terça-feira, 24 de maio de 2011

Anúncio de empreendimento valoriza imóveis do Mogilar



Anúncio de empreendimento valoriza imóveis do Mogilar

Uma casa do Bairro do Mogilar que estava sendo vendida, num sábado, por R$ 210 mil, chegou na segunda-feira seguinte valendo R$ 280 mil. Tamanha valorização ocorreu por conta de um só motivo: o anúncio da compra de parte da área do Centro Esportivo da UMC pela Helbor Empreendimentos Imobiliários, que promete transformar o local num condomínio fechado com áreas residenciais e comerciais. Ainda que o projeto definitivo para ocupação do amplo espaço ainda não tenha sido anunciado, a valorização dos imóveis localizados nas proximidades já é uma realidade, como assegura o corretor Eduardo Gomes, da Eduardo Imóveis. Segundo ele, o índice de valorização alcançado pela casa acima citada está dentro das perspectivas futuras para aquela região da Cidade. "O Mogilar é um dos bairros residenciais com maior valorização na Cidade", afirma Gomes, ao citar o local com um dos menores índices de resistência por quem procura um imóvel para se morar na Cidade. O fato de o Mogilar ser um local totalmente plano, livre das enchentes que o atormentava décadas atrás, de fácil acesso e bem servido de infraestrutura, leva corretor a prever que, se mantidas as atuais características, "aquele será um dos melhores lugares para se viver em Mogi nos próximos 50 anos". Gomes lembra que além da área da UMC e da antiga Caric – hoje pertencente a dois empresários de Suzano -, não há mais espaços disponíveis para grandes empreendimentos imobiliários.


Ferrovias

Bem que o deputado federal Junji Abe tentou, mas não foi possível trazer para Mogi a reunião da Frente Parlamentar das Ferrovias para discutir o transporte de cargas e de passageiros na Região Sudeste do País. A falta de recursos para cobrir os custos de um evento como esse em um espaço particular e as dificuldades para a vinda de representantes do governo estadual indicam que o evento do próximo dia 17 deve ficar mesmo para a Capital, em local a ser definido.


Sensorial

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Comerciários de Mogi irão promover, amanhã, na sede da entidade mogiana, à Rua Antonio Meyer, 92, no Jardim Santista, um café sensorial. O evento que irá tratar da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho terá palestra de especialista e deve definir os futuros encaminhamentos para a concretização da proposta.


Novo livro

A jornalista Sandra Regina dos Santos, de Arujá, lança nesta sexta-feira o seu novo livro. "Sementes de Esperança", com mensagens positivas para os leitores, será apresentado ao público a partir das 18h30, na Associação Cultural de Arujá (Kaikan), à Rua Adília Barbosa Neves, 887, no Bairro de Jordanópolis.

"Atraso"

Do advogado Nilton Montemor: "Comentando a coluna de sábado sobre o filme ‘Piratas do Caribe IV’, vale lembrar que além do atraso em nossas salas de cinema, sem efeitos especiais ou 3D, podemos desfrutar também das dependências de nosso Shopping sem ar condicionado, visitando as inúmeras lojas fechadas e ainda pagar mais caro para estacionar nossos carros em pátio de terra. Ah! mas como cortesia concorremos a um seqüestro-relâmpago para justificar o aumento".  

Fonte:O Diário de Mogi

Boca no trombone: Epitáfio


Boca no trombone:
Epitáfio
Marilei Schiavi
Você já parou para pensar o que escreveria em seu epitáfio? Isso mesmo, o que escreveria no seu túmulo, na sua tumba? Li alguns epitáfios de personalidades ainda vivas declarando o que gostariam de ver gravado em seus túmulos.

