terça-feira, 16 de outubro de 2012

Deputado André do Prado pede apoio do presidente do TJ para aprovação do projeto que eleva Arujá a comarca



Ivan Sartori e Andre do Prado.jpgDeputado André do Prado pede apoio do presidente do TJ para aprovação do projeto que eleva Arujá a comarca

para destinatários desconhecidos
Deputado André do Prado pede apoio do presidente do TJ para aprovação do projeto que eleva Arujá a comarca

 O deputado estadual André do Prado, reuniu-se na última quinta-feira (11/10), com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori, para ter conhecimento sobre o andamento do Projeto de Lei Complementar 61/11, que altera a organização e a divisão judiciária do Estado e que visa criar novas varas e comarcas.

 André do Prado vem trabalhando para que a vara distrital de Arujá seja transformada em comarca, tendo em vista que o projeto já foi enviado à Assembleia Legislativa. Na época, o deputado André do Prado e representantes arujaenses lembraram que, hoje, cerca de 50 mil processos tramitam pela Vara Distrital. Ele ressaltou também a necessidade de ser feita uma divisão de cartórios, já que, hoje, o local conta com apenas uma equipe técnica.

 Na reunião, o parlamentar demonstrou a necessidade da criação de varas e comarcas e lembrou que há muito tempo a população do município de Arujá tem se mobilizado a favor da elevação. “O povo de Arujá sabe que a comarca representa muito para o desenvolvimento da cidade e tem nos cobrado isso. Foram inúmeras reuniões entre o prefeito Abel Larini, a OAB de Arujá, integrantes do Movimento “Arujá Comarca Já”, e o Tribunal de Justiça do Estado”, disse André do Prado.

 O parlamentar reforçou o pedido por acreditar que a criação de uma Comarca em Arujá trará muitos benefícios para a população. “Essa é uma necessidade cada vez mais urgente, e reiterar este pedido em reunião com o Presidente do Tribunal de Justiça é um passo importante para que nossa solicitação seja viabilizada.”

 Por sua vez, o desembargador Ivan Sartori se colocou à disposição com objetivo de trabalhar para priorizar a demanda da cidade de Arujá.

 Uma nova reunião com o presidente do Tribunal de Justiça está agendada para que os representantes de Arujá possam ter acesso ao encaminhamento do projeto de Lei, que tramita na Assembleia Legislativa de SP.

 Fonte:Clarissa Johara



Zardari condena ataque a adolescente



Zardari condena ataque a adolescente
TER, 16 DE OUTUBRO DE 2012 10:43
A-A+

O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari condena ataque do Taleban a jovem ativista / Foto Divulgação

O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, condenou hoje (16) o ataque à jovem ativista Malala Youzafzai, ocorrido há uma semana, e qualificou a ação como "um ataque contra todas as meninas do Paquistão".
Yousafzai, 14, foi baleada na cabeça e no ombro após um ataque reivindicado pelo Taleban quando saía da escola, em Mingora, no vale de Swat, no noroeste paquistanês, no dia 9.
"O ataque contra esta jovem de 14 anos é um ataque contra todas as meninas do Paquistão, um ataque contra a educação e todas as pessoas civilizadas", declarou Zardari em discurso em um fórum econômico em Baku, capital do Azerbaijão.
"O trabalho era maior aos olhos de Deus do que o que fazem terroristas em nome da religião. Vamos continuar defendendo sua causa notável", completou, em referência ao trabalho da menina contra as imposições do grupo radical sobre as meninas.
Yousafzai foi transferida a um hospital de Birmingham, na Inglaterra, na segunda, após ficar internada uma semana no Paquistão. Os médicos ingleses dizem que ela terá uma boa recuperação.
Hoje várias pessoas foram presas quando tentavam entrar no hospital de Birmingham onde está a jovem ativista. Os visitantes disseram que conheciam Yousafzai, mas não conseguiram entrar na unidade de saúde.
O diretor do hospital, David Rosser, disse que os visitantes não significavam uma ameaça contra a segurança da menina, que é perseguida pelo Taleban.
Recuperação
Ainda no Paquistão ela passou por uma cirurgia, com duração de três horas, na qual uma bala foi extraído do pescoço, perto da medula espinhal. A jovem ativista viajou em um avião-ambulância enviado pela família real dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
A adolescente ficou famosa em 2009 quanto, aos 11 anos, começou a denunciar abusos do Taleban, como incêndios em escolas de meninas e morte de opositores no vale de Swat.
Devido ao trabalho, a jovem recebeu prêmios diversos, incluindo o Prêmio Nacional da Paz, a honraria mais elevada do governo do Paquistão. (Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

Ataques marcam programa de rádio



Ataques marcam programa de rádio
TER, 16 DE OUTUBRO DE 2012 09:52
A-A+

O programa eleitoral de rádio foi marcado pela troca de ataques entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) / Foto Divulgação

