quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aplausos e congratulações pelo suplemento de O Diário


A Câmara de Mogi aprovou, por unanimidade, votos de aplausos e congratulações ao jornal O Diário, a seu diretor Tirreno Da San Biagio, demais diretores, editores, jornalistas, fotógrafos e outros profissionais pelo suplemento especial que marcou os 451 da Cidade. Segundo Araújo, "a melhor forma de prever o futuro é olhar para o passado, para nossas raízes, e perceber a trajetória que tem sido trilhada e aonde ela tem nos levado. Esta reflexão nos foi proporcionada em plenitude na última quinta-feira, quando Mogi completou seus 451 anos de fundação e foi agraciada com um caderno especial produzido pelo jornal O Diário de Mogi. Por meio da visão de 27 mogianos, de nascimento ou de coração, podemos percorrer um pouco da maravilhosa história de nosso Município. Ao longo do especial, cada personagem compartilha conosco um pouco de sua história, em um mosaico único de vida e memória, e apresenta em linhas gerais sua percepção sobre o que o futuro reserva para nossa Cidade. Trata-se de um trabalho que merece ser lido por nossa população, estudado por nossas crianças e guardado com carinho por todos os que amam nossa Cidade. Mais do que isso, porém, o especial nos convida a refletir sobre os rumos de nossa Mogi, sobre os desafios a serem enfrentados por esta Cidade que se torna cada vez maior, mas não perde sua alma interiorana, expressa no sorriso fácil de sua gente. É este o desafio maior: crescer sem perder sua identidade, que faz de Mogi uma Cidade diferente de todas as outras. Por fim, um destaque especial ao cuidado e carinho que a equipe do jornal O Diário teve na elaboração de cada texto, de cada página e na escolha muito acertada dos personagens. Merecem aplausos as entrevistas, as fotografias mostrando o ontem e o hoje e, sobretudo, a ideia inovadora deste caderno especial".


Filiação
O PMDB de Mogi anunciou a filiação do médico Carlos Garcia para disputar uma vaga na Câmara em 2012. Candidato no pleito passado, ele superou a casa dos 600 votos concorrendo pelo PT do B.

Professor
A Fatec de Mogi abriu inscrições para professor assistente I de Psicologia. Valor da hora aula: R$ 18,00. Informações pelo telefone 4799-2799. O edital está no Diário Oficial de 1º de setembro.

Cantante
O vereador Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), além de suas atividades políticas e na área da advocacia, também solta a voz como agente de canto nas solenidades de domingo, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Jardim Universo, em Braz Cubas.

Fonte:O Diário de Mogi

Saúde não terá recurso do pré-sal


oficial Primeira mulher à frente da Presidência da República, Dilma Rousseff participa do desfile de Sete de Setembro, ontem, em Brasília


BRASÍLIA
A alternativa em análise pelo governo de usar recursos do petróleo da camada pré-sal para o sistema público de saúde contrariou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ontem, depois de participar das comemorações oficiais do 7 de Setembro, o ministro afirmou que essa hipótese é uma solução distante para o setor, que precisa de dinheiro rapidamente. "O pré-sal vai produzir daqui a sete, oito anos, portanto, não podemos ficar distribuindo recursos que hoje não existem", disse Lobão. "A saúde vai precisar de recursos já, o governo está preocupado com isso e procurando outras soluções", completou. Ele descartou o uso de dinheiro da Petrobrás para custear as despesas que decorrerão da regulamentação do projeto que define os gastos da Saúde, dos Estados e dos municípios com o setor, conhecido por Emenda 29.


"Não há a menor possibilidade. Os recursos da Petrobrás são para investir na exploração do petróleo e os recursos da Saúde têm de sair do Orçamento da República", afirmou, sem se comprometer com a defesa da criação de uma contribuição específica para viabilizar a aprovação do projeto. "Se os governadores realmente pedirem e o Congresso examinar, a decisão é deles", concluiu.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, evitou apontar uma solução para encontrar recursos para a saúde. "Eu confio no Congresso Nacional. Os deputados e os senadores vão aprovar mais recursos para a saúde e regras estáveis", se limitou a dizer, ontem.


O presidente da Câmara, Marco Maia, depois de rechaçar a possibilidade de criação de um novo imposto para financiar a saúde, considerou a utilização das verbas do pré-sal para esta finalidade, uma opção. "A utilização dos recursos do pré-sal pode ser uma alternativa. Nós temos de viabilizar a votação de forma rápida da distribuição dos royalties para que, assim que haja condição de distribuição de seus recursos, eles sejam feitos, inclusive para a área da saúde", declarou Maia, após a cerimônia do Dia da Pátria, na Esplanada dos Ministérios.


Marco Maia marcou para o dia 28 a volta da Emenda 29 ao plenário da Câmara. O texto principal já foi aprovado com a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), mas a ideia é rejeitar um artigo do projeto, retirando a base de cálculo do imposto, justamente para inviabilizar a cobrança e anular o efeito da CSS prevista da proposta.


