terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Kassab na mira

Kassab na mira


Nota publicada na coluna de Elio Gaspari, na Folha de S. Paulo, de domingo: "O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deve pensar duas vezes antes de pular do DEM para o PMDB. Corre o sério risco de perder o mandato num julgamento do Supremo Tribunal Federal".







Efeito estufa

A provável saída de Kassab do ninho democrata, como a coluna tem falado nos últimos tempos, certamente puxará com ela o prefeito Marco Bertaiolli e muito provavelmente o deputado federal Junji Abe (DEM).







Briga de foice

O que Kassab quer é tomar o controle do DEM para trabalhar por uma fusão com o PMDB e, com isso, evitar questionamentos de infidelidade partidária. Mas uma derrota ocorrida na Câmara dos Deputados, na escolha do líder, na semana passada, mostra que o grupo do prefeito paulistano terá dificuldades para achar o segredo da chave que abra a porta de saída do tumultuado ninho democrata.



Divulgação







Até debaixo d´água

Numa disputa com o presidente nacional da legenda, Rodrigo Maia, Kassab teve de engolir a derrota do candidato de seu grupo à liderança do partido na Câmara Federal, Eduardo Schiarra, por 27 a 11, e assistir à vitória de ACM Neto. Junji, leal ao prefeito paulistano, votou com ele.







PR na fita

A hipótese do PR no destino de Kassab e Bertaiolli, revelada pela coluna na edição de domingo, não está descartada. No âmbito mogiano, quem viu a solenidade de assinatura de convênios no gabinete do prefeito, na sexta-feira, percebeu que o entendimento do prefeito com a cúpula republicana (leia-se Valdemar Costa Neto, Tadeu Candelária, Marcos Damásio e o deputado estadual eleito André do Prado) é ainda mais perfeita que se poderia imaginar.






Araújo na bica

Outro que está na espreita para mudar de partido - exatamente para o PR - é o presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB). Nos eventos em que Boy se apresenta, Araújo demonstra uma sintonia invejável com o deputado, que se reveza em elogios a ele e a Damásio, este tido e havido como o grande adversário da entrada de Araújo no partido.









Mosca na sopa

Mas, para Araújo, o buraco é mais embaixo e independe do destino de Kassab e Bertaiolli. Ele precisa que haja janela partidária para deixar o ninho tucano e não correr risco de ter sua transferência transformada em arma nas mãos de seu maior adversário dentro do partido, o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB).



Jorge Moraes







Nado sincronizado

Se Araújo for para o PR, dificilmente não terá a indicação de Boy para ser o candidato a vice na chapa de reeleição de Bertaiolli. Se não conseguir, Damásio será o nome. É forte a crença de que o atual prefeito, uma vez reeleito, fique somente até 2014, quando se candidataria à Assembleia Legislativa, Câmara Federal ou ao Senado. Quem viver, verá.

De portas abertas

Daniel Carvalho



De portas abertas

O caminho do prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), e, por tabela, do prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (DEM), pode não ser exatamente o da transferência para o PMDB, conforme tem se cogitado nos últimos tempos. O endereço alternativo pode ser o PR, atendendo a convite do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy.



Divulgação





Frutos suculentos

Isso foi revelado pelo presidente estadual do PR, o mogiano José Tadeu Candelária, ao repórter Cléber Lazo, na última sexta-feira, na assinatura de convênios realizada na Prefeitura. Indagado sobre um eventual convite à dupla Kassab-Bertaiolli, Candelária disse que houve, sim, uma abordagem informal e que pode render frutos.









E o Junji?

Não se sabe se, num passe de mágica, o relacionamento cortês demonstrado na inauguração do Terminal Estudantes, há oito dias, entre Boy e o também deputado federal Junji Abe (DEM), pode ter o condão de levar Junji, na mala de Kassab e Bertaiolli, ao convívio partidário republicano, dividindo o teto da legenda com o ex-arqui-inimigo.









Nos tempos da Arena

Boy e Junji foram colegas de Arena, nos anos 70, e de PDS, nos anos 80. Depois, entre 1993 e 1995, compartilharam o PL. Agora, teriam o PR como agremiação comum. Quem conhece bem Junji acha que isso não será possível e que ele, nesse caso, preferirá um voo solo, pensando no retorno à Prefeitura em 2016.









Amigos para sempre

O PDT, da vereadora Odete Sousa, conversa com o PR sobre uma aproximação efetiva para 2012. Com a saída de boa parte dos quadros de candidatos a vereador que deram bom quociente eleitoral para a legenda, como Cabo Chico, o jeito talvez seja colocar Odete, quase sozinha, numa coligação com o PR, e dividir, com os peixes grandes republicanos, as pretendidas seis cadeiras, das 23 disponíveis.







Os quatro grandes

Há, na cidade, alguns grupos políticos de peso: o de Boy é o mais congestionado de lideranças e autoridades, que se confunde com o de Bertaiolli. Junji detém outra esfera de poder, mais sobre o próprio lastro político do que em nomes partidários; o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), outro espaço de poder, mais popular e menos articulado.






Maurício Sumiya


Volta, Damásio!

Há vereadores da Câmara de Mogi que mudaram de ideia e hoje são entusiastas do retorno do secretário de Desenvolvimento, Marcos Damásio, ao mandato parlamentar para disputar a sucessão de Mauro Araújo (PSDB) no fim do ano. Motivo: a capacidade de trabalho e de aparição na Imprensa do suplente Expedito Ubiratan Tobias (PR).









Estrela solitária

Tobias, como se dizia em uma novela da Globo anos atrás, tem em "cada mergulho, um flash". Foi assim na polêmica do toque de recolher, no ano passado, e tem sido assim nas discussões da extensão do trem até César de Sousa. Para um parlamentar, "melhor um Damásio comportado, do que um Tobias que apareça demais".







Divulgação



Pietá em Itaquá

O ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá (PT) estaria trabalhando sua entrada no cenário político de Itaquaquecetuba a partir de uma candidatura à prefeitura da cidade, em 2012, quando o atual prefeito, Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, impossibilitado de concorrer à reeleição, terá de entregar a coroa.









Ponto estratégico

Cidade vizinha a Guarulhos, Itaquá é marcada por um desenvolvimento sem planejamento e um crescimento populacional avassalador, daí o interesse do PT na praça eleitoral. Outro aspecto é a impossibilidade de Pietá tentar retornar à Prefeitura de sua cidade em 2012. Ali, seu colega de partido e atual prefeito, Sebastião Almeida, deverá ter a preferência da reeleição.









Tipo exportação

Outro troca-troca de praça eleitoral é o da família Abissamra, que hoje domina Ferraz de Vasconcelos com o prefeito Jorge (PSB) e que deverá lançar a primeira-dama Elaine Abissamra (PSB), atual suplente na Câmara Federal, à Prefeitura de Poá, num enfrentamento ainda maior do que vem tendo com o atual prefeito da estância hidromineral, Francisco Pereira de Sousa (PTB), o Testinha.