domingo, 20 de março de 2011

CLIQUE AQUI PARA LER E OUVIR O QUE FOI NOTÍCIA EM JANEIRO DE 2011

O deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy, comandante do PR, rasgou o verbo e soltou a língua em uma entrevista bombástica à jornalista Marilei Schiavi. Criticou um deputado estadual, defendeu o parlamentar-palhaço e confessou que está esperando o fim do Caso Mensalão para renascer das cinzas na mídia nacional (ele está confiante na absolvição). Boy entra na sala da presidente Dilma Roussef pela garagem, manda no Ministério dos Transportes e comanda mais de 60 deputados do PR e de outras legendas. Quer saber mais? Ouça, com exclusividade.
Entrevista dividida em quatro partes. Clique aqui para ouvir
Metropolitana na Comunidade desta sexta foi na Vila Cléo. Reportagem de Marcio Nogueira.

Celebridades esperam por Obama no Rio

Celebridades esperam por Obama no Rio

RIO
A plateia que assistirá ao discurso do presidente norte-americano Barack Obama no Theatro Municipal, hoje no centro do Rio, estará repleta de celebridades. O ex-jogador de futebol Pelé, os cantores Alcione, Martinho da Vila, e Gilberto Gil; os atores Lázaro Ramos e Thaís Araújo; o presidente da presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira e o empresário Eike Batista estão entre os espectadores citados pelo governo do estado do Rio de Janeiro que devem comparecer ao evento.
Ainda segundo informações do governo do Rio, telões espalhados em frente ao Theatro, na Cinelândia, mais precisamente na Praça Marechal Floriano, serão instalados para que a população possa acompanhar o discurso do presidente norte-americano em tempo real. Obama estará acompanhado pelo governador do Rio, Sérgio Cabral Filho. O discurso está previsto para iniciar às 14 horas.
Michelle
Em meio a estudantes de escolas públicas, Michelle Obama ganhou a plateia com um "bom dia", a única expressão que aprendera em português, lamentou. Logo depois chamou a atenção da filha mais velha, impressionada com o exemplo de uma das jovens líderes brasileiras, que aprendera a falar a palavra borboleta em 20 línguas diferentes: "Então, Malia, pelo menos em 20 línguas!"
Raquel Helen Silva, de 20 anos, que discursou antes da primeira dama dos Estados Unidos, contou que havia ficado órfã muito cedo, sempre estudara em escola pública e mudara a vida depois de participar de um programa de intercâmbio promovido pela embaixada norte-americana, de jovens embaixadores. "Comecei aprendendo a falar borboleta em uma língua, hoje falo em 20", contou Raquel. "A educação é uma arma importante", disse.
"Há um mito de quem cursa escola pública não tem acesso a nada: há professores e alunos interessados". Michelle usou o próprio exemplo, contou que não nascera em uma família rica, morou em apartamentos pequenos e dividia o quarto com o irmão. Disse que o marido também enfrentara dificuldades, inclusive nos estudos.
"Agora ele é esperto", comentou, provocando risos. "É preciso sonhar grande e realmente trabalhar duro e assumir riscos", conclamou, estimulando os jovens convidados para o encontro a serem "cidadãos do mundo". "Acredito que o futuro dos nossos países depende das relações entre as pessoas e os jovens".
O evento da agenda paralela de Michelle em um restaurante em Brasília não durou mais do que 35 minutos. Ela estava acompanhada pela mãe, Marian Robinson, e pela madrinha, Eleonor Kay Wilson.


