quarta-feira, 15 de novembro de 2017

PANORAMA: Avança prescrição de cirurgia bariátrica no tratamento de diabete e hipertensão

 15 de novembro de 2017  Panorama  
AGÊNCIA ESTADO
A recomendação de uso de cirurgia bariátrica, antes restrita, vem avançando no País e pode agora favorecer diabéticos e hipertensos. O Conselho Federal de Medicina (CFM) vota até o próximo mês resolução que torna mais fácil a redução de estômago no caso de pessoas com diabete tipo 2. Já um estudo do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, liga o procedimento à eficácia no controle da pressão de obesos.

O texto que deve receber aval do CFM prevê que pacientes com diabete possam fazer a cirurgia com um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34 quilos por metro ao quadrado. Atualmente, o IMC mínimo exigido para permitir o procedimento é de 35. A mudança atende a padrões já adotados nos Estados Unidos e em vários países da Europa e tem como principal objetivo não a redução do peso, mas o controle da diabete.

Justamente por isso, médicos se referem agora à cirurgia não como bariátrica, mas metabólica. “A experiência tem mostrado que pacientes com diabete tipo 2 submetidos à cirurgia têm uma queda na glicemia antes mesmo da perda de peso”, explicou o presidente em exercício do CFM, Mauro Luiz Britto Ribeiro. O médico afirma não ser possível falar em cura, mas em controle. “Os estudos acompanham pacientes que fizeram a cirurgia há menos de dez anos Podemos falar, por enquanto, nos efeitos a médio prazo”, explicou.


Experimental. Hoje, a técnica já é feita no País, mas em caráter experimental. Com a aprovação da resolução, a cirurgia poderá ser feita desde que haja a recomendação de dois médicos endocrinologistas. Há ainda outras exigências: o paciente tem de ter entre 30 e 70 anos, apresentar diabete há dez anos e não ter obtido sucesso com nenhum tratamento clínico. “Esse é um procedimento de risco, de alta complexidade”, observou Ribeiro. Além disso, o paciente não pode ser dependente de drogas, abusar de bebidas alcoólicas ou apresentar depressão grave. Também é contraindicada a técnica caso se constatem problemas cardiovasculares no paciente.

Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini explica que o procedimento não é novo, mas foi necessário aguardar que a literatura médica se tornasse mais robusta para que ele pudesse passar a ser indicado.

Cid Pitombo, pesquisador e coordenador do programa estadual de cirurgia bariátrica do Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio, observa apenas que o procedimento não pode ser banalizado. “Meu ponto de vista crítico é se esse parecer pode fazer com que as pessoas comecem a buscar profissionais sem muito conhecimento e treinamento.” O texto do CFM prevê regras claras para o hospital onde a cirurgia deverá ser realizada. O estabelecimento precisa ser de grande porte, ter equipe de plantonistas por 24 horas, além de UTI. O parecer ainda cita especificamente duas técnicas para serem usadas na cirurgia metabólica.

O presidente em exercício do conselho acredita que eventual liberação poderá beneficiar parcela significativa de pacientes. Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostra que 18,6% da população brasileira é obesa e 53,8% tem excesso de peso. Na terça (14), Dia Mundial do Diabete, o ministério reforçou o alerta sobre o crescimento da doença no País, com avanço de 61,8% no diagnóstico, entre 2006 e 2016. Na pesquisa Vigitel, por telefone, o número de entrevistados que relatou a doença passou de 5,5% para 8,9%.

Hipertensão. A cirurgia bariátrica também está sendo apontada como eficaz para o tratamento de pacientes com hipertensão sem resposta com o tratamento medicamentoso. Hoje, um em cada quatro brasileiros é hipertenso, conforme dados da pesquisa Vigitel.

Um estudo inédito do Hospital do Coração (HCor) avaliou 100 pacientes com a doença. Uma parte fez a cirurgia e a outra recebeu medicamentos e orientação. Os pesquisadores constataram que, no período de um ano, 83,7% dos pacientes que fizeram a redução de estômago diminuíram o número de medicações e conseguiram manter a pressão controlada. Entre os demais pacientes, o porcentual foi de 12,8. E 51% dos pacientes que fizeram o procedimento cirúrgico não precisaram mais utilizar medicações.

