terça-feira, 15 de novembro de 2011

Taboão recebe terra de Guarulhos

CIDADES - 0DIÁRIO DE MOGI

Júlia Guimarães


O Distrito Industrial do Taboão deverá receber, a partir desta semana, parte da terra retirada das obras de ampliação do Aeroporto Internacional André Franco Montoro, de Guarulhos. Os serviços de terraplanagem foram paralisados ontem em razão do mau tempo. A previsão é de que os caminhões responsáveis pelo transporte do material inerte sigam rumo a Mogi das Cruzes entre hoje e amanhã, assim que a chuva der trégua, e que a retirada do material possa ser retomada. O descarte será dividido entre a área mogiana e outros dois terrenos localizados nos municípios de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. A estimativa é de que o despejo seja concluído exatamente daqui a um mês, no dia 15 de dezembro.


As informações foram confirmadas ontem a


O Diário pelo coronel do Exército, Carlos Alberto Maciel Teixeira. O oficial informou que o envio do material para Mogi das Cruzes estava sendo discutido desde a última sexta-feira com o proprietário da área, que já teria apresentado todas as documentações necessárias para início da operação. O coronel não soube informar ontem, com precisão, a localização da área. Ele também não disse se o material será despejado em um dos vários portos de areia em funcionamento no Taboão. "Não tenho os detalhes comigo porque a obra está paralisada em razão da chuva. Assim que os serviços forem retomados poderemos detalhar estas questões".


De acordo com o coronel Teixeira, diariamente são realizadas cerca de 1,2 mil viagens da terra retirada do aeroporto. Isso indica que o Taboão deverá receber o movimento de aproximadamente 400 caminhões todos os dias, já que o serviço será dividido por três. Em média, será um veículo a cada 3,6 minutos nas estradas do distrito industrial. Os impactos deverão ser semelhantes aos vistos em Itaquaquecetuba, Suzano e Ferraz, que tiveram ruas praticamente destruídas pela passagem dos veículos pesados. A previsão é de que as empresas responsáveis pelo transporte realizem obras para recuperação do asfalto.


Regras


A Resolução SMA 56/10 estabelece a dispensa de licenciamento ambiental para disposição de terra limpa, para fins de nivelamento de terreno, porém não dispensa a necessidade de licenciamento junto à Prefeitura, para aprovação de obras de terraplanagem. Caso o terreno seja área de mineração, o despejo do material depende de manifestação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Consultado, o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, declarou que não tinha conhecimento do assunto: "Essa informação é completamente desconhecida para mim. Mas vamos averiguar", destacou.


Fonte:Gustavo Ferreira Ferreira

PSDB protocolou representação contra Carlos Lupi no MPF, disse Alvaro Dias

Paulo de Araújo/CB/D.A Press
As novas denúncias contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, divulgadas no fim de semana pela imprensa, levaram o PSDB a protocolar nova representação no Ministério Público Federal. Foi o que informou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) em discurso em Plenário nesta segunda-feira (14).


Essa é a segunda representação, agora pedindo a investigação judiciária necessária para a responsabilização civil e criminal dos envolvidos nos últimos escândalos de corrupção no ministério do Trabalho. A revista Veja publicou matéria sobre viagem que Lupi teria feito ao Maranhão no avião alugado por Adair Meira, que chefia uma rede de ONGs conveniadas ao ministério e envolvidas em irregularidades. O ministro havia negado na Câmara ter qualquer relação com o empresário.


"O pedido ao Procurador-Geral da República trata da instauração do inquérito policial para apurar a materialidade e a autoria de todos os envolvidos e de promover as devidas ações de improbidade administrativa e de reparação cível ao Erário em face da conduta ilícita dos servidores públicos", explicou.


Além disso, o PSDB apresentou requerimento na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) convidando o ministro a prestar esclarecimentos e defender-se das acusações de improbidade administrativa.


Segundo disse, a ideia do debate com o ministro é tentar ampliar a capacidade de indignação da população brasileira, oferecendo a ela oportunidade de conhecer melhor os detalhes das "falcatruas que são anunciadas pela imprensa do país". "É uma tentativa de se combater a impunidade, oferecendo reação a essa banalização estúpida da corrupção no país, fato ocorrido nos últimos anos, a meu ver, repito, como o mais perverso desserviço que se prestou à sociedade brasileira", disse.


O parlamentar também pretende pedir que o líder do partido na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), estude a possibilidade de a Mesa daquela Casa instaurar o procedimento necessário para julgar o ministro Carlos Lupi pelo cometimento do crime de responsabilidade. Lupi disse aos deputados, na semana passada, não ter relações com Adair Meira, o que segundo a reportagem da Veja não corresponde à verdade.
Tags: celular


Fonte:Correio Braziliense

Morre aos 22 anos cofundador de rede social 'anti-Facebook'

Ilya Zhitomirskiy, cofundador da rede social Diaspora, uma das alternativas ao domínio do Facebook entre os consumidores, morreu no final de semana passado em San Francisco, Califórnia, aos 22 anos, informou nesta segunda-feira o site do canal de televisão ABC.


