terça-feira, 22 de março de 2011

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) rebateu as críticas feitas pelo deputado federal Valdemar Costa Neto


Destaques:
O deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy, comandante do PR, soltou a língua em uma entrevista à jornalista Marilei Schiavi.O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) rebateu as críticas feitas pelo deputado federal Valdemar Costa Neto

Metropolitana na Comunidade desta semana será no Residencial Itapety. Reportagem de Marcio Nogueira.

Aos 93 anos, morre dr. Limongi, um "conselheiro" dos políticos mogianos

Aos 93 anos, morre dr. Limongi, um "conselheiro" dos políticos mogianos
Apaixonado pela educação e pelo Direito, o advogado e ex-vice-prefeito sempre foi referência para os mogianos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Doutor Limongi era considerado uma inspiração para os políticos mogianos e deixou a sua marca no desenvolvimento da cidade
O advogado José Limongi Sobrinho, de 93 anos, morreu na madrugada de anteontem depois de passar quase três meses internado no Hospital Ipiranga. Dr. Limongi, como era conhecido, estava muito debilitado. A causa da morte não foi revelada. Viúvo, ele completaria 94 anos amanhã e deixa uma filha e três netos.
Nascido em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, e formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, era considerado o "conselheiro" de muitos políticos da região, devido à sua experiência, e um dos rotarianos mais atuantes na cidade.
Dono de uma oratória como a de poucos, foi responsável pela fundação do curso de Filosofia na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em 1966, ao lado de Padre Mello. Além de advogado, foi professor, formado pela Escola de Magistério do Estado, e só parou com as aulas ao se aposentar, depois de 30 anos dedicados à profissão. A vida inteira conciliou o Direito e a educação, suas grandes paixões.

Limongi foi vice-prefeito na primeira gestão de Waldemar Costa Filho, em 1969. Devido ao magistério, deixou o posto para criar e assumir a Secretaria Municipal de Educação, onde permaneceu ao longo dos quatro mandatos de Waldemar. Ele era o responsável por escrever os discursos do ex-prefeito.

Em Mogi, dr. Limongi também enfrentou a maior tragédia da vida: a morte de dois dos três filhos. Na década de 1970, um sábado de carnaval, ele e os jovens voltavam de São Paulo, pela rodovia Mogi-Suzano, quando um caminhão colidiu com o carro em que estava família. Os dois jovens morreram.
O pai estava no banco do passageiro, se feriu e foi obrigado a velar os dois filhos.


OAB
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares Junior, frisou que Limongi tinha um extraordinário conhecimento jurídico. "Uma perda muita grande para a cidade", classificou o amigo.

Fonte:Mogi News

Bertaiolli optou por Kassab. Agora falta saber como Alckmin reagirá

Ao se comprometer publicamente que trocará o DEM pelo PSD, o novo partido que está sendo criado por Gilberto Kassab e Guilherme Afif Domingos, o prefeito de Mogi Marco Bertaiolli dá um dos passos mais delicados de sua recente carreira política. Em nome da lealdade a Kassab e Afif, o chefe do Executivo mogiano alega que não poderia deixar na mão seus antigos aliados políticos e amigos pessoais. Trata-se, diz ele, de uma questão de sobrevivência política para os antigos líderes democratas e, por isso, tornou-se indispensável todo apoio a eles num momento em que a permanência no DEM – um partido fragilizado pelos resultados das últimas eleições e por evidentes divisões internas – acabou ficando inviável, especialmente para Kassab, que tentou, sem sucesso, outras alternativas para trocar de partido. Mas se Bertaiolli demonstrou lealdade e firmeza em relação aos velhos aliados, também abriu um flanco aparentemente perigoso no relacionamento com o governo estadual. Candidato natural à reeleição, o governador Geraldo Alckmin já sabe que poderá ter Kassab como adversário em 2014. Assim como seus aliados. Bertaiolli está, portanto, numa espécie de fio da navalha, pois terá de dar explicações a Alckmin sobre sua decisão e, ao mesmo tempo, tentar convencê-lo de sua lealdade ao atual governo. Resta saber como Alckmin reagirá a tal situação. Afinal, o prefeito precisa mais do governo estadual que o contrário. Ainda é cedo para se dizer até onde chegarão os efeitos da criação do novo partido. O tempo ficará encarregado disso. Política, dizia o velho político mineiro, é igual nuvem: você olha, está de um jeito e quando olha de novo, já mudou completamente. A princípio, a situação do prefeito é delicada. Resta esperar as reações de Alckmin para se avaliar até onde poderão chegar os desdobramentos da criação do PSD.