O programa eleitoral de rádio de hoje (16) foi marcado pela troca de ataques entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB).
A propaganda de Haddad começa com respostas ao ataques feitos ontem (15) pela campanha tucana. A locutora afirma que o povo não aguenta mais a turma do Serra, que faz promessa e não cumpre e desperdiça uma campanha com ataques, invés de discutir os problemas da cidade. "Ontem no rádio [Serra] só atacou."
O programa segue com uma peça entre os locutores do programa e Haddad: "- Serra disse que você não fez nenhuma creche em São Paulo?".
E Haddad responde: "São Paulo perdeu a chance de construir 172 creches por culpa exclusiva da Prefeitura de São Paulo. Porque não usou os recursos que estavam -e estão disponíveis- para a cidade, que a prefeitura não acionou por razões partidárias, por mesquinharias e falta de visão politica, por falta de colocar o interesse público acima do interesse partidário. Eu vou trazer esses recursos.
- E ele [Serra] também falou do Enem.
O Enem acabou com um gargalo. Hoje a população de baixa renda sabe que tem oportunidade garantida na universidade. Nós não podemos usar uma sabotagem, que é o que foi feito, para inviabilizar um projeto que representa a esperança de entrar na universidade para milhões de pessoas.
- Eles também falaram que você não ajudou os professores.
Professores sabem quem está do lado deles. Quem aprovou o piso do magistério, quem criou o Fundeb (fundo para a educação básica), maior fundo de financiamento da educação básica da história do país. Quem garantiu formação gratuita de qualidade pela Universidade Aberta do Brasil. Os professores sabem disso. E sabem quem baixou a borracha. Quando os professores aqui fizeram greve do governo do Estado, o Serra mandou baixar a borracha, mandou a polícia enfrentar os professores. E vem esse governador que surrou os professores acusar o ministro que esteve do lado dos professores todo o tempo.
- O povo quer ouvir propostas."
Então, Haddad cita suas propostas nas áreas de educação, transportes, saúde e habitação para cidade.
No programa de hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era âncora da propaganda de rádio durante a campanha no primeiro turno, apareceu de forma breve.
"É perda de tempo e um grande absurdo dizer o que o Haddad é incompetente. Ele foi o melhor ministro da Educação que esse país já teve e será um grande prefeito", diz Lula.
Serra
O candidato tucano começou a propaganda com promessas para a área da saúde e aproveita para atacar o PT. A locutora do programa afirma que quando Serra foi ministro da Saúde implantou os mutirões, mas o PT não aprovou.
"Tava dando certo com mutirão, mas o projeto era muito identificado comigo e eles [dirigentes do PT] acabaram com os mutirões. Há 10 anos pararam e agora voltaram com o mutirão da catarata, mas é para efeito eleitoral para influenciar aqui na disputa em São Paulo", responde Serra.
E a locutora retoma o programa afirmando que foi Serra e o prefeito Gilberto Kassab que aderiram aos CEUs (Centros de Educação Unificados), implantados na gestão da petista Marta Suplicy (2001-2004) e melhoraram. Neste momento Serra diz que se o projeto é razoável, não dá para parar.
A locutora responde dizendo que o PT vive dizendo que a saúde é um caos.
"Na verdade não estão propondo nada novo. Se o PT assumir de novo a cidade irá para o buraco. A minha experiência mostra que eles estão por fora, e são corporativistas", responde o candidato tucano.
Ainda sobre o tema da saúde, representantes da campanha de Serra questionam: "Haddad vive dizendo que vai fazer mais pela saúde, mas será que é verdade"?
Segundo a campanha tucana, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) aponta que na última década o Ministério da Educação desativou 1.500 leitos nos hospitais universitários. E que em 2008 faltavam funcionários nos hospitais segundo relatório do próprio governo. A campanha também afirma que até agora não houve nenhum concurso para novas contratações. "Se a o Haddad não tem competência para cuidar de 45 hospitais universitários, imagina se terá competência para governar São Paulo", conclui.
De acordo com pesquisa Ibope, Haddad tem 48% das intenções de voto, ante 37% de Serra na disputa pelo segundo turno. No primeiro turno, o tucano teve 31% dos votos válidos e o petista, 29%. (Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Cachoeira tem liberdade concedida



Cachoeira tem liberdade concedida
TER, 16 DE OUTUBRO DE 2012 08:58
A-A+

O empresário Carlinhos Cachoeira teve sua liberdade concedida pelo desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região / Foto Divulgação

