quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Brasil deve gerar de 2,7 e 3 mi de empregos, diz ministro do Trabalho

Joel Silva - 17.fev.2011/ Folhapress
 O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou nesta quarta-feira (14) que a nova meta de geração de empregos formais em 2011 deve ficar entre 2,7 milhões e 3 milhões de postos.


Na sexta-feira (9), Lupi já havia adiantado que a meta de geração de 3 milhões de novos empregos em 2011 não seria cumprida.


"Vamos ter um cálculo mais preciso a partir do mês que vem", afirmou o ministro ao comentar os resultados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).


A revisão da meta foi informada hoje durante divulgação do Caged, que apontou para a criação de 190.446 mil vagas com carteira assinada em agosto.


Esse resultado é 36,3% menor do que o verificado no mesmo mês do ano passado, quando foram gerados 299.415 postos de trabalho. Esse número, no entanto, é maior do que o verificado em julho deste ano, quando foram geradas 157 mil vagas.


O resultado é decorrente da contratação de 1,830 milhão de pessoas e da demissão de 1,639 milhão de trabalhadores.


ACUMULADO DO ANO


Entre janeiro e agosto, foram geradas 1,825 milhão de vagas, número 16,8% abaixo do verificado no mesmo período do ano passado, quando o Brasil abriu 2,195 milhões de postos de trabalho.


De acordo com os dados, de janeiro de 2003 a julho de 2011, foram gerados 17,209 milhões de postos de trabalho.


Fonte:Folha.com

Governo revisa PIB para baixo e diz que 'desaquecimento não assusta'


A presidente Dilma Rousseff confirmou na manhã desta quarta-feira, ao falar com a imprensa, que o governo reavaliou a previsão de crescimento da economia abaixo da projeção oficial de 4,5%. Segundo Dilma, o governo vai "fazer um esforço para chegar a 4%, 4 e pouco".


Reportagem da Folha mostrou recentemente que a equipe econômica estimava um crescimento menor, em torno de 3,7%, por causa das incertezas na economia internacional.


Brasil deve gerar de 2,7 e 3 mi de empregos, diz ministro do Trabalho
Criação de postos de trabalho recua 36% em agosto, aponta Caged
Crise global volta a testar capacidade de reação do BC
Brasil dá 'sinais mais claros' de desaceleração, diz OCDE


A declaração da presidente acontece instantes antes da divulgação do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC), prevista para hoje às 12h30. Esse indicador antecipa o comportamento do PIB (Produto Interno Bruto).


Segundo Dilma, revisões, para cima ou para baixo, "são absolutamente normais". "Nós contamos com o último trimestre para dar um ressurgimento", disse ela, ao comentar o desempenho da economia nos primeiros trimestres do ano e o impacto deles no PIB (Produto Interno Bruto).


Dilma afirmou que o governo está com "quase todos os seus programas em ritmo de cruzeiro" e que os investimentos do governo federal irão diminuir o impacto da crise na economia interna.


Perguntada sobre o perigo do desaquecimento da economia, Dilma disse que "não assusta". "O desaquecimento ou o superaquecimento, seja qualquer um dos dois, nós temos que ficar sempre alertas, porque queremos o Brasil crescendo a taxas que sejam compatíveis para nossa economia, que levem em conta a inflação e a necessidade de criação de emprego".


Ela citou as políticas de redução de impostos como medidas de fortalecimento da renda e de melhoria do consumo. "Nós não temos um quadro de restrição do consumo no Brasil", afirmou, citando ainda o "crédito pujante",ampliado por outras medidas governamentais.


Ao falar da crise internacional, Dilma disse que "é impossível que o Brasil tenha o tipo de crise similar ao que está acontecendo nos EUA e na zona do Euro". "Não temos no Brasil nenhum princípio [como os] que estão regendo as economias desenvolvidas, que é recessão, recessão, recessão. Aqui queremos crescimento, crescimento, crescimento".


E voltou a dizer que o problema da economia mundial não é a falta de recursos, mas "a falta de decisão política para investir".


PIB


No dia 2, data da divulgação do PIB, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia dito que o crescimento da economia brasileira está caminhando para terminar o ano mais para 4% do que para 4,5%.


Ao comentar o resultado do PIB no segundo trimestre do ano, o ministro afirmou que espera o mesmo resultado, de 0,8%, no terceiro trimestre e uma aceleração no último trimestre do ano. Para 2012, o Ministério da Fazenda continua projetando um crescimento de 5%.


