terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Para Barbosa, MP deve investigar denúncias de Valério sobre Lula Empresário disse que ex-presidente usou dinheiro do mensalão para pagar despesas pessoais



Para Barbosa, MP deve investigar novas denúnciasPara Barbosa, MP deve investigar denúncias de Valério sobre Lula
Empresário disse que ex-presidente usou dinheiro do mensalão para pagar despesas pessoais
11 de dezembro de 2012 | 13h 16

Felipe Recondo - O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, afirmou nesta terça-feira, 11, que o Ministério Público deve investigar as declarações feitas pelo operador do mensalão Marcos Valério que colocariam o ex-presidente Lula no centro do esquema.

Veja também:
Esquema do mensalão pagou despesa pessoal de Lula, afirma Valério
Delação premiada para se salvar é coisa de canalha, diz Jefferson
Ex-assessor de Lula nega ter ameaçado Valério de morte

Na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça, Barbosa afirmou que teve "conhecimento oficioso, não oficial" do teor do depoimento prestado por Marcos Valério e revelado hoje pelo Estado. E, perguntado se as denúncias devem ser investigadas pelo Ministério Público, foi sucinto: "Creio que sim".

Valério disse que o ex-presidente deu o "ok" para os empréstimos bancários que financiaram o esquema. O encontro teria ocorrido no gabinete presidencial, conforme a versão contada por Valério. O empresário e operador do mensalão disse também ter repassado dinheiro para que Lula arcasse com despesas pessoais. De acordo com Valério, os recursos foram depositados na conta da empresa de segurança Caso, de propriedade do ex-assessor da Presidência Freud Godoy. No depoimento, Valério classifica Godoy como um "faz-tudo" do ex-presidente Lula.

A existência do depoimento com novas acusações do empresário mineiro foi revelada pelo Estado em 1.º de novembro. Após ser condenado pelo Supremo como o "operador" do mensalão, Valério procurou voluntariamente a Procuradoria-Geral da República. Queria, em troca do novo depoimento e de mais informações de que ainda afirma dispor , obter proteção e redução de sua pena. A oitiva ocorreu no dia 24 de setembro em Brasília - começou às 9h30 e terminou três horas e meia depois; 13 páginas foram preenchidas com as declarações do empresário, cujos detalhes eram mantidos em segredo até agora.

O Estado teve acesso à íntegra do depoimento, assinado pelo advogado do empresário, o criminalista Marcelo Leonardo, pela subprocuradora da República Cláudia Sampaio e pela procuradora da República Raquel Branquinho. 

Fonte:O Estado de S.Paulo

Deputado André do Prado se reúne com Secretário Estadual da Saúde para reivindicar melhorias e obter planejamento das ações em benefício do Alto Tietê


Andre do Prado e Guido Cerri.JPGDeputado André do Prado se reúne com Secretário Estadual da Saúde para reivindicar melhorias e obter planejamento das ações em benefício do Alto Tietê

O deputado estadual André do Prado se reuniu na manhã desta segunda-feira (10), com o Secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para tratar de assuntos relacionados à saúde da Região do Alto Tietê. Na pauta, foram discutidas medidas que serão e estão sendo tomadas pela secretaria em busca de soluções para os problemas enfrentados na área da saúde regional.

“Discutimos todo o sistema, conversamos sobre estratégias e cronograma das ações, perspectivas em relação aos problemas que vêm acontecendo. Foi uma visita extremamente proveitosa. Saio desse encontro muito otimista com as intenções do governo na busca pela solução dos problemas”, disse André do Prado.  

Uma das reivindicações apontadas por André do Prado refere-se à efetiva instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital Luzia de Pinho Melo, para pacientes de Mogi das Cruzes e região. A Frente Parlamentar do Alto Tietê havia solicitado esse equipamento, tendo sido prontamente atendida pelo secretário. Em resposta ao questionamento, Guido Cerri falou que os recursos já foram liberados e o aparelho de ressonância será comprado neste mês. “O Luzia vai receber o equipamento, portanto, ele vai começar a operar em 90 dias (começo de abril), prazo para aquisição e efetiva instalação na unidade, uma vez que é necessária a estruturação do ambiente e execução de testes”.

