terça-feira, 12 de julho de 2011

'Dnit não esconde os problemas que tem', diz diretor afastado no Senado

Luiz Antônio Pagot negou que PR use o órgão para 'buscar' dinheiro.
Ele fala em comissão sobre denúncias de superfaturamento em obras.
Robson Bonin
Do G1, em Brasília
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  O diretor afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, afirmou nesta terça-feira (12), durante depoimento à Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, ter conhecimento de irregularidades em obras comandadas pela sua gestão, mas afirmou que todas as denúncias são investigadas pelos órgãos de controle.
“Não sou de tapar o sol com a peneira. Não afirmei que não existem ilícitos. Afirmo que nós trabalhamos para corrigir os ilícitos. Nós não escondemos, o Dnit não esconde os problemas que tem”, afirmou Pagot.
O diretor foi afastado da cúpula do ministério após reportagem da revista "Veja" relatar que representantes do PR, partido ao qual pertence o ex-ministro Alfredo Nascimento e a maior parte da cúpula do ministério, funcionários da pasta e de órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento e recebimento de propina por meio de empreiteiras. Nascimento deixou o cargo em razão das denúncias.
Durante mais de quatro horas de depoimento, Pagot classificou de “factoides” as denúncias de suposto superfaturamento em obras comandadas pelo Dnit e disse que “refutava” as acusações. “Inicialmente, quero refutar todas as acusações que são feitas a minha pessoa”, afirmou Pagot, que chegou ao Senado por volta de 8h20, sem falar com a imprensa.
Fiscalização
Para exemplificar a cooperação com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com a Controladoria Geral da União (CGU), Pagot afirmou que sempre “estendeu tapete vermelho” para os órgãos de fiscalização do governo: “Já disse que os órgãos de controle são os anjos da guarda do poder público. Sempre estendemos tapete vermelho para CGU e TCU.”
Pagot citou a CGU, que mantém um gabinete dentro do Dnit para acompanhar as ações do órgão e abre, em média, 300 processos por ano: “A Controladoria Geral da União nunca abriu menos de 300 processos por ano. A média dos últimos dois anos foi de 350 processos. A CGU mantém um gabinete o tempo todo no Dnit. A CGU ela exerce o papel de controle interno, ela nos exige relatórios permanentes e controle permanente.”
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Ainda sobre o controle no órgão, Pagot falou do TCU e até de uma rede de órgãos encabeçada pela Polícia Federal que têm o papel de controlar e acompanhar a execução de obras do Dnit. O diretor afastado afirmou que o órgão é “extremamente controlado”.
“Temos o TCU que atua e faz o controle nos 27 estados. Temos auditoria interna com mais de 40 processos, temos a CGU com mais de 300 processos por ano, e o TCU. Só para responder a esses processos, temos que ter uma boa equipe para dar conta. Do ano passado para cá foi estabelecida uma rede de controle com a PF, a CGU, o TCU que vão fazer não mais o controle, mas a apuração de denúncias sobre execução das obras. O Dnit é um órgão extremamente fiscalizado e extremamente controlado”, disse Pagot.
O diretor afastado do Dnit disse que o órgão tem atualmente mais de mil obras em andamento no país e que os órgãos de fiscalização realizam auditoria de pelo menos 400 contratos: “Neste momento o Dnit executa 1.156 contratos de obras e, desses contratos, 400 vão ser auditados.”
Perguntado se estaria afastado do órgão ou demitido, Pagot afirmou que está de férias, mas que caberá a presidente Dilma Rousseff decidir seu destino: “Sou diretor-geral do Dnit nomeado e estou de férias. Se serei exonerado ao completar esse período ou continuarei como diretor, obviamente, é uma decisão da presidente Dilma Rousseff.”


O diretor afastado do Dnit, Luiz Antônio Pagot,
durante audiência em comissão do Senado (Foto:
Wilson Dias / Agência Brasil)
Partido da República
O diretor afastado do Dnit, Luiz Antônio Pagot, durante audiência em comissão do Senado (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)
O diretor afastado do Dnit afirmou ainda que o PR, partido ao qual é filiado, não utilizou o órgão para benefício próprio. “O PR não utilizou o Dnit para cooptar, para buscar qualquer tipo de mecanismo para buscar dinheiro para seus cofres”, disse Pagot.
Um dos autores do requerimento que convidou Pagot para falar no Senado, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) perguntou ao diretor do órgão sobre os partidos que teriam indicado diretores para o órgão, quis saber a situação do diretor no comando da pasta e citou denúncia da revista “Veja”, na qual a presidente Dilma Rousseff teria dito que o Dnit precisaria de “babás” para manter o controle sobre a evolução de gastos com obras.
Pagot relembrou a reunião com Dilma e argumentou que as obras do Dnit aumentaram de valor devido a ampliação dos projetos, como novas obras que não estavam no projeto inicial. Pagor afirmou que Dilma acompanhava as ações do Dnit quando era chefe da Casa Civil, mas deixou de acompanhar com frequência as ações da pasta após virar presidente e por isso ficou surpresa ao notar o aumento de valores de obras em relação ao período que era coordenadora do PAC.
“Não me surpreendi de ela ter se admirado que algumas obras estavam com o escopo bem superior daquele que constava no PAC. Mas a diferença não é sobre-preço, não é superfaturamento. Não acredito que esse ministério esteja descontrolado”, disse Pagot.