Fonte : O Diário de Mogi

Dilma pede o fim de barreiras

Dilma pede o fim de barreiras

BRASÍLIA
Em nome da "franqueza" e para construir "uma relação de maior profundidade", a presidente Dilma Rousseff disse hoje ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que uma relação comercial mais justa e equilibrada exige "que sejam rompidas as barreiras que se erguem contra nossos produtos". Dilma fez questão de citar alguns desses produtos: "Etanol, carne bovina, algodão, suco de laranja e aço".
Dilma agradeceu a "gentileza" da visita, "logo no inicio do meu governo" e fez questão de se apresentar como herdeira do governo do "meu querido companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, com quem tive a honra de trabalhar." A presidente citou o "o legado" de inclusão social do ex-presidente Lula e lembrou que, no Planalto, estavam juntos a primeira a mulher eleita no Brasil e o primeiro presidente dos EUA "afro descendente".
Obama citou a transição do Brasil da ditadura para a democracia e também registrou que fez questão de incluir o Brasil como primeiro país a visitar no roteiro do périplo pela América Latina - ele segue do Brasil para o Chile e El Salvador.
Dilma cobrou, de maneira explícita, as reformas nos organismos de governança global, como FMI e Banco Mundial (Bird), e se disse preocupada com a "lentidão" do processo que mantem as instituições como representantes de "um mundo antigo". Ao citar as Nações Unidas e o Conselho de Segurança, a presidente brasileira fez questão de dizer por que o Brasil disputa, inclusive, um lugar como membro permanente no órgão. "Aqui, senhor presidente não nos move o interesse menor da ocupação burocrática de espaços de representação.
O que nos mobiliza é a certeza que um mundo mais multilateral produzirá benefícios para a paz e harmonia entre os povos."
Ela reconheceu que foram feitos progressos, desde a crise econômico-financeira de 2008-2009, mas considerou as mudanças ainda são "limitadas e tardias".
O governo Dilma quer parcerias, sobretudo, nas áreas de educação e inovação. E vê nos investimentos em infra estrutura a melhor áreas para os investimentos do EUA.
ONU e Conselho
A questão da reforma da ONU e o apoio aos esforços do Brasil para criar um novo Conselho de Segurança acabaram ganhando uma relevância maior do que o previsto inicialmente. A expectativa brasileira era de que a declaração americana não passasse de amenidades sobre visões comuns em torno da paz mundial, mas acabou citando o apoio aos esforços brasileiros nas negociações para a reforma.
As negociações evoluíram nas últimas horas antes da chegada de Obama. O Brasil acabou ganhando um apoio, no papel, nas mesmas bases do que foi dado a Índia, em novembro do ano passado. Na época, em viagem ao país da Ásia, Obama afirmou Na Índia, Obama afirmou que a "justa e sustentável ordem internacional que a América busca inclui uma Nações Unidas eficiente, efetiva, crível e legítima. Por isso eu posso dizer hoje que nos anos que se seguirem eu espero ver um Conselho de Segurança reformado que inclui a Índia como um membro permanente".
O Brasil, no entanto, desde a questão nuclear do Irã - que o País tentou, junto com a Turquia, um acordo para enriquecimento de urânio fora do território iraniano e terminou por desagradar as potências de primeiro mundo - padecia de uma má vontade americana. Na época, o governo americano avaliou que o Brasil havia sido "ingênuo" nas tratativas com o Irã e havia prejudicado a negociação de ampliação das sanções ao país do oriente médio.
O chanceler brasileiro, Antonio de Aguiar Patriota, afirmou, na última semana, que esse "esfriamento" nas relações americanas e brasileiras havia mudado. Em visita aos Estados Unidos, Patriota disse ter ouvido da secretária de Estado Hillary Clinton elogios fervorosos ao papel do Brasil na reconstrução e pacificação do Haiti.
Ainda assim, Patriota não esperava, naquele momento, uma declaração mais firme de Obama.

Fonte : O Diário de Mogi

A janela de Kassab

A janela de Kassab
Merval Pereira
Queira ou não o prefeito paulistano, Gilberto Kassab, seu movimento de criação de um novo partido acabou sendo entendido pelos políticos como a concretização de um sonho, a tal "janela" para permitir a mudança de legenda sem que o trânsfuga seja atingido pelas sanções da lei de fidelidade partidária.

No que parecia uma maneira de resolver uma questão paulista - a disputa de espaço para uma candidatura ao governo de São Paulo em 2014 -, o que seria o Partido da Democracia Brasileira (PDB) e que agora é o Partido Social Democrático (PSD) acabou se transformando em um desaguadouro de insatisfações em diversos partidos pelo país: PV, PP, PTB, PR e assim por diante.

Muitos políticos que estão desconfortáveis em seus partidos viram nesse projeto a possibilidade de se organizar.
O grande problema é de ordem prática: a indefinição sobre o tempo de propaganda gratuita em rádio e televisão na próxima eleição municipal está contendo o ímpeto inicial de adesões.

