sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AME será entregue até junho, garante governo

Saúde
AME será entregue até junho, garante governo
Secretário de Estado da Saúde confirmou ontem a implantação imediata do ambulatório médico, que deve entrar em operação neste semestre
Divulgação

Prefeito Marco Bertaiolli apresentou ontem ao secretário Giovanni Cerri um dossiê com os principais investimentos do município
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) recebeu do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, a garantia de implantação imediata do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Mogi das Cruzes. A previsão é de que o novo ambulatório médico entre em operação ainda no primeiro semestre de 2011.
Construído pela administração municipal no imóvel que ocupou o antigo Centro de Saúde (CS-1), no Jardim Santista, o prédio foi entregue simbolicamente ontem para que o Estado tome as providências necessárias para iniciar o atendimento no menor prazo possível.

O próximo passo será a abertura, pelo governo do Estado, do processo de chamamento público para escolha da empresa que será responsável pelo gerenciamento do AME.
Concluído este procedimento, a Secretaria de Estado da Saúde cuidará da compra dos equipamentos necessários, grande parte importados. "Será um importante marco para a saúde da região do Alto Tietê", afirmou o secretário estadual.
O encontro faz parte de uma série de audiências que o prefeito Marco Bertaiolli está solicitando neste início de ano para apresentar as principais reivindicações de Mogi das Cruzes aos novos secretários do governo de São Paulo.
"O resultado deste encontro foi extremamente positivo porque mostrou a coerência do novo secretário em cumprir primeiro os compromissos que já estão em andamento, como é caso do nosso AME, que deverá ser entregue até junho deste ano", disse.
"Para o segundo semestre, dando continuidade às nossas principais solicitações, o secretário cuidará da implantação de uma clínica de reabilitação para dependentes químicos", acrescentou o prefeito.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Paulo Villas Bôas de Carvalho, do adjunto Marcello Delascio Cusatis, e do presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, vereador Mauro Araújo, o prefeito apresentou ao secretário da Saúde e seus assessores diretos um dossiê contendo os principais investimentos e necessidades do município na área.


Projetos
Giovanni Guido Cerri pode conhecer, por exemplo, detalhes sobre a construção do primeiro Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, que será implantado no distrito de Brás Cubas; da Clínica de Reabilitação em Fisioterapia para Idosos e Acidentados, que será implantada ao lado do novo hospital; e da conquista de Mogi das Cruzes de uma nova unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Rodeio, outro extremo da cidade.
"O secretário viu com muito bons olhos tudo o que estamos fazendo em Mogi e se comprometeu em colaborar conosco em tudo o que for possível", completou.

Fonte: Mogi News

Banheiro público

Banheiro público

Com o fechamento para a reforma dos dois únicos banheiros públicos da área central, um sério problema volta a fazer parte do dia a dia dos milhares de consumidores que frequentam o comércio e a rede de serviços concentrados na principal região de negócios da Cidade.
É uma cena comum e desagradável ao extremo: o cliente está fazendo compras, precisa usar o banheiro, pede a gentileza ao vendedor ou ao próprio dono do estabelecimento e recebe como resposta um sonoro não, mesmo diante da urgência fisiológica.
Há desculpas clássicas para a negativa: estamos em obras ou o encanamento está entupido. Quando não, a verdade é dita: nossos banheiros são apenas para os funcionários.
Em alguns casos, tem-se sorte. E o local é prontamente oferecido, sem resistência, por comerciantes sabedores da importância de cativar um bom cliente.
Hoje, supermercados, restaurantes e lojas de grandes redes asseguram o serviço gratuitamente. Mesmo assim, a cartela de opções é diminuta na região central e, como ir a um desses locais, sem ser cliente?
Por isso, desde janeiro, o fechamento para as obras dos toaletes do Mercado Municipal complica a vida de centenas de pessoas. Uma solução emergencial seria a instalação de banheiros químicos, por exemplo, durante a execução dos serviços.
No tradicional endereço, há um sanitário menor, no andar superior, antes restrito apenas a funcionários e agora franqueado à população. O vandalismo e a falta de educação foram tantos que um funcionário foi destacado para tentar coibir os abusos.
O pior, neste caso: já se sabe que os reparos previstos para serem concluídos até fevereiro deverão atrasar.
A carência neste setor sempre desafia as cidades. O problema consiste na manutenção do espaço. Ela é onerosa, tarefa das mais inglórias. Além de exigir limpeza constante pelo grande fluxo de pessoas e a necessidade de se oferecer as condições de higiene para o uso, o poder municipal ainda arca com os prejuízos gerados por uma grande parcela da população, que detona os equipamentos, deixa todo tipo de sujeira.
Sanitário público, em geral, é terra de ninguém. É ali que as pessoas demonstram instintos violentos em seu mais puro estado. Incivilidade extrema no trato com seus pares, em desacordo com o mínimo que se espera da boa convivência social. Não há outra explicação. Por isso, esse é um sério problema urbano e tão antigo quando a própria Cidade.
Quem não se lembra dos sofríveis exemplos dos banheiros em praças como Shangai e Oswaldo Cruz, demolidos no passado. Hoje, apesar das dificuldades em se manter o serviço, não há como retroceder. Ainda bem. A vigilância precisa ser rigorosa, e os infratores, punidos. Pelo bem-estar da maioria.