O deputado André do Prado reforçou a importância de uma atenção mais humanizada aos pacientes diagnosticados com câncer e a necessidade da implantação, com a máxima urgência, do serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. Além disso, na pauta da reunião, constavam os questionamentos sobre os projetos para implantação de uma Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos; ampliação de leitos hospitalares no Arnaldo Pezzuti Cavalcante; construção do novo hospital de Suzano; reposição de médicos no Hospital Regional “Dr. Osiris Florindo Coelho” e implantação do Hospital de Ensino na unidade; como também uma atenção específica as Santas Casas da Região, em especial as cidades de Santa Isabel e Salesópolis, esta única que aguarda a ampliação anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em visita a cidade no início deste ano.

O secretário Cerri confirmou que vai implantar os serviços de radioterapia em 2013, inclusive, já consta no orçamento da pasta. “Estamos trabalhando para sanar essa questão da radioterapia, afinal é um processo complexo. Porém, os pacientes da região que necessitam dos serviços estão sendo assistidos pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), até a implantação da Radioterapia no Alto Tietê”, garantiu.

Sobre a ampliação dos leitos hospitalares para os casos crônicos, Guido Cerri ratificou a informação do governador em inaugurar, em breve, os 110 leitos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante, em Jundiapeba, como retaguarda para os hospitais da Região. “Desses leitos, 80 já estão sendo ocupados para alguns pacientes crônicos, os 30 restantes estão sendo readequados para receber os pacientes – fundamentalmente crônicos. Estamos agendando uma visita do governador a Mogi das Cruzes para inauguração dos leitos. Com isso, será minimizado o problema da falta de vagas hospitalares no Alto Tietê”.

Com relação à falta de médicos no Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, o secretário da Saúde acredita que, com a aprovação do projeto que dispõe sobre a carreira de médico – tramitando na Assembleia Legislativa de SP, será possível tornar mais atrativo o exercício das funções de médico no âmbito do serviço público estadual. “A proposta busca suprir a demanda por pessoal especializado, além de tornar justa à valorização à atividade dessa classe. Pretendemos, portanto, ao menos minimizar o déficit de profissionais no Hospital de Ferraz, pois a lei deverá atrair médicos para assumir vagas na unidade”, pontuou.

Além disso, Guido Cerri informou a André do Prado que a Secretaria de Saúde está em negociação com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para ampliar a residência médica dos alunos de Medicina para os hospitais Arnaldo Pezutti e Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos. “Estamos nos reunindo constantemente com a Universidade, a fim de publicar o edital para a implantação do Hospital de Ensino nas unidades. Nossa meta é que, em 2013, os alunos dos cursos da área da Saúde, em especial os alunos de medicina, possam realizar estágio, residência ou internato nos hospitais. Essa medida irá oxigenar as unidades, que têm problemas pontuais de assistência, minimizando também o déficit de profissionais médicos”, disse.

Sobre a Clínica para dependentes químicos, o secretário da Saúde afirmou que o projeto está em fase de acabamento e que será aberto licitação para obras no prédio anexo ao Hospital Arnaldo Pezzutti. “Estamos conversando e nos reunindo para o planejamento da instalação dessa clinica. A idéia era que o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Mogi das Cruzes, para casos de baixa e média complexidade, funcionasse dentro do Arnaldo Pezzuti e o Estado contribuísse com uma área de retaguarda para os casos de internação – alta complexidade. Também foi aprovado no Alto Tietê à Rede de Atenção Psicossocial, o que possibilitará que os gestores municipais elaborem os projetos para implantação dos serviços em atendimento à população do Alto Tietê, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários”.

