quinta-feira, 14 de junho de 2012

Segurança Comandante da PM promete enviar coronel definitivo para CPA/M-12


Região receberá, em 30 dias, o novo responsável por desenvolver várias ações de combate à criminalidade
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Audiência sobre segurança foi realizada ontem na Câmara de Mogi com a presença do comandante-geral da Polícia Militar
O comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Roberval Ferreira França, garantiu que, no máximo em 30 dias, o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M-12) receberá um coronel que ficará responsável por desenvolver no Alto Tietê as novas políticas de segurança pública que visam a diminuição dos indicadores criminais.


A promessa foi resultado da audiência realizada na manhã de ontem que contou a presença do deputado estadual André do Prado (PR), presidente da Frente Parlamentar do Alto Tietê na Assembleia Legislativa, e do vereador Mauro Araújo (PMDB). 
Além de definir um comandante para o comando de policiamento, França afirmou que, no começo de julho, visitará Mogi para realizar uma audiência pública a fim de discutir a falta de segurança pública na região. O encontro deverá ter como palco o Centro Municipal de Formação Municipal (Cemforpe). 
"A audiência foi extremamente positiva. O comandante ouviu todas as nossas reivindicações e apresentou propostas. Esse foi o primeiro passo para mudarmos a crise de segurança pública que estamos vivendo", avaliou Mauro Araújo.


De acordo com o comandante da PM, o coronel que assumirá em definitivo o CPA/M da região será "o mais bem conceituado no sistema de avaliação do colegiado", seleção que ocorrerá nos próximos dias e vai criar cinco novos cargos de coroneis. "Comentamos sobre a possibilidade de efetivar o tenente-coronel José Francisco Braga (atual comandante interino do CPA/M), mas ele afirmou que não pode influenciar na decisão do colegiado", disse Araújo.


Durante a visita a Mogi, França vai apresentar o projeto do novo sistema de inteligência policial que pretende implantar neste ano e, ainda, fazer "uma ampla auditoria no comando de policiamento de área de Mogi, para identificar as possíveis dificuldades encontradas para diminuir os índices criminais". 
"Ele disse que deseja trazer para a cidade uma política que tem apresentado excelentes resultados na região do ABCD paulista. Um programa que insere todos os moradores de um bairro no sistema de segurança pública", revelou o vereador.


"Sobre o aumento de efetivo, o comandante disse que em 30 dias precisa apresentar ao governador Geraldo Alckmin o novo organograma da PM. Com ele, cerca de 14 mil policiais que atualmente fazem trabalhos administrativos passarão a fazer patrulhamento nas ruas", informou Araújo, que já se prepara para mais uma importante reunião, desta vez com o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima. O encontro ocorrerá dia 18 de junho.


Fonte:Mogi News