domingo, 7 de maio de 2017

CIDADES: Miyake inicia 3º mandato na presidência do Crosp

 7 de maio de 2017  Cidades  
Claudio Miyake quer ampliar atendimento à população / Foto: Arquivo
Claudio Miyake quer ampliar atendimento à população / Foto: Arquivo

O cirurgião-dentista Claudio Miyake toma posse para seu terceiro mandato consecutivo como presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) na próxima quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A meta do mogiano é aprofundar o diálogo com as diversas esferas do poder público e da iniciativa privada, para que haja maior valorização da odontologia e mais oferta de atendimento em saúde bucal para a população. As ações de fiscalização da ética e do exercício legal da profissão também deverão ser ampliadas.
Desde que assumiu o Conselho, que congrega 130 mil profissionais em todo Estado de São Paulo, as equipes do Crosp, em conjunto com a Polícia Civil, fecharam o cerco às pessoas que atuavam ilegalmente e à comercialização irregular de aparelhos ortodônticos falsos e dos clareadores dentais clandestinos. Para expandir ainda mais as ações, atualmente ele mantém tratativas com o Ministério Público do Estado de São Paulo para assinatura de um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos.
Miyake destaca ainda que tem buscado maior aproximação com o setor público. Nesse ano de 2017, ele e outros representantes do Conselho iniciaram visitas às prefeituras paulistas para que sejam feitas parcerias de ampliação das ações de saúde bucal nos municípios, assim como já ocorre em âmbito estadual.
Além disso, será dada continuidade às ações de apoio direto aos cirurgiões dentistas em todo Estado de São Paulo. Miyake criou o Programa Integração, que já levou palestras de orientação sobre ética e exercício legal da profissão a mais de uma centena de municípios paulistas e ainda inaugurou a Casa da Odontologia Paulista, um espaço destinado a oferecer capacitação e informação aos profissionais da Saúde Bucal
Ele também destaca que, neste ano, o Conselho realizou a aplicação do Teste de Progresso, que vai avaliar alunos, professores e faculdades de Odontologia. “Queremos que os novos cirurgiões dentistas estejam preparados para ingressar no mercado”, aponta. 

Fonte:O Diário de Mogi

CIDADES: A Mogi e seus símbolos numa visão diferenciada

7 de maio de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
As margens alagadiças do Rio Tietê, entre o Nova Mogilar e César / Foto: Reprodução
As margens alagadiças do Rio Tietê, entre o Nova Mogilar e César / Foto: Leonardo Scavone – Reprodução