O empresário de jogos ilegais Carlos Augusto Ramos Cachoeira, Carlinhos Cachoeira, obteve decisão liminar que determina sua imediata libertação da prisão. A decisão foi tomada pelo desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que concedeu ontem (15) a liminar. Ele tomou a decisão monocrática determinando a “imediata soltura do réu, se por outro motivo não estiver preso”.
Com isso, Cachoeira deve ser mantido na prisão por outras denúncias.
O empresário está preso preventivamente há mais de sete meses, no Centro de Detenção Provisória do Distrito Federal, a Penitenciária da Papuda. Em caso de recurso, a medida será analisada pela Terceira Turma do TRF1, composta por três magistrados. As reuniões ocorrem às segundas e terças-feiras.
Cachoeira foi preso por decisão da 11ª Vara Federal de Goiânia devido ao seu envolvimento com uma série de irregularidades identificadas pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal (PF). No mês passado, a defesa pediu o relaxamento da prisão, mas o habeas corpus foi negado pelo juiz Daniel Guerra Alves, no último dia 28.
A ação judicial ainda está em fase de instrução na primeira instância. A pedido da defesa, o desembargador Tourinho Neto determinou que as operadoras telefônicas forneçam as senhas que deram aos policiais federais e informem quando foram dadas, assim como quando e quem as acessou.
A medida, segundo o TRF1, é necessária para definir a legalidade e legitimidade das interceptações telefônicas feitas pela PF. O cumprimento dessa diligência ainda não ocorreu. Tourinho Neto disse ser “inadmissível que a liberdade do paciente esteja nas mãos das operadoras”. (Renata Giraldi – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Jordânia quer investidores do Brasil


Jordânia quer investidores do Brasil
TER, 16 DE OUTUBRO DE 2012 10:10
A-A+

O rei da Jordânia, Abdullah II mostrou interesse em atrair investidores brasileiros nas áreas de energia, agricultura e formação profissional / Foto Divulgação

O rei da Jordânia Abdullah II e o ministro das Relações Exteriores, Nasser Judeh, demonstraram hoje (16) interesse em desenvolver parcerias com o Brasil para projetos no Mar Morto e Mar Vermelho, assim como acordos nas áreas de energia elétrica, agricultura e saúde. A indicação foi dada durante reuniões com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que está na Jordânia.
Nas reuniões hoje, o rei e o chanceler disseram que querem ampliar o número de investidores brasileiros na Jordânia. Ambos acrescentaram que as prioridades são as empresas de joint ventures da Petrobras e na área agroalimentar de trading companies.
No projeto relacionado ao Mar Morto e ao Mar Vermelho, os brasileiros deverão entrar na área de dessalinização da água, gerando oportunidades e emprego, além de cooperar com a formação de mão de obra profissional especializada. As autoridades jordanianas sinalizaram que em breve ocorrerão as licitações.
A Jordânia é considerada um país com elevado índice de desenvolvimento, registrando mais de 90% dos cerca de 6 milhões de habitantes alfabetizados. Também registra baixo índice de mortalidade infantil e a expectativa de vida alcança os 72 anos. Porém, o país enfrenta a instabilidade política causada pelos vizinhos e grupos terroristas, como a Al Qaeda.
As relações econômicas entre Brasil e Jordânia têm evoluído nos últimos anos, segundo o governo brasileiro. O intercâmbio comercial cresceu 582%, no período de 2002 a 2011, passando de US$ 28 milhões para US$ 191 milhões. (Renata Giraldi – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Viracopos retoma os voos



Viracopos retoma os voos
TER, 16 DE OUTUBRO DE 2012 10:32
A-A+

Anac começa a investigar demora na liberação do aeroporto / Foto Divulgação

O movimento de passageiros voltou ao normal hoje (16) no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, no interior paulista. Os pousos e as decolagens ficaram interrompidos por 46 horas, entre a noite do último sábado e o final do dia de ontem (15) por causa de acidente com um avião cargueiro americano.
Até 9h de hoje, do total de 37 voos programados, um estava atrasado há mais de 30 minutos e 4 tinham sido cancelados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A estatal avaliou a situação desta terça-feira como de rotina.
A companhia aérea com maior número de voos em Viracopos, a Azul Linhas Aéreas, informa em seu site na internet que está empenhada em regularizar o atendimento aos clientes prejudicados pela interdição do aeroporto.
Quase 500 voos foram cancelados durante a interdição da pista para a remoção da aeronave MD-11 da empresa Centurion, cujo peso alcançava a 130 toneladas. O cargueiro sofreu avarias no trem de pouso, após o estouro de um dos pneus quando tocou a pista em operação de aterrissagem.
A retirada do avião foi demorada, envolveu operação que exigiu vários procedimentos, inclusive reparos na pista. O aeroporto ficou fechado das 19h55 do último sábado até 17h35 de ontem.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que investigará o episódio. Foi instaurado procedimento administrativo para apurar o cumprimento do plano de emergência pela empresa aérea Centurion e pela Infraero. Segundo a assessoria de imprensa da Anac, não há previsão para a conclusão do trabalho. (Marli Moreira – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Furlan quer melhorar esporte de base



