quinta-feira, 4 de outubro de 2012

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DO RESPEITO AS PESSOAS DO BEM


Denúncia alerta sobre portaria irregular
Jorge Moraes

Entrada: Segundo moradores, local ainda recebe resíduos
Embora esteja impedida de receber resíduos vindos de outros lugares, há informações de que a Empreiteira Pajoan esteja burlando a proibição ao instalar uma nova portaria em outro ponto do aterro para a entrada de caminhões.

A denúncia partiu dos moradores do Jardim Amazonas, em Itaquaquecetuba, para onde a suposta entrada foi alterada. A portaria oficial da empresa está localizada no Jardim Joseli, também em Itaquá.

Os habitantes do Amazonas levaram o problema até a Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade. "Essa denúncia chegou para nós pelos moradores que diziam haver movimentação de caminhões no local e que eles inverteram a portaria para continuar mandando terra para dentro da Pajoan", explica o advogado que faz parte da comissão da OAB, Gustavo Ferreira. 
O defensor conta que acionou a polícia para que a situação fosse verificada. "Eu mesmo acionei a Polícia Militar Ambiental informando que a Pajoan estaria recebendo terras de outros lugares e depois reclamei isso junto a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo)", reforçou.

Em nota, a assessoria de Imprensa da Cetesb confirmou o recebimento da denúncia feita por Ferreira. "Em relação a denúncia do advogado Gustavo Ferreira, a CETESB informa que tem inspeção técnica agendada para breve a fim de averiguar o caso", informou o departamento de Comunicação da estatal.

Histórico
Caso a denúncia se confirme, essa não será a primeira vez que o aterro será penalizado pela Cetesb. Em abril de 2011 a empresa foi autuada por meio de 20 advertências, 36 multas e um embargo determinando a paralisação de supressão de vegetação nativa na área, além da interdição das atividades de disposição de resíduos.

As multas somadas já chegam a mais de R$ 1 milhão. Conforme o DAT apurou, valor nunca foi pago. (F.M.)

Fonte: JOSÉ GUSTAVO FERREIRA DOS SANTOS FERREIRA