sábado, 11 de fevereiro de 2012

SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO




Silene da Cunha Pinto, Isabelle e José Antonio Cuco Pereira


Fonte:O Diário de Mogi

Aposentado atingido por raio morre em hospital


SOCORRO Benedito morreu no hospital, Willin mostra o ferimento


LAÉRCIO RIBEIRO



O aposentado Benedito Justino, de 77 anos, casado, pai de 8 filhos, que residia em Sabaúna, foi atingido por um raio na tarde de ontem e morreu ao dar entrada no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar.


Os netos Willin Marcos, de 23 anos, e Natan, de 11 anos, sofreram ferimentos leves. A tragédia ocorreu durante a forte chuva, por volta das 15 horas, no Pesqueiro São Luiz, na Estrada do Chá, no Bairro do Cocuera.


"Na hora da chuva, ficamos escondidos no quiosque com telhas, mas de repente, depois de um estrondo, meu avô caiu com os pés queimados, meu irmão Natan foi jogado a 10 metros e eu, que estava encostado na mesa, sofri ferimentos no braço esquerdo", lamentou Willin. Os pms Nilton e Guedes atenderam a ocorrência.


O delegado Márcio Cursino, de plantão no Distrito Central, e a escrivã Cintia registraram o caso como morte suspeita.


Ainda de acordo com Cursino, "irei aguardar o laudo dos exames necroscópicos realizados no Posto do Instituto Médico Legal e dependendo da conclusão do laudo será aberto inquérito policial". A tragédia abalou a família e amigos do aposentado.


O raio é uma descarga elétrica que se produz pelo contato entre as nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível. Uma das cautelas é se proteger em local seguro como recomendam os bombeiros.


Fonte:O Diário de Mogi

Em Brasília




Marco Soares
O virtual candidato a prefeito de Mogi, advogado Marco Soares (PT), está em Brasília participando do Encontro Nacional de Prefeitos e Deputados Estaduais, organizado pela Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais do partido. Soares também estará presente nas comemorações do 32º aniversário do PT, que irão contar com a presença da presidente Dilma Rousseff e ministros filiados à agremiação.


Fonte:O Diário de Mogi

Casarão do Carmo será tombado. De novo?

Integrantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), reunidos no início desta semana, anunciaram que o primeiro prédio a ser tombado na Cidade será o Casarão do Carmo. A notícia causou surpresa a um leitor deste jornal que enviou à coluna uma cópia do Decreto Municipal número 9.226, de 12 de dezembro de 2008, assinado pelo então prefeito Junji Abe, que determina "o tombamento definitivo do imóvel situado na Rua José Bonifácio, 516, Largo do Carmo, na esquina da Rua Dr. Corrêa". Justificando o decreto, Junji destaca o valor histórico e cultural da casa construída em meados do Século XIX, com partido em "L", vergas curvas aplicadas na fachada e no seu interior, com telhado em quatro águas, havendo necessidade de salvaguardá-la de ações que prejudiquem sua integridade e a harmonia do conjunto formado pelas edificações localizadas no Largo do Carmo". O decreto ainda leva em conta o fato de o imóvel estar situado na área envoltória de tombamento das Igrejas das Ordens Primeira e Terceira do Carmo, as quais foram tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e dentro do raio de 300 metros em torno das Igrejas do Carmo, onde qualquer mudança implica em autorização antecipada do Condephaat, órgão do governo de São Paulo. Após outras alegações, o decreto estabelece que o prédio "fica tombado, na forma da Lei de nº 6.086, de 18 de dezembro de 2007, regulamentada pelo Decreto nº 8.394, de 18 de fevereiro de 2008. Detalhe: o decreto autorizou o próprio Comphap a fazer o registro do imóvel no Livro de Tombo Municipal e é assinado, entre outros, pelo secretário de Planejamento, João Francisco Chavedar.


Fonte:O Diário de Mogi

Hospital descarta erros por má-fé


MARA FLÔRES



"Se existe algum erro, vamos admitir esse erro. Mas erro é muito diferente de má-fé". A declaração de Álvaro Rodrigues, dada nove dias após ter vindo à tona a notícia de que a Secretaria de Estado da Saúde recomenda o descredenciamento do Centro Oncológico – Hospital do Câncer "Dr. Flávio Isaias Rodrigues" em função de uma suspeita de fraude de R$ 20 milhões, expressa a posição da diretoria da unidade de saúde mogiana frente às denúncias de irregularidades que vão da cobrança em duplicidade por procedimentos até a exacerbação na conduta médica. Em entrevista exclusiva a O Diário, o diretor do Hospital do Câncer falou ontem sobre o funcionamento da clínica, deu justificativas para os problemas apontados pelo Estado, admitiu a existência de algumas cobranças questionáveis mas, no entanto, negou qualquer tipo de fraude e, de forma indireta, criticou a conduta do Governo no caso, de quem espera a análise da defesa apresentada.


"Até agora, sabemos o que tem acontecido por meio da imprensa ou do secretário adjunto de saúde, que tem feito contatos com o Estado. Mas a direção do Hospital do Câncer mantém a posição de que não houve qualquer tipo de fraude durante esses anos", declarou Rodrigues, que é filho do médico que é fundador e empresta o nome para a unidade, Flávio Isaias Rodrigues, afastado temporariamente das atividades. "O relatório preliminar que veio para nós fala de irregularidades, mas não fala nada de desvio de verbas. Não tivemos a informação de desvio", acrescenta.


De acordo com o relatório dos auditores da Saúde do Estado, a principal irregularidade encontrada no Hospital do Câncer – presente em 62 dos 88 prontuários com problemas – é a duplicidade de cobrança, referente a um mesmo procedimento cobrado do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos convênios particulares. O diretor nega, explica que os casos referem-se a pacientes que fazem uso de medicação oral domiciliar, a qual não tem cobertura dos convênios, e informa que todos esses procedimentos foram previamente autorizados pela Secretaria de Estado da Saúde.


