terça-feira, 1 de novembro de 2011

A VERDADE É ÚNICA E A RESPOSTA NO TEMPO CERTO E ADEQUADO


Suzano - DIÁRIO DO ALTO TIETÊ


Matéria publicada em 01/11/11
Infidelidade partidária
MPE vai analisar desfiliação de Nardinho do DEM
Adriano Vaccari


Nardinho: Parlamentar saiu do DEM sem dar justificativa
O Ministério Público Eleitoral (MPE) instaurou uma ação civil pública para investigar o caso de desfiliação partidária do vereador Arnaldo Marin Junior (PDT), o Nardinho, que poderá resultar na perda de seu cargo na Câmara de Suzano. A ação, movida pelo promotor Adolfo Sakamoto Lopes e que tramita em segredo de Justiça, deve ser repassada para a Procuradoria Regional Eleitoral ainda neste mês.


O parlamentar deixou o Partido Democratas (DEM) em setembro sem apresentar qualquer justificativa. Na ocasião, a direção da legenda afirmou que pediria sua cadeira no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que acabou acontecendo na última quinta-feira. De acordo com a assessoria de Imprensa do MP, o promotor tem 180 dias para relatar o caso e encaminhá-lo à Procuradoria, que decidirá se ajuizará ação e se o vereador poderá perder o cargo. 
O MP afirmou ainda que o prazo para que o relato seja entregue é de 180 dias, mas que Sakamoto deve preparar o documento em até 20 dias. Como a ação tramita em segredo, o órgão não pode informar quais argumentos serão utilizados pelo promotor para justificar a instauração do processo.


Histórico
O DEM de Suzano solicitou no último dia 27 ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o ajuizamento da ação de decretação da perda do cargo eletivo do vereador por infidelidade partidária com pedido de tutela antecipada. Por meio desse procedimento, Nardinho, pode perder seu mandato e, com isso, o primeiro suplente do partido, Jefferson Ferreira dos Santos (DEM), o Prefeito da Academia, ocupará seu lugar na Câmara. 
A reportagem do DAT procurou o vereador, mas ele preferiu não comentar o assunto. O parlamentar se filiou ao PDT em outubro. De acordo com a legenda, ele pretende tentar a reeleição e assumir novamente uma cadeira do Legislativo de Suzano em 2012. (C.M.)


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

Irregularidades no governo Dilma prejudicam Mogi

Duas denúncias que resultaram na queda de dois ministros do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) acabaram tendo reflexos negativos em obras importantes para Mogi das Cruzes. Os dois viadutos sobre a via férrea, na Vila Industrial e Jundiapeba, assim como a Praça da Juventude, no Jardim dos Amarais, estão emperrados por conta das demissões – plenamente justificadas, registre-se – dos titulares das pastas dos Transportes e Esportes. A demissão de Alfredo Nascimento, em 6 de julho, ocorrida por conta de denúncias de suposta cobrança de propinas e superfaturamento de obras, despejou um balde de água fria sobre a obra dos viadutos, cuja implantação já contava até mesmo com uma empresa licitada. As primeiras informações após a queda do ministro garantiam a execução da obra dentro do planejado. No entanto, com a saída progressiva dos aliados de Nascimento, o início dos trabalhos foi suspenso e só restaram as placas anunciando os viadutos nas duas localidades. Algum tempo antes da queda do ministro Orlando Silva, as verbas para a Praça da Juventude já vinham rareando, a ponto de a empreiteira responsável pela obra ameaçar a sua paralisação até que o envio de dinheiro seja retomado. Com a troca do ministro, a situação tende a se agravar e a possibilidade de interrupção nos trabalhos tornar-se uma realidade. Não há dúvidas de que a presidente Dilma age corretamente ao demitir ministros envolvidos, de alguma forma, com casos de corrupção. O que o governo precisa é agilizar as substituições de maneira que obras importantes não sejam interrompidas logo que algum ministro é defenestrado. Afinal, uma Cidade como Mogi não pode ser duplamente apenada. Pelos desvios dos ministros e, depois, por atrasos em serviços de inquestionável necessidade.


Licitação


A Câmara de Mogi vai adquirir 25 veículos zero quilômetro para uso dos atuais e futuros vereadores, que chegarão ao Legislativo somente em 2013. O presidente Mauro Araújo (PMDB) já abriu concorrência, na modalidade de pregão, que acontecerá no próximo dia 16, com uma exigência: que 25 veículos usados, de propriedade do Legislativo, sejam aceitos como parte do futuro pagamento.




 Nova data


A visita que o senador Aloysio Nunes (PSDB) faria à Cidade, nesta sexta-feira, foi adiada para o próximo dia 18. Além de um almoço com apoiadores de sua eleição, o senador vai conversar com Marco Bertaiolli sobre o pleito do próximo ano e a concretização de uma dobradinha PSD-PSDB, com a indicação de Cuco Pereira para candidato a vice do prefeito.




Sugestão


Antes de encerrar sua rápida passagem pela Câmara, o suplente Otto Rezende (PSD) apresentou solicitação à Prefeitura para que sejam incluídos no cardápio da merenda escolar de Mogi alimentos especiais para crianças portadoras de diabetes.


