quinta-feira, 17 de março de 2011

A Cidade agradece

A Cidade agradece
Aos poucos, o Expresso Leste começa a circular em mais horários entre as Estações Luz, em São Paulo, e Estudantes, em Mogi das Cruzes. Nesta semana, duas novas viagens foram acrescidas à grade de 14 horários que já atendiam aos usuários do transporte ferroviário. Até 11 de abril, outras quatro partidas, duas em cada sentido, começarão a circular.
Menos de 90 dias após voltar ao Palácio dos Bandeirantes, a determinação de Geraldo Alckmin em atender a uma promessa de campanha feita aos mogianos e moradores da Região Leste da Grande São Paulo, dá sinais de que as soluções são mais ágeis e rápidas no atual governo estadual. E isso é muito bom.
Desde a campanha, e logo depois de se confirmar eleito, Alckmin tem destacado como prioridade os investimentos no transporte de massa.
E o atendimento, embora ainda a conta-gotas, a um pedido mogiano leva a crer que deverá ser cumprida a intenção de oferecer uma tabela mais completa de horários até o final do ano, quando a frota de trens paulistas deverá ser acrescida com 92 novas composições.
A melhoria da qualidade do transporte ferroviário lidera um antigo e indigesto déficit do Governo do Estado com as cidades do Alto Tietê e da Região Leste: milhares de passageiros, nos horários de pico, ainda são submetidos a uma condição degradante, todos os dias, quando precisam fazer a baldeação em Guaianases, pela falta de composições no rico e rentável sistema operacionalizado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Somente quem trabalha, estuda, faz tratamento médico ou compras na Capital, e precisa utilizar o subúrbio com frequência reconhece a importância de o governador começar a ampliar o Expresso Leste.
As duas novas partidas diárias de São Paulo e Mogi das Cruzes ainda não contemplam os horários de pico, mas começam a demonstrar o que há tempos O Diário vem destacando na cobertura diária: há condições, sim, de a CPTM estender o Expresso Leste até a Cidade, algo que até pouco tempo atrás era sistematicamente descartado pelos técnicos.
Daí a importância da medida divulgada há alguns dias pelo Estado e já colocada em prática – quando anunciou a ampliação das viagens, Alckmin havia previsto 40 dias para o início da operação das novas viagens, o que, felizmente, foi antecipado em alguns dias.
À Cidade, cabe agora agradecer. E confirmar, atentamente, sua luta para que o Expresso Leste, um trem confortável, rápido e mais novo, possa ser incorporado de vez ao transporte ferroviário, alternativa eficaz para o barateamento dos custos das viagens, a melhoria do trânsito, em todo o trecho por onde ele passa, e o combate à poluição.

Fonte: O Diário de Mogi

COTIDIANO 

 

MEU LUGAR Em sua estreia na Assembleia Legislativa, o ex-prefeito de Guararema, André do Prado, marca território e garante lugar no plenário 



Fonte: O Diário de Mogi

Junji recebe embaixador do Japão

Tragédia no Japão

Matéria publicada em 17/03/11
Radiação
Junji recebe embaixador do Japão
Divulgação
Miwa falou com Junji sobre o auxílio às vítimas da tragédia
O deputado federal Junji Abe (DEM) se reuniu na tarde de terça-feira com o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, e outros integrantes do grupo parlamentar Brasil-Japão e relatou as ações desenvolvidas para auxiliar a população afetada pela catástrofe.
Além da conta bancária aberta pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo) para recolher donativos às vítimas da tragédia, o deputado também expôs ao embaixador que já existe uma equipe de médicos, estagiários de Medicina e outros profissionais a postos para prestar socorro aos japoneses. Os voluntários são integrantes da Aliança Beneficente Universitária (Abeuni) de São Paulo.
Como destacou Miwa, o maior desafio da atualidade é elevar a autoestima do povo japonês, brutalmente traumatizado com a sucessão de tragédias desencadeadas pelo terremoto e pouco crédulo na recuperação do Japão, por causa dos tremores que ainda persistem.

Para contribuir com as vítimas da tragédia no Japão, basta depositar qualquer valor na conta bancária aberta pelo Bunkyo. O banco é Bradesco, agência 0131-7 e conta corrente 112959-7.

