terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Legislação Motoristas são obrigados a tirar insulfilm de carros


Legislação
Motoristas são obrigados a tirar insulfilm de carros
Quem for à Ciretran fazer qualquer serviço ou for parado pela polícia com a película irregular terá de tirá-la na hora
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Divulgação

A película é permitida por lei, mas não pode ser muito escura
O delegado da 30ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Evandro Lima, está cumprindo à risca a Resolução 254 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta a aplicação das películas de proteção solar, popularmente chamadas de insulfilm. 
Desde 2007, a lei estabelece um escurecimento máximo de 28% para os conjuntos de vidros das laterais traseiras, além do vidro traseiro, mas é comum encontrar motoristas que abusam da tonalidade. 
Os condutores que precisam ir até a Ciretran para fazer qualquer outro tipo de serviço passam pela inspeção e, se estiverem com os vidros irregulares por causa da película, já são notificados a retirá-la. 
Segundo a legislação de trânsito, transparências mais claras, como a de 70% a 100%, são permitidas nos vidros laterais dianteiros. Já no para-brisa, a transparência permitida é de 75% (já de fábrica em alguns veículos) ou 100%. 
Quem desrespeitar a lei recebe multa de R$ 127,69 (valor para multas consideradas graves pelo Código de Trânsito Brasileiro), perde cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda tem o veículo retido, que só será liberado depois que a película for trocada. Fica proibida também a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas.

Outra regra prevista pela lei é que a marca da empresa que instalou a película e o índice de sucessão luminosa do conjunto sejam gravados por meio de uma chancela, uma espécie de marca d´água, visível do lado externo dos vidros do carro.

Segundo o aplicador de insulfilm Tadeu de Faria Benegas, mesmo sendo orientados sobre a legislação, alguns motoristas ignoram as regras. "Quando os clientes nos procuram para colocar as películas no carro, nós orientamos sobre os níveis aceitos pela legislação de trânsito. Mesmo assim, sempre tem cliente que abusa. É um gasto a mais, porque, se o motorista for na Ciretran ou parado pela polícia, ele será obrigado a tirar", explicou.

Fonte:Mogi News