terça-feira, 14 de junho de 2011

Tiririca estreia no Congresso com projeto 'bolsa alfabetização'

PUBLICIDADE
 Deputado Tiririca (PR-SP) participa da primeira reunião da Comissão de Educação e Cultura, em março


Deputado Tiririca (PR-SP) participa da primeira reunião da Comissão de Educação e Cultura, em março

Fonte:Folha de S.Paulo


FLÁVIA FOREQUE
DE BRASÍLIA


Mais de quatro meses após tomar posse, o deputado federal mais votado do Brasil fez enfim sua estreia no Congresso. Na última terça-feira, assessores de Tiririca (PR-SP) entregaram ao plenário da Casa os primeiros projetos de lei de autoria do humorista.


Uma das propostas prevê a criação de uma "bolsa alfabetização" para adultos que concluírem curso para aprender a ler e escrever. O projeto fixa o valor mínimo de R$ 545 para o benefício.


O palhaço teve a diplomação para o cargo ameaçada após suspeita de ter falsificado declaração em que afirmou ser alfabetizado. Ele aceitou fazer um teste para comprovar que sabe ler e escrever e foi absolvido pela Justiça Eleitoral.


No texto da proposta, Tiririca justificou que o benefício tem a "finalidade de estimular o aprendizado da leitura e da escrita, de forma a qualificar e assegurar ao cidadão o pleno acesso e a utilização da informação".


Em contrapartida, é exigido período mínimo de seis meses de aula, com ao menos 85% de frequência.


Os outros dois projetos de Tiririca tratam da criação de vale-livro para alunos da rede pública e de serviços de assistência social para profissionais do circo.


Segundo dados oficiais, 113 deputados não apresentaram nenhum projeto de lei neste primeiro ano da legislatura. Esse grupo, no entanto, inclui aqueles que já se afastaram para assumir um cargo no Executivo e seus suplentes na Casa.


O deputado não quis comentar suas propostas.


Desde que iniciou o mandato, Tiririca tem mantido uma atuação discreta na Câmara. Até agora, não fez nenhum discurso na tribuna nem relatou propostas de outro deputado.


Na Comissão de Educação e Cultura da Casa, única em que o humorista é titular, colegas afirmam que ele nunca pediu a palavra.


"Ele não tem perdido nenhuma reunião. É assíduo, mas tem um perfil discreto", afirma a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidente da comissão.



Fonte:Folha de S.Paulo

Os 60 anos de atividades de um jornalista mogiano

Sem festas, como convém a seu estilo, o diretor-responsável de O Diário, jornalista Tirreno Da San Biagio, comemorou, ontem, 60 anos de jornalismo diário. Nestas seis décadas, Toti, como é conhecido, deu à Cidade o seu principal e mais tradicional jornal, embrião de uma emissora de televisão – a TV Diário, afiliada da Rede Globo – e ainda participou da formação de centenas de jornalistas, hoje presentes nos principais meios de comunicação de todo o País. O início das atividades de Toti num jornal começou no dia 13 de junho de 1951, quando ele chegou à "Folha de Mogi", órgão trissemanal dos irmãos Isaac e Jayme Grinberg, que funciona no andar térreo de um prédio localizado na Rua Barão de Jaceguai, defronte à Praça Oswaldo Cruz. Naquela época, o jornal era mimeografado e tinha entre seus colaboradores os jornalistas Roberto da Silva e Roberto Monteiro, o caricaturista Chico, Mauricio de Sousa (pai e filho) e a colunista feminina Didita Morroni, àquela época, namorada de Isaac. Na "Folha", ele aprendeu os primeiros passos no jornalismo e lá permaneceu, junto com a então namorada Neid – com quem se casaria, algum tempo depois –, até o início de 1957, quando os dois foram demitidos por não concordarem com a linha editorial adotada pelo jornal, que havia mudado de donos. Com a experiência obtida naquele período, Toti chegou à conclusão que era chegada a hora de ter o seu próprio jornal. Com ousadia e muito sacrifício, chegaria às bancas da Cidade, no dia 13 de dezembro de 1957, o primeiro exemplar do Diário de Mogi, com a proposta de defender intransigentemente a Cidade e os interesses maiores de seus moradores. Ontem, 15.532 edições depois, o jornalista teria muitos motivos para festejar a data. Mas preferiu se dedicar à mesma preocupação constante, em todos esses longos anos: a de preparar o jornal do dia seguinte, moto contínuo de jornalistas que, como ele, transformaram a profissão no sacerdócio de toda uma vida.


