quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sociedade Civil Rede Nossa Mogi é lançada hoje


Sociedade Civil
Rede Nossa Mogi é lançada hoje
Entidade surge nos moldes da Rede Nossa São Paulo com objetivo de auxiliar na concepção da "cidade sustentável"
Cristina Gomes
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
Mário Sérgio: "vamos trabalhar com participação social, transparência pública e o plano de metas"
Três convidados ilustres participam hoje do lançamento da Rede Nossa Mogi das Cruzes: o empresário e coordenador da Rede Nossa São Paulo Oded Grajew, o jornalista Heródoto Barbeiro e o coordenador de políticas públicas do Instituto Ethos, Felipe Saboya. O evento marcado para as 14 horas, na 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), oficializará a criação do grupo formado por 25 pessoas com destaque na sociedade civil.

Grajew será um dos primeiros a falar e expor o que é o conceito de Cidade Sustentável, que nada mais é do que o acompanhamento das políticas públicas desenvolvidas no município. O grupo realiza uma série de estudos sobre como está a cidade nos mais diferentes segmentos: transporte público, saúde, educação, meio ambiente e outros. O maior trunfo é compor um banco de dados de como está o município nos mais diferentes segmentos.

Felipe Saboya, o segundo convidado, vai tratar do tema sobre Mogi ser uma das subsedes da Copa e o que isso poderá acarretar em termos de benefícios para o recebimento de verbas do governo federal, além de como a cidade poderá acompanhar a aplicação destes valores. Heródoto Barbeiro é um dos incentivadores e entusiastas da Rede Nossa São Paulo. Independente da mídia em que atua, sempre dá espaço para a discussão das propostas.

Além dos visitantes ilustres, os seis candidatos a prefeito de Mogi: Edgar Passos (PSTU), Fernando Muniz (PPS), Jorge Paz (PSOL), Marco Bertaiolli (PSD), Marco Soares (PT) e Mario Berti (PCB) foram convidados e terão, cada um deles, três minutos para falar o que acham do projeto de ´Cidade Sustentável´. Todos eles receberam antecipadamente cópias do projeto para se inteirarem do tema. Ao final da exposição, os prefeituráveis poderão assinar uma carta de compromisso. Aquele que for eleito terá de fazer um plano de metas para a cidade.

O presidente da Rede Nossa Mogi das Cruzes, professor Mário Sérgio de Moraes, também articulista do Mogi News, afirmou que o grupo não tem, de maneira alguma, vinculação política: "A cidade sustentável nada mais é do que a justiça social e vamos trabalhar com três tipos de filosofia: a participação social, a transparência pública e o plano de metas", afirmou.

Após o lançamento, a expectativa é que o primeiro passo seja o treinamento dos integrantes que vão aprender a utilizar um software de mídia digital por onde serão abastecidas as informações e os indicadores sociais da cidade. Mogi terá um banco de dados com informações variadas.

De acordo com Mário Sérgio, os principais movimentos criados em Mogi nos últimos anos como: o Movimento Aterro Não, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e os chacareiros, serão representados neste novo grupo.

Entre os integrantes da Rede Nossa Mogi aparecem como participantes os engenheiros Jamil Hallage, Orlando Pozzani, o advogado Olavo Câmara, Laerte Silva, o arquiteto Paulo Pinhal, entre outros nomes de representantes com atuação na sociedade civil.


Fonte:Mogi News