Sua morte foi "um possível suicídio", segundo disse ao canal a oficial de Polícia de San Francisco Alvie Esparza.


A policial afirmou que no sábado pela noite seu departamento recebeu uma ligação de aviso e que o corpo de Zhitomirskiy foi transferido para um centro médico de San Francisco para ser submetido a uma autópsia que permita esclarecer o ocorrido.


Um representante do escritório legista de San Francisco esclareceu que os resultados serão conhecidos apenas após algumas semanas.


Zhitomirskiy foi um dos quatro estudantes da Universidade de Nova York que criaram a Diaspora em 2010, uma rede que classificaram como menos centralizada e mais particular que Facebook, Twitter e Google+.


David Goldman /The New York Times
Os fundadores do Diaspora Ilya Zhitomirskiy (esq.) Daniel Grippi, Maxwell Salzberg e Raphael Sofaer
Os fundadores do Diaspora Ilya Zhitomirskiy (esq.) Daniel Grippi, Maxwell Salzberg e Raphael Sofaer
O anúncio da nova plataforma foi divulgado em abril de 2010 e recebeu doações superiores a US$ 200 mil em pouco mais de um mês através do site Kickstarter, inclusive de Mark Zuckerberg, o criador de Facebook, que não pareceu se incomodar com os jovens aproveitando a polêmica em torno da configuração de privacidade de sua rede social para promover o próprio produto.


"Acredito que seja bom que as pessoas tentem fazer as coisas por conta própria. Vejo algo de mim neles", disse Zuckerberg ao site Wired.com em maio do ano passado.


Em um vídeo publicado em abril de 2010, Zhitomirskiy descrevia seu projeto como a alternativa aos grandes nomes da indústria.


"Já não será necessário agüentar os caprichos das grandes companhias que garantem que compartilhar conteúdos e manter a privacidade não são compatíveis", afirmava rodeado por seus companheiros Raphael Sofaer, Dan Grippi e Max Salzberg.


Fonte:Folha.com

Dirceu critica 'luta moralista contra corrupção'

Ele foi homenageado em congresso da Juventude do PT com uma camiseta em que aparece sua imagem e a palavra 'inocente'
Eduardo Bresciani, do Estadão.com.br
Discursando para uma plateia de centenas de militantes no 2º Congresso da Juventude do PT, em Brasília, o ex-ministro da Casa Civil, deputado cassado e réu no processo do mensalão José Dirceu criticou o que chamou de "luta moralista contra a corrupção". Ele foi homenageado pelos organizadores com uma camiseta em que aparece sua imagem, a frase "contra o golpe das elites" e a palavra "inocente". O julgamento do processo do mensalão pode acontecer no próximo ano.


Veja também:
Presidente do PT sai em defesa de Lupi e Agnelo 



Para criticar os movimentos que tem cobrado combate à corrupção, o ex-ministro afirmou que ações semelhantes levaram às eleições de Jânio Quadros e Fernando Collor para a presidência da República. "Nossa luta tem que remontar o passado. Nas duas vezes em que houve lutas moralistas contra a corrupção deu no Jânio e no Collor, um renunciou e o outro sofreu impeachment".
Para ele, a intenção das denúncias é somente atacar o governo. "Nesse momento o que pretende construir é isso, a pretexto de combater a corrupção". Na visão de Dirceu, a pressão que é feita sobre os ministros não é a mesma em relação a escândalos em São Paulo, onde o PSDB está a frente da administração. "Quando dizem que tem de responsabilizar o ministro e o partido por problemas no ministério, então tem que se responsabilizar o PSDB, o Geraldo Alckmin e o José Serra pelo escândalo das emendas em São Paulo".
Logo no início de sua exposição, de cerca de 30 minutos, Dirceu falou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em tratamento de um câncer na laringe. "Vamos enviar energia e força para o companheiro Lula para que ele saiba que estamos ao lado dele e ele está conosco".
O ex-ministro valorizou as ações do governo Dilma Rousseff como a aprovação da Comissão da Verdade e do fim do sigilo eterno de documentos, mas destacou que é preciso avançar nas áreas de transporte público, cultura e educação. "Enquanto professores e professoras ganharem R$ 1,2 mil de salário, alguma coisa está muito errada no Brasil". Segundo ele, as eleições ganhas pelo PT foram "sem o apoio das elites e dos meios de comunicação". Afirmou que cabe ao PT discutir a regulamentação da mídia e as reformas políticas e tributárias. Disse ainda que os que reclamam da política de alianças do governo precisam trabalhar para fortalecer os partidos de esquerda no país.
Já no fim de sua fala, Dirceu fez questão de mencionar o ex-ministro do Esporte Orlando Silva, que deixou a função em meio a denúncias de desvios de recursos na pasta. Enviou uma mensagem de "ânimo, força e afeto" ao ex-ministro que, na visão de Dirceu, representava muito bem a juventude no governo.