O grande humorista Chico Anysio, que andou adoentado, escreveria: "E agora, vão rir de quê?". O músico do Ultraje a Rigor declarou que quer escrever o seguinte quando morrer: "Te espero lá!". Jô Soares escrachou consigo mesmo: "Enfim, magro" e do autor do livro "O que é morte", José Luiz Maranhão, "Morri de tanto viver". Falar de morte parece meio fúnebre, mas como diria minha falecida mãe, Eunice, "para morrer, basta estar vivo". Mas só quando a morte bate perto da nossa vida é que ficamos cientes do quanto somos frágeis diante do sopro divino. Independe da sua religião, mas quando lidamos com a morte sempre nos perguntamos o que é o espírito, a alma, a essência da centelha divina, não é verdade?
Uma amiga me perguntou ontem, porque eu escrevo uma coluna de mensagens positivas, de autoestima e para elevar a vida das pessoas no DAT e respondi que nós temos de fazer a diferença pelo menos uma vez ao dia. Quando ouço alguém dizendo que leu a coluna e gostou do que escrevi ou que ouviu na Rádio Metropolitana e gostou de um debate. Ou até mesmo que me viu na TV Mogi News, penso que estou fazendo a minha parte.
Hoje, aproveito em um trecho a licença poética que dizem ser de Pablo Neruda para deixar uma mensagem que ponho na minha cabeceira para nunca cair na mesmice do dia a dia.: "Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente quem destrói o seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto,quem não muda de marca , não se arrisca a vestir uma nova cor , ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.

Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco,e os pontos sobre os ´is´ em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho nos olhos, sorrisos dos bocejos,corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.

Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade...".


Marilei Schiavi
é jornalista, radialista e diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana.

Fonte:Mogi News

Chico privatista

Amilson Ribeiro


Chico privatista 
O vereador Chico Bezerra (PSB) lançou a ideia de privatização do Serviço Municipal de Água e Esgoto na semana passada. Experiente, Chico, que pertence ao Partido Socialista Brasileiro, não pensou duas vezes em fugir do estatismo e logo propor a "privataria" de uma autarquia que, desde os anos 60, presta relevantes serviços a Mogi das Cruzes, mas que, desde 2005, como um navio velho, com a proa furada, faz "água" e vem afundando a olhos vistos. 


Potência moral 
Patrimônio de Mogi, o Semae foi muito forte, uma espécie de joia da coroa, nas quatro administrações de Waldemar Costa Filho, sob a batuta de Roberto Gomes de Faria. Sua existência e vigor financeiro fez, durante décadas, com que o ímpeto poderoso da Sabesp em comprá-lo fosse deixado de lado pelos prefeitos que se sucederam e entremearam as administrações de Waldemar.
Daniel Carvalho


Junji é testemunha 
Para se ter uma ideia do que era o peso do Semae, o hoje deputado federal Junji Abe pode atestar que teve sérias dificuldades em vencer o segundo turno de 2000 em razão de um boato de que, uma vez eleito, venderia a autarquia. Junji teve de rasgar uma conta de água da Sabesp em seu programa no horário eleitoral de TV para estancar a sangria de votos. Não por coincidência, seu adversário na época era exatamente Chico Bezerra. 


Padre Melo 
Bem antes do episódio, uma série de tratativas de privatização do Semae foram feitas na administração Manoel Bezerra de Melo, o Padre Melo, no ano de 1995, mas naufragou porque, diante de qualquer possibilidade de transferir os serviços - que eram excelentes - de abastecimento a terceiros, a população reagia indignada e a Câmara da época, com medo do desgaste, abortava o tema antes mesmo dele entrar em pauta de votação. 
Divulgação


Abacaxis 
Hoje, no entanto, os tempos são outros. O Semae dá à seção Megafone do Mogi News 80% de suas reclamações. São vazamentos de água em todos os cantos, esgoto que brota do asfalto, falta de água constante na periferia e em bairros nobres, adutoras que estouram e interrompem o fornecimento do chamado "líquido precioso", que chega com terra muitas vezes e amarelada em outras, enfim uma série de transtornos, cada vez mais incontroláveis e caros. 


Fumo de corda 
Soma-se a isso as fraudes ocorridas em licitações da autarquia recentemente, que são motivos da investigações do Ministério Público, da queda de diretores, de um rombo reconhecido pela Prefeitura e de mais dificuldades para juntar moedinhas que possam dar ao Semae a possibilidade de se modernizar, ampliar a rede ao ponto de acompanhar o crescimento do município, enfim, um parto a fórceps.