O estudo, chamado Gateway, foi publicado na terça (14) na revista Circulation, uma das mais importantes da área de cardiologia, e apresentado no Congresso da American Heart Association, na Califórnia (EUA). “As características básicas dos pacientes eram ter entre 18 e 65 anos, IMC de 30 a 39,9 kg/m² e hipertensão de tratamento não simples. Eram pessoas que tomavam ao menos duas medicações em doses máximas ou mais de duas em doses moderadas”, disse Carlos Schiavon, cirurgião bariátrico e principal investigador do estudo no Instituto de Pesquisa do Hcor.

Schiavon relata que o primeiro paciente foi operado em 2013 e o último, em 2016. “Nosso objetivo primário era reduzir em 30% o número de medicações que o paciente tomava, mantendo a pressão controlada, que é abaixo de 140 por 90 mm de mercúrio ou 14,9, como as pessoas dizem. Mas o mais importante é o potencial de diminuir os eventos ligados à hipertensão, como AVC e enfarte.”

O cirurgião pondera que os dados ainda são em curto prazo e o procedimento, se for adotado no futuro como opção de tratamento, não deve ser indicado a todos os pacientes com a doença. Segundo Otávio Berwanger, diretor do Instituto de Pesquisa do HCor, o procedimento pode auxiliar quem não consegue aderir a tratamentos. “Nos Estados Unidos, só metade dos pacientes toma a medicação e, no Brasil, a adesão é ainda menor.”

Berwanger ressalta que a eficácia do procedimento está ligada a múltiplos mecanismos desencadeados pela cirurgia. “A perda de peso já contribui, mas há efeitos anti-inflamatórios e é muito possível que tenha efeitos em hormônios de produção no intestino ”

Reconhecimento
O diretor destaca também a importância da publicação internacional desse estudo. “No Brasil, estamos acostumados a importar conhecimento e a repetir o conhecimento gerado fora. Agora, a gente mostra que, tendo a metodologia, se pode fazer uma pesquisa tão boa quanto a americana e a europeia “

Fonte:O Diário de Mogi

PANORAMA: Temer liga troca ministerial à Previdência

15 de novembro de 2017  Panorama 
AGÊNCIA ESTADO
O presidente Michel Temer decidiu condicionar a nova distribuição de cadeiras nos ministérios aos votos dados pelos partidos aliados para a reforma da Previdência. Empenhado em aprovar na Câmara mudanças no regime de aposentadoria até meados de dezembro, Temer quer deixar as trocas na equipe acertadas, mas só entregar efetivamente cargos para o Centrão ou outras siglas após conferir o painel de votação.

O governo aposta suas fichas na aprovação da proposta, mesmo que seja modificada. Considerada por setores econômicos a mudança estrutural mais importante, a reforma da Previdência enfrenta forte resistência no Congresso. O texto inicial, mais ambicioso, precisou ser desidratado. Atualmente, a negociação se concentra em fixar idade mínima para a aposentadoria e unificar as regras do funcionalismo público com as da iniciativa privada.

A saída do ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), abriu caminho para o presidente acelerar a reforma ministerial. Araújo pediu demissão anteontem em meio ao racha do PSDB, que tende a desembarcar do governo. Os tucanos controlam outras três pastas (Secretaria de Governo, Relações Exteriores e Direitos Humanos), mas todos os ministros deverão deixar a equipe.


A estratégia do “toma lá dá-cá” foi definida para evitar surpresas de última hora. O Palácio do Planalto avalia que, se a Câmara não aprovar a reforma da Previdência até dezembro – deixando para o Senado votar em fevereiro -, nada mais passará em 2018, ano eleitoral. Por se tratar de uma emenda constitucional, o texto terá de ser aprovado – em duas votações – por, pelo menos, 308 deputados.

Com orçamento de R$ 10,1 bilhões, o Ministério das Cidades é cobiçado não apenas pelo PP, mas também pelo PMDB, PSD e DEM, que já começaram a brigar pelo espaço. O mais cotado para comandar Cidades é o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, indicado pelo PP.