Paulo Bernardo
O senador Aloysio Nunes perguntou a Pagot se o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que foi ministro do Planejamento, influenciou em contratos do Dnit. Luiz Antônio Pagot negou que tenha atuado no comando do órgão para atender a pedidos de interesse de Bernardo.
“O ministro Paulo Bernardo fazia parte do Comitê Gestor [que coordenava obras do PAC]. Então, periodicamente nos encontrávamos. Tanto Paulo Bernardo quanto Mantega [Fazenda], Alfredo Nascimento [ex-Transportes], Paulo Sérgio Passos [atual Transportes], Izabella Teixeira [Meio Ambiente], Carlos Minc [ex-Meio Ambiente], tenho conhecimento dele nessas reuniões. E, especificamente, o Paulo Bernardo. Ele nunca me exigiu e nunca me pediu nada, nem obra. A própria obra de Maringá, que era obra da cidade dele, quem vinha falar comigo era o prefeito”, disse Pagot.
O diretor afastado do Dnit classificou de “factoides” as denúncias de suposto superfaturamento em obras comandadas pelo Dnit e as supostas conversas entre ele e Paulo Bernardo: “Não tem uma palavra dita sobre mim e sobre o ministro Paulo Bernardo. A imprensa é pródiga na invenção desses enunciados, todos os senhores sabem o que estou falando, dessas invencionices e factoides.”


Fonte:G1.com

Paulo Passos assume Transportes e diz querer 'ajustes' na pasta

Paulo Sérgio Passos foi oficializado como titular da pasta na segunda (11).
Novo ministro diz que pode alterar regime de contratação das obras.
Débora Santos
Do G1, em Brasília
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Paulo Sérgio Passos (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)
O novo ministro dos Transportes,Paulo Sérgio
Passos (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)
O novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse nesta terça-feira (12) que pretende fazer "ajustes" na pasta, mas que isso depende de uma decisão da presidente Dilma Rousseff.
"Fazer ajustes significa tomar todas as atitudes que sejam necessárias e isso envolve naturalmente troca de pessoas e modificações em processos", afirmou.
Passos afirmou que entre os ajustes que devem ser feitos está uma mudança no regime de contratação das obras, com o objetivo de reduzir a ocorrência de aditivos aos contratos. De acordo com a lei, por meio desses aditivos, o valor de uma obra pode ser aumentado em até 25%.


Segundo o novo ministro, uma opção em estudo é a adoção do regime de contratação por preço global, pelo qual a obra tem um preço fechado definido de acordo com todas as especificações determinadas pelo projeto executivo no momento da contratação.


Atualmente, as obras públicas são feitas por meio de projetos básicos, por meio do quais os empreendimentos são pagos de acordo com preços unitários dos produtos e serviços utilizados. Esses valores são atualizados periodicamente, o que permite os aditivos.


"Num ambiente de competição, com o projeto executivo feito, ela [contratação por preço global] certamente sairá por um preço mais justo", afirmou Passos. Ele disse ainda que esse regime de contratação já vinha sendo sugerido por ele desde 2009.


Ao ser perguntado se o diretor afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, continuaria no cargo, Passos respondeu que as decisões serão tomadas por Dilma.
"Não posso aqui antecipar uma decisão que é da presidenta Dilma. Seguramente vou estar conversando com ela para ouvir sua orientações, mas não tenho dúvida de que faremos mudanças", disse Passos.
Passos falou sobre a atuação de Pagot no governo e fez uma avaliação positiva da trajetória do diretor afastado. "[Pagot] tem se revelado um profissional responsável, dedicado às tarefas que dizem respeito ao Dnit e não tenho nesse momento nenhum registro que possa depor contra sua pessoa", disse o ministro.
Passos também disse ter ficado honrado com o convite da presidente. No entanto, ele afirmou que "esse não é o melhor momento" para estar na função. "Aceitei o convite da presidente DIlma e muito me honra, mas este não é o melhor momento para estar assumindo um cargo como este", afirmou Passos. Em depoimento no Senado nesta terça, Pagot negou ter conhecimento de irregularidades.
Sobre a possibilidade de que o atual diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, possa assumir o cargo de Pagot no Dnit, Passos disse que se trata de um quadro "muito qualificado", mas que não conversou sobre nomes com a presidente Dilma.
O novo ministro Paulo Passos disse ainda que espera "corresponder à confiança" depositada pela presidente Dilma. De acordo com a assessoria do ministério, o documento de posse de Passos já foi assinado pela presidente da República. Mas, como ele já ocupava a pasta interinamente, não haverá cerimônia de transmissão de cargo.
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Passos, que era secretário-executivo do ministério, foi oficializado na segunda-feira (11) no comando da pasta.
Prioridade
O novo ministro afirmou ainda que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) são priopridade da pasta em sua gestão. Ele afirmou que pretende avaliar as licitações e aditivos suspensos depois das denúncias de superfaturamento em obras. Ele informou que serão analisados "os casos em que há necessidade de liberação".


"A nossa tendência é gradualmente ir liberando os procedimentos que são necessários. Naquela situação em que se trata de alguma dúvida nós não vamos fazer", disse Passos.