Socialista cristão 
Aí chega Chico, um "socialista", ex-oposicionista, que hoje cerra fileiras com a administração do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) e joga na opinião pública um tema polêmico demais. Uma pergunta fica no ar: se o Semae fosse privatizado ou anexado à Sabesp, acompanharia a perversa tendência de uma política de tarifas ainda mais extorsiva do que a atual? Oremos. 


Heródoto no Estadão 
O caderno de TV do Estadão de domingo trouxe em sua capa e em outras duas páginas uma ampla entrevista com o novíssimo apresentador do Jornal da Record News, o jornalista "mogiano", também colunista e articulista do Mogi News, Heródoto Barbeiro."Mogiano", nem tanto, mas inteiramente "taiaçupebense", com seu sítio encravado na Mata Atlântica e seu trabalho cidadão como patrono informal da Sociedade Amigos de Taiaçupeba. 


Quilômetros rodados 
A matéria cita a larga biografia jornalística de Heródoto, suas décadas de Rádio CBN e TV Cultura, e a intenção da Record em agregar credibilidade a partir da aquisição do passe do apresentador. Fala também da cláusula assinada com a emissora que lhe dá a garantia de liberdade editorial e de expressão.



Nomes variados 
"Já me chamaram de Heráclito, Herodes, Herodôto e até Aeródromo Carneiro", revela o jornalista, que hoje publica seu artigo na coluna Tribuna, logo aí na frente, na página 4.



Hospital Waldemar
Homenagem do prefeito Bertaiolli ao deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, principal responsável pela construção de dois viadutos sobre a linha férrea e do Hospital de Brás Cubas: denominar o futuro estabelecimento de saúde de "Prefeito Waldemar Costa Filho", pai de Boy e que comandou quatro administrações na cidade.
 

Fonte:Mogi News

Profissionalização: Mogi deve ter Instituto Federal até o fim do ano

Profissionalização:
Mogi deve ter Instituto Federal até o fim do ano
Primeiro curso será de Saneamento Básico e as aulas devem começar no 1º semestre de 2012. Prédio para a instituição será apresentado em breve
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Prefeito deu a notícia durante cerimônia que contou com a presença de representantes da União
Até o fim deste ano, Mogi das Cruzes deve ser contemplada com uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O primeiro curso da unidade será o de Saneamento Básico. As tratativas entre a Prefeitura e a União para a implantação já tiveram início e, nos próximos meses, a administração municipal deve apresentar um prédio público para atender o instituto. A expectativa é de que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2012.

O anúncio sobre o curso foi feito na tarde de ontem, na Prefeitura, pelo deputado federal Valdemar da Costa Neto, o Boy (PR), durante a assinatura dos viadutos de transposição da linha férrea. Boy afirmou que o curso de Saneamento será o primeiro por causa do interesse da Agência Nacional de Águas (ANA) e em função da falta de profissionais no País que atuem nesta área.
"O prefeito já teve uma reunião com os diretores do Instituto Federal para decidir os locais que podem abrigar a unidade. Temos de conseguir o convênio e tocar a casa, mas para isso a Prefeitura precisa dar um bom suporte e o prefeito (Marco Bertaiolli - DEM) é competente e sabe como fazer isso. Ainda não está liberado esse convênio, mas vai estar, porque temos o apoio da ANA. Saneamento é uma área que está dando muito emprego e os jovens que se formarem vão ter lugar para trabalhar", disse.
Segundo Bertaiolli, no início do próximo ano, a cidade já deve ter as primeiras turmas. "Estive com o deputado na sede do Instituto Federal em São Paulo e acertamos com o diretor uma unidade avançada em Mogi. A Prefeitura vai ceder um prédio público e um dos primeiros cursos que estamos negociando é o de Saneamento Básico. Acredito que no segundo semestre vamos ter isso oficializado para no começo do ano ter os cursos, inclusive depois de graduação, por meio da Faculdade Federal", explicou o prefeito.

A escolha do curso de Saneamento se deu pela particularidade de Mogi com relação às represas e às leis de proteção de mananciais.

Fonte:Mogi News

Transporte: Heroilma entra para a luta por trem até César

Transporte:
Heroilma entra para a luta por trem até César
Cleber Lazo
Da Reportagem Local


A deputada estadual Heroilma Tavares (PTB) aderiu ao movimento que tenta levar as composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o distrito mogiano de César de Souza. Na tarde de ontem, ela foi até o distrito e recebeu um dossiê das mãos do ferroviário Adalberto Santana de Andrade, presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro. Várias informações técnicas com os motivos que poderão levar o bairro a contar com o serviço estão inseridas no documento.

