quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Instalação de um Sesc em Mogi das Cruzes é aprovada durante audiência pública População presente abriu debate sobre vários assuntos e teve a oportunidade de colocar sua opinião sobre o tema

Por de Mogi03 OUT 2017 - 20h01

Prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), participou da abertura da audiência e, em sua fala, reiterou que é favor de um Sesc para a cidade
Foto: Ney Sarmento/PMMC

Um total de 220 votos a favor, seis contra e 23 abstenções. Este foi o resultado da audiência pública, realizada na noite desta segunda-feira (2), para debater o projeto de instalação de uma unidade Sesc em Mogi das Cruzes. O Theatro Vasques, que tem capacidade para receber 300 pessoas, ficou praticamente lotado para esta, que foi mais uma etapa das consultas públicas realizadas na cidade a respeito do tema.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), participou da abertura da audiência e, em sua fala, reiterou que é favor de um Sesc para a cidade. “Sou o defensor número 1 de um Sesc em Mogi das Cruzes, pois entendo os benefícios que um equipamento como este traria à população da cidade. Logo, deixo aqui registrado mais uma vez meu posicionamento favorável, lembrando que as negociações estão ocorrendo de forma muito aberta a transparente”, destacou.

O secretário municipal de Cultura e coordenador municipal de Turismo, Mateus Sartori, conduziu a parte técnica da audiência pública e destacou os atributos e características de uma unidade Sesc. A nova unidade, conforme explanado por Sartori, teria um investimento aproximado de R$ 120 milhões na construção, mais R$ 60 milhões aplicados por ano em programação cultural, esportiva, social e turística. Os recursos, como ressaltado pelo secretário, partiriam inteiramente do Sesc, não da Prefeitura.

No discurso, ele lembrou que uma unidade Sesc geraria aproximadamente 300 empregos diretos e 200 indiretos, contribuindo, logo, para a economia local. E o local já definido pelo Sesc como mais adequado para receber o equipamento é a área onde hoje funciona o Centro Esportivo do Socorro. Para fazer a cessão do tereno, os departamentos jurídicos da Prefeitura, Câmara Municipal e Sesc estão em tratativas.

Sartori apresentou também um estudo de atendimento ao público, comparando o número de pessoas beneficiadas atualmente no Centro Esportivo do Socorro com quantos poderiam se beneficiar com um Sesc. São, atualmente, cerca de mil usuários/mês. Já com um Sesc ali implantado, a projeção é atender até 30 mil pessoas/mês.

A população presente abriu debate sobre vários assuntos e teve a oportunidade de colocar sua opinião sobre o tema. O arquiteto Paulo Pinhal, por exemplo, defendeu a importância de um Sesc para a cidade, lembrando que trata-se de um equipamento de transformação social.

Já Jair Pedrosa, que comanda, junto a Ribamar Junior, a página “Sesc em Mogi Já”, no Facebook, defendeu a relevância de um Sesc, lembrando que uma unidade da rede oferece mais de 50% de suas atividades gratuitamente, independentemente de o usuário ser ou não ligado à área do comércio. Falou também sobre a importância da localização escolhida para a unidade, por ser muito acessível e já atendida pelo sistema de transporte coletivo municipal.

Mário Berti, que também é presença constante nos debates sobre assuntos de interesse geral da cidade, lembrou que a cidade está se modernizando e o que Sesc dialoga com este universo. Pontuou ainda que atualmente uma cidadedesprovida de universidades, equipamentos de cultura e mobilidade está fadada à retração.

Já Silvio Marques fez sua defesa a partir de um relato pessoal, contando que já fez parte de grupos de teatro que circularam em vários teatros Sesc. Segundo ele, a experiência foi transformadora e garantiu um grande crescimento pessoal.

Jocimar Valuci de Figueiredo foi um dos poucos que se declarou contra um Sesc. Seu posicionamento, contudo, foi baseado em apenas um aspecto: a perda dos campos de futebol do Centro Esportivo do Socorro. A ele, foi explicado que a cidade dispõe de muitas outras quadras, campos e espaços esportivos de uma forma geral, como o Parque da Cidade, inaugurado há menos de um ano e também os diversos espaços feitos em Jundiapeba, como a Praça da Liberdade.