ELIANE JOSÉ
Compartilhado nas redes sociais, o vídeo Mogi Panorâmico registra uma jornada aérea por alguns dos símbolos mais significativos e belos da Cidade cumprida durante 20 dias pelo mogiano Leonardo Scavone, proprietário da Onirika Filmes, com sede num dos mais antigos prédios da região central, em frente ao Mercado Municipal. Dali mesmo, da cobertura do apartamento onde reside e trabalha, ele captou uma das imagens que mais gosta do curta de quatro minutos.
Ele estava no topo do prédio sem porteiro e de onde se tem uma bela vista da região central, quando a luz do sol quase a se por colore o mundo da maneira que os fotógrafos adoram, quando viu a chaminé da empresa de papel Bandeirante, na Vila Industrial, lançar um de seus gases aos céus. Com parte do Rio Tietê ao lado e o Ginásio Municipal Chico Nogueira, a cena identifica a Cidade.
Para esse registro, o drone de fabricação norteamericana Phantom 4 alçou voo não muito alto, coisa de 100 metros. Ele pode chegar aos 500 metros. Foi com ele que Leonardo captou o entardecer da hora mágica para quem fotografa, entre quatro e meia e seis horas, as cenas de 20 pontos visitados para a edição do vídeo.
Leonardo ia de bicicleta, seu meio de transporte, para os pontos postais mais distantes, como o Pico do Urubu. Também pinçou a vista de cima do casario das Igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, os parques Centenário e Botyra Camorim, as regiões ocupadas a partir dos anos 1990, como a Praça Assumpção Eroles, no Nova Mogilar, conhecida como Praça do Habib’s, e outros.
O Diário pediu a ele algumas das magens preferidas, publicadas na edição de hoje.
Surpreendeu o mogiano de 30 anos, que embarca nessa semana para Berlim, onde irá fazer um curso de especialização em produção de filmes, a beleza de áreas como a região alagadiça entre o Mogilar, César de Souza e Botujuru, onde os acessos viários são entrecortados pelas faixas da rede elétrica, plantações de eucaliptos, os recortes de água do Rio Tietê.
Também a rotina silenciosa do homem que trabalhava em uma das torres de telefonia e telecomunicações instalada na região do Pico do Urubu, de onde se vê Mogi das Cruzes e o entorno num raio de 360 graus.
Criador e produtor da Onirika Filmes, mogiano de nascimento, Scavone optou por reunir imagens da Mogi bonita. “Já tem tanta coisa feia, por baixo. As pessoas estão cansadas dessa rotina triste”, comentou.
O retorno das pessoas ao assistirem e compartilharem o vídeo o animou. “Foi muito bacana porque amigos entraram em contato, pessoas que moram em outros países, como o Japão, agradeceram porque conseguiram matar as saudades”.
Sobre Mogi das Cruzes, ele destaca a boa infraestrutura, o trânsito ainda possível, diferente do encontrado em São Paulo, por exemplo, e da possibilidade de encontrar um amigo em qualquer lugar que vá.
“Aqui, dificilmente você ficará sozinho em um bar, porque ainda há essa possibilidade de se conhecer as pessoas”. Na outra ponta, ele cita a mesmice, o mercado ainda reduzido de setores como o que atua, o da comunicação e arte.
Autor de outros filmes publicitários, Scavone atua com empresas como o Clube Med Lake Paradise, o Mogi Shopping, e em projetos diferenciados, como a web série de um casal de artistas do Rio Grande do Sul, que percorre diversas cidades em uma Kombi para realizar apresentações.
O destino traçado por ele o futuro está mais ligado ao filme sobre Mogi das Cruzes: ele quer se dedicar ao curta, à longa metragem, ao cinema como arte. 

Fonte:O Diário de Mogi

CIDADES: Jardim Camila inicia nova fase

7 de maio de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Marcus Melo participou ontem da entrega do novo campo de futebol no Jardim Camila / Foto: Eisner Soares
Marcus Melo participou ontem da entrega do novo campo de futebol no Jardim Camila / Foto: Eisner Soares