Biografia
Paulo Sérgio Passos é filiado ao PR e tem 60 anos. Nasceu em Muritiba (BA), é formado na Universidade Federal da Bahia e tem curso de planejamento pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (SP).
Ele iniciou a carreira no ministério dos Transportes em 1973 como Assessor e Coordenador da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação da Programação e assimou interinamente o comando da pasta de março até dezembro de 2010. Passos foi secretário-executivo dos Transportes entre 2001 e 2003 e reassumiu a função em 2007.


Fonte:G1.com

Governador garante ao deputado André do Prado a liberação de R$ 750 mil da Frente Parlamentar para a UTI da Santa Casa de Suzano

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Na manhã de hoje, o governador Geraldo Alckmin liberou os recursos de R$ 750 mil provenientes de emendas da Frente para reformar e ampliar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Suzano ainda este mês.  

A garantia do governador em liberar as emendas foi repassada ao deputado André do Prado (PR), coordenador da Frente Parlamentar do Alto Tietê, que esteve reunido com Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, durante o lançamento do Programa Rede Ensino Médio Técnico. “O governador se mostrou sensibilizado e atendeu as demandas da Frente parlamentar, diante das necessidades que a unidade hospitalar de Suzano se encontra”, alegou Prado.


 No último dia 04, o deputado André do Prado entregou um ofício a Subsecretaria de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Rosemary Corrêa (Delegada Rose), solicitando a liberação com urgência dos R$ 750 mil provenientes das emendas dos parlamentares que compõem o grupo. “Ou seja, tivemos um posicionamento positivo do governo em uma semana. Agora, temos a prioridade de uma audiência com o secretário de Estado de Saúde, Giovanni Guido Cerri, para que o governo do Estado entre com uma contrapartida, com o objetivo de equipar os novos leitos da UTI.





"A Frente cumpriu o seu papel e destinou R$ 750 mil para a unidade hospitalar. Agora, vamos solicitar ao secretário que disponibilize recursos da pasta para equipar todo o local”, destacou André do Prado.



Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Deputado André do Prado comemora implantação do Programa Rede Ensino Médio Técnico

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Parlamentar comemora programa do Estado com objetivo de atender uma das suas principais bandeiras que é a qualificação profissional e ensino profissionalizante

 Estado de São Paulo dá um passo importante para o acesso dos jovens à educação profissional. A colocação é do deputado estadual André do Prado (PR), que participou ao lado do governador Geraldo Alckmin do lançamento do programa Rede Ensino Médio Técnico, que articulará a rede estadual ao ensino técnico. O programa foi totalmente apoiado pelo parlamentar que apresentou, no mês passado, uma proposição solicitando ao governador medidas necessárias para oferecer cursos profissionalizantes no contraturno escolar aos alunos que cursam o ensino médio.

Integrando a Comissão de Educação e de Trabalho da Assembleia Legislativa, André do Prado destacou que o programa será executado pela Secretaria da Educação em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, além de outras instituições de ensino técnico que serão credenciadas mediante chamada pública a ser iniciada nesta semana. Somente para este ano, a iniciativa terá o investimento da ordem de R$ 60 milhões.

De acordo com o deputado André do Prado, a proposta vai estimular os alunos a fazerem o Ensino Médio, preparando-os para a conquista do primeiro emprego e o aproveitamento das oportunidades profissionais geradas pelo desenvolvimento econômico do Estado. “Além de promover a inserção dos jovens no mundo do trabalho, essa integração melhora o desempenho dos alunos no Ensino Médio. Os estudantes passam a dedicar mais tempo aos estudos e criam uma intimidade maior com a aquisição de conhecimento, na medida em que transportam aquilo que aprendem em sala de aula para o universo de uma profissão", afirma André do Prado.

Na ocasião, o governador afirmou que "tudo isso é para estimular os alunos a fazerem o Ensino Médio. Aquele aluno que terminou o 9º ano do Ensino Fundamental não parar de estudar. Para ele ir pro Ensino Médio e diminuir a evasão escolar, sair melhor formado do Ensino Médio para atender ao mercado, porque ele vai ser um técnico diplomado e poder já ter um bom emprego", afirmou.

Duas modalidades

A educação técnica profissional será oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na modalidade concomitante, que terá início a partir de outubro deste ano, o aluno cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional que serão credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública. Esse modelo será implantado nos 155 municípios paulistas com mais de 40 mil habitantes, que juntos somam 1,3 milhão de estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual.

Já neste segundo semestre, serão ofertadas 30 mil vagas. Os alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais deverão se inscrever em uma das instituições credenciadas, entre os dias 23 de agosto e 4 de setembro. Caso o número de inscritos supere o de vagas, os estudantes serão selecionados por sorteio.

Na modalidade integrada, que terá início no próximo ano, a formação básica e o ensino técnico serão oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza. Poderão concorrer às vagas alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio das escolas estaduais selecionadas.

Em 2012, somando as duas modalidades, serão oferecidas cerca de 100 mil vagas. A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.

Clarissa Johara
Assessora de Imprensa
Deputado André do Prado

Via Rápida para o Emprego: Reivindicação do deputado André do Prado será implantado no Estado

Clarissa Johara


Governo do Estado vai lançar “Via Rápida para o Emprego” nesta quinta-feira, afirma o deputado André do Prado


O deputado estadual André do Prado (PR), que integra a Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa, afirmou que o governo do Estado de São Paulo vai lançar nesta quinta-feira (14) o programa “Via Rápida para o Emprego”. O anúncio será feito pelo governador Alckmin e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. 