Fonte:O Estado de S.Paulo

Dono de ONG desmente Lupi e afirma que viajou com o ministro em avião particular durante compromisso oficial

'Eu viajei com o ministro num trecho, isso eu confirmo', diz Adair Meira, da Pró-Cerrado.
LEANDRO COLON / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
O dono da entidade Pró-Cerrado, Adair Meira, disse em entrevista ao Estado na noite de ontem que viajou com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, num avião particular durante visita oficial a cidades maranhenses em dezembro de 2009. "Eu viajei com o ministro num trecho, isso eu confirmo", afirmou.


Veja também:
Eu, entre parêntesis
Tirar ministro não é algo fácil
Explicações de pedetista não convencem Planalto


Carlos Lupi desembarca de King Air usado na viagem ao Maranhão em dezembro de 2009 - grajaudefato.com.br
grajaudefato.com.br
Carlos Lupi desembarca de King Air usado na viagem ao Maranhão em dezembro de 2009
A confirmação desmente a declaração dada pelo ministro à Câmara dos Deputados na semana passada de que não conhecia o dono da Pró-Cerrado nem voara com ele. "Nunca andei em jatinho de Adair, não o conheço. Não tenho nenhum tipo de relação com ele", afirmou Lupi. Ao Estado, Adair Meira foi categórico: "O ministro está confuso em dar esta declaração".


O voo compartilhado por Lupi com Adair, um empresário-ongueiro que mantém contratos suspeitos justamente com a pasta comandada pelo presidente licenciado do PDT, coloca o ministro em rota de colisão com o Congresso e com o Planalto.


O dono da Pró-Cerrado afirmou ao Estado que indicou a aeronave a ser alugada para a viagem, mas negou que tenha arcado com os custos. "Eu não paguei. Eu indiquei a companhia", disse. O avião King Air usado na viagem foi alugado numa empresa de táxi aéreo de Goiânia, sede da entidade Pró-Cerrado.


Adair disse que atendeu a um convite do ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego Ezequiel Nascimento para ir de Brasília a Grajaú, no Maranhão, em dezembro de 2009. O tour que reuniu ministro, assessores e o empresário foi para promover um programa do ministério de qualificação profissional. Segundo o empresário, o ministro Carlos Lupi não estava no voo desde de Brasília. "Eu viajei com o ministro, acredito, no trecho entre Imperatriz e Timon", disse o dono da Pró-Cerrado, entidade que já recebeu R$ 13,9 milhões do Ministério do Trabalho e é suspeita de desvio de recursos.


Adair confirmou que, além de Lupi, estavam na aeronave o ex-governador do Maranhão Jackson Lago (já falecido), Ezequiel Nascimento e Weverton Rocha, ex-assessor de Lupi.


Fonte:O Estado de S.Paulo

ICMS Região recebe R$ 521 milhões em repasses

O Governo de São Paulo encaminhou, em 2010, às dez administrações municipais do Alto Tietê, o total de R$ 18,2 bilhões referentes ao imposto
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Os 10 municípios do Alto Tietê receberam juntos R$ 521,1 milhões de repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2011. O montante arrecadado corresponde ao período compreendido de janeiro até a primeira semana de novembro. 
O governo estadual realiza depósitos semanais, sempre até o segundo dia útil de cada semana. O valor é realocado pela Secretaria de Estado da Fazenda. Até o início de dezembro, a pasta estima que R$ 1,86 bilhão seja repassado. Em 2010, o Governo de São Paulo encaminhou às administrações municipais o total de R$ 18,2 bilhões.


O volume a ser recebido pelas prefeituras tem como base os 25% da arrecadação total do ICMS. Este porcentual é divido entre todas as 645 cidades de São Paulo de acordo com o Índice de Participação dos Municípios (IPM), conforme determina a Constituição Federal. Quem estiver mais bem colocado tem direito a uma fatia maior dos 25%. 
O ranking do IPM é definido com base em seis fatores, calculados segundo critérios estabelecidos em lei. Entre eles estão: o número de habitantes, a extensão territorial e as produções agrícolas, pecuária e extensiva. Os municípios maiores e que possuem grandes empresas e muitas companhias médias e pequenas, são os que mais se beneficiam da repartição da arrecadação do ICMS. Os índices são apurados anualmente.


