sexta-feira, 14 de julho de 2017

QUADRO DESTAQUE; Mato atrapalha a vida de pedestres em César de Souza

 14 de julho de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Moradores pedem providências para o mato alto. (Foto: Eisner Soares)
Moradores pedem providências para o mato alto. (Foto: Eisner Soares)

O líder comunitário de César de Souza, Edson Luiz Santos Augusto, está incomodado com o mato que cresce em calçadas e atrapalha os pedestres em algumas ruas do Distrito, como na Avenida Ricieri José Marcatto e na Rua Aloísio de Azevedo. Também relata problemas com sujeira e acumulo de lixo na área da feira livre.

Segundo ele, um dos pontos críticos na Ricieri fica na altura do número 2486; e na Aloísio, em frente ao número 226 . “O mato alto atrapalha a visão das pessoas que ficam no ponto de ônibus e impede a passagem”, comenta.


Sobre as calçadas da Ricieri, a Secretaria Municipal de Segurança informa que vem acompanhando o caso, com notificações e autuações ao responsável pelo imóvel, de acordo com o que determina a legislação municipal. Já sobre a reclamação a Rua Aloisio de Azevedo, esclarece que uma equipe do Departamento de Fiscalização de Posturas irá ao local e, se verificar a irregularidade, alega que o responsável pelo imóvel será notificado. A Prefeitura destaca ainda está realizando mutirões do Cuida+Mogi em César, serviços que serão executados neste sábado na Vila Nova Aparecida, onde fica a área da feira.

Fonte:O Diário de Mogi

CIDADES: Ministério Público recebe esclarecimentos sobre reformas no prédio da Câmara

13 de julho de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Técnicos da Promotoria devem fazer vistoria no local.(Foto: Arquivo)
Técnicos da Promotoria devem fazer vistoria no local.(Foto: Arquivo)

LUCAS MELONI 
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE/SP) recebeu esclarecimentos da Câmara Municipal em relação a supostos problemas na realização de reformas no prédio do legislativo no ano passado. Técnicos da Promotoria devem fazer vistoria no local. A presidência da casa legislativa já pediu avaliação preliminar de engenheiros da Prefeitura para constatar se há problemas na obra entregue.

O inquérito 140341240/17, aberto em março deste ano, está sob responsabilidade da promotora Renata Pires Smith da Silva. O processo apura uma suposta irregularidade no cumprimento de contrato de reforma no valor de R$ 134 mil firmado entre a Câmara e a Arcan Construtora.

A obra, contratada no início do segundo semestre de 2016, teria de ser concluída até o fim daquele mesmo ano. Entre as intervenções solicitadas pela Câmara estavam a troca de vidro de marquise, reposição de rufos, pintura na sala da presidência, diversos serviços na sala da TV Câmara, impermeabilização, substituição de piso e nova pintura na sala Dr. Sérgio Nogueira, pintura, novo piso e adaptações na cabine de som do plenário, impermeabilização do plenário, além de troca de piso por outros ambientes como cozinha, almoxarifado e espaços administrativos, entre outros. Havia planejamento para troca dos cabos das instalações elétricas também.

A Câmara respondeu há um mês os questionamentos e solicitou vistoria no prédio por parte de técnicos da Prefeitura. “Os técnicos do MPE deverão vistoriar o local, mas já pedi aos técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos que também viessem antes. Apenas técnicos podem atestar se há ou não problemas”, comentou Carlos Evaristo (PSD), presidente da Câmara.

Entre os problemas constatados estavam vazamentos a partir do piso em alguns pontos, observados pelo MPE, e a ausência de pintura em algumas paredes, segundo parecer preliminar do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O termo de garantia foi acionado e reparos devem ser feitos, mas a conclusão deles deve ocorrer apenas após a vistoria do MPE. 

Fonte: O Diário de Mogi

CIDADES: Câmara debate gratuidade no transporte municipal a idosos

13 de julho de 2017  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Há vários dias, parlamentares discutem a possibilidade de apresentar uma proposta que crie o “passe livre” a idosos a partir de 60 anos. (Foto: Edson Martins)
Há vários dias, parlamentares discutem a possibilidade de apresentar uma proposta que crie o “passe livre” a idosos a partir de 60 anos. (Foto: Edson Martins)

LUCAS MELONI
A gratuidade no transporte municipal a idosos voltou a ser tema de debate na sessão de ontem da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Desta feita, José Antonio Cuco Pereira (PSDB) levantou a questão do custo que o serviço demandaria dos demais usuários do sistema, já que a passagem aumentaria, por consequência. Vereadores que tinham apresentado propostas semelhantes defenderam a “paternidade / maternidade” do projeto. Legisladores reconhecem que, no futuro, será inevitável tomar uma decisão sobre o assunto.