"Isso significa que ela mesma (a pasta estadual) autorizou os procedimentos. Portanto, evidências de dupla cobrança não têm. O que existem são pacientes com convênio que vem se tratar pelo SUS porque essa medicação domiciliar não é coberta pelos convênios. Existe até um movimento político para que as empresas de saúde dêem cobertura para esse procedimento", ressalta. "Não tive tempo de me aprofundar muito, mas estimo que menos de 10% dos nossos pacientes, que estão em tratamento pelo SUS, tenham convênio", informa ele, ao comentar que o hospital atende a 1,5 mil pacientes, sendo que até 40% desse total é atendido através de convênios particulares e, o restante, via SUS.


"Nós tivemos pouco tempo para preparar a defesa. Foram 15 dias e nós achamos melhor não pedir mais tempo porque o teor das respostas estava bem claro. A gente acredita que em três ou quatro casos a cobrança poderia ser discutida posteriormente, o que é uma medida administrativa comum. Ou seja, a gente acha que três ou quatro casos dariam margens para discussão, mas não nessa quantidade apontada pelos auditores", admitiu Rodrigues.


Segundo o diretor, também nunca houve cobrança do paciente e do Sistema Único de Saúde (SUS) num mesmo procedimento. Rodrigues esclarece que os quatro casos apontados pelos auditores do Estado foram devidamente explicados na defesa apresentada pelo Hospital – para O Diário, as explicações ficaram restritas a três: o primeiro fez uma consulta particular e, depois, seguiu o tratamento pelo SUS; outro, o paciente encerrou o tratamento pelo SUS há alguns meses e, depois, pagou uma consulta particular; o outro, colocou recibo de um paciente no prontuário de outro. "Tudo foi legalmente cobrado", afirma o diretor.


Com relação aos apontamentos de conduta exarcebada, segunda principal irregularidade detectada pelos auditores estaduais e presente em 21 prontuários onde o Estado acredita que a cirurgia foi superior a indicada para o caso, o diretor argumenta que, em oncologia, o médico só pode tomar uma decisão sobre o melhor procedimento no ato cirúrgico. "Muitas vezes, por melhor que seja o exame de imagem, só a hora que abre é que se vê a extensão do tumor", sustenta Rodrigues. "Na grande maioria das vezes, uma cirurgia oncológica é radical com o intuito de minimizar qualquer chance de reincidência. O câncer é uma doença grave, que ninguém quer ter e muito menos ser operado", complementa o oncologista Ricardo Motta.


Sobre as pesquisas realizadas sem consentimento do paciente ou responsável, o médico Daniel Grabarz, coordenador da pesquisa clínica do Centro Oncológico afirma que todos os estudos foram feitos com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dos comitês nacionais de investigação e de todos os pacientes. "Temos os prontuários de pesquisa clínica, que são enviados em cópia para os prontuários da clínica e nenhum paciente foi tratado sem o consentimento do mesmo. O que acontece é que, na época auditada, alguns prontuários não tinham as cópias na clínica, mas todos eles foram assinados e constam no prontuário da pesquisa clínica, que é o recomendado", justifica.


Fonte:O Diário de Mogi

Potencial regional atrai secretário



ENCONTRO Bertaiolli, Tulio, Tirreno e Edson Aparecido conversaram ontem sobre o avanço de Mogi das Cruzes e demais cidades da Região


A participação do Alto Tietê na Agenda Metropolitana deverá ser a mais abrangente possível, não se limitando apenas às necessidades na área de infraestrutura, mas a vários outros aspectos ligados à administração dos 11 municípios da Região, como segurança, emprego, educação, cultura, agricultura, e também a Copa do Mundo de 2014, entre outros. O recado foi dado pelo secretário Edson Aparecido, de Desenvolvimento Metropolitano, durante visita às instalações da TV Diário, durante a manhã de ontem.


Recepcionado pelos diretores do Grupo Diário, Tirreno e Tulio Da San Biagio, o secretário almoçou em companhia do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e de jornalistas, que ouviram Aparecido revelar detalhes de sua ligação com a Zona Leste de Capital, desde os tempos em que sua família morou em uma antiga fazenda da região do Marengo, em Ferraz de Vasconcelos, trabalhando no cultivo de Uva Itália.


O torcedor do Corinthians que vê na construção do futuro estádio do clube um importante vetor de crescimento para toda a Região vizinha de Itaquera, exerce uma função estratégica na administração do governador Geraldo Alckmin. A ele cabe organizar a Agenda Metropolitana, um audacioso planejamento, produzido em conjunto com as prefeituras, destinado a organizar o desenvolvimento sustentável e consciente de importantes setores do Estado de São Paulo.


Aparecido vê uma grande importância na atual etapa da Agenda, que envolve o Alto Tietê, por conta de três fatores fundamentais.


O primeiro deles é a presença na Região das cidades de Mogi das Cruzes e Guarulhos, consideradas pelo governo como "estratégicas" no desenvolvimento do Estado de São Paulo, do ponto de vista logístico e dos efeitos do pré-sal, que deverão acelerar seu crescimento.


"Temos de preparar esta Região para suportar todo o potencial desenvolvimento que virá, também em função do bom momento que o País atravessa", disse o secretário, apontando a disponibilidade de áreas ainda a serem ocupadas como outro fator preponderante para o crescimento.


O terceiro e mais preocupante fator que estimula o governo estadual a olhar para o Alto Tietê é a existência de alguns bolsões de pobreza verificados principalmente em cidades como Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, que sofreram os efeitos diretos da explosão ocupacional da Capital, além de serem vítimas da falta de planejamento no passado.