O secretário da Saúde confirmou ao deputado André do Prado a concorrência, no dia 04/03/13, para a obra do Hospital Estadual de Suzano. A expectativa é de que as obras comecem ainda no primeiro semestre do ano que vem e de que já em 2014 seja iniciado o atendimento aos pacientes da região. “A região do Alto Tietê vai receber grandes investimentos na área da saúde, que são imprescindíveis para a execução de ações fundamentais para o bom funcionamento dos serviços. Com o novo Hospital Estadual de Suzano para atender a Região, adequações no Arnaldo Pezzuti, implantação total dos serviços de oncologia no Luzia, entre outras benfeitorias, a saúde regional poderá ser melhorada em prol da população que necessita desses serviços. Vamos acompanhar o planejamento e ações do governo, que vão contemplar os municípios do Alto Tietê”, destacou André do Prado.

André do Prado ainda enfatizou a importância do Estado ajudar as Santas Casas da Região. O parlamentar já solicitou que em janeiro de 2013, o secretário da Saúde possa receber o prefeito eleito de Salesópolis, Benedito Rafael, para resolver a questão da inadimplência atual do município, impedindo que Salesópolis possa receber recursos estaduais para a reforma e ampliação da Santa Casa. “Já marcamos audiência para o ano que vem com objetivo de conversarmos sobre as Santas Casas da Região e resolver essa questão pontual de Salesópolis. A partir do momento que o prefeito eleito Rafael resolver e pagar essa multa, da atual Administração, o governador poderá liberar os recursos prometidos de R$ 2 milhões para obras de infraestrutura na unidade de saúde”, completou.

Participaram também da reunião o coordenador de Serviços de Saúde, André de Felice, a representante do DRS 1, Fátima Sanches, e o assistente da Coordenadoria de Gestão de Contraro das OSs, Eduardo Ribeiro.

Fonte:Clarissa Johara

Atendendo ao pedido do deputado André do Prado, governador anuncia construção de mais 250 casas e pavimentação de ruas da CDHU em Santa Isabel



Atendendo ao pedido do deputado André do Prado, governador anuncia construção de mais 250 casas e pavimentação de ruas da CDHU em Santa Isabel

O anúncio do governador Geraldo Alckmin foi feito após a entrega de 260 apartamentos da CDHU no município. Investimentos somam R$ 17 milhões

O deputado estadual André do Prado participou, no sábado (8),  da cerimônia de entrega das 260 moradias da CDHU no Conjunto Habitacional do Bairro da Cachoeira, em Santa Isabel. Acompanhado do governador Geraldo Alckmin, do Secretário da Habitação, Silvio Torres e do diretor da CDHU, Marcos Penido, o deputado entregou as chaves às 260 famílias cadastradas no programa de habitação do Governo do Estado. Orçada em R$ 16 milhões, a obra só pôde ser entregue este mês devido dificuldades administrativas na execução do projeto e problemas ambientais ligados à estação de tratamento de água e esgoto.

Para o coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, a obra, que foi sua luta desde que assumiu o mandato, devolve a dignidade à população de Santa Isabel e abre portas para um novo futuro. “Eu e o prefeito da cidade, Hélio Buscariolli, acompanhamos de perto o drama dessas pessoas, que depois de tantos anos, poderão pegar as chaves na mão, viver num ambiente digno e criar os seus filhos. É momento de muita alegria” afirma André do Prado.

Durante o evento, o parlamentar fez outra solicitação ao governador. Pediu que novas moradias fossem construídas no município, acabando com o déficit habitacional de Santa Isabel. Segundo André do Prado, o governador Geraldo Alckmin sempre se mostrou solidário aos municípios da região do Alto Tietê. “Em todas as ocasiões que encontrei o governador, dizia que precisávamos dar uma solução para Santa Isabel, e esse dia chegou”.

Atendendo ao pedido de André do Prado, o governador anunciou a construção de mais 250 moradias na cidade e também a destinação de R$ 2 milhões para obras de pavimentação e calçamento das ruas que dão acesso ao Conjunto Habitacional do Bairro da Cachoeira. “Isso demonstra nossa preocupação e trabalho em benefício da população isabelense. Além das 260 moradias, conseguimos a liberação do governador para a construção de mais 250 casas e pavimentação das ruas do Conjunto Habitacional. Nesse primeiro momento, os investimentos somam R$ 17 milhões em infraestrutura habitacional e urbana. Vamos continuar nossa luta para efetivar a conquista de novas moradias em beneficio das famílias que mais necessitam”, comemorou André do Prado.