Há vários dias, parlamentares discutem a possibilidade de apresentar uma proposta que crie o “passe livre” a idosos (a partir de 60 anos – hoje, a gratuidade é aplicada a pessoas com 65 anos ou mais). Fernanda Moreno (PV) requereu e chegou a apresentar uma indicação. Clodoaldo Aparecido de Moraes (PR) fez uma consulta pública no Centro da cidade para estimar quantas pessoas são favoráveis à ideia. Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) já havia dito, terça-feira passada, que em duas ocasiões anteriores, já havia sugerido a ideia, mas o problema está na vigência do contrato de licitação do transporte municipal atual que termina apenas em 2019.


“A ideia é boa, mas é preciso avaliar que o passe livre para idoso acarretará um custo aos demais usuários do sistema”, observou.

Mauro Araújo, líder do PMDB na Câmara, lembrou que, tempos atrás, ele coordenou um trabalho para discutir a viabilidade da iniciativa em Mogi, mas, na ocasião, constatou-se a dificuldade que haveria no orçamento se isso acontecesse. “A gente sabe que a gratuidade é algo importante, mas as grandes cidades sofrem efeito disso. As passagens de São Paulo e Guarulhos, por exemplo, deveriam custar quase R$ 6,00, só não custam porque as prefeituras têm como subsidiá-las”, analisou o vereador.

É consenso entre os integrantes da atual legislatura, entretanto, que até 2019 precisará haver alguma definição em relação à ampliação da idade do público idoso beneficiado com a gratuidade.

Reorganização de cabos

Ontem de manhã, vereadores e empresas compartilhantes de cabos em postes de Mogi das Cruzes se reuniram na sede do Legislativo. O encontro é parte de uma série de reuniões entre as concessionárias e a Comissão Permanente de Obras da Câmara Municipal. O trabalho de reorganização dos cabos teve início em meados de 2013 e tem como objetivo reordenar os cabos soltos, amarrados ou emaranhados em postes.

“As empresas nos disseram que a 8ª etapa (conjunto de bairros) já foi concluída e abrange a região do Mogi Moderno, Jardim Camila e Vila Moraes, entre outros. Na quinta-feira, às 10 da manhã, haverá uma reunião na sede da EDP São Paulo, em César de Souza, para definir quais serão os próximos pontos a receberem as melhorias. A intenção é que sejam grandes corredores. Para isso, nós precisamos do apoio da Secretaria Municipal de Transportes para definir quais serão os pontos que podem receber os trabalhos já que, em muitos deles, há necessidade de interdição parcial”, comentou Antonio Lino da Silva (PSD), vereador presidente da Comissão.

Ar-condicionado
O vereador suplente Ricardo Finomasa (DEM), que substitui o líder do partido no Legislativo, Marcos Furlan, apresentou uma indicação à Prefeitura em que pede a implantação de aparelhos de ar-condicionado em alguns ônibus da frota municipal. A proposta, segundo o democrata, é amenizar as altas temperaturas dos coletivos. A ideia é que os equipamentos sejam instalados, de início, em 5% de toda a frota.


Fonte: O Diário de Mogi

DESTAQUE: Polícia estuda instalar base comunitária no distrito do Taboão

 13 de julho de 2017  DESTAQUE  
A concretização depende de uma série de fatores, principalmente, a disponibilidade do efetivo e encontrar o perfil ideal de policial.  (Foto: Eisner Soares)
A concretização depende de uma série de fatores, principalmente, a disponibilidade do efetivo e encontrar o perfil ideal de policial.
(Foto: Eisner Soares)

Mogi das Cruzes poderá contar com a segunda base comunitária no sistema “Chuzaisho”, onde o policial militar mora no local com a família e consegue desenvolver ações de segurança, em parceria com os moradores. Além do Distrito de Pindorama, a Polícia Militar estuda levar o modelo ao distrito industrial do Taboão, segundo informou o comandante do 17° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ary Kunihiro Kamiyama, aos integrantes da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab).

