terça-feira, 1 de novembro de 2011

Boca no trombone Boa sorte, Lula! Marilei Schiavi

Lula está com câncer na laringe. Descobriu sábado e começou ontem a fazer quimioterapia. Desejo boa sorte ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, espero que dê tudo certo e ele fique curado em breve. Mas meu artigo vai muito além. Quero aproveitar para colocar a boca no trombone para perguntar para você: "é tão rápido assim no serviço público de saúde diagnosticar um câncer, marcar e começar a quimioterapia em dois ou três dias?". Vou contar um caso, dentre tantos exemplos daqui da região. Uma amiga foi diagnosticada com câncer no reto. Ela não tem plano de saúde, portanto, precisou do serviço público e tudo começou no Hospital Luzia de Pinho Mello. Passou pelo médico e demorou para conseguir fazer uma colonoscopia. Fez o exame e demorou para marcar um especialista. Marcou com o especialista e foi feito o diagnóstico. Demorou tanto para marcar a cirurgia que ela conseguiu, depois de três meses, ser operada no Hospital do Câncer de São Paulo.


O Lula tem chances de 80% de cura, graças a Deus, mas e a minha amiga? Será que vai ter as mesmas chances de cura depois de ter esperado mais de três meses pela cirurgia? Quanto mais demora o atendimento, mais o quadro se agrava. Minha amiga preferia ter operado aqui em Mogi porque agora não tem quem fique com ela no Hospital em São Paulo.


Na semana passada, eu voltei no assunto dos problemas enfrentados pelos pacientes com câncer no Alto Tietê. Falava sobre os entraves enfrentados com a falta de vagas para novos pacientes no Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías Rodrigues. Problema com o repasse do teto feito pelo governo. Conversei com o médico oncologista e cirurgião-geral, o dr. Ricardo Motta, e ele me dizia das dificuldades dos pacientes da região. O governador de São Paulo, o médico Geraldo Alckmin, sempre cita Menotti Del Picchia em seu poema "Juca Mulato" quando fala da importância de tratarmos os nossos pacientes. "A própria dor na terra natal, dói menos! Quer dizer: quando a gente está perto da família, das pessoas queridas, não vira ficha, não vira número, a doença parece maltratar menos porque prevalece a aquiescência da fraternidade".


Assim como o Lula é um paciente importante, a minha amiga também é. Quero o mesmo tratamento para o ex-presidente ou para os moradores do Alto Tietê. Cadê o direito dessa pessoa ser operada em Mogi? O direito de fazer quimioterapia ou radioterapia perto da sua casa? Cobramos do Estado, que repassa a cobrança para o repasse do Governo Federal. A burocracia é tanta... falta mesmo é a sensibilidade dos governantes - a tal da vontade política.


Boa sorte, minha amiga, espero que você vença o câncer... vença a burocracia... vença a falta de vaga... vença...


Isaías 53:2.3.4.5, Deus é Fiel


Fonte:Mogi News