quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CIDADES: IBGE inicia Censo Agropecuário no Alto Tietê

3 de outubro de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Pesquisadores irão percorrer áreas rurais de Mogi, Guararema,  Biritiba e Salesópolis.  (Foto: Arquivo/ O Diário)
Pesquisadores irão percorrer áreas rurais de Mogi, Guararema,
Biritiba e Salesópolis.
(Foto: Arquivo/ O Diário)isa

SILVIA CHIMELLO
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta semana a pesquisa para o novo Censo Agropecuário em Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis. A coleta de dados será feita por nove recenseadores que irão percorrer todas as propriedades rurais e estabelecimentos que atuam nesse ramo nos próximos cinco meses. O último levantamento no setor foi feito há 10 anos.

Segundo a coordenadora de subárea do posto do IBGE de Mogi, Angela Yatsugafa, os trabalhos dos recenseadores acontecerão tanto na zona rural como em núcleos urbanos onde são desenvolvidas atividades agropecuárias, como no caso do Botujuru, local que concentra grande número de galpões de produtores de cogumelo.


A coordenadora explica que os recenseadores também usarão como base o pré-cadastro do Censo Agro realizado em 2006 e 2007, com o registro de 2,6 mil propriedades nos quatro municípios que serão pesquisados até maio. Ela preferiu não fazer estimativas sobre crescimento do número de propriedades, já que normalmente não ocorrem muitas mudanças no setor, a não ser de propriedades rurais que foram divididas ou loteadas nessa última década.

Nas abordagens, os recenseadores vão solicitar informações sobre área, tipos de produção e de insumo e agrotóxico utilizados, uso de irrigação, número de empregados, despesas, receitas, entre outros questionamentos. Os resultados do Censo Agropecuário 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Um dos diferenciais neste ano, segundo Ângela, será o uso de tecnologia para as coletas de dados, por meio de um sistema inteiramente digital, com o uso de aplicativo. Os dados serão registrados por Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), com aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Informática do IBGE, capaz de mostrar a imagem do setor censitário, localização, posição do recenseador no terreno e endereços dos estabelecimentos a serem recenseados e os novos que passarão por cadastros.

“O sistema tem também um GPS que mostra a posição do recenseador e a rota que ele está percorrendo. A meta para cada um é a de realizar quatro questionários por dia”, observa Ângela. Os recenseadores, que passaram por um treinamento antes do início do trabalho, estarão identificados com um boné, colete e crachá do IBGE. Para informar os produtores sobre esse trabalho e orientar a necessidade de responder os questionários, o IBGE de Mogi está solicitando a colaboração de sindicatos e associações rurais do Município. Mesmo assim, para evitar problemas e esclarecer qualquer tipo de dúvida, a pessoa pode entrar em contato com o número 08007218181.

Fonte:O Diário de Mogi