Nissan


O Grupo Destaque abriu ontem na Avenida Fernando Costa, 863, a primeira concessionária da Nissan em Mogi, que terá como gerente Luiz Augusto de Souza. A bandeira japonesa soma-se às da Fiat, Renault, Kia, Peugeot, Yamaha e Suzuki, administradas pelo empresário Fabrício da Silva Oliveira, que soma, agora, 11 lojas de revenda de veículos nacionais e importados em todo o Alto Tietê.







Lição


A Câmara de Itajubá (MG) rejeitou, em primeira votação, projeto de emenda à Lei Orgânica que aumentava de 10 para 15 o número de vereadores daquela Cidade para o próximo mandato. Um belo exemplo para os legisladores mogianos, em especial, o Jolindo Rennó (PSDB), que bem poderia ter aprendido a lição com os conterrâneos de sua Cidade natal.







Transparentes


Sobre os vereadores mineiros houve marcação cerrada da ONG Transparência Itajubá, contrária ao aumento no número de vereadores. Por aqui, apesar dos seguidos alertas da coluna, a chiadeira somente aconteceu após a primeira votação, quando já havia sido aprovado o aumento para de 16 para 23 vagas na Câmara. Só então os movimentos populares tentaram botar a tranca na porta devidamente arrombada e escancarada.







Regional


O Sindicato do Comércio Varejista e o Conselho Regional de Contabilidade estão unidos na tentativa de implantar em Mogi uma Delegacia Regional da Secretaria de Estado da Fazenda. O único posto fiscal do órgão existente na Avenida Narciso Yague tem pouca autonomia de decisão e anda sobrecarregado com o atendimento dado às cidades da Região. Assim, a maioria dos problemas acaba sendo levada para Regional de Guarulhos, com direito a longa distância, estradas congestionadas e tudo mais.


Fonte:O Diário de Mogi

Região já tem apreensões de oxi

Viciados em crack usam a droga abertamente na tarde de quinta-feira, em São Paulo

Considerado mais destrutivo, viciante e barato do que o crack, o oxi já circula no Alto Tietê. Só no último mês, três apreensões da nova droga foram realizadas em cidades da Região: Arujá, Poá e Itaquaquecetuba. Neste último município, a Polícia Militar fechou um laboratório, onde era produzido o entorpecente.


"Esta droga está vindo do Acre, de Rondônia. Ela é o resultado de misturas terríveis realizadas para baratear o seu custo", adverte Edson Gianuzzi, delegado titular da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes. Ele ressalva que a Dise ainda não fez nenhuma apreensão do novo entorpecente na Região - as polícias Militar e Civil foram as responsáveis nas três ações já executadas - mas pontua que a tendência é de a droga se instalar nos lugares de menor poder aquisitivo, por conta do seu baixo custo.


Na Cracolândia, em São Paulo, o oxi é vendido por R$ 2,00 a pedra, preço cinco vezes mais barato do que o crack e com um efeito ainda mais devastador. Embora até o momento existam poucos estudos sobre a nova droga, pesquisa realizada por Álvaro Mendes, da Associação Brasileira de Redução de Danos, em parceria com o Ministério da Saúde, acompanhou 100 pacientes que fumavam oxi: um terço deles morreu no primeiro ano de uso.


A droga é composta por uma mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada, cal virgem e querosene (ou gasolina). Estes três últimos elementos não estão presentes no crack - formado por pasta-base de coca ou cocaína refinada misturada a bicarbonato de sódio e água - e apresentam consequências devastadoras, já que são elementos químicos extremamente tóxicos, que podem provocar queimaduras e levar o pulmão à falência.


Já se sabe também que, por ter um efeito rápido, o oxi apresenta maior potencial de dependência. A nova droga provoca aumento da pressão arterial, risco de infarto e de acidente vascular cerebral. Perda de memória e diminuição do poder de concentração e raciocínio são outros efeitos que podem ser causados pelo uso frequente do oxi.