Temer, porém, avalia dividir o controle das secretarias de Saneamento e Habitação entre o PP e o PMDB. Pela negociação, não haverá “porteira fechada”, termo que, no jargão político, significa distribuir todos os cargos de um ministério a uma só sigla.

Há oito dias, o PP deu um ultimato ao Planalto e ameaçou paralisar as votações na Câmara se os tucanos não saíssem do governo e se o espaço do partido não fosse ampliado. O presidente concorda em entregar Cidades para o PP, mas quer ver se a sigla cumpre a promessa de votar a favor da reforma da Previdência.

Candidatos. Líderes de bancadas aliadas criticaram ontem a intenção de Temer de antecipar para dezembro a substituição dos ministros que serão candidatos. Pela lei, quem vai disputar as eleições deve se desincompatibilizar até abril de 2018.

Se levada adiante pelo presidente, a decisão prejudicará ministros que não possuem mandatos, entre eles Gilberto Kassab (Ciência e Comunicações) e Marcos Pereira (Indústria). Fora do primeiro escalão, eles também ficam sem foro privilegiado e, caso sejam denunciados, terão de ser julgados na 1.ª instância. Ambos são citados por delatores da J&F.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a intenção de Temer, dizendo que pode atrapalhar a recuperação econômica do País e até mesmo o ambiente político. “Olhando de longe, acho que vai parar o governo. Trocar todos os ministros no final do ano, momento em que as ações mais importantes estão em andamento, vai dar um freio na execução de bons projetos”, avaliou Maia, em entrevista à Agência Estado.

A opinião é compartilhada pelo líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB). “Será uma quebra de rito desnecessária e prejudicial, no momento em que estamos colhendo os frutos de uma agenda em desenvolvimento”, argumentou Efraim.

Presidente licenciado do PSD, Kassab afirmou que respeitará qualquer decisão de Temer para tirar seus ministros antes do prazo, mas acha que não deve ser atingido pela reforma ministerial. Ele ainda não assumiu ser candidato. Em conversas reservadas, porém, tem demonstrado intenção de concorrer ao Senado. “Estou aguardando definição do senador José Serra (PSDB-SP) para analisar que rumo tomarei”, disse Kassab, que conversou ontem com Temer.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), disputará a reeleição ao Senado e deve sair da equipe em dezembro. Já o tucano Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) quer concorrer a mais um mandato de deputado federal ou ao Senado, mas, neste caso, teria de migrar para o PMDB.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que o “espólio dos tucanos” será dividido. “O PMDB, como o maior partido da base, seguramente deve ter mais espaço nessa recomposição”, afirmou. O PMDB quer que Padilha acumule sua função com a Secretaria de Governo até a votação da reforma da Previdência.

Fonte:O Diário de Mogi

INFORMAçãO: Folclore Político (XIX): O telefone do governador

12 de novembro de 2017  Informação  
No segundo ano da administração de Francisco Rodrigues Corrêa, o Quico, como prefeito de Salesópolis, a Cidade foi atingida por uma tromba d’água, em plena terça-feira de Carnaval. Choveu tanto que a pressão da água acumulada no interior do cemitério derrubou o muro e desceu morro abaixo, levando túmulos e restos mortais das pessoas lá enterradas. Eram 2 horas da madrugada quando o prefeito, apavorado, decidiu tomar uma decisão: ligou para o governador do Estado, que o atendeu, com voz de sono. “O senhor precisa me ajudar, os defuntos estão espalhados pelas ruas e eu tenho outros problemas com a Cidade afetada pelo temporal”, disse Quico. Do outro lado da linha, Geraldo Alckmin procurou acalmá-lo com a promessa de ajuda. Na manhã seguinte, um grande número de integrantes da Defesa Civil e outros órgãos