LUCAS MELONI

Local de vários homicídios num passado recente, o Jardim Camila tenta mudar a sua realidade. A aposta da vez é um novo campo, de grama sintética, que vai abrigar aulas de futebol para crianças e adolescentes. A intenção do projeto, tocado por uma associação local em parceria com a Prefeitura, é mantê-los longe do crime e das drogas.
Ontem, o campo da Água Verde, no coração do Camila, um bairro periférico de pouco mais de 30 mil habitantes em Mogi das Cruzes, foi entregue em cerimônia que contou com a presença do prefeito Marcus Melo (PSDB), do ex-prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), de vereadores e moradores.
Até meados do ano passado, antes do início das obras, havia uma série de problemas para a utilização do campo que existia no local. A iluminação era precária, o que estimulava a reunião de traficantes da região nos momentos em que não havia partidas, e não havia gramado. As equipes jogavam na areia.
A gestão ficará com a Associação Desportiva Amigos do Água Verde e terá, a partir desta semana, aulas regulares de futebol para crianças e adolescentes, muitos deles que somam perdas de amigos, primos ou irmãos para a violência.
“O trabalho vai ser desenvolvido a partir de agora. Até o momento são 50 alunos inscritos para aulas nas segundas, quartas, sextas e sábados pela manhã e tarde. O esporte é vida. Se a gente conseguir tirar a criança da rua já é um feito muito grande. Ele é muito agregador. Para nós, é mais fácil estimulá-las com um espaço estruturado como este”, afirmou Sidnei Vieira Junior, de 33 anos, técnico do futebol para crianças.
O presidente da associação que fará a gestão do espaço, João de Jesus Duran, ressalta que o equipamento é necessário para uma população que lida há tempos com muita violência. “O espaço é fundamental para a comunidade porque o futebol permite muita coisa como tirar muita criança das drogas. O esporte tem um papel social quase sempre pouco valorizado”, disse.
O prefeito Marcus Melo afirmou que há possibilidade de as melhorias no espaço (novo gramado e construção de vestiários e pontos de apoio a jogadores) serem levadas a outras partes da Cidade. “Outros espaços podem receber essas melhorias. Neste momento, a gente já faz um mapeamento de quais pontos podem ser beneficiados. Se há espaço público disponível e uma associação disposta a geri-lo depois das intervenções, a gente pretende implantar núcleos esportivos”, comentou.
Bertaiolli destacou o empenho da atual gestão na manutenção de serviços importantes em tempos de crise, a austeridade financeira e sugeriu que o próximo local a receber obras seja a Praça da Juventude, no Conjunto do Bosque.
Prefeito e presidente da associação assinaram, durante o evento, documento de permissão e posse para que a entidade fique responsável pela manutenção do espaço.
As obras custaram R$ 335 mil, parte delas foi custeada por emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil encaminhada pelo vereador Protássio Ribeiro Nogueira. “A intenção é melhorar um espaço numa parte da Cidade com um histórico de violência. O equipamento já existia, mas era evidente que precisava de cuidados”, observou.
Além da quadra de grama sintética há outra poliesportiva. Moradores do Camila tiveram acesso a serviços do Bairro Feliz ocorrido na escola municipal Professora Maria José Tenório de Aquino Silva.

Fonte:O Diário de Mogi

Câncer: Centro Oncológico recebe as últimas vistorias do governo

Após quase três anos de obras e atrasos, equipamento está prestes a ser inaugurado pela Secretaria Estadual
A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo nesta semana as últimas vistorias necessárias para inauguração do Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. Após quase três anos de obras e muitos atrasos, o serviço será entregue para a população na segunda quinzena deste mês. A data exata ainda não foi informada.
De acordo com a pasta estadual, a previsão de entrega para maio divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Davi Uip, e pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), está mantida. No momento são feitos os últimos ajustes e vistorias para que a população comece a ser atendida no local e não precise mais seguir até a capital para conseguir atendimento contra o câncer, entre eles o de radioterapia e quimioterapia.
As obras de construção do prédio começaram no primeiro semestre de 2014 e a expectativa inicial era que ele fosse entregue em junho de 2015. Segundo o governo do Estado, o atraso se deve a vários fatores, entre eles algumas dificuldades para compra, entrega e instalação de aparelhos necessários para os tratamentos.
Em visita a Mogi há duas semanas, Alckmin afirmou que o prédio já está pronto e equipado. "Os equipamentos já estão instalados. Agora é tratar da contratação de pessoal por parte da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina)", detalhou.
Com investimento de R$ 15,3 milhões, o centro de radioterapia do Luzia, construído em um prédio anexo ao hospital, vai contar com uma passarela que vai interligá-lo a unidade. O serviço, que vai beneficiar todo o Alto Tietê, vai contar com uma ala específica para o tratamento oncológico, com consultas, sessões de quimioterapia e radioterapia, além de uma entrada exclusiva para os pacientes.
A Secretaria de Estado da Saúde ainda não informou qual será a capacidade de atendimento do novo prédio, nem a equipe de profissionais que será disponibilizada.

Centro Oncológico do Hospital Luzia de Pinho Melo está praticamente pronto

Fonte:Mogi News