Fonte:O Diário de Mogi



Estado confirma infecção hospitalar



No mesmo dia em que a direção da Santa Casa de Suzano entrou com pedido de desinterdição para reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, O Diário teve acesso ao relatório da Vigilância Epidemiológica do Estado que, como já havia sido antecipado por este jornal, confirma que quatro das nove mortes ocorridas em maio neste setor foram por infecção hospitalar. O documento oficial, já encaminhado ao Ministério Público, indica ainda que um quinto óbito também é compatível com infecção hospitalar e quatro tiveram outras causas. Ainda ontem, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e os deputados estaduais Luiz Carlos Gondim (PPS) e Heroilma Tavares (PTB) vistoriaram a unidade de saúde (leia mais nesta página).
A UTI Neonatal da Santa Casa de Suzano está interditada desde o último dia 3, após inspeções realizadas pelas Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Estado por determinação do Ministério Público depois que as mortes dos bebês foram divulgadas pela imprensa – o caso mais gritante foram os óbitos de quatro recém-nascidos num intervalo de 13 horas. Até então, as fiscalizações estavam restritas à Vigilância Municipal, já que Suzano tem autonomia plena.
Desde o início da crise, no entanto, a direção da Santa Casa e a Prefeitura de Suzano, que detém a intervenção do hospital, vinham descartando a ocorrência de infecção hospitalar e afirmando que a interdição só se deu por falhas na estrutura física da UTI, além de alegarem o "uso político" numa supervalorização das ocorrências.
O relatório da Vigilância Epidemiológica Estadual, que é resultado de inspeção realizada no último dia 25, aponta uma relação de 19 irregularidades detectadas no Berçário, Centro Cirúrgico e Sala de Pré-Parto e conclui que, após análise dos prontuários dos nove óbitos registrados em maio (os quais foram disponibilizados pela unidade de saúde), com base nos critérios diagnósticos do Sistema de Vigilância das Infecções Hospitalares do Estado de São Paulo, quatro casos estão confirmados como infecção hospitalar, um caso é compatível com infecção hospitalar e quatro casos estão descartados como infecção hospitalar.
Apesar de ainda ontem o interventor da Santa Casa, Marco Antonio Grandini Izzo, ter afirmado que a interdição da UTI se deu por questões físico-funcionais e, mais uma vez, descartar qualquer relação dos óbitos dos bebês com infecção hospitalar, a Secretaria de Estado de Saúde informou ontem que o Município tem conhecimento e acompanhou todas as inspeções realizadas na Santa Casa. Aliás, o Estado descartou, ainda, qualquer aspecto político no caso e enfatizou que a interdição da UTI se deu, exclusivamente, por questões técnicas.
O relatório da Vigilância Epidemiológica ressalta, ainda, que a inspeção que deu origem ao documento, foi acompanhada pelas Vigilância Epidemiológica e Sanitária Municipal e por um neonatologista (Luiz Carlos Zamarco) e uma enfermeira da Santa Casa (Silvia Gasparina).
No início da noite, a Prefeitura de Suzano comunicou que desconhece o relatório final em que a Vigilância Epidemiológica do Estado conclui a ocorrência de óbitos por infecção hospitalar e que, quando receber o documento, irá contestá-lo.
O Diário apurou que, a princípio, a interdição da UTI Neonatal se deu por irregularidades na estrutura física constatadas "in loco" pelo Estado em inspeções conjuntas com o Município e cujo auto de interdição é assinado por técnicos de ambas as esferas governamentais. No caso específico da Vigilância Epidemiológica Estadual, na ocasião da inspeção (25 de maio), foi solicitado o prontuário médico dos bebês para investigar os óbitos ocorridos e foi o resultado dessa apuração, concluída na semana passada, que confirmou a infecção hospitalar.

Fonte:O Diário de Mogi

Vulcão afeta voos em três países


ALERTA Nuvem de cinza vulcânica do Puyehue vista da região de Entre Lagos no sul da Argentina


BUENOS AIRES




Uma nova nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue invadiu o espaço aéreo da Argentina e do Uruguai na madrugada de ontem e causou mais uma vez o cancelamento de centenas de voos. Aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu ficaram fechados e afetaram partidas e chegadas no Cone Sul - no Brasil, 30,6% das 147 decolagens internacionais foram suspensas, boa parte em Porto Alegre, São Paulo e Rio.


Essa segunda nuvem, que está a cerca de 3 mil metros de altitude, atingiu a cidade de Chuí, no sul do Rio Grande do Sul. Na semana passada, a primeira nuvem cobriu parcialmente Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Em Santana do Livramento, o céu chegou a ficar com uma coloração cinza e marrom. Uma fina camada de poeira ficou depositada sobre o capô dos carros.


Ainda assim, citando um boletim emitido pelo Volcanic Ash Advisory Centre da Argentina, o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea da Aeronáutica (CGNA) afirmou que as cinzas não devem avançar sobre o espaço aéreo brasileiro.


