terça-feira, 24 de maio de 2011

Profissionalização: Mogi deve ter Instituto Federal até o fim do ano

Profissionalização:
Mogi deve ter Instituto Federal até o fim do ano
Primeiro curso será de Saneamento Básico e as aulas devem começar no 1º semestre de 2012. Prédio para a instituição será apresentado em breve
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Prefeito deu a notícia durante cerimônia que contou com a presença de representantes da União
Até o fim deste ano, Mogi das Cruzes deve ser contemplada com uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O primeiro curso da unidade será o de Saneamento Básico. As tratativas entre a Prefeitura e a União para a implantação já tiveram início e, nos próximos meses, a administração municipal deve apresentar um prédio público para atender o instituto. A expectativa é de que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2012.

O anúncio sobre o curso foi feito na tarde de ontem, na Prefeitura, pelo deputado federal Valdemar da Costa Neto, o Boy (PR), durante a assinatura dos viadutos de transposição da linha férrea. Boy afirmou que o curso de Saneamento será o primeiro por causa do interesse da Agência Nacional de Águas (ANA) e em função da falta de profissionais no País que atuem nesta área.
"O prefeito já teve uma reunião com os diretores do Instituto Federal para decidir os locais que podem abrigar a unidade. Temos de conseguir o convênio e tocar a casa, mas para isso a Prefeitura precisa dar um bom suporte e o prefeito (Marco Bertaiolli - DEM) é competente e sabe como fazer isso. Ainda não está liberado esse convênio, mas vai estar, porque temos o apoio da ANA. Saneamento é uma área que está dando muito emprego e os jovens que se formarem vão ter lugar para trabalhar", disse.
Segundo Bertaiolli, no início do próximo ano, a cidade já deve ter as primeiras turmas. "Estive com o deputado na sede do Instituto Federal em São Paulo e acertamos com o diretor uma unidade avançada em Mogi. A Prefeitura vai ceder um prédio público e um dos primeiros cursos que estamos negociando é o de Saneamento Básico. Acredito que no segundo semestre vamos ter isso oficializado para no começo do ano ter os cursos, inclusive depois de graduação, por meio da Faculdade Federal", explicou o prefeito.

A escolha do curso de Saneamento se deu pela particularidade de Mogi com relação às represas e às leis de proteção de mananciais.

Fonte:Mogi News