 Duplo "não"


O policial Laudemiro Ribeiro é, decididamente, uma pessoa persistente. Pois não é que convidou Dilma Rousseff para o lançamento do filme "A Última Chance", produzido cá na terrinha, onde ele interpreta o papel de um investigador? Não satisfeito com a negativa inicial, ainda pediu uma audiência com a presidente para lhe entregar uma cópia da obra em DVD. Diante de outro "não" oficial, só lhe restou o consolo de enviar o filme a Brasília, via Sedex. Se Dilma vai ver? Bem, aí já é uma outra história...


Fonte:O Diário de Mogi

Curva gera preocupação em acesso

Mariana Leal
As obras de acesso ao Jardim Aracy, com previsão de término em meados deste mês, chamam a atenção de engenheiros de Mogi das Cruzes, e também da população do Bairro, principalmente por causa da curva que deve o motorista precisa fazer assim que sair do túnel em direção à Cidade. Além do declive que direciona os veículos ao paredão de pedras, o desvio forçado à direita pode elevar o risco de acidentes. A reportagem esteve ontem no local, acompanhada pelo engenheiro José João Mossri, que apontou falhas na construção.


Quem segue do Jardim Aracy em direção à região central acaba aumentando a velocidade, porque a via não é de mão dupla. Então, ao entrar no acesso até a chegada na Mogi-Dutra, nenhum carro na direção contrária atrapalhará o condutor. Isso mesmo com a placa de 40 quilômetros por hora que indica a velocidade permitida no trecho. No trajeto, o desnível e a curva aparecem como obstáculos. "Se alguém vem acelerando e entra no túnel, deve logo virar à direita e depois à esquerda, por causa de duas curvas na sequência. Mas depois de uma leve inclinação, vem o declive, que direciona o carro para o barranco, o que pode ocasionar acidentes. O ideal seria uma lombada antes do túnel para redução de velocidade", explica.


No entanto, o cenário poderia ser outro, de acordo com o especialista. "Durante o projeto foi necessária a sondagem para descobrir o tipo de solo da região e, já que as rochas demandaram explosões, a obra poderia ter demorado um pouco mais com a detonação de outras pedras, a fm de que esta curva fosse menos acentuada", sugere.


Presidente da Comissão de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara Municipal, Jolindo Rennó (PSDB) diz que agendará uma nova visita ao local para verificar a necessidade da lombada. "O túnel realmente não segue uma linha geométrica normal, até por causa da execução do projeto em um local com grande fluxo de carros. Mas com esta nova preocupação, vamos com a comissão até o local e também esticaremos a visita às obras de contenção, que ocorrem na Rodovia", afirma.


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que as obras do Jardim Aracy estão em fase de conclusão e implantação da alça de acesso a Mogi. Além disso, com a finalidade de proporcionar melhorias nas condições de segurança, trafegabilidade e acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência, estão sendo realizadas implantação de barreira rígida de concreto nos trechos com maior desnível; regularização da pista com a eliminação de depressões junto à obra de arte nos dois sentidos da rodovia; reconstrução do pavimento da Rua Benedito Faria, que se encontrava deteriorado; implantação de passeio (calçadas) e sinalização.


Com relação à lombada, o órgão explica que a implantação do obstáculo em uma curva proporcionaria acidentes.


Fonte:O Diário de Mogi

PIB e emprego destacam Mogi


futuro Distrito Industrial do Taboão é a grande aposta do Município


DANILO SANS
Uma pesquisa publicada na revista ‘Veja’ deste final de semana mostrou as 106 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes e formulou uma espécie de ranking com as melhores e piores em diversos quesitos. Mogi das Cruzes não ficou nem em primeiro nem em último lugar em nenhum deles, mas foi citada com destaque para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a geração de emprego. A pesquisa cita ainda as cidades de Suzano e Itaquaquecetuba


Mogi recebeu destaque pelos 5,7 mil postos de trabalho gerados somente em 2010. O dado é controverso, já que de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcos Damásio, o número apresentado não corresponde à realidade do Município. "No ano passado, a Cidade criou 6.563 postos de trabalho", aponta, citando os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


Com estes dados, Mogi ficaria praticamente empatada com o município pernambucano de Paulista, que figurou em primeiro lugar no ranking de empregos por possuir cerca de 300 mil habitantes e gerar 4.780 postos de trabalho. Para uma cidade com cerca de 400 mil habitantes, Mogi criou proporcionalmente mais empregos do que Paulista. A diferença é que o crescimento foi medido comparando-se os anos de 2009 e 2010.


Damásio destaca que a Cidade possui hoje cerca de 50 novas indústrias já com áreas adquiridas, sendo que algumas delas estão em fase final de construção. "Todas devem estar em funcionamento no prazo de dois anos. Acredito que isso deva gerar para Mogi mais 7 mil novas vagas de trabalho somente neste setor", avalia.


Apesar do crescimento das indústrias, o setor que mais emprega ainda é o de serviços. "Até mesmo por conta das universidades, dos vários escritórios e consultórios que temos por aqui. Somente as duas empresas de telemarketing empregam 8 mil pessoas", diz Damásio. As duas empresas também foram citadas pela revista.


Ele se diz otimista com as perspectivas de crescimento do Município. "Temos duas grandes universidades, escolas técnicas, o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e uma sede do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Tudo isso forma uma grande estrutura que atrai estas indústrias", fala.