Mogi das Cruzes foi quem mais recebeu a cota de ICMS - R$ 177,3 milhões, na região. O número representa quase 35% do volume total encaminhado ao Alto Tietê. 
Suzano aparece em segundo com R$ 141,4 mi, o que representa algo em torno de 27%. Juntas, elas são responsáveis por receber 62% de todo o valor do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços encaminhado ao Alto Tietê.


Itaquaquecetuba é a terceira no ranking regional e teve à disposição, até a primeira semana de novembro, R$ 55,1 milhões. 
As cidades de Arujá (R$ 39 mi), Poá (R$33,2 mi), Ferraz de Vasconcelos (R$ 31,5 mi) e Guararema (R$ 17,3 mi) também encabeçam a lista regional (veja quadro acima).


Fonte:Mogi News

Proclamação da República Data marca grandes transformações

O 15 de novembro representa a mudança do sistema de governo brasileiro da monarquia para a república
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Mário Sérgio: "Essência da república é tudo o que seja do povo"
O dia 15 de novembro marca a data que o Brasil deixou para trás o sistema monárquico e instalou a república como a nova forma governista. Depois de 122 anos o País passou por diversas mudanças e dezenas de homens usaram a faixa presidencial que, hoje, é ostentada por uma mulher: Dilma Rousseff (PT). Esse é um dos fatos que representa a transformação da política brasileira. No entanto, ainda é preciso que a sociedade se movimente mais para garantir os seus direitos. 
O historiador Mário Sergio de Moraes explicou que a essência da república é tudo aquilo que seja do povo: "A palavra república deriva do termo res, coisa. E do sufixo publicae, significando o que é de todos. Enfim, uma coisa pública. Nesta pretensão de maior participação social, alguns homens do Império, como Joaquim Nabuco, queriam transformar o País, eminentemente escravocrata, numa nova aurora pela cidadania."
O conselheiro estadual do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Nabil Francisco de Moraes, afirmou que o Brasil avançou bastante em termos de democracia, mas muitos passos ainda precisam ser dados. "A Proclamação da República foi importante por ter rompido com a monarquia. Assim, o povo pôde começar a participar da vida política. No entanto, temos de avançar mais, pois as pessoas votam e meses depois nem lembram mais quais foram os seus candidatos. Temos de avançar muito em relação à participação", destacou. O conselheiro da Apeoesp acredita que a data é mais lembrada por causa do feriado do que por sua importância, como ocorre com outras datas: "O dia 15 de novembro é superimportante, mas a maioria da população aproveita mais pelo lazer. Vivemos um momento difícil, onde diversas denúncias de corrupção estão sendo feitas. Essa é uma data importante para ir, por exemplo, para a rua protestar contra o desvio de dinheiro público."
Ele acrescenta que a eleição de Dilma representa um avanço. "O País tem amadurecido, prova disso foi a eleição do Lula. Ele foi o primeiro presidente a vir da classe operária. Posteriormente, a Dilma foi eleita em uma sociedade machista na qual muitas mulheres ainda vivem em posição subalterna. Esses fatos mostram o amadurecimento dos brasileiros", afirmou.


Fonte:Mogi News

Nova direção Associação deverá ser presidida por Tânia Fukusen

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Tânia ocupou interinamente a presidência da entidade mogiana
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) deverá ser presidida a partir de 2012 por Tânia Fukusen. Isso porque, a única chapa a concorrer nas eleições para escolher o novo mandatário é encabeçada por ela. De acordo com o atual presidente da entidade, Marcus Melo, trata-se de uma sucessão natural. "A troca sempre é definida por uma pessoa do grupo que já coordena os trabalhos", afirmou Melo. 
Apesar disso, ele garantiu que o processo de escolha é democrático e que houve um prazo, até 10 de novembro, para outras chapas se inscreverem: "Houve oportunidade para quem desejasse se colocar à disposição." 
As eleições serão realizadas em 22 de novembro, das 8 às 17 horas. Tânia Fukusen, que lidera a chapa única, está há seis anos na entidade e coordena uma vice-presidência na atual diretoria. Ela assumiu, interinamente, a presidência em maio deste ano, período em que Melo pediu afastamento para priorizar a função de diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Ele retornou ao comando da associação em setembro, para coordenar o processo de sucessão.




Mandato 
O mandato à frente da entidade é de três anos, iniciados em janeiro de 2012, e o candidato eleito pode concorrer a uma reeleição. Melo já está na segunda administração. 
A ACMC é formada por 1.600 associados e foi fundada em 1920. Quem quiser participar do processo de escolha do novo presidente ou mesmo para homologar a chapa única terá de comparecer no dia 22 na sede da associação, na rua Barão de Jaceguai, 674, centro. 
Atualmente, além do prédio sede, onde funciona a maioria dos departamentos, a ACMC possui uma distrital em Brás Cubas, o prédio do AC-Odonto, e a creche Cidade Mágica, fundada após uma parceria firmada entre a entidade, o Sindicato dos Empregados no Comércio e a Prefeitura de Mogi, onde são atendidas 80 crianças.