Após reivindicar a implantação do programa nos dez municípios da Região do Alto Tietê, o parlamentar afirma que os cursos profissionalizantes serão oferecidos a partir de agosto, com duração de 1 a 3 meses, para que as pessoas possam se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. 



“É uma nova forma de capacitação gratuita, sem necessidade de prestar vestibular, com cursos profissionalizantes de 80, 100 e 200 horas, o que beneficiará a população dessa região com cerca de 300 novas vagas”, afirmou o parlamentar ao enaltecer o empenho do secretário Paulo Alexandre em atender a demanda do Alto Tietê.





André do Prado afirma que é extremamente necessário acabar com o desemprego por falta de mão de obra qualificada. “O Programa Via Rápida para o Emprego é um curso rápido para capacitação profissional voltado para o mercado da região. Os cursos darão à população a oportunidade de se qualificarem profissionalmente conforme as demandas regionais e o perfil econômico de cada município. O Via Rápida vai capacitar as pessoas para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. A idéia é oferecer formação de qualidade com foco na conquista de empregos”, destacou.





Via Rápida na Região do Alto Tietê - Com previsão de oferecer 300 novas vagas para a região, os cursos do Via Rápida devem ser implantados nas instituições de ensino de cada município para atender todo o Alto Tietê. As inscrições começam em agosto deste ano. O programa oferece cursos profissionalizantes de curta duração, em média com 200 horas. Os cursos são desenvolvidos de acordo com a vocação econômica de cada cidade. A finalidade é contemplar desempregados e jovens em busca do primeiro emprego.

Deputado André do Prado reforça reivindicações de Santa Isabel nas Secretarias e Órgãos do Estado

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O deputado André do Prado está apoiando integralmente as reivindicações do prefeito de Santa Isabel, Helio Buscariolli, e do vereador Silvio Adriano nas Secretarias de Estado. Nesta semana, Prado agendou e acompanhou as autoridades em audiências com o diretor da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Antonio Carlos do Amaral, com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido e com o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi. 



Na CDHU, o deputado André cobrou agilização na liberação de 250 apartamentos que já foram construídos em Santa Isabel. “Já estivemos reunidos na autarquia, porém, continuamos atentos para dar continuidade à conclusão dos projetos habitacionais da CDHU. A regularização fundiária é prioridade, portanto, este compromisso representa uma solução para que as famílias de Santa Isabel possam finalmente ocupar os apartamentos no Parateí”, ressaltou o parlamentar ao afirmar que a CHDU já se comprometeu a entregar as obras em meados de setembro próximo.



Recursos para obras de recapeamento e pavimentação de vias também foram solicitados pelo deputado André do Prado. “Os recursos serão aplicados em obras importantes para a população, algumas delas reivindicadas há muito tempo e que ganharam destaque a partir da intermediação do deputado André do Prado junto ao governo”, destacou o prefeito Buscariolli.


 A área de saneamento (água e esgoto sanitário) também pautou a reunião. André do Prado chamou atenção para os problemas ambientais provocados pelo esgoto de Santa Isabel na represa Jaguari lembrando que o lago formado pela barragem constitui um dos melhores recursos do município para o seu desenvolvimento. “A meta do prefeito é resolver definitivamente a questão da falta de saneamento básico em Santa Isabel. Queremos levar o tratamento de esgoto e a coleta de água para toda a região, porque investir em saneamento significa melhorar o meio ambiente e a saúde da população”, disse.


 No DAEE, o parlamentar solicitou a limpeza e desassoreamento de cursos d’água no município de Santa Isabel. O pedido foi encaminhado à Diretoria de Engenharia e Obras do DAEE que vai estudar a viabilidade da execução do serviço. “Cobramos à realização do desassoreamento em toda a extensão do Ribeirão Araraquara. É preciso finalizar as obras de limpeza em todo o córrego. Já solicitamos obras do Departamento de Água e Esgoto do Estado, como o apoio do governo estadual na elaboração dos planos municipais e regionais de saneamento, canalização de córregos e canais, entre outros”.


 Para André do Prado, colaborar com a concretização desses benefícios para Santa Isabel faz parte dos seus objetivos como parlamentar. “Desde que recebi, nas urnas, a confiança do povo isabelense, coloquei como meta de meu trabalho intermediar para conseguir recursos e obras visando tentar solucionar os principais problemas da cidade. Graças aos esforços conjuntos, estamos conseguindo viabilizar junto ao governo do Estado obras em prol do município. Afinal, esses investimentos vão pautar um futuro promissor de desenvolvimento e qualidade de vida para a população de Santa Isabel”, destacou.



Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado (PR)

passagem de nível: Cancela de trem continua quebrada

Além do problema no equipamento, o MN flagrou motoristas e pedestres desrespeitando a sinalização do local
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Cancela em Brás Cubas, onde ocorreu um acidente no sábado, continua quebrada e não há previsão sobre quando ela será consertada. Motoristas precisam ficar atentos aos sinais sonoro e visual
A cancela da passagem de nível entre as avenidas Valentina Mello Freire Borenstein e Governador Adhemar de Barros, no distrito de Brás Cubas, continua com problemas para fechar, mesmo depois do acidente ocorrido no local na madrugada de sábado, quando um trem bateu em um carro. O Mogi News esteve ontem na cancela e constatou que uns dos portões trava ao ser acionado e não fecha completamente. 
Segundo informações dos guardas civis municipais, que operam a cancela, o equipamento está apresentando problemas há cerca de quatro meses. Quando o portão não fecha, o trabalho de parar os motoristas fica sob a responsabilidade dos guardas. O problema no portão, possivelmente, foi o motivo do acidente, pois o motorista percebeu que a cancela estava aberta e avançou com o carro.


