quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Número de usuários brasileiros no Facebook cresce 298% em 2011

País foi o que mais cresceu em número de internautas na rede social.
Brasil saltou de 8,8 milhões de usuários em 2010 para 35 milhões em 2011.
Do G1, em São Paulo
1 comentário
Rede social Facebook tem mais de 800 milhões de usuários no mundo (Foto: Leon Neal, File/AFP)
Rede social Facebook tem mais de 800 milhões de
usuários no mundo (Foto: Leon Neal, File/AFP)
O Brasil foi o país que mais cresceu em número de usuários no Facebook em 2011, segundo dados divulgados pelo analista Nick Burcher. Segundo ele, o país saltou de 8,8 milhões de usuários em dezembro de 2010 para mais de 35 milhões no mesmo mês de 2011, um crescimento de 298%.
O país fica na quarta colocação em número de usuários da rede social, perdendo para os Estados Unidos, que possui 157 milhões de internautas, Indonésia, com 41,7 milhões, e Índia, com 41,3 milhões. Abaixo do Brasil ficaram México (30,98 milhões), Turquia (30,96 milhões), Reino Unido (30,4 milhões) e Filipinas (27 milhões).
No total, o Facebook possui mais de 800 milhões de usuários.


Os dados do analista mostram números de usuários do Facebook desde 2008. Em dezembro deste ano, o Brasil tinha 209 mil usuários, número que saltou para 2,4 milhões no final de 2009 e 8,8 milhões em 2010.
A Índia foi o país que mais cresceu depois do Brasil, segundo a pesquisa, apresentando um aumento de 139,5% em número de usuários. Em seguida vem Coreia