Fonte:O Diário de Mogi

Valdemar e as polêmicas

Valdemar e as polêmicas
Marilei Schiavi
Eis a carta: "Bom dia, Marilei. Tudo bem!? Parabéns pela nova coluna no Mogi News. Fiquei feliz ao ler o jornal de domingo. Bom saber que o cantinho da terça-feira ficará em boas mãos. Sucesso sempre! Ale Rocha - jornalista, crítico de televisão do Yahoo!"
Começo o meu primeiro artigo, agradecendo o Ale Rocha pela amizade e carinho. Com as boas vibrações que ele me mandou por e-mail, fico ainda mais animada para escrever. Sei que não é fácil assumir o lugar dele e enfiar a "Boca no Trombone", mas prometo que vou tentar representá-lo muito bem nessas importantes linhas. Obrigada ao Sidney Antonio de Moraes e estendo ao Marcio Siqueira os meus agradecimentos pela confiança e parceria. Primeiro artigo, não é fácil escolher o tema.

Fiquei imaginando qual assunto seria mais relevante abordar hoje. Visita de Barack Obama ao Brasil ou a crise na Líbia, com a derrocada de Muamar Kadafi? Ou me enveredar pela política nacional, com a saída de Gilberto Kassab do DEM para o PSD - Junji Abe e Marco Bertaiolli vão com ele, mas o Estevam Galvão que é líder do DEM na Assembleia Legislativa diz que vai esperar, porque não fica bem, sendo líder do DEM, largar o partido assim.

Mas preferi ficar aqui em Mogi, nos melhores momentos da entrevista do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, estão no meu site www.marilei.com.br. O deputado Boy concedeu entrevista de 1h45 minutos e falou de vários assuntos polêmicos, desde "namoro firme", passando por mensalão, até chegar à região. Contou que, para o Tiririca parar de votar errado, colocou um parlamentar para colar nele na hora das votações. Teve mais: que ele entra pela garagem na sala da presidente Dilma Roussef, que essa história de aeroporto no Alto Tietê está longe de virar realidade e mais: trem até César?: "Muito difícil isso acontecer".

Do deputado federal Junji Abe, Boy disse que ajudou na eleição contra o Chico Bezerra e nunca recebeu nem muito obrigado. Ele disse ainda que Mogi poderia ter recebido mais verbas federais se o Junji estivesse ao seu lado. A resposta do Junji vai ao ar hoje às 8 horas da manhã na Metropolitana.
O ponto alto da entrevista? Quem leu o Mogi News no sábado já sabe das críticas ao deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS). E a resposta do Gondim? Foi ontem, ao vivo, no Radar Noticioso e também está no meu site.
O ponto alto da entrevista? Boy disse: "Gondim não tem linha política e não representa nada. É zero". Gondim respondeu ontem: "Sou zero em corrupção, zero em mensalão, zero em ter rabo preso com o governo". Acompanhe esta coluna. Você vai saber dos "babados" quentíssimos da semana...

Fonte:Mogi News

Escritório político

Escritório político
Maurício Sumiya
O vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) inaugurou ontem pela manhã um escritório político para manter uma ligação mais próxima com a população de Jundiapeba. A ideia é utilizar o escritório para promover palestras sobre diversos temas e oferecer serviços de utilidade pública, como local para receber reclamações da comunidade. A sede funciona na rua Benedito Souza Branco, 540, em Jundiapeba, das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, serão realizados eventos e atendimentos até o meio-dia.
Fonte:Mogi News

Bertaiolli e Junji afirmam que nova legenda PSD "já nasce grande"


Política
Bertaiolli e Junji afirmam que nova legenda PSD "já nasce grande"
Eles participaram ontem, na capital paulista, do manifesto de adesão e criação do Partido Social Democrático
Bras Santos
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Bertaiolli ficou ao lado de Kassab durante o lançamento oficial do Partido Social Democrático, na Assembleia Legislativa, e discursou sobre a criação da legenda
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, e o deputado federal Junji Abe assinaram ontem, na capital, o manifesto de adesão e criação do Partido Social Democrático, que está sendo fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Durante a cerimônia política, realizada na Assembleia Legislativa, as duas lideranças mogianas disseram que o novo partido já nasce grande e que a possibilidade de a nova legenda se fundir ao PSB (como se cogitou nas últimas semanas) estaria praticamente descartada. Kassab, que comandou os trabalhos ao lado do vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos, disse, ao final da reunião, que atraiu ao menos 300 pessoas e que o PSD não se fundirá com o PSB ou com outros partidos.

Ao participarem da solenidade, o prefeito Bertaiolli e o deputado Junji tornaram-se fundadores do PSD em São Paulo. Outras 11 lideranças políticas (deputados, prefeitos, secretários municipais e o ex-governador Claudio Lembo) também assinaram o manifesto, que pede à Justiça Eleitoral a criação do partido.

