quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Revisor do mensalão condena cinco e absolve três por lavagem de dinheiro


Revisor do mensalão condena cinco e absolve três por lavagem de dinheiro
Diário de Suzano ed.: 9306 - 13 de setembro de 2012
O ministro-revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, condenou ontem cinco réus da ação penal por lavagem de dinheiro, entre eles Marcos Valério, acusado de ser o operador do esquema de pagamento de propina a parlamentares, e integrantes da cúpula do Banco Rural.
Além de Marcos Valério, Lewandowski entendeu que os sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz participaram do crime. Ele também votou pela condenação da acionista e ex-presidente do Rural Kátia Rabello e do ex-vice-presidente da instituição financeira José Roberto Salgado.
Em seu voto, o ministro absolveu Geiza Dias, ex-funcionária de Valério chamada de "mequetrefe" pela defesa, a ex-vice-presidente do Rural Ayanna Tenório e o atual vice Vinícius Samarane, também acusados de lavagem.
Lewandowski é o segundo a votar no item da denúncia que trata dos delitos de lavagem de dinheiro que teriam sido cometidos na tentativa de dissimular a origem dos recursos usados no esquema de compra de votos de parlamentares operado por Marcos Valério.
Na última segunda, o relator da ação penal, Joaquim Barbosa, pediu a condenação de nove dos 10 réus acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por lavagem de dinheiro - ele só inocentou Ayanna Tenório.
Ao votar pela condenação da ex-presidente do Banco Rural, Lewandowski argumentou que as provas constantes dos autos demonstram “claramente” a tentativa de dissimular saques fraudulentos.
De acordo com a denúncia, o Banco Rural ajudou as agências de Valério na ocultação de saques feitos por políticos em agências da instituição. O dinheiro sacado, diz a Procuradoria Geral da República, foi utilizado para o pagamento de propina em troca de apoio político ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso. 
“Bem revisados os autos, entendo que a materialidade delitiva dos inúmeros e sequenciais crimes de lavagem de capitais encontram-se claramente consubstanciados nos autos,” afirmou Lewandowski.
Segundo ele, não seria "crível" que Kátia Rabello desconhecesse as operações, sendo presidente da instituição financeira. O ministro destacou ainda que a ré mantinha "estreito relacionamento" com Marcos Valério. 
"A prova amealhada nos autos, seja na fase extrajudicial, seja em juízo, indica estreito relacionamento com Marcos Valério, cujas empresas eram sacadoras das sucessivas operações de lavagem de dinheiro", disse. A mesma argumentação foi utilizada para condenar Valério.
Em relação a José Roberto Salgado, ex-vice-presidente do Banco Rural, o revisor Ricardo Lewandowski diz que há provas de que houve lavagem de dinheiro. Para o revisor, Salgado deixou de notificar saques suspeitos aos órgãos de controle.
"Ciente de que recursos empregados provinham de empréstimos fraudulentos, José Roberto Salgado atuou para que grandes somas de dinheiro fossem repassadas a terceiros sem que fossem noticiados aos órgãos de controle".


Fonte:O Diário de Suzano

Tribunal de Justiça de SP vai garantir quatro varas judiciais para Suzano


Tribunal de Justiça de SP vai garantir quatro varas judiciais para Suzano
Diário de Suzano ed.: 9306 - 13 de setembro de 2012

