terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Modéstia à parte


Modéstia à parte
O governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve ontem em Suzano pela manhã e à tarde em Mogi das Cruzes, veio com a corda toda e bom humor para enfrentar a maratona de inaugurações - do novo Poupatempo em solo suzanense e da entrega dos novos leitos de UTI no hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba.


De plantão
Durante o discurso em Mogi, ele elogiou a equipe médica do dr. Arnaldo Pezzuti dizendo que era um grupo altamente competente e se, por acaso, precisassem de um médico anestesista, era só chamá-lo. Ele estaria de plantão.


Nota zero
Apesar da primeira visita de Alckmin à região ocorrer num clima amistoso, a nota zero vai para o local onde ocorreu a inauguração dos leitos do hospital. Por sorte, uma única pessoa passou mal, mas o local realmente deixava a desejar: era apertado, sem ventilação e água e, com o agravante da muvuca tão comum à visita do governador, a situação só piorou.
Daniel Carvalho

De carona
Assim que Alckmin saiu da inauguração do Poupatempo de Suzano, Estevam, Tokuzumi e até o prefeito mogiano saíram de carona no carro que levava o governador, como mostra a imagem do fotógrafo Daniel Carvalho.

Desfile 2013
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o anfitrião da inauguração em Mogi, que também bateu ponto em Suzano pela manhã, afirmou que, se precisasse da aprovação de algum projeto da Câmara de Mogi, daria quorum de qualquer jeito, pois a maior parte dos 23 vereadores estava presente. 

Parecidos até na careca
Alckmin e o secretário estadual de Saúde, Giovani Guido Cerri, parecem até irmãos gêmeos, principalmente nos poucos fios de cabelo e na careca à mostra. Quem esteve presente em Mogi pode observar a familiaridade entre um e outro. 

Chamando a atenção
A famosa presidente da Associação de Moradores da Vila Industrial, Sônia Perereca, não perdeu tempo. Assim que Alckmin desembarcou no Dr. Arnaldo, em Mogi, já foi correndo dar um abraço no governador e em todas as autoridades presentes.
Daniel Carvalho

Quem é o prefeito?
Já em Suzano, pela manhã, num determinado momento, o prefeito suzanense Paulo Tokuzumi (PSDB) e o de Itaquá, Mamoru Nakashima (PTN) estavam lado a lado chegando a causar certa confusão aos menos desatentos. Teve gente que até perguntou quem era, de fato, o prefeito da cidade.

Pedido e patada
Um pedido e uma patada. Esta foi a tônica da maior parte dos discursos políticos durante a visita de Alckmin em Suzano. Os políticos faziam pedidos de obras e demais reivindicações ao Estado, mas não poupavam as críticas à gestão passada do prefeito petista Marcelo Candido.


Sem entrar no mérito
Alckmin, que estava com a corda toda, manteve a diplomacia e não entrou no jogo político. O governador prometeu uma nova Faculdade de Tecnologia (Fatec) para Suzano, reivindicação antiga dos políticos suzanenses. Faltará apenas o atual prefeito Tokuzumi fazer a indicação de uma área. 

Que feio
Sobre a prisão de policiais militares no final de semana, suspeitos de envolvimentos na morte de um jovem em Poá, o governador prometeu uma apuração rigorosa, ´doa a quem doer´. 

Obras e mais obras
"O Poupatempo é fruto de uma luta de longa data e, graças ao governador Geraldo Alckmin, hoje estamos inaugurando a unidade. É dia de agradecer. Suzano é uma cidade privilegiada e nos primeiros dias do ano o governador já está visitando nosso chão, nossa cidade. Estamos orgulhosos. Teremos o Hospital Público Estadual, a elevação da pista na Vila Ipelândia e a Fatec, que será autorizada pelo governador, entre tantas outras obras. Juntos, vamos retomar o desenvolvimento de Suzano", discursou o deputado Estevam Galvão de Oliveira, durante a solenidade ontem.


Autoridades presentes
Pela manhã, estiveram presentes na solenidade de inauguração do Poupatempo, além de Bertaiolli, o prefeito de Poá (Francisco Pereira de Sousa, o Testinha), Acir Filló (Ferraz de Vasconcelos), além dos deputados federais Junji Abe e Roberto de Lucena e os estaduais Alex Manente e André do Prado. À tarde, com exceção de Mamoru, que não continou a visita em Mogi, o mesmo grupo político participou também da inauguração na cidade.