Outra situação que a reportagem percebeu aos visitar esta e todas as outras passagens de nível do município foi a imprudência de motoristas, que ignoram os sinais sonoro e visual que avisam quando a cancela fechará. Assim que o sinal toca, a maioria das pessoas, ao invés de reduzir a velocidade, acelera para passar antes que os portões da passagem se fechem. 
Na passagem de nível de Brás Cubas, onde aconteceu o acidente, no período em que a reportagem permaneceu no local, mais de dez carros passaram pelos trilhos depois do aviso de que os portões seriam fechados. O mesmo aconteceu com os pedestres, que atravessam os trilhos correndo pouco antes do trem passar. Motoristas também foram flagrados falando ao celular no momento em que atravessavam a passagem de nível. 
Em Jundiapeba, na passagem de nível que fica entre as ruas Dona Áurea Martins dos Anjos e a Adriano Pereira, também há desrespeito de motoristas e pedestres. Enquanto o Mogi News esteve no local, cinco pessoas passaram pelos trilhos no momento em que a cancela estava fechando. 
Na Vila Industrial, a situação é a mesma. Assim que os portões começam a fechar, condutores aceleram os carros para tentar passar. Nesta passagem de nível, que fica entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Governador Adhemar de Barros, pedestres atravessam fora da faixa destinada a eles.


Centro
Nas três passagens de nível do centro, muitos motoristas que tentavam passar antes de as cancelas se fecharem tiveram de frear bruscamente, pois, em cima da hora, percebiam que não ia dar tempo de atravessar. Próximo à Estação Estudantes, na parte da via em que passam apenas trens de carga, a imprudência é a mesma dos motoristas e dos pedestres. Neste trecho, não existem cancelas, apenas um semáforo. O MN viu muitos carros ignorarem o sinal vermelho e o aviso sonoro de que o trem estava perto


Fonte:Mogi News

Entidade: Marlene Alabarce sai em defesa da Abomoras e pede ajuda de mogianos

Ex-presidente do Fundo Social é voluntária. Ela disse ter se sentido ofendida com acusações do Comas
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Guilherme Bertti

Marlene Alabarce: "Faço parte do grupo de voluntários e fiquei ofendida ao ler certas acusações"
A ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes Marlene Alabarce Mayer está iniciando uma campanha para ajudar a Associação Beneficente Onde Moras? (Abomoras) a continuar o atendimento ao público. Em entrevista ao jornal, ela saiu em defesa da entidade, que há poucos dias perdeu o direito à subvenção anual de R$ 207 mil repassados pela Secretaria Municipal de Assistência Social por determinação Conselho Municipal de Assistência Social (Comas). Marlene garantiu: é uma entidade séria, tanto que se dispôs a defendê-la e a ajudá-la.


Marlene, que também é voluntária da entidade, afirma que conta com o apoio dos mogianos para manter a unidade funcionando até que a situação seja regularizada. A Abomoras aceita doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, cobertores e peças de roupas. A entidade também recebe doação em dinheiro por meio do departamento de telemarketing. 
O Comas recebeu denúncias anônimas relatando maus tratos e falta de estrutura na entidade. Em vistoria, o conselho pontuou alguns problemas e determinou que a subvenção repassada para o atendimento de moradores de rua no projeto "Novo Rumo" fosse cortada. Marlene se revoltou com isso. Ela colocou em xeque as considerações que a presidente do Comas, Maria Cristina Gonçalves, apresentou à Imprensa. 
Segundo Marlene, muitas informações dadas pelo Comas não correspondem com a realidade da entidade: "Irregularidades, todas as entidades beneficentes têm. Falo isso porque já fui presidente do Fundo Social e sei a dificuldade que é manter uma associação sem fins lucrativos só com subvenção e dinheiro de doação. Acontece que faço parte do grupo de voluntários e fiquei ofendida ao ler certas acusações, como o desvio de alimentos que foi divulgado na Imprensa", contou. 
Sem previsão de conseguir novamente o repasse que chega a R$ 17 mil por mês, para atender até 106 moradores de rua, como aconteceu no último mês, a entidade espera e precisa de doações. "Eu já trabalhei com os mogianos em outras ocasiões, e sei que o povo é solidário. Por isto, estou aqui, apelando para quem puder fazer uma doação. Pode ser R$ 5 por mês, ou peças de roupas, e principalmente alimentos. Toda ajuda será bem-vinda. Eu não relacionaria meu nome com uma entidade se ela não fosse realmente séria", disse Marlene Alabarce. 
O projeto "Novo Rumo" tem como objetivo atender os moradores de rua encaminhados pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social. Oferece comida, banho e acomodação rotativa, além de inseri-los em atividades de reinserção social. "O que acontece é que muitos moradores de rua não são de Mogi, ou possuem alguma deficiência física, então temos que mantê-los na entidade até que a família seja encontrada", disse Adriana Reis. Atualmente, 33 moradores de rua permanecem na entidade. "Se não conseguirmos alimentos para continuar o atendimento, teremos de notificar a Prefeitura e solicitar transferência para outras entidades", contou. 
A direção da Abomoras convida a população para conhecer as instalações e o trabalho da entidade. "Não temos nada a esconder. Quem quiser conhecer o nosso trabalho, basta ir até a sede, na hora que quiser, e conhecer como trabalhamos", garantiu Adriana. 
O morador de rua Acácio Fernandes Vaz, de 73 anos, está sendo atendido no local há 7 meses, e teme a transferência. "Aqui não me falta nada. Confio em todo mundo que trabalha aqui, porque eles atendem todos nós muito bem. Quem puder ajudar a entidade, vai receber em dobro de Deus, tenho certeza", afirmou. A Abomoras fica na rua João XXIII, s/nº. Telefones para contato: 4696-7904 e 2809-5379.