O secretário ainda aponta os investimentos em infraestrutura para evitar que o crescimento aconteça desordenadamente: "Implantamos um núcleo industrial em César de Souza, onde a Prefeitura abriu ruas e preparou o local para o recebimento das 20 indústrias que estão se instalando lá. A gente tem conseguido dar o apoio", garante o secretário, adiantando que os investimentos no Distrito Industrial do Taboão devem ser o foco da Prefeitura para os próximos anos.


Suzano


A revista destaca, em Suzano, o investimento realizado em infraestrutura. Ela aponta que a cidade é conhecida pelo ramo de papel e celulose e que foi obrigada a gastar nos últimos seis anos R$ 70 milhões para dobrar o número de vias pavimentadas, além de investir em capacitação de mão de obra local. Procurada, a Prefeitura de Suzano não se pronunciou sobre a pesquisa até o fechamento desta matéria.




Itaquá


O estudo revela, ainda, que em Itaquaquecetuba, a chegada do Rodoanel e a construção de uma Estação Aduaneira do Interior (Eadi), ou porto seco (já em funcionamento), aqueceram a economia. Pela apuração da revista, em 2010 foram criados 2.809 empregos, sendo 45% na indústria. O setor de serviços, que emprega hoje metade dos trabalhadores locais, deve ser aquecido pela construção do primeiro shopping do Itaquá, previsto para ser inaugurado em 2013.


De acordo com o diretor de Indústria e Comércio da cidade, Mário Toyama, o município conta hoje com 8 mil unidades comerciais e 700 indústrias, além dos cerca de mil trabalhadores regularizados pelo programa Microempreendor Individual (MEI), este último com expectativa de crescimento de 50% nos próximos cinco anos.


Para o Executivo Municipal, o término das obras do Rodoanel deve eliminar o tráfego de passagem e tornar o trânsito da cidade mais ágil para o trasporte coletivo e individual, ajudando ainda no desenvolvimento das regiões mais carentes do município.


Fonte:O Diário de Mogi

Milícias fazem Freixo deixar País

RIO
O deputado Marcelo Freixo (Psol) preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o tráfico de armas, munições e explosivos no estado do Rio de Janeiro
As sete ameaças de execução por parte de milicianos registradas pelo Disque Denúncia e pelo serviço de inteligência da Polícia Militar do Rio no último mês fizeram o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) aceitar um convite da Anistia Internacional para deixar o País. O parlamentar, que presidiu a CPI das Milícias em 2008, embarca hoje para a Europa com a família.


Pré-candidato do PSOL à Prefeitura do Rio nas eleições do ano que vem, Freixo disse que pretende manter seu nome na disputa apesar das ameaças. O deputado deve permanecer fora do Brasil até o fim de novembro.


Freixo se queixou que não recebeu nenhum retorno da Secretaria de Segurança do Rio sobre as últimas ameaças registradas contra ele. O deputado e sua família já vivem sob escolta policial. Mas, segundo ele, o efetivo é insuficiente. Desde que concluiu os trabalhos da CPI, que indiciou 225 pessoas, entre políticos e policiais, foram registradas 27 denúncias de planos elaborados por milicianos para executá-lo.


O assassinato em agosto da juíza Patricia Acioli, que também atuava contra paramilitares, fez o número de ameaças disparar.


"São criminosos violentos. Já torturaram jornalistas, já mataram uma juíza e ameaçam parlamentar. É possível que façam alguma coisa. Não posso arriscar", disse Freixo. Sua saída do País também tem o objetivo de divulgar o crescimento do poderio das milícias. Apesar do número elevado de prisões de milicianos, o deputado afirma que nada foi feito contra o poderio econômico dos grupos paramilitares, que continuam a controlar o transporte alternativo, a venda ilegal de gás e de sinal de TV a cabo e a cobrar por proteção.


Para ele, as ameaças não são um problema pessoal dele, mas um ataque ao estado democrático de direito. "O Brasil não precisa de herói. Eu não nasci para ser herói. O que eu faço é exercer a minha função pública", disse Freixo.


Todas as denúncias de ameaças contra o deputado apontam para o grupo Liga da Justiça, que atua na zona oeste da cidade. Os planos incluiriam a participação de policiais lotados em áreas ocupadas pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), pagamento de R$ 400 mil ao pistoleiro e até aliança com traficantes.


Nascido em Niterói há 44 anos, o deputado mudou-se recentemente para o Leblon, na zona sul da capital, para disputar a Prefeitura no ano que vem. Sua atuação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) ganhou as telas do cinema no ano passado, no filme "Tropa de Elite 2", de José Padilha. O personagem Diogo Fraga é inspirado na atuação de Freixo.


A atuação contra as milícias também fez sua votação disparar. Entre a primeira eleição, em 2006, e a segunda, no ano passado, Freixo multiplicou por 13 o número de votos, passando de 13.547 para 177.253. Em 2010, foi o segundo deputado estadual mais votado do Rio. Ele obteve excelente desempenho também nas zonas eleitorais de bairros e comunidades dominadas por milícias.