Fonte:Mogi News

Chuvas Operação Verão inicia em dezembro

Defesa Civil de Mogi já se prepara para o período de enchentes e deslizamentos; ação vai até março de 2012
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O Jardim Layr está entre as áreas que requerem atenção redobrada neste época de chuvas
A chuva que caiu em Mogi das Cruzes no domingo pode representar o início da temporada de tempestades na cidade. A Defesa Civil do município planeja lançar no dia 1 de dezembro a Operação Verão que se estenderá até 31 de março de 2012. Deslizamentos, alagamentos e quedas de muro e árvores são esperados para a época chuvosa que se inicia. Segundo o órgão nenhum problema foi registrado neste fim de semana. 
As áreas que requerem mais atenção são Vila Oroxó e Favela do Cisne, no Rodeio; rua Senday, na Ponte Grande; além do Jardim São Paulo, no Botujuru e áreas do Residencial Itapeti e Piatã. As informações são do coordenador da Defesa Civil de Mogi, Valdir de Oliveira. 
Ele explicou que essas regiões recebem acompanhamento constante e que essa ação é intensificada no período chuvoso. "Esses locais recebem visitas frequentes, pois há uma preocupação com o risco de desabamento e alagamento. Acredito que até o fim do ano as famílias da Vila Oroxó saíam do local com a ajuda da Coordenadoria de Habitação. À medida que os apartamento do Minha Casa, Minha Vida vão saindo essas pessoas são encaminhadas para essas unidades, pois elas têm prioridade por morar em área de risco", esclareceu.




Orientação
A Operação Verão reúne a Defesa Civil e outras secretarias do município para atender e orientar a população. "Essa ação é um plano de contingência com a união de todas as secretarias. Cada órgão tem um trabalho específico dentro da operação. Os principais riscos são alagamento, enchente e deslizamento. As rajadas de vento também trazem transtornos como destelhamento, queda de árvore e muro", contou.


O acompanhamento do nível de chuva e do risco de temporal, bem como a altura do rio Tietê, são outros trabalhos realizados pelo órgão. "Observamos as condições de tempo em sites meteorológicos e nos boletins informativos da Defesa Civil. Se tivermos conhecimento de uma precipitação mais forte já nos deslocamos para pontos pré-determinados para verificar o comportamento dessa chuva", explicou o coordenador.
A região central da cidade recebe uma atenção especial por causa do ribeirão Ipiranga e o rio Negro. "O nível da água captada por esses rios funciona como um termômetro para nós. Quando o rio Negro está próximo de transbordar uma sirene é acionada para alertar as pessoas do centro e entorno. Isso é feito para que elas retirem os carros por causa do risco de alagamento", explicou Oliveira. 
A Defesa Civil realiza, ainda, um trabalho preventivo. "Com o período de chuva os agentes do órgão visitam em loco as áreas de encosta que representam risco de deslizamento. Como medida preventiva, pode ser feita a retirada do pessoal que mora nesses locais. Além disso, fazemos a orientação e o esclarecimento por meio de panfletos e folders", acrescentou.


Fonte:Mogi News

Crimes Moradores da Vila Oliveira estão com medo da onda de violência

Assaltos e o assassinato das irmãs colocaram os moradores em estado de alerta; muitos já pensam em se mudar
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Mauricio Sumiya

As câmeras de segurança e outros equipamentos já não são suficientes para trazer tranquilidade
A recente onda de crimes que tomou conta da Vila Oliveira, além do brutal assassinato das irmãs Renata e Roberta Yoshifusa, têm deixado os moradores do bairro nobre de Mogi das Cruzes em estado de alerta. Alguns moradores já pensam, inclusive, em mudar de casa, já que os mais diversos investimentos no que diz respeito à segurança dos imóveis não estão sendo suficientes. A falta de policiamento também tem sido uma reclamação constante.


Apesar de o assassinato das irmãs Yoshifusa ter sido cometido por uma pessoa próxima à família, e não por bandidos como tinha se pensado inicialmente, a brutalidade do crime assustou ainda mais os moradores da Vila Oliveira. Três dias após o homicídio, vizinhos das vítimas, ainda receosos, nem ao menos saiam ao portão para atender à reportagem. "Sabemos que o crime não ocorreu em decorrência de uma invasão, mas a forma como foi assusta muito", comentou a engenheira Priscila de Almeida, de 38 anos.