Furlan quer melhorar esporte de base


Marcos Furlan recebeu 1.653 votos nestas eleições / Foto Arquivo

Marcos Paulo Tavares Furlan (PV) foi eleito para o cargo de vereador em 2012, depois de participar de sua segunda campanha eleitoral. O mogiano construiu sua vida a partir da paixão que tem pelo esporte e decidiu ingressar na política por sentir necessidade de incremento nas políticas públicas voltadas ao setor. Praticante de caratê desde os 12 anos e professor desde os 19, ele acumulou títulos internacionais ao longo de sua trajetória. Agora, quer uma nova vitória para o currículo: trabalhar em parceria com a Administração Municipal para conseguir aumentar o incentivo ao esporte de base no Município e, posteriormente, também viabilizar recursos aos atletas e equipes de alto rendimento. O Diário apresenta hoje o perfil do futuro parlamentar, como parte da série de reportagens publicada diariamente para mostrar a “nova” Câmara.
Como atleta, Furlan já representou o nome da Cidade e do País em competições internacionais como Japão, Estados Unidos e França; e acumulou os títulos de bicampeão sulamericano, vice-campeão panamericano e vice-campeão mundial. Dono de uma das principais academias de artes marciais da Cidade, ele participa do programa municipal sanção premial e recebe 75 crianças de escolas públicas em sua academia, em troca de abatimento no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Ele também já deu aulas voluntárias no Bairro Manoel Ferreira e em entidades filantrópicas da Cidade. Marcos Furlan recebeu 1.653 votos nestas eleições, com o apelo principal de luta pelo esporte, mas já adiantou que seu trabalho não será exclusivamente voltado ao setor. “Vou ser um vereador da Cidade, que tem inúmeros problemas. É claro que Mogi das Cruzes melhora a cada ano e a gente quer ajudar o Executivo neste processo”.
Apesar de prometer atuar nas diversas áreas, Furlan afirma que durante o mandato, que se inicia em janeiro, terá um “carinho especial” com o esporte. “Precisamos olhar para a base e desenvolver um trabalho para tirar as crianças da rua, isso vai ao encontro das políticas públicas, por exemplo, nas áreas de saúde, segurança e educação. Mais para frente, ainda precisamos olhar para o esporte de alto rendimento para incentivar os atletas de Mogi”, ressaltou o vereador eleito, que é formado em Administração de Empresas pela Universidade Braz Cubas (UBC).
Marcos Furlan nasceu em Mogi das Cruzes e toda sua família também é mogiana. Pertencia a seu avô - Sebastião Furlan -, o terreno onde hoje se localiza a Praça Otaviano Augusto Marinho Malta Moreira, entre a Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e o Terminal Central do transporte coletivo. A área abrigava um sítio onde morava a família de 12 filhos. Posteriormente, o imóvel foi dividido entre os herdeiros e o parlamentar eleito morou na região até os 30 anos, quando se casou. Hoje, a rua que margeia a praça recebe o nome de Sebastiao Furlan em homenagem ao antigo proprietário, que doou a faixa de terra ao Município para construção da via. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Odete: dos distritos para o Legislativo



Odete: dos distritos para o Legislativo

Odete Sousa foi reeleita com 2.823 votos / Foto Arquivo

A vereadora Odete Rodrigues Alves Sousa foi reeleita para a terceira legislatura consecutiva, com a maior votação de sua carreira política. Na primeira vez que concorreu, no ano de 2004, obteve 2.745 votos, no pleito seguinte conseguiu 2.646 sufrágios e agora, em 2012, conquistou um total de 2.823 eleitores. Nascida e criada no Distrito de Biritiba Ussu, ela também tem ligação íntima com Taiaçupeba, onde a família mantém atividades comerciais. O convívio com os moradores da localidade e o trabalho voluntário junto à Igreja Católica a motivaram a ingressar na vida pública. Na próxima legislatura, que se inicia em 2013, a parlamentar quer focar o trabalho nos distritos da Cidade, ajudando a Administração Municipal na identificação das prioridades de cada bairro.
Odete morou a vida toda em Biritiba Ussu e estudou lá até a oitava série. Depois, foi estudar na região central para fazer o Ensino Médio. Nesta época, fazia um “bico” no escritório do PDT, que era presidido pelo advogado Olavo Câmara, seu professor de Educação Moral e Cívica. Ainda adolescente, entusiasmou-se pela política e filiou-se ao partido embora não mantivesse atuação partidária efetiva. Ela conseguiu o primeiro emprego oficial no antigo Banco Nacional, onde seguiu carreira por vários anos. A vereadora orgulha-se de ter sido a primeira mulher a ocupar o cargo de gerente bancária na Cidade. Porém, com a vinda do primeiro filho acabou abandonando o emprego. “Foi uma das escolhas mais difíceis da minha vida. Eu não estava conseguindo conciliar as responsabilidades da profissão com as de esposa e de mãe. Então, coloquei a família e o lar em primeiro lugar”.
A vereadora começou então a ajudar o marido no estabelecimento comercial que possuía em Braz Cubas e, posteriormente, no supermercado da família em Taiaçupeba. Depois, quando decidiu engravidar do segundo filho, mudou-se para Taiaçupeba. No Distrito, desenvolveu uma série de trabalhos voluntários e começou a ser abordada por moradores que sugeriam-lhe a candidatura. Então, com a aprovação da família, ela verificou que sua filiação no PDT ainda estava regular junto à Justiça Eleitoral e em 2004 participou de um plebiscito - organizado pela Sociedade Amigos de Taiaçupeba (SAT) - que a elegeu como candidata ideal, entre cinco pré-candidatos. Na eleição oficial, ela obteve 1.133 votos de moradores do Distrito e cerca de 1.500 de outras localidades do Município.
Odete conta que o primeiro mandato foi de muito aprendizado. Ela admite que sentiu dificuldades em exercer a função em razão dos limites das funções do Legislativo. Porém, não se assustou com a situação de decidiu se aprofundar, fazendo pós-graduação em Gerência de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Agora, quer contribuir com os bairros da Cidade. “Toda essa experiência mostra que a gente vai dar o máximo de si para que consiga, no dia a dia, destacar a realidade dos bairros dentro do município com maior êxito. Temos um prefeito muito dinâmico e empreendedor e vamos, dentro da lei, buscar soluções para essas situações. Sempre com muito trabalho e comprometimento”. (Júlia Guimarães)