Fonte:O Diário de Mogi

Tumor é de média agressividade


APOIO Dilma e Mantega visitam o ex-presidente Lula, que está se tratando de câncer na laringe em SP


SÃO PAULO
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou ontem pela primeira sessão de quimioterapia para combater o câncer na laringe diagnosticado no sábado passado. Segundo a equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o resultado da biópsia indica que o tumor é localizado, pertence ao tipo mais comum e pode ser considerado como de agressividade média, com grandes chances de cura.


Os médicos reconheceram que o tratamento indicado para o caso, que inclui quimioterapia e radioterapia, apresenta risco de deixar sequelas na voz do ex-presidente. O oncologista Paulo Hoff, um dos membros da equipe, ressaltou, contudo, que esse risco em relação à voz é mínimo, uma vez que o tumor não comprometeu as cordas vocais.


Apesar disso, segundo os médicos, não há restrição para que Lula continue falando normalmente durante o tratamento. Para evitar riscos maiores, ele será acompanhado por uma equipe de fonoaudiólogos.


Paulo Hoff disse à reportagem que o ex-presidente também será assistido por uma nutricionista. É que, embora não haja restrições alimentares, o tratamento poderá causar enjoos e problemas gástricos.


Segundo os médicos, o ex-presidente passaria a noite no Sírio-Libanês e deveria sair hoje pela manhã. Entre 10 e 12 de janeiro, ele deve começar as sessões de radioterapia, previstas para sete semanas. De acordo com a equipe médica, o tratamento de quimioterapia e radioterapia deverá terminar em fevereiro.


O ex-presidente será submetido a três sessões de quimioterapia - cada uma com cinco dias de infusão de medicamentos e um ciclo de 21 dias. Ontem foi colocado um cateter dentro do ombro direito do ex-presidente. Cada vez que passar pela quimioterapia, uma bolsa, chamada de "bomba de infusão" será acoplada ao cateter por cinco dias, para administração dos medicamentos.


Os médicos ressaltaram que apenas em 40 dias será possível saber se o tratamento ministrado é o mais adequado para o caso de Lula A avaliação inicial, porém, é que os atuais procedimentos são os mais indicados. O cirurgião Luiz Paulo Kowalski destacou que foi escolhida a quimioterapia e a radioterapia, pois hoje é comprovado que elas apresentam o mesmo potencial de cura que a cirurgia. Com esses procedimentos, o cabelo do ex-presidente deve cair.


A equipe médica do Sírio-Libanês garantiu que ainda é cedo para qualquer prognóstico a respeito da eventual participação de Lula na campanha municipal de 2012. "O que vai acontecer no ano que vem ainda não se sabe", afirmou Paulo Hoff.


Por recomendação dos médicos, a agenda de viagens de Lula foi cancelada para que fique perto da equipe médica. Isso significa que ele deverá permanecer em São Paulo durante o período do tratamento.


O cardiologista Roberto Kalil Filho relatou que o ex-presidente chegou pela manhã ao hospital "tranquilo" e "de excelente humor". Ele estava acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e de Paulo Okamoto, diretor do Instituto Lula. O ex-presidente foi fotografado sorrindo ao lado da equipe de médicos.


Fonte:O Diário de Mogi

Aumento do efetivo Mais PMs na região na próxima segunda-feira

Confirmação foi dada com exclusividade pelo comandante-geral, coronel Álvaro Batista Camilo; nenhum policial recém-formado virá para o Alto Tietê
Vivian Turcato
De São Paulo
Divulgação

Na manhã de ontem, mais de dois mil novos policiais foram formados no Vale do Anhangabaú, em SP; para a região, só os transferidos
O comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, afirmou com exclusividade ao Mogi News na manhã de ontem que na próxima segunda-feira o Comando de Policiamento Metropolitano 12 (CPA/M-12) receberá policiais para reforçar o efetivo dos três batalhões que integram oito cidades do Alto Tietê (Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Salesópolis e Guararema). 
Após a solenidade de formatura dos 2.127 policiais militares ontem no Vale do Anhangabaú, na capital, o coronel revelou que o CPA/M-12 receberá reforço para o efetivo, porém, assim como o Mogi News adiantou na semana passada, essa ampliação dos policiais militares na região não contará com os recém-formados.


Na próxima segunda-feira, após a elaboração da Relação de Prioridade de Transferência (RPT), aqueles policiais que já trabalham na corporação e pediram transferência para um dos três batalhões ligados ao CPA/M-12 serão realocados nas novas unidades. "Vai um número de policiais para o Alto Tietê. Com esses policiais recém-formados acionamos as movimentações e aqueles policiais antigos podem ser transferidos", explicou Camilo. Até a manhã de ontem o coronel ainda não havia decidido a quantidade de homens que serão encaminhados para a região. "Não temos ainda divisão por todas as áreas. Vou definir isso hoje (ontem) com o secretário Estadual de Segurança Pública (Antônio Ferreira Pinto). Mas posso afirmar que na próxima segunda-feira o CPA/M-12, do coronel Antônio Carlos Imperatriz receberá policiais que devem ser distribuídos para os batalhões da região", adiantou. 
Essa informação foi confirmada também pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que participou do evento de formação dos novos militares. 
"O efetivo do Alto Tietê será ampliado certamente a partir da semana que vem", confirmou o tucano.




Indicadores
Sobre o aumento dos indicadores criminais na região, de acordo com os dados estatísticos divulgados recentemente pela SSP, Camilo argumentou que com o preenchimento do déficit essa situação mudará.


