sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Governador Geraldo Alckmin e deputado André do Prado estarão em Santa Isabel amanhã para entregar 260 moradias da CDHU


Governador- Andre, prefeito e vereador de Santa Isabel.JPGGovernador Geraldo Alckmin e deputado André do Prado estarão em Santa Isabel amanhã para entregar 260 moradias da CDHU


Parlamentar comemora entrega de apartamentos às famílias isabelenses

O deputado estadual André do Prado estará na manhã deste sábado em Santa Isabel, ao lado do governador Geraldo Alckmin, do Secretário da Habitação, Silvio Torres e do diretor da CDHU, Marcos Penido, para entregar 260 moradias da CDHU no município. A obra, iniciada em agosto de 2006, é uma luta de André do Prado desde que assumiu como deputado. Ao lado do prefeito da cidade, Hélio Buscariolli, André do Prado acompanhou o drama de centenas de famílias que aguardaram 6 anos após o início da construção para obter as chaves da casa própria. 

Como coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, o deputado realizou gestões com o Secretário Silvio Torres e com o Diretor da CDHU, Marcos Penido, a fim de encontrar uma solução rápida em benefício da população. Orçada em aproximadamente R$ 16 milhões, a obra não pôde ser entregue em tempo hábil devido a questões administrativas na execução do projeto e problemas ambientais relacionados à estação de tratamento de água e esgoto. Para o prefeito de Santa Isabel, os encontros realizados pelo deputado André do Prado com a CDHU e com o próprio governador ajudaram a acelerar a entrega das moradias. “Essa é uma luta da nossa cidade e do André que possibilita a essas famílias um lugar digno para viver e criar seus filhos”, conclui o prefeito. 

Segundo o parlamentar, o governador Geraldo Alckmin sempre se mostrou solidário a situação das famílias de Santa Isabel, e aceitou o convite do parlamentar em visitar a região do Alto Tietê mais uma vez. “Em todas as ocasiões que encontrei o governador, dizia que precisávamos dar uma solução para as 260 famílias de Santa Isabel, e esse dia chegou”. O deputado afirma ainda que em outras oportunidades  esteve reunido com o secretário de Habitação, Silvio Torres e  com o diretor da CDHU, Marcos Penido, e em todos os encontros enfatizava a necessidade de entregar as moradias às famílias carentes. “A cada encontro com o diretor da CDHU ou com o secretário, obtivemos uma boa notícia, acompanhávamos os processos burocráticos até a concretização desse anúncio, por isso sabíamos que logo as famílias seriam contempladas com os apartamentos. É um dia muito importante para essas pessoas, trata-se de um novo começo. Temos trabalhado lado a lado com o governador, que tem mostrado uma atenção especial com a cidade de Santa Isabel e região”, disse André do Prado”, comemora André do Prado.

No início do mês técnicos da CDHU passaram a recadastrar as famílias sorteadas no programa.  São 220 apartamentos de 50,02 m² e outros 40 de 49,15 m². A cerimônia de entrega dos 260 apartamentos acontece neste sábado, às 11h30 na Estrada Municipal Ramiro Catto, no bairro da Cachoeira.

Foto: Deputado André do Prado, prefeito Hélio e vereador Silvio Adriano, acompanhados do governador Alckmin durante reunião realizada no Palácio

Fonte:Clarissa Johara

Nuria, Sofia, Tomaz e Driceu do Valle


Nuria, Sofia, Tomaz e Driceu do Valle
Que famila linda me querido Dr Dirceu do Valle .
E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão ,quando ouvires a voz do Senhor teu Deus .

Deuteronômio 28: 2

Feliz Natal
Abraços do amigo Luizinho da Vila.

Tribuna Livre Balanço : Dirceu do Valle, advogado e professor de pós-graduação da PUC/SP



Encerradas as eleições na Ordem dos Advogados, chegado o momento do balanço. Convencido de que dono da melhor proposta, empenhei a palavra, tempos atrás, em tocar a campanha de Alberto Zacharias Toron à OAB-SP no Alto Tietê. A missão terminou. Com sucesso.

Apuradas as urnas das subseções da região (Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Arujá e Santa Isabel), Toron ficou na frente com 1.058 votos, seguido de Marcos da Costa, com 1.006, e Ricardo Sayeg, com 629.

Entretanto, noves fora, a tendência que se deu por esses lados não foi linear no restante das mais de 200 subseções e a situação sagrou-se vencedora.