Sobre o questionamento do que vai acontecer com as pessoas que já fazem atividades no Centro Esportivo do Socorro, que é um dos mais recorrentes dentro de toda essa discussão, o próprio prefeito destacou que ninguém ficará desassistido. Muitas atividades hoje oferecidas no Centro Esportivo serão absorvidas pelo Sesc. Já as que não puderem ser absorvidas, serão transferidas para outro local. Nenhum serviço, logo, será suspenso ou paralisado.

A audiência pública foi mais uma etapa dos debates públicos que estão sendo realizados, no âmbito do programa Diálogo Aberto, sobre o assunto Sesc. Até o momento, nove reuniões já foram realizadas e todas tiveram votação favorável ao Sesc. Os encontros foram com os conselhos municipais de Turismo, da Cidade, de Assuntos da Pessoa com Deficiência, de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Promoção da Igualdade Racial. A Associação Mogicruzense de História, Artes e Letras (Amhal) também participou dos debates.

O próximo encontro está marcado para este sábado (07/10), às 10h30, no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, com o Conselho Municipal da Juventude. Já no dia 18 de outubro, às 8h30, haverá mais um, com o Conselho Municipal de Educação. Maia uma reunião está prevista para acontecer, porém ainda sem data e horário definidos, com representantes da rede hoteleira da cidade. 

Fonte:Diário de Suzano

Câmara de Suzano vota divulgação de “Disque-denúncia contra a pedofilia” nesta quarta

 
Câmara também sedia nesta quarta audiência pública para discussão sobre o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2018 a 2021
Foto: Sabrina Silva/Divulgação

A Câmara de Suzano votará nesta quarta-feira (4) o projeto de Lei nº 021/2017, do vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o pastor Alceu Cardoso, que dispõe sobre a divulgação do “Disque-denúncia contra a pedofilia” nos uniformes escolares dos alunos matriculados na rede pública do município. A sessão ordinária tem início às 18 horas, no Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

O segundo item da pauta é o projeto de Lei nº 028/2017, de autoria do vereador Joaquim Rosa (PR), que denomina rua “Carlos Daniel dos Santos” a atual rua 03, do loteamento Jardim Esperança, localizado no distrito de Palmeiras.

As demais proposituras são moções, sendo quatro de aplauso e uma de repúdio.

A moção de aplauso de autoria do vereador Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, parabeniza o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Maurício Loducca, pelo excelente trabalho desenvolvido.

De autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans, são três moções de aplauso. A primeira é destinada a João Bezerra de Lima, o pastor João, fundador da igreja evangélica dos Primogênitos, localizada na Rua José Pereira Pita, 105, no bairro Miguel Badra Baixo.

A segunda moção homenageia o prefeito de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PSDB), pela inauguração do shopping “Itaquá Garden”, realizada no dia 25 de abril, considerando que o espaço gera emprego e renda para munícipes de Itaquá e Suzano.

A terceira parabeniza Luiz Carlos Geraldo, o professor Luizinho, diretor de manutenção regional de Palmeiras, pelo excelente trabalho, organização, empenho e dedicação.

A única moção de repúdio da pauta é contra o Departamento de Estrada e Rodagem (DER), pelos péssimos serviços prestados na cidade, de autoria do vereador André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola.

Audiência pública

A Câmara também sedia nesta quarta audiência pública para discussão do projeto de Lei nº 067/2017, de autoria do Executivo, que estabelece o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2018 a 2021, e define metas e prioridades da administração pública para o exercício do próximo ano. A atividade tem início às 14 horas, no Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Fonte:Diário de Suzano

CIDADES: Novo equipamento deve facilitar plantio de árvores em Mogi

2 de outubro de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Um dos locais escolhidos pela Prefeitura é a Avenida Yoshiteru Onishi, nos bairros Mogilar e Nova Mogilar, que em junho ganhou ipês amarelo, rosa, roxo, araucárias, araticuns e araçás. (Foto: Edson Martins)
Um dos locais escolhidos pela Prefeitura é a Avenida Yoshiteru Onishi, nos bairros Mogilar e Nova Mogilar, que em junho ganhou ipês amarelo, rosa, roxo, araucárias, araticuns e araçás. (Foto: Edson Martins)