"Sem dúvida, esses policiais que serão transferidos serão um reforço a mais que a gente terá para diminuir a criminalidade em São Paulo. Até o ano que vem vamos entregar mais duas mil viaturas. Isso ajudará também", opinou.


Fonte:Mogi News

Boca no trombone Boa sorte, Lula! Marilei Schiavi

Lula está com câncer na laringe. Descobriu sábado e começou ontem a fazer quimioterapia. Desejo boa sorte ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, espero que dê tudo certo e ele fique curado em breve. Mas meu artigo vai muito além. Quero aproveitar para colocar a boca no trombone para perguntar para você: "é tão rápido assim no serviço público de saúde diagnosticar um câncer, marcar e começar a quimioterapia em dois ou três dias?". Vou contar um caso, dentre tantos exemplos daqui da região. Uma amiga foi diagnosticada com câncer no reto. Ela não tem plano de saúde, portanto, precisou do serviço público e tudo começou no Hospital Luzia de Pinho Mello. Passou pelo médico e demorou para conseguir fazer uma colonoscopia. Fez o exame e demorou para marcar um especialista. Marcou com o especialista e foi feito o diagnóstico. Demorou tanto para marcar a cirurgia que ela conseguiu, depois de três meses, ser operada no Hospital do Câncer de São Paulo.


O Lula tem chances de 80% de cura, graças a Deus, mas e a minha amiga? Será que vai ter as mesmas chances de cura depois de ter esperado mais de três meses pela cirurgia? Quanto mais demora o atendimento, mais o quadro se agrava. Minha amiga preferia ter operado aqui em Mogi porque agora não tem quem fique com ela no Hospital em São Paulo.


Na semana passada, eu voltei no assunto dos problemas enfrentados pelos pacientes com câncer no Alto Tietê. Falava sobre os entraves enfrentados com a falta de vagas para novos pacientes no Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías Rodrigues. Problema com o repasse do teto feito pelo governo. Conversei com o médico oncologista e cirurgião-geral, o dr. Ricardo Motta, e ele me dizia das dificuldades dos pacientes da região. O governador de São Paulo, o médico Geraldo Alckmin, sempre cita Menotti Del Picchia em seu poema "Juca Mulato" quando fala da importância de tratarmos os nossos pacientes. "A própria dor na terra natal, dói menos! Quer dizer: quando a gente está perto da família, das pessoas queridas, não vira ficha, não vira número, a doença parece maltratar menos porque prevalece a aquiescência da fraternidade".


Assim como o Lula é um paciente importante, a minha amiga também é. Quero o mesmo tratamento para o ex-presidente ou para os moradores do Alto Tietê. Cadê o direito dessa pessoa ser operada em Mogi? O direito de fazer quimioterapia ou radioterapia perto da sua casa? Cobramos do Estado, que repassa a cobrança para o repasse do Governo Federal. A burocracia é tanta... falta mesmo é a sensibilidade dos governantes - a tal da vontade política.


Boa sorte, minha amiga, espero que você vença o câncer... vença a burocracia... vença a falta de vaga... vença...


Isaías 53:2.3.4.5, Deus é Fiel


Fonte:Mogi News

Taboão Moradores pedem mais segurança e base da PM

Maurício Sumiya

No fim de semana, assaltantes invadiram frigorífico no Taboão
Após ser alvo de seguidas ocorrências de crime, como o registrado no final de semana passado, quando homens invadiram um frigorífico e mantiveram funcionários como reféns, moradores e pessoas que trabalham no distrito do Taboão voltaram a pedir mais segurança e reivindicaram a instalação de uma base comunitária. 
Eles reclamam que devido à distância existente entre o centro da cidade e o distrito, as rondas da Polícia Militar demoraram a acontecer. Em média, o tempo entre as passagens das viaturas é de aproximadamente quatro horas. Situação que explica roubos como deste fim de semana.


O comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar de Mogi das Cruzes, coronel José Francisco Braga, reconheceu a deficiência no policiamento, mas adiantou que ele foi reforçado após os últimos episódios de violência. 
O líder comunitário do bairro da Piedade, Luiz Franco, avalia que o aumento de segurança é uma reivindicação antiga. Ele acredita que o número de crimes aumentou após a retirada das viaturas que faziam o patrulhamento nas áreas rurais do município. "Ficamos à mercê da sorte, porque se temos a suspeita ou se flagramos algum crime em andamento, a polícia só vai chegar duas horas depois de acionada", disse.


O presidente da Associação dos Moradores do Bairro do Taboão, Sílvio Marques, tem opinião semelhante e ressalta que o bairro deveria receber uma base comunitária. "A população do distrito cresce de forma acelerada e não há justificativas para não instalar um posto policial nesta região. Com a base no Taboão, moradores de toda esta área rural seriam beneficiados", avaliou Marques.