“O projeto de expansão deste tipo de policiamento em distritos mais afastados faz parte do nosso plano de comando, porém, a concretização depende de uma série de fatores, principalmente, a disponibilidade do efetivo e encontrar o perfil ideal de policial”, afirmou Kamiyama.


Segundo o comandante, uma unidade do “Chuzaisho” somente conseguiria funcionar com a participação efetiva da comunidade. “Conseguimos identificar estas características tanto entre os empresários quanto entre os moradores e produtores”, ressaltou.

 A “Chuzaisho” é uma base que segue os moldes de um sistema existente no Japão. O policial militar reside com a família na base e torna-se referência no atendimento às necessidades relativas à segurança da comunidade.

“Conhecemos o Taboão e sabemos da sua importância. Temos consciência que há muitos casos subnotificados de delitos naquela região, por isso, pedimos a contribuição de todos do distrito no que diz respeito a registrar os crimes cometidos”, orientou.

A notificação dos casos determina a adoção de estratégias de combate à criminalidade assim como as reuniões nas empresas e também na comunidade sobre condutas seguras, além da frequente comunicação, via redes sociais, telefonia, entre outras formas.

 Osvaldo Baradel, presidente da Agestab, solicitou o reforço do patrulhamento no distrito fosse reforçado, com a presença constante de viaturas, principalmente, nos horários de saída e chegada dos funcionários e dos alunos das escolas da região. Kamiyama disse que estudará o pedido.

“A melhora da segurança pública é uma das necessidades do distrito e apenas a conseguiremos por meio do relacionamento com as autoridades. Agora vamos buscar informações e apoio para a instalação de câmeras de monitoramento da Prefeitura (Central Integrada de Emergências Públicas, a Ciemp) no Taboão”, adiantou Baradel.

Fonte: O Diário de Mogi

QUADRO DESTAQUE: Problemas burocráticos inviabilizaram Centro Dia, diz Grupo Padrão

13 de julho de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Unidade atendia até 20 idosos  por dia. (Foto: Arquivo)
Unidade atendia até 20 idosos por dia. (Foto: Arquivo)

O Spaço Centro Dia Ignez Thuller, entidade mantida pelo Grupo Padrão, encaminhou uma nota à O Diário para esclarecer os motivos do fechamento da unidade no Município, a partir de amanhã. A instituição voltada ao atendimento do idoso explica que há mais de cinco anos iniciou o projeto com o desafio de implantar e manter uma organização não governamental (ONG), mas desistiu por causa de problemas com a burocracia e restrições impostas por órgãos públicos.

Na nota, o Grupo Padrão destaca que a Padrão Serviços enfrentou “com determinação os desafios de recursos físicos, recursos humanos, recursos materiais, recursos financeiros” para manter o projeto. “O tempo trouxe o aprendizado, a segurança e a confiança necessários para inovarmos e continuarmos crescendo, porque não queríamos nos acomodar, queríamos fazer a diferença e ser referência em Centro-Dia no Alto Tietê”, onde foram pioneiros em trazer este sistema, que não afastava o idoso de sua família.

A empresa explica que o idoso chegava de manhã, desenvolvia atividades para fortalecer a sua independência e promover a socialização, e retornava no fim da tarde para a sua residência, com traslado e quatro refeições diárias gratuitas. “Mas infelizmente, com os trâmites altamente burocráticos e vagarosos junto aos órgãos públicos, e com ínfimo subsídio de verba pública que nos foi passado, a partir deste ano, estamos comunicando o encerramento das atividades da ONG”.

Para concluir, a empresa destaca ainda que a decisão, “tão difícil e triste, não foi tomada neste momento, inconsequentemente ou aleatoriamente, pois já estávamos aguentando e contornando muitas dificuldades burocráticas, há mais de 12 meses”. Informa ainda que a decisão é irreversível, mas alega que pretende implantar outros projetos sociais.

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que a decisão de encerramento originou-se a pedido da entidade e que os seus 10 atendidos estão sendo avaliados e terão prioridade no serviço ofertado pelo Município.

Na edição desta quarta-feira (12), a foto que ilustra a matéria referente ao serviço, trouxe a sede antiga. O atual endereço é Rua José Henrique Lagden, Bairro do Socorro.

