quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Padilha e Lula fazem campanha em porta de fábrica em São Bernardo

Padilha e Lula fazem campanha em porta de fábrica em São Bernardo
Candidato ao governo de SP prometeu versão paulista do Pronatec.
Petista voltou a criticar Alckmin por falta d'água no estado.
Amanda Previdelli
Do G1 São Paulo

Padilha e Lula fazem campanha em porta de fábrica no ABC (Foto: Amanda Previdelli/G1)
Padilha e Lula fazem campanha em porta de fábrica no ABC (Foto: Amanda Previdelli/G1)
Padilha e Lula fazem campanha em porta de fábrica no ABC (Foto: Amanda Previdelli/G1)
saiba mais
Padilha fará dobradinha com Haddad durante campanha eleitoral em SP
Ao lado de Marta Suplicy, Padilha diz que pretende ampliar CEUs em SP
O ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, esteve nesta terça-feira (5) na porta da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de cumprimentar funcionários, Padilha negou problemas na arrecadação para a campanha, criticou a crise de abastecimento no estado e fez promessas de ampliar a qualificação de trabalhadores caso seja eleito.


ELEIÇÕES 2014 EM SP
Notícias, pesquisas e apuração de votos
candidatos a governador
candidatos a senador
candidatos a deputado federal
candidatos a deputado estadual
datas das eleições
tira-dúvidas
Padilha se comprometeu a fazer uma versão paulista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A intenção é criar dois milhões de vagas. Além disso, ele pretende dobrar as vagas nas  Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
Lula acompanhou Padilha e sugeriu que o candidato retorne à fábrica após ver que muitos trabalhadores optaram por ir embora ao fim do expediente sem aguardar o discurso do candidato.
"Eu acho que a gente tinha que ter feito uma assembléia aqui com os companheiros da Ford que saíram. O Padilha tem que voltar aqui para fazer uma assembléia, colocar um caminhão de som um pouquinho melhor do que esse com mais volume do que esse pras pessoas ouvirem lá dentro e a gente poder transmitir o recado que o Padilha tem que transmitir", disse Lula.
Abastecimento
No início do evento, ele comentou a gestão da crise de abastecimento, criticando Geraldo Alckmin (PSDB).  "Ele está vivendo em um mundo de propagandas do governo estadual, e da Sabesp, é uma expressão de falta de sensibilidade", disse Padilha.
Para o petista, Alckmin faz parte de um grupo que está há 20 anos no governo. "Ele talvez não esteja mais sentido as dores do povo", disse.
Questionado sobre a segurança pública, Padilha disse que vai enfrentar o crime organizado. "Nós enfrentamos o PCC, quero ser governador para enfrentar o PCC, não como o governo atual, que não enfrenta o PCC", disse.
O candidato também foi perguntado sobre o ritmo de arrecadação para a campanha, que estaria abaixo da meta. " Vou achar estranho quando no PT estiver sobrando dinheiro para campanha", disse. Em contrapartida, ele diz que está "resgatando o velho PT", ao levar a campanha para a rua.

Fonte:G1.com

EUA veem indícios da existência de 'outro Snowden', segundo 'CNN'

06/08/2014 00h03 - Atualizado em 06/08/2014 00h06
EUA veem indícios da existência de 'outro Snowden', segundo 'CNN'
Governo crê que outro hacker possa estar vazando documentos secretos.
Ex-agente da NSA revelou esquema de espionagem dos EUA em 2013.
Da EFE



