terça-feira, 8 de maio de 2012

Amigos?


Erick Paiatto

Durante a solenidade de inauguração do PSF do Conjunto Toyama, no último sábado, chamou atenção a presença da ex-vereadora Inês Paz (PSOL) ao lado do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Rivais na Câmara Municipal, época em que os dois eram vereadores, e na disputa pela Prefeitura em 2008, Inês e Bertaiolli fizeram as pazes, temporariamente, para comemorar a implantação da unidade de saúde, há tempos reivindicada pela comunidade.
Está explicado...
Inês, que sempre foi oposição e crítica permanente do governo tucano e aliados, na verdade, estava representando o deputado federal Ivan Valente (PSOL), autor da emenda que contribuiu para a construção do posto médico. Bertaiolli, em seu discurso, fez questão de ressaltar e agradecer pelos recursos, conquistados graças ao empenho de Inês enquanto vereadora. Mas frisou: "Foram só R$ 270 mil, os outros R$ 430 mil foram da Prefeitura", disse o prefeito. 
Apartidário 
Em seguida, Bertaiolli voltou a frisar que quando se trata de recursos para a cidade, ele é apartidário. "Meu partido é Mogi das Cruzes, então, vereadora Inês, se o deputado Ivan Valente ou qualquer outro deputado quiser mandar mais um dinheirinho para Mogi, estamos à disposição", brincou. 
Emoção
A presidente da Associação de Moradores do Conjunto Toyama, Irene Torres, não conseguiu conter a emoção em seu discurso. "Foram oito anos de luta por esta conquista. Contei os dias, as horas e os segundos e ainda assim parece um sonho", disse ela, com a voz trêmula. De tanta emoção, teve de ser amparada pelo prefeito.

Fonte:Mogi News

Parcerias PSD, PV e PSB,


Erick Paiatto
As negociações para alianças nas eleições municipais de outubro estão a todo vapor. O vice-prefeito e presidente do diretório municipal do PSDB, José Antônio Cuco Pereira, conversou por um bom tempo ao pé do ouvido com o presidente municipal do PMDB, Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, durante a inauguração do PSF no Cocuera. O teor da conversa, segundo Cuco: a formação do chamado "chapão".
Acordos
Dos partidos com os quais Cuco já  "conversou" estão PSD, PV e PSB, este último do vereador Francisco Moacir Bezerra, o Chico Bezerra. Contudo, o que está certo, segundo o vice-prefeito e que foi adiantado na coluna no último sábado, é a aliança do PSD tanto para a majoritária - repetição da dobradinha  Bertaiolli e Cuco - quanto para a eleição proporcional.

Fonte:Mogi News

Gripe: Mogi vacina mais de 11 mil pessoas


Postos ainda estão atendendo: basta apresentar a caderneta de vacinação ou um documento de identidade
Jorge Moraes

A vacinação contra a gripe é gratuita e continua até o dia 25 em todas as unidades de saúde para idosos, crianças de 6 a 23 meses, gestantes e trabalhadores da saúde
O bom tempo registrado no sábado atraiu um bom movimento aos postos no Dia ´D´ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Mogi das Cruzes. No total, foram imunizadas 11.243 pessoas, o que corresponde a 18,81% do público-alvo, sendo 7.508 idosos, 2.729 crianças, 827 gestantes, 178 trabalhadores da saúde e um indígena. A vacinação é gratuita e continua até o dia 25 de maio em todas as unidades de saúde. 
Um dos postos volantes de vacinação que registrou maior movimento foi o largo do Rosário, no Centro, onde foram aplicadas 1.415 doses. No entanto, a procura foi maior por parte de pessoas com mais de 60 anos e idosos, com 1.207. "O largo do Rosário já está consolidado como um importante ponto de vacinação, mas outros lugares registraram ótimo movimento, como os supermercados", comentou a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em todos os Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Para tomar a dose, basta apresentar a caderneta de vacinação ou um documento de identidade. A Secretaria de Saúde está aproveitando a ida dos idosos aos postos para realizar exames de prevenção do câncer de boca para diagnóstico de possíveis lesões. A prevenção vai até o dia 25 de maio. Além da avaliação realizada pelo cirurgião dentista, a equipe orienta e incentiva as pessoas sobre o método simples de exame para identificar anormalidades existentes na mucosa bucal. Entre as principais causas do câncer de boca estão o uso contínuo de fumo e bebidas alcoólicas, além da exposição solar exagerada e sem proteção.

