sábado, 13 de agosto de 2016

PANORAMA; Para ministro, trabalhar reduz ida ao SUS

Ministro Ricardo Barros acredita que homens trabalham mais que mulheres. (Foto: Elza Fiuza/ ABR)12 de agosto de 2016  Comentários (0)  Panorama  1

Ministro Ricardo Barros acredita que homens trabalham mais que mulheres. (Foto: Elza Fiuza/ ABR)


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que os homens procuram menos os serviços de saúde porque “trabalham mais” que as mulheres e “são os provedores” da maioria das famílias.

A declaração foi feita nesta quinta-feira (11) após o lançamento de uma pesquisa feita pela ouvidoria da pasta em 2015, por telefone, com 6.141 homens cujas parceiras fizeram parto no SUS (Sistema Único de Saúde). Desse total, 31% afirmaram que não têm o hábito de ir às unidades de saúde para buscar auxílio na prevenção de doenças.


Questionado sobre os motivos que levam a esse cenário, Barros respondeu se tratar de “uma questão de hábito, de cultura, até porque os homens trabalham mais, são os provedores da maioria das famílias e não acham tempo para se dedicar à saúde preventiva”. Em seguida, afirmou que “é uma cultura que precisa ser modificada.”

Dados da pesquisa divulgada pelo ministério, porém, mostram que o horário de funcionamento das unidades de saúde foi apontado por apenas 2,8% dos homens como motivo para não irem aos serviços de saúde.

A maioria (55%) afirma que “nunca precisou”, ou seja, que procura somente em casos urgentes. Outros 17,4% alegam utilizar a rede privada e 14,5% reclamam da demora no atendimento.

Resultados da última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, também mostram que, embora homens ainda respondam pela maioria dos lares brasileiros, mulheres vêm ocupando cada vez mais esse papel. De 2004 a 2014, a quantidade de lares chefiados por mulheres aumentou 67%. Já a estatística de homens cresceu apenas 6% no período.

O mesmo estudo mostra ainda que as mulheres já fazem cinco horas a mais de “dupla jornada” em comparação aos homens – somando tempo dedicado ao trabalho remunerado fora de casa com as atividades dentro de casa.

A pesquisa sobre o cuidado da saúde pelos homens foi anunciada com um projeto definido como “pré-natal do parceiro”. O objetivo, segundo o ministério, é aproveitar o momento em que o homem acompanha a mulher no pré-natal para que seja atualizada a carteira de vacinação e realizados exames preventivos também para o parceiro.

A declaração foi avaliada como “desastrosa” por assessores e auxiliares presidenciais e aumentou a pressão para que o presidente interino, Michel Temer, mude o comando da pasta após a conclusão do processo de impeachment. Além da insatisfação em relação à postura do ministro, a avaliação interna é de que ele não tem apresentado um desempenho de destaque.

O entorno do presidente interino voltou a defender o nome do cirurgião paulista Raul Cutait, que chegou a ser sondado pela equipe do peemedebista antes do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Fonte:O Diário de Mogi

Justiça Candido é condenado a prisão por contratos irregulares

Condenação é de seis anos em regime semiaberto por crime de responsabilidade; ex-petista poderá recorrer
Foto: Daniel Carvalho


Ex-prefeito é acusado de irregularidades em contratos com a construtora Logic Engenharia em 2008
Nesta semana, dois ex-prefeitos da região tiveram complicações envolvendo condenações a prisão em função de denúncias de irregularidades em suas administrações. Marcelo Candido (sem partido), que comandou Suzano por dois mandatos, foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto por crime de responsabilidade dos funcionários públicos contra a administração. Já o ex-prefeito de Biritiba Mirim, Roberto Pereira da Silva, encontra-se detido há dois dias pelo crime de peculato. Ele foi condenado a dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto.
Conforme o Dat apurou, a condenação de Candido foi dada pela juíza Erica Marcelina Cruz, que inclui ainda pagamento de multa. Outras três pessoas envolvidas também foram condenadas em função de dois contratos firmados com a empresa Logic Engenharia para reforma e revitalização das praças Expedicionários e João Pessoa e do Clube Mirambava, em 2008.
O ex-prefeito, que pode recorrer da condenação em liberdade, está com os direitos políticos cassados em função de outro processo envolvendo contratação irregular de professores sem concurso público. Por causa disso, ele não pode participar das eleições deste ano como candidato pelo PDT e no momento apoia a candidatura do empresário Rodrigo Ashiuchi (PR).
A reportagem tentou entrar em contato com Candido, mas não conseguiu localizá-lo até o fechamento desta edição.
Biritiba
Em Biritiba, a Polícia Civil prendeu na tarde da última quinta-feira o ex-prefeito Jacaré, após a 1ª Vara Criminal de Mogi das Cruzes expedir um mandado de prisão por peculato, crime praticado por um agente público.
De acordo com a apuração feita pela reportagem, o político foi abordado pelos agentes na casa onde mora e não ofereceu reação quando recebeu voz de prisão. O Dat apurou ainda que o ex-prefeito ficará na cadeia pública de Mogi até ser transferido para algum Centro de Detenção Provisória (CDP).
No processo criminal, Jacaré repassava os cheques da Prefeitura de Biritiba, que deveriam ser utilizados para o pagamento de despesas da administração pública, para outras contas particulares. Segundo a denúncia oferecida à Justiça, o pagamento total desses cheques, efetuados na agência 1645 do Banco do Brasil da cidade, somam R$ 12,9 mil. O caso ocorreu em 2008. Na mesma ação, o ex-diretor de Finanças do município, Edison Leme, também foi condenado.

Fonte:Mogi News