Fonte:Mogi News

Assalto Policial civil é baleado em agência bancária

Paulinho Rodela foi atingido na região do maxilar, enquanto chegava a uma agência em César de Souza. Criminosos levaram R$ 22 mil
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Marcas de sangue de Paulinho Rodela podiam ser vistas no chão próximo ao local do crime
O agente policial Ruiji Yoshimura, mais conhecido como Paulinho Rodela, de 69 anos, foi baleado na manhã de ontem em um assalto na porta de um banco em César de Souza. Além dele, o comerciante Francisco Luiz Pizzi, 67, também foi assaltado, mas não ficou ferido. Os bandidos fugiram com aproximadamente R$ 22 mil em dinheiro. O caso é investigado pelo 3° DP, em César de Souza, e pelo Grupo de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), unidade onde Paulinho trabalha.


O crime ocorreu por volta das 9h30 de ontem próximo a entrada do Banco do Brasil da avenida Ricieri José Marcatto. Em depoimento na delegacia, Pizzi informou que chegava ao banco para depositar R$ 22 mil, quando foi abordado por um homem armado. O bandido colocou uma arma na cabeça dele e exigiu que entregasse o malote com o dinheiro. Na sequência, ele percebeu que um segundo bandido lutava com Paulinho Rodela no estacionamento da agência bancária. Assim que o ladrão que o abordou foi embora, ele disse ter ouvido um disparo e viu o policial cair no chão.


Paulinho foi atingido no rosto, na região do maxilar. Consta no documento policial, registrado pelo delegado Benedito H. Righi Queiroz, que o policial, morador antigo de César de Souza, também seguia para o banco, quando foi rendido por um dos bandidos ainda no estacionamento do estabelecimento bancário. A princípio, a polícia não soube informar se o agente policial estava ou não armado.


Policiais do 3° DP fizeram buscas próximo ao local do crime e no estacionamento do supermercado de Pizzi, que fica ao lado do banco. Eles encontraram uma pasta com documentos em nome de Amaro Xavier dos Santos e um revólver calibre 38, com 19 munições. Todo o material foi apreendido e encaminhado para perícia técnica no Instituto de Criminalística (IC).




Suspeitos
Ontem à tarde policiais do Garra detiveram cinco homens suspeitos de envolvimento no crime, sendo três deles no distrito de Palmeiras, em Suzano. Eles chegaram a ser levados para a sede do Garra, em Mogi das Cruzes, mas não foram reconhecidos pelo comerciante. 
Até o início da noite de ontem, o policial continuava internado no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e o estado de saúde dele era considerado grave, porém, estável. Agora, a Polícia Civil continua com as investigações para tentar localizar os assaltantes e até mesmo testemunhas do crime.


Fonte:Mogi News

Escândalo dos grampos se espalha

LONDRES


Jornalistas da rede de jornais controlada pelo magnata australiano Rubert Murdoch tentaram em diversas ocasiões grampear o telefone de Gordon Brown quando ele era ministro das Finanças e depois primeiro-ministro da Grã-Bretanha, revelaram ontem os jornais "Guardian" e "Independent" em suas páginas na internet.


Ao mesmo tempo, a polícia britânica afirmou ontem que alguém está tentando sabotar a investigação em torno do tabloide "News of The World", do grupo News Corp., do magnata Rupert Murdoch. Segundo a Scotland Yard, essa sabotagem é feita através do vazamento de detalhes da investigação para a imprensa.


Em um comunicado pouco usual, a Scotland Yard afirmou que a notícia segundo a qual policiais encarregados de proteger a família real haviam vendido detalhes pessoais sobre a rainha e seus aliados mais próximos eram "parte de uma campanha deliberada para minar a investigação sobre supostos pagamentos por jornalistas corruptos a policiais corruptos e retirar a atenção de algum outro lugar".


A imprensa britânica tem repercutido furiosamente as alegações de que jornalistas do "News of the World" grampearam telefones de várias pessoas.


Na tarde de ontem, o jornal londrino "Evening Standard" e outros veículos locais de informação afirmaram que a News Corp. descobriu uma série de e-mails indicando que funcionários haviam dado dinheiro a membros da Scotland Yard, em troca de detalhes sobre a monarquia e seu entorno. O "Evening Standard" atribuiu a informações a "fontes", não identificadas. O Palácio de Buckingham não comentou o caso.


A imprensa britânica noticiou ontem que Gordon Brown e sua família tiveram informações pessoais monitoradas pelo império midiático de Murdoch. Segundo o jornal "The Independent", o "Channel 4", o "Guardian" e a BBC, Brown foi alvo de títulos como o tabloide "The Sun" e o jornal "Sunday Times". As alegações aprofundam o escândalo em torno do comportamento de parte da mídia britânica.