Fonte:O Diário de Mogi

Apoio: Vereadores estudam presença de doulas em maternidades

Objetivo é regulamentar a permanência dessas profissionais durante o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto
Ter que optar entre a companhia de um familiar ou a presença de uma doula. Essa situação difícil, vivenciada por muitas mulheres que optam pela realização de um parto mais humanizado dentro do hospital, pode deixar de existir em breve. É o que propõem o projeto de lei apresentado pelo vereador Emerson Rong (PR). O objetivo é regulamentar a permanência dessas profissionais durante o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto nas maternidades públicas e privadas de Mogi das Cruzes.
Já na apresentação do projeto, durante a sessão ordinária de anteontem, a proposta que seguirá ainda para as comissões pertinentes antes de ir para votação, dividiu opiniões no plenário. Entre os pontos negativos apresentados pelos parlamentares está o custeio destas doulas; o fato da legislação não ser de competência municipal, bem como o "conflito" com uma lei federal já existente. "Nenhum destes pontos condiz com a realidade da propositura. O projeto de lei vem no sentido de permitir que essas profissionais sejam reconhecidas na cidade, porque apesar de já serem certificadas conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), ainda enfrentam uma resistência muito grande aqui em Mogi. Além disso, o principal objetivo é permitir que as parturientes possam contar com este apoio no momento de dar a luz", disse o autor do projeto.
O texto estabelece a permissão da presença de doulas durante o trabalho de parto desde que solicitada pela gestante. Além disso, permite também que a mesma adentre na maternidade, desde que cadastrada, com instrumentos como bolas de pilates, óleos de massagem, bolsa de água quente entre outros.
A propositura veta a realização de procedimentos médicos, clínicos, de enfermagem ou de enfermagem obstetrícia pelas profissionais. O descumprimento estará sujeito à advertência e até mesmo o cancelamento do cadastro e da autorização de acompanhamento em caso de reincidência.
Em entrevista ao Mogi News, Hong destacou que a presença das doulas na Santa Casa, por exemplo, não acarretaria nenhum custo ao município mogiano. "O projeto apenas liberará a entrada das doulas, mas isso não significa que caberá àunidade oferecer o serviço ou custear as profissionais. Aliás, em conversa com um grupo de doulas da cidade, há inclusive a ideia de que elas atuem de forma voluntária, apenas para dar esse suporte às parturientes", explicou.
Essa informação, no entanto, não foi especificada no texto do projeto de lei, e nem mesmo na justificativa de apresentação do mesmo, o que pode ter aberto precedentes para os questionamentos feitos por parte dos vereadores.

Texto em projeto apresentado estabelece permissão da presença de doulas durante o trabalho de parto

Rong: 'Projeto visa o reconhecimento'.

Projeto de lei divide opiniões
O projeto de lei que regulamenta a permanência de doulas durante o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto nas maternidades públicas e privadas de Mogi das Cruzes, divide opiniões
O projeto de lei que regulamenta a permanência de doulas durante o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto nas maternidades públicas e privadas de Mogi das Cruzes, divide opiniões. O texto, de autoria do vereador Emerson Hong (PR), foi apresentado anteontem ao legislativo e aguarda o parecer das comissões permanentes para que possa ser encaminhado para votação.
A possibilidade da permanência dessas profissionais nas maternidades foi aprovada pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PR), que é médico ginecologista. "A presença das doulas é muito importante como apoio ao parto normal e humanizado", disse.
Para Gondim, no entanto, para que isso ocorra será necessário algumas adaptações. "As estruturas dos hospitais não comportam a presença delas e teriam ser adaptados para recebê-las", opinou.
Já o vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, que é médico obstetra da Santa Casa e presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal, avaliou a criação do projeto em questão como "não necessária". "O Ministério da Saúde já autoriza, por meio de uma legislação federal, a permanência de um acompanhante na hora do parto. Então, não precisa se criar uma legislação municipal para permitir isso. Se for de interesse da parturiente a doula pode acompanhar o parto", destacou.
A lei em questão é a de número 11.108, de 7 de abril de 2005, que determina que " Os Serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato".
No entanto, segundo a doula Karla Cavalcante Fernandes, que há 11 anos atua no município, a determinação por si só não assegura a presença das profissionais na maternidade. "Mesmo que a parturiente queira que nós façamos o acompanhamento, ela precisa escolher entre um familiar, como a mãe ou o marido, e a doula. Eu mesma já passei por uma situação dessas, que é muito difícil para a gestante, devido a todo o vínculo que é construído", contou.
Karla elogiou a iniciativa de Hong e destacou que o projeto vem não em benefício da categoria, mas sim, das futuras mamães. "A legislação vem não para beneficiar as doulas, mas sim as parturientes, que terão o direito de um parto humanizado reconhecido, um conforto emocional", disse.
Segundo a doula, além deste amparo que visa coibir inclusive a prática de violência obstétrica, a presença das profissionais será benéfica em aspectos gerais do próprio Sistema de Saúde. "Além de contribuir para a oferta de um serviço de maior qualidade, é comprovado que a presença da doula ajuda na redução da duração do trabalho de parto; apresenta resultados satisfatórios em relação a questões emocionais e psicológicas da mãe, o que consequentemente acaba gerando uma significativa redução dos custos e no tempo de internação da gestante e dos bebês", concluiu. (S.L.)