de apoio do Estado já estava a postos para iniciar os trabalhos de limpeza de Salesópolis. Uma semana depois, o telefone do prefeito toca e um assessor do Palácio dos Bandeirantes lhe informa que o governador precisava, urgente, falar pessoalmente com ele. Como se encontrava em São Paulo, Quico foi direto para o gabinete do governador, onde a secretária o fez passar à frente dos demais visitantes. Ao chegar à sala, o prefeito se assustou ao ver Alckmin e sua mulher, dona Lu, à sua espera. O governador tomou a iniciativa e lhe disse para que não tomasse aquilo como uma advertência ou “puxão de orelha”, mas que ele precisava saber como Quico havia conseguido o número para o qual ligara em plena madrugada, pois se tratava de um telefone exclusivo dele e de Lu. Para o governador, seria uma questão de segurança saber a origem do número. O prefeito abriu seu largo sorriso e explicou: “Lembra-se que eu estive aqui no gabinete há uns 20 dias, junto com o prefeito de São José dos Campos, Manoel Fernandes, e do deputado federal Marcelo Ortiz? Pois nós estávamos aqui contando histórias quando dona Lu chamou o senhor, que saiu da sala. Eu vi o seu celular sobre a mesa, peguei o telefone e liguei para meu. Quando senti a vibração no meu bolso, desliguei e apaguei o número, deixando no mesmo lugar. Ainda bem que guardei o seu número. Caso contrário, os defuntos estariam até agora espalhados pelas ruas de Salesópolis”. Alckmin e Lu não conseguiram conter o riso. O mistério do celular estava
desfeito.

Ligações
Quico ainda se lembra da data: 18 de fevereiro de 2001. Há menos de dois meses no cargo, o prefeito de Salesópolis atende a um chamado no celular: “Alô, quem é?” E do outro lado: “É o governador do Estado”. E Quico: “Ah, é? E eu sou o papa!”. E desligou o telefone. Era mesmo Geraldo Alckmin, que desejava comunicá-lo sobre a elevação de Salesópolis à condição de estância turística. Até hoje, o governador se lembra do episódio em viagens ao Interior. E se diverte contando a história do prefeito que lhe bateu o telefone, solenemente.


Em Brasília
Acompanhando um grupo de prefeitos liderado por Barjas Negri, de Piracicaba, lá se foi o Quico para o primeiro encontro com um presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Após a conversas de praxe, José Serra apareceu para as tradicionais fotografias. Todos perfilados ao lado de FHC. Serra de cara fechada, bem ao seu feitio. Quico não gostou daquilo. Após a primeira foto, deixou o grupo e foi direto para o ministro da Saúde, lhe estendendo a mão: “Serra, vê se me ajuda, que eu estou fudido, lá em Salesópolis”. Serra começou a rir. E as fotos seguintes ficaram bem melhores.

Com Lula
Quico estava em Brasília, hospedado no Hotel Nahum, onde também estava o recém-eleito presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Foi até ele e pediu para fazer uma foto ao seu lado. Solícito ao extremo, Lula topou e o prefeito, gesticulando, pediu que o eleito ajudasse Salesópolis. Tempos depois, recebeu a foto, em seu gabinete – ele com o dedo no peito de Lula –, com um recadinho no verso: “Vou ajudar sua Cidade, mas quando encontrar comigo, não precisa me apontar o dedo desse jeito”. O aviso era do próprio presidente.

Clinton
Outra vez em Brasília, ao ingressar num elevador do mesmo hotel, Quico jura que deu de cara com Bill Clinton, então presidente dos Estados Unidos. “Not speak english”, avisou o prefeito, já às voltas com os seguranças, enquanto sacava o seu cartão de visitas e entregava ao americano. Com ajuda de um tradutor presente, no melhor estilo caipira, ele entabulou uma conversa rápida com o presidente. Fez sucesso, a ponto de ser fotografado, várias vezes, ao lado de Clinton. Trouxe as fotos e as colocou num painel, em seu gabinete, para surpresa dos vereadores que o visitavam. Todos queriam saber a origem das imagens. “Fui recebido na Casa Branca”, jactava-se o prefeito, fazendo suspense.

COTIDIANO

Fonte:O Diário de Mogi

QUADRO DESTAQUE: Etec inscreve para 40 vagas do curso de Administração em sala descentralizada

15 de novembro de 2017  QUADRO DESTAQUE  
A sala será inaugurada no ano que vem na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Braz Cubas. (Foto: Eisner Soares)
A sala será inaugurada no ano que vem na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Braz Cubas. (Foto: Eisner Soares)

Os estudantes que desejarem ocupar uma das 40 vagas do curso de Administração de Empresas na sala descentralizada da Etec, que será inaugurada no ano que vem na Escola Estadual Galdino Pinheiro Franco, em Braz Cubas, já podem se inscrever no Vestibulinho da Etec Presidente Vargas.