Uma porta-voz do ex-primeiro-ministro disse que ele estava "chocado com os métodos criminosos e antiéticos por meio dos quais foram obtidos detalhes pessoais" sobre sua família.


Fonte:O Diário de Mogi

Passos confirmado nos Transportes


OFICIAL Desde a semana passada, o agora ministro Paulo Passos vinha substituindo Alfredo Nascimento


BRASÍLIA
O ministro interino dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, foi efetivado no cargo pela presidente Dilma Rousseff. Ela formalizou o convite ontem e Passos aceitou. A posse ocorrerá amanhã. A decisão não agrada à bancada de deputados, mas a presidente já providenciou um encontro no Palácio da Alvorada para acalmar os aliados e não deixar a crise do PR contaminar a base governista.


Desde a semana passada Passos vinha substituindo Alfredo Nascimento (PR-AM), afastado depois de denúncias de corrupção nos Transportes. Para o lugar de Nascimento a presidente chamou o senador Blairo Maggi (PR-MT), mas ele não aceitou o convite. O preferido da presidente passou a ser Paulo Sérgio Passos. Mas, por problemas com o PR, principalmente com a bancada de deputados, Dilma teve de esperar o partido se acalmar.


Para isso, ela começou a fazer afagos no PR e, principalmente, no senador Blairo Maggi, padrinho de Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que deve ser demitido depois das férias, em agosto, conforme já avisou reservadamente a presidente.


Nesse período, Dilma agiu para se reaproximar do PR e do senador Blairo Maggi, que acabou por ajudá-la a convencer Pagot a fazer apenas um depoimento técnico no Senado, ontem, sem apontar o dedo para ninguém.


Em mais uma tentativa de evitar brigas com a base aliada, agora que conseguiu domar o PR, a presidente Dilma marcou para hoje um "happy hour" com os líderes dos partidos que formam a coalizão de governo no Congresso. O encontro ocorrerá no Palácio da Alvorada.


Dilma aproveitou seu discurso na cerimônia de entrega do Prêmio Anísio Teixeira, ontem, para reforçar a intenção de se entender com os aliados, dando sinais claros de que está preocupada com a revolta da base.


A presidente fez questão de alterar o texto do seu discurso previamente preparado para a cerimônia ao dizer, olhando para os jornalistas, que "o governo não concorda" com notícias de falta de prestígio de seus ministros.


"Merecem os meus cumprimentos os ministros ausentes Mário Negromonte (Cidades, do PP), Pedro Novais (Turismo, do PMDB), Ana de Hollanda (Cultura, do PT), Orlando Silva (Esportes, do PC do B), Moreira Franco (Assuntos Estratégicos, do PMDB) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário, PT)", disse Dilma. Todos eles foram citados em reportagens do final de semana como desprestigiados.


Dilma mandou ainda elogios a Fernando Haddad, da Educação, nome preferido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar a Prefeitura de São Paulo, pelo PT.


No mesmo pronunciamento, a presidente Dilma, reforçando o gesto já feito na quinta-feira, no Morro do Alemão, no Rio, elogiou o governo Lula, citando, por cinco vezes, que recebeu dele uma "herança bendita" na área da educação, contrapondo declarações da oposição de que a herança do ex-presidente era "maldita". Nos últimos dias Dilma vinha fazendo citações elogiosas ao ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, o que teria irritado Lula.


Na semana passada, em solenidade no Planalto, ela disse que o governo Lula avançou muito na política social, mas os programas que beneficiam a população mais pobre começaram "há muito tempo", ainda na Constituinte de 88.


Fonte:O Diário de Mogi

Prazo para filiação de andidatos às próximas eleições acaba em outubro

Quem estiver disposto a concorrer às próximas eleições municipais terá perto de três meses para se filiar a alguma legenda partidária. No dia 7 de outubro deste ano, a um ano do futuro pleito, termina o prazo dado pela Justiça Eleitoral às filiações. Segundo informações oficiais, atualmente existem 27 partidos políticos devidamente registrados e, conforme levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, 13.962.513 dos eleitores estão filiados a algum partido, em todo o País. Dessas 27 agremiações, sete reúnem a maior parcela dos eleitores vinculados. A maior parte pertence ao PMDB (2.324.339) e, em seguida, aparecem o PT (1.423.063), PP (1.369.873), PSDB (1.323.531), PTB (1.157.487), PDT (1.137.072) e o DEM (1.098.121). A Lei 9096/1995, que rege os partidos políticos, determina que cada um deles entregue à Justiça Eleitoral a relação de nomes de seus filiados contendo também o número do título de eleitor e a seção eleitoral em que cada um se encontra inscrito. A lista, devidamente atualizada, deverá ser entregue até a segunda semana de abril e outubro de cada ano. Dentro desse prazo, os virtuais candidatos devem ter domicílio eleitoral no local onde pretende disputar o cargo público. O domicílio, diz a lei, é a condição de elegibilidade prevista na Constituição Federal. O objetivo é valorizar o vínculo entre o provável candidato e a população da comunidade a ser representada. O pleito de 2012 será realizado dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos municípios onde ocorrer a necessidade de segunda votação. Os votantes irão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Turismo

Mogi irá sediar o 12º Encontro de Empresas de Fretamento e Turismo, entre os 23 e 25 de setembro, no Paradise Golf & Lake Resort. Organizado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado, o evento reunirá especialistas e convidados para discutir a economia, perspectivas de negócios, informação e tecnologias ligadas aos setores. As inscrições já estão abertas.