Fonte:O Diário de Mogi

Área contaminada Água chega até sexta em área da Volta Fria


Área contaminada
Água chega até sexta em área da Volta Fria
Na semana passada, o Semae concluiu a instalação de uma caixa d´água no bairro na área que foi afetada pelo vazamento de nafta de um duto
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

Técnicos estão concluindo as ligações nas cinco residências da Volta Fria que serão atendidas
As famílias da Volta Fria devem começar a ser atendidas pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) com abastecimento de água até a próxima sexta-feira. Na semana passada, a autarquia concluiu a instalação de uma caixa d´água no bairro, na área afetada pelo vazamento de nafta após o rompimento de um duto da Petrobrás. O acidente aconteceu em dezembro de 2010, e até hoje, dois anos depois, cerca de 30 pessoas ainda consumem água contaminada dos poços artesianos atingidos pelo vazamento.

Agora, os técnicos só estão esperando uma base de cimento, onde ficará a caixa secar. Eles também estão concluindo as ligações nas cinco residências que serão atendidas. A autarquia decidiu distribuir água aos moradores após o Mogi News revelar em primeira mão o resultado de um laudo pedido pela Defensoria Social as universidades federais de Santa Catarina e Rural do Rio de Janeiro, que apontou a presença de benzeno em um índice 22 vezes maior do que o limite máximo permitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Para se ter uma ideia, a companhia fixa um volume seguro de, no máximo, cinco microgramas por litro (ug/L). 
O laudo assinado pelo especialista sanitário Rudolf Hubert Steiner, recomenda a suspensão imediata do consumo de água em um raio de 10 quilômetros da área do acidente por tempo indeterminado, além de exames de saúde nas famílias que ainda vivem no local e acompanhamento médico durante três anos. 
O benzeno é um composto tóxico utilizado como solvente e usado como matéria-prima de compostos orgânicos como a gasolina, por exemplo. Segundo a Ficha de Informação Toxicológica da Cetesb sobre o produto, no Brasil o teor máximo de benzeno permitido em produtos acabados é 0,1%. Segundo o laudo das universidades, o teor encontrado nas amostras coletadas na Volta Fria chega a ser 22 vezes maior.

Defensoria Social e a Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizaram ontem uma reunião para definir as últimas estratégias antes da audiência pública que será realizada no dia 23 com a Petrobrás.

Fonte:Mogi News

Digitalização Atendimento nos fóruns é suspenso por 10 dias


Digitalização
Atendimento nos fóruns é suspenso por 10 dias
A interrupção no atendimento se deve à implantação do procedimento de digitalização de processos e irá de 22 de outubro a 6 de novembro
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Fóruns de Mogi das Cruzes e Brás Cubas devem ter atendimento suspenso por dez dias, para digitalização dos processos
Os cartórios dos dois Fóruns da cidade - Mogi das Cruzes e Brás Cubas - terão atendimento ao público suspenso a partir da próxima semana, entre os dias 22 de outubro e 6 de novembro. A paralisação por um período de dez dias decorre, na verdade, em razão dos últimos preparativos para a implantação do processo de digitalização de processos nas quatro varas cíveis do Fórum Central, além da 5ª vara cível que está sendo instalada e a Fazenda Pública.

A expectativa é de que a nova ferramenta acelere em até três anos a conclusão dos processos que tramitam em primeira e segunda instância. Para se adequar ao novo formato, a presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a suspensão do atendimento ao público, para a capacitação dos funcionários que utilizarão o novo sistema. "É preciso um período de adaptação, contudo, vale frisar que haverá curso normal dos serviços cartorários. O que deve ficar suspenso é o atendimento ao público e os prazos processuais. Ou seja, serão mantidas a recepção de petições por meio de protocolo integrado, a protocolização de casos urgentes, a realização das audiências já designadas e o atendimento de casos emergenciais, aí incluídos os novos processos", destaca o juiz diretor do Fórum de Mogi, Luiz Renato Bariani. De acordo com ele, cerca de 230 funcionários do TJ atuam na unidade forense do centro da cidade.