As cinzas impediram que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, pudesse desembarcar em Buenos Aires. O secretário-geral teve de aterrissar no Aeroporto Pajas Blancas, em Córdoba, e percorrer em um ônibus fretado pela organização os 713 quilômetros que separam a cidade da capital.


No meio do caminho, Ban Ki-Moon teve de parar em um posto de gasolina na estrada, perto da cidade de Rosario, para tomar o café da manhã. Acompanhado por sua mulher, Yoo Soon Taek, o diplomata coreano celebrou seu 67º aniversário na lanchonete do posto com um cafezinho e um típico alfajor de Santa Fe.


Devido à mudança das condições meteorológicas que indicam a permanência da nuvem de cinza vulcânica sobre Buenos Aires, todos os voos, que haviam sido reprogramados a partir das 21 horas voltaram a ser cancelados, segundo informaram as companhias aéreas locais Aerolineas Argentina, Austral e Lan.


Os dois aeroportos da capital da Argentina estão fechados desde a noite de domingo. As autoridades aeroportuárias não informaram qual a previsão para a retomada dos voos.




Tornado


Mais duas mortes foram acrescentadas à lista de óbitos causados pelo tornado que devastou a cidade de Joplin, no sudoeste de Missouri, Estados Unidos, no mês passado. Lynn Iliff Onstot, funcionário de informação pública de Joplin, afirmou ontem que o número de mortos passou para 153. Onstot disse que a cidade recebeu a lista atualizada do médico-legista do condado de Jasper e do Departamento de Segurança Pública do Missouri.


Fonte:O Diário de Mogi

Afinada com a política, Dilma assume articulação

BRASÍLIA



O governo vai negociar com o Congresso e a presidente da República vai funcionar como uma articuladora política. A presidente aproveitou ontem a posse dos novos ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvati, e da Pesca, Luiz Sérgio, para dizer que comandará as negociações necessárias para a aprovação dos projetos de interesse do governo no Congresso.


Na tentativa de deixar claro o recado sobre a nova forma que pretende dar ao governo, agora que fez uma minirreforma ministerial e mudou a Casa Civil e a coordenação política, afirmou que não vê "dicotomia entre um governo técnico e um governo político". E acrescentou, lançando pontes de negociação sobre os outros Poderes: "A afinidade do meu governo com a política se manifesta no imenso respeito pelo Congresso Nacional e pelo Poder Judiciário".


Segundo Dilma, a experiência mostra que nenhum país do mundo conseguiu um elevado padrão de desenvolvimento sem eficiência nas suas atividades governamentais e absorção das técnicas mais avançadas disponíveis. Ela buscou até dispensar a fama de "gerentona". Disse que tem convicção de que as decisões políticas constituem a base das opções governamentais. Lembrou que o governo dispõe de ampla maioria em sua base e prometeu respeitar as minorias.


O Congresso espera a retribuição das promessas de mudança da presidente em forma de cargos e emendas parlamentares. O líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza (PT-SP), elogiou o discurso de Dilma. E fez cobranças para a manutenção do clima de paz. "De urgente temos de ver a liberação das emendas dos parlamentares e as nomeações para o segundo e terceiro escalões com os nomes oferecidos pelos partidos aliados".


A retomada das nomeações começou na sexta-feira, quando Dilma Rousseff atendeu os pedidos do PSB, PT e PMDB e pôs Jurandir Santiago na presidência do Banco do Nordeste.


Vacarezza chegou a ser apontado por uma ala do PT como o preferido para ocupar a vaga do ex-coordenador político Luiz Sérgio. Mas Dilma não se interessou pela proposta. Ao contrário. Para dar uma lição no PT, nomeou a então ministra da Pesca Ideli Salvatti para a coordenação política e, no lugar dela, levou o isolado Luiz Sérgio.


O líder prometeu fidelidade ao governo de Dilma agora que foram nomeados os novos ministros: "Sou líder, e meu dever é defender o governo; o faria também se estivesse apenas na condição de deputado, como soldado que sou do governo."


Ela afirmou também que a importância dada por seu governo à atividade política se reflete na compreensão de que a continuidade das grandes transformações necessárias ao desenvolvimento econômico e social do Brasil só podem nascer da negociação, da articulação de interesses e da capacidade de identificar afinidades e convergências onde, à primeira vista, só parece existir conflito e diferença.