Em São Paulo, divididos os votos da oposição, assume a condição de battonier o advogado Marcos da Costa que, por essa condição, passa a receber toda a deferência. Mas se na disputa da seccional paulista ganha a "batalha" no local e perdida a "guerra" no geral, em Mogi das Cruzes, eleito o Marcelo Inocencio - companheiro de ideias e, sobretudo, um parceiro - com votação maiúscula. Ao seu lado, com a missão de recolocar a entidade nos trilhos por esses lados, a Fátima Couto, a Milene Secomandi, o Humberto Rosa e o Fábio Simas.

Não bastasse, também nas subseções da região a oposição foi ganhadora. Das sete, levou quatro. Em Suzano, eleito o Laerte Plínio. Em Itaquaquecetuba, o Zenival Lima. Em Arujá, o Celso Teixeira. Em Poá e em Ferraz de Vasconcelos, bateram na trave a Carmen Fascina e o Francisco Brito. Agora, passada a lufa-lufa, arrefecidas as paixões suscitadas pela disputa, que seja levantada a bandeira branca, voltando tudo ao normal. Nenhum grupo é tão bom quanto toda a advocacia.

Por fim, aproveito a deixa para agradecer a Nuria Salvat Valle, minha mulher, mãe de meus filhos e, também, advogada, que carregou um piano nas costas nas últimas semanas em casa e no escritório e que, ainda por cima, ajudou na organização dos eventos, panfletou, fiscalizou e comemorou os bons resultados locais e, junto, lamentou o nem tanto no geral.

Particularmente, essa ligação forte com a advocacia e preocupação constante com os assuntos que lhe interessam é questão de gratidão. Não fosse a advocacia não teria conhecido minha esposa. Não fosse a advocacia não teria me casado com ela. Não fosse a advocacia não teria a Sofia e o Tomaz do jeitinho que são, pedaços de mim. Não fosse a advocacia não teria a família que tenho. Consequentemente, não fosse a advocacia não seria feliz. Seria um arremedo, um espectro do que sou. Por isso a preocupação. Gratidão. Não se explica. Se sente.

Daí os parabéns a todos - pedindo desculpas pelas omissões porque, curto o espaço, impossível enumerar um a um - , mas, principalmente, o muito obrigado.


Dirceu do Valle, advogado e professor de 
pós-graduação da PUC/SP

Fonte:Mogi News

Delegado Américo faz balanço de 2012 da Polícia Civil




Delegado Américo faz balanço de 2012 da Polícia Civil
SEX, 07 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

 

O seccional João Roque anunciou a vinda de mais policiais / Foto Arquivo

O delegado seccional João Roque Américo, divulgou ontem (6) a O Diário um balanço das atividades policiais em Mogi das Cruzes e nas cidades da Região do Alto Tietê. De acordo com ele, nos primeiros trimestres de 2012, em relação a 2011, houve uma evolução no trabalho, conforme comprovam as estatísticas. Para se ter uma ideia o índice de autos de prisão em flagrante subiu de 150 para 202 relacionados a crimes diversos como roubos, furtos e estelionatos.
No ano passado, no mesmo período, a Polícia Civil registrou 35.791 Boletins de Ocorrências. O número subiu para 39.996, ou seja, a população procurou mais as Delegacias.
Os delegados abriram 7.198 inquéritos este ano, bem mais do que os 6.262 do ano passado, havendo uma evolução de 14,95%. O seccional João Roque esclareceu que foram relatados e remetidos à Justiça 6.340 inquéritos, 1,68% acima de 2011, de janeiro a setembro.
O número de marginais procurados também aumentou de 630 para 680. Foram 75 armas apreendidas em 2012, uma a menos do que no ano passado, porém o índice de veículos localizados subiu de 206 para 256. Em todas as Delegacias da Região, a Polícia Civil elaborou 2.515 Termos Circunstanciados, abaixo dos 2.832 de 2011.
“A Polícia Civil tem realizado o seu trabalho de Polícia Judiciária, mas não é valorizada pela sociedade e por órgãos competentes”, lamenta o delegado João Roque. “A Polícia esclarece centenas de crimes”, frisa.
Ele citou que quarta-feira (5) foram cometidos 13 furtos de veículos e 9 roubos em Mogi e cidades vizinhas, havendo uma média de 8,6 diariamente. “É um índice que está tolerável. O número de furtos e roubos de carros tem  aumentado em Ferraz por fazer divisa com a zona leste de São Paulo”.
Para o chefe da Polícia, a população pode ajudar a partir do momento em que fizer denúncias de marginais. “Não é preciso se identificar, basta dar as informações para ser desenvolvida. (Laércio Ribeiro)