Fonte:Folha.com

Heloísa Helena deve trocar PSOL por partido de Marina

Lula Marques - 24.nov.2009/Folhapress


Sem espaço no PSOL, a ex-senadora Heloísa Helena decidiu embarcar no projeto de Marina Silva, que deixou o PV em julho e estuda criar um partido para se candidatar à Presidência de novo em 2014, informa reportagem deBernardo Mello Franco, publicada na Folha desta quarta-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Suplicy e Cristovam participam de movimento ligado a Marina
Marisa Cauduro/Carol Guedes/Folhapress


Sem espaço no PSOL, a ex-senadora Heloísa Helena decidiu embarcar no projeto de Marina Silva, que deixou o PV em julho
Elas ensaiaram a união ano passado, quando Heloísa quis ser vice de Marina, mas os socialistas vetaram a ideia para lançar a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio.
A alagoana renunciou à presidência do PSOL depois da eleição, e agora autorizou a amiga a usar seu nome no movimento suprapartidário que deve dar origem a uma sigla sob sua liderança.
Leia mais na edição da Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.



Fonte: Folha.com

Alckmin aposta que Afif será o candidato de Kassab


Em encontro com a cúpula do DEM ontem, o governador paulista Geraldo Alckmin tentou costurar o apoio do partido ao nome tucano que disputará a Prefeitura em 2012 e disse concordar com a avaliação dos aliados de que o vice-governador, Guilherme Afif Domingos, será o candidato do prefeito Gilberto Kassab.


Alckmin reuniu-se com o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), o líder do partido na Câmara, ACM Neto, e o presidente municipal do partido, Alexandre de Moraes. Acompanhado do secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, o tucano concordou com a leitura dos presentes de que Kassab lançará pelo PSD alguém para defender a sua administração e que esse nome será o do vice-governador.


Em março, Afif anunciou que sairia do DEM para acompanhar Kassab na criação do PSD. A movimentação não foi bem vista pelo governador, já que o prefeito deve ser virtual adversário na sua reeleição em 2014. A decisão de Afif lhe custou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.


Tucanos e democratas avaliaram que Kassab está preparando a candidatura de Afif e que o nome do secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Jorge, teria sido um "balão de ensaio". Além de ser próximo a Kassab, Afif pode disputar a Prefeitura sem ter de desincompatibilizar do cargo de vice-governador.


De acordo com relatos, Alckmin insistiu na dobradinha PSDB-DEM no ano que vem e destacou a importância do candidato tucano ter tempo de TV.


Após o questionamento pelo DEM de que o PSD de Kassab pleiteava a vice no cenário com José Serra candidato, houve a sinalização por parte dos tucanos de que o posto poderia ficar com o DEM, numa aliança com outros nomes. Alckmin sustentou que haverá prévias para escolher o candidato e fez explanação sobre três que se colocaram na corrida: os secretários Andrea Matarazzo (Cultura), Bruno Covas (Meio Ambiente) e José Aníbal (Energia) - não foi mencionado o deputado Ricardo Tripoli. Embora Alckmin não tenha apontado suas preferências, os aliados acham que Covas tem seu apoio.


Fonte:Estadão.com

Professores exigem melhorias

JÚLIA GUIMARÃES
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados no início da semana, indicam que, de forma geral, os alunos das escolas particulares têm melhor desempenho do que os estudantes da rede estadual de ensino. O Governo do Estado divulgou nota oficial em que afirma que "não admite" a comparação entre as instituições dos setores público e privado. Consultados por O Diário, professores de Mogi das Cruzes foram unânimes ao afirmar que está correta a posição da Secretaria da Educação de que as realidades não são comparáveis. Porém, os docentes também foram uníssonos no discurso de que os dados do Enem revelam a necessidade de maiores investimentos no setor.


No Enem de 2010, as instituições privadas de Mogi conseguiram uma média de 604,56 pontos, contra 534,93 do Estado. No ranking de 10 entidades com melhor desempenho há apenas uma unidade estadual, a Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas, que ficou na segunda colocação. O primeiro lugar foi para o Colégio Objetivo, com 679,11 pontos. Já na lista dos piores resultados não há unidades privadas, sendo que o desempenho mais baixo foi registrado na Escola Estadual Benedito de Souza Lima, em Taiaçupeba.


Conselheira do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a professora Inês Paz defendeu maior investimento do Estado para que haja menor diferença entre as redes pública e privada. Ela destacou que, em média, o Brasil investe cerca de R$ 3 mil por aluno anualmente, enquanto que em países desenvolvidos, a cifra é bem maior, de cerca de R$ 13 mil. "Independentemente da posição do Estado, de que o Enem não pode ser considerado parâmetro de comparação, a realidade é que a escola pública está totalmente abandonada. Esta constatação pode ser feita facilmente, sem a necessidade de análise de números, apenas observando-se o cotidiano das instituições".


Para a professora Sônia Sampaio, que atua há mais de 34 anos na rede pública de ensino, a realidade das escolas do Estado não pode ser comparada ao cenário privado. Ela afirma, porém, que o Governo precisa investir mais em Educação e rever a forma como tem aplicado os recursos. "O Estado tem de investir na criação de um projeto pedagógico eficiente, que deve ser discutido com os professores. Um projeto não pode ser criado de cima para baixo, como vem sendo feito. Sofremos nos últimos anos com políticas de desmantelamento da escola pública. O Enem deste ano já demonstrou que houve melhoras, mas acho que esta recuperação ainda será muito lenta", disse.


O professor Nabil Francisco de Moraes ponderou que a comparação entre as redes pública e privada só poderá ser feita a partir do momento em que o Estado oferecer condições semelhantes de ensino, o que inclui, por exemplo, a criação de projetos pedagógicos, a informatização das salas de aula e a boa remuneração dos professores. "Temos de levar em conta também outras questões envolvidas. É evidente que o Ensino precisa ter qualidade, mas, muitas vezes, o aluno da rede pública não possui nem alimentação em casa. Então, as áreas de vulnerabilidade social têm de ser levadas em consideração nestas análises".


Fonte:O Diário de Mogi

Roda gigante

Até o começo de outubro, o cenário político em Mogi poderá passar por fortes emoções, pois estará terminando o prazo, conforme o calendário da Justiça Eleitoral, para que os partidos entreguem as listas de novos filiados. Está aberta a temporada do troca-troca.


O folclórico
Corre nos bastidores políticos da cidade a informação de que o vereador Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS), o Osvaldo do Mercado Real, estaria disposto a ir para o PP, em busca de melhores condições e, principalmente, de apoio para poder se reeleger. 
Divulgação





Leão
"Estou estudando. Ainda é cedo para falar alguma coisa. A minha preocupação não é me eleger, estou trabalhando ao lado do povo, o problema é a sobrevivência política. Às vezes para matar um leão a gente precisa se sacrificar", disse o folclórico vereador na manhã de ontem.


Gondim
Problemas com o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira? Não, exatamente: "O deputado é gente boa, o problema é quem está perto dele". O parlamentar estaria "entalado" também com a fria que o PPS o teria colocado no início do mandato com o erro na prestação de contas da campanha. 


Quero sim
Por sua vez, o advogado Gustavo Ferreira, o Tatau, que preside o Diretório Municipal do PP, confirma o interesse por Osvaldo e também por outros parlamentares: "Vamos convidar todos os vereadores do Alto Tietê, pois não temos nenhuma cadeira e vamos fortalecer o partido. Se ele (Osvaldo) vier, será um prazer para nós". 


Casadinho
Especializado em Direito Eleitoral, Ferreira já até se colocou à disposição caso o PPS ameace requisitar a cadeira na Câmara Municipal. Nos bastidores, comenta-se que o parlamentar teria uma "carta na manga", como documentos comprometedores, caso a ameace vingue.


Malufismo
O PP, de Paulo Maluf, que no passado em Mogi era praticamente a única legenda reinante até então no malufismo predominante do ex-prefeito Waldemar Costa Filho, hoje vive no ostracismo.


Parado
O partido tem o maior número de filiados no papel, 15 mil, mas não tem uma única cadeira nas Câmaras Municipais do Alto Tietê: "O partido ficou estacionado no tempo", reconhece Ferreira. 


Com um pé lá
O vereador Olímpio Tomiyama (PTB) também poderá deixar o partido e migrar para o PSC, que está sendo reestruturado sob a batuta do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). Tomiyama despista: "Recebi outros convites e ainda estou analisando antes de decidir".


Fora do ninho
Os rumores também de que o médico Cláudio Miyake não deverá sair candidato a vereador pela legenda tucana nas próximas eleições cada vez aumentam nas rodinhas políticas. 


Daniel Carvalho



Bibo x Nabil
Enquanto os partidos já deflagraram a disputa em busca dos "pesos pesados", os vereadores já mexem os pauzinhos para outra disputa interna. O vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, já está com a chapa praticamente pronta para as eleições para a presidência: Jean Lopes (PC do B) será o candidato a vice e Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, será o primeiro secretário. A vaga de segundo secretário, por enquanto, está vaga e sendo negociada.


G-8 ou G-9
Bibo já teria o compromisso selado de oito a nove vereadores que o apóiam, já que, segundo o revezamento entre PSDB e PR, agora é a vez dos republicanos assumirem o comando do Legislativo. 


Por fora
Nos bastidores, o vereador Nabil Nahi Safiti (DEM) estaria correndo por fora. Ele nega com veemência: "É cedo para falar disso".


Daniel Carvalho

Almoço
PTB, PT e PP reataram a aliança, que balançava nos últimos dias por conta da disputa de ego. Foi num almoço ontem, tendo à frente Gilberto Moro (PTB), Gustavo Ferreira (PTB), Clodoaldo Aparecido de Moraes e Pedro Bianguli (ambos do PT), que a paz, enfim, foi selada. De prático, todos eles decidiram que vão dar prioridade à montagem da chapa de pré-candidatos a vereador e vão se reunir de 15 em 15 dias para aparar eventuais arestas. 


Pesquisa
Também decidiram que vão contratar um instituto de pesquisa para mapear o perfil do eleitorado mogiano e descobrir qual dos três eventuais candidatos mais se alinham ao plano de governo que o eleitorado espera.


Prato principal
Sem querer polemizar, Moro não quis dizer qual foi o menu do almoço, mas ressaltou que todos vestiam azul para celebrar a paz entre as legendas. Agora, a aliança (que ainda não tem nome batizado) quer ir atrás de outros partidos que possam se unir à causa. Moro, mais uma vez, atuou como bombeiro ao apagar o princípio de incêndio entre Moraes e Ferreira. 


Agenda
A assinatura da ordem de serviço das novas creches municipais que serão construídas na cidade ficou para a próxima segunda-feira, às 11 horas, por conta de uma adequação na agenda do prefeito.


Fonte:Mogi News

Historiadora mogiana lança livro sobre mulher maranhense

É de autoria de uma historiadora mogiana, Marize Helena de Campos, o livro "Senhoras Donas: economia, povoamento e vida material em terras maranhenses (1755-1822)", lançado ontem à noite, pelo Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) e a Café e Lápis Editora, em São Luís, Capital do Estado. A obra reproduz a tese de doutorado defendida em 2009, na Universidade de São Paulo, pela professora Marize, que é filha do também professor Josemir Ferraz de Campos e sobrinha do historiador e ex-secretário municipal de Cultura, Jurandyr Ferraz de Campos. O livro está sendo apontado como uma "referência obrigatória para o estudo da história econômica e social do Maranhão Colonial, além de transitar com muita habilidade pelo debate historiográfico acerca das mulheres maranhenses daquela época". Com o seu trabalho – diz a professora maranhense Maria da Glória Guimarães Correia –, "a historiadora Marize Helena de Campos abre uma janela para o passado e, generosamente, nos permite vislumbrar cenários mais amplos do chão de nossa história, pois através dessa sensível e delicada leitura das fontes levantadas, reconstitui não só o labutar e as necessidades mais comezinhas que pontuavam o cotidiano dessas mulheres, mas ainda indica os vestígios de suas trajetórias de vida que podem desvelar as marcas de seu ser, angústias e medos, desejos e esperanças, desenhar o mapa de seus afetos". Marize, hoje professora do Departamento de História e do Programa de Mestrado em História Social da UFMA, foi aluna do Colégio Santa Mônica e se graduou pela Universidade de Mogi das Cruzes. Há 19 anos encontra-se radicada em São Luís do Maranhão.


Questão de tempo


O publicitário mogiano e colaborador deste jornal, Eduardo Zugaib, fará palestra sobre a Inteligência do Tempo para integrantes da Câmara Americana de Comércio. Será no dia 18 de outubro, às 19 horas, no Comitê de Secretariado Executivo, em São Paulo, que é integrado por empresas como Alpargatas, Avon, Bradesco, Credit Suisse, Itaú, JP Morgan, GM, IBM, McDonald’s, Votorantim, Toyota, Valor Econômico, entre outras.


Homenagem


O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) sancionou lei que dá o nome de Minor Harada ao Mercado Municipal do Produtor, localizado no Mogilar. A placa denominativa deverá ser afixada na entrada para os 40.100 m² de área do local. Uma homenagem mais que merecida àquele que foi fundador e presidente do Sindicato Rural, vereador e secretário de Agricultura: um batalhador pelo setor agrícola da Cidade.




 Novo Conselho


Engenheiros e arquitetos de Mogi irão se reunir a partir das 19 horas de hoje, no Auditório do Helbor Tower, no Centro, para discutir os desdobramentos na Cidade da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Entre outros assuntos, a Associação da categoria pretende debater a instalação da nova entidade em Mogi e a eleição de sua futura diretoria.


Em cena


O ator mogiano Hani Hallage Gondim, filho do deputado estadual Gondim Teixeira (PPS), está em cartaz na Capital com a peça "O Inspetor", adaptação livre da obra de Nikolai Gogol, com direção de Hudson Glauber. A comédia expõe o cotidiano político de uma cidade que se depara com a visita de um inspetor. Apresentações às quartas e quintas, às 21 horas, no Teatro Nair Bello, no Shopping Frei Caneca.




 Fonte:O Diário de Mogi

Reajuste do Semae Conta de água e esgoto sobe 6,83%

Mais de 112 mil famílias mogianas devem ser afetadas pelo chamado realinhamento tarifário do Semae
Noemia Alves
Da Reportagem Local
As tarifas do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) serão reajustadas em 6,83% a partir de 1º de outubro. O percentual, anunciado ontem por meio do decreto 11.801, assinado pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), é o mesmo aplicado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na capital e em sete municípios do Alto Tietê, desde a última sexta-feira, dia 9. Mais de 112 mil famílias mogianas devem ser afetadas pelo chamado realinhamento tarifário promovido pelo Semae. 
A justificativa dada ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), durante evento em Brás Cubas, foi a mesma utilizada pela Sabesp: que o valor aplicado é inferior à inflação acumulada no período de julho de 2010 a julho de 2011, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 6,87%. "Foi apenas um ajuste de valores, já que, em Mogi, parte do abastecimento também é responsabilidade da Sabesp", disse. "Ainda assim, mesmo com o realinhamento tarifário, as tarifas do Semae continuam até 39% mais baratas do que as da companhia do Estado", reforçou o prefeito. 
Com o reajuste, que será perceptível nas contas com vencimento em novembro, o consumidor residencial pagará R$ 12,12 por mês pelo consumo de 1 a 10 metros cúbicos de água. Até então, os mogianos desembolsavam 10,91 por mês por este consumo. Para esta faixa, o valor é fixo, independentemente da quantidade consumida. A tarifa de esgoto vai de R$ 8,73 para R$ 9,70 por mês também para até 10 m³. Segundo apurou a reportagem, 60% das 112 mil ligações residenciais têm consumo até 10 m³. Nas outras faixas, multiplica-se o valor estabelecido pela quantidade de metros cúbicos.


O índice será aplicado de forma linear a todas as categorias de consumidores do Semae e entrará em vigor a partir do dia 1º de outubro. As contas reajustadas terão vencimento em novembro. Para quem consome até 10 metros cúbicos por mês, a conta conjunta de água e esgoto passará de R$ 20,43 para R$ 21,82, por exemplo. O valor é 38,9% menor do que a tarifa da Sabesp, que é de R$ 30,32. O último reajuste do Semae ocorreu em novembro do ano passado. Na época, o aumento foi de 4,43% para a faixa de consumo de até 10 metros cúbicos por mês. Em maio deste ano, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli chegou a pedir à presidente da Sabesp, Dilma Pena, a redução na cobrança da água para Mogi, em razão de o município ser "fornecedor de água" por meio do Sistema Produtor do Alto Tietê. "A necessidade de termos de fazer o realinhamento das contas do Semae já implica que nosso pedido não foi atendido", lamentou o prefeito.


Fonte:Mogi News 

Preparado Centro de Recuperação


EM AÇÃO Moradores de Braz Cubas já aproveitaram para se exercitar ontem nos novos equipamentos da Praça Zumbi dos Palmares


Mariana Leal
A licitação para construção do Centro de Recuperação Fisioterápica, que funcionará em um prédio anexo ao Hospital Municipal de Braz Cubas, deverá ser lançada ainda este mês, de acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (DEM), que na manhã de ontem inaugurou a 13ª Academia da Terceira Idade (ATI), desta vez na Praça Zumbi dos Palmares, no Distrito. Após a concorrência, terá início a construção, que demandará cerca de R$ 3 milhões e será realizada em um espaço de aproximadamente 3 mil metros quadrados. A expectativa é de que o Centro de Recuperação e o hospital sejam entregues no final do próximo ano.


O chefe do Executivo mogiano destacou que o complexo ampliará o acesso dos usuários a um serviço especializado em reabilitação fisioterápica, com prioridade de atendimento ao idoso. No local, o paciente receberá assistência completa e inovadora, proporcionando recuperação e qualidade de vida. "Os dois prédios serão complementares e possibilitarão atendimento completo aos pacientes. Estes projetos complementam a proposta da Administração Municipal, que é oferecer o mesmo cuidado que temos com as crianças também aos idosos", ressaltou.


Além da novidade, Bertaiolli lembrou a ATI especial que será inaugurada em Jundiapeba até o final do ano. Ela funcionará ao lado da Unidade Clínica Ambulatorial (Única) e contará com equipamentos de ginástica e uma piscina aquecida e coberta para a prática de natação e hidroginástica, estrutura semelhante a que funciona no Mogilar, voltada ao atendimento de pessoas com mais de 60 anos. O foco de atendimento serão os pacientes de Jundiapeba e de toda a região sul da Cidade, que inclui Conjunto Santo Ângelo, Varinhas, Nove de Julho, Parque São Martinho e até mesmo Braz Cubas.


"A academia é um programa de sucesso, uma experiência que se consagrou. Hoje, a população se apropriou delas, vem cuidando, e em troca o espaço promove saúde. Conversei com uma moça que participa do grupo que utiliza a ATI do Leon Feffer. Isso tirou ela de dentro de casa e fez com que participasse da vida comunitária. Ela emagreceu oito quilos e ainda melhorou a cabeça. Onde vou me pedem uma. Preliminarmente queríamos quatro, mas isso mudou, tanto que neste mês chegaremos a 15. Esta atitude demonstra cuidado com a terceira idade e prevenção", pontuou.


Para Geni Luciano Bandola, de 52 anos, a ATI de Braz Cubas foi um presente. "Participo do projeto Viva Mais Esporte porque o médico me indicou. Perdi meu marido há quatro anos e entrei em depressão, não queria mais sair de casa e nem ver ninguém. Mas participar, conversar com os outros e fazer exercícios, me fez mudar. Foi bom para o meu corpo e para a alma", contou.


A próxima ATI a ser inaugurada é a da Praça Doutor Álvaro de Campos Carneiro, na Vila Oliveira, no dia 20 deste mês.


Fonte:O Diário de Mogi

Brás Cubas Clínica de Reabilitação é esperada para 2012

Unidade atualmente em obras terá geriatras e terapeuta ocupacional para atender exclusivamente idosos que vivem no distrito de Brás Cubas
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Depois de percorrer obras e inaugurar ATI, prefeito também visitou a Santa Casa e anunciou ampliação dos exames de densitometria
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) prometeu dar início, até o fim deste mês, à concorrência pública para contratação da empresa que ficará responsável pela construção e instalação do Centro de Reabilitação Fisioterápica, no distrito de Brás Cubas. A unidade de saúde, que ficará num prédio anexo ao futuro Hospital Municipal "Waldemar Costa Filho", é considerada essencial para consultas médicas e atividades de reabilitação dos moradores do distrito, em especial, pessoas da terceira idade. 
A estimativa é de que a clínica seja inaugurada até setembro de 2012, isso se levados em consideração os prazos de 90 dias para a licitação, além dos nove meses para realização das obras e instalação de equipamentos no prédio. 
"O certo é que, no segundo semestre do ano que vem, entregaremos o hospital e a clínica, como um grande presente ao distrito de Brás Cubas", reforçou o prefeito, após solenidade de inauguração da 13ª Academia da Terceira Idade (ATI), na Praça Zumbi dos Palmares, no distrito. 
Ao todo, serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões, dos quais R$ 3 milhões são de emenda parlamentar no Ministério da Saúde. 
O restante será de contrapartida da Prefeitura. O Centro de Reabilitação Fisioterápica contará com médico geriatra, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, salas de pré-consulta, posto de enfermagem, entre outros ambientes. 
Já as obras do Hospital Municipal "Waldemar Costa Filho" seguem em ritmo acelerado. No momento, os trabalhadores realizam a base de fundação, isto é, realizam os preparativos para fixação das colunas de concreto que darão sustentação ao prédio. Considerada a principal obra da atual gestão, o hospital, orçado em R$ 27,883 milhões, terá capacidade para dois mil atendimentos mensais e a realização de até 500 cirurgias de baixa complexidade. 


Densitometria
A partir de segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde passará a realizar exames de densitometria óssea com aparelho próprio, instalado dentro da Santa Casa. Trata-se do primeiro equipamento na rede pública de toda a região e que terá capacidade para realizar até mil procedimentos por mês, num investimento de R$ 250 mil. A novidade foi anunciada ontem pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, que também visitou a Santa Casa.


Segundo o prefeito, que esteve acompanhado do secretário de Saúde Paulo Villas Boas de Carvalho e do adjunto, Marcelo Cusatis, além do presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), o aparelho será essencial para a realização de campanha que de exames preventivos, em especial para as mulheres em idade de menopausa.


"Ao contrário dos demais procedimentos de saúde que pretendem reduzir a fila de espera, a densitometria aqui na Santa Casa servirá para atender todo e qualquer paciente com tendência a problemas ortopédicos. Os 180 exames mensais que realizamos são suficientes para atender à demanda, as é preciso ampliar, investir na prevenção", destacou. De acordo com levantamento da administração municipal, cada exame custa de R$ 150 a R$ 240. 


Ressonância 
De acordo com o provedor da Santa Casa, Mário Calderaro, até o fim deste mês deverão ter início as obras para readequação do prédio do hospital para a instalação de um aparelho de ressonância magnética. O investimento é de R$ 2,5 milhões e está sendo viabilizado por meio de um convênio entre a Prefeitura, a Santa Casa e o Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (Cejam) e que conta com uma emenda de R$ 300 mil da Câmara, que vai ser repassada pela Prefeitura.


Fonte:Mogi News

Agora é lei Bancos terão mais câmeras

Agências são obrigadas a instalar em 120 dias os equipamentos externos de segurança
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Safiti: "Lei gerará proteção"
As agências bancárias de Mogi devem instalar câmeras de monitoramento na parte externa dos prédios em um prazo máximo de 120 dias, contados desde 10 de setembro. O descumprimento da determinação pode acarretar em multa diária de quase R$ 87 mil - equivalentes a 800 Unidades Fiscais do Município (UFMs). O autor do projeto, o vereador Nabil Nahi Safiti (DEM), apresentou, durante a sessão de ontem na Câmara, a decisão do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado, que julgou parecer favorável ao Legislativo mogiano na ação direta de inconstitucionalidade movida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) contra a lei. A norma já está em vigor e passará a ser fiscalizada pela Prefeitura após o prazo de adaptação. As imagens captadas deverão ser gravadas em um banco de dados para serem colocadas à disposição das autoridades competentes.


A legislação municipal não chegou a entrar em vigor. Assim que aprovada pelos vereadores, a Febraban entrou com o pedido de inconstitucionalidade. A instituição alegou que os parlamentares não teriam competência para legislar sobre o tema e, ainda, que a determinação poderia acarretar ônus. Câmara e Prefeitura levaram o caso ao TJ. 
O desembargador Corrêa Vianna questiona os argumentos da federação. "Chega a ser curioso que a Febraban considere que a instalação de algumas câmeras acarrete ´grave ônus ao administrado´, uma vez que o valor desses equipamentos afigura-se irrisório para os bancos, que ostentam lucros bilionários, mas poderão ser de importância fundamental para a segurança de seus clientes", contextualiza. O magistrado garante que "nem mesmo o Superior Tribunal Federal tem competência para ações dessa espécie", afirmação a qual indica que não cabe mais recurso da sentença.


O autor da proposta comemorou o posicionamento da Justiça. "Esta é uma decisão que protegerá não só os clientes, mas até os próprios funcionários. É a primeira vez que a Câmara ganha uma ação contra a Febraban em favor da população", destacou. "Quase todo o dia há uma ocorrência de roubo ou furto nas proximidades das agências. As câmeras irão inibir esses crimes e ajudar nas investigações das Polícias Militar e Civil".


O parlamentar já pensa em novos projetos. "Podemos estudar a possibilidade de integrar as câmeras externas dos bancos ao centro de monitoramento da Prefeitura", afirmou.


Fonte:Mogi News

Dilma e Alckmin trocam elogios


DIPLOMACIA A presidente Dilma voltou a defender a importância da parceria entre o governo federal e o Estado de São Paulo, de Alckmin


SÃO PAULO
A presidente Dilma Rousseff voltou a defender ontem a importância da parceria entre o governo federal e o Estado de São Paulo, governador pelo tucano Geraldo Alckmin. Depois de assinar um convênio para a construção do Trecho Norte do Rodoanel, a presidente disse que o momento pelo qual o Brasil passa hoje exige que divergências políticas e pessoais sejam superadas.


A presidente fez questão de citar que esse, na sua visão, é um dos legados do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sinalizou que as parcerias vão continuar.


Citando as parcerias do governo federal e estadual no Programa Minha Casa Minha Vida, Brasil Sem Miséria, Porto de Santos e aeroportos de Guarulhos e Viracopos, a presidente elogiou Alckmin, a quem chamou de "excepcional parceiro deste início de governo", e afirmou que essas práticas são uma "exigência" do País.


"Não é mais possível que divergências pessoais e políticas sejam obstáculos para investimentos absolutamente imprescindíveis para o desenvolvimento do País", afirmou a presidente, aplaudida em discurso no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.