A deputada prometeu que colocará o assunto em discussão no encontro de hoje da Frente Parlamentar do Alto Tietê e garantiu que apresentará o dossiê ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Ainda não tenho uma data de quando terei a audiência com o Alckmin, mas na primeira oportunidade vou representar a reivindicação dos moradores", frisou. "Conhecia o movimento pela mídia e vim aqui hoje para comprovar o esforço do grupo", destacou.

Entre as tarefas de Heroilma estará a missão de conseguir novos representantes do Legislativo. "Coloquei-me à disposição para ajudar no que for preciso e estou muito motivada com o projeto, porque a extensão da linha férrea vai trazer desenvolvimento não só para Mogi das Cruzes, mas para a toda região".
Andrade comemorou a adesão da parlamentar. "Finalmente, conseguimos trazer um deputado para conhecer in loco a nossa proposta", frisou o líder comunitário. "Ela será nossa ponte para articular o apoio da Frente Parlamentar e de outros legisladores que vierem a entender que a nossa luta é justa", contou.

Andrade ressaltou que a deputada se comprometeu a conversar com o partido para buscar a liberação de uma emenda de bancada. "A extensão custará cerca de R$ 35 milhões", avaliou o ferroviário.

Fonte:Mogi News

Lixão: Visita a empresa que trata lixo é cancelada

Lixão
Visita a empresa que trata lixo é cancelada
Daniel Carvalho
Gondim solicitou a visita
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) informou, por meio da Assessoria de Imprensa de seu gabinete na Assembleia Legislativa, que a empresa Destra Ambiental cancelou a visita à Unidade de Valorização de Resíduos (UVR), em Paulínia (interior de São Paulo), que estava programada para a manhã de hoje. A visita foi cancelada, segundo a assessoria do deputado, porque a unidade de valorização estaria passando por testes técnicos.

A visita ao local foi solicitada por Gondim, que é coordenador da Frente Parlamentar Estadual Contra a Implantação do Aterro Sanitário Regional de Mogi das Cruzes, com o intuito de conhecer o mecanismo da máquina batizada de "Tiranossauro". Esse equipamento é capaz de triturar os resíduos sólidos em pedaços de 60 milímetros. Em seguida, esse material pode servir de combustível para produção de energia.
A Destra, que controla um aterro sanitário instalado em Paulínia e que recebe resíduos de dezenas de cidades e indústrias, comunicou ao gabinete de Gondim que foi preciso cancelar a visita em razão da presença de uma equipe de técnicos da Finlândia (país de onde o equipamento foi importado) para a realização de testes necessários para melhoria dos resultados no processamento do lixo.
De acordo com a assessoria, outra data será definida para a visita do deputado ao empreendimento de Paulínia. (B.S.)

Fonte:Mogi News

Lixão: Prefeitura defende usina mogiana

Lixão:
Prefeitura defende usina mogiana
Bras Santos
Da Reportagem Local
Agência Brasil
Usina na Vila São Francisco recebe materiais recicláveis
Na semana passada, vários agentes ambientais que trabalham na usina de triagem da Vila São Francisco, no distrito de Brás Cubas, reclamaram de falta de estrutura e de investimentos no local para onde é levado o material recolhido por meio da coleta seletiva, trabalho executado pela CS Brasil, empresa contratada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Sob a condição de anonimato, os recicladores destacaram equipamentos (prensa, material de proteção, empilhadeira) e serviços (ampliação da área coberta, apoio para vendas, telefone público) que estariam fazendo falta para aumentar a produção da unidade e a renda das 25 pessoas que dependem da usina para sobreviver.
As secretarias de Serviços Urbanos e do Verde e Meio Ambiente informam que o local possui todos os equipamentos necessários para a separação do material e todos os procedimentos de segurança inerentes ao processo. Isso inclui o fornecimento de luvas e roupas apropriadas e equipamentos para a separação dos materiais.
O local, segundo a Prefeitura, tem todas as despesas fixas (água, luz, segurança, impostos) custeadas pela CS Brasil, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. Além disso, o lixo é entregue no próprio local para os cooperados, que não precisam fazer a coleta nas ruas. Segundo a coordenadoria, não há previsão de ampliação da cobertura da área. A Prefeitura informou ainda que cerca de 20 toneladas de resíduos (recicláveis) são enviadas todas as semanas para a usina e que a remuneração é uma responsabilidade exclusiva da cooperativa dos recicladores, dividindo-se a venda entre os participantes.

