sábado, 14 de abril de 2012

praça Jardim Ivete ganhará novo espaço de lazer

Quase R$ 150 mil serão investidos na praça, que deve ser entregue em até quatro meses. Empreendimento é uma reivindicação antiga dos moradores
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Terreno onde a praça será construída já existe, mas com quase nenhuma infraestrutura e alguns brinquedos deteriorados
Os moradores do Jardim Ivete ganharão uma nova praça. O espaço de lazer será construído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em um terreno localizado entre as ruas Professor Alceu Salvarani e Francisco Alves dos Anjos. O investimento é de R$ 146 mil e o prazo de conclusão é de até quatro meses. A empresa Rural Construção Civil é a responsável pelos serviços.


A construção da praça era uma reivindicação antiga da comunidade, como revelou o líder comunitário e assessor parlamentar Louis Vouthier. "Estou há 33 anos no bairro e uma área de lazer sempre foi o grande anseio da população. Por muito tempo, o local foi um terreno que contava apenas com alguns brinquedos antigos e deteriorados e em breve será um ponto de encontro dos mogianos que moram naquela região", comemorou.


Vouthier revelou que a praça foi conquistada por meio da mobilização dos moradores do Jardim Ivete, do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e do vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), autor de diversas indicações para a construção da área de lazer. "Foi uma caminhada muito grande até a concretização deste sonho. Só tenho a agradecer ao prefeito, que atendeu a um pedido feito por mim, mas que representava milhares de moradores do Jardim Ivete e de bairros vizinhos", ressaltou.


ATI
Com a praça, o Jardim Ivete passará a contar com uma Academia da Terceira Idade (ATI), além de um playground. A ATI deverá estar incluída no novo pacote de equipamentos que a administração municipal vai adquirir. 
A Prefeitura tem priorizado a instalação deste tipo de serviço e no mês passado já havia atingido a marca de mais de 20 academias em funcionamento. Além da nova praça, ao menos outros nove bairros ganharão empreendimentos.


"Quando instalamos a primeira ATI, em Sabaúna, era, na verdade, uma experiência. Não dava para saber, àquela altura, se daria certo ou não. Hoje, temos mais do que provas de que o programa é um sucesso. As aulas com os professores são o grande segredo, porque, quando você oferece os equipamentos, mas também orienta sobre o uso, todos se exercitam da forma correta e não prejudicam a saúde", destacou o prefeito durante uma recente entrevista ao Mogi News.


Fonte:Mogi News

Margens do Tietê 31 obras podem ser atingidas por novo Plano de Manejo do Tietê


De estádio municipal a loteamentos residenciais, obras deverão se adequar com o objetivo de proteger áreas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Empreendimentos localizados em áreas próximas às margens do Tietê terão novas regras
Trinta e uma obras, de estádio municipal a loteamentos residenciais, podem ser atingidas pelas mudanças que o Plano de Manejo, elaborado para a Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Tietê, podem provocar com a mudança do zoneamento das margens do rio. O documento foi elaborado pela Universidade de São Paulo (USP) Leste, encomendado pela Fundação Florestal, órgão ligado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que administra diversas unidades de conservação em São Paulo, entre elas a APA do Rio Tietê. 
O MN entrevistou a gestora da área de proteção ambiental do rio Tietê, Fernanda Lemes. Ela explica de que forma serão afetadas as obras construídas nos locais onde o Plano de Manejo, e a consequente mudança no zoneamento, terá influência:


Mogi News: Para que serve o Plano de Manejo?
Fernanda Lemes: No final da década de 80, o Estado, para prevenir efeitos adversos da ocupação desenfreada, em especial de áreas sujeitas à inundação na Região Metropolitana, criou a APA Várzea do Rio Tietê. A APA tem como objetivos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais, onde devem ser estabelecidas normas, limitando ou proibindo atividades que possam comprometer impedir ou dificultar a preservação e a recuperação ambiental. O zoneamento de uma unidade de conservação é definido no seu Plano de Manejo. O Plano é o principal instrumento de gestão do território das Unidades de Conservação, e a partir da realização de estudos e análises do diagnóstico socioambiental (elementos físicos, biótico e social), num processo de planejamento integrado e participativo define o zoneamento e estabelece normativas e os programas de gestão. 