Após receber as principais reivindicações da Região – definidas após seguidas reuniões entre representantes das prefeituras do Alto Tietê –, Edson Aparecido iniciou uma série de reuniões com os demais secretários do governo Alckmin para discutir a viabilidade dos temas escolhidos. A próxima etapa da Agenda será um encontro com representantes de entidades representativas dos principais segmentos da comunidade, como Ciesp, Associação Comercial, etc, no próximo dia 30 deste mês, no Paradise Golf & Lake Resort, em Jundiapeba, antecedendo ao encontro final, no período da tarde, com o governador Geraldo Alckmin, que irá bater o martelo naquilo que deverá ser executado pelo Estado, ainda durante a atual administração.


Alckmin


Durante o almoço, no Espaço Gourmet da TV Diário, o secretário foi informado, tanto pelo prefeito Bertaiolli, como pelos diretores do Grupo Diário, a respeito do avanço da Cidade em vários segmentos. Aparecido demonstrou surpresa ao saber, por exemplo, que Mogi é líder na exportação de orquídeas – uma das preferências do secretário –, na produção de caqui, além de vir galgando posições positivas nos índices de qualidade de vida e de arrecadação, tendo ultrapassado Suzano, que até algum tempo atrás era a campeã do ICMS de toda a Região.


O encontro do secretário com os mogianos teve um momento de especial informalidade quando Aparecido, ao receber uma ligação de Geraldo Alckmin, colocou-o em contato com o jornalista Tirreno Da San Biagio, diretor responsável do jornal O Diário.


Na conversa, o governador se comprometeu a visitar as instalações do Grupo Diário, durante a próxima visita a Mogi, quando irá decidir sobre os investimentos da Agenda Metropolitana. "Faço questão de provar os pastéis que comi quando aí estive pela última vez", disse Alckmin, referindo-se aos salgadinhos que lhe foram oferecidos quando ele esteve no jornal para anunciar a conclusão da duplicação da Mogi-Dutra e outras obras para a Região.


Fonte:O Diário de Mogi

Governo pune grevistas na Bahia


SALVADOR
O governo baiano começou a punir os policiais militares que promovem, desde o dia 31, uma paralisação no Estado. De acordo com a administração estadual, quem não compareceu aos batalhões até o meio-dia de ontem vai passar a sofrer sanções. "A partir de hoje, o comando está tomando (a paralisação) como ausência ao serviço e vai abrir processo administrativo para avaliar as punições", afirma o comandante-geral da PM na Bahia, coronel Alfredo Castro.


Os policiais foram informados da decisão do governo por volta das 10 horas. Seguiu-se uma corrida aos batalhões de Salvador - pelas ruas, carros e motos de PMs e viaturas tentavam abrir caminho nos congestionamento da cidade para não perder o prazo. Muitos PMs que chegaram aos batalhões foram imediatamente mandados para a rua - e alguns não esconderam o descontentamento com o rumo que as negociações com o governo tomou.


"Tive de voltar porque não tenho como compensar corte no ponto (desconto por dia de trabalho perdido), mas era mais certo continuar com a greve", afirmou um PM ao desembarcar no Pelourinho no início da tarde, com outros sete colegas, em duas viaturas. "O governo tem dinheiro para pagar o que deve, mas fica nesse cabo-de-guerra, em vez de valorizar o policial."


Segundo Castro, 85% do efetivo policial está trabalhando em Salvador e na região metropolitana e 80% está nas ruas no interior. Para ele, na maior parte do Estado, o policiamento é "normal". "Tudo tem início, meio e fim - e, na minha ótica, o fim da greve está decretado", avalia. "Agora, existe apenas uma pequena minoria que resiste à convocação do comando."


O coronel admite ainda haver áreas com carência de policiais na Bahia. Ele citou a área do Subúrbio Ferroviário e o bairro de Cajazeiras, em Salvador, a região sul do Estado e o município de Paulo Afonso, no norte baiano.


Lideranças do movimento grevista contestam os dados apresentados por Castro e afirmam que a greve está mantida. "Em muitas cidades, 100% da tropa está parada", afirma o soldado Ivan Carlos Leite, sem listar os municípios. "Esse tipo de agressão do governo, de ameaçar com punições, só serve para inflamar ainda mais os ânimos dos grevistas. Nós temos brios e já mostramos do que somos capazes."


Em assembleia realizada no início da noite de ontem os PMs que promovem a greve do setor na Bahia, decidiram manter a paralisação. Eles não mudaram as reivindicações definidas na noite de ontem e agregaram um pedido de anistia aos PMs que se mantêm parados.