Os Estados Unidos acreditam que há outro hacker, como o ex-funcionário terceirizado da Agência Nacional de Segurança (NSA), Edward Snowden, que está vazando documentos confidenciais do governo.
Segundo a emissora 'CNN', as provas de um novo vazamento foram identificadas em uma notícia publicada hoje pelo site The Intercept, o portal de notícias lançado pelo jornalista Glenn Greenwald, que também divulgou os documentos conseguidos por Snowden.
saiba mais
Espionagem no Brasil é questão de oportunidade, diz Greenwald na Flip
'Não há um império do mal nos EUA', afirma ex-agente Edward Snowden
Renovação de asilo a Snowden é provável, diz agência russa
Há um ano, Snowden chegava em Moscou como refugiado dos EUA
Entenda o caso de Edward Snowden, que revelou espionagem dos EUA
O artigo se centra no aumento de nomes de terroristas conhecidos ou suspeitos de sê-lo nas bases de dados do governo americano durante o mandato do presidente Barack Obama.
Além disso, o texto cita documentos do Centro Nacional Antiterrorista da data de agosto de 2013, depois que Snowden deixou os Estados Unidos para evitar acusações criminais, motivo pelo qual não pode ter sido o responsável por acessar os arquivos.
O próprio Greenwald insinuou em entrevistas e através de sua conta no Twitter que as revelações de Snowden, asilado na Rússia, "inspiraram" muitos, e que há gente com habilidades e conhecimentos informáticos que seguiram seu caminho. "Não tenho dúvidas que haverá outras fontes dentro do governo que veem a maldade extrema e que se inspiram em Edward Snowden", disse em entrevista recente, exatamente para 'CNN'.
As mesmas fontes do governo disseram à emissora que estão investigando a nova fonte de vazamentos e que desconhecem ainda sua origem, assim como não está claro quantos documentos novos foram revelados e a magnitude de seu impacto.
O único que se sabe é que tais arquivos estão etiquetados como 'Secret' e 'NOFORN', o que significa que não podem ser compartilhados com governos estrangeiros.
No caso de Snowden, este chegou a ter acesso a 1,7 milhão de documentos confidenciais, muitos dos quais foram etiquetados como 'Top Secret'.


Fonte:G1.com

Mantega indica que haverá reajuste nos preços da gasolina em 2014

Reuters
05/08/2014 17h59 - Atualizado em 05/08/2014 18h44
Mantega indica que haverá reajuste nos preços da gasolina em 2014
'Não teve nenhum ano que não teve aumento da gasolina', disse o ministro.
Último reajuste nos preços da gasolina foi em novembro do ano passado.
Da Reuters
Ministro Guido Mantega em entrevista nesta terça (5). (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta terça-feira (5) que em todos os anos houve correção nos preços da gasolina e que o comportamento do governo é continuar com reajustes normais, mas negou que haverá "tarifaço" após as eleições de outubro.
saiba mais
Reajustes da gasolina não devem ser anunciados, diz Mantega
Petrobras anuncia reajuste de preço da gasolina e do diesel nas refinarias
"Todos os anos tem correção do preço da gasolina, uns mais outros menos, todos os anos tem correção. Não teve nenhum ano que não teve aumento da gasolina, essa é a regra", afirmou o ministro em entrevista à Reuters nesta terça-feira.
"Quando ocorrerá o aumento, essa é decisão que mexe com o mercado, com ações, não se comenta. É questão das empresas responsáveis", acrescentou o ministro, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras.
Ministro Guido Mantega em entrevista nesta terça (5). (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Ministro Guido Mantega em entrevista nesta terça (5). (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Mantega deu a declaração ao ser questionado se, com o arrefecimento da inflação mais para o fim deste semestre, haveria espaço para ajustes nos preços administrados. "Nosso comportamento é continuar com reajustes normais (da gasolina), sem tarifaço", afirmou o ministro.
Petrobras pede aumento
A diretoria da Petrobras tem pleiteado ao governo reajuste dos preços dos combustíveis para reduzir a defasagem dos valores praticados no Brasil com os vistos no exterior, algo que afeta as finanças da companhia.
A gasolina tem um peso importante no IPCA, índice que baliza a meta de inflação do governo que é de 4,5% ao ano, com margem de tolerância de dois pontos para mais ou para menos.
Com o IPCA em 12 meses acima do teto da meta atualmente, o governo tem menos espaço para elevar preços administrados como os dos combustíveis.
A última vez em que houve reajuste nos preços da gasolina foi em novembro do ano passado, quando a Petrobras anunciou aumento médio de 4% da gasolina e de 8% no diesel nas refinarias. Na época, especialistas calcularam que a alta da gasolina ao consumidor final seria de cerca de 3%.


Fonte:G1.com

Skaf defende redução da maioridade penal em visita a centro da PM em SP

Skaf defende redução da maioridade penal em visita a centro da PM em SP
Empresário defendeu mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente.
'Estamos em um estado gravíssimo', disse em relação à segurança pública.
Lívia Machado
Do G1 São Paulo

Skaf visitou o centro de operações da PM. (Foto: Lívia Machado/G1)

saiba mais
Skaf propõe isenção de ICMS para hospitais filantrópicos em SP
Skaf nega 'rusga' com Dilma após vídeo com ironia sobre apoio ao PT
Candidato ao governo do estado de São Paulo pelo PMDB, o empresário Paulo Skaf disse ser a favor da mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pela redução da maioridade penal.
A declaração foi dada após visita à sede do Centro de Operações da Polícia Militar, no Bom Retiro, na capital paulista, na tarde desta terça-feira (5).
"Sou a favor, sim. A partir do momento que você tem um jovem de 16 anos com direito de escolha do presidente da República, direito a voto, da mesma forma ele tem que ter responsabilidade. Direitos sempre são acompanhados de responsabilidades", disse.