Fonte:Mogi News

Meio ambiente: Na visita de Alckmin, grupo prepara protesto anti-Lixão

Meio ambiente:
Na visita de Alckmin, grupo prepara protesto anti-Lixão
Lideranças preparam bonecos, faixas, um caixão e até um dossiê condenando projeto
Bras Santos
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti
Protestos que vêm sendo feitos no centro de Mogi deverão ser repetidos hoje em Biritiba Mirim. Objetivo é sensibilizar o governador Geraldo Alckmin sobre vinda do aterro
Integrantes do Movimento "Aterro Não" garantiram ontem que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sentirá hoje a força dos representantes da sociedade civil que lutam contra a instalação do aterro sanitário da Construtora Queiroz Galvão em Mogi das Cruzes.
Alckmin é esperado a partir das 13 horas em Biritiba Mirim para a inauguração de um serviço de pronto-atendimento em saúde e deverá ser devidamente recepcionado por bonecos, faixas, um caixão e poderá ainda receber um documento (dossiê) com os principais argumentos das entidades civis contra a instalação do depósito de lixo no distrito industrial do Taboão.
Um dos integrantes do grupo, o advogado Gustavo Ferreira, adiantou que a manifestação será pacífica, mas ressaltou que o movimento não perderá a oportunidade de mostrar ao governador toda a insatisfação da sociedade civil com o andamento do processo de licenciamento do empreendimento na Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Ferreira destacou que o protesto será feito independentemente da postura que a Prefeitura mogiana adotará para a visita do governador.
"O movimento tem sido excluído, por autoridades, dessa luta coletiva contra a instalação do aterro. Mas isso não faz nenhuma diferença. Ele continuará atuando em várias frentes contra a implantação do aterro que representa diversas ameaças concretas ao meio ambiente e ao crescimento do distrito do Taboão. A Prefeitura continuará fazendo o trabalho dela. Nós, do movimento, continuaremos cobrando as autoridades do governo estadual e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para impedir a implantação desse aterro em Mogi", afirmou Ferreira.
Ele observou que a direção da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi deverá entregar documento ao governador com os principais danos que a obra do aterro causará à região do Taboão: "O meio ambiente será o mais afetado. A fauna e a flora serão gravemente prejudicados. Temos informações de que o Aqüífero Guarani poderá ser contaminado. A agricultura e a instalação de novas industrias também serão comprometidos. Por outro lado, o movimento defende a utilização de tecnologias menos poluentes que os aterros para o tratamento do lixo", acrescentou o advogado.
Os bonecos (que representarão vereadores de Mogi - que seriam favoráveis ao empreendimento e do secretário Bruno Covas) e o caixão seguirão para Biritiba, com a finalidade de dar um toque de humor e, ao mesmo tempo, chamar a atenção do governador para o enorme poder de influência da empreendedora sobre lideranças políticas nos mais diferentes níveis.

Fonte:Mogi News

Investimento: Prefeitura busca nova área para implantar prédio da UPA 24 horas

documento:
Programa entregará 3 mil moradias
Guilherme Berti

Este ano, ainda serão entregues 3 mil moradias do Minha Casa
Outro assunto tratado na reunião de ontem foram os números e o andamento da construção das unidades do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Serão entregues, até o fim do ano, três mil moradias. Existem, atualmente, 27 mil pessoas no cadastro da Prefeitura esperando por essas unidades. As pessoas que moram em áreas de risco têm prioridade na lista de chamada. "Atualizamos o cadastro e vamos erradicar esse problema na cidade ainda este ano. São 350 famílias convocadas para as unidades que começam a ser entregues no segundo semestre. Elas vêm do Oroxó, Jardim Lair e Canudos. O próximo passo será cadastrar as pessoas que vivem às margens do rio Jundiaí e os Chacareiros, que no total são 422 famílias que optaram por fazer parte do programa", especificou. Existem pelo menos 33 áreas de risco no município. Ao todo, 4.157 mil famílias foram convocadas para apresentar a documentação para o processo de habilitação. Dessas, 1.327 foram aprovadas, 807 reprovadas, 850 reclassificadas e 1.267 mil estão com processo em andamento.
No fim do ano, terão início as obras de 900 unidades do programa.(L.N.)