O Fórum de Suzano deverá ganhar quatro novas Varas Judiciais. Durante audiência realizada nesta semana, o deputado estadual Estevam Galvão (DEM) e os magistrados Daniel Fabretti (3ª Vara Cível e diretor do Fórum) e Iberê de Castro Dias (1ª Cível), fizeram o pedido ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Ivan Sartori, que se comprometeu a agilizar a situação.
Atualmente já se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar 61/2011, de autoria do TJ-SP, que prevê a criação de duas novas varas para Suzano, solicitado na época por Estevam Galvão. Desta forma, o presidente do tribunal criará agora uma emenda a este projeto incluindo outras duas Varas.
"Realizamos a audiência com o presidente do TJ-SP para mostrar a necessidade de instalação de quatro varas, e não duas, como engloba o projeto. O desembargador garantiu que criará as quatro Varas, fazendo uma emenda ao projeto e garantindo as duas excedentes", explicou o deputado estadual.
De acordo com Fabretti, a situação ainda é inicial. Mas é importante que este passo seja dado. "Cada vara judicial é um órgão público, então precisa ser criada primeiro por lei, para depois ser instalada", comentou Fabretti. "Neste primeiro momento nós estamos solicitando a criação da lei, já que este projeto dispõe sobre a criação de varas judiciais em todo o Estado de São Paulo. Após este período é que o Tribunal de Justiça determina a instalação".
O diretor do Fórum explicou ainda que a solicitação não determina quais serão áreas de atuação das novas varas. "No projeto em tramitação, as duas varas constam sem definição de competência. Assim, o TJ-SP definiria por meio de resolução a sua competência, os juizes titulares e funcionários. E estas duas varas incluídas agora funcionariam da mesma forma", afirmou. "Portanto, antes de instaladas, verifica-se as prioridades. Então pode ser uma vara da família, da fazenda, mais uma cível, mais uma criminal. Vai depender da prioridade".

Fonte:O Diário de Suzano

Helbor recebe Master Imobiliário


Helbor recebe Master Imobiliário
QUI, 13 DE SETEMBRO DE 2012 00:57
A-A+

Bertaiolli, Henry Borenstein, Mauro Dottori e José Alcides Munhoz durante entrega do prêmio / Foto Helio Noro - Divulgação

A incorporadora Helbor Empreendimentos S.A. e a MPD Engenharia receberam na noite desta quarta-feira (12), em São Paulo, em cerimônia que reuniu mais de 2 mil pessoas, no Clube Monte Líbano, o Prêmio Master Imobiliário 2012, na categoria Profissionais Vendas. A conquista se deve ao sucesso de comercialização do empreendimento Helbor Concept, que está em construção ao lado do Mogi Shopping, cujas unidades de suas três torres - uma de salas comerciais, uma de lajes corporativas e outra de apartamentos - foram vendidas em apenas sete horas.
A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, para quem “um empreendimento deste porte destaca Mogi entre as maiores cidades paulistas e a coloca entre as mais importantes do País”.
Em entrevista exclusiva a O Diário, o presidente da Helbor, o economista Henrique Borenstein, falou da satisfação de ver a empresa que fundou há 35 anos conquistar seu quinto Master, desta vez com um case de Mogi das Cruzes.

Fonte:O Diário de Mogi

Uma praça abandonada e as lições da professora Terezinha


Uma praça abandonada e as lições da professora Terezinha


Com a autoridade de quem passou boa parte dos seus 70 anos ensinando seus alunos a respeitar o meio ambiente, em escolas da Cidade, a professora aposentada Terezinha de Jesus Silva Too, moradora das proximidades da Praça Francisco Urbano, em Braz Cubas, liga e chama a atenção do colunista para o abandono em que se encontra aquele local. Ela diz que há algum tempo deixou de frequentar aquele espaço, em razão da desatenção das autoridades. Dona Terezinha lembra que o local já não tem mais flores e nem recebe os cuidados que ela vê em outras praças da Cidade. Os bancos estão sem pintura e nem mesmo as antigas árvores recebem a atenção que poderia ajudá-las a ter vida mais longa. O piso apresenta irregularidades e os sinais de abandono estão por toda a parte. Os cavaletes de políticos ali colocados ajudam a criar um cenário desolador, que a professora não tem coragem sequer de observar. Dia desses, conta ela, ao passar pelo Socorro, viu uma praça sendo cuidada, com bancos recebendo demão de tinta. “Eu fiquei feliz pelos moradores de lá, mas triste com a situação da nossa praça, em Braz Cubas”, contou ela, incomodada com os sinais de degradação em outros locais da Cidade, como a Praça Oswaldo Cruz.
Leia coluna completa na edição impressa

ORIGINAL Em Ponta Grossa, no Paraná, um candidato decide substituir os incômodos cavaletes por latões para se colocar o lixo urbano. A ideia foi bem recebida pelos eleitores / Foto Reprodução Facebook