O secretário-geral da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mogi das Cruzes, Ademir Falque, avalia como positiva a digitalização dos processos, porém, ele questiona os prazos e a metodologia adotada pelo TJ para fazer a migração do serviço. "Pensou-se nos funcionários, mas o outro lado da moeda, que é o advogado, que vai também utilizar desses recursos, não entrou em discussão, pelo menos em Mogi. Essa paralisação, na verdade, deveria ocorrer a partir de amanhã (hoje, dia 16) mas a AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) conseguiu adiar o serviço, que ocorrerá em conjunto em outros Fóruns, como o João Mendes, na capital, justamente para atender aos advogados, como por exemplo, na preparação de um Tutorial, elaboração de Manual e disponibilização de números de telefones para orientação dos advogados sobre o peticionamento eletrônico e o uso da certificação digital, além da criação de Centrais de Atendimento. Precisamos ter isso também em Mogi", reivindica ele, informando que, no momento, a 17ª Subeção prepara um curso gratuito para os advogados, para entender o novos sistema. A data ainda será definida e depende do número de inscritos. "Vamos, inclusive, ampliar o número de computadores conectados à Internet disponíveis para os advogados", reforça Ademir Falque.

Fonte:Mogi News

Reforma Obra nas estações da CPTM começa em 2013


Reforma
Obra nas estações da CPTM começa em 2013
A empresa Vetec Engenharia, vencedora da licitação, está na fase de revisão dos projetos; estimativa é de que sejam necessários R$ 70 milhões
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Estação Mogi das Cruzes ganhará passagens subterrâneas para pedestres e acessibilidade
A reforma e construção das duas novas estações ferroviárias - Estudantes e Mogi das Cruzes, na área central da cidade - devem ter início no ano que vem. 
De acordo com Assessoria de Imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a empresa Vetec Engenharia Ltda., vencedora da licitação, está na fase de revisão dos projetos básicos para iniciar a elaboração dos projetos executivos das duas estações. 
"Com isso, há expectativa de a publicação do edital, para contratação da empresa responsável pelos traballhos, ocorrer no primeiro semestre de 2013. As obras, portanto, devem ser iniciadas no mesmo ano", sintetizou a CPTM, por meio de nota. 
A estimativa é de que sejam necessários R$ 70 milhões de investimentos para a reformulação total da Estudantes. A Estação Mogi das Cruzes, por sua vez, terá demolição total da atual estrutura e a construção de uma nova, numa distância de 150 metros. O objetivo é que fique mais próxima do Terminal Central. 
No projeto básico, elaborado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e que foi aceito pela estatal, consta a implantação de passagens subterrâneas para pedestres, escadas rolantes, elevadores, galerias e melhor acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil da entrada até a saída das estações.

Na área entre as passagens subterrâneas e do terreno de 2 mil metros quadrados, ocupado atualmente pela estação Mogi das Cruzes, deverá ser construído um espaço comercial, uma espécie de shopping e praça, obra que poderá ser feita por meio de uma PPP (parceria público-privada). Esta última etapa ficará sob responsabilidade da Prefeitura.

No caso da Estação Estudantes, a proposta é construir uma passagem subterrânea entre o terminal e a rodoviária, interligando os dois serviços. 
Como cada obra leva em torno de 13 a 24 meses para conclusão e Mogi já se antecipou apresentando um projeto, o prazo estabelecido pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira, para entrega das estações é até meados de 2015.


Brás Cubas e Jundiapeba 
As estações de Brás Cubas e Jundiapeba também devem ser reformadas. Entretanto, o processo licitatório para realização do projeto executivo ainda será aberto pela CPTM. De acordo com a estatal, o projeto funcional foi concluído e o edital para as contratações dos projetos básico e executivo estão em processo final de elaboração. 

Fonte:Mogi News

Infraestrutura Obras da SP-98 serão prorrogadas


Infraestrutura
Obras da SP-98 serão prorrogadas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Mogi-Bertioga: primeira fase tem orçamento de R$ 4 milhões
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) prorrogou o prazo para o início das obras de manutenção da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), que deve começar até o final do mês. Em julho, quando o departamento anunciou as melhorias, o prazo estabelecido era a primeira quinzena de outubro. A estrada, que é a principal ligação entre a região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, estará em obras durante o verão, período onde há um aumento no fluxo de veículos que utilizam a via rumo ao litoral. 
Segundo o departamento, as obras fazem parte da Operação Verão 2013. No pacote, estão previstas duas obras distintas para a rodovia. A primeira obra será realizada no trecho entre Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Bertioga, com a execução de serviços de remodelação da pista, recuperação do pavimento e implantação de baias para paradas emergenciais, do km 77 ao km 80,4 e reparos localizados do pavimento do km 56,65 ao km 92,3. O investimento orçado na obra é de R$ 4 milhões. 
A segunda obra acontece em Bertioga, com serviços de recapeamento da pista, implantação de faixa adicional (sentido norte) e implantação de sistema iluminação do km 92,3 ao km 98. Também serão realizados intervenções para alargamento das pontes no km 92,78, km 93,25 e km 97,2. O valor orçado da obra é de R$ 8 milhões.