Segundo dados do governo, a região conta, atualmente, com mais de 4 mil unidades em construção e 4 mil já programadas. As unidades entregues no sábado contam com apartamentos de 50,02 m² e 49,15 m² e cada família terá 25 anos para quitar o financiamento, cujo valor da prestação não poderá exceder 15% da renda.

Os prefeitos Abel Larini (Arujá), Marcio Alvino (Guararema), Inho (Biritiba-Mirim), além dos eleitos Padre Gabriel (Santa Isabel), Benedito Rafael (Salesópolis), Acir Filló (Ferraz de Vasconcelos), vereadores da região e o deputado federal Roberto de Lucena, participaram do evento no último sábado.

Fonte:Clarissa Johara

Suzano Poupatempo de Suzano vai atender só no mês que vem


Matéria publicada em 11/12/12
Suzano
Poupatempo de Suzano vai atender só no mês que vem
Bras Santos
De Suzano
Jorge Moraes

As obras no Suzano Shopping continuam dentro do previsto
A Secretaria Estado de Gestão Pública informou ontem que o Poupatempo de Suzano só deverá iniciar o atendimento ao público em janeiro de 2013. Isso não quer dizer, segundo a assessoria de Imprensa da pasta, que houve mudanças no cronograma para instalação da unidade no estacionamento do Suzano Shopping. 
A nova informação surgiu após o Mogi News questionar a secretaria sobre a data definitiva para entrega do novo serviço, uma vez que o governo estadual chegou a divulgar que o atendimento poderia começar ainda em 2012. 
"As obras do Poupatempo de Suzano seguem dentro do ritmo esperado e não sofreram quaisquer alterações no cronograma. A data anunciada (dezembro de 2012) refere-se à conclusão da implantação. Na sequência, o posto entra em fase de pré-operação antes da abertura da unidade, momento no qual os funcionários, já capacitados, iniciam uma etapa de ambientação com o espaço, com o futuro trabalho e com as respectivas funções - procedimento imprescindível às especificações do padrão Poupatempo", ressaltou a assessoria.

"Somente com a pré-operação concluída é possível agendar a inauguração, que deve ocorrer nos primeiros dias de janeiro", completou a nota. 
De acordo com informações divulgadas no início do projeto, o governo estadual vai gastar R$ 5,5 milhões para a adequação do espaço de 2,5 mil metros quadrados que pertence ao Suzano Shopping e foi cedido para instalação do posto de atendimento. No geral, serão investidos R$ 28 milhões com adequação do espaço e gestão do serviço. O contrato com o Consórcio BK Daher (formado pelas empresas Construdaher e BK Consultoria) prevê a obra e a operação do Poupatempo. 
A capacidade de atendimento na unidade é de 2,6 mil pessoas por dia, sendo que o horário de funcionamento será das 8 às 18 horas.

Fonte:Mogi News

Saúde Ressonância no Luzia funcionará em abril


Saúde
Ressonância no Luzia funcionará em abril
Segundo o deputado estadual André do Prado, que se reuniu ontem com o secretário de Estado da Saúde, o aparelho será comprado ainda este mês
Divulgação

O deputado André do Prado conversou com o secretário Guido Cerri sobre os problemas da região
O serviço de ressonância magnética do Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, começará a funcionar em abril de 2013. A informação foi confirmada ontem pelo deputado André do Prado, que se reuniu, pela manhã, com o Secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para tratar de assuntos relacionados à saúde do Alto Tietê. Na pauta, foram discutidas medidas que serão e estão sendo tomadas pela secretaria em busca de soluções para os problemas enfrentados na área da saúde regional. 
No encontro, uma das reivindicações apontadas por André do Prado refere-se à efetiva instalação de um aparelho de ressonância magnética no Hospital Luzia de Pinho Melo, para pacientes de Mogi das Cruzes e região. A Frente Parlamentar do Alto Tietê havia solicitado esse equipamento, tendo sido prontamente atendida pelo secretário. Em resposta ao questionamento, Guido Cerri falou que os recursos já foram liberados e o aparelho de ressonância será comprado ainda neste mês. "O Luzia vai receber o equipamento, que vai começar a operar em 90 dias (começo de abril), prazo para aquisição e efetiva instalação na unidade, uma vez que é necessária a estruturação do ambiente e execução de testes". 
O deputado André do Prado reforçou a importância de uma atenção mais humanizada aos pacientes diagnosticados com câncer e a necessidade da implantação, com a máxima urgência, do serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. Além disso, na pauta da reunião, constavam os questionamentos sobre os projetos para implantação de uma Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos; ampliação de leitos hospitalares no Arnaldo Pezzuti Cavalcante; construção do novo hospital de Suzano; reposição de médicos no Hospital Regional "Dr. Osiris Florindo Coelho" e implantação do Hospital de Ensino na unidade; como também uma atenção específica as Santas Casas da região.