Fonte:O Diário de Mogi




Jardim dos Amarais I Ministério Público decide investigar várias irregularidades em condomínio


Jardim dos Amarais I
Ministério Público decide investigar várias irregularidades em condomínio
Entre as principais reclamações estão a falta de manutenção e as áreas de lazer que nunca foram construídas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Além de obras inacabas, os moradores se queixam da falta de segurança no Jardim dos Amarais I; MP promete investigar
O Ministério Público Federal instaurou inquérito civil para apurar "eventual existência de vícios construtivos e de possíveis irregularidades na administração do Conjunto Residencial Jardim dos Amarais I, em Mogi das Cruzes". O empreendimento faz parte do Programa Social de Arrendamento Residencial (PAR) da Caixa Econômica Federal (CEF). 
As investigações são resultado do abaixo-assinado e de um dossiê entregue à Promotoria de Justiça de Brás Cubas, que por sua vez encaminhou o caso ao MP Federal. O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ademir Falque, foi o responsável por representar as famílias e acionar a Justiça.

A Caixa será notificada e terá que dar explicações sobre os problemas apontados, assim como a administradora do condomínio, a Caper, que também precisará apresentar as justificativas e possíveis soluções. 
Entre as principais reclamações estão a falta de manutenção e as áreas de lazer que nunca foram construídas no local. A falta de segurança é outro problema. Desconhecidos conseguem entrar facilmente na área de circulação dos moradores. Carros teriam sido furtados.

Além das melhorias na infraestrutura, quem vive no conjunto habitacional exige a troca da empresa que faz a administração. De acordo com as famílias, apesar do alto valor do condomínio, cerca de R$ 160, os serviços não são prestados com eficiência. Mais de 500 pessoas vivem no Jardim dos Amarais I, que conta com 200 apartamentos.

Com a dificuldade em manter contato com a Caper, a única alternativa foi buscar as respostas na Justiça. E não são apenas eles que encontraram problemas em buscar informações com a administradora, que conta com escritório em Poá. O Mogi News tentou por diversas vezes ligar para a empresa, mas ninguém foi encontrado.

Já a Caixa Econômica Federal informou em nota, por meio da assessoria de Imprensa, que "somente poderá emitir um posicionamento (sobre as investigações do MP) após o recebimento da citação e análise dos quesitos apontados".


Onze anos
O prédio foi entregue há quase 11 anos, porém, não conta com elementos básicos, que estão incluídos na planta. A quadra poliesportiva é um dos exemplos.

O espaço que deveria ser de lazer funciona como estacionamento improvisado. Mas, mesmo com ampliação do espaço para guardar os veículos, alguns moradores não conseguem vagas e são obrigados a deixar os automóveis nas ruas próximas. 
"Moro aqui há cinco anos aqui e sempre falam que essa quadra vai sair do papel, mas nunca acontece", disse a cabeleireira Fabiana Moreno, de 28 anos. Ela também reclamou do "parquinho" existente na área. "Eles colocaram três brinquedinhos que não recebem nenhum tipo de cuidado", disse.

Fonte:Mogi News

Oportunidade ETM oferece 270 vagas gratuitas em nove cursos


Oportunidade
ETM oferece 270 vagas gratuitas em nove cursos
Escola fez uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação que proporcionará a estudantes uma formação técnica sem nenhum custo
Jorge Moraes

ETM, que fica no centro de Mogi, fez uma parceria com o governo do Estado para oferecer os cursos
A Escola Técnica Mogiana (ETM), por meio do programa estadual "Vence", oferece 270 vagas gratuitas em nove cursos técnicos. Podem participar do processo seletivo estudantes do segundo ou terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de Mogi das Cruzes e região e também os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever exclusivamente pela Internet, no site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.sp.gov.br) ou diretamente no link www.vence.sp.gov.br até o dia 10 de dezembro. O candidato deve preencher o formulário de inscrição disponível no site, mas, para isso, é necessário ter em mãos o número do seu Registro Acadêmico (RA). 
Para este programa, a ETM colocou à disposição nove cursos, sendo 30 vagas para cada, para as turmas do primeiro semestre de 2013. São eles: Estética, Enfermagem, Farmácia, Segurança do Trabalho, Química, Administração, Logística, Edificações e Meio Ambiente. O aluno poderá se inscrever em duas opções de curso. 
"Se o número de interessados for superior ao de vagas, a secretaria estadual fará um sorteio eletrônico, no dia 13 de dezembro, para definir os destinos das vagas", explicou Ivan Melo, diretor-presidente da ETM. Na primeira chamada, marcada para o período de 17 a 28 de dezembro, os candidatos serão convocados para a matrícula. Os nomes aprovados no sorteio poderão ser consultados neste período, no site do programa.