Fonte: Diário de Mogi

Mogi tem cursos gratuitos

Mogi tem cursos gratuitos


A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para cursos gratuitos de violão e de produção de programas de TV. As aulas fazem parte do Programa Ponto de Cultura - realizado graças à parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
O Ponto de Cultura "Escola de Choro Souza Eurico" oferece cursos gratuitos de violão, cavaquinho e bandolim. Durante as aulas, além de aprender a tocar estes instrumentos, os alunos vão conhecer a história da Música Popular Brasileira (MPB) e teoria musical.
A escola quer criar uma nova geração de músicos "chorões", gênero musical consagrado por Pixinguinha. As inscrições vão até o final deste mês e podem ser feitas no Ciarte ou no Casarão do Carmo. As vagas são limitadas e a idade mínima é 8 anos. Informações: 2378-6403.
O outro curso é dirigido a pessoas que querem saber o que acontece atrás das câmeras e aprender a realizar este trabalho. O Ponto de Cultura Mais que uma Vontade, uma Ação, que é administrado pelo Centro de Integração da Pessoa com Deficiência (CIPD), está oferecendo gratuitamente cursos de produção de programas de TV e curtas metragens. As inscrições estão abertas e as aulas têm duração de três meses para o nível básico, oito meses para os níveis intermediário e avançado.
As aulas teóricas são ministradas no Centro Esportivo do Socorro aos sábados e domingos, sempre a partir das 14 horas. Já as práticas acontecem no estúdio que fica na sede do CIPD, onde os alunos podem fazer filmagens com noções de iluminação e edição. Além dos cursos na área de audiovisual, o Ponto de Cultura tem vagas para o curso de teatro, objetivando a formação de atores e atrizes. Informações: 4726-5266, das 9 às 18 horas.


Fonte: Diário de Mogi

Desconto no IPTU

Guilherme Bertti


Desconto no IPTU
Os vereadores da Câmara de Mogi estão prestes a discutir e a votar um projeto de lei de autoria do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) que concede um desconto no IPTU de 25% para o primeiro condomínio enquadrado pelo benefício social do programa Minha Casa Minha Vida.


Vila Brasileira
São 39 unidades habitacionais que estão sendo construídas na rua Cristo Operário, na Vila Brasileira, e que terão o desconto por um período de até cinco anos. O projeto abre a possibilidade de outros projetos do programa que venham a ser construídos também consigam o mesmo benefício.