Fonte:O Diário de Mogi

Nova diretoria


Divulgação
Nova diretoria
O Conselho Municipal do Idoso de Mogi deverá eleger hoje, a partir das 9 horas, a sua nova diretoria para o biênio 2012/2014. A definição dos membros que estarão à frente do órgão será feita na Casa dos Conselhos, que funciona atrás da Prefeitura de Mogi. A entrada se dá pelo estacionamento.
Colaboradora
A conselheira Juraci Fernandes de Almeida deixará a presidência, mas permanece como conselheira e colaboradora, já que ela tem outras atribuições também como vice-presidente no Conselho Estadual do Idoso e precisa de um tempo maior.


Falta consciência
"Vou estar sempre junto ajudando, independente da cadeira que estarei ocupando", afirmou Juraci à coluna. Sobre as políticas públicas voltada para os idosos, ela avaliou que já se avançou muito, de forma lenta: "Ainda faltam muitas políticas que dêem aos idosos condições de vida mais digna. Os gestores públicos ainda não se conscientizaram da realidade e do envelhecimento da população". 

Aprovada
O Conselho Municipal em Mogi é formado por 18 representantes, sendo nove da sociedade civil e outros nove do poder público. Ontem, foi aprovada a lei que cria o fundo estadual do idoso. O Estado de São Paulo não tinha ainda tal lei.

Fonte:Mogi News

Com os maçons


Divulgação
Com os maçons
Caberá ao presidente do Diretório Municipal do PRB de Mogi, Álvaro Nicodemus Sanvido, a tarefa de tentar tirar do candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomano (PRB), que lidera as pesquisas de intenção de votos na Capital, a imagem de político alinhado aos ditames da Igreja Universal.
Na Universal
Sanvido, que é maçon, gravará na Maçonaria em São Paulo uma declaração reforçando que Celso Russomano sempre foi amigo e aliado dos maçons e não apenas da Igreja Universal.


Candidatos
Em Mogi das Cruzes, o PRB tem, entre outros candidatos a vereador, desde o ex-vereador e pastor Roberto de Jesus, o Magrão do Guincho, à transexual Alexandra do Lata Velha, entre outros candidatos, sem nenhum tipo de preconceito.


Mudando a imagem...

"Não existe esta imagem que estão tentando impor a ele, principalmente os adversários políticos. Temos o apoio da Universal, mas também da Assembléia de Deus", garantiu Sanvido à coluna. Nova pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha mostra que Celso Russomano tem 32%, José Serra 20% e Fernando Haddad 17%.

Fonte:Mogi News

Sociedade Civil Rede Nossa Mogi é lançada hoje


Sociedade Civil
Rede Nossa Mogi é lançada hoje
Entidade surge nos moldes da Rede Nossa São Paulo com objetivo de auxiliar na concepção da "cidade sustentável"
Cristina Gomes
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
Mário Sérgio: "vamos trabalhar com participação social, transparência pública e o plano de metas"
Três convidados ilustres participam hoje do lançamento da Rede Nossa Mogi das Cruzes: o empresário e coordenador da Rede Nossa São Paulo Oded Grajew, o jornalista Heródoto Barbeiro e o coordenador de políticas públicas do Instituto Ethos, Felipe Saboya. O evento marcado para as 14 horas, na 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), oficializará a criação do grupo formado por 25 pessoas com destaque na sociedade civil.

Grajew será um dos primeiros a falar e expor o que é o conceito de Cidade Sustentável, que nada mais é do que o acompanhamento das políticas públicas desenvolvidas no município. O grupo realiza uma série de estudos sobre como está a cidade nos mais diferentes segmentos: transporte público, saúde, educação, meio ambiente e outros. O maior trunfo é compor um banco de dados de como está o município nos mais diferentes segmentos.