A sala descentralizada é fruto do trabalho do deputado estadual Marcos Damasio (PR) que negociou a ampliação de vagas técnicas para Mogi junto ao Centro Paula Souza.


“Conseguimos esta primeira sala e estamos confiantes que a demanda vai permitir a abertura de mais vagas, inclusive de outros cursos em Braz Cubas. A meta é ampliar o acesso ao ensino técnico e capacitar os nossos jovens ao mercado de trabalho”, disse.

Os interessados podem fazer inscrições até o próximo dia 13 de dezembro, mediante o pagamento da taxa de R$ 27,80. No dia 16 de janeiro de 2018 serão divulgados os locais da prova, que acontecerá no dia 21 de janeiro. As aulas terão início em 15 de fevereiro.

As inscrições devem ser feitas na Etec Presidente Vargas, localizada na Rua Adriano Francisco Salgado, 30. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones: 4799-1511 e 4799-7021.

Fonte:O Diário de Mogi

Fonte:O Diário de Mogi
QUADRO DESTAQUE:
Parceria vai proporcionar monitoramento 24 horas no Distrito do Taboão

 15 de novembro de 2017  QUADRO DESTAQUE  
O projeto teve como origem uma proposta apresentada pela Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab). (Foto Arquivo)
O projeto teve como origem uma proposta apresentada pela Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab). (Foto Arquivo)

Câmeras passarão a monitorar 24 horas o Distrito Industrial do Taboão por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre empresários e a Prefeitura de Mogi das Cruzes. O projeto teve como origem uma proposta apresentada pela Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) aos secretários municipais de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, e de Desenvolvimento, Sadao Sakai. Uma reunião entre os secretários e a diretoria da Agestab, na segunda-feira, deu início à iniciativa, que tem como objetivo aumentar a segurança na região.

Antes do encontro, que ocorreu na empresa Ecus Injeção, no Taboão, foi realizada uma visita ao Distrito para verificar os possíveis pontos de instalação dos equipamentos.


Ainda em novembro será apresentado um projeto pelo Departamento de Tecnologia da Informação (T.I.) da Prefeitura, que descreverá, entre outras informações necessárias, as configurações das câmeras e toda infraestrutura necessária.

Os empresários serão responsáveis pela instalação e a compra das câmeras e dos equipamentos e a Prefeitura ficará responsável pelo monitoramento em tempo real das imagens, por meio da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que atua em parceria com as polícias Militar e Civil.

O presidente da Agestab, Osvaldo Baradel, afirmou que a finalidade é fazer com que os empresários e a comunidade em geral se sintam mais seguros no Taboão. “Já conseguimos o reforço no policiamento e, assim que as câmeras estiverem instaladas, aumentaremos significativamente a sensação de segurança”, avaliou.

Fonte:O Diário de Mogi

Saúde: UMC fará atendimentos de Urologia e Oncologia

As Ligas de Urologia e Oncologia do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) oferecerão atendimentos gratuitos aos homens no próximo sábado das 8 às 13 horas, na Policlínica, em alusão ao Novembro Azul
Foto: Divulgação


Consultas serão realizadas mediante agendamento
As Ligas de Urologia e Oncologia do curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) oferecerão atendimentos gratuitos aos homens no próximo sábado das 8 às 13 horas, na Policlínica, em alusão ao Novembro Azul.
O objetivo também é esclarecer dúvidas e orientar sobre o câncer de próstata. Este ano, os atendimentos serão feitos com horário marcado, portanto, quem quiser participar deve fazer o agendamento pelo telefone 4728-5383 ou pessoalmente.
Pelo quinto ano consecutivo, alunos e professores da UMC estarão envolvidos nas atividades de orientação que visam eliminar os tabus dos homens com relação aos exames de rastreamento e aos procedimentos de tratamento da doença.
Serão oferecidos exames de toque e encaminhamento para o exame de dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico), que identifica a doença.
A campanha Novembro Azul na UMC visa motivar a população masculina a fazer exames preventivos regularmente. A ação é destinada aos pacientes com idade superior a 50 anos ou aos 45 anos para os que têm histórico familiar de câncer de próstata em parentes de 1º grau, cujos casos serão identificados após triagem prévia, feita no local.