A eventual fusão a médio prazo com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que cresceu em 2010, tornou-se uma espécie de sonho de consumo dos que se preparavam para embarcar no projeto de Gilberto Kassab.

O partido cresceu na sua representação legislativa tanto na Câmara, onde passou de 27 deputados federais para 34, quanto no Senado, onde elegeu três novos senadores.

Mas foi nos governos estaduais que o PSB aumentou mais seu cacife. Depois do PSDB, foi o partido que mais elegeu governadores, seis ao todo, sendo quatro no Nordeste: Ceará, Pernambuco (reeleitos), Paraíba e Piauí, além de Amapá e Espírito Santo, representando quase 15% do eleitorado.

O PSB não é um partido que tenha a cultura de confrontação, e as arrumações partidárias nos estados podem ser feitas sem grandes traumas. Mas também não quer receber em suas fileiras qualquer um. O governador Eduardo Campos (PE) teve conversas francas com Kassab e com o governador catarinense, Raimundo Colombo, e colocou algumas barreiras de entrada.

O fato de Kassab ser um político tradicional, sem ligações históricas com a linha política do PSB, não interferirá na possível união política, questão superada pelo fato de o prefeito ser um político de gestão modernizadora, com méritos na relação com o eleitorado, que reconheceu seu trabalho, e na limpeza da Câmara paulista.

Eduardo Campos trabalha o futuro político com parcerias com jovens políticos de sua geração, especialmente o ex-governador de Minas e senador Aécio Neves. Se não estiverem juntos em 2014, em algum momento estarão.

Merval Pereira, é jornalista e substitui hoje o articulista Mário Sérgio de Moraes.

Fonte:Mogi News

Autoridades prometem campanha

Autoridades prometem campanha
Políticos e sociedade civil vão começar movimento para impedir medida do Estado que deverá fechar plantões
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Gondim: Sem condições
Não caiu bem em Mogi das Cruzes a notícia de que o governo estadual pretende fechar o 2º Distrito Policial aos fins de semana e durante a noite, a partir de 1º de abril. Políticos da cidade já começam a se mover buscando reuniões com o delegado seccional João Roque Américo e com o secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, a fim de evitar que a delegacia com maior movimento na cidade fique sem plantão fora do horário comercial.
A medida pretendida pela secretaria é justificada pela falta de delegados no Alto Tietê. Com isso, todas as ocorrências que tenham que ser registradas à noite ou em finais de semana por moradores de diversas regiões da cidade vão passar a ser de responsabilidade do 1º DP, no Parque Monte Líbano.

Conforme divulgou ontem o Mogi News, a decisão foi informada pelo delegado seccional ao presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PSDB), durante uma reunião na manhã sexta-feira última. Para o presidente da Comissão de Transportes e Segurança Pública da Casa de Leis, Expedito Ubiratan Tobias (PR), ações contrárias ao fechamento da delegacia devem ser tomadas urgentemente.
"Isso mostra a decadência do Estado em relação à Polícia Civil. Resultado disso é que as pessoas não vão registrar os boletins de ocorrências e deverão esperar para o dia seguinte. Vou me reunir com os demais vereadores e iremos pedir uma reunião emergencial com o secretário da Segurança Pública para tentar impedir isso", disse.

O encontro com o chefe da pasta estadual também vai ser solicitada pelo deputado estadual Luis Carlos Gondim (PPS), que antes pretende se reunir com o seccional de Mogi. "Não tem condições da população da cidade ficar sem o 2º DP. É necessário resolver isso. Vou falar com o João Roque e pedir uma reunião para o mais rápido possível e depois vou tentar encontrar com o secretário porque a cidade não pode ficar sem a delegacia", disse.
Outro que também pode entrar na briga é o deputado estadual Estevam Galvão (DEM). "Tenho um encontro com o secretário de Segurança Pública na segunda-feira e se alguém, como o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) falar comigo, posso fazer algum tipo de interferência, até porque não estou sabendo disso", afirmou.

Para o presidente do Partido dos Trabalhadores, Clodoaldo de Moraes, a medida é um retrocesso. "São Paulo é o maior estado e a segunda maior receita do País e o Estado diz que está faltando delegado? Isso é um retrocesso, um atestado de burrice", disse.