Fonte:O Diário de Mogi

Divino no Brasil

Divulgação



Deu no site do Globo Rural e no G1, ontem pela manhã: "Festa do Divino Espírito Santo movimenta Mogi das Cruzes - SP". Segue o trecho: "Mais de 40 mil pessoas assistiram ao cortejo formado por 2,3 mil integrantes, uma demonstração de fé que marcou o último fim de semana da Festa do Divino, em Mogi das Cruzes".






Ornamentação
E prossegue: "O cortejo, chamado de Entrada dos Palmitos, é uma maneira antiga dos agricultores de agradecerem a boa produção. Na concentração, foi necessário muito trabalho para deixar os carros e as carroças enfeitados. Os produtores começaram cedo, mas teve gente que passou a noite em claro".




"Tô nem aí"

O deputado federal Junji Abe (PSDB) não passou recibo ao Bunkyo depois que a tal "associação cultural" jogou uma carta pesada ao político pela Imprensa. Primeiro, Junji disse ao Mogi News que o Bunkyo quer justificar o injustificável; ontem, com a cabeça fresca, tuitou: "Nos últimos anos, o SPFC tem tido frequentes altos e baixos. Na fase atual, não obstante ser início de um difícil campeonato, o tricolor surfa".






Sem bullying
Além de divagar sobre o São Paulo, Junji também havia apresentado, no início do mês, um projeto de lei que tipifica o crime de bullying, englobando todas as atividades qualificadas como intimidação vexatória. A proposta estabelece penas de reclusão - que variam de dois a 30 anos - para os autores, acresce a penalidade em 50%, se o delito ocorre em ambiente escolar e estende igual punição ao diretor do estabelecimento de ensino que permanece omisso, deixando de tomar as providências necessárias para cessar as ocorrências.


Reprodução: Guilherme Berti





Álvaro Carneiro
Os 100 anos do Centro Espírita Antônio de Pádua, comemorados em grande estilo durante esta semana, que foi objeto de reportagem especial escrita pela jornalista Larissa Almeida, publicada na edição de domingo, resgatou a biografia de um dos homens mais sérios da história de Mogi das Cruzes, o advogado e ex-vice-prefeito Álvaro de Campos Carneiro, morto em 1999. Ele também comandou, durante décadas, a Creche Fraternidade, anexa ao centro, e a Maternidade da Mãe Pobre.






Quatro vices
Reduto de honestidade, Carneiro foi um dos quatro ilustres vice-prefeitos que Waldemar Costa Filho teve em 18 anos de poder. Depois de José Limongi Sobrinho (1969-1972), Carneiro ficou seis anos dando aporte moral para WCF, entre 1977 e 1983, chegando a passar o poder ao prefeito Antonio Carlos Machado Teixeira, porque WCF preferiu faltar na transferência do cargo. Depois de Carneiro, Nobolo Mori (1989-1992) e Melquíades Machado Portela (1997-2000) foram os vices que fecharam o ciclo da era Waldemar. 






Reincidência
Deu no site do Vale: "Trio armado rende vigia, o mantém refém por quase duas horas e ainda leva armamento em carro oficial". Trata-se de uma ação criminosa contra o Fórum de São José dos Campos, ocorrida no domingo. Lá, diferentemente daqui, que foi furto, foram roubadas armas e documentos após os assaltantes renderem e manterem refém um vigia que estava de plantão.








Armas
De acordo com a Polícia Civil, os ladrões levaram ao menos três malas cheias de armamento, além de documentos. Eles fugiram em um veículo oficial do próprio Fórum, modelo Fiat Doblô, que ainda não havia sido encontrado até ontem.








Sem segurança
"Dá até medo de ficar aqui (no Fórum), o prédio continua do mesmo jeito e não tem nenhum policiamento. Se eles voltarem (os criminosos), podem até conseguir levar mais armas. Estou sozinho, apenas substitui meu colega", disse o vigia do segundo turno de domingo, R. P., 48 anos, ao Vale, provando que falta de segurança é o que mais há no governo Geraldo Alckmin (PSDB).


Reprodução





Heródoto na Vejinha
O jornalista Heródoto Barbeiro, colunista do Mogi News, foi mais uma vez enfocado pela Imprensa nacional. Desta vez, foi a Veja São Paulo, que na coluna Mistérios da Cidade, assinada por Mauricio Xavier, contou o que denominou como "As lendas de Heródoto". Sua fixação quase doentia por Kombis (ele já teve oito, a primeira em 1971. Hoje, o jornalista tem uma com motor 1.4, movido a gás).