Fonte:Mogi News

Alerta: Prefeitura estuda imunização massiva contra febre amarela

Mesmo com a negativa da doença para o macaco morto em Santa Isabel, doses da vacina poderão ser ampliadas
Foto: Renato Kawasaki/CMMC


Secretário Cusatis foi à sessão de ontem expor as ações propostas ao Estado
A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai fechar o plano de contenção da febre amarela até segunda-feira. A administração municipal aguarda orientações da Secretaria de Estado da Saúde para concluir as medidas que serão adotadas no município. Inicialmente, a população que mora nas regiões consideradas prioritária, próximas da mata, começará a receber a imunização no fim da semana. A Prefeitura não descarta a vacinação massiva da população.
O secretário de Saúde, Marcello Cusatis e a equipe da pasta, participaram ontem de uma reunião na Câmara para informar quais ações estão sendo tomadas pela administração municipal para barrar e combater a febre amarela em Mogi. Cusatis afirmou que não existe motivo para preocupação ou alarde nos mogianos, pois a cidade não registrou casos confirmados da doença.
De acordo com o secretário, a atual estratégia é imunizar a população que vive na área prioritária, como perto de matas e Zona Rural. A expectativa é que para essa etapa sejam necessárias cerca de 200 mil doses da vacina, o que deve começar a chegar nos próximos dias. A decisão de estender a imunização para toda a população será tomada em conjunto com o Estado. Hoje, existem pouco mais de mil doses nas cinco unidades de saúde que disponibilizam a vacina. Caso haja necessidade de ampliar a imunização, novos pontos de vacinação serão abertos.
Amanhã, Cusatis informou que entrará em contato com os Pronto Atendimentos tanto da rede pública quanto particular para solicitar a notificação no mesmo dia de casos suspeitos da febre amarela. Na segunda-feira, ocorrerá uma reunião com todos os secretários municipais e o prefeito Marcus Melo (PSDB) para fechar as ações de prevenção e bloqueio da doença.
Hoje, Custais afirmou que a recomendação é realizar a vacinação na área prioritária em 30 dias e no restante em 60 dias. A Prefeitura tem realizado a orientação dos moradores nas áreas rurais e prioritárias, como o Taboão e área do Itapeti, além de fazer o monitoramento dos macacos para ver se existe algum doente. O secretário disse que também pode ser estudada a restrição do acesso aos locais que têm trilha na mata, como o caso do Parque Municipal. Desde 2008, Mogi só teve um caso da doença, importado de Goiânia. Nesse ano, foram sete notificações. 
Negativo
A Prefeitura de Santa Isabel informou ontem que o resultado da necropsia do macaco encontrado morto no bairro Cachoeira deu negativa para Febre Amarela. O exame foi realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.
Segundo o secretário Cusatis, mesmo com a negativa da morte do animal para a doença, a estratégia será mantida. "Não muda em nada. Aguardamos retorno das ações propostas ao Estado", confirmou.
Quadro
Área prioritária
Volta Fria
Vila Industrial
Mogilar 
Área periurbana de Jundiapeba 
Área periurbana de Brás Cubas
Jardim São Pedro 
Vila Suissa 
Botujuru 
Rodeio 
Ponte Grande 
Jardim Araci
Chácara Guanabara
Residencial Itapeti 
Sabaúna 
Jardim Vieira 
Moralogia
Beija-Flor 
Novo Horizonte
Jardim Margarida 
Piatã
Aruã 
Monterey Ville
Taboão
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Fonte:Mogi News