No dia 1º deste mês, o DER publicou em Diário Oficial, aviso de licitação para contratação de projeto executivo das obras na SP-098, entre Mogi das Cruzes e Bertioga. A empresa vencedora da licitação terá prazo nove meses para elaboração do projeto, com custo estimado de R$ 2,1 milhões. Na rodovia, serão realizadas obras de recapeamento da pista e dos acostamentos entre o km 56,65 ao km 98,1, incluindo implantação de safety-box (uma espécie de "caixa de segurança" na pista, em que a sinalização é diferenciada com a utilização de novos materiais, como a película amarela fosforescente nas placas de advertência, tachas refletivas com energia solar e fiscalização com lombada eletrônica) e baias para ônibus, do km 77 ao km 80,4. O valor orçado das obras é de R$ 35 milhões.


Feriados
Em setembro, os motoristas que passaram pela rodovia durante o feriado prolongado da Independência do Brasil, enfrentaram 4 horas de viagem em muito trânsito na via. Cada motorista fez, em média, 5 quilômetros a cada 1 hora. Foi registrado aproximadamente 14 quilômetros de filas, o que reafirma a importância de investimentos e melhorias na estrada.

Fonte:Mogi News

Reforma Obra nas estações da CPTM começa em 2013


Reforma
Obra nas estações da CPTM começa em 2013
A empresa Vetec Engenharia, vencedora da licitação, está na fase de revisão dos projetos; estimativa é de que sejam necessários R$ 70 milhões
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Estação Mogi das Cruzes ganhará passagens subterrâneas para pedestres e acessibilidade
A reforma e construção das duas novas estações ferroviárias - Estudantes e Mogi das Cruzes, na área central da cidade - devem ter início no ano que vem. 
De acordo com Assessoria de Imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a empresa Vetec Engenharia Ltda., vencedora da licitação, está na fase de revisão dos projetos básicos para iniciar a elaboração dos projetos executivos das duas estações. 
"Com isso, há expectativa de a publicação do edital, para contratação da empresa responsável pelos traballhos, ocorrer no primeiro semestre de 2013. As obras, portanto, devem ser iniciadas no mesmo ano", sintetizou a CPTM, por meio de nota. 
A estimativa é de que sejam necessários R$ 70 milhões de investimentos para a reformulação total da Estudantes. A Estação Mogi das Cruzes, por sua vez, terá demolição total da atual estrutura e a construção de uma nova, numa distância de 150 metros. O objetivo é que fique mais próxima do Terminal Central. 
No projeto básico, elaborado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e que foi aceito pela estatal, consta a implantação de passagens subterrâneas para pedestres, escadas rolantes, elevadores, galerias e melhor acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil da entrada até a saída das estações.

Na área entre as passagens subterrâneas e do terreno de 2 mil metros quadrados, ocupado atualmente pela estação Mogi das Cruzes, deverá ser construído um espaço comercial, uma espécie de shopping e praça, obra que poderá ser feita por meio de uma PPP (parceria público-privada). Esta última etapa ficará sob responsabilidade da Prefeitura.

No caso da Estação Estudantes, a proposta é construir uma passagem subterrânea entre o terminal e a rodoviária, interligando os dois serviços. 
Como cada obra leva em torno de 13 a 24 meses para conclusão e Mogi já se antecipou apresentando um projeto, o prazo estabelecido pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira, para entrega das estações é até meados de 2015.


Brás Cubas e Jundiapeba 
As estações de Brás Cubas e Jundiapeba também devem ser reformadas. Entretanto, o processo licitatório para realização do projeto executivo ainda será aberto pela CPTM. De acordo com a estatal, o projeto funcional foi concluído e o edital para as contratações dos projetos básico e executivo estão em processo final de elaboração. 

Fonte:Mogi News

Alargamento de via Desapropriações na Olegário Paiva vão custar cerca de R$ 5 milhões