Fonte:O Diário de Mogi

PT vai ampliar leque de alianças



APELO Para alcançar objetivo, o PT cogita até fazer acordos políticos com o PSD, de Gilberto Kassab
BRASÍLIA
Uma das principais decisões do encontro de 32 anos do PT em Brasília foi priorizar as candidaturas do partido em municípios com mais de 150 mil eleitores. A legenda quer, com as eleições de outubro, aprofundar sua participação nas médias e grandes cidades brasileiras e também capitais, mesmo que para alcançar o objetivo o partido tenha que fazer acordos políticos com o PSD, de Gilberto Kassab.
"A orientação é fazermos a cabeça de chapa nessas cidades", afirmou o secretário de Relações Institucionais do partido, Geraldo Magela. A princípio, o PT buscará o maior leque de alianças para cumprir esse objetivo.
Dentre as capitais, o PT está de olho, além de manter as atuais, em conquistar Porto Alegre, Salvador e São Paulo. O partido também trabalha para aumentar sua presença no interior em Estados em que, estrategicamente, compense renunciar a uma candidatura na capital.
Um caso ilustrativo é Belo Horizonte. Lá o partido deve apoiar a reeleição do socialista Márcio Lacerda. Mas espera contar com apoio para, por exemplo, fazer do deputado federal Gilmar Machado, atual vice-líder do governo no Congresso, prefeito de Uberlândia, cidade do triângulo mineiro e segundo maior colégio eleitorado do Estado, com mais de 420 mil eleitores.
"Vamos ter que compor as alianças em cima do programa dos partidos", avisou Eduardo Pereira, prefeito de Várzea Grande (SP) e um dos coordenadores das prefeituras petistas no Estado. Pereira disse que não recusa sequer a aliança com o PSD, de Gilberto Kassab. Desde que, frisou, o novo partido se sujeite ao projeto do PT. Os petistas querem aumentar a pequena participação no Estado: administra apenas 60 das 645 prefeituras, muitas delas sem grande importância política.
Na Bahia, o PT pretende crescer com a ajuda do PSD em cima do "carlismo", do DEM, e do PMDB, do cacique Geddel Vieira Lima. Em 2008, a legenda elegeu 69 prefeitos, mas agora já conta com 81. A meta para outubro é eleger pelo menos cem prefeitos. Uma articulação operada pelo vice-governador baiano, Otto Alencar, cacique do PSD no Estado, reduziu ainda mais as duas legendas.
"O PSD atuou muito no espaço que antes era ocupado pelo DEM", afirmou Moema Gramacho, uma das coordenadoras das prefeituras do PT no Nordeste e prefeita de Lauro de Freitas (BA). O PT espera aumentar em 20%, nas contas de Moema, a participação dos 300 prefeitos aliados ao governador Jaques Wagner. O Estado tem 417 municípios.
Entre os dias 14 e 16 de março, o PT marcou novo encontro com prefeitos em São Paulo. A ideia é apresentar no evento um conjunto de ações que os prefeitos petistas têm desenvolvido nos seus municípios.


Fonte:O Diário de Mogi

e-mails do leitor Casamento


Em meus muitos contatos com evangélicos e protestantes procuro conduzir o debate para o que nos une, como por exemplo, a defesa da vida, que começa pelo gerador, matriz em latim, donde matrimônio (sem possibilidade de geração, não é casamento). Para a maioria das religiões, o casamento é sagrado, um projeto de Deus. Para a Igreja Católica, o Matrimônio é um Sacramento e é tratado em 56 parágrafos do Catecismo. 
No Brasil, todos dizem que somos exemplo de convivência pacífica, como a de judeus e árabes na cidade de São Paulo. Não seria apenas um indicativo de indiferença? Vejamos o que está acontecendo nos Estados Unidos da América: líderes religiosos uniram-se para promover a defesa do matrimônio (cf. zenit.org). 
Assinaram o documento "Matrimônio e Liberdade Religiosa: princípios fundamentais que crescem ou caem juntos". É uma excelente ação e a tempo de comemorar-se o Dia Mundial do Matrimônio, em 12 de fevereiro. Se para as igrejas americanas o matrimônio e a liberdade religiosa estão em crise, o mesmo não acontece por aqui? Não estão ameaçados por leis que pretendem converter a liberdade religiosa em ato homofóbico? 
Se as religiões sérias não se unirem, também no Brasil, leis restritivas também poderão ser aprovadas. Como já é o caso das bebidas alcoólicas, já que o Congresso deve aprovar a Lei da Copa, voltando a permitir álcool nos estádios de futebol. Um grande retrocesso, sem dúvida alguma, que se soma à propaganda governamental que omite que a camisinha não protege contra o HPV.


Mario E. Saturno
mariosaturno@uol.com.br


Fonte:Mogi News

Em ascensão


Depois de Neymar, chegou a vez de outro mogiano ser destaque no esporte nacional. O tenista João Olavo Souza, mais conhecido nas quadras como Feijão, foi destaque na editoria de Esportes do portal de notícias R7. Numa ampla entrevista, ele, que é o atual número 98 do ranking profissional, considerado um dos principais nomes do tênis brasileiro, relatou sobre o início da carreira aos nove anos, trajetória e dedicação ao esporte e a vida pessoal. 
Reprodução

Namorada
"Depois que comecei a treinar firme no tênis, nunca consegui ter uma namorada. Viajo demais, não dá tempo. Minha vida hoje é tênis. Namoro a raquete", confidenciou Feijão ao jornalista Fernando Franco na entrevista.


Fonte:Mogi News

Reprovado


Daniel Carvalho



O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo reprovou a prestação de contas apresentadas pelo vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra, durante as eleições de 2010, enquanto candidato a deputado estadual. A decisão saiu na última terça-feira e deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias. 
Recurso
Em conversa com a coluna, Chico Bezerra garantiu que irá recorrer da decisão, já que alguns "pequenos erros" haviam sido corrigidos. Caso não apresente justificativa, Bezerra fica sem receber a quitação eleitoral, uma das exigências para a disputa em outubro deste ano. 


Fonte:Mogi News

Debandada


Divulgação

Aproximadamente de 4 mil pessoas deverão deixar Mogi por meio do terminal rodoviário entre sexta-feira (17) e sábado (18) para aproveitar o carnaval. A previsão é da Socicam Terminais de Passageiros que, sob concessão municipal, administra o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone. Estima-se que cerca de 16 mil pessoas embarquem e desembarquem em Mogi até a Quarta-feira de Cinzas (22). Já foram reservados ônibus extras para os locais mais procurados e, constatada a necessidade, outros serão disponibilizados. Para variar, sabe quais são os destinos mais procurados? Aqueles que têm praia, claro: Bertioga, Santos, Guarujá e Rio de Janeiro. Para obter informações sobre os terminais consulte o site www.socicam.com.br ou ligue para 4790-1962


Fonte:Mogi News

Promoção



Outra mudança que pode ser anunciada é a promoção de capitão a major do bombeiro Marcos Vicente de Paulo, comandante do 2º Grupamento. Apesar de estar em férias, ele participa de um curso na capital e que é preparatório para o cargo. Com a promoção, a ser publicada oficialmente, Marcos Paulo estará apto assumir o comando do futuro Grupamento de Mogi.