Fonte:Mogi News

Investimento: Prefeitura busca nova área para implantar prédio da UPA 24 horas

Investimento:
Prefeitura busca nova área para implantar prédio da UPA 24 horas
Unidade estava prevista para ser construída em Jundiapeba, mas distrito foi beneficiado com Pronto-Atendimento
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti
Cusátis: Secretaria de Saúde elabora estudo de demanda
Depois de dois anos de espera, o Ministério da Saúde finalmente atendeu Mogi das Cruzes e divulgou, na semana passada, uma portaria anunciando a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde já está estudando se a área de instalação pode ser alterada junto ao governo federal, já que inicialmente o projeto previa a construção do prédio no distrito de Jundiapeba.
O investimento inicial é de R$ 2 milhões, mas os recursos chegam a R$ 2,1 milhões por ano para o custeio com o funcionamento da unidade. Mogi é a terceira cidade da região a ser beneficiada com a UPA. Em Suzano, a UPA já está em fase de implantação, além de Itaquaquecetuba, que receberá duas unidades.
Em nota, o secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cusátis, informou que o projeto inicial previa a implantação do serviço em Jundiapeba, mas diante da necessidade emergente no distrito, o município iniciou a instalação, com recursos próprios, de um Pronto-Atendimento 24 horas com raio-X, obra em andamento na unidade localizada na rua Vereador Nito Sona, 1.745, com previsão de término no próximo mês de julho.
Agora, a Secretaria Municipal de Saúde está elaborando um estudo de demanda para verificar se a UPA poderá ser instalada em outro espaço no município, já que o projeto aprovado que havia sido enviado ao Ministério precisará ser alterado.
Segundo o Ministério da Saúde, as UPAs funcionam como unidades intermediárias aos hospitais, prestando atendimento de urgência e emergência.
De forma mais prática, o paciente chega a uma UPA, é avaliado pelo médico e, dependendo do diagnóstico, é encaminhado a um hospital, ou ainda é mantido em observação por 24 horas.
Mogi será beneficiada com uma UPA tipo II, destinada às cidades com população entre 100 e 200 mil habitantes, e que já contam com atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - que em Mogi já está em fase de construção em consórcio com Biritiba Mirim, Salesópolis, Guararema e Arujá.
A capacidade de atendimento por mês é de 151 a 300 pacientes, e o número mínimo de médicos por plantão é de quatro profissionais, entre clínico-geral e pediatra. O número de leitos varia de 9 a 12 unidades.

Fonte:Mogi News

Lixão: Posição de Nomura sobre Lixão ainda está indefinida

Lixão:
Posição de Nomura sobre Lixão ainda está indefinida
Comandante recebeu de Bertaiolli a missão de defender a cidade na reunião de amanhã
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Nomura, que já foi comandante do CPA/M -12, esteve com Bertaiolli ontem em Mogi, durante a comemoração de 5 anos do comando
O comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, coronel Milton Sussumu Nomura, disse ontem que ainda não definiu que posicionamento vai tomar durante a reunião de amanhã do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) em que será discutido o pedido da Prefeitura de Mogi das Cruzes de que haja a prorrogação da data da audiência pública de apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do aterro sanitário da Queiroz Galvão.
Nomura é ex-comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA/M-12), que atua na região do Alto Tietê, e também é um dos membros do Consema.

A resposta do coronel foi dada à Imprensa durante a solenidade em comemoração aos cinco anos do CPA/M-12 na região. No evento, ele ouviu, publicamente, um pedido do prefeito Marco Bertaiolli (DEM) para que trabalhe como uma espécie de advogado da cidade na reunião do Consema. O chefe do Executivo mogiano já havia feito este mesmo pedido na semana passada ao coronel.