A gerente Rosangela Alcatrão, 38, mora em uma rua próxima a casa da família Yoshifusa e conhecia as vítimas. "Essas meninas eram tudo para os pais. Sabemos que vai ser difícil para a família se recompor, mas vamos rezar muito por eles".


Com medo da onda de crimes que tem deixado o bairro em evidência na mídia, Rosangela, que mora há cinco anos na Vila Oliveira, já pensa em mudar de casa. "Antes de me mudar para cá tive de instalar cerca elétrica, colocar um portão reforçado e até câmeras de segurança", contou.


Mãe de um garoto de 11 anos, a gerente nem ao menos deixa o filho brincar na rua, com medo da violência. "O bairro tem tido muitos assaltos. Conheço muitas pessoas que cresceram aqui e, agora, estão colocando as casas à venda e indo embora por causa da criminalidade. Depois desse acontecimento, estou pensando seriamente em vender a minha casa e ir morar em um condomínio fechado para me sentir mais segura".


Os moradores também reclamam muito da falta de policiamento mais ostensivo. "Talvez pelo fato de haver guaritas de segurança, as pessoas pensem que não é necessário a presença de uma viatura policial na Vila Oliveira. Mas a verdade é que nós ficamos reféns como presidiários dentro da própria casa. Hoje, prefiro fazer uma pizza em casa, a ter de encomendar e receber a entrega de um desconhecido no portão", lamentou a gerente. 
Um homem, que preferiu não se identificar, confirmou a falta de patrulhamento policial no bairro e disse que só se sente seguro por conta do segurança que é pago para vigiar o imóvel: "Nós temos sorte de ter o Edmundo e o cachorro Kiro para nos proteger."


Outro lado
Questionado sobre o policiamento na Vila Oliveira, o comandante da 1ª Companhia do 17° Batalhão da PM, capitão Rodrigo Fernandes Dourado, informou que o bairro é constantemente beneficiado por vários programas da PM. 
"Infelizmente quando ocorre um fato como esse, a sensação de segurança fica abalada. Agora, para tentar resgatar esta sensação, vamos intensificar o programa de policiamento".


Fonte:Mogi News

Caso Yoshifusa

Depoimentos devem começar na 4ª
Polícia dará continuidade ao caso com a coleta de depoimentos; outra ação é encaminhar material para o IML-SP
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Crime ocorreu na sexta-feira à noite na casa das vítimas e foi cometido por uma pessoa conhecida; crueldade chocou a sociedade
Esta quarta-feira promete ser decisiva para a continuidade do caso da morte das irmãs Renata e Roberta Yoshifusa. Amanhã, a Delegacia de Homicídios deve dar início à coleta de depoimentos de parentes das vítimas e outras testemunhas. Também está previsto para esta data o envio do material colhido dos corpos das vítimas para o Instituto Médico-Legal (IML) de São Paulo. É lá que será constatado se elas sofreram ou não algum tipo de violência sexual.


Ontem, a Imprensa da capital chegou a divulgar que o IML já havia confirmado que uma das irmãs tinha sido estuprada pelo pintor Antônio Carlos Rodrigues da Silva Júnior, o Tartaruga. No entanto, em entrevista ao Mogi News, o médico-legista Zeno Morrone Júnior, não confirmou a informação. "O material coletado nem foi para São Paulo ainda. Ele só será encaminhado na quarta-feira (amanhã)", explicou.


Questionado sobre a possibilidade do estupro, o chefe do IML de Mogi das Cruzes informou que, apesar de haver indícios, somente um exame mais detalhado poderá comprovar se houve ou não estupro. "Precisamos aguardar o resultado que virá de São Paulo", argumentou. Normalmente, um laudo com o resultado demora, no mínimo, 30 dias para ser concluído e encaminhado.


Segundo o Mogi News apurou, a preocupação em esperar a confirmação das informações se deve ao fato de ter sido verificada a presença de sêmen no material colhido e se ter certeza de que ele pertence ao pintor. Em caso de relação sexual sem camisinha, vestígios do material chegam a ficar no corpo da mulher por até três dias.




Investigações
Ontem, devido ao feriado prolongado, a Delegacia de Homicídios estava fechada, mas o Mogi News apurou que a partir de amanhã o delegado Luiz Roberto Biló deve dar início aos depoimentos dos pais das vítimas, Rita e Nelson Yoshifusa, além de outras pessoas, como funcionários e pessoas próximas ao autor do crime.




Família
Três dias após o assassinato, a família Yoshifusa continuava abalada. Segundo amigos dos pais das vítimas, Rita teve alta no sábado, mas não teve condições de acompanhar o funeral das filhas. Já Nelson, teria acompanhado o velório em uma sala reservada no Velório Municipal, mas não teria ido o enterro.