LARISSA RODRIGUES
Dentro do programa Mogi+Verde, 6.100 novas árvores foram plantadas em Mogi das Cruzes desde março deste ano. Um dos locais escolhidos pela Prefeitura é a Avenida Yoshiteru Onishi, nos bairros Mogilar e Nova Mogilar, que em junho ganhou ipês amarelo, rosa, roxo, araucárias, araticuns e araçás. Agora, equipadas por um novo maquinário, que deve chegar hoje, as equipes da Administração Municipal poderão dar continuidade ao trabalho de maneira mais prática e eficiente. Assim, a próxima via contemplada será a Avenida Kaoru Hiramatsu, na região do Oropó.

Por lá, serão plantados apenas a mesma espécie arbórea. “Será uma avenida de ipês e, talvez, este plantio comece ainda esta semana. Nós só precisamos ver se conseguiremos, porque a intenção é já plantar árvores grandes, de aproximadamente dois metros”, explicou o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.


Com o novo equipamento, um perfurador de solo que foi adquirido por meio da compensação ambiental, este trabalho poderá ser feito mais rapidamente. “Manualmente conseguíamos abrir de 25 a 30 berços (covas), com a máquina este número pode chegar a 400 em aproximadamente 3 horas. Por isso, agora com este maquinário, o plantio vai acontecer com muito mais facilidade”, disse o responsável pela Pasta.

O arquiteto e paisagista Miguel Campanelli concorda que a arborização em áreas urbanas é de extrema importância para a Cidade. Entretanto, afirma que tudo deve ser feito com muita cautela. “Isso não é algo que se pode fazer da noite para o dia, é preciso ter todo um planejamento, porque para que uma avenida receba o plantio é preciso que uma série de fatores sejam analisados. Como, por exemplo, a fiação e a tubulação próximas”, explicou.

Para que a arborização ocorra de maneira consciente também pela população, a Administração Municipal lançou no final de agosto uma cartilha com dicas e orientações sobre o plantio de árvores na área urbana. Ela mostra, por exemplo, que devem passar por análise da Secretaria os pedidos de poda ou supressão de árvores, localizadas na região urbana e fora da Área de Preservação Permanente (APP), sempre de acordo com a legislação vigente. O processo inclui solicitação, vistoria técnica e, de acordo com o tipo de árvore, ações complementares como compensações ambientais. O documento também informa que, nos casos em que houver risco iminente de queda, é necessário informar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

Os especialistas concordam que o plantio seja essencial para a Cidade. “Além da estética, que a gente consegue perceber agora, com a entrada da primavera, e vê o quanto fica mais bacana. As árvores conseguem também reduzir as ilhas de calor, aumentam as áreas sombreadas e reduzem o monóxido de carbono. Elas ainda atraem pássaros para o Centro, ajudando formar o corredor ecológico, com aves vindas da Serra do Itapeti, indo para a Serra do Mar”, falou Lima.

“É sempre bom lembrar que estas árvores devem ser plantadas em locais que tenham condições de crescer e sobreviver. Mogi tem condições climáticas privilegiadas para o desenvolvimento destas plantas, sejam elas nativas ou exóticas. E todos sabemos o quanto as árvores são essenciais para a espécie humana e, por isso, devemos preservá-las e não apenas plantar por plantar”, completou Campanelli.

Fonte:O Diário de Mogi

CIDADES: IBGE inicia Censo Agropecuário no Alto Tietê

3 de outubro de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Pesquisadores irão percorrer áreas rurais de Mogi, Guararema,  Biritiba e Salesópolis.  (Foto: Arquivo/ O Diário)
Pesquisadores irão percorrer áreas rurais de Mogi, Guararema,
Biritiba e Salesópolis.
(Foto: Arquivo/ O Diário)isa

SILVIA CHIMELLO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta semana a pesquisa para o novo Censo Agropecuário em Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis. A coleta de dados será feita por nove recenseadores que irão percorrer todas as propriedades rurais e estabelecimentos que atuam nesse ramo nos próximos cinco meses. O último levantamento no setor foi feito há 10 anos.