Manias
No tradicional "falso ou verdadeiro" da tal coluna, ficou confirmado que Heródoto nasceu na Baixada do Glicério, na capital, e trabalhou ali, ainda menino, como borracheiro; é monge budista e recebeu de seu templo o nome de Gento Ryotetsu; foi apicultor durante 26 anos e chegou a ter 50 famílias de abelhas; seu sítio, em Mogi, foi transformado em reserva florestal em 2001.


Fonte:Mogi News

Vulcão: Nuvem de cinzas que chegou ao Sul faz mogianos cancelarem viagens

Quem planejou passar o Dia dos Namorados nas cidades serranas ou em Buenos Aires, teve a viagem cancelada
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Por causa da nuvem de cinzas que chegou ao Brasil, os voos para a região Sul foram cancelados
Muitos mogianos que pretendiam aproveitar o Dia dos Namorados na Argentina, Uruguai ou nos Estados do Sul do País tiveram que mudar os seus planos devido à nuvem de cinzas causada pelo vulcão chileno Puyehue, que cancelou uma série de voos. Quem encarou o desafio da viagem foi obrigado a providenciar uma estadia mais longa nas cidades visitadas ou retornar para o município de carro, passando muitas horas nas estradas.


O diretor da agência de turismo Mogi Travel, Bruno Prestes, revelou que cerca de 40 passageiros que embarcaram ou embarcariam para o Sul foram prejudicados. Entre os problemas, estavam atrasos e cancelamentos. "Assim que um cliente ficou sabendo que os voos não seriam confirmados, decidiu ir de carro para Florianópolis, em Santa Catarina, caso contrário, perderia o show que há muito tempo havia comprado os ingressos", destacou Prestes. "Ao longo dos anos, o Dia dos Namorados se caracterizou por movimentar o turismo no Sul, mas, neste ano, as pessoas ficaram com medo das consequências do vulcão". Entre as dezenas de passageiros afetados estão famílias que adquiriram pacotes turísticos e, ainda, profissionais que iriam ao Sul do Brasil à trabalho. "Um cliente entrou em contato, pois desde quinta-feira tentava embarcar de volta para São Paulo", disse.


A recomendação em casos assim é buscar orientação nos guichês das companhias que venderam os bilhetes. "Elas são responsáveis por acomodar o passageiro em outro voo e, se necessário, providenciar alimentação e até hospedagem para eles", orientou.




Buenos Aires
Os mogianos que planejavam desembarcar no último fim de semana na capital argentina, Buenos Aires, tiveram que mudar de ideia. "Uma das famílias obteve o pacote em janeiro, mas não houve alternativa a não ser o cancelamento", disse Yumi Tsukamoto, da agência Javatur. 
Na Catamarã Turismo, pelos menos dois pacotes foram afetados, entre eles, o de um casal que planejava passar o Dia dos Namorados em Buenos Aires. "Eles remarcaram para agosto, uma data afastada, para tentar evitar os atuais problemas", frisou Guilherme Salvarani, supervisor da agência. "Estamos torcendo para que esta situação seja resolvida o mais rápido possível", ressaltou.


Fonte:Mogi News

Obras: Prefeito assina licitação para reforma do Mercado Produtor

Bertaiolli também anunciou que prédio abandonado no centro abrigará uma feira noturna
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação

Prefeito Marco Bertaiolli anunciou ontem as obras de revitalização do Mercado Produtor e reforma do prédio abandonado no centro
Durante a visita ao Mercado Produtor, ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) assinou o ofício para a abertura do processo licitatório para contratação da empresa responsável pela reforma e adaptação do Mercado do Produtor e do prédio da antiga sede da Cooperativa de Agrícola de Cotia, na rua Braz Cubas, que irá receber a Secretaria de Agricultura e uma feira noturna. O investimento nas duas estruturas chega a R$ 2,3 milhões, dos quais R$ 1,5 será destinado ao Mercado do Produtor. A reforma deve ser concluída em oito meses, após o processo licitatório ser realizado.