MN: Como está à formulação do plano e de que forma ele pode alterar as margens do Tietê?
Fernanda: Estamos na etapa mais importante do processo de elaboração, momento no qual foi aprovado, pelo seu Conselho Gestor, em reunião realizada em 10 de abril, o novo zoneamento da APA. A próxima etapa do Plano é a construção dos programas de manejo. A previsão de conclusão é junho de 2012. Finalizado, o documento será encaminhado para avaliação  do Conselho Estadual de Meio Ambiente. A perspectiva é que com o novo zoneamento da APA, o governo do Estado de São Paulo, consiga de maneira efetiva, conservar e proteger as áreas de maior atividade do rio Tietê. O zoneamento vigente foi instituído por um decreto estadual de 1998, que define as zonas, objetivos e normas. A mudança proposta e aprovada estará disponível, em breve, no site da Fundação Florestal.


 MN: Como ficariam as obras já existentes e aquelas que estão em andamento e podem ser atingidas pela mudança no zoneamento?
Fernanda: Obras, empreendimentos e projetos aprovados e ainda não implantados até a data da aprovação da nova normativa, deverão se adequar às características e objetivos do novo zoneamento, buscando minimizar a incompatibilidade ou desconformidade.


Fonte:Mogi News

Centenário Parque terá serviços de saúde

Serão oferecidos testes de glicemia e aferição de pressão arterial, entre outros exames
Jorge Moraes

Quem for ao parque será orientado sobre cuidados com a saúde
Para celebrar a Semana da Saúde nos Parques e Praças, promovida anualmente em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará neste sábado, das 9 às 16 horas, no Parque Centenário, no distrito de César de Souza. O objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e ampliar as dicas de prevenção às doenças e melhoria da qualidade de vida.


Durante o dia, conforme ficou estabelecido, serão oferecidos testes de glicemia, aferição de pressão arterial, coleta de material para exame de Papanicolau e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, com orientação e serviços de prevenção à Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Tudo sem que o público tenha qualquer despesa, afinal a preocupação maior é com a prevenção de doenças.


"O evento é mais uma oportunidade para que as pessoas tenham acesso a serviços básicos, mas de extrema importância para a prevenção ou o diagnóstico precoce de doenças", informou ontem o secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho. Também durante este fim de semana, a Secretaria Municipal de Saúde manterá uma equipe de atendimento médico no 27º Akimatsuri, no Bunkyo. A festa, iniciada ontem, vai até amanhã.


Fonte:Mogi News

Mudanças na PM Imperatriz deixa comando em Mogi para atuar em Campinas


José Francisco Braga assume como interino com chance de ficar de vez com a vaga
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Braga é o atual comandante do 17º Batalhão, subordinado ao CPA
O coronel Antonio Carlos Imperatriz vai deixar o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA-M/12) e assumir a coordenação da PM na região de Campinas. O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, tenente-coronel José Francisco Braga, será interinamente o substituto, mas em 15 dias ele deverá ser elevado ao posto de coronel, patente mais alta da corporação, e, com isso, deverá assumir definitivamente a função. 
A saída de Imperatriz foi publicada no Diário Oficial de ontem. Oficialmente, ele deixará o cargo na próxima quarta-feira. A escolha do substituto ocorre pelo fato de Braga ser o comandante mais antigo à frente dos batalhões que fazem parte do CPA-M/12. Ele está há 13 meses no comando do 17º Batalhão. 
A região ainda conta com dois batalhões: o 35º, de Itaquaquecetuba, e o 32º, de Suzano. A elevação de patente já era aguardada pelo comandante mogiano, que em 2010 completou o Curso Superior de Polícia. Braga tem 49 anos de idade e 30 anos de PM.


As mudanças no comando da PM na região ocorrem 10 dias depois da troca do comando da Polícia Militar no Estado. O coronel Álvaro Batista Camilo deixou o posto e Roberval Ferreira França, então comandante do policiamento do ABC, assumiu a vaga. 
Imperatriz explicou a saída em entrevista na tarde de ontem. "O remanejamento de coronéis é natural com a chegada de um novo comando. E eu só tenho a agradecer, porque já havia feito o pedido para uma possível transferência a um posto próximo da cidade onde eu moro (Ribeirão Preto)", disse Imperatriz, que permaneceu dois anos em Mogi. Na próxima segunda-feira, ele vai conceder uma entrevista coletiva para apresentar um balanço dos trabalhos na região. No entanto, adiantou os pontos que considera mais significativos. 


Positivo
Pelo lado positivo, destacou a melhoria nas condições de trabalho para o policial militar e a "depuração interna". "Colocamos em prática um trabalho para separar os bons e os maus PMs", frisou. Já no aspecto que precisa ser melhorado, Imperatriz apontou a redução na criminalidade. "Iniciamos um trabalho de readequação na parte operacional e desde 2011 notamos um tendência de queda nas estatísticas. Para que essa expectativa se confirme, é necessário que o próximo comandante de seguimento a estas ações", sugeriu. Ele acredita que "a tendência natural é que Braga assuma definitivamente o posto deixado por ele".