Fonte:Mogi News

Mobilidade Urbana: Prazo de conclusão do projeto do Corredor Nordeste é adiado

Previsão é de que a empresa Geométrica Engenharia de Projetos Ltda. finalize a elaboração no final deste ano
Foto: Daniel Carvalho


Avenidas Francisco Rodrigues Filho e Pedro Romero terão ligação até César
A Prefeitura de Mogi das Cruzes prorrogou por mais seis meses o prazo para elaboração do projeto básico do corredor de ônibus municipal no trecho nordeste. Com isso, a previsão é de que esse trabalho, que está sendo executado pela empresa Geométrica Engenharia de Projetos Ltda., seja concluído no fim deste ano.
A criação do projeto básico é o primeiro passo para que a estrutura possa ser construída. É nesta etapa que se estabelece, por exemplo, quanto de recurso será necessário para que obra possa ser executada.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, atualmente 70% do projeto já foi elaborado. "Os outros 30% englobam mais a parte do detalhamento da obra. Logo que assumimos a pasta foi feita uma reunião, onde foi colocada a necessidade de estender esse prazo para que o projeto pudesse ser finalizado", concluiu.
Conforme já noticiado pelo Mogi News, a construção do corredor de ônibus no trecho nordeste da cidade compreende a ligação das avenidas João XXIII e Castelo Branco às avenidas Francisco Rodrigues Filho e Pedro Romero. O empreendimento inclui também a projeção de uma obra de arte especial sobre a linha férrea de concessão da MRS Logística, no distrito de César de Souza.
A execução do projeto básico está sendo pleiteada com recursos federais. O benefício é resultante da acolhida de emenda parlamentar do então deputado federal Junji Abe (PSD-SP) ao Orçamento da União.
Em junho do ano passado foram repassados R$ 296 mil ao município, correspondente à parcela final do valor de R$ 592 mil, previsto na emenda, cabendo à Prefeitura a contrapartida necessária para o custeio do projeto.
Segundo Rodrigues, o montante necessário para a execução da obra efetivamente, que ultrapassa R$ 100 milhões, também deverá ser angariado junto ao governo federal. "A ideia é fazer essa captação de recurso via Ministério das Cidades. Portanto, após a elaboração do projeto, com todo o detalhamento sobre o que e quanto é necessário para executar a obra, nós encaminharemos isso para o governo federal", explicou.
O secretário ressaltou que não é possível prever quando os trabalhos de construção poderão finalmente sair do papel. "Devido à grandiosidade da obra, nós precisamos da chancela do governo federal. Por isso estamos trabalhando para que assim que ele abrir consulta para a liberação de recursos Mogi já esteja preparado e, então, possamos sair na frente de outros municípios", concluiu.