Segundo a coordenadora de subárea do posto do IBGE de Mogi, Angela Yatsugafa, os trabalhos dos recenseadores acontecerão tanto na zona rural como em núcleos urbanos onde são desenvolvidas atividades agropecuárias, como no caso do Botujuru, local que concentra grande número de galpões de produtores de cogumelo.


A coordenadora explica que os recenseadores também usarão como base o pré-cadastro do Censo Agro realizado em 2006 e 2007, com o registro de 2,6 mil propriedades nos quatro municípios que serão pesquisados até maio. Ela preferiu não fazer estimativas sobre crescimento do número de propriedades, já que normalmente não ocorrem muitas mudanças no setor, a não ser de propriedades rurais que foram divididas ou loteadas nessa última década.

Nas abordagens, os recenseadores vão solicitar informações sobre área, tipos de produção e de insumo e agrotóxico utilizados, uso de irrigação, número de empregados, despesas, receitas, entre outros questionamentos. Os resultados do Censo Agropecuário 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Um dos diferenciais neste ano, segundo Ângela, será o uso de tecnologia para as coletas de dados, por meio de um sistema inteiramente digital, com o uso de aplicativo. Os dados serão registrados por Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), com aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE, capaz de mostrar a imagem do setor censitário, localização, posição do recenseador no terreno e endereços dos estabelecimentos a serem recenseados e os novos que passarão por cadastros.

“O sistema tem também um GPS que mostra a posição do recenseador e a rota que ele está percorrendo. A meta para cada um é a de realizar quatro questionários por dia”, observa Ângela. Os recenseadores, que passaram por um treinamento antes do início do trabalho, estarão identificados com um boné, colete e crachá do IBGE. Para informar os produtores sobre esse trabalho e orientar a necessidade de responder os questionários, o IBGE de Mogi está solicitando a colaboração de sindicatos e associações rurais do Município. Mesmo assim, para evitar problemas e esclarecer qualquer tipo de dúvida, a pessoa pode entrar em contato com o número 08007218181.

Fonte:O Diário de Mogi

Língua Portuguesa: Caminhão da Energia chega em Guararema

Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, das 10 às 19 horas, o caminhão "Energia da Língua Portuguesa" da EDP Brasil estará em Guararema, proporcionando novas experiências com a exposição interativa sobre rodas, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, que fica na área central do município
Foto: Divulgação


Exposição interativa está na cidade nos dias 11, 12 e 13
Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, das 10 às 19 horas, o caminhão "Energia da Língua Portuguesa" da EDP Brasil estará em Guararema, proporcionando novas experiências com a exposição interativa sobre rodas, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, que fica na área central do município.
Durante os três dias, os visitantes poderão participar das ações do programa. A mostra contará com diversas atividades relacionadas ao idioma, na estrutura móvel de um caminhão. A exposição terá ao todo 300 metros quadrados (m2) e permitirá que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal.
Além disso, os participantes da mostra saberão curiosidades sobre expressões comuns do idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.
O projeto itinerante conta com placas solares fotovoltaicas no teto do caminhão, abordando o tema energia limpa. Painéis de LED em sua extensão ressaltam a importância da preservação dos recursos naturais e os benefícios do uso eficiente da energia.
O espaço interno do projeto conta com várias atividades divertidas e interativas com a língua portuguesa por meio de um visor 360°, onde os países poderão ser 'visitados'. Uma linha de tempo Brasil x Portugal permite conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.
Um gerador de sotaques permitirá a dublagem de trechos de poemas com o sotaque de Portugal ou estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais. O caminhão terá explicações sobre o significado de expressões usadas no dia a dia, como bicho de sete cabeças, as paredes têm ouvidos, pôr a mão no fogo, entre outras.

Fonte:Mogi News