José Francisco Braga contou que, assim como ocorre no CPA-M/12, o major mais antigo do batalhão assumirá interinamente o comando do 17º. 
Assim, o major Nemar Luiz da Costa Limeira vai coordenar a PM de Mogi, a partir da próxima quarta-feira. 
"Existe a possibilidade da minha efetivação. Por uma coincidência de momento, eu me candidatei para uma elevação de patente e estou aguardando o anúncio, que deve sair em até 15 dias, de quem serão os novos coronéis da PM no Estado", disse. Diferentemente de outras promoções, o posto de coronel é atingido apenas por merecimento e não apenas por tempo de serviço.


Fonte:Mogi News

Comando
Daniel Carvalho

O coronel Antonio Carlos Imperatriz vai deixar, nos próximos dias, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA-M/12) e assumir a coordenação da PM na região de Campinas. Página 10


Fonte:Mogi News

As obras existentes precisarão ser adaptadas


Jorge Moraes

Manna: "Novas restrições"
Responsável pelo departamento ambiental da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes, o engenheiro florestal Marcelo Luiz Manna de Souza Melo, acompanhou todas as reuniões do Conselho Gestor que analisou e aprovou o Plano de Manejo para a Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Tietê e explicou que as obras existentes nos locais atingidos pelas mudanças no zoneamento terão "que ser adaptadas". "Acredito que nenhuma obra que tenha o projeto em trâmite antes da publicação do decreto estadual que vai alterar o zoneamento da APA precisará ser paralisada, mas sim modificada para se adequar a nova legislação", disse Manna. "Somente após a publicação das regras recém criadas é que deverá haver uma restrição maior de futuros empreendimentos. Na prática, alguns terrenos que não contavam com restrições para serem aterrados, com as mudanças no zoneamento, por exemplo, passarão a ter normas mais rígidas", detalhou.


O decreto que formalizará as alterações no zoneamento precisará ser publicado pelo governador no Diário Oficial, mas antes, o plano de manejo precisa ser aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). "Não é um processo rápido (a mudança do zoneamento), mas deverá ser concretizado, porque o plano de manejo, que da base as modificações, foi desenvolvido por ume série de profissionais da USP Leste, o que significa, em tese, que está tecnicamente muito bem fundamentado", avaliou.


"É evidente que haverá uma limitação comercial na APA do Tietê, mas é necessário colocar na balança os ganhos ambientais", ponderou Manna. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Visita de secretário Cerri dá prazos para resolver problemas


Pela primeira vez, secretário diz como e quando problemas da saúde serão resolvidos. Também garantiu clínica para dependentes químicos
Bras Santos
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Secretário de Saúde Giovani Cerri também visitou as instalações da TV Mogi News. Na sede da emissora, ele concedeu entrevista
O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, estabeleceu ontem, pela primeira vez, prazos para a execução de obras e ações para a solução de praticamente todos os problemas que prejudicam o atendimento aos pacientes dos hospitais estaduais no Alto Tietê. A iniciativa do secretário de firmar datas e dizer como as dificuldades enfrentadas pelos pacientes serão superadas pode ser considerada como um avanço importante em relação a outras visitas feitas por Cerri à região.


No último dia 30, para ficar apenas em um exemplo, Cerri e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) participaram do evento da Agenda Metropolitana, em Mogi, e apresentaram algumas propostas para ampliar e melhorar o atendimento. Porém, não estabeleceram datas para algumas das intervenções propostas e divulgaram prazos considerados muito extensos para a execução de outras medidas apontadas como emergenciais.


Anteontem, representantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo (SindSaúde) afirmaram que o secretário teria de apresentar soluções "para ontem" e reverter a crise estabelecida nos sistema de saúde da região em razão da falta de médicos, deficiências no serviço de regulação de vagas nas unidades médicas, fechamento do serviço regional (em Mogi) para tratamento dos pacientes com câncer e outras carências. 
Ontem, Cerri antecipou o início dos serviços para pacientes com câncer no Hospital Luzia de Pinho Melo para maio. "Os médicos oncologistas que atenderão os cerca de 900 pacientes já estão definidos", garantiu
Ele também detalhou o trabalho do Estado para colocar em funcionamento uma clínica com 50 leitos para o tratamento dos usuários de drogas. "O Hospital Arnaldo Pezzuti oferecerá esse serviço no início de 2013. O local é muito apropriado para esse tipo de atendimento", ressaltou Guido Cerri ao final de uma visita no estabelecimento médico instalado em Jundiapeba. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que o acompanhou, confirmou que a Prefeitura instalará na área do Pezzuti uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), serviço que trata dos dependentes que não precisam de internação. "Vamos ter um serviço de referência (para tratamento de dependentes) para Mogi e região", ressaltou Cerri, que também divulgou novas informações sobre as obras do hospital que será construído em Suzano e o processo para contratação de médicos para os hospitais de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.