Fonte:Mogi News

Vai dar samba

Divulgação


Vai dar samba 
O presidente do PCdoB de Mogi, Elizeu Soares Lopes, é um dos assessores da cantora e agora deputada estadual Leci Brandão na Assembleia Legislativa do Estado. Lopes, que é irmão do vereador Jean Lopes (PCdoB), sempre se notabilizou por articulações políticas de bastidores, carregadas da ideologia de esquerda e do pragmatismo para alcançar os objetivos do partido.


Porta-bandeira
Leci, sambista carioca famosa, mudou-se para São Paulo, fez campanha discreta e se elegeu para representar os comunistas no Legislativo paulista. Terá em Lopes um orientador e, por causa disso, em Mogi, uma base política daqui para a frente.
Divulgação


Sem boquinha
O apelido de "Partido da Boquinha", dado por inimigos políticos ao projeto de legenda arquitetado pelo prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM), e seu grupo - composto inclusive pelo prefeito Marco Bertaiolli - estaria fazendo com que a sigla seja apenas um nome provisório. A ideia é adotar uma nova denominação em breve, que não dê margens a gozações e ilações. 


Em dobro
Outro fato: a proposta feita pelo presidente nacional eleito do DEM, senador José Agripino Maia, ao deputado federal Rodrigo Garcia, pessoa extremamente ligada a Kassab, para permanecer no partido e ter inclusive o controle da legenda para ser candidato a prefeito de São Paulo em 2012, pode dar ao grupo de Kassab e Bertaiolli duas frentes políticas invejáveis.




O clone
Garcia, todo mundo sabe, é aliado histórico do prefeito paulistano e não o trairia. Se aceitar o convite para ficar no DEM, será para manter na legenda parte do grupo político do mesmo Kassab e atuar "dobrado", quem sabe tendo a seu lado nomes do partido, como o deputado federal mogiano Junji Abe e o deputado estadual suzanense Estevam Galvão de Oliveira.
Divulgação


Reminiscências
As terríveis consequências do terremoto e do tsunami ocorridos no Japão fazem relembrar expedições oficiais de mogianos àquele país. Autoridades mogianas foram pelo menos quatro vezes, nos últimos quinze anos, à chamada "terra do sol nascente". Em duas delas, em 1997 e 2001, por coincidência, as expedições foram marcadas por mortes de vereadores mogianos. 


Jefferson
Na primeira, o então vereador Jefferson da Silva, que fazia parte da comitiva oficial, sofreu um infarto fulminante e morreu em terras japonesas. Seu corpo chegou a Mogi depois de cinco dias, após vencer a burocracia local. Foi aí que, em substituição a Jefferson, assumiu na Câmara o primeiro suplente do PMDB, o hoje prefeito Bertaiolli.




Alcides
Na segunda, enquanto no Japão o então prefeito Junji Abe levava comitiva para prospectar negócios na terra de seus descendentes, um crime chocou Mogi: o assassinato do vereador Alcides da Farmácia. Foi então que assumiu seu suplente, o hoje vereador Nabil Safiti (DEM). A comitiva, abalada pela notícia, retornou alguns dias depois.
Divulgação


Japão express
Uma outra viagem famosa ao Japão ocorreu em abril no ano passado, comandada pelo prefeito Marco Bertaiolli. Depois de a comitiva ficar retida durante dias em Paris, por conta da impossibilidade de se voar às terras nipônicas em razão de um vulcão em erupção na Finlândia, chegou-se finalmente ao destino. Lá, só deu tempo de andar de trem bala e cumprir, em dois dias, uma extensa programação de visitas, homenagens, troca de presentes, tentativas de atração de investimentos e outras coisas.


Guerra do PSC - I
Nota dada na coluna há algumas semanas, que contou a "tomada" do PSC pela família Lopes, de Antonio Carlos, o pai, e Carlos Henrique, o filho, para um "casadinho" com o PTC e o PPS, reforçando a chapa cujo cabeça será o vereador Osvaldo do Mercado Real, caiu como uma bomba nos novos "sociais-cristãos" mogianos.
Divulgação


Guerra do PSC - II
Para o ex-candidato a deputado estadual pelo partido Braz Anastácio, o Braz Passarinheiro, o PSC tem uma comandante, a ex-candidata a prefeita em 2004 Thamara Strelec e, segundo o que foi assegurado pelo manda-chuva estadual do partido, o ex-deputado estadual Gilberto Nascimento, não mudará de mãos tão cedo. Passarinheiro diz que os Lopes, se quiserem alguma coisa no PSC, terão de seguir as regras de Thamara. E ponto.

Fonte:Mogi News