Déficit habitacional
A construção deste empreendimento está a cargo da empresa Akenathon Arquitetura e Construção Ltda e devem beneficiar, segundo a prefeitura, prioritariamente as famílias de baixa renda. O benefício é válido já que o déficit habitacional no município ainda é grande, segundo o próprio prefeito Marco Bertaiolli.
Divulgação


Caixas de correios
Uma lei que era alvo de disputa judicial entre a Prefeitura e a Câmara há onze anos deverá ser, enfim, "sepultada" na cidade. A legislação que tinha a proposta de conceder descontos a proprietários ou possuidores de imóveis urbanos que instalarem caixas receptoras de correspondências nas casas, condomínios e prédios e que poderiam ter direito a desconto de IPTU foi aprovada pela Câmara na época.


Briga judicial
E desde 1999, a legislação era alvo de polêmica entre os dois poderes. A ideia foi apresentada pelo ex-vereador Guaraci Galocha. A Prefeitura vetou e a Câmara derrubou o veto, promulgando a lei municipal 4.880/99.



Supremo
Nem chegou a ser aplicada porque a Prefeitura de Mogi, na gestão do ex-prefeito Waldemar Costa Filho entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade na Justiça. Agora, submetida, em última instância, à análise do Supremo Tribunal Federal, acabou sendo julgada improcedente.




Atividade delegada
A formalização do convênio entre o município e o Estado para a atividade delegada, que permitirá que os policiais de folga do serviço atuem contra a pirataria na cidade, e o comércio ambulante, não deverá sair na próxima segunda-feira.



Sem agenda
A assinatura já havia sido remarcada para a próxima semana, mas foi desmarcada devido a uma incompatibilidade de agenda com o Palácio dos Bandeirantes. A assinatura do convênio deverá ser formalizada em breve.




Choro e cicatriz
O advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, deu um espetáculo à parte ontem pela manhã no Largo do Rosário. Embora a intenção de reunir mogianos para protestarem contra o radar instalado na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) não tenha levado um público grandioso, ele deu um show à parte.




Estica e puxa
Insatisfeito com o fato de o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) ter indeferido as multas contra os radares, o advogado afirmou que o governo só quer tirar o dinheiro do povo e até chorou em plena praça pública.



Marcas do Charuto
Emocionado, o advogado, que foi vereador em Mogi de 1983 a 1992, até abraçou o filho e, durante entrevista com jornalistas, abriu a camisa e mostrou uma cicatriz no peito: "Sabe o que é isso, é por causa da minha briga e luta". Antes pavio curto - Charutinho costumava ir armado à Câmara - hoje é só ternura.



Motivação política
Anteontem, os vereadores decidiram que vão extinguir o movimento também na Câmara que pede a anulação das infrações aplicadas pelo DER na cidade. A decisão veio após um resposta enviada ao DER, afirmando que a via está devidamente sinalizada. Charutinho também criticou a postura dos vereadores e disse que o movimento iniciado por ele, ao contrário do que afirmam os parlamentares, não teria motivação política.
Divulgação


Plínio em Poá
Plínio de Arruda Sampaio, que foi candidato à Presidência da República pelo PSOL nas eleições passadas, estará em Poá no próximo sábado, dia 19 de fevereiro, para lançamento de seu mais novo livro "Por que participar da política?" (Editora Sarandi).


Redes sociais
Na campanha eleitoral, Plínio ganhou a simpatia da juventude e virou um fenômeno nas redes sociai. Além do lançamento do livro, o tradicional político de esquerda participará de um debate com militantes do PSOL e simpatizantes acerca do tema: "Construindo um projeto Socialista para Poá".



Gondim e os ônibus
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) parece ter lançado ontem, da tribuna da Assembleia Legislativa, sua terceira candidatura à Prefeitura. Eloquente como nunca, Gondim atacou o reajuste das passagens autorizado pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) em Mogi e comparou com as extensões de linhas da capital. Quem assistiu à performance do deputado, garante que ele fez, nas férias, mais um curso de oratória e que ficou com a língua afiada.


Fonte: Mogi News

PSB convida

PSB convida
Nem PSB, nem PR, o grupo do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, composto também pelo prefeito Marco Bertaiolli e pelo deputado federal Junji Abe, pode ir para o PSB. É o que estampou o Estadão de ontem.




