quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CIDADES: Novo equipamento deve facilitar plantio de árvores em Mogi

2 de outubro de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Um dos locais escolhidos pela Prefeitura é a Avenida Yoshiteru Onishi, nos bairros Mogilar e Nova Mogilar, que em junho ganhou ipês amarelo, rosa, roxo, araucárias, araticuns e araçás. (Foto: Edson Martins)
Um dos locais escolhidos pela Prefeitura é a Avenida Yoshiteru Onishi, nos bairros Mogilar e Nova Mogilar, que em junho ganhou ipês amarelo, rosa, roxo, araucárias, araticuns e araçás. (Foto: Edson Martins)

LARISSA RODRIGUES
Dentro do programa Mogi+Verde, 6.100 novas árvores foram plantadas em Mogi das Cruzes desde março deste ano. Um dos locais escolhidos pela Prefeitura é a Avenida Yoshiteru Onishi, nos bairros Mogilar e Nova Mogilar, que em junho ganhou ipês amarelo, rosa, roxo, araucárias, araticuns e araçás. Agora, equipadas por um novo maquinário, que deve chegar hoje, as equipes da Administração Municipal poderão dar continuidade ao trabalho de maneira mais prática e eficiente. Assim, a próxima via contemplada será a Avenida Kaoru Hiramatsu, na região do Oropó.

Por lá, serão plantados apenas a mesma espécie arbórea. “Será uma avenida de ipês e, talvez, este plantio comece ainda esta semana. Nós só precisamos ver se conseguiremos, porque a intenção é já plantar árvores grandes, de aproximadamente dois metros”, explicou o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.


Com o novo equipamento, um perfurador de solo que foi adquirido por meio da compensação ambiental, este trabalho poderá ser feito mais rapidamente. “Manualmente conseguíamos abrir de 25 a 30 berços (covas), com a máquina este número pode chegar a 400 em aproximadamente 3 horas. Por isso, agora com este maquinário, o plantio vai acontecer com muito mais facilidade”, disse o responsável pela Pasta.

O arquiteto e paisagista Miguel Campanelli concorda que a arborização em áreas urbanas é de extrema importância para a Cidade. Entretanto, afirma que tudo deve ser feito com muita cautela. “Isso não é algo que se pode fazer da noite para o dia, é preciso ter todo um planejamento, porque para que uma avenida receba o plantio é preciso que uma série de fatores sejam analisados. Como, por exemplo, a fiação e a tubulação próximas”, explicou.

Para que a arborização ocorra de maneira consciente também pela população, a Administração Municipal lançou no final de agosto uma cartilha com dicas e orientações sobre o plantio de árvores na área urbana. Ela mostra, por exemplo, que devem passar por análise da Secretaria os pedidos de poda ou supressão de árvores, localizadas na região urbana e fora da Área de Preservação Permanente (APP), sempre de acordo com a legislação vigente. O processo inclui solicitação, vistoria técnica e, de acordo com o tipo de árvore, ações complementares como compensações ambientais. O documento também informa que, nos casos em que houver risco iminente de queda, é necessário informar o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil.

Os especialistas concordam que o plantio seja essencial para a Cidade. “Além da estética, que a gente consegue perceber agora, com a entrada da primavera, e vê o quanto fica mais bacana. As árvores conseguem também reduzir as ilhas de calor, aumentam as áreas sombreadas e reduzem o monóxido de carbono. Elas ainda atraem pássaros para o Centro, ajudando formar o corredor ecológico, com aves vindas da Serra do Itapeti, indo para a Serra do Mar”, falou Lima.

“É sempre bom lembrar que estas árvores devem ser plantadas em locais que tenham condições de crescer e sobreviver. Mogi tem condições climáticas privilegiadas para o desenvolvimento destas plantas, sejam elas nativas ou exóticas. E todos sabemos o quanto as árvores são essenciais para a espécie humana e, por isso, devemos preservá-las e não apenas plantar por plantar”, completou Campanelli.

Fonte:O Diário de Mogi