A estrutura do Mercado passará por uma série de adaptações. O espaço ganhará uma nova portaria, reestruturação das instalações hidráulicas e elétrica, incluindo a individualização da água e energia. O local que abriga o Mercado e o Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Nagib Najar será dividido por um alambrado, que poderá ser liberado quando necessário. Outra novidade é o projeto de dar o nome de Minor Harada ao espaço, que foi secretário de agricultura na gestão de Waldemar Costa Filho e morreu esse ano. 
Os sanitários serão reformados para se adequarem às normas de acessibilidade. O projeto conta ainda praça de exposições, pintura e revisão do sistema de iluminação. Câmeras de monitoramento e aumento da ação da Guarda Municipal foram prometidas pelo prefeito. "Vamos deixar o Mercado do Produtor em condições dignas. A ideia é fazer as reformas aos poucos, como foi feito no Mercadão. O varejão já é uma atração turística que, depois da reforma, atrairá mais visitantes", afirmou.


Um dos pontos levantados foi o aumento na taxa paga pelos usuários, que foi descartado pelo prefeito. No entanto, ele afirmou que cada comerciante pagará pela área que utiliza. O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, afirmou que toda a área passará pela reforma. "Não haverá uma construção significativa, mas a reforma será feita em cada centímetro dessa área. Temos 10 ou 12 mil metros de área coberta. A ideia é transformá-lo em pólo de atração turística e econômica".


O secretário municipal de Agricultura Oswaldo Nagao, explicou que o local irá trazer um aspecto de limpeza e boa apresentação, itens importantes para comercializar alimentos. "Era uma reivindicação antiga a reforma do alambrado e dos sanitários", contou.


Fonte:Mogi News

novas ações: Frente Parlamentar contra aterro se reúne amanhã














Luiz Carlos Gondim é o coordenador da frente parlamentar
A Frente Parlamentar Contra a Implantação de Aterro Sanitário em Mogi das Cruzes tem reunião marcada para amanhã, dia 15, às 17 horas, no auditório "Teotônio Vilela", na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. De acordo com o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS), coordenador da frente parlamentar, a reunião servirá para deliberar sobre as próximas ações dos parlamentares para impedir o andamento do processo de implantação do depósito de lixo (projetado pela empreiteira Queiroz Galvão) no distrito industrial do Taboão, na região norte de Mogi.


Gondim explicou que fazem parte da frente e foram convidados para os trabalhos os deputados André do Prado (PR), Ary Fossen (PSDB), Célia Leão (PSDB), Ed Thomas (PSB), Estevam Galvão (DEM), Hamilton Pereira (PT), Heroilma Tavares (PTB), José Candido (PT), Pedro Bigardi (PCdoB), Roberto Morais (PPS), Simão Pedro (PT), Vitor Sapienza (PPS), Alex Manente (PPS) e Alencar Santana (PT). 
Na reunião da Frente Parlamentar, promovida no mês passado por Gondim na Câmara de Mogi das Cruzes, os resultados ficaram bem abaixo do esperado. Vários deputados, inclusive os que representam Mogi e outros municípios do Alto Tietê, faltaram ao encontro, que terminou sem nenhuma definição relacionada à atuação dos deputados para barrar o empreendimento. 






"Aterro Não"
Além dos deputados integrantes da frente, a reunião deverá contar com a participação de integrantes do movimento "Aterro Não", que seriam os representantes da sociedade civil na luta contra o aterro regional que a Queiroz Galvão tenta instalar em uma área com cerca de 2 milhões de metros quadrados no Taboão. O advogado Marco Soares Júnior, que é presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, disse ontem que, quanto maior o número de entidades e de pessoas envolvidas, melhor será para que a luta contra o depósito de lixo seja bem-sucedida: "Estamos acompanhando com bastante atenção todos os fatos que envolvem esse caso. O ideal é que todas as entidades se empenhem efetivamente para impedir a audiência pública e a instalação desse aterro em nossa cidade", avaliou Soares Júnior. (B.S.)


Fonte:Mogi News

Dedo-duro: DER deve ser notificado até dia 20

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho



Decisão judicial garantiu aos motoristas o cancelamento das multas
O Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo estabeleceu o dia 20 de junho como data-limite para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) seja notificado sobre a decisão da juíza Ana Carmem de Souza Silva. Ela acatou o pedido de liminar do Ministério Público (MP) e cancelou as multas aplicadas pelo radar dedo-duro, instalado no quilômetro 58,6 da rodovia Mogi-Bertio-ga (SP-98). 
De acordo com a Assessoria de Imprensa do TJ, apesar de o dia 20 ser usado como parâmetro para que todas as etapas sejam vencidas e ter pedido urgência na tramitação, o prazo pode ser prorrogado.