levantamento: Novo Fórum de Brás Cubas realiza 21 audiências por dia

Nova unidade, que foi construída no bairro Vila São Francisco, já está funcionando com toda sua capacidade
O Fórum Criminal de Mogi das Cruzes distribuiu 299 processos criminais desde que o novo prédio foi inaugurado no dia 23 de outubro. De acordo com informações do Tribunal de Justiça de São Paulo, por dia, é realizada uma média de sete audiências em cada uma das três Varas Criminais, o que totalizam 21 audiências diariamente.
Para o presidente da 17° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marcelo Inocêncio, o próximo passo da entidade será a reivindicação para implantação de uma Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
O Tribunal de Justiça informou que atualmente o Fórum Criminal conta com aproximadamente 16 mil processos, que estão distribuídos nas três Varas Criminais existentes. O novo prédio, que foi construído na Vila São Francisco está funcionando com toda sua capacidade. As audiências de custódia estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana e feriado, elas ocorrem no Fórum Central, no Centro Cívico. A expectativa é que isso mude no ano que vem.
Para o presidente da 17° Subseção da OAB, o prédio tem atendido as necessidades dos advogados. "É uma estrutura muito bem acabada e moderna, que segue os padrões dos novos Fóruns do Estado de São Paulo. Nesse começo de trabalho teve a fase de adaptação, período de mudança dos cartórios que vieram do Fórum Central, e agora ele está entrando na etapa produtiva. Esse novo Fórum representa um passo importante na modernização do judiciário", ressaltou.
Em relação ao Fórum Central, Inocêncio avaliou que deve haver melhoria com a saída das Varas Criminais e a concentração das Varas Cíveis. "Ainda não dá para sentir os reflexos, mas teremos melhorias no espaço e na estrutura", disse.
Inocêncio destacou que com a inauguração do Fórum de Brás Cubas a próxima reivindicação será a implantação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. "Existe um trabalho em conjunto da OAB, políticos de Mogi e o juiz diretor do Fórum (Gustavo Alexandre da Câmara Leal Belluzzo) para a criação dessa Vara com cartório próprio e toda estrutura necessária", acrescentou.
O presidente ressaltou que os casos de violência contra a mulher tem aumentado no município e que o assunto merece atenção. "Essa é a nossa bandeira atualmente. Nossa briga será a criação desse ambiente para atender as vítimas", afirmou.

Local distribuiu 299 processos criminais desde a inauguração, dia 23 de outubro

Inocêncio: 'Entramos na etapa produtiva'.

Fonte:Mogi News

PPA: Câmara de Suzano irá votar o Plano Plurianual na 5ª feira

Propositura recebeu emenda substitutiva de vereador e as Comissões Permanentes deram parecer favorável
Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano


Sessão ordinária que votará projeto de lei será amanhã, após o feriado, às 18h
A Câmara de Suzano votará nesta quinta-feira o projeto de lei nº 067/2017, que estabelece o Plano Plurianual (PPA) de Suzano. A propositura recebeu emenda substitutiva nº 10 do vereador Lisandro Frederico (PSD). Todas as Comissões Permanentes do Legislativo concederam parecer favorável ao documento. A sessão ordinária tem início às 18 horas.
Segundo o texto da emenda, o vereador remanejou verbas de diversas secretarias para estruturar um programa específico de ações para o bem-estar animal na pasta do Meio Ambiente.
Com isso, o parlamentar garantirá, caso a proposta seja aprovada, R$ 950 mil por ano para contratações de serviços para a causa animal, como por exemplo, campanhas de castrações. Este remanejamento não alterou as verbas da Saúde e Educação.
Os trabalhos legislativos serão realizados na quinta-feira devido ao feriado de Proclamação da República hoje.
O município realizou, neste ano, o PPA participativo, que teve como objetivo fomentar e ampliar a participação popular na criação e desenvolvimento de políticas públicas e diretivas do plano de governo.
O projeto possui diretrizes e ações a serem tomadas, como: atenção à saúde mental e prevenção de doenças; proteção à criança e ao adolescente e grupos vulneráveis; rondas intensivas e monitoramento por câmeras; melhoria da qualidade do asfalto na cidade; ações preventivas à enchentes e alagamentos; iluminação pública eficiente para segurança na cidade; disposição de mais médicos nas unidades de atendimento de saúde; mais medicamentos; criação do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPP), entre outros.
A proposta conta ainda com programas específicos para cada área: Pro-Suz Saúde; Todos pela educação de qualidade; Cultura que queremos; Esporte e lazer suzanense; Manutenção da cidade - Suzano em Ordem; Suzano do amanhã; Moradia e cidadania; Mais desenvolvimento - a mudança que Suzano precisa; Suzano sustentável; Relações institucionais e participação popular; Suzano mais mobilidade e Cidade Segura.