Alargamento de via
Desapropriações na Olegário Paiva vão custar cerca de R$ 5 milhões
Cerca de 15 imóveis estão no trecho que deve ser desapropriado, mas ainda não há prazo para que isso aconteça
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Um dos trechos que deve sofrer desapropriações: no total, 15 imóveis devem ser desocupados
Já está nas mãos do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) um projeto básico para alargamento da rua Olegário Paiva, no centro de Mogi. Um estudo preliminar feito pela administração municipal aponta a necessidade de investimentos de cerca de R$ 5 milhões para a expansão de dois quarteirões: entre a Narciso Yague Guimarães e a Ricardo Vilela e da Ricardo Vilela até a Rua Barão de Jaceguai. Os recursos seriam, em sua maioria, para pagamento da desapropriação de cerca de 15 imóveis que estariam no trecho de cerca de cem metros. Dessa forma, a Olegário Paiva passaria, naquele trecho, dos atuais cinco metros para até dez metros de alargamento. 
De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura ainda não há prazo para uma possível intervenção na via com a finalidade de dar maior vazão ao fluxo de veículos naquela região da cidade, principalmente nos horários de maior fluxo. 
Um recente estudo de volumetria realizado pela Secretaria Municipal de Transportes apontou que em média, a cada hora, 750 veículos passam naquele trecho da Olegário Paiva. Em horário de pico (11h30 às 13h30 e 17 às 19 horas), por conta do afunilamento da pista entre a praça do Shangai e Barão de Jaceguai, uma enorme fila de carros se forma na Olegário Paiva, que inclusive, recebe tráfego de veículos vindos do Mogilar ao Shangai e Centro Cívico pela passagem subterrânea Oswaldo Crespo de Abreu. 
Outras propostas 
Além da Olegário Paiva, está em análise na Prefeitura Municipal outras importantes obras viárias, duas delas na região Leste da cidade: abertura de pistas marginais ao longo da avenida Francisco Rodrigues Filho, que deve ser construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e abertura de uma nova avenida, paralela à Ricieri José Marcatto, em César de Souza. 
Esta última estaria em estado avançado de implantação. A Prefeitura Municipal desapropriou uma área de 12.706,47 metros quadrados, entre a passagem de nível na altura da rua Catarina Carrera Marcatto até à rua Adolf Lutz e também a avenida Francisco Rodrigues Filho com objetivo de abrir a nova via para desafogar o trânsito na avenida Ricieri José Marcatto, que hoje é a principal ligação entre César de Souza, Mogilar, Rodeio e Botujuru, entre outros. 
Na prática, é o início de ações para conclusão do anel viário naquela região e que há tempos é pleiteado por motoristas. Trata-se do primeiro passo para a concretização do projeto, que é a desapropriação da área, num valor simbólico, segundo a Prefeitura, em terrenos, inclusive, que já possuem postes de energia. O terreno desapropriado fica próximo à Hoganas e o espaço utilizado atualmente como pátio municipal de veículos.

De acordo com a administração municipal, a avenida Ricieri José Marcatto recebe, em média, um fluxo de de 900 a 1.100 veículos/hora.

Já o alargamento da Francisco Rodrigues Filho tem por objetivo servir de ligação com a avenida Antonio de Almeida, no bairro Nova Mogilar. Lá, a área já foi desapropriada pela administração municipal, de maneira que sua construção será feita por empreiteiras numa contrapartida de implantação de empreendimentos imobiliários. A ligação com a avenida Antonio de Almeida se dará em um ponto quase em frente à empresa de ônibus Pás
A obra está orçada em R$ 7 milhões. Um lado da avenida (que terá duas pistas em cada direção), no sentido Francisco Rodrigues Filho, terá 25 metros de largura e, na direção à avenida Antonio de Almeida, serão 23 metros. Serão 800 metros de extensão. A construção da nova avenida está condicionada à instalação das pistas marginais e da rotatória na Francisco Rodrigues Filho.

Fonte:Mogi News

Telejornal


Divulgação

Telejornal
O Telejornal Mogi News 1a edição iniciou ontem uma série de entrevistas especiais, ao vivo, na bancada, com os 23 vereadores eleitos ou reeleitos para a próxima legislatura da Câmara de Mogi das Cruzes. O primeiro entrevistado foi ontem Juliano Abe.
Os mais votados
Pela ordem de votação, hoje seria a vez da vereadora eleita Karina Pirilo, mas ela será entrevistada amanhã. Hoje será a vez do reeleito Mauro Araújo (PMDB).

Na programação
No próximo dia 18 estará na bancada Francisco Moacir Bezerra de Melo (PSB), o Chico Bezerra. 

Bancadas especiais
As entrevistas prosseguem na semana que vem. As bancadas especiais vão ter seis minutos de duração e recomeçam até que todos os 23 eleitos se revezem para apresentar as suas propostas para melhorar a cidade.


Fonte:Mogi News

Bubu na Câmara


Erick Paiatto

Bubu na Câmara
Nos últimos três dias ganharam força pela cidade os comentários de que o palhaço Bubu, que ficou na primeira suplência do Partido da República (PR) ocupe uma das vagas na Câmara de Mogi (deixada provavelmente pela vereadora Odete Sousa (PR), que poderá assumir como secretária na Prefeitura Municipal.
Mudanças administrativas
As especulações da vez dão conta de que Odete poderá assumir a futura Coordenadoria da Mulher, já anunciada pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) dentro da composição da nova estrutura administrativa da Prefeitura de Mogi para o seu segundo mandato, que se inicia no próximo dia 1º de janeiro de 2013. Além da Coordenadoria da Mulher, Bertaiolli anunciou também a intenção de criar a Coordenadoria da Juventude e de transformar a atual Coordenadoria de Habitação em Secretaria Municipal.


"Desconheço"
Bubu não foi localizado pela coluna para comentar o assunto. E a vereadora Odete Sousa ficou surpresa com a notícia: "Você é a primeira pessoa que está falando sobre isso. Eu desconheço", disse a parlamentar, que negou ter sido sondada para o cargo e muito menos ter sido convidada. Ela não quis dizer se aceitará a proposta (caso lhe seja feita) de compor o secretariado de Bertaiolli: "Não tem como falar. É tudo cedo demais", disse ela.

Fonte:Mogi News