Fonte:Mogi News

Bombeiros


Jorge Moraes

Outro setor público que também passa por processo de reestruturação é o Corpo de Bombeiros de Mogi. Prestes a ser elevada à condição de Grupamento, segundo antecipado pela coluna na semana passada, a corporação local passa por algumas mudanças administrativas, como, por exemplo, que todos os postos tenham um comandante, a fim de ter mais autonomia. Em Brás Cubas, que em breve passará a ter também uma base do Samu, os bombeiros respondem ao comando do tenente Plínio de Marco.


Fonte:Mogi News

Concurso



Visita ao Semae auxilia Ouvidoria a dar informações ao público
Outra ação prevista é a realização de um concurso público. O número de vagas e de cargos ainda está sendo definido. Porém, em razão de ser um ano eleitoral, o diretor-geral do Semae, Marcus Melo, tem como prazo final o mês de junho para homologação do concurso e início de convocação dos novos funcionários. Isso significa que até abril deve ser publicado edital do concurso com data das provas. O último concurso da autarquia foi realizado em 2006. Hoje, o Semae tem 316 funcionários. 


Fonte:Mogi News

Reestruturação


Jorge Moraes

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) deve passar, em breve, por uma reforma administrativa. Segundo apurou a coluna, alguns cargos devem ser extintos e outros criados. Um exemplo é a função de leiturista, que há anos não era ocupada na autarquia e que necessitou da terceirização do serviço de leitura dos hidrômetros. 


Fonte:Mogi News

Trânsito Motociclistas vão receber orientações hoje


Ação da Prefeitura tem como objetivo promover a conscientização de condutores para melhorar o trânsito
Divulgação

Motociclistas interessados poderão participar da ação sem precisar apresentar documentos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoverá a ação "Motociclista Cidadão" hoje, na Vila Rubens. O objetivo é fazer atividades de conscientização dos motociclistas da cidade. O evento ocorrerá das 9 às 16 horas, na avenida Fernando Costa, próximo ao cruzamento com a rua Maria Osório do Valle. 
A iniciativa faz parte dos trabalhos da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e busca despertar nos condutores a importância de um comportamento seguro no trânsito. 
O trabalho específico com os motociclistas se explica em números. O volume de motos em Mogi das Cruzes corresponde a 14,8% da frota de veículos atu-almente registrados na cidade. Ainda assim, os motociclistas têm parti-cipação em 23% dos acidentes de trânsito com vítimas registrados no município e correspondem a 36% do número total de feridos.


"A busca por um trânsito mais seguro e humano passa, necessariamente, pela conscientização dos condutores. Por isso, trabalhos como este são importantes. Convidamos todos os motociclistas de Mogi das Cruzes a participar desta atividade, que vai explicar os cuidados que o condutor deve ter com sua motocicleta, a importância da manutenção e o cuidado com a própria saúde", destacou o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.


Durante o evento, mecânicos da Prefeitura farão uma avaliação dos itens básicos de segurança da moto, como parte elétrica, freios, pneus e escapamento. Além disso, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão aferir a pressão arterial dos motociclistas, enquanto funcionários da Secretaria Municipal de Transportes farão as inscrições para os cursos gratuitos de Pilotagem Segura, que são desenvolvidos pela pasta, com aulas práticas e teóricas.


"É importante lembrar que a ´Motociclista Cidadão´ é uma ação educativa, em que não será necessária a apresentação de documentos nem será feita fiscalização. A intenção é mostrar a importância da segurança no trânsito", disse a coordenadora de Educação para o Trânsito, Viviane Cipriano de Melo Pederro.


Mais informações sobre as atividades de Educação para o Trânsito desenvolvidas na cidade podem ser obtidas pelo telefone             (11) 4798-5142 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 4798-5142      end_of_the_skype_highlighting    




Fonte:Mogi News  

Luizinho da Vila: Saúde Banco de Sangue terá equipamento moderno

Luizinho da Vila: Saúde Banco de Sangue terá equipamento moderno: O paciente que passa pelo novo procedimento que será oferecido no Banco de Sangue de Mogi tem uma redução no tempo de tratamento Luana Nog...

Saúde Banco de Sangue terá equipamento moderno


O paciente que passa pelo novo procedimento que será oferecido no Banco de Sangue de Mogi tem uma redução no tempo de tratamento
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Banco de Sangue precisa de mais doações na época do carnaval
O Banco de Sangue de Mogi contará em março com uma nova máquina que beneficiará os pacientes da oncologia e da hematologia. Trata-se de um aparelho de aférese, que será instalado na sede do Banco de Sangue, na Santa Casa de Mogi. O equipamento fará a retirada somente de algumas células do sangue. As plaquetas e as hemácias são as substâncias priorizadas neste procedimento. A expectativa é de que com este serviço o tempo de tratamento dos pacientes seja menor.


A aférese é uma espécie de doação de sangue, que, em vez de retirar todo o sangue, seleciona apenas algumas substâncias. Este processamento é realizado por meio de uma máquina que separa as células necessárias e devolve o restante do sangue para o doador. Este procedimento é mais demorado do que uma doação de sangue comum e leva em média duas horas. A retirada é feita por meio de ciclos, que podem variar de quatro a cinco.
"Com este tipo de doação vou conseguir plaquetas equivalente a oito doadores. Este número é suficiente para atender um paciente. Esta é a maior vantagem do procedimento de aférese dentro da região do Alto Tietê", explicou a biomédica supervisora do Banco de Sangue, Karina Oyadomari. Ela argumenta que além da doação de sangue, a aférese é usada para o tratamento de pacientes internados. "Tenho paciente da oncologia e da hematologia que precisam do procedimento que esta máquina pode fazer. Posso realizar uma troca de hemácias não viáveis do organismo dos pacientes, por exemplo. As hemácias ruins são retiradas, só que devolvo a parte líquida do sangue e reponho hemácias de doador", informou.