Fonte:Mogi News

suzano: Prefeitura terá R$ 2,1 mi para construir central de triagem

Valor foi garantido na tarde de ontem durante audiência na sede da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano


Prefeito se reuniu com secretário adjunto da pasta
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), conquistou na tarde de ontem uma verba de R$ 2,1 milhões para a construção de uma nova Central de Triagem no município para a coleta seletiva de lixo. Em audiência na sede da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania com o secretário-adjunto Luiz Souto Madureira, o chefe do Executivo assinou o convênio que garante uma unidade totalmente equipada para atender o Miguel Badra, na região norte da cidade. A confirmação do investimento contou com apoio e participação do deputado estadual André do Prado (PR).
A Central de Triagem será responsável pelo trabalho integrado com entidades sociais para efetuar a coleta seletiva naquela região. O projeto executivo está pronto e, após os trâmites administrativos, a Prefeitura logo dará início ao processo licitatório para a obra. A estrutura deverá ser erguida em uma área na rua Mário Bochetti. O município já possui uma estrutura que realiza esse serviço no Jardim Colorado.
"É um projeto de 2013 que conseguimos recuperar após muito esforço. Será fundamental um equipamento como esse para a cidade de Suzano, uma vez que já temos uma Central de Triagem no Jardim Colorado. Com essa futura unidade do Miguel Badra, vamos ampliar a coleta seletiva de lixo, gerar emprego e deixar o município mais sustentável", destacou o prefeito.
A verba confirmada na audiência em São Paulo é oriunda do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e mantido por ações civis públicas. Esses recursos são destinados ao ressarcimento dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território do Estado de São Paulo. Entende-se por ressarcimento quaisquer despesas relacionadas à reconstituição, reparação, preservação e prevenção dos valores relativos a esses danos.

Fonte:Mogi News

Para alunos: Palestras abordam destinação de lixo

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou ontem palestras sobre a destinação correta de resíduos sólidos para estudantes da Vila Nova União
Foto: Divulgação


Ação ocorreu ontem com alunos da Vila Nova União
A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou ontem palestras sobre a destinação correta de resíduos sólidos para estudantes da Vila Nova União. O trabalho faz parte de um planejamento da pasta e tem como objetivo conscientizar os mogianos de diversos bairros sobre o tema. Durante a palestra, são abordados assuntos como os problemas causados pelo descarte irregular, as doenças e problemas decorrentes destas ações e principalmente o funcionamento da gestão de resíduos na cidade.
O diretor André Miragaia falou com os jovens e destacou a importância do trabalho: "Nessas apresentações, procuramos mostrar os problemas que o lixo, descartado de forma irregular, pode trazer para a saúde das pessoas, dos animais e para toda a sociedade, podendo provocar até mesmo tragédias, como enchentes", disse.
Ele acrescenta que, durante a conversa com os alunos, são esclarecidas dúvidas sobre a separação dos resíduos (secos e úmidos) e transmitidas informações sobre o funcionamento da coleta seletiva em Mogi das Cruzes, que está sendo ampliada: "Sempre damos exemplos concretos para os jovens, como mostrar que a reciclagem de materiais como papel e metal pode preservar a natureza e evitar o corte de árvores, salvando florestas", salientou.
Recicla Mogi
O secretário muncipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, lembra que o Programa Recicla Mogi está sendo ampliado, com o objetivo de melhorar ainda mais a coleta seletiva na cidade. A partir de agora, cada bairro recebe o caminhão do Recicla três vezes por semana, e não duas, como acontecia até agora. As pessoas separam o lixo em seco e úmido, usando sacos plásticos de cores diferentes para cada tipo de material. Todo o material reciclável vai para triagem, na Usina da Vila São Francisco.

Fonte:Mogi News