O presidente da Câmara insistiu ser preciso encontrar um caminho para colocar mais recursos à disposição do sistema de saúde, do SUS, mas sem um novo imposto. "Não proporei isso de forma alguma", esquivou-se, falando sobre a dificuldade de aprovação no Congresso de um novo imposto.


"Eu tenho dito desde o inicio que nós não temos nenhum clima para recriar ou instituir nenhum imposto novo no Brasil. Nós temos de buscar, a partir do que nós já temos, alternativas que viabilizem mais recursos para a área da saúde", declarou Maia, avisando que uma mudança de atitude só se o Congresso fosse convencido de forma diferente, o que ele não acredita.


Estudo


Mesmo se o Congresso aprovasse a instituição de um novo imposto para financiar a saúde, não existe garantia de que os recursos arrecadados seriam de fato usados para investimentos no setor. Segundo um estudo do corpo técnico da Câmara, a criação da CSS) poderia se transformar em economia do governo para pagar o juro da dívida. Isso acontece porque o texto que cria o novo imposto não obriga o governo a aplicar os recursos arrecadados.


Fonte:O Diário de Mogi

Junji, prefeito?

Daniel Carvalho



Crescem os rumores na cidade de que o deputado federal Junji Abe (DEM) irá concorrer à Prefeitura nas eleições do ano que vem. Além de uma pesquisa popular que coloca o ex-chefe do Executivo entre os três políticos mais cotados pelos mogianos para assumir a Prefeitura a partir de 2013, há ainda uma intensa mobilização de partidos em busca de uma aliança com o PSD, partido recém-criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do qual Junji Abe é a principal figura política regional. 


Bancada
Com a estimativa de ter uma bancada inicial próxima de 50 deputados, o PSD já nasce entre os maiores partidos do País, e, portanto, com grande assédio de políticos para formação de alianças, já que o tempo de TV na próxima eleição também deve ser considerável. 




Majoritária
Em conversa com a coluna, o assessor parlamentar e um dos organizadores da legenda em Mogi, Nobuo Aoki Xiol, disse que a primeira "ordem" é para indicar nomes para a majoritária e conseguir "uma boa chapa para proporcional". 




Quem cala, consente
Embora não tenha citado nomes, Xiol não confirmou, mas também não negou que, para disputar a Prefeitura de Mogi, o nome mais cotado é o de... Junji Abe!




Tudo é possível 
Nas alianças para a eleição proporcional, Xiol confidenciou à coluna que "tudo é possível ao PSD". Ou seja, a "forte aliança" com o atual prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) pode não estar tão forte assim. "Vamos nos aliar a quem tiver um programa concreto e de interesse da população. Não vamos competir por competir, mas sim para instalar um plano de trabalho, seja com PT, PSB, DEM ou PSDB", disse. 




Negociações 
Na esfera federal, há conversas bem adiantadas para a chamada formação de bloco com o PSB, que tem, segundo o site da Câmara dos Deputados, 31 cadeiras. Caso a aliança seja concretizada, as duas legendas formariam uma bancada de 81 deputados e ficariam atrás apenas dos 86 parlamentares do PT e à frente dos 80 do PMDB. Nos municípios, segundo o fundador da legenda, o prefeito Gilberto Kassab, em entrevista ontem à rádio Estadão ESPN, o PSD "é livre, inclusive para aliar-se ao PT". 


Amiguinhos 
Diante de tamanha "liberdade" do PSD para as eleições do ano que vem, há que se pensar ao ver tamanha harmonia entre o deputado federal Junji Abe (DEM) e o estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). De eternos rivais na disputa pela Prefeitura de Mogi, ambos têm sido muito cordiais e amistosos em eventos em Brasília e também em São Paulo.


Daniel Carvalho



Paz e amor
O capítulo mais recente do momento "paz e amor" da dupla se deu na audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Bedran, para discutir melhorias para o Fórum Distrital de Brás Cubas, além do Fórum Central de Mogi.




Cidade de Brás Cubas 
No que dependesse do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Bedran,o distrito de Brás Cubas já teria sido emancipado de Mogi das Cruzes e seria mais um município no Alto Tietê. Ao ser informado pela comitiva de advogados, juízes e deputados sobre as precárias condições do Fórum Distrital e de que a Secretaria de Justiça queria ajuda financeira da Prefeitura para as obras, Bedran questionou: "Cadê o prefeito de Brás Cubas? Por que ele não pode ajudar financeiramente na reforma do Foro Distrital?". 




Saúde forte
O PMDB realmente está disposto em investir na filiação de pessoas ligadas à saúde. Depois do médico Eduardo Brazolin e do Edinho da Santa Casa, o grupo comandado na cidade pelo vereador Geraldo Tomáz Augusto, o Geraldão, filiou o médico Ricardo Gilmar Garcia, ex-candidato a vereador pelo PT do B, partido do cancerologista Flávio Isaías.


Comissão 
Segundo dirigentes da legenda, Garcia ficará responsável pela Comissão de Saúde do PMDB, que tem por objetivo qualificar os filiados em diversos assuntos ligados ao setor. As reuniões da comissão serão mensais. 




