segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ITAQUÁ NÃO É O LIXÃO DA GRANDE SÃO PAULO

Um motorista foi detido por membros da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquá, no final da noite da última sexta-feira, despejando toneladas de um produto tóxico em um terreno baldio na cidade. Os GCMs chegaram ao local após uma denúncia anônima e prenderam o homem no momento em que parte da carga era despejada. O caminhão foi apreendido e os detritos recolhidos. O caso foi registrado como crime ambiental no Distrito Policial Central (DP-Central).
De acordo com os guardas municipais que atenderam a ocorrência - os GCMs Cláudio e Carmo -, por volta das 23h25 da última sexta-feira, um morador do Jardim Scafid II denunciou que um caminhão Scania, placas AJZ-5219, estava despejando entulhos na Rua Rosa de Saron.
Quando os GCMs chegaram ao local, constataram que não eram simples entulhos que estavam sendo lançados no local e sim três toneladas de pó de filtro de manga de fundição de alumínio.




Segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) o produto é proveniente de filtros industriais de empresas de fundição e é formado pela fumaça da fundição de metais, no caso alumínio. O resíduo também é considerado como de classe um, ou seja, altamente perigoso para a saúde humana e de animais.
Em depoimento, o motorista Felipe Soares, de 28 anos, disse que recebeu R$ 400 para carregar o caminhão em Barueri, na Grande São Paulo, para despejar onde achasse apropriado. Entretanto, ele se negou a dizer a polícia o nome do contratante.




A Cetesb não divulgou o valor da multa que será aplicada ao motorista. O órgão afirmou que, após a constatação dos riscos ambientais do produto, o caminhão e a carga deverão permanecer sob a custódia da polícia e espera que a Polícia Civil de Itaquá investigue a procedência dos resíduos produto para chegar à empresa.


Fonte:Gustavo ferreira TATAU

[PR] Partido da República de São Paulo Deseja Boas Festa!

natal_2011[1]