"Eu estou avaliando os documentos (do Lixão). Sou mais um conselheiro do Consema. Trago comigo alguns princípios que pretendo levar para a vida sobre ganho social e ambiental e ainda não tenho nenhuma posição firmada. Procuro ser sempre transparente no que faço e até por isso prefiro dizer que ainda não defini nada. Vou procurar me manter firme a estes princípios", disse o coronel.

Nomura é uma das principais esperanças da cidade para que o Consema acate o pedido de Bertaiolli para que a data da audiência seja prorrogada por 90 dias. O prazo é o necessário para que a empresa Falcão Bauer, contratada pela administração municipal para contestar a viabilidade do aterro, conclua os estudos que está fazendo no Taboão, onde a Queiroz Galvão quer instalar o empreendimento.

"O coronel estará lá para ajudar Mogi. Pedi, novamente que ele seja um advogado da cidade na reunião. Essa prorrogação é só um primeiro pedido. Vamos solicitar o arquivamento do processo de licenciamento do aterro", disse o prefeito. "Além dele, estarão quatro advogados de Mogi na reunião, nos representando. Entre eles, o dr. Marrano (Sérgio Marrano, chefe de Gabinete), além do Romildo Campello (ouvidor-geral do município), que conhecem muito bem a área do Taboão", complementou.

Nomura foi homenageado durante a cerimônia de ontem com a colocação de uma foto dele no mural onde constam os ex-comandantes do CPA/M-12. "Sempre digo que minha passagem pelo CPA/M-12 foi uma das fases da minha carreira que pude sentir sensação de realização. É um dia muito especial".

Fonte:Mogi News

Concretização: Dnit vai pagar por imóveis

Concretização:
Dnit vai pagar por imóveis
As desapropriações necessárias para a construção de dois viadutos em Mogi das Cruzes sobre a linha férrea vão ser custeadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Apesar de ainda não ter sido definida a quantidade de desapropriações e, consequentemente, o valor delas, o desconto de quase R$ 10 milhões conquistado durante a licitação dos viadutos, inicialmente estimado em R$ 55 milhões, vai ser utilizado para este fim. A informação foi confirmada pelo diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, na tarde de ontem.

"Estou pedindo que os nossos engenheiros recalculem o projeto executivo para que a obra ocupe o menor espaço possível e diminua as desapropriações. Acredito que teremos a quantidade necessária em 30 dias", disse.

"Tivemos a informação de que o Dnit vai pagar por elas, que era o que me preocupava", disse o prefeito Marco Bertaio-lli (DEM). (W.A.)

Fonte:Mogi News

Concretização: Vinda do Expresso Leste deve passar a ser integral

Concretização:
Vinda do Expresso Leste deve passar a ser integral
"Mogi não pode mais parar para o trem passar". Foi com esta frase que o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) comemorou a futura vinda integral do Expresso Leste para Mogi após a construção dos viadutos, que vão acabar com as passagens de nível da cidade. Durante a assinatura do contrato para o início das obras, na Prefeitura, ele destacou que a situação atual trava o desenvolvimento da cidade e que o Expresso Leste melhora a condição dos mogianos que trabalham ou estudam na capital.

Segundo ele, a primeira cancela de Mogi que deixará de existir será a da avenida Valentina de Mello Freire Borenstein, em Brás Cubas. "A Secretaria de Transportes ainda está estudando como fazer isso, mas esta será a primeira passagem fechada, porque o número de acidentes que acontece no cruzamento (da Valentina com a avenida Francisco Ferreira Lopes) é algo absurdo", disse.

A vinda do Expresso Leste até Mogi, em todas as viagens, não é possível porque as cinco cancelas da cidade teriam de ser abertas e fechadas a cada três minutos, o que travaria o trânsito. (W.A.)