O paciente que passa por este procedimento tem uma redução no tempo de tratamento. "Repondo apenas o elemento que o paciente precisa, não tenho que repor o plasma, por exemplo, assim diminuo o tempo de tratamento. A pessoa que ia fazer o procedimento três vezes na semana, durante pelo menos 15 dias, faz isto uma vez a cada 3 ou 4 meses", esclareceu Karina. Ela afirmou que o procedimento estará disponível para os hospitais da região que são conveniados com o Banco de Sangue.


Com a chegada do carnaval, o Banco de Sangue de Mogi precisa de doações para atender os hospitais da região. Interessados devem ir à rua Barão de Jaceguaí, 1148, 1° andar. O atendimento é feito de segunda a sexta das 7h30 às 12 horas. No sábado é preciso agendamento. A estudante Luana de Lima Manso, de 19 anos, decidiu doar sangue na manhã de ontem pela primeira vez. "Na faculdade em que estudo os veteranos realizaram um trote solidário com os calouros", contou.


Fonte:Mogi News

Sistema viário DER pode assumir via Perimetral, diz prefeito


Marco Bertaiolli disse ontem que é o governo do Estado quem deve fazer a manutenção da via e que, por isso, ofereceu a ele a concessão do local
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Bertaiolli entregou ontem a 25ª creche do pacote que prevê 40 unidades. Desta vez, moradores do Jardim Camila foram beneficiados
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) revelou que ofereceu a concessão da via Perimetral para o Estado "em busca de melhorias para o sistema viário da cidade". Durante a inauguração da 25ª creche do pacote de obras que prevê 40 unidades, ele voltou a afirmar que a "responsabilidade pela manutenção deve ser do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), seja transferindo dinheiro para a Prefeitura, para que a administração municipal faça os serviços, ou assumindo diretamente os trabalhos".


"Eu coloquei à disposição do departamento o que eles julgarem ser melhor e mais prático, desde que façam as melhorias direta ou indiretamente. A Prefeitura não vai fazer a manutenção", garantiu Bertaiolli.


Ele explicou que "a Perimetral se transformou na principal ligação de duas estradas estaduais, a Mogi-Dutra (SP-88) e a Mogi Bertioga (SP-98), e isso fez com que houvesse um aumento significativo na circulação de carros". "Quinze mil veículos passaram a utilizar a pista durante um único fim de semana, além de a estrada ser utilizada pelo transporte de contêineres. Não temos condições de fazer a conservação. Ela precisa de um recapeamento completo que custa R$ 15 milhões e eu não posso tirar dinheiro dos cofres da Prefeitura para recapear um local que está servindo mais ao Estado do que ao município", disse. "Não somos nós que cobramos o pedágio na rodovia Ayrton Senna (SP-70), é o Estado. Então, é uma conta injusta que o DER precisa assumir". Segundo ele, "o pedágio urbano é uma proposta da Câmara que precisa ser analisada".


Creche
Bertaiolli inaugurou ontem o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Eliane Hiratsuka, no Jardim Camila. "Já passamos por esta festa de inauguração 25 vezes e é sempre uma alegria. Em três anos, entregamos 25 creches". Na próxima segunda-feira, às 16 horas, será entregue o Ceim Professor Cácio Costa Neves, no Jardim Santos Dumont.


Fonte:Mogi News

Obras no Canudos Buracos incomodam os moradores


Vizinhos do local onde são feitas as obras de canalização do rio reclamam da dificuldade de transitar pelas ruas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Moradores do entorno do córrego dos Canudos reclamam dos buracos causados pelas obras
Os inúmeros buracos nas ruas do entorno da obra do córrego dos Canudos têm incomodado os moradores. As ruas Arara, Anhingã e Sebastião Bruni são algumas vias que apresentam o problema. As pessoas reclamam da dificuldade de transitar pelas áreas e da constante poeira que invade as casas e traz desconforto para as donas de casa.


A dona de casa Fátima Aparecida Machado Batista, de 48 anos, disse que a dificuldade dos moradores da rua Arara é passar pelo local de carro. Ela afirmou que a grande movimentação de veículos acaba levando poeira para as casas. "As ruas estão quebradas, passam muitos caminhões por aqui, o que acaba prejudicando ainda mais. Até mesmo as calçadas estão danificadas, mas ninguém veio arrumar. Outro problema é o pó que entra em casa".


Outro local que é alvo de reclamações é a rua Sebastião Bruni, que segundo os moradores, está intransitável por causa dos buracos e da lama que se formou com as últimas chuvas. "Está horrível, em todo lugar tem buracos e agora, as poças de água tomaram conta do local. Os carros passam e jogam água suja. No meu comércio, o pó também encobre as mercadorias. Acho que pelo menos os buracos podiam ser tapados", argumentou a dona de casa Alexandra Cristina Ferreira da Silva, 34. 
"Os moradores que têm carro reclamam, mas acredito que este problema seja passageiro. Espero que o asfalto seja feito rapidamente. Essa obra será muito boa para todos", disse a dona de casa Maria de Lurdes da Silva, 63, que mora há 30 anos no local.