Felipe Saboya, o segundo convidado, vai tratar do tema sobre Mogi ser uma das subsedes da Copa e o que isso poderá acarretar em termos de benefícios para o recebimento de verbas do governo federal, além de como a cidade poderá acompanhar a aplicação destes valores. Heródoto Barbeiro é um dos incentivadores e entusiastas da Rede Nossa São Paulo. Independente da mídia em que atua, sempre dá espaço para a discussão das propostas.

Além dos visitantes ilustres, os seis candidatos a prefeito de Mogi: Edgar Passos (PSTU), Fernando Muniz (PPS), Jorge Paz (PSOL), Marco Bertaiolli (PSD), Marco Soares (PT) e Mario Berti (PCB) foram convidados e terão, cada um deles, três minutos para falar o que acham do projeto de ´Cidade Sustentável´. Todos eles receberam antecipadamente cópias do projeto para se inteirarem do tema. Ao final da exposição, os prefeituráveis poderão assinar uma carta de compromisso. Aquele que for eleito terá de fazer um plano de metas para a cidade.

O presidente da Rede Nossa Mogi das Cruzes, professor Mário Sérgio de Moraes, também articulista do Mogi News, afirmou que o grupo não tem, de maneira alguma, vinculação política: "A cidade sustentável nada mais é do que a justiça social e vamos trabalhar com três tipos de filosofia: a participação social, a transparência pública e o plano de metas", afirmou.

Após o lançamento, a expectativa é que o primeiro passo seja o treinamento dos integrantes que vão aprender a utilizar um software de mídia digital por onde serão abastecidas as informações e os indicadores sociais da cidade. Mogi terá um banco de dados com informações variadas.

De acordo com Mário Sérgio, os principais movimentos criados em Mogi nos últimos anos como: o Movimento Aterro Não, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e os chacareiros, serão representados neste novo grupo.

Entre os integrantes da Rede Nossa Mogi aparecem como participantes os engenheiros Jamil Hallage, Orlando Pozzani, o advogado Olavo Câmara, Laerte Silva, o arquiteto Paulo Pinhal, entre outros nomes de representantes com atuação na sociedade civil.


Fonte:Mogi News

Mogi-guarulhos Linha atenderá 150 pessoas por dia


Mogi-guarulhos
Linha atenderá 150 pessoas por dia
Divulgação
Modelo de ônibus usado nessa viagem será parecido com os demais que saem do terminal
Está confirmado para as 5h30 deste sábado a viagem inaugural da nova linha 800TRO Mogi das Cruzes (Terminal Rodoviário Geraldo Scavone) - Guarulhos (Aeroporto Internacional de São Paulo). Será a primeira de uma série de viagens que um ônibus rodoviário, executivo, fará de Mogi das Cruzes até o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. A estimativa é de que sejam transportados 150 passageiros por dia e 3.500 por mês. 
De acordo com a Asses-soria de Imprensa da Em-presa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a nova linha faz parte da modalidade de serviço Regular Seletivo e, portanto, não prevê reserva de lugares. 
A previsão é de que sejam realizadas dez viagens durante a semana do Terminal Geraldo Scavone, em Mogi, com destino a Guarulhos, e cada uma das partidas terá intervalo de uma hora e meia: 5h30; 7h; 8h30; 10h; 11h30; 14h; 15h30; 17h; 19h30; e 21h. Aos domingos e feriados, devem ser realizadas cinco partidas: às 5h, às 9h, às 13h, às 17h e às 21h. 
"É importante destacar que a linha atenderá todos os pontos de parada ao longo do seu itinerário", reforçou a EMTU, por meio de sua Assessoria de Imprensa, descartando que, apesar de aparentemente ser do tipo "executivo", o ônibus da linha 800TRO Mogi não será expresso, isto é, com ida direta de uma cidade a outra. 
O Consórcio Unileste ficará responsável pelas viagens, operando com dois ônibus rodoviários. 
A nova linha, que passará pelas rodovias Ayrton Senna (SP-88) e Hélio Smidt (SP-19), foi anunciada no início deste mês pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandyr Fernandes, em visita à cidade. Segundo ele, a medida decorreu após muita insistência do prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD). 
A tarifa desta viagem será de R$ 10,35. (N.A.)

Fonte:Mogi News