De mãos dadas
Convidado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, atual dono do PSB, Kassab pode ir de mala, cuia e pretensões para um partido que de socialista só tem mesmo o nome. Tal namoro tem deixado o PMDB impaciente.
Daniel Carvalho/ Jorge Moraes/ Maurício Sumiya


Unidos para sempre
Se o relacionamento político do grupo de Kassab e o PSB virar casamento, em Mogi iremos ver a mistura de água e óleo. O presidente do partido na cidade, vereador Chico Bezerra (PSB), receberá Bertaiolli e Junji oficialmente em seus quadros, tendo de reeditar, por força partidária, o acordo político natimorto em 2008, quando Chico, após anunciar apoio à eleição do democrata, bandeou para o time adversário.


Chico amigo
Chico, na realidade, só fez oposição a Bertaiolli na primeira sessão da legislatura, em 2009. Isolado, acabou se compondo e virando integrante discreto da base do prefeito, agradecido, inclusive, pela implantação do Mãe Mogiana, clínica especializada ligada à Santa Casa, hospital do qual o vereador é médico. 
Divulgação


Sem fumaça
Não se sabe se o fato de Chico estar há mais de 45 dias sem fumar tem relação com algum sacrifício espiritual para alcançar a graça de ter Bertaiolli e Junji em seu partido. O que se tem conhecimento é que Chico, antes fumante inveterado, hoje respira livremente, depois de anos impregnado do tabaco.


Rolo compressor
O presidente do DEM em Mogi, Marcos Damásio, promete mais filiações de peso para o partido nos próximos meses. Ele trabalha com nomes de médio porte. Com o lastro político do deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, Damásio deve desfalcar outras legendas, repetindo o que fez com o PDT, que hoje já trabalha com a ideia de coligação com o próprio PR para poder reeleger Odete Sousa.


Impossível
Em face do montante de investimentos para a adequação dos trilhos de trem entre a Estação Estudantes da CPTM e César de Souza, conforme entrevista dada pelo secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, ao repórter Cléber Lazo, na semana passada, o projeto de trem até o distrito pode ser intitulado de "Sonho de uma noite de verão".
Divulgação


Mão grande
Programada para a noite de segunda-feira, uma reunião sobre os trens, convocada pelo vereador Expedito Tobias (PR) no distrito, acabou cancelada por lideranças de bairro, horas antes. Tobias desconfia que alguém, na mão grande, teria feito a cabeça dos moradores para impedir seu acesso ao apoio popular.


No meio do caminho
Dado levantado pela repórter Noemia Alves, publicado na edição de ontem, aponta o tamanho do impacto de uma eventual extensão do trem até César. São 1,4 mil veículos por hora que transitam pelas idas e vindas da avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, ligação movimentada entre o Centro Cívico e o Socorro, de um lado, e Mogilar e Nova Mogilar, de outro.




Bertaiolli tem razão
Daí então, para isso, seria essencial uma transposição antes de se autorizar o trem até César. O prefeito Marco Bertaiolli tem razão, então, em insistir em outro ponto: a ativação do Expresso Leste 100% em Mogi só pode se dar após a construção e a entrega dos viadutos, um em Jundiapeba e outro na Vila Industrial.




Munhoz na Assembleia
Os cinco deputados estaduais da região (Gondim, Estevam, André do Prado, Heroilma Tavares e José Candido) vão tomar posse em 15 de março e deverão, em bloco, aclamar por unanimidade a reeleição de Barros Munhoz (PSDB) para presidente. Não estranhe: o PT fechou com Munhoz, e José Candido, por isso, também votará nele. 
Divulgação


Vereador no buraco
O site JCnet, da região de Bauru, trouxe uma foto inusitada: um vereador da cidade de Botucatu, Abelardo Wanderlino da Costa Neto (PV), literalmente enfiado num buraco da periferia. A cena, inusitada, pode servir de exemplo para os vereadores da Comissão de Obras da Câmara de Mogi. Imagine só Jolindo Rennó Costa (PSDB) no meio de uma depressão da área central e, orgulhoso, posando para fotos..



Fonte: Mogi News