Fonte:Mogi News

Marilei é a nova articulista do MN

Marilei é a nova articulista do MN
Adriano Vaccari
A coluna de Marilei estreia na próxima terça, no jornal Mogi News
A partir da próxima terça-feira, dia 22, a jornalista Marilei Schiavi vai colaborar com a coluna "Boca no Trombone", que será publicada semanalmente no Mogi News. Marilei vai substituir o jornalista Ale Rocha que, por motivos de saúde, teve de se afastar das funções. Ela garante que vai unir mensagens agradáveis com os assuntos mais importantes de Mogi e do Alto Tietê. Entre os trabalhos que a jornalista realiza, destaque para a coluna "Mensagem do Dia", assinada por ela diariamente no jornal Diário do Alto Tietê, do Grupo Mogi News, o cargo de diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana e o comando do programa "Em Debate", na TV Mogi News.

"É um presente para mim", confessou Marilei que, nos próximos dias, chega aos 40 anos com muita disposição para enfrentar novos desafios. "Fiquei lisonjeada com o convite. A responsabilidade de substituir o Ale é grande, porque ele tem muitos leitores que o acompanham, não só na coluna, mas em seu blog e no twitter".
A profissional acumula 20 anos de carreira, tendo passado por vários veículos de comunicação em diferentes meios. "Fui a primeira âncora mulher do Alto Tietê. Comecei como repórter de rua, passei pelo Mogi News quando ele ainda era semanal e, agora, cuido da direção da rádio e apresento o ´Em Debate´".


Temas
Questões políticas e problemas das cidades serão alguns dos focos abordados na coluna. "Vou tocar em todos os assuntos. Problemas sociais, política e também falar sobre as eleições", informou a jornalista. Ela disse que está vivendo a melhor fase de sua carreira e pretende trazer para a sua coluna toda sua experiência. "Voltarei para o impresso, que é diferente do que faço hoje na TV e no rádio. É um serviço de utilidade pública ,que tem uma grande repercussão".

Marilei se define como uma mulher do século XXI que consegue conciliar a agitada e intensa vida profissional com o papel de mãe e dona de casa. "Sou uma mulher moderna, que trabalha e cuida da filha. Tenho orgulho de poder representar as mulheres". A expectativa para iniciar a coluna é grande. "Estou reeditando e trabalhando o texto para deixá-lo como quero. Tento fazer meu melhor e sou detalhista". (L.N.)

Fonte: Mogi News

Novo partido

Novo partido 
Está confirmada para amanhã, às 12h30, na Assembleia Legislativa, na capital, o lançamento oficial do Partido Social Democrático (PSD) a nova legenda criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o vice-governador, Guilherme Afif Domingos.
Três amigos
O evento, que será precedido do anúncio oficial do desligamento de Kassab e Afif do Democratas, reunirá deputados, prefeitos, e vereadores de centenas de municípios paulistas. Entre eles estará o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli, que também deverá anunciar seu desligamento do DEM para seguir em novo caminho, ao lado de seus padrinhos Kassab e Afif. 
Amizade - I
O bom entrosamento e fidelidade política entre Afif, Kassab e Bertaiolli são antigos, desde 1994. Na época, Afif era presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Bertaiolli, o secretário da entidade. Com o passar dos anos, o mogiano teve ascensão na federação, até se tornar vice de Afif na Facesp. Kassab também participou de cargos importantes dentro da Facesp e, partilhando, portanto, da amizade de Bertaiolli e Afif Domingos.

