de sinal em bairros periféricos e demora no atendimento. Estas são as principais queixas relacionadas às telecomunicações registradas pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Cidade. Para tentar solucionar parte dos problemas, a Vivo anunciou nesta quarta-feira (13), durante audiência na Câmara, a ativação de mais nove antenas no Município. A reunião foi organizada pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) que, nos últimos meses, tem tratado dos problemas relacionados aos serviços de telefonia fixa e móvel e internet banda larga em Mogi.
Além do presidente do grupo, vereador Jean Lopes (PCdoB), estiveram presentes o coordenador do Procon municipal, Isidoro Dori Boucault Netto, e três representantes da Vivo Brasil, o gerente de engenharia da rede de acesso, Airton Paulo Pastore, a assessora jurídica, Patrícia Barbieri, e Antonio Marcos dos Santos, consultor institucional da empresa. Os demais parlamentares não compareceram. (Lucas Meloni)


Fonte:O Diário de Mogi

Mogi terá 4 mamógrafos públicos



Prefeito visitou o Unica, em Jundiapeba, e anunciou novos equipamentos / Foto Jonny Ueda
Mogi das Cruzes terá quatro mamógrafos públicos. Um novo aparelho para realização do exame, que existia apenas no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e na Santa Casa, foi inaugurado nesta quarta-feira (13) oficialmente na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), de Jundiapeba. A expectativa é de que no máximo em 15 dias outra máquina também entre em funcionamento no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que fará atendimento regional. A expectativa é de que cerca de 500 mogianas realizem o exame mensalmente até que a demanda seja zerada. Um mutirão de conscientização sobre a importância de prevenção do câncer de mama foi lançado oficialmente nesta quarta pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade.
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) visitou a Unica na manhã desta quarta para entrega oficial do mamógrafo, que custou cerca de 150 mil. Ele afirmou que o mutirão da mamografia terá como objetivo conscientizar as mulheres mogianas com mais de 40 anos sobre a importância de realização do exame preventivo a cada dois anos. A ação não tem prazo para acabar e a expectativa é de que a campanha Pense Rosa, que é realizada anualmente no mês de outubro e comandada em Mogi pela presidente do Fundo Social, Mara Bertaiolli, que esteve presente no evento desta quarta, também sirva de estímulo. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi