quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Roda gigante

Até o começo de outubro, o cenário político em Mogi poderá passar por fortes emoções, pois estará terminando o prazo, conforme o calendário da Justiça Eleitoral, para que os partidos entreguem as listas de novos filiados. Está aberta a temporada do troca-troca.


O folclórico
Corre nos bastidores políticos da cidade a informação de que o vereador Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS), o Osvaldo do Mercado Real, estaria disposto a ir para o PP, em busca de melhores condições e, principalmente, de apoio para poder se reeleger. 
Divulgação





Leão
"Estou estudando. Ainda é cedo para falar alguma coisa. A minha preocupação não é me eleger, estou trabalhando ao lado do povo, o problema é a sobrevivência política. Às vezes para matar um leão a gente precisa se sacrificar", disse o folclórico vereador na manhã de ontem.


Gondim
Problemas com o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira? Não, exatamente: "O deputado é gente boa, o problema é quem está perto dele". O parlamentar estaria "entalado" também com a fria que o PPS o teria colocado no início do mandato com o erro na prestação de contas da campanha. 


Quero sim
Por sua vez, o advogado Gustavo Ferreira, o Tatau, que preside o Diretório Municipal do PP, confirma o interesse por Osvaldo e também por outros parlamentares: "Vamos convidar todos os vereadores do Alto Tietê, pois não temos nenhuma cadeira e vamos fortalecer o partido. Se ele (Osvaldo) vier, será um prazer para nós". 


Casadinho
Especializado em Direito Eleitoral, Ferreira já até se colocou à disposição caso o PPS ameace requisitar a cadeira na Câmara Municipal. Nos bastidores, comenta-se que o parlamentar teria uma "carta na manga", como documentos comprometedores, caso a ameace vingue.


Malufismo
O PP, de Paulo Maluf, que no passado em Mogi era praticamente a única legenda reinante até então no malufismo predominante do ex-prefeito Waldemar Costa Filho, hoje vive no ostracismo.


Parado
O partido tem o maior número de filiados no papel, 15 mil, mas não tem uma única cadeira nas Câmaras Municipais do Alto Tietê: "O partido ficou estacionado no tempo", reconhece Ferreira. 


Com um pé lá
O vereador Olímpio Tomiyama (PTB) também poderá deixar o partido e migrar para o PSC, que está sendo reestruturado sob a batuta do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). Tomiyama despista: "Recebi outros convites e ainda estou analisando antes de decidir".


Fora do ninho
Os rumores também de que o médico Cláudio Miyake não deverá sair candidato a vereador pela legenda tucana nas próximas eleições cada vez aumentam nas rodinhas políticas. 


Daniel Carvalho



Bibo x Nabil
Enquanto os partidos já deflagraram a disputa em busca dos "pesos pesados", os vereadores já mexem os pauzinhos para outra disputa interna. O vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, já está com a chapa praticamente pronta para as eleições para a presidência: Jean Lopes (PC do B) será o candidato a vice e Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), o Geraldão, será o primeiro secretário. A vaga de segundo secretário, por enquanto, está vaga e sendo negociada.


G-8 ou G-9
Bibo já teria o compromisso selado de oito a nove vereadores que o apóiam, já que, segundo o revezamento entre PSDB e PR, agora é a vez dos republicanos assumirem o comando do Legislativo. 


Por fora
Nos bastidores, o vereador Nabil Nahi Safiti (DEM) estaria correndo por fora. Ele nega com veemência: "É cedo para falar disso".


Daniel Carvalho

Almoço
PTB, PT e PP reataram a aliança, que balançava nos últimos dias por conta da disputa de ego. Foi num almoço ontem, tendo à frente Gilberto Moro (PTB), Gustavo Ferreira (PTB), Clodoaldo Aparecido de Moraes e Pedro Bianguli (ambos do PT), que a paz, enfim, foi selada. De prático, todos eles decidiram que vão dar prioridade à montagem da chapa de pré-candidatos a vereador e vão se reunir de 15 em 15 dias para aparar eventuais arestas. 


Pesquisa
Também decidiram que vão contratar um instituto de pesquisa para mapear o perfil do eleitorado mogiano e descobrir qual dos três eventuais candidatos mais se alinham ao plano de governo que o eleitorado espera.


Prato principal
Sem querer polemizar, Moro não quis dizer qual foi o menu do almoço, mas ressaltou que todos vestiam azul para celebrar a paz entre as legendas. Agora, a aliança (que ainda não tem nome batizado) quer ir atrás de outros partidos que possam se unir à causa. Moro, mais uma vez, atuou como bombeiro ao apagar o princípio de incêndio entre Moraes e Ferreira. 


Agenda
A assinatura da ordem de serviço das novas creches municipais que serão construídas na cidade ficou para a próxima segunda-feira, às 11 horas, por conta de uma adequação na agenda do prefeito.


Fonte:Mogi News