Fonte:Mogi News

Buraco na rua Alexandrina
Daniel Carvalho

Buraco na esquina da rua Alexandrina de Paula com a avenida Francisco Ferreira Lopes causa transtornos aos motoristas. O asfalto quebrado pode danificar os veículos, inclusive furar um pneu. Segundo os motoristas, o buraco que tem aproximadamente 30 centímetros de largura, está ficando cada dia mais fundo. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, informou que uma equipe irá ao local para verificar a situação.


Fonte:Mogi News

Visita a Mogi: Secretário antecipa atendimento aos pacientes de câncer no Luzia


Com informação dada ontem, doentes praticamente não terão que sair de Mogi para continuar o tratamento
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Secretário estadual e autoridades do município estiveram no Hospital Luzia de Pinho Melo, que passará a atender pacientes com câncer
O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, prometeu ontem antecipar a oferta de consultas, cirurgias e tratamento de câncer para os pacientes do Alto Tietê. A partir do mês que vem, o Hospital Luzia de Pinho Melo passará a realizar consultas, cirurgias e quimioterapia para os pacientes da região. Além disso, dentro de um prazo de oito meses, isto é, até dezembro deste ano, deve ser inaugurado o setor de radioterapia no hospital, com isso, pacientes não terão mais de viajar até a capital para passar pelo procedimento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). 
A promessa inicial do governador Geraldo Alckmin (PSDB) era de que apenas as consultas de oncologia passassem a acontecer em maio e, num prazo de três a quatro meses, fossem iniciados os serviços de quimioterapia. Procedimentos de radioterapia, que necessitam de um tempo maior para compra e instalação de equipamento, além de autorizações de órgãos federais para operar, estavam previstos para somente em 2013, ou seja, com prazo de espera de até 12 meses. Até terça-feira desta semana, quando concedeu entrevista à Rádio Metropolitana, Giovanni Guido Cerri tinha estabelecido que os pacientes do Alto Tietê que necessitassem de radioterapia antes de 2013, seguissem até o Icesp para dar continuidade ao tratamento de câncer. 
Ontem, porém, ao visitar o Luzia de Pinho Melo e diversos órgãos da Imprensa da cidade, o secretário anunciou a antecipação dos prazos: "Vamos agilizar o processo para tratamento de câncer em Mogi. Nas próximas semanas, mais tardar no início de maio, haverá oncologistas no Hospital Luzia de Pinho Melo para consultas ambulatoriais e também serviço de quimioterapia. As cirurgias de câncer, que já são realizadas no hospital, devem ser ampliadas. Já o tratamento de radioterapia, que requer um tempo maior para compra e instalação do equipamento, será implantado até o fim do ano", garantiu.


Ele também confirmou o investimento de R$ 10 milhões para o hospital mogiano ter o serviço pleno de câncer. 
O secretário, porém, contestou a informação apresentada pelo médico oncologista Flávio Isaías Rodrigues, em recente entrevista ao Mogi News, de que 6 mil pacientes estariam ou necessitariam em breve do procedimento radioterápico. Quando Rodrigues deu esta informação ao jornal, a Secretaria de Estado da Saúde foi procurada pela reportagem, mas não apresentou números que comprovassem ou refutassem a colocação do fundador do Hospital do Câncer em Mogi. "Existem, atualmente, 900 pacientes em tratamento de câncer na região, dos quais 30 realizam tratamento com radioterapia. É um número pequeno se comparado ao volume de pacientes atendidos, bem menos de 10%", contestou Cerri. 
Isaías rebateu as críticas alegando que o número é verdadeiro e teria sido apresentado como projeção pelo próprio governo do Estado. O secretário de Saúde, porém, voltou a afirmar que auditoria feita no Hospital do Câncer é tácita no que diz respeito às irregularidades encontradas e que a decisão de solicitar o descredenciamento ao Sistema Único de Saúde é irrevogável. "O resultado do relatório é tão gravíssimo, de inúmeras irregularidades, que se fôssemos divulgar todo seu conteúdo, ficaria ainda pior para o Hospital do Câncer de Mogi", disse Cerri.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) concorda com a postura de Giovanni Cerri. "O Estado não tinha problema de serviços de oncologia, isso ocorreu porque o prestador deste serviço na cidade não o fez direito. O problema caiu no colo do governo do Estado, que agora está resolvendo trazendo todo o serviço para o Hospital Luzia de Pinho Melo", comentou.


Fonte:Mogi News