O comandante da PM em Mogi descartou a instalação de uma base. Segundo ele, outras regiões da cidade têm prioridade na construção. 
"A cidade receberá em breve oito novas viaturas, entre elas duas bases móveis, o que aumentará o número de veículos da PM em circulação pelo Taboão e bairros vizinhos", afirmou o comandante. "O trabalho de um posto comunitário poderá ser feito pelos policiais da base móvel. Ganharemos mobilidade e ampliaremos a área de atuação", adiantou. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Paralisação Metalúrgicos aprovam greve a partir do dia 7

Daniel Carvalho

Miguel torres confirma a greve
Em assembleia realizada no último domingo, os trabalhadores metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes rejeitaram as contrapropostas de 7,5% a 8,5% de reajuste salarial dos grupos patronais e aprovaram greve a partir da próxima segunda-feira, dia 7, caso os patrões não apresentem uma nova proposta satisfatória. A assembleia, realizada na rua, em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no bairro da Liberdade, reuniu cerca de cinco mil trabalhadores.


"A inflação dos últimos 12 meses encerrados em outubro deve ficar em torno de 7%. Queremos aumento real significativo e não vamos aceitar reajuste inferior a 10%. Os trabalhadores contribuíram muito para o aumento da produção nas fábricas. Os patrões têm até o dia 4 para reformular sua oferta, caso contrário, vamos começar a parar a s fábricas a partir do dia 7", disse o presidente do Sindicato, Miguel Torres. A greve poderá ser por empresa, por segmento econômico ou por região.


Reivindicações
A categoria, com data-base em 1º de novembro, reivindica reposição salarial com aumento real, valorização do piso, redução da jornada de trabalho, PLR para todos, estabilidade aos acidentados e portadores de doenças profissionais, licença-maternidade de 180 dias, inclusão digital, entre outros.


A Campanha Salarial é unificada com outros 53 sindicatos de metalúrgicos do Estado filiados à Federação dos Metalúrgicos do ESP e à Força Sindical.


Fonte:Mogi News

Habitação Programa atenderá mais 560 famílias

Reunião que será realizada hoje apresentará os selecionados para financiar com o subsídio as casas próprias
Adriano Vaccari

Os residenciais Orquídea e Azaléia, do programa Minha Casa, Minha vida, já foram entregues
A Prefeitura de Mogi realiza hoje, às 9 horas, uma reunião no Cemforpe para comunicar mais 560 famílias do município que elas foram selecionadas para financiar, com subsídio do governo federal, unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. Essas famílias irão para os conjuntos residenciais Jundiapeba I e III, que têm 280 apartamentos cada e devem ser entregues em dezembro deste ano.


Assim como ocorreu com os contemplados pelos residenciais Orquídea e Azaléia, entregues no dia 21 deste mês, metade dessas famílias foi selecionada a partir do Cadastro Municipal de Habitação, e a outra metade é a demanda específica de área de risco. Na prática, são moradores da beira do rio Jundiaí e da área dos chacareiros, que tiveram prioridade no momento da seleção.


A partir desta reunião, que oficializa os contemplados, terá início o trabalho de pré-ocupação, que consiste em orientar essas pessoas sobre as maneiras e normas para se viver bem em condomínio. O objetivo é facilitar a adaptação às novas casas e também estimular todos a cuidarem bem da casa própria.


Cada unidade habitacional tem preço avaliado em R$ 52 mil, mas as famílias contempladas pagam apenas 10% disso, graças ao subsídio do governo federal. Elas vão custear as mensalidades que oscilam entre R$ 50 e R$ 160, de acordo com a renda que os beneficiados possuem e os financiamentos duram até dez anos. 
A meta do programa como um todo é reduzir o déficit habitacional e, especificamente em Mogi, há a meta combinada de erradicar as ocupações em áreas de risco, como beiras de rios e encostas. Com as 3 mil unidades que serão entregues até o começo de 2012 este problema já não existirá mais. 
Com esta reunião, chega a 1.120 o número famílias beneficiadas pelo programa na cidade. Só em Jundiapeba, distrito que tem recebido atenção especial do prefeito Marco Bertaiolli, há 2.060 unidades em construção e com previsão de entrega para muito em breve.


Fonte:Mogi News

Em Mogi CEV busca empresários para obra de aeroporto

Um documento que busca o apoio e a participação dos outros prefeitos do Alto Tietê é elaborado e em breve será distribuído pela CEV
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Vereadores chegaram a vistoriar área no Taboão, que poderá servir para a instalação do empreendimento, caso Mogi seja escolhida
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada na Câmara Municipal para tratar sobre os assuntos relacionados à possível instalação de um aeroporto em Mogi das Cruzes pretende buscar apoio dos empresários que aceitem participar da construção do empreendimento em uma área no distrito do Taboão. 
Segundo o presidente do grupo, o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), as reuniões serão agendas pelos deputados federais e estaduais do Alto Tietê. Prefeitos e secretários municipais de toda a região também buscarão o diálogo com as construtoras. 
O primeiro encontro ocorrerá em breve e deverá ser com os diretores do grupo OAS, empreiteira integrante do consórcio que executa as obras de canalização do Córrego dos Canudos. A reunião é intermediada pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy. A data ainda será definida. Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento também estarão presentes. "As informações que eu tenho são que a OAS já tem um esboço de projeto", adiantou Tobias.