"Estou ingressando nesse novo partido por lealdade (a Kassab e a Afif). Acredito que poderemos contribuir para o desenvolvimento do nosso País. Será um grande desafio", argumentou Bertaiolli, que foi chamado ao palanque para assinar o documento em favor da implantação do partido e discursou para o auditório, que ficou totalmente lotado. O prefeito da maior cidade do Alto Tietê disse que a sua transferência do DEM para o PSD não provocará nenhuma alteração no cenário político de Mogi. "Estamos chegando para acrescentar", disse.
Junji destacou que o desafio de implantar um novo partido foi sua motivação maior: "Esse partido já está nascendo grande e com ele vamos trabalhar em favor do desenvolvimento do Brasil. Já não existe mais aquela divisão entre esquerda e direita. Hoje, a população precisa de bons gestores e é isso que o PSD vai oferecer", garantiu.
De acordo com Junji e Bertaiolli, a criação definitiva do partido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá levar pelo menos 90 dias. Nos próximos dias, deverá ser divulgado como será a filiação ao novo partido em Mogi.


Assinaturas
O ato político serviu de largada para a coleta de cerca de 500 mil assinaturas em todo o País a favor do PSD, um dos requisitos exigidos pela Justiça Eleitoral para a criação de um partido. Esses apoios serão buscados em nove Estados. O trabalho para criação do partido começou no domingo, quando Kassab promoveu na Bahia o mesmo evento realizado ontem na capital. Goiás e Minas Gerais deverão ser os próximos Estados visitados.

Fonte:Mogi News

Gondim responde

Daniel Carvalho/ Osvaldo Birke


Gondim responde
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) foi ontem à Rádio Metropolitana para responder às críticas feitas a ele, na sexta-feira, pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy. Gondim disse que teve votação expressiva mesmo quando foi derrotado por Marco Bertaiolli, em 2008, e afirmou que, ao contrário do que foi dito por seu atual desafeto, tem prestígio comprovado pela maior votação obtida na cidade no ano passado. 


Gondim prefeito
Gondim aproveitou a oportunidade e, praticamente, lançou sua candidatura a prefeito em 2012. Ele afirmou que não se importa em perder eleições - como ocorreu em 2004 e em 2008 - e que prefere que seja assim se a condição para vencer for ter de ficar com o "rabo preso". Prometeu melhorias no transporte coletivo e na saúde.




Junto e misturado
Divisão curiosa: Sane Rose Nascimento Costa, ex-assessora de Gondim, é hoje quem coordena os encaminhamentos de saúde do deputado estadual André do Prado (PR), num escritório montado nas proximidades do Largo do Carmo, em Mogi. No mesmo escritório, seu marido, Francismário Costa, o Farofa, dá expediente na mesma área para o também deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM).




Dia do fico
Estevam, por sua vez, desfez o mistério quanto à sua transferência do DEM, partido do qual é líder na Assembleia Legislativa do Estado, para o PSD, nova legenda que será fundada pelo prefeito da capital, Gilberto Kassab, e pelo prefeito Marco Bertaiolli. O ex-prefeito de Suzano vai, por enquanto, ficar no DEM.




Vou - não vou
Segundo Estevam, no exercício de comando da bancada dos democratas no Legislativo paulista, não fica bem, sem um estudo e justificativas maiores, deixar o partido. Isso quer dizer que ele espera o procedimento de fundação da legenda de Kassab para depois avaliar se vai junto.




Porto seguro
Como primeiro homem do DEM na Assembleia, Estevam é pessoa de confiança do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e, mesmo se mudar de partido, irá continuar sendo assim. Governista por convicção, ele nunca fará oposição a Alckmin. A dúvida é saber se Estevam entra ou não no barco do PSD.




Questão de tempo
O PSD, anunciado ontem em grande estilo por Kassab na Assembleia Legislativa do Estado, corre contra o relógio. É o que afirma a coluna "Direto de Brasília", assinada por João Bosco Rabello, que vê uma série de prazos legais que deverão ser cumpridos até setembro para liberar a legenda a concorrer nas eleições municipais de 2012. Outra questão aberta é o tempo de TV da nova agremiação, ainda uma incógnita.
Amilson Ribeiro/ Divulgação


Articulador - I
Deu no painel da Folha de S. Paulo de ontem: "Marco Bertaiolli, prefeito de Mogi das Cruzes, foi escalado para tentar atrair os 70 prefeitos paulistas do DEM ao novo partido de Gilberto Kassab". 


Articulador - II
A Folha arremata com a seguinte nota: "Para inspirar confiança, Bertaiolli assegura que a sigla estará na base de Geraldo Alckmin (PSDB) e fará coligações que garantam tempo de TV a quem postular a reeleição em 2012. O primeiro desafio será convencer Dárcy Vera, de Ribeirão Preto, inclinada a permanecer no DEM".




Sebá novo
Ricardo Ferreira de Paula, o Ricardo Sebá, é o novo dono do PSL mogiano, antes pertencente ao médico Otto Fábio Flores de Rezende. Sebá, que foi candidato a vereador em 2008, promete um partido jovem e competitivo para 2012.

Fonte:Mogi News