Fonte:Mogi News

MP e MCCE


Membros do Ministério Público, advogados e servidores da Justiça Eleitoral, além do público em geral, poderão participar de um grande evento que ocorrerá no próximo dia 24 deste mês, em Mogi das Cruzes, que tem como pano de fundo as eleições municipais de 2012. Mas o evento não é partidário, pelo contrário. Vai esclarecer dúvidas e falar da Lei da Ficha Limpa e da atuação do MCCE no Estado de São Paulo.


Corrupção 
O evento é promovido pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, em conjunto com Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral do Estado de São Paulo e com a coordenação da Promotoria de Justiça de Mogi das Cruzes.


Ficha limpa
O evento terá como tema "Colóquio Sobre Direito Eleitoral: Lei da Ficha Limpa e as Eleições Municipais de 2012". A programação é extensa e ocorrerá no auditório da Casa do Advogado (avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza, 175, Centro Cívico).


Procurador geral
A abertura será feita pelo procurador geral de Justiça de São Paulo, Fernando Grella Vieira, pelo procurador de Justiça Mário Luiz Sarrubbo e os promotores Omar Mazloum e Alexandre Mauro Alves Coelho. 


História
A primeira parte é a apresentação do MCCE / Objetivos e a história
da experiência da atuação em parceria do MCCE Estadual SP com o Ministério Público Estadual. Além de representantes da Justiça, haverá a participação de outros especialistas, como a pedagoga Lucrecia Anchieschi Gomes, representante da ONG Policidadania e membro do MMCE Estadual e do psicólogo e coordenador do MCCE estadual, Marlon Lelis de Oliveira
Divulgação

Presidente do TRT
Até o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Walter de Almeida Guilherme, estará presente. A advogada, membro fundadora do Conselho de Entidades e Cidadãos pela Ética na Câmara Municipal de São Paulo, membro do Movimento do Voto Consciente e colaboradora do MCCE, Silvia Cosac, também participa. Após a fala dela, prevista para terminar por volta das 21h20, perguntas direcionadas do público aos debatedores poderão ser feitas.


Inscrições
As inscrições e informações podem ser feitas gratuitamente até o próximo dia 23 de novembro pelo e-mail brunaservo@mp.sp.gov.br, ou pelo telefone 4799-1050, com a funcionária Bruna, informando nome completo, R.G., endereço com CEP, telefone, e-mail e cargo/função. As vagas são limitadas e será conferido certificado aos que comparecerem ao evento. 
Divulgação

Rio morto
Levantamento realizado pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) e divulgado pela Folha de São Paulo na edição de domingo mostra que o rio Tietê em Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes está numa situação boa. Ele começa a ficar sujo em Suzano, quando suas águas atingem índice ruim e vai ficando cada vez pior na medida que avança para São Paulo. 




Qualidade
Dois seis pontos monitorados desde 1992, cinco estavam piores desde 1992. Dos nove avaliados hoje, quatro são péssimos e três, ruins. A Folha usou o Índice de Qualidade das Águas (IQA), o mais amplo dos indicadores apurados pela Cetesb, que leva em conta nove parâmetros, entre eles, quantidade de oxigênio e coliformes fecais. 


Bilhões
O problema é que, após 18 anos e investimentos de US$ 1,6 bilhões, a matéria conclui que o rio Tietê está em pior situação, possivelmente pelo aumento populacional. Neste período, a população cresceu em 5 milhões e, com ela, outras demandas, como lixo e poluição do ar (chuva ácida), já respondem por 30% da poluição do rio. 


Trem bala
O governo federal elevou o custo para a implantação do trem-bala que fará a ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, o valor é de R$ 40 bilhões, 21,2% a mais do que o previsto inicialmente: no valor de R$ 33 bilhões. O trajeto do trem bala passará pelas imediações da rodovia Anhanguera, Ayrton Senna, que corta o Alto Tietê, e Presidente Dutra até chegar ao Rio de Janeiro, com uma velocidade de 350 quilômetros por hora e tempo estimado de viagem de 93 minutos. A tarifa prevista é de R$ 199. 


Plano Diretor
O juiz da 4ª Vara Cível de Mogi das Cruzes, Marcos Alexandre Santos Ambrogi, está analisando uma ação de desapropriação requerida pela Petróleo Brasileiro (Petrobrás) contra dois proprietários de um imóvel na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 1.230, lote quatro da quadra 18 do Jardim Rodeio com uma área de 250 metros quadrados. A desapropriação é necessária para a implantação de válvula de bloqueio e de dutos para a movimentação e transporte de gás natural, petróleo e derivados do Plano Diretor de Dutos de São Paulo. 


