segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Garotinho se une a antigos adversários contra Cabral no Rio


ITALO NOGUEIRA
DO RIO


As eleições deste ano aproximaram o deputado federal Anthony Garotinho (PR) de dois partidos que o combateram no passado, o DEM e o PSDB, numa tentativa de fortalecer a oposição ao governador Sérgio Cabral (PMDB) no Rio de Janeiro.


Enfraquecidos, os partidos que fazem oposição à presidente Dilma Rousseff no plano nacional gravitam no Estado em torno de Garotinho. Ele espera contar com a ajuda desses partidos para tentar voltar ao Palácio Guanabara nas eleições de 2014.


Procuradoria denuncia casal Garotinho por improbidade
Decisão da Justiça mantém Rosinha na Prefeitura de Campos
Rosinha resiste à cassação e diz que só deixa cargo presa


Marcelo Camargo -31.jan.2011/Folhapress
Ex-governador e deputado Anthony Garotinho
Ex-governador e deputado Anthony Garotinho
O trio tenta combater a aliança de 19 partidos que sustenta Cabral. O PMDB tem 36 prefeituras, mas o governador tem o apoio de 91 dos 92 prefeitos do Estado. A única na oposição é a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), mulher do deputado.


Garotinho estima que seu partido conseguirá 30 prefeituras nas eleições municipais deste ano, seja na cabeça de chapa, seja com aliados. O PR será cabeça de chapa em mais de 60 das 92 cidades e ocupará a vice em 12 municípios.


"No Rio há a máquina do governo e o PR. Em torno do PR construímos alianças com outros partidos, especialmente o DEM, e estamos próximos do PSDB", disse Garotinho.


Na capital, o PR apoia a candidatura do deputado federal Rodrigo Maia (DEM), filho do ex-prefeito César Maia. Sua vice deverá ser a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR), filha do deputado.


"A aliança com o PR é tática. Temos só três partidos de oposição. É importante sair do isolamento", disse Maia.


O DEM terá cerca de 20 candidatos no Estado. O PSDB, cerca de 35. "PR é nosso aliado preferencial. A oposição tem que evitar que o PMDB tome conta dos 92 municípios do Rio", disse o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB).


Em 2010, Garotinho foi o deputado federal mais votado da história do Rio. Ele pretendia disputar o governo, mas como a candidatura poderia ser cassada pelo TSE, decidiu concorrer à Câmara.


Planejando a volta ao governo, Garotinho evita falar dos planos para 2014. "Isso vamos discutir na frente, mas é natural. Era candidato a governador na eleição passada [em 2010]. Fui vítima de uma grande armação", declarou.


Embora bem votado na eleição de 2010, o PR foi prejudicado pela criação do PSD. Dos nove prefeitos eleitos pelo sigla, quatro migraram para a base de Cabral.


Fonte:Folha.com

Alguns cargos no Dnit serão privativos a concursados


KARLA MENDES - Agência Estado
O Ministério dos Transportes determinou que apenas servidores de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) poderão ser nomeados para cargos de coordenação-geral, superintendências regionais e chefes dos serviços de Administração e Finanças e de Engenharia das superintendências regionais do órgão. Nota divulgada pelo Ministério informa que foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Portaria nº 329, que torna privativa a ocupação desses cargos por funcionários concursados.


A nova regra, segundo o Ministério, tem como objetivo qualificar os quadros do Dnit, designando "profissionais capacitados para o preenchimento de cargos comissionados" e melhorar o desempenho da autarquia.


Para o preenchimento desses cargos, a diretoria colegiada do Dnit deve elaborar, em um prazo de 45 dias, proposta especificando os requisitos mínimos de capacitação e qualificação funcionais que os servidores deverão apresentar. "Os cargos que estiverem ocupados por servidores sem vínculo com o órgão serão gradativamente preenchidos pelos servidores de carreira na medida em que ocorrer sua vacância", diz a nota do Ministério.


Fonte:O Estado de S.Paulo