Por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Mogi, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos esclareceu que a canalização e a urbanização do córrego é uma grande obra que envolve a movimentação de caminhões, o que pode causar alguns transtornos para os moradores, mas o benefício envolvido é muito maior; os serviços estão transformando aquela região, valorizando os bairros e imóveis. Os problemas serão sanados ao término dos trabalhos.




Trânsito
Nesta segunda-feira, às 9 horas, os secretários municipais Nilmar de Cássia Ferreira, de Serviços Urbanos, e Carlos Nakaharada, de Transportes, darão uma entrevista coletiva na rotatória do Spani para detalhar as alterações no trânsito da avenida Francisco Ferreira Lopes, perto do local. As mudanças que acontecerão a partir da semana que vem fazem parte dos trabalhos realizados no córrego dos Canudos.


Fonte:Mogi News

Hospital de Ferraz Mulher denuncia novo caso de erro médico


Michele Barbosa Azevedo, de 35 anos, afirma que filho teve a clavícula quebrada durante parto normal e que ela sente dores na barriga até hoje
Ariane Noronha 
Da Redação
Daniel Carvalho

Outros dois casos de problemas em atendimento foram relatados
Outra denúncia contra o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos foi feita ao Mogi News. Desta vez, a história é da moradora de Poá, Michele Barbosa Azevedo, de 35 anos, que ganhou seu filho na unidade em setembro do ano passado e diz ter sido obrigada a se submeter ao parto normal, mesmo a criança pesando 4,2 quilos. O menino, que hoje está com quatro meses, teve a clavícula quebrada durante o parto e a mãe sente dores na barriga até hoje. Essa é a terceira reclamação de erro médico contra a unidade relatada na mesma semana
"O parto era para ser cesariana porque meu filho nasceu grande. Eles quebraram a clavícula dele durante o parto justamente por causa isso. Eu, desde aquele dia, também não sou mais a mesma. Tenho dores na bexiga e na barriga", relatou a porteira. Indignada, Michele afirmou que vai fazer um Boletim de Ocorrência (BO) do ocorrido para denunciar o suposto erro da unidade. "Cheguei ao hospital com sangramento e com meio dedo de dilatação. Depois de um tempo, entrei em trabalho de parto e forçaram o nascimento por meio do parto normal".


Estado
A Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio da assessoria de Imprensa, que a paciente foi acompanhada por uma equipe médica e passou por exames que indicaram que ela teria condições de ser submetida a parto normal. Sobre as dores que Michele alegou ter, a assessoria informou: "após o parto, em nenhum momento a paciente voltou à unidade se queixando do problema e não existe queixa formalizada feita por ela na Ouvidoria do hospital". 
Somente nessa semana outras duas denúncias foram feitas ao Mogi News. A dona de casa Marlene Silva, 35, deu entrada na unidade. O médico teria a examinado e alegou que o bebê não estava vivo. Medicamentos abortivos foram dados à paciente e, 12 horas depois, o mesmo médico que atestou o óbito teria ouvido o coração da criança. A criança não resistiu. Outro caso é de Paulo Barbosa de Viveiros, 8, que foi encaminhado para a unidade, depois de ter sido atropelado. O garoto possuía ferimentos na cabeça, mas teria ficado cinco dias sem atendimento específico. Após o quadro se agravar, ele foi encaminhado para o Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi, onde permanece internado.


Fonte:Mogi News

Primeira eliminatória do concurso Garota Verão


Jorge Moraes

A primeira eliminatória do concurso Garota Verão Diário do Alto Tietê 2012 ocorreu ontem no Centro de Artes Lilian Gumieiro, em Mogi das Cruzes, e selecionou 17 meninas. Todas desfilaram em trajes de banho e foram avaliadas por um júri formado pelo diretor de Marketing do Grupo Mogi News, Salatiel Moraes, a gerente-administrativa do Grupo MN, Ana Patrícia Martins, a coordenadora de Marketing do Grupo MN, Jéssica Melli, e a proprietária do local, Lilian Gumieiro. Foram avaliados beleza, simpatia, carisma e desenvoltura. A próxima etapa será a final, marcada para 25 de fevereiro, no Sesi de Brás Cubas. A menina que levar a maior torcida e mais animada vai ganhar um prêmio surpresa.


Fonte:Mogi News

Imagem do dia Viadutos: novo prazo é outubro


Até setembro, devem ser finalizadas desapropriações necessárias e que serão bancadas pelo governo federal
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Duas cancelas terão fim
A construção dos dois viadutos sobre a linha férrea em Mogi das Cruzes poderá ter início em outubro deste ano. O prazo foi informado pelo deputado federal Junji Abe (PSD) e confirmado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa. 
Junji teve acesso à nova data após receber a resposta do requerimento de informações apresentado em agosto do ano passado.


Até setembro, deverão ser finalizadas as desapropriações necessárias. Segundo o Dnit, "por se tratar de uma obra federal, que ocupará áreas privadas, quem paga pelas desapropriações é o próprio governo federal, uma vez que os terrenos passam para o patrimônio da União. O que deverá ficar a cargo da Prefeitura é o acompanhamento dos procedimentos judiciais, em um Fórum da cidade". 
"Somente com base no projeto executivo (ainda não concluído), é que será possível determinar exatamente as necessidades de desapropriações, ou seja, as dimensões das áreas, número de proprietários e por último as datas e os valores, que terá como base os dados de mercado e a negociação direta com os proprietários", explica a nota encaminhada pelo Dnit. De acordo com as respostas fornecidas a Junji, as desapropriações custarão R$ 12 milhões.


O detalhamento do Projeto Executivo de Engenharia deverá ser licitado até março e tem prazo de conclusão de seis meses. O principal entrave ainda é a contratação de empresa supervisora das obras, ainda sem previsão. 