Fonte:Mogi News

Jardim Aeroporto III


Semae orienta sobre rede de esgoto
Autarquia está fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância da coleta e do tratamento de resíduos
Divulgação

Bairro está passando por obras e receberá rede de coleta e de tratamento de esgoto
Com as obras de urbanização do Jardim Aeroporto III em execução, o Semae vem realizando um trabalho de orientação aos moradores sobre a importância da rede de esgoto e de sua utilização correta. Um exemplo são as ligações da água da chuva, que não devem ser conectadas no sistema de esgoto, o que aumenta os riscos de entupimento, vazamento e retorno dos detritos para dentro das casas.

O engenheiro Odokar Douglas Magalhães, responsável pelo Setor de Manutenção de Esgotos do Semae, lembrou que este tipo de ligação existe em muitos locais da cidade. "Muitas vezes, as pessoas nem percebem que isso existe na casa, por isso, orientamos os moradores a fazer uma inspeção simples para observar o sistema. Caso haja esta ligação, é preciso fazer sua separação o mais rapidamente possível", explicou.


Na prática, segundo Magalhães, basta que o morador veja o sistema de calhas e identifique para onde a água é conduzida. O correto é que a água saia na sarjeta e, de lá, para os bueiros - que fazem parte do sistema de escoamento de águas pluviais. Há casos, porém, em que os canos que saem das calhas são conectados diretamente na rede de esgoto. Quando isso acontece, o volume de líquido sobrecarrega a rede.


O sistema de esgoto não é projetado para receber este volume extra e, por isso, acontecem os vazamentos. Outra ocorrência comum é o retorno dos detritos para dentro das casas, em ralos ou vasos sanitários. Isso acontece, principalmente, quando o esgoto e a água da chuva encontram uma curva de 90 graus na tubulação. Magalhães disse que os funcionários do Semae têm percorrido as ruas do bairro e orientado os moradores sobre esta situação. 
Durante a época de chuvas mais intensas, as consequências das ligações irregulares são mais visíveis. Durante o verão, segundo o engenheiro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Semae passa a receber um volume 53% maior de material.


Fonte:Mogi News

Polêmica Conselho de Ética da Câmara é a favor da cassação de Pedro Komura


Parlamentar mogiano é acusado de manter um funcionário fantasma em seu gabinete, na sede do Legislativo
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Nogueira preside o conselho
O Conselho de Ética da Câmara Municipal apresentou parecer favorável ao pedido de cassação do mandato de Pedro Komura (PSDB). O parlamentar é acusado de manter um funcionário fantasma no gabinete.

O posicionamento será apresentado em plenário e, caso seja acatado pela maioria dos vereadores, uma Comissão Parlamentar de Investigação Processante, composta por três membros, será criada. Caberá a este grupo analisar a denúncia e propor a cassação. A escolha dos integrantes, se houver necessidade, será feita aleatoriamente, por sorteio. Apenas Komura e o presidente do Legislativo, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, são impedidos de participar. 
O chefe dos trabalhos de investigação será definido em comum acordo entre os participantes. Ainda não há data para o parecer ser colocado em análise durante uma sessão ordinária. Se o plenário não acatar o parecer, ele poderá ser arquivado ou encaminhado novamente ao Conselho de Ética.


O texto assinado por Protássio Ribeiro Nogueira (PSD), que preside o grupo, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, e Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, e encaminhado à Presidência da Câmara na tarde de ontem, revela que "as alegações de que o servidor nomeado pelo vereador é funcionário fantasma, pois ninguém o conhece, e que ele não dispõe de tempo para desempenhar tal função, por ser presidente da Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), e, ainda, de haver conluio para que houvesse o pagamento dos vencimentos em troca de apoio da entidade perante a colônia japonesa visando à reeleição, são denúncias graves que merecem ser investigadas".


O presidente do Conselho justificou o posicionamento: "Precisamos dar chance de defesa ao acusado. Agora, caberá ao vereador apresentar as provas necessárias", afirmou.


O discurso está afinado à análise de Komura. Ele "comemorou" o parecer favorável e disse que "agora, poderá se defender das acusações", que considera de caráter político. 
"O meu funcionário (Kyoji Nakayama) não tem remuneração do Bunkyo e as reuniões da associação ocorrem duas vezes por semana e apenas no período noturno", disse. A representação contra o tucano foi apresentada pelo advogado mogiano Delmiro Gouvea.


Emília
O pedido de cassação contra Emília Letícia Rossi Rodrigues (PTdoB) por falta de decoro resultou em um parecer diferente do colega Komura. 
O Conselho de Ética indica que "a mesa diretiva aplique uma pena de censura (uma espécie de advertência por escrito), para que o ocorrido não se repita". O posicionamento, apresentado na tarde de ontem, também precisará de aprovação em plenário.


Emília, ao participar da inauguração do Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) de Mogi, evento que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), "quebrou o protocolo" e pegou o microfone, sem autorização, para defender o Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías, de propriedade de seu marido. A instituição sofria um processo de descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), situação que viria a se confirmar dias depois.