 

Conselho

O deputado estadual José Cândido (PT) realiza hoje, em Poá, a primeira reunião para estruturação de um Conselho Político que tem por objetivo fortalecer seu mandato e ampliar a atuação junto à comunidade da Região. A proposta é realizar reuniões em todas as cidades do Alto Tietê para que o Conselho possa contar com representantes de todos os municípios, não havendo limite para o número de participantes.


 

Candidatos

O PV pretende disputar as próximas eleições com o maior número de candidatos a prefeito já lançado no Alto Tietê. Na lista estão: José Francisco Citrângulo (Salesópolis), Jarbas Ezequiel (Biritiba), Wilson Garcia (Itaquá), Ricardo Silva (Ferraz), Elias El Ghossian (Poá), Eduardo Caldas ou Mauro Vaz (Suzano) e Padre Gabriel Bina (Santa Isabel). Ao deputado federal Roberto de Lucena caberá indicar o de Arujá.


Fazenda


O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) terá audiência, nesta quinta-feira, com José Cabrera, coordenador da Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda para tratar sobre a elevação do Posto Fiscal de Mogi para Delegacia Regional Tributária (DRT). O encontro acontecerá às 17 horas, na sede da Secretaria de Estado da Fazenda, em São Paulo.

Fonte:O Diário de Mogi


 


Famílias precisam deixar V. Oroxó

Vila Oroxó Apesar do risco de deslizamento, famílias lamentam a necessidade de sair de suas casas


Mariana Leal



Há 25 anos, Estela Geraldo de Siqueira, de 65, mora na Rua Ofélia Cirino Malozze, na Vila Oroxó, no Rodeio. No início, segundo ela, o "barraquinho" era de madeira e um mandiocal cobria boa parte da área hoje considerada de risco pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil já que o barranco onde os imóveis foram construídos ameaçou ceder em janeiro deste ano. Por viver todo este tempo no local e nunca ter sentido na pele o problema de desmoronamentos, ela considera dispensável a mudança imposta pela Administração Municipal no começo do ano, durante o período de chuvas. Assim como ela, outros moradores do Bairro lamentam a saída de suas casas, mas garantem que, caso realmente seja preciso, se mudarão para os apartamentos do programa "Minha Casa, Minha Vida", assim que as unidades forem liberadas.


"Tinha comprado R$ 400,00 em piso e iria deixar isso aqui com cara de residência mesmo", brinca. "Sinceramente, não entendo onde está o risco, porque nunca caiu um tijolo na minha cabeça nem nas dos meus netos, que foram todos criados aqui. Mas fizemos o cadastro e estamos esperando. Se precisarmos sair, vamos fazer o quê?", diz Estela.


Reginaldo José dos Santos, 48, mora na casa número 229 há 20 anos e planejava uma reforma para ampliar os cômodos. Algumas paredes foram levantadas e a laje seria feita em fevereiro, mas a carta da Prefeitura informando que teria de sair dali o levou a abortar os planos. "Gosto daqui porque conheço todo mundo, já somos uma família. Fizemos uma Festa Junina há algumas semanas, com direito até a fogueira e todos trouxeram pratos típicos. Se me deixassem ficar aqui, eu não reclamaria, porque se tivermos que morar em apartamentos, não vamos ficar juntos mais. Porém, já fomos cadastrados, assistimos a palestras na Prefeitura e entendemos o risco", ressalta Santos.


O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, informa que o local foi interditado, porém oito famílias permanecem lá, contrariando a interdição e as recomendações da Pasta e da Defesa Civil. Existe um monitoramento periódico desta área e também um contato permanente com moradores do entorno, que comunicam a Prefeitura sempre que há uma situação de perigo, mas como o período agora é de estiagem, os riscos são menores.


"O problema se agrava no período de chuvas, quando o local passa a apresentar risco de deslizamento. De qualquer maneira, mantemos um monitoramento na área, sempre alimentando vínculos com moradores, que nos avisam em qualquer situação de emergência. Esta área especificamente é pública, foi interditada e precisa ser desocupada, mas como o risco agora está menor, por causa da estiagem, estamos evitando adotar uma medida mais radical", declara Nepomuceno.


O secretário lembra, ainda, que as famílias se inscreveram em programas municipais de habitação e as moradoras originais até já saíram. O problema é que os imóveis foram rapidamente reocupados por outras pessoas, que se recusaram a deixá-los. A encosta toda da Vila Oroxó é ocupada por 16 famílias, mas somente estas oito estão em área de risco de deslizamento e tiveram, portanto, os imóveis interditados.


Além da Vila Oroxó, Mogi das Cruzes tem áreas de risco de deslizamento no Jardim Itapety (cerca de 10 famílias), no Botujuru (4 casas) e na Vila Nova União (5 residências), porém não são casos de risco de deslizamento, logo não há imóveis interditados nestes locais e é possível a permanência das pessoas em casa, especialmente agora, no período de estiagem. O local também recebe monitoramento e, naturalmente, ganhará atenção especial no próximo período de chuvas.




Fonte:O Diário de Mogi