ELEIÇÕES 2014 EM SP
Notícias, pesquisas e apuração de votos
candidatos a governador
candidatos a senador
candidatos a deputado federal
candidatos a deputado estadual
datas das eleições
tira-dúvidas
Para o candidato, um dos principais problemas do estado é a questão da segurança pública. "Estamos em um estado gravíssimo, eu diria que nós temos muitos problemas, mas este é um estado de emergência", defendeu.
Skaf valorizou o uso da tecnologia do novo Centro de Operações da PM, inaugurado no dia 11 de junho deste ano, mas defendeu a necessidade de uma política de valorização das policias.  
"Fiquei muito bem impressionado com o que vi aqui, e o que sinto prioritariamente é a valorização dos policiais. Muitas vezes eu caminho pelo estado, pela capital e converso com policiais e vejo pouco estímulo, os policiais se sentindo desvalorizados", disse.
O empresário afirmou que seu plano de governo prevê estreitamento na relação entre o chefe de estado e as policias. Skaf crê em tal postura como a "solução" para combater o crime organizado.
"Vou fazer questão de exercer a função de comandante chefe das polícias. Temos que recuperar a cultura investigadora da Policia Civil, temos que aproveitar grandes, excelentes profissionais, delegados, que muitas vezes ficam perdendo tempo dedicado à burocracias quando poderiam estar usando seu talento investigativo", disse.
Ele ainda destacou que pretende investir em tecnologias de monitoramento para o controle de divisas. "Temos que ter um serviço de inteligência integrado das polícias, uso de câmeras, drones."

Fonte:G1.com

Idoso morre à espera do Samu

Idoso morre à espera do Samu
TER, 05 DE AGOSTO DE 2014 00:00
A-A+


Viatura do Samu levou mais de uma hora para chegar a Taiaçupeba e atender João de Souza / Foto: Arquivo

“Uma espera interminável que não desejamos para ninguém. É inaceitável que um resgate do tipo demore tanto. Faltou consideração com a família e o paciente”. A frase é do analista de produção Rodrigo Komori, de 28 anos, que afirma que seu avô, o aposentado João Fernando de Souza, morreu vítima de infarto por conta da demora na chegada da viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Taiaçupeba, no último sábado (2). A Prefeitura diz que registrou elevado número de chamados e, por isso, a viatura teve problemas para chegar ao lugar. 

Segundo Komori, o avô começou a passar mal por volta das 11h30. “Ligamos para o Samu ao meio-dia. A ambulância chegou só às 13 horas. Em todo o tempo, dizíamos que ele estava com dificuldade de respiração, que estava mal. Depois que a viatura chegou foi que eles perceberam que precisava de uma unidade avançada (UTI móvel). A outra chegou só às 13h30. Os enfermeiros constaram o óbito dele no local”, disse.

Segundo ele, outros problemas trouxeram transtornos à família. “Enfrentamos quase duas horas para registrar o Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial (Parque Monte Líbano) porque a escrivã foi almoçar e se estendeu além do horário. O corpo chegou ao IML (Instituto Médico Legal) no final da tarde e um funcionário me disse que não ia ter liberação no mesmo dia porque o expediente acaba às 18 horas”, comentou. 

Ele foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), para destinação de corpos que tiveram morte natural. O núcleo funciona como um anexo do IML, mas é de responsabilidade da Prefeitura de Mogi, graças a um convênio com o Estado. 

A Coordenadoria da Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure) informou que “no período entre 11 e 13 horas do dia 2 de agosto foram registradas 15 solicitações de urgência pela Cure 192, sendo 11 delas apenas em Mogi (uma convulsão, um desmaio, uma falta de ar, uma dor abdominal, uma crise de hipertensão, uma queda, duas situações clínicas diversas e três remoções de postos de saúde). 

Fonte:O Diário de Mogi