Alargamento de ruas
A Prefeitura de Mogi das Cruzes declarou de utilidade pública para fins de desapropriação, por valor simbólico, as áreas situadas entre as ruas Santa Helena e Frei Bonifácio Harink, quadra 77, do loteamento Vila São Paulo para o alargamento das citadas vias públicas compreendendo as áreas e perímetros das placas da Secretaria Municipal de Planejamento.


Fonte:Mogi News

Defensoria consegue outra liminar contra empresa da VOTORANTIM por plantio de eucaliptos sem estudos

MUITA ATENÇÃO


 RECEBI ESTE ESTE EMAIL
ACREDITO QUE É POR IMPORTANTE NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE.


Saudações Progressistas SEMPRE.


 GUSTAVO FERREIRA - CIDADÃO BRASILEIRO


 Wagner Giron de la Torre


     Defensor Público


Pça. Cel. Vitoriano, 113, centro,


Taubaté-SP- CEP 12020-020


(12) 3624-2676


 Fonte: site Defensoria  - SP


11.11.11


Após ação da Defensoria Pública de SP, Justiça concede liminar que suspende plantação de eucalipto em Taubaté e Redenção da Serra
A Defensoria Pública de SP em Taubaté obteve decisão liminar da Justiça que determina a suspensão da plantação de eucaliptos nos municípios de Taubaté e Redenção da Serra, no Vale do Paraíba, até que sejam realizados Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e audiências públicas relativas a cada empreendimento que cultiva a árvore nessas duas cidades. Em caso de descumprimento, está prevista uma multa diária de R$ 15 mil. A decisão – da Vara da Fazenda Pública de Taubaté –  também impõe ao Estado e aos respectivos municípios a obrigação de fiscalizar o cumprimento da liminar e respeitar as normas ambientais.


 “Se não existem estudos detalhados sobre os efeitos do plantio de eucaliptos realizado, que esteja sendo realizado ou que vai se realizar, pode-se considerar sob perigo a coletividade, até que se demonstre segurança naquilo que se faz”, apontou o Juiz Paulo Roberto da Silva.


 A decisão decorre de ação civil pública proposta pelo Defensor Público Wagner Giron de La Torre em face da VCP Votorantim Celulose e Papel, hoje conhecida como FIBRIA –responsável, segundo a ação, pela implantação da monocultura na região – e também em face dos municípios de Taubaté e Redenção da Serra, bem como do Estado de São Paulo, responsáveis pela fiscalização do cumprimento das normas ambientais.


 A ação foi proposta em razão de diversas denúncias feitas por movimentos de defesa do meio ambiente da região. Segundo consta na ação, a VCP/Fibria é responsável pelo plantio intensivo do eucalipto na Bacia do Rio Una, tombada como patrimônio histórico e ambiental de Taubaté e uma das principais fontes de abastecimento de água potável para a população de Tremembé e Taubaté. A área ainda é classificada como uma área de preservação permanente (APP) e como tal a exploração dos recursos naturais é proibida. Além disso, o plantio intensivo de eucalipto nesta área estaria causando a extinção de inúmeras fontes de água, rios e cachoeiras, bem como acelerando o processo de assoreamento do Rio Una.


Outro problema ambiental registrado diz respeito à aceleração do processo de desertificação de terras e perda de solos férteis devido ao grande número de estradas clandestinas abertas em meio às plantações de eucalipto para escoamento das toras dessas árvores por meio de caminhões.


Diante desses e de outros problemas ambientais e sociais encontrados, a Defensoria pede, além da suspensão do plantio de eucalipto, o corte das árvores de eucalipto plantadas nas APPs, inclusive em topos de morros, e indenização pelos danos ambientais já causados. Na ação, a Defensoria pede ainda que sejam cumpridas pelos órgãos públicos as normas ambientais com a exigência de realização de processo administrativo de licenciamento ambiental. Além disso, que os municípios envolvidos instituam um zoneamento agroflorestal em seus territórios, direcionados à preservação dos recursos naturais.


Referência: ação civil pública nº 625.01.2010.003916-7  - Vara da Fazenda Pública da Comarca de Taubaté


Outros casos


A Defensoria Pública de SP já propôs ações semelhantes em outras cidades do Estado. Decisões liminares favoráveis também foram concedidas em São Luiz do Paraitinga,  Piquete e Guaratinguetá. Veja abaixo:
Defensoria Pública de SP obtém decisão judicial liminar que suspende plantio de eucaliptos em Guaratinguetá
Defensoria obtém decisão que suspende plantio de eucalipto em Piquete
Defensoria obtém decisão liminar que suspende corte e transporte de eucalipto em área de São Luiz do Paraitinga

DIGA NÃO AS TERMELETRICAS, INCINERADORES DE LIXO E EXTRAÇÃO DE AREIA EM SÃO JOSÉ!