Velhos conhecidos
O novo secretário de Transportes de Itaquá, Nobuo Aoki Xiol, anunciado pelo prefeito Mamoru Nakashima (PTN) é um ´velho conhecido´ de Mogi, por onde passou nas duas gestões do ex-prefeito Junji Abe (PSD) e exerceu o comando da pasta na cidade.
Fotos: Daniel Carvalho

Especialista
Depois passou pela coordenação e montagem do PSD na cidade e entre os jornalistas é tido como um especialista em trânsito, dado seu conhecimento na área. Xiol mora em Poá e não será o único poaense na administração de Nakahima.
Harada
Wiliam Harada, que também foi secretário municipal em Poá, também emprestará o seu talento e conhecimento para ajudar a Prefeitura de Itaquá a sair do buraco. Wiliam Harada já ocupou a Secretaria Municipal da Fazenda.


Fonte:Mogi News

Sorte ACMC entrega prêmio de sorteio


Sorte
ACMC entrega prêmio de sorteio
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

A dona de casa Caetana Cipullo recebe o prêmio: um carro zero
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) entregou ontem o carro zero quilômetro da campanha "Natal de Carro Novo". Nesta terceira edição foram entregues 280 mil cupons nas 200 lojas participantes. Além do veículo novo, a entidade premiou a vendedora da loja com uma televisão de 42 polegadas e um aparelho de blu-ray.

Neste Natal, a venda dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos teve um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano de 2011. Alguns fatores que impulsionaram as vendas foram a redução do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) e as promoções do segmento. Os setores de roupas, calçados, brinquedos e perfumes também cresceram nesta temporada, chegando ao patamar de 6% a 7% em comparação ao último natal.

Segundo o diretor de eventos da ACMC, Sílvio José de Moraes, o objetivo da campanha é fazer com que os mogianos comprem mais na cidade. "Além da campanha do carro, fizemos uma parceria com os lojistas para iluminar algumas ruas da cidade. Uma iniciativa desta gera um grande fluxo nas lojas. As pessoas gostam de comprar e receber algo de volta. Com a entrega dos cupons aumenta a vontade de comprar", avaliou.

A ganhadora do carro, a dona de casa Caetana Fernandes Cipullo, de 52 anos, contou que se surpreendeu com a notícia de que tinha ganhado a promoção. "Estava indo para a praia quando me telefonaram. Na hora não acreditei e voltei para conferir", disse. Ela não tem veículo e afirmou que o prêmio será muito útil. "Tenho carteira de habilitação, mas terei de treinar um pouco", acrescentou. Caetana informou que além dos dois cupons que depositou no comércio vencedor já tinha preenchido outros seis em uma loja de calçados.

A vendedora Maria Luécia Correia Pessoa, 20, atendeu a dona de casa na loja e por isso recebeu uma televisão como prêmio. "Já estava muito ansiosa e até brinquei no dia do sorteio que levaria o prêmio para casa, mas a gente nunca espera que realmente ganhe", destacou.

Moraes explicou que a ACMC já programou ações para as próximas datas comemorativas. "A primeira será o Dia das Mães", afirmou.


Fonte:Mogi News

Saúde Início de serviço de radioterapia no Luzia volta a ser adiado pelo Estado


Saúde
Início de serviço de radioterapia no Luzia volta a ser adiado pelo Estado
Pacientes teriam o atendimento disponível no começo deste ano, mas o prazo passou para o segundo semestre
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Ao lado de Bertaiolli e de outras autoridades, Alckmin inaugurou oficialmente os leitos do Hospital Dr. Arnaldo, no distrito de Jundiapeba
A oferta do serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, sofreu um novo adiamento e a previsão passou agora para o segundo semestre de 2013. A nova data foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, que acompanhou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) na entrega de 88 leitos instalados no Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, que atenderão pacientes com doenças crônicas e servirão de retaguarda para o Luzia e o futuro Hospital Municipal de Brás Cubas.

Este é o terceiro adiamento do serviço. Inicialmente, o prazo foi até o fim de 2012. Em seguida, o governador prometeu que ele teria início no começo deste ano. Enquanto isso, os pacientes que necessitam da radioterapia são levados ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), na capital.

De acordo com o secretário, o projeto de construção da casa mata teve de ser revisto "para que pudesse atender a todas as necessidades". "Os trabalhos são complexos", justificou. "Infelizmente, fomos surpreendidos pelo problema de descredenciamento de uma clínica de radioterapia na cidade", se esquivou. "Não foi vontade nossa, porém, a situação exigiu que investíssemos no Luzia", lembrou Cerri. 
"Desde o início dos atendimentos (há quase um ano), o Luzia já recebeu 5.150 pacientes com câncer, entre cirurgias e quimioterapia. Um pequeno número precisa da radioterapia", minimizou. 
Cerri destacou que "o objetivo do governo é que os pacientes de Mogi sejam atendidos na região. Ele revelou que em março será lançada a rede estadual de tratamento de câncer. "A rede foi necessária devido à incidência de casos. Dentro deste programa, várias ações estão previstas para o Alto Tietê, que terá duas unidades de referência para o tratamento de câncer: uma em Mogi, no Luzia, e outra em Guarulhos".