As matrículas deverão ser feitas na ETM no prazo que será estabelecido pela instituição de ensino. "Para manter a vaga no curso escolhido, o aluno terá de frequentar regularmente as aulas no ensino técnico e também no ensino médio sob a pena de perder a sua vaga no programa ´Vence´. Na ETM, a duração dos cursos varia entre dois e três semestres", ressaltou Melo.

O "Vence" proporciona aos alunos a formação e o certificado de um curso técnico. Para ser credenciada no programa, a ETM passou por um criterioso processo seletivo. "Pesquisas indicam que o País vai precisar de mais de 7 milhões de profissionais de nível técnico nos próximos cinco anos. Então, o Estado, em parceria com a ETM, proporcionará aos alunos da rede pública a oportunidade de se formar no ensino médio também com uma profissão. E isto é muito interessante", concluiu Melo.

Fonte:Mogi News

Fim de tarde Temporal alaga diversas ruas em Jundiapeba


Fim de tarde
Temporal alaga diversas ruas em Jundiapeba
Mayara de Paula

Em Jundiapeba, a chuva forte da tarde de ontem causou alagamentos e consgestionamentos
O temporal de aproximadamente 40 minutos no fim da tarde de ontem causou diversos pontos de alagamento em Jundiapeba, Brás Cubas e na região central da cidade. A forte chuva, que começou por volta das 18 horas, prejudicou o trânsito na avenida Lourenço de Souza Franco, na esquina da rua Adriano Pereira. A circulação de veículos foi interrompida no sentido Suzano/Mogi das Cruzes durante cerca de 15 minutos. A água impediu que os carros continuassem a viagem. Com o escoamento e o temporal perdendo força, o tráfego foi normalizado.

O trânsito também ficou prejudicado na região central da cidade, no entanto, não houve interrupção no fluxo. Alagamentos foram registrados na rua Doutor Francisco Marialva, Jundiapeba, em áreas próximas aos condomínios habitacionais existentes ao longo da via. O mesmo problema ocorreu na rua Dolores de Aquino, altura do número 1.617.

De acordo com a o major Valdir de Oliveira, coordenador da Defesa Civil, até o começo da noite de ontem não havia sido registrada nenhuma ocorrência grave. "Os alagamentos aconteceram em locais já conhecidos e que sofrem com a característica do solo. Estamos de plantão e em caso de urgência é preciso entrar imediatamente em contato pelo telefone 199 ou o 0800 770 1566", informou.

E é o bom o mogiano se preparar porque de acordo com a previsão do tempo, indicada pelo instituto Clima Tempo, haverá mais pancadas de chuva durante a tarde e noite de hoje. A temperatura máxima ficará em 34 graus e a mínima, 24.

O sábado deve ter um tempo semelhante ao registrado nesta sexta-feira. O clima muda no domingo com chuva durante todo o dia, no entanto, o calor continua. (C.L.)

Fonte:Mogi News

"Quadrilátero do pecado" Prefeitura fecha bar por desrespeitar legislação


"Quadrilátero do pecado"
Prefeitura fecha bar por desrespeitar legislação
Erick Paiatto

Região próxima da estação de trem é cheia de bares
A Prefeitura de Mogi das Cruzes cassou a licença de funcionamento de um estabelecimento comercial, no centro da cidade, por abuso e infração à Lei Municipal 6.562/11, que prevê normas e condutas de posturas da cidade, a chamada Lei do Silêncio. 
Trata-se de um bar localizado no número 29 da rua Princesa Isabel de Bragança, próximo à estação ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e que, segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Eli Nepomuceno, é constantemente alvo de reclamações de perturbação do sossego, em plena luz do dia, além de acumular notificações e autuações por outras infrações. 
O Mogi News denunciou, por várias vezes, em suas reportagens o abuso dos donos e frequentadores do estabelecimento à legislação em vigor. Aliás, as reportagens, assim como o acúmulo de multas, que atinge o montante de quase R$ 10 mil, e as reclamações feitas à Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), por meio do telefone 0800 770 1566, e também ao 156, da Ouvidoria Municipal, teriam sido, segundo Nepomuceno, preponderantes para aplicação da resolução 109, publicada ontem pela Imprensa local. 
"Foi um ato (cassação da licença) extremo, mas necessário, até por conta do clamor popular ao abuso desse bar. Só não tomamos essa medida antes porque vira e mexe eles trocam a razão social. Agora, é definitivo. Estamos atentos a qualquer manobra jurídica", destacou Eli Nepomuceno, que assina o documento. 
Ainda cabe recurso, que será julgado pelo próprio secretário de Segurança, porém, caso o comerciante insista em manter o bar aberto, ele deverá responder criminalmente por desobediência. 
Estabelece a Lei Municipal 6.562/11 que, até as 22 horas, o limite para ruídos na cidade, seja em estabelecimentos comerciais ou industriais, é de 70 decibéis. Após este horário, o barulho não pode passar de 50 decibéis. 
Os infratores são multados em 30 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 3.47310.