Fonte:Mogi News

Concretização: Viadutos ficam prontos em 2 anos

Concretização:
Viadutos ficam prontos em 2 anos
Contrato para o início das obras que devem melhorar o trânsito da cidade foi assinado ontem na Prefeitura
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Reprodução
Projeção mostra como será construído o viaduto em Jundiapeba, que ligará Mogi a Suzano
Os viadutos de transposição da linha férrea de Jundiapeba e da avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, vão demorar dois anos para ficarem prontos. A assinatura do contrato para o início das obras ocorreu na tarde de ontem, na Prefeitura.
Os trabalhos devem começar nas próximas semanas, tão logo o consórcio SPA Tejofran e Convap, vencedor da licitação, conclua os ajustes necessários no projeto executivo. Custeados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os viadutos vão custar R$ 48.474.155,51.

As obras começam em Jundiapeba. O viaduto no distrito será a principal ligação viária entre Mogi das Cruzes e Suzano, servirá como acesso ao trecho leste do Rodoanel Mário Covas e vai ligar a avenida Lourenço Souza Franco com a rua Kátia Oliveira à avenida Guilherme Georgi, na parte baixa da linha do trem, no sentido Brás Cubas-Jundiapeba.
O viaduto terá 335 metros. Já os acessos da Lourenço Souza Franco e da Guilherme Georgi 430 metros e 580 metros, respectivamente. A largura total será de 19 metros, dos quais dois servirão aos pedestres. A altura será de dez metros.

O segundo viaduto vai ligar a Cavalheiro Nami Jafet à rua Professor Flaviano de Melo, no centro de Mogi. Menor do que o outro, terá 280 metros, com acessos de 480 metros e 520 metros para cada respectiva via. A largura e a altura são as mesmas.

"Acabamos a licitação, assinamos o contrato de obras e estamos fazendo com a Prefeitura um convênio para que sejam feitas as desapropriações. Se formos ágeis e não tivermos grandes problemas com as desapropriações, porque isso tem de ser resolvido na Justiça, acho que conseguimos concluir as obras em 24 meses, embora seja de 36 meses o prazo previsto no contrato", disse o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot.

"Essa é uma obra do Dnit em Mogi das Cruzes. Nós só estamos autorizando a execução da obra no nosso território. Eles que fizeram a licitação e eles que vão fazer o projeto executivo. Mogi está sendo presenteada no dia de hoje", disse o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM).

Fonte:Mogi News

Na região: Alckmin inaugura PA em Biritiba Mirim hoje

Na região:
Alckmin inaugura PA em Biritiba Mirim hoje
O governador chegará na cidade às 13 horas; o Pronto-Atendimento será 24 horas e vai atender a população em casos de urgência e emergência
Natália Ramos
De Biritiba
Divulgação
Alckmin chegará no início da tarde no Alto Tietê e será recepcionado pelas autoridades da região
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) estará, hoje às 13 horas, em Biritiba Mirim para inaugurar o Pronto Atendimento (PA) "Írio Taino". A unidade representa a retomada do atendimento hospitalar no município, que enfrenta uma crise desde a desativação do Hospital Municipal "Dr. Arthur Alberto Nardy", que aconteceu em 2009.
Esta será a quarta visita do governador à região este ano e também será marcada pelo lançamento da pedra fundamental do Centro de Referência da Mulher e descerramento da placa de inauguração da recuperação na Mogi-Salesópolis (SP-88), também na cidade.

Para o prefeito de Biritiba, Carlos Alberto Taino Junior (PSDB), o Inho, a vinda do governador consagra um dia importante à cidade. "A população terá um local para atendimento de emergência e urgência", contou. Ele destacou que a construção do PA foi concluída no ano passado com verba de R$ 1,3 milhão proveniente do governo do Estado e R$ 300 mil de contrapartida da Prefeitura. No entanto, só será entregue agora devido ao atraso na compra do mobiliário que custou R$ 500 mil.
O investimento, segundo o prefeito, irá proporcionar que a unidade tenha capacidade para atender, em média, 300 pessoas por dia num espaço de 800 metros quadrados e deve funcionar 24 horas, com alas masculina, feminina e infantil, dois leitos de emergência e urgência, além de outros para cirurgias de baixa complexidade, inalação e serviços emergenciais. O Pronto Atendimento foi construído na avenida Maria José de Siqueira Mello, 622, no Jardim Takebe.

Com a implantação, os munícipes serão atendidos na cidade. Antes, sem opções de atendimento, a população era encaminhada aos hospitais de Mogi das Cruzes e da capital. 

Fonte:Mogi News