"Acho que uma das coisas mais importantes que me foi legada pelo governo do ex-presidente Lula foi essa absoluta consciência da importância das parcerias republicanas, porque isso significa maturidade institucional, política e democrática no País", frisou a presidente.


Na avaliação de Dilma, sozinhos, os governos municipais, estaduais e mesmo o federal não têm condições de tocar obras de envergadura sem se unir. "Mas quando nós nos unimos, quando nós ultrapassamos qualquer outra consideração que não seja o bem público, unimos esforços e colocamos a necessidade do Brasil, da importância para sua população e do interesse maior daqueles que nos elegeram, nós conseguimos fazer", afirmou.


E continuou: "Por isso, eu fico muito feliz de estar aqui, participando do ponto de vista dos recursos federais não com financiamentos e empréstimos que são muito importantes também, mas com parcelas do orçamento geral da união nesse esforço do governo do estado para o Trecho Norte do Rodoanel e a Hidrovia Tietê Paraná."


Ainda em seu discurso, Dilma sinalizou que as parcerias entre o governo federal e o Estado de São Paulo vão continuar. A presidente disse que o Ferroanel Norte é uma obra de extremo interesse do governo federal e disse que o Ministério dos Transportes está à disposição de Alckmin para debater a obra.


"Considero que esta junção de modais rodoviário, ferroviário e hidroviário é uma exigência do nível e da etapa de desenvolvimento do País. Por isso, eu quero dizer ao governador Alckmin que o Ministério dos Transportes está à disposição para uma discussão a respeito do projeto que o governador tem nessa área do Ferroanel Trecho Norte", afirmou. "Eu quero assegurar ao senhor que nós não mediremos esforços para completar essa parceria."


Fonte:O Diário de Mogi

Mudança Gerente do Sebrae de Guarulhos assume Mogi

Cristiane Rebelato vai substituir Ana Maria Magni Coelho, que deixa o Sebrae Alto Tietê após 6 anos para atuar em uma empresa em São Paulo
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Divulgação

Cristiane: novos serviços
A atual gerente do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Guarulhos, Cristiane Rebelato, é a nova gerente regional do órgão no Alto Tietê. Em um primeiro momento pelo prazo de 30 dias, ela ocupará o cargo deixado ontem, após seis anos, por Ana Maria Magni Coelho, que partirá para uma empresa de atuação nacional em São Paulo. 
Pelos próximos 30 dias, Cristiane, moradora de Mogi há dois anos e meio, vai acumular o trabalho nas duas unidades. Ela ficará no escritório do Alto Tietê ao menos dois dias na semana, além de cumprir com a agenda de eventos já estabelecida. Por ora, ela afirmou que a ideia é manter o planejamento deste ano e conhecer a equipe do Sebrae Alto Tietê. Com possibilidade de ficar na unidade localizada em Mogi, ela acredita que já deve conseguir exercer seu trabalho a partir de 2012, com o novo planejamento. Ela está há 11 anos no Sebrae. Destes, ficou três coordenando o setor de Projetos Setoriais da unidade da capital e está há oito em Guarulhos.


A saída de Ana Maria foi anunciada em carta enviada à Imprensa. Ao telefone, ainda no Sebrae, em Mogi, ela explicou a decisão de sair da função que ocupa e não quis antecipar o nome da empresa para a qual vai trabalhar. "Ainda não posso abrir o nome porque não assinei e seria antiético, mas é um convite que proporciona uma evolução da minha carreira", disse. Ana Maria, que chegou a se emocionar ao telefone, falou que levou um mês até decidir aceitar o convite. Afirmou ainda que continua morando em Mogi e fez um balanço positivo do trabalho que exerceu no Sebrae da região. "Faço um balanço muito positivo e sou muito grata ao Sebrae. São seis anos e tivemos a mudança da estrutura física, com acessibilidade e salas que comportam muito mais pessoas, atuamos em todos os segmentos da atividade econômica, na indústria e comércio; não abandonamos ninguém", disse. Ela destacou alguns trabalhos implantados nos últimos anos como os mais marcantes. Entre eles, a Incubadora de Empresas, a Lei Geral dos Municípios, o Empreendendo na rua e o Jovens Empreendedores.


Para a nova gerente, o ideal, a partir de agora, é dar sequência no que vem sendo feito e implantar alguns serviços novos. "Fiquei muito feliz com o pedido, moro em Mogi há dois anos e meio e poder juntar o trabalho com a proximidade e a possibilidade de contribuir com o Alto Tietê é ótimo", disse Cristiane.


Fonte:Mogi News