Fonte:Mogi News

Delta aumenta desgaste a Cabral



MEDIDA O procurador Gurgel decidirá se pede ou não abertura de investigação contra Cabral no STJ 
Elza Fiuza - Abr

RIO
Além da preocupação com uma possível convocação para depor na CPI do Cachoeira, o governador Sérgio Cabral (PMDB) tem uma nova dor de cabeça: o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu informações sobre contratos da construtora Delta com o governo do Estado a três órgãos de fiscalização. Com base nas respostas, Gurgel decidirá se pede ou não abertura de investigação contra Cabral no Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Em entrevista ontem, o procurador-geral disse que "é um momento absolutamente preliminar" e que "não há anda qualquer iniciativa para instauração de inquérito". Gurgel informou que pediu informações à Controladoria Geral da União (CGU), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro. Por meio da assessoria de imprensa do governo, Cabral disse apenas que reafirma o respeito ao Ministério Público.


Envolvidos na operação para, em parceria com o PT, evitar a convocação de Cabral na CPI, os principais líderes do PMDB reconhecem que o desgaste do governador é grande. Normalmente distante das questões partidárias, Cabral se aproximou dos companheiros de legenda no esforço para evitar que as relações de amizade com o dono da Delta, Fernando Cavendish, ganhem contornos de escândalo nacional, se chegarem à CPI.


Em conversa com peemedebistas como o vice-presidente Michel Temer, o presidente do Senado, José Sarney, os líderes no Senado, Renan Calheiros, e na Câmara, Henrique Alves, e o ex-líder do governo no Senado, Romero Jucá, Cabral disse que se trata de uma questão local com o adversário Anthony Garotinho, deputado (PR-RJ) e ex-governador que tem publicado diariamente fotos das viagens suntuosas de Cabral, Cavendish e suas mulheres e denúncias contra o governador.


Sérgio Cabral assegurou aos peemedebistas que não tem qualquer ligação com o contraventor Carlos Cachoeira, preso na Operação Monte Carlo, e disse estar à disposição do partido para qualquer esclarecimento. Um dos objetos de investigação da Polícia Federal e agora da CPI são as relações entre Cachoeira e a Delta.


O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra, reagiu ao que definiu como um acordo que começa a se desenhar entre peemedebistas e petistas para preservar Cabral e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Para Guerra, Cabral, Agnelo e o tucano Marconi Perillo, governador de Goiás, devem ser ouvidos na CPI.


"A investigação não pode ser regional. Tem que ouvir Marconi, Agnelo, Cabral. Se a situação de Cabral é diferente em relação aos outros, melhor para o Cabral e para o Rio de Janeiro. Ou a CPI investiga de verdade ou vai se distrair com a investigação já feita dos telefonemas do contraventor", disse o tucano.


Para Guerra, "o governo, o PMDB e o PT estão juntos para não investigar e já conseguiram deixar os governadores fora do primeiro round".


Fonte:O Diário de Mogi

Desembargador ouve pedidos de melhorias para a Justiça

O desembargador Sidney Romanos dos Reis, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com poderes de fiscalizador, visitou o Fórum de Mogi das Cruzes, na última sexta-feira, onde conversou com juízes, oficiais de cartórios e representantes da 17ª Subseção de Mogi da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na reunião com os advogados Ademir Falque e Edson Vander Porcino, secretário e secretário-geral adjunto, respectivamente, o desembargador que atuou como juiz de Direito em Mogi, na década de 80, ouviu inúmeras reivindicações. A primeira delas foi um planejamento a ser feito pelo TJ para garantir mais funcionários para garantir o funcionamento adequado do futuro Foro Distrital de Braz Cubas, a ser inaugurado no segundo semestre de 2013, já que sem isso, o setor administrativo-judiciário correria o risco de continuar comprometido. Os advogados também reivindicaram funcionários e estrutura para a Vara da Fazenda, quando houver sua transferência para a atual Casa da Agricultura. Ao ouvir tais pedidos, o desembargador ligou para o TJ e solicitou que eles fossem registrados para que pudesse dar andamento às solicitações. Entre elas, incluiu-se a possibilidade de se instalar um Fórum em Guararema, onde a Prefeitura se dispõe a construir um prédio para o Judiciário. Sidney Romanos dos Reis reclamou dos problemas orçamentários enfrentados pelo Judiciário e disse "ter muito carinho pela Cidade", onde foi juiz em 1983. "Salientamos a ele todo o trabalho que o prefeito de Mogi realizou em relação ao Foro Distrital de Braz Cubas e a iniciativa de destinar um prédio próprio para a Vara da Fazenda Pública", relatou Falque, otimista com a interferência do desembargador na busca de soluções para problemas do Judiciário local.


Fonte:O Diário de Mogi