Neste momento, a sentença enviada por meio de carta precatória continua no Setor de Unificação de Cartas Precatórias Cíveis do Fórum Hely Lopes Meirelles, na capital. De lá, o comunicado seguirá ao órgão ligado à Secretaria de Estado dos Transportes.


A decisão da juíza foi divulgada em 13 de maio, no entanto, a burocracia impede que ela seja cumprida. A magistrada entendeu que, além da suspensão das infrações, o dedo-duro deverá parar de funcionar até que a sinalização do trecho onde ele está instalado seja regularizada. 
Os pontos aplicados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas também devem ser cancelados. Assim que informado oficialmente, o DER terá 48 horas para acatar as determinações, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. 
Como a decisão da Justiça foi em primeira instância, o Estado provavelmente vai recorrer da liminar. Assim que comunicado, o órgão tomará as medidas legais cabíveis, ou seja, recorrer da decisão.


O presidente da Associação dos Motoristas Lesados pelo Radar da Mogi-Bertioga, Clodoaldo Aparecido de Moraes, informou que amanhã, às 14 horas, um grupo de filiados vai até o fórum conversar com o promotor Fernando Lupo, responsável pelas investigações, ou a juíza Ana Carmen. "Alguém terá de nos explicar o porquê desta demora", criticou Moraes. 
O advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, um dos primeiros a denunciar as irregularidades, garantiu que entrou em contato com a Ouvidoria do TJ e a resposta foi que o departamento estava acompanhando o caso. "Cheguei a mandar um e-mail para o presidente do TJ (José Roberto Bedran), mas não obtive nenhuma resposta", revelou.




Até 90 dias
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares Júnior, frisou que, em média, o prazo para que uma carta precatória chegue ao destino é de 30 a 90 dias. "Infelizmente, o Judiciário sofre com uma burocracia exacerbada e a estrutura não atende à demanda", salientou. Enquanto isso, o radar dedo-duro continua aplicando multas.


Fonte:Mogi News

Cobrança OAB pede apoio para o Judiciário

Entidade acredita que só com a ajuda de lideranças será possível ampliar o Fórum e trazer a Vara da Fazenda
Bras Santos
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya


Por causa da limitação no atendimento do Fórum de Brás Cubas, o número de processos esperando uma resolução é grande



O presidente da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares Júnior, acredita que é preciso que lideranças políticas e de entidades da sociedade civil se mobilizem em prol da ampliação do Fórum Distrital de Brás Cubas e lutem para concretizar a possível instalação da Vara da Fazenda Pública no prédio onde, hoje, funciona a Casa da Agricultura, no centro de Mogi das Cruzes.


A ampliação do fórum está em discussão há mais de dez anos e a instalação da Vara há pelo menos dois anos e, de acordo com Soares Júnior, esse quadro marcado por indefinições só poderá ser superado com a mobilização dessas pessoas. 
Desde que assumiu o comando da entidade que representa os advogados do município, Soares Júnior acompanha as conversas e as articulações para concretizar os dois projetos.


Milhares de processos da Fazenda Pública continuam espalhados pelas quatro Varas do Fórum de Mogi e as instalações do Fórum de Brás Cubas estão, a cada dia que passa, mais inadequadas para o trabalho de juízes, promotores e servidores e para o atendimento a advogados e à população. 
Em relação ao aumento e à adequação das instalações do Fórum Distrital, não existem fatos novos, segundo o presidente da OAB: "Já solicitamos uma audiência com a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mas ainda não fomos informados sobre a data. Para que o governo estadual libere recursos para a ampliação do fórum de Brás Cubas, é preciso que primeiramente o tribunal confirme que essa obra é prioritária. Nesse caso, seria muito importante que as lideranças políticas se mobilizassem para que o TJ e a Secretaria de Justiça do Estado autorizassem esse investimento", argumentou.


No caso do Fórum Central, ele alertou sobre a demora para a definição da sede da Vara da Fazenda Pública: "Até onde sabemos, as secretarias de Justiça e de Agricultura do Estado já deram sinal verde para que o prédio da Casa da Agricultura seja cedido para a instalação da Vara da Fazenda Pública. Apesar disso, o projeto não se concretiza e milhares de processos da Fazenda Pública estão acumulados no Fórum Central. É mais uma situação que depende de mobilização da Prefeitura e das autoridades políticas para ser resolvida", ressaltou o advogado. A Prefeitura de Mogi e representantes do governo do Estado poderão se manifestar hoje a respeito do assunto", complementou.


Fonte:Mogi News