Amizade - II
Afif e Kassab pertenceram ao PL até meados da década de 90. Poucos anos depois, a dupla filiou-se ao PFL (que, mais tarde, foi transformado em Democratas). Bertaiolli seguiu pelo PMDB até 1999, quando, a convite do então deputado estadual Junji Abe, migrou para o PFL, passando a partilhar também o mesmo partido com Kassab e Afif. 
Tá dentro
Além de Bertaiolli, também deverá ingressar no novo partido, representando o Alto Tietê, o deputado federal e ex-prefeito Junji Abe, além dos vereadores Nabil Nahi Safiti e Carlos Evaristo da Silva. À coluna, Junji disse que iria "dar sua resposta" na segunda-feira, durante ato na Assembléia. Detalhe: a reunião política será também para coleta de assinaturas dos novos membros. Safiti e Evaristo deram o "sim" para o encontro, sem pestanejar. 
Tá fora?
O deputado estadual e líder do DEM na Assembleia, Estevam Galvão de Oliveira, é um dos que pode resistir à migração de partido. Ontem, por telefone, ele disse à coluna que irá "manter a lealdade partidária".
Sem resposta
O vice-presidente da Câmara Municipal, Protássio Ribeiro Nogueira, ainda não decidiu seu destino. À coluna, ele alegou desconhecimento das decisões do partido na cidade diante da nova legenda e anunciou viagem para o Mato Grosso. Protássio segue amanhã e só retorna na quinta-feira.
Repercussão
As declarações do deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy (PR) dadas à Rádio Metropolitana e publicadas na edição de ontem do Mogi News repercutiram na cidade. Além das revelações sobre investimentos para obras no município, Boy revelou parte das estratégias que serão adotadas pelo partido para as eleições de 2012 e 2016.
Bancada forte
Boy não confirmou, mas também não descartou, a possibilidade de ter o secretário de Desenvolvimento e presidente municipal do PR em Mogi, Marcos Damásio, como vice na chapa de reeleição do prefeito Marco Bertaiolli. A decisão depende de Bertaiolli, já que a principal meta do PR, para 2012 é ter entre seis e oito vereadores eleitos. "Prefeitura só em 2016", disse o republicano.
Noiva da vez
Outro trecho da polêmica entrevista radiofônica que causou frison nos bastidores da política foi a manifestação pública de Boy em ter Mauro Araújo no partido. "O presidente da Câmara será sempre bem-vindo ao PR. Aliás, trata-se de um bom nome para qualquer partido". Dessa forma, Araújo passa a ser a noiva da vez na política mogiana, já que, há algumas semanas, a direção do PMDB também anunciara a pretensão por ele para as eleições do ano que vem.
Lixão, Não!
Cerca de 150 pessoas manifestaram ontem interesse em participar da audiência pública a ser realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para discutir a proposta do aterro sanitário proposto pela Queiroz Galvão. O alistamento, promovido pela ONG "Guerrilheiros do Itapeti", no Largo do Rosário, tem por objetivo garantir previamente a presença em massa da população mogiana para dizer "não ao Lixão!". O recrutamento continua pelo e-mail: guerrilheirosdoitapeti.org@gmail.com.
Imagem do dia
Daniel Carvalho
Música ao ar-livre
Crianças se divertiam ontem no largo do Rosário. Sino, colocado à disposição da população, é acionado constantemente.
e-mails do leitor
2º DP
Mogi 450 anos: festas aqui, ali e em todos os cantos. A cidade cresce muito rápido, a ponto de o Estado não conseguir acompanhá-la estruturalmente, a fim de melhor oferecer serviços a contento de todos. Há, também, de se pensar nas decisões quando tomadas, se assim estão sendo para melhorar ou piorar determinadas questões! No caso da matéria que retrata o fechamento do 2° DP à noite e nos finais de semana, pensemos: será que algum de nossos governantes por um momento qualquer já teve o "prazer" de acompanhar a confecção de um flagrante? Talvez, mas somente talvez, iriam além de mandar permanecer aberto o 2° DP, iriam reabrir o 3° e o 4° DPs para agilizar o atendimento e liberar os policiais para patrulharem a cidade e não ficarem "reféns" da burocracia administrativa, e que, diga-se de passagem, policiais estes que estão em número muito defasado há muito e que até fazem muito pelo número reduzido existente.

Luis Carlos Barban,
l-barban@hotmail.com

Artesãos
Para todos artesãos da Cidade de Mogi das Cruzes: felicidades pelo seu dia!
19 de março é o seu dia!
Dia das mãos mágicas
Dia do carinho e dedicação
Dia de quem transforma singelos materiais em obra de arte
Dia dos que sabem inovar
Dia dos abençoados por Deus, o que passaram muitas vezes na fila da sabedoria
Hoje é o seu dia!
Dia do artesão.

Parabéns a todos os artesãos de Mogi das Cruzes, em especial aos meus queridos artesãos da AAMART.

Amelia Rodrigues,
Presidente da AAMART

Fonte:Mogi News