Fonte:Mogi News

"Quadrilátero do pecado" Prostitutas cobram até R$ 10 de "pedágio" de moradores no centro


"Quadrilátero do pecado"
Prostitutas cobram até R$ 10 de "pedágio" de moradores no centro
Após as 22h, as pessoas precisam pagar quantias exigidas pelas garotas de programa para entrar em suas casas
Osvaldo Birke

Durante a noite, o trecho conhecido como quadrilátero do pecado é dominado por prostitutas
"Tem dinheiro? Sei que tem. Então, passa aí. E nada de moedinha não, tem de ser R$ 5 ou R$ 10, porque sabemos que você é dessa região. E não adianta ligar para a polícia". As frases ameaçadoras são ditas frequentemente por garotas de programa em abordagem aos moradores e comerciantes da rua Princesa Isabel de Bragança, na área central da cidade. 
Durante esta semana, a reportagem do Mogi News percorreu trechos da rua e presenciou em três oportunidades a mesma abordagem feita por grupos de até 13 mulheres que costumam se "hospedar" num hotel da rua ou, ainda, mulheres que "fazem companhia" num bar da mesma via. Segundo apurou reportagem do Mogi News, e foi confirmado por moradores daquela região, o chamado pedágio cobrado pelas "garotas" acontece sempre no período da noite, após as 22 horas. 
"É como um toque de recolher. Se você não estiver em casa ou dentro do hotel nesse horário, só entra se pagar a essas garotas", contou um morador da rua, que não quis se identificar. Aliás, o clima é tão tenso naquela região, próximo à estação ferroviária, que, ao primeiro sinal de desentendimento, todas as portas do comércio se fecham. Até mesmo a música alta vinda do interior do bar e que infringe a Lei do Silêncio já não é mais alvo de reclamações na Ouvidoria ou na Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) da Prefeitura de Mogi. 
Anteontem, por exemplo, uma discussão entre duas mulheres, originada dentro do bar, levou comerciantes e moradores a fechar os imóveis em plena luz do dia, por volta do meio-dia. "O problema não era a briga em si, mas o risco de alguém aqui da região sair machucado, porque uma das mulheres estava armada. Tentamos ligar para o 190, mas ninguém atendeu. Aliás, ronda policial é algo que quase não tem aqui", contou um morador. 
À tarde, um novo desentendimento entre as "hóspedes" do tal hotel parou o trânsito, já que elas estavam no meio da rua. "E é assim todos os dias. Já estou até começando a me acostumar a ficar de janelas e portas fechadas", acrescentou outro morador. 
Policiamento
Em nota, encaminhada pelo Setor de Comunicação do 17º Batalhão da Polícia Militar, o porta-voz da corporação, capitão Rodrigo Fernandes Dourando, prometeu encaminhar a reclamação dos populares à 1ª Companhia da PM, para que possa ser intensificado o policiamento naquela região. "É flagrante o crime de extorsão praticado na denúncia, previsto no artigo 158 do Código Penal com pena de reclusão de um a quatro anos e pode ter a pena aumentada se for praticado por mais de uma pessoa ou com uso de arma, desta forma, o acionamento da Polícia Militar deve ser imediato, pelo 190, que é o telefone de emergência, ou diretamente aos policiais militares, que ficam 24 horas na Base Comunitária de Segurança Centro, na praça Oswaldo Cruz, próximo ao local da reclamação", diz o documento.

Outra medida, segundo o oficial, é fazer uma denúncia anônima por meio do telefone 181, que também funciona 24 horas.

Fonte:Mogi News