Contrato
O contrato para execução das obras, celebrado entre Dnit e o Consórcio SPA/Tejofran/Convap, está suspenso desde 14 de julho do ano passado, após denúncias de corrupção envolvendo o Ministério dos Transportes e o deputado federal mogiano Valdemar Costa Neto (PR).


Revisão
Segundo o Departamento de Infraestrutura Ferroviária (DIF), a decisão de contratar o projeto executivo antes de dar início à construção visa reduzir a necessidade de revisão do plano durante os trabalhos e eventuais atrasos no cronograma. A construção dos viadutos sobre a linha férrea - um na Avenida Cavalheiro Nami Jafet (Vila Industrial) e outro em Jundiapeba - tem custo de R$ 48,4 milhões.


Fonte:Mogi News

No centro Policial é acusado de atirar contra travesti


PM teria o agredido e disparado depois que o travesti disse que não faria com ele um programa sexual. Oficial pode ser expulso da corporação
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Travesti estava trabalhando com "programas" próximo ao Mercadão quando foi abordado pelo PM
Um cabeleireiro de 25 a-nos, que trabalha à noite como garoto de programa travestido de mulher, procurou a Polícia Civil para denunciar um caso de agressão e disparo de arma de fogo. Segundo ele, um policial militar o teria agredido e disparado um tiro no chão após ele se recusar a fazer um programa sexual. Caso o militar seja identificado, ele corre o risco de ser expulso da Polícia Militar.


O caso foi registrado na madrugada de ontem no 1° DP, no Parque Monte Líbano. Em depoimento na delegacia, o travesti contou que estava na rua Coronel Souza Franco, no centro, próximo ao Mercado Municipal, quando um Fiat Uno azul se aproximou.


Dentro do veículo, estava um homem, que, segundo o travesti, é policial. O militar o teria convidado para fazer um programa sexual, mas ele não teria aceitado. Diante da recusa, de acordo com o depoimento do cabeleireiro, o PM teria puxado a arma e o agredido com uma coronhada na cabeça.


Ao perceber a agressão, outro travesti, que estava no mesmo ponto que a vítima, teria se aproximado. Nesse momento, o policial teria feito um disparo com a arma em direção ao chão e fugido. O disparo não atingiu ninguém.


Assim que o veículo partiu, os travestis recolheram a cápsula, que pertence a uma pistola ponto 40, e a levaram para a delegacia. O projétil foi apreendido e deve ser levado para perícia técnica no Instituto de Criminalística (IC) de Mogi das Cruzes.


PM
Segundo o Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), se o autor do disparo for realmente um militar e tiver usado munição do Estado para atirar contra as vítimas, é possível que em breve ele seja identificado. "As munições são numeradas, por isso, temos como fazer o rastreamento dessa cápsula e saber quem foi o autor do disparo. Se for comprovado que se trata de um policial militar, ele pode até ser expulso da corporação", explicou a porta-voz do CPA/M-12, tenente Brenda Benites Dias.


Fonte:Mogi News

Deputado André do Prado conquista R$ 1,2 milhão para construção de creche em Santa Isabel




CRECHE 3.jpg
Parlamentar articula e conquista uma creche para o município
A cidade de Santa Isabel vai ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil. O deputado estadual André do Prado (PR) conquistou a inclusão do município na primeira etapa do Programa Creche Escola, resultando em mais um beneficio para Santa Isabel que é a aquisição de uma creche. O prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) assinou ontem (8) o termo de adesão na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.


O governo do Estado selecionou 160 cidades para a primeira etapa do programa com base em critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). Como Santa Isabel ficou fora dessa fase, o município solicitou apoio do deputado para que também fosse contemplado imediatamente. Diante do trabalho e articulação do parlamentar, que várias vezes reivindicou a demanda, as Secretarias de Educação e Assistência Social efetuaram o termo de adesão, ao qual possibilitará que a cidade receba uma creche.


O deputado André do Prado enfatizou que a comunidade isabelense é privilegiada por contar com mais esse serviço educacional, que, segundo ele, tem por objetivo beneficiar mães ou responsáveis que precisam trabalhar e não têm com quem deixar as crianças.


“As creches são destinadas para o atendimento das crianças de zero a três anos, podendo estender-se a menores com seis anos de idade onde não haja atendimento pré-escolar disponibilizado para essa faixa etária. Os primeiros anos de vida são os mais importantes para o aprendizado, porém grande parte das mães com filhos de até seis anos não conseguem vagas em escolas públicas para suas crianças. A situação é ainda pior para as mães que dependem de vagas em creches. Portanto, são recursos essenciais para a viabilização de obras e de ações que irão impactar positivamente a vida de muitas crianças”, disse o deputado.


Já a secretária de Educação de Santa Isabel, Sonia Maria de Paula Geraldo, acrescentou: “A creche é de total importância para o município. O número de pedidos por vagas na Educação Infantil é muito grande, por isso solicitamos a ajuda do deputado André do Prado para que Santa Isabel fosse inclusa na primeira fase do programa”, disse.


Além da secretária, o vereador Silvio Adriano (PR) também participou da assinatura do termo de adesão. “Com as creches, as famílias vão poder contar com profissionais para cuidar de suas crianças, o que vai dar mais tranquilidade aos pais”, destacou.


 A cidade deve comprovar agora a existência de propriedade municipal, apresentar o plano de trabalho da unidade e se comprometer a custear as despesas para o funcionamento da creche.


O programa realizado pelas Secretarias Estaduais de Educação e Desenvolvimento Social permite que a cidade contemplada escolha entre três modelos. Segundo Sonia, o município sinalizou interesse no equipamento de maior porte. A creche tem custo médio de R$ 1,2 milhão e atende de 80 a 150 crianças. “O Centro ou o Bairro Jaguari vai ser escolhido para receber a creche”, disse a secretária.


Clarissa Johara


Gabinete do deputado André do Prado