O parlamentar revelou que o objetivo das reuniões é mostrar o potencial do município e da região do Alto Tietê. Além das reuniões com os empresários, a CEV prepara diversas ações para que Mogi vença a disputa com a cidade de São Bernardo do Campo, depois que a Força Aérea Brasileira (FAB) descartou o município de Caieiras, que já possuía a área, o apoio de empresas e o projeto. 
A avaliação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é de que o plano apresentado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa para Caieiras seria inviável, pois causaria interferências nos aeroportos de Cumbica, Viracopos, Congonhas e Jundiaí. Um documento que busca o apoio e a participação dos outros prefeitos do Alto Tietê é elaborado e em breve será distribuído pela CEV. 
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) pretende viajar ainda este mês para Brasília a fim de apresentar estudos técnicos que viabilizariam a instalação em Mogi do terceiro aeroporto do Estado. Ato semelhante já foi feito pelo então prefeito Junji Abe (PSD), hoje deputado federal.


Bertaiolli vai apresentar o projeto na Secretaria de Aviação Civil, órgão vinculado à Presidência da República responsável pelos investimentos no setor aéreo. Entre as características da cidade que serão apresentadas pelo chefe do Executivo estão: as melhores condições geográficas da Região Metropolitana e o pré-projeto da construtora. Ele vai pedir o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), que já intermediou as negociações para o aeroporto em Caieiras.


Fonte:Mogi News

Fundo Social Jogo arrecadará alimentos para pessoas carentes

Divulgação

Bertaiolli recebeu o jogador Maikon Leite ao lado de vereadores e agradeceu a iniciativa do atleta
O prefeito Marco Bertaiolli reuniu-se na tarde de ontem com o jogador Maikon Leite, do Palmeiras, para divulgar os detalhes de uma partida beneficente que será realizada no dia 11 de dezembro, às 15 horas, no estádio municipal "Francisco Ribeiro Nogueira", o Nogueirão. O jogo será uma parceria entre o jogador e o Fundo Social de Solidariedade e arrecadará alimentos que serão destinados a entidades que trabalham com pessoas carentes da cidade.


Além de Maikon Leite, o jogo deverá reunir atletas de destaque, como os palmeirenses Luan, Cicinho e Patrik, o corintiano Paulinho, o cruzeirense Keirrison e Branquinho, do Atlético-PR. A entrada para acompanhar a partida será um quilo de alimento não perecível. 
"É um grande prazer poder ajudar Mogi das Cruzes, que é minha cidade e quanto mais pessoas puder auxiliar, melhor. Que este seja o primeiro de muitos jogos que realizamos aqui", afirmou o jogador, ao lado dos vereadores Rubens Benedito Fernandes, o Bibo, Geraldo Tomaz Augusto, Olímpio Tomiyama e Jolindo Rennó.


Bertaiolli explicou que o atleta ficará responsável pelas atrações que entrarão em campo, enquanto a Prefeitura irá cuidar da infraestrutura do evento, como a segurança e ambulâncias, além do espaço. 
"A gente fica muito feliz com a disposição dele em ajudar a cidade e dar esta alegria à população mogiana, que é apaixonada por futebol e, com certeza, terá um grande evento", disse o prefeito, que também convidou o palmeirense a participar da Cerimônia de Abertura dos 75º Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", que acontecerá no dia 11 de novembro. "É uma honra ter destaque em minha cidade e participar de um evento desta importância", disse Maikon Leite.

Fonte:Mogi News

Desenvolvimento


A revista Veja deste final de sábado trouxe uma matéria especial com o tema "O grande salto do Brasil urbano" com exemplos das melhores e piores cidades que avançaram e se destacaram nas áreas de emprego, ensino básico, Internet, saneamento, criminalidade, renda, lixo, mortalidade infantil, turismo, educação, petróleo e saúde. Foram 31 cidades radiografadas. Nenhuma do Alto Tietê apareceu nesta parte.


Almanaque
O destaque ficou logo em seguida na parte do almanaque com outros 75 municípios com mais de 200 mil habitantes que respondem por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Foram citadas as cidades de Itaquá, Mogi das Cruzes e Suzano.


PIB
Mogi, segundo a reportagem, entre 2003 e 2008, conseguiu triplicar o seu PIB. No ano passado foram criados 5.700 postos de trabalho. A 30 quilômetros do aeroporto de Guarulhos e a 100 quilômetros do porto de Santos, Mogi atrai centros de distribuição, concessionárias de veículos e abriga também empresas de call Center, como a Tivit e a Contractors, citadas pela matéria, além da Vidax, existente no município. 


Porto seco
Já em Itaquaquecetuba, a revista citou a chegada das pistas do Rodoanel e de um porto-seco, que aqueceu a economia. Foram criados 2.809 empregos em 2010, 45% deles na indústria. Em 2013 será inaugurado o 1º shopping, o que alimentará o peso do setor de serviços, que hoje emprega cerca de metade dos trabalhadores locais. 


Pavimentação
Suzano, de acordo com a matéria, é conhecida pelo ramo de papel e celulose e foi obrigada a investir em infraestrutura e capacitação de mão de obra local para atender a demanda de suas indústrias. Nos últimos seis anos usou R$ 70 milhões para dobrar a quantidade de vias pavimentadas. 
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Riqueza
Num dos exemplos de desenvolvimento no que se refere ao lixo, o destaque ficou com Santo André, no ABC paulista. É a única cidade da Região Metropolitana de São Paulo a ter coleta seletiva de lixo em 100% dos domicílios. O aterro sanitário do município é modelo de eficiência, segundo a reportagem. Enquanto o Alto Tietê se vê às voltas com a ameaça da implantação de um aterro sanitário da Queiroz Galvão em Mogi e também a situação precária no aterro da Pajoan, em Itaquaquecetuba, o modelo em Santo André é um exemplo a ser seguido não só pela região, mas pelo País. Os caminhões que fazem a coleta de lixo são monitorados via GPS com o objetivo de fiscalizar se realmente a coleta passou por determinada rua ou bairro. 