Desafio
Depois dos semáforos na praça Kazuo Kimura, conhecida como rotatória do Habib´s, a Secretaria de Transportes de Mogi tem como desafio implantar medidas que proporcionem maior fluidez ao tráfego na SP-66, ou seja, nas avenidas Francisco Ferreira Lopes (Brás Cubas) e Lourenço de Souza Franco (Jundiapeba), o conhecido eixo Mogi-Suzano.


Maurício Sumiya





Alternativas 
Desde o início da semana, técnicos da secretaria avaliam o fluxo de veículos nesse corredor, entre outros dados técnicos, para descobrir "rotas alternativas" que possibilitem "distribuir melhor" o tráfego de veículos e diminuir as enormes filas de carros, às vezes congestionamentos, que se formam todas as manhãs e nos fins de tarde.




Plano B
O estudo, que deve ser concluído o quanto antes, tem como objetivo servir de um "Plano B" para a administração municipal, enquanto o governo federal não libera recursos para a construção da avenida Guilherme Georgi, paralela às avenidas. A obra, orçada em R$ 68 milhões, já teve o projeto de financiamento aprovado pelo Ministério das Cidades, mas os recursos não têm prazo para serem liberados.


Fonte:Mogi News

Libertando talentos CDP de Mogi promove concurso cultural para motivar detentos

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, que revelou os autores das consideradas melhores oito obras
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Casa em miniatura feita de palitos de sorvete e outros materiais artesanais é um dos destaques do concurso promovido entre os presos
Claudinei Aparecido Feliciano, de 46 anos, passa até oito horas por dia confeccionando peças artesanais dentro de sua cela, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes. Mas, além de ocuparem a mente e passarem o tempo, as obras de Claudinei já são vendidas pela família do lado de fora da cadeia. São casas em madeira, abajures e barcos encomendados por clientes fiéis, que investem até R$ 50 nas peças do artista recluso. 
E o talento do preso ganhou incentivo com a realização do 1º Concurso Cultural realizado dentro da cadeia em Mogi das Cruzes. Ao contrário do que se imagina, dentro dos pavilhões, há mais talentos escondidos. Cerca de 60 detentos participaram do concurso, que classificou as oito melhores obras, premiando as famílias. A maquete de Claudinei ganhou em primeiro lugar, mas o maior prêmio para os presos é ver uma peça pronta e sendo admirada pela sociedade. Cada um dos artistas recebeu um certificado de participação do concurso. 
"Eu gosto muito de produzir estas peças, porque posso ajudar a minha família, mesmo estando aqui dentro. Aproveito tudo o que posso: palitos de sorvete, caixas de leite vazias, cartolinas. Tudo dá para criar algo novo", explicou o preso. O ex-ajudante está detido na unidade há sete meses, aguardando o julgamento por ter participado de um assalto. "Já tenho 12 encomendas destas maquetes de casas, todas para clientes de São Paulo. Dependendo do tamanho da peça, cobro até R$ 50. Quando eu sair da prisão, quero montar minha própria loja de artesanato", contou. 
Depois de observar alguns talentos dentro da cadeia, o diretor-geral da unidade, Silvestre Moutinho Baltar, decidiu incentivar a produção de artigos artesanais. "Quando chega um novo preso, logo os outros já o ensinam a fazer objetos de artesanato. É um trabalho interessante, porque ocupa a mente deles e dá uma nova perspectiva de vida. Tem muita gente talentosa aqui dentro", explicou.


A meta é desenvolver outros concursos culturais maiores nos próximos anos e chegar a vender as peças produzidas dentro da cadeia em algumas feiras. "A intenção é, sem dúvida, incentivar estas produções e dar condições para o preso ajudar sua família. Queremos ver se fechamos parcerias para vender estes artigos em feiras artesanais". Uma das metas é tentar fechar uma parceria com a Prefeitura de Mogi, para comercializar os produtos na feira "Mogi feita à mão", que funciona aos fins de semana na praça Oswaldo Cruz. 
Segundo Luciano Berlot, coordenador de produção da unidade prisional, os detentos tiveram 30 dias para confeccionar as peças que foram para o concurso. "Eles já produziam tudo isso em dias comuns, mas tiveram de confeccionar peças especiais para a primeira edição do evento. Dentro das celas, nós só autorizamos a entrada de palitos de sorvete, barbantes bem finos e cartolinas, com exceção das de cores amarela, verde e preta, além de alguns itens recicláveis".




Curiosidades sobre o 1º Concurso Cultural do CDP de Mogi das Cruzes
Os presos podem pedir qualquer tipo de material de papelaria para confeccionar as peças. A maioria é palito de sorvete, barbante fino, cola, tesoura sem ponta e cartolina;
Pode ser utilizado qualquer tipo de cartolina, com exceção das cores amarela, verde e preta, para evitar que o material seja usado na camuflagem das celas, caso alguém consiga cortá-las.


Fonte:Mogi News