Fonte:Mogi News
ferraz:
Horário de atendimento é reduzido nas creches
Permanência das crianças nas unidades foi diminuída em uma hora por causa da crise
Foto: Daniel Carvalho


Objetivo é reduzir horário dos serviços, mas as mães têm o direito de deixar os filhos no tempo normal
Em função da crise econômica, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está reduzindo o horário de atendimento das crianças nas creches para as mães que puderem buscar os filhos mais cedo. A medida está sendo adotada desde o início do ano letivo, porém, o atendimento continua normalizado até às 17 horas.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, a proposta é diminuir em uma hora o atendimento nas creches para as mães que não trabalham. "Também visa o convívio familiar, uma vez que as crianças necessitam conviver com a família", justificou a pasta, ressaltando que a medida não é obrigatória, valendo apenas para os pais que optarem em buscar os filhos mais cedo.
Essa opção só é válida para as Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs). "O horário das escolas EMEIs e EMEFs seguem a Lei 11.738, de 16/07/2008", frisou a Secretaria de Educação, enfatizando também que todas as unidades escolares do município estão adequadas aos seus horários.
Recentemente, a Câmara destacou o déficit de funcionários na Educação que chega a mais de 200 servidores e que, por isso, a Prefeitura adotou a redução no tempo de permanência das crianças nas creches. Por meio da assessoria de Imprensa, o Legislativo lembrou ainda que o ideal é a realização de um concurso público para sanar esse déficit. No entanto, o limite de gastos com a folha de pagamento do Poder Executivo está próximo do teto máximo de 54%, o que compromete o processo de contratação.
Questionada sobre a possibilidade de concurso para a admissão de novos funcionários, a Prefeitura informou que "todas as solicitações de concurso público e/ou processo seletivo para contratação já encontram-se no Departamento Jurídico para análise e estudo, que vise o atendimento com apressamento que necessita esta situação".
Atualmente, a rede municipal de ensino de Ferraz atende 21.629 estudantes e atuam na Educação 2,5 mil profissionais.

Fonte:Mogi News

Biritiba Mirim: Jarbas faz visita ao ministro da Saúde

Reunião, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, teve como principal objetivo solicitar recursos para melhorar serviços
Foto: Divulgação


Prefeito de Biritiba teve encontro com ministro da Saúde, Ricardo Barros (ao centro)
O prefeito de Biritiba Mirim, Jarbas Ezequiel de Aguiar (PV), o Professor Jarbas, foi recebido na tarde de anteontem pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília. Acompanhado de seu secretário municipal de Saúde, Clovis Nascimento de Barros, o chefe do Executivo se reuniu com Barros e solicitou recursos para melhorar os serviços que são prestados na área.
As principais reivindicações feitas por Jarbas, por meio de documentos oficiais, recaem sobre equipamentos, recursos humanos e obras nas edificações existentes em Biritiba.
O prefeito priorizou o pedido de recursos para a reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e a construção do Centro de Referência Psicossocial (Caps), além da aquisição de aparelho de raio-x para equipar o Pronto Atendimento (PA), ambulância e veículo de transporte do tipo van.
Ainda para melhorar o atendimento à população, Jarbas também citou a necessidade do envio de mais profissionais por meio do programa Mais Médicos, diante do déficit de especialistas que atendem nas unidades de saúde.
O ministro Barros designou o secretário especial do Ministério da Saúde, Rogério Abdala, para cuidar especificamente desta demanda. De acordo com o prefeito de Biritiba, as solicitações foram muito bem acolhidas pelo ministro e a sua equipe, que também esteve presente ao encontro e, imediatamente, determinou que seus assessores dessem início aos estudos para viabilizar as propostas feitas pelo prefeito em benefício da cidade.
"Esse encontro com o ministro da Saúde foi muito produtivo para o município de Biritiba Mirim, e saio muito otimista de que teremos muitas demandas atendidas pelo Ministério da Saúde. Mostrei a nossa difícil realidade, e o Ricardo Barros (ministro da Saúde) foi sensível com a nossa situação. Ele percebeu nossa vontade em melhorar as condições de saúde da cidade. Acredito que seremos contemplados na maioria dos nossos pedidos", disse o prefeito Jarbas, logo após o encontro realizado na capital federal.
Economia
Nos últimos dias, a prefeitura de Biritiba Mirim tem anunciado medidas para gerar economia na administração e, com isso, conseguir atender melhor os vários setores da cidade.
Entre as principais medidas está a reforma de um prédio municipal que abrigava o antigo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que servirá para sediar duas creches que funcionam em prédios alugados na cidade.
As unidades escolares, Lucídio Leme da Cunha I e II, atualmente funcionam em edificações alugadas no bairro Alvorada.

Fonte:Mogi News