Tratamentos
Os dois locais terão atendimento "de ponta a ponta", com todos os tipos de tratamento (ambulatorial, cirurgias, radioterapia e quimioterapia). "Toda a rede será liderada pelo Icesp, porque a visão precisa ser regional. Não podemos aceitar que um paciente fique viajando pelo Estado. Queremos que o atendimento ocorra na cidade ou região onde ele vive, mas não adianta abrir um serviço em determinado local e sobrecarregá-lo, por isso, vamos ter o tratamento em todos os lugares".

Em relação aos problemas enfrentados pelos pacientes do Luzia, que, recentemente, reclamaram da demora para passar por consultas e da quebra de aparelhos, como o de raio X, Cerri afirmou que "o Luzia atende muita gente e, mesmo ampliando o Pronto-Socorro, precisará da ajuda das prefeituras. "Com o Hospital Municipal (de Brás Cubas), poderemos deixar os casos de menor complexidade pare ele".

Fonte:Mogi News

Inauguração Novo Poupatempo de Suzano vai atender 3,8 mil pessoas por dia


Inauguração
Novo Poupatempo de Suzano vai atender 3,8 mil pessoas por dia
Governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve ontem em Suzano para oficialmente abrir a 32ª unidade do Estado
Delcimar Ferreira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Alckmin inaugura o Poupatempo de Suzano: unidade, que é a 32a do estado, vai atender mais de 3,8 mil pessoas por mês
A nova unidade do Poupatempo, em Suzano, tem a expectativa de chegar a 3,8 mil atendimentos diariamente. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou da entrega do posto que fica no estacionamento do Suzano Shopping, no Jardim Iraí, e estará integrado com a nova sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

O local, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas, oferece vários serviços gratuitos, entre eles, o agendamento eletrônico (que faz o agendamento pela internet para emissão de RG, atestado de antecedentes criminais e serviços do Detran, como troca de permissão de CNH para a carteira definitiva, renovação e habilitação) e também o balcão único, que integra diversos atendimentos em um só local. "São modelos de serviço que se estendem para as demais unidades", explicou o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia.

Prova eletrônica
Outra novidade dentro do Poupatempo será que no posto do Detran haverá a oferta de provas eletrônicas para os alunos de autoescolas. Desta forma, substitui-se o questionário em papel, que antes precisava ser agendado para formar um grupo de candidatos a motoristas, e agora pode ser feito individualmente, em 50 minutos, e o resultado sai na hora.

A mudança da Ciretran para a unidade suzanense do Poupatempo, que é a 32º do Estado, implicou na transferência da sede administrativa, que antes ficava na rua Benjamin Constant, em frente a delegacia central, e na devolução de policiais civis para as atividades de investigação. A expectativa é passar de 400 atendimentos para 1,3 mil por dia, só no novo Detran.

Fonte:Mogi News

Legislação Motoristas são obrigados a tirar insulfilm de carros


Legislação
Motoristas são obrigados a tirar insulfilm de carros
Quem for à Ciretran fazer qualquer serviço ou for parado pela polícia com a película irregular terá de tirá-la na hora
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

A película é permitida por lei, mas não pode ser muito escura
O delegado da 30ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Evandro Lima, está cumprindo à risca a Resolução 254 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a aplicação das películas de proteção solar, popularmente chamadas de insulfilm. 
Desde 2007, a lei estabelece um escurecimento máximo de 28% para os conjuntos de vidros das laterais traseiras, além do vidro traseiro, mas é comum encontrar motoristas que abusam da tonalidade. 
Os condutores que precisam ir até a Ciretran para fazer qualquer outro tipo de serviço passam pela inspeção e, se estiverem com os vidros irregulares por causa da película, já são notificados a retirá-la. 
Segundo a legislação de trânsito, transparências mais claras, como a de 70% a 100%, são permitidas nos vidros laterais dianteiros. Já no para-brisa, a transparência permitida é de 75% (já de fábrica em alguns veículos) ou 100%. 
Quem desrespeitar a lei recebe multa de R$ 127,69 (valor para multas consideradas graves pelo Código de Trânsito Brasileiro), perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda tem o veículo retido, que só será liberado depois que a película for trocada. Fica proibida também a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas.

Outra regra prevista pela lei é que a marca da empresa que instalou a película e o índice de sucessão luminosa do conjunto sejam gravados por meio de uma chancela, uma espécie de marca d´água, visível do lado externo dos vidros do carro.

Segundo o aplicador de insulfilm Tadeu de Faria Benegas, mesmo sendo orientados sobre a legislação, alguns motoristas ignoram as regras. "Quando os clientes nos procuram para colocar as películas no carro, nós orientamos sobre os níveis aceitos pela legislação de trânsito. Mesmo assim, sempre tem cliente que abusa. É um gasto a mais, porque, se o motorista for na Ciretran ou parado pela polícia, ele será obrigado a tirar", explicou.

Fonte:Mogi News