Políticas públicas
As associações comerciais têm a obrigação de participar ativamente das políticas públicas nas suas cidades, atuando  por meio dos conselhos comunitários. A opinião é dos prefeitos de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, e de São José dos Campos, Eduardo Pedroso Cury, que participaram do último dia do 12º Congresso da Facesp realizado em Santos. As informações são do jornal Diário do Comércio, que trouxe matéria a respeito da participação deste congresso.




Desenvolvimento
Os prefeitos discutiram o papel das associações comerciais no desenvolvimento socioeconômico dos municípios onde estão inseridas. "As associações comerciais são grandes escolas de líderes, que devem participar das administrações municipais, formulando projetos para ajudar na administração", disse o prefeito mogiano Marco Aurélio Bertaiolli.




Empreendedorismo
Já para o prefeito de São José dos Campos, a burocracia atrapalha o desenvolvimento do empreendedorismo. "O empreendedor tem que saltar um obstáculo a cada dia no empreendimento", diz. Para ele, as associações comerciais são, de fato, as secretarias de desenvolvimento das cidades. 


Demacro
O delegado seccional da Polícia Civil de Mogi e região, João Roque Américo, recebe hoje ao meio-dia junto, com outros delegados do Alto Tietê e demais integrantes da Polícia Civil, o diretor da Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), Youssef Abou Chaim, para uma correição na Delegacia Seccional.




Outras visitas
De acordo com Américo, nenhum pedido especial deverá ser feito, mas a população poderá manter contato com o delegado, que já visitou o Alto Tietê em outras oportunidades, como no início deste ano. 
Divulgação



Cidadão Mogiano
A notícia foi dada pela coluna na edição de sexta-feira, mas a imagem que apareceu na foto é do delegado Jorge Carrasco e não de Chaim. É que Chaim foi delegado seccional em Carapicuíba e Carrasco assumiu o posto no lugar dele no começo deste ano. Os dois aparecem lado a lado na foto, por isso a confusão. A imagem abaixo é a correta de Chaim, que no próximo dia 24 se tornará Cidadão Mogiano.


Fonte:Mogi News

Atendimentos Alto Tietê tem 50 casos de câncer na laringe por ano

O número é referente aos pacientes tratados pela rede pública, por meio do Hospital do Câncer Flávio Isaías
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

O médico Flávio Isaías Rodrigues afirmou que o caso de Lula é grave e requer muito cuidado
Por ano, 50 moradores do Alto Tietê iniciam tratamento contra o câncer na laringe no Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías Rodrigues, em Mogi das Cruzes. Metade é formada por mogianos. O balanço foi divulgado na tarde de ontem pelo próprio médico oncologista Flávio Isaias. 
O tumor na laringe é mais comum entre aqueles que aparecem na região do pescoço e cabeça. No último sábado, a doença foi diagnosticada no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, imediatamente, deu início ao tratamento. 
Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na região em questão, a laringe representa 25% dos tumores malignos e cerca de 2% de todos os tipos de cânceres. Nos homens, o líder geral ainda é o que acomete a próstata. Nas mulheres, o ranking é liderado pela mama, seguido do colo do útero, pulmão, aparelho digestivo e ovário. Para o especialista mogiano, entre as principais causas do mal está o hábito do fumo, em conjunto com o consumo de bebidas alcoólicas. "Há outras características que influenciam, como no caso do Lula, a utilização diária e em alta intensidade da voz", disse. "Questões ligadas aos riscos ambientais, como histórico de casos na família; riscos físicos - obesidade, stress; e riscos: químicos e uso de drogas legais ou ilegais; também são importantes na hora de conhecer os motivos que levaram ao aparecimento da doença", explicou.


Segundo ele, de modo geral, quando a doença é identificada na fase inicial, apresenta chance de cura superior a 80%. Os pacientes, normalmente, são tratados com radioterapia ou quimioterapia, mas, em casos mais graves, existe a indicação de cirurgia, quando as cordas vocais são tiradas. 
Assim como ocorre com outros tipos de câncer, em média, a cura total pode aparecer entre um ano e meio e cinco anos de acompanhamento médico. 


Lula
O médico contou "estar pessimista com as notícias envolvendo o ex-presidente". Para ele, o quadro clínico do petista é grave e requer muito cuidado. "Lula fumou por muitos anos e nunca escondeu que gosta de beber. A primeira indicação para um câncer de três centímetros, como já ouvi falar que o presidente tem, aliado ao perfil dele, é de cirurgia, porém, acredito que o próprio Lula descartou esta possibilidade o que levou aos médicos a iniciarem a quimioterapia", avaliou.


"O tratamento é muito desgastante e as chances de cura para um homem igual ao ex-presidente são pequenas, mesmo com as novas drogas", frisou Isaías. "Ele precisará ficar cinco anos em rigoroso tratamento", afirmou.


Fonte:Mogi News