terça-feira, 15 de novembro de 2011

Chuvas Operação Verão inicia em dezembro

Defesa Civil de Mogi já se prepara para o período de enchentes e deslizamentos; ação vai até março de 2012
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O Jardim Layr está entre as áreas que requerem atenção redobrada neste época de chuvas
A chuva que caiu em Mogi das Cruzes no domingo pode representar o início da temporada de tempestades na cidade. A Defesa Civil do município planeja lançar no dia 1 de dezembro a Operação Verão que se estenderá até 31 de março de 2012. Deslizamentos, alagamentos e quedas de muro e árvores são esperados para a época chuvosa que se inicia. Segundo o órgão nenhum problema foi registrado neste fim de semana. 
As áreas que requerem mais atenção são Vila Oroxó e Favela do Cisne, no Rodeio; rua Senday, na Ponte Grande; além do Jardim São Paulo, no Botujuru e áreas do Residencial Itapeti e Piatã. As informações são do coordenador da Defesa Civil de Mogi, Valdir de Oliveira. 
Ele explicou que essas regiões recebem acompanhamento constante e que essa ação é intensificada no período chuvoso. "Esses locais recebem visitas frequentes, pois há uma preocupação com o risco de desabamento e alagamento. Acredito que até o fim do ano as famílias da Vila Oroxó saíam do local com a ajuda da Coordenadoria de Habitação. À medida que os apartamento do Minha Casa, Minha Vida vão saindo essas pessoas são encaminhadas para essas unidades, pois elas têm prioridade por morar em área de risco", esclareceu.




Orientação
A Operação Verão reúne a Defesa Civil e outras secretarias do município para atender e orientar a população. "Essa ação é um plano de contingência com a união de todas as secretarias. Cada órgão tem um trabalho específico dentro da operação. Os principais riscos são alagamento, enchente e deslizamento. As rajadas de vento também trazem transtornos como destelhamento, queda de árvore e muro", contou.


O acompanhamento do nível de chuva e do risco de temporal, bem como a altura do rio Tietê, são outros trabalhos realizados pelo órgão. "Observamos as condições de tempo em sites meteorológicos e nos boletins informativos da Defesa Civil. Se tivermos conhecimento de uma precipitação mais forte já nos deslocamos para pontos pré-determinados para verificar o comportamento dessa chuva", explicou o coordenador.
A região central da cidade recebe uma atenção especial por causa do ribeirão Ipiranga e o rio Negro. "O nível da água captada por esses rios funciona como um termômetro para nós. Quando o rio Negro está próximo de transbordar uma sirene é acionada para alertar as pessoas do centro e entorno. Isso é feito para que elas retirem os carros por causa do risco de alagamento", explicou Oliveira. 
A Defesa Civil realiza, ainda, um trabalho preventivo. "Com o período de chuva os agentes do órgão visitam em loco as áreas de encosta que representam risco de deslizamento. Como medida preventiva, pode ser feita a retirada do pessoal que mora nesses locais. Além disso, fazemos a orientação e o esclarecimento por meio de panfletos e folders", acrescentou.


Fonte:Mogi News