O secretário Cerri confirmou que vai implantar os serviços de radioterapia em 2013. "Estamos trabalhando para sanar essa questão da radioterapia, afinal é um processo complexo. Porém, os pacientes da região que necessitam dos serviços estão sendo assistidos pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), até a implantação da radioterapia no Alto Tietê". 
Sobre a ampliação dos leitos para os casos crônicos, Guido Cerri ratificou a informação do governador em inaugurar, em breve, os 110 leitos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante, em Jundiapeba, como retaguarda para os hospitais da região. 

Fonte:Mogi News

Transferido


Transferido
Daniel Carvalho

A assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde classificou como falsa a declaração de que o presidente da Câmara de Ferraz, Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, teria contribuído com a demissão do diretor geral do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, Dirceu Kanaguchi na última quinta-feira. De acordo com a pasta, o profissional não foi demitido, apenas transferido.

Fonte:Mogi News

Polícia Civil apreende 8.427 caça-níqueis


Polícia Civil apreende 8.427 caça-níqueis
TER, 11 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Polícia fecha bingos e apreende milhares de máquinas / Foto Arquivo

A Polícia Civil fechou 94 bingos e apreendeu 8.427 máquinas caça-níquel de janeiro a setembro deste ano em Mogi das Cruzes e nas cidades da Região do Alto Tietê, segundo disse ontem(10) ao O Diário, o delegado seccional João Roque Américo. O número é elevado e demonstra de acordo com ele, a atuação efetiva dos policiais civis.
“Os índices ultrapassaram 2011”, afirmou a autoridade, satisfeita, com o resultado apresentado em todos os municípios.
Ele repetiu que a população pode ajudar a Polícia, sendo que também no caso de jogo de azar deve ligar para o Disque-Denúncia pelo 181 e fornecer as informações que ajudem os policiais a apreender os equipamentos e até a descobrirem os locais, que funcionam como bingos. Não é preciso se identificar. As cidades de Mogi, Suzano e Itaquá tiveram maior número de máquinas apreendidas. (Laércio Ribeiro)
Leia mais na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi

Torcedores de Mogi querem manter tradição


Torcedores de Mogi querem manter tradição
TER, 11 DE DEZEMBRO DE 2012 00:38
A-A+


Doja acredita que se junta a 80 mogianos que vão torcer pelo Corinthians no Japão / Foto Arquivo

Um grupo de amigos mogianos ‘loucos’ pelo Corinthians já está no Japão para encerrar um ciclo de peregrinação atrás do time do coração. Após algumas aventuras para acompanhar o inédito título do alvinegro na Copa Libertadores da América 2012, como viajar 2.245 quilômetros para assistir o primeiro jogo da decisão no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, na Argentina, os corintianos de Mogi das Cruzes enfrentaram aproximadamente 18,5 mil quilômetros (cerca de 27 horas de viagem) para torcer pela equipe do técnico Tite no Mundial de Clubes.
Douglas Nahum, o Doja, Pedro Henrique Cristoforo da Silveira e Sergio Perrela Filho, o Serginho, estiveram nos dois jogos do Corinthians na final da Libertadores. Com o sucesso na torcida e a conquista do inédito título, eles não pensaram duas vezes em manter a tradição na ‘terra do sol nascente’. 
Doja e Pedro Henrique embarcaram na noite da última sexta-feira, juntamente com outros seis corintianos de Mogi. Eles foram a quase todos os jogos do Corinthians na competição sul-americana. Já Serginho, que mora na Flórida, nos Estados Unidos, foi direto e vai encontrar os amigos já em solo japonês. 
No Japão, eles vão se juntar a tantos outros ‘loucos’ de Mogi das Cruzes. Doja acredita que aproximadamente 80 mogianos vão ajudar na torcida pelo alvinegro na busca pelo título do Mundial de Clubes. “Mogi vai provar a sua supremacia corintiana. Das pessoas que conheço, sei que mais de 80 vão assistir aos jogos”, garantiu o professor de Educação Física. 
O embarque aconteceu apenas na última sexta-feira, mas a viagem já estava programada desde o dia 4 de julho desde ano, quando o Corinthians venceu o Boca Juniors no Pacaembu, por 2 a 0, e encerrou o trauma de nunca ter conquistado a América. “Vamos fechar o ciclo da temporada 2012 com a viagem ao Japão. Viagem que havia sido planejada ainda na arquibancada do Pacaembu”, lembrou o corintiano, sócio-torcedor há quatro anos, ao revelar que seus ingressos para os três primeiros jogos do Corinthians em casa na próxima Libertadores já estão comprados. 
Quem também está no Japão preparado para torcer pelo Corinthians na semifinal de amanhã, contra o Al Ahly (do Egito), às 19h30 (8h30 de Brasília), em Toyota, é o promotor mogiano Thales Cezar de Oliveira. Ele também esteve nos dois jogos da final da Copa Libertadores da América e provou ser pé quente. (Thiago Campos) 

Fonte:O Diário de Mogi

Mogi terá radioterapia em 2013


Mogi terá radioterapia em 2013
TER, 11 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

capital Secretário Giovanni Cerri recebeu ontem lideranças como André do Prado / Foto Divulgação

O serviço de radioterapia do Hospital das Clínicas Luiza de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, começará a funcionar no segundo semestre de 2013. A Secretaria de Estado da Saúde vinha evitando fazer previsões, mas o novo prazo foi fornecido ontem (10) pelo próprio secretário Giovanni Guido Cerri ao presidente da Frente Parlamentar do Alto Tietê, André do Prado (PR). 
Ambos se reuniram na manhã desta segunda-feira na sede da Pasta, na Capital. Durante audiência, Cerri forneceu prazos previstos para vários outros projetos importantes, como o lançamento da licitação para o novo hospital de Suzano e a instalação da ressonância magnética em Mogi.
Em entrevista a O Diário o deputado André do Prado fez um resumo dos tópicos abordados durante o encontro com Giovanni Cerri. 
O parlamentar havia solicitado a reunião para que o Estado apresentasse os cronogramas de implantação de projetos em andamento na Região. Entre as principais cobranças estava a instalação da radioterapia no Luzia, necessária após o descredenciamento do Hospital do Câncer Doutor Flávio Isaías Rodrigues. 
Inicialmente, o próprio secretário havia anunciado que a implantação do serviço ocorreria até o final deste ano. Porém, recentemente, a Pasta admitiu que não cumpria o prazo e passou a trabalhar sem novas previsões. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Educação Ivan Melo assume conselho


Educação
Ivan Melo assume conselho
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Ivan Melo é o novo presidente
Vinte e um membros titulares do Conselho Municipal de Educação tomaram posse ontem para mais um mandato de dois anos. Ivan Melo, proprietário da Escola Técnica Mogiana (ETM) e representante das escolas particulares, foi escolhido presidente. Maria Célia de Oliveira Crivilente, representante de entidades filantrópicas na área educacional, será vice-presidente.

A nova formação, que inicia as atividades em 1º de janeiro, terá 13 novos membros, 14 que já passaram pela entidade e serão reconduzidos ao cargo e nove que faziam parte da atual gestão seguem como conselheiros. Além dos titulares, os 21 suplentes foram empossados.

"Vamos dar continuidade ao que vem sendo feito. As prioridades do nosso trabalho serão definidas pela comunidade", disse o novo presidente. Melo terá uma reunião com a ex-presidente Deise Prado da Silva para iniciar o processo de transição. "Entre os primeiros temas em discussão estará o programa ligado à Educação Básica". 
O conselho é um órgão normativo, consultivo e deliberativo, que colabora com o poder público nos assuntos educacionais. O evento realizado ontem contou com a participação da secretária municipal de Educação, Maria Geny Ávila Horle, e do prefeito em exercício, José Antonio Cuco Pereira (PSDB).

Fonte:Mogi News

Quadrilátero do pecado Moradores confirmam denúncias sobre pedágio


Quadrilátero do pecado
Moradores confirmam denúncias sobre pedágio
Moradores do "quadrilátero do pecado" afirmam que a cobrança de pedágio existe, e pedem soluções; secretário promete maior fiscalização
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

No quadrilátero do pecado, moradores são obrigados a pagar pedágio para entrar em suas próprias casas
O fechamento de um bar na rua Princesa Isabel de Bragança, na semana passada, pela Secretaria Municipal de Segurança, e várias denúncias feitas por moradores e comerciantes do centro de Mogi sobre a cobrança de "pedágio" por prostitutas que estariam cobrando pelo acesso às casas e estabelecimentos da região, repercutiram intensamente. No último fim de semana, dezenas de telefonemas e e-mails foram feitos à Redação do Mogi News elogiando as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Segurança, que puniu com rigor o estabelecimento comercial que insistia em desafiar a lei do silêncio. Houve, ainda, quem se manifestasse contra as medidas, alegando que as prostitutas oferecem "segurança" a quem está naquela região. 
É o caso da contadora Lúcia Aparecida Guimarães, de 51 anos, que mora há 24 anos na rua Princesa Isabel de Bragança. "De maneira alguma existe cobrança de pedágio", afirma. "Ando na rua, a qualquer horário, sem nenhuma preocupação ou perturbação. Meus filhos voltam de madrugada para casa e nunca presenciaram nada parecido. Essas prostitutas servem, à noite, como guardas noturnos para esta região", acrescentou Lucia. Sobre o fechamento do bar, ao qual a contadora presta serviços, não há, segundo ela, provas de que o estabelecimento excedeu o limite estabelecido pela lei municipal (que é de 70 decibéis). Contudo, os vizinhos dela e o secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, afirmam o contrário.

"Tudo que foi relatado na matéria do Mogi News é mais do que verdade", diz Maximo, um imigrante Venezuelano, no e-mail encaminhado à Redação do Mogi News. "Eu, minha esposa e meu irmão já fomos, por mais de uma vez, parados e obrigados a pagar para poder entrar dentro do prédio onde moramos. E o pior, não podemos sair, nem chegar em casa à noite; não podemos deixar o carro parado sequer por um minuto, e também não podemos dormir, pois as prostitutas ficam cantando, berrando a noite inteira e ninguém faz absolutamente nada", reclama. 
Outro morador, Rodrigo Salvieiro, se diz aliviado com a denúncia do pedágio, feita por um vizinho. "Que bom que alguém resolveu denunciar, pois recebemos ameaças constantes, o que dificulta mostrar nossa cara. Eu já liguei várias vezes na prefeitura, na polícia e na ouvidoria, e nunca ninguém resolveu".

Ana Julia, que trabalha num comércio na rua Princesa Isabel de Bragança, se diz envergonhada com o que presencia todos os dias. "Dá medo de verdade", afirma. "Muitas vezes, as garotas de programa não deixam os clientes entrarem, pois sentam na porta, atrapalhando, xingando os outros, se pegando a tapas. Uma vergonha".

Uma outra moradora da rua, de 57 anos, que pediu anonimato, também confirma as denúncias. "É barulho o dia inteiro, bagunça, brigas, a música é tão alta que chega a tremer as janelas de nossas casas. As prostitutas são outra vergonha. Tenho que passar com meus netos e sou vítima de provocações. À noite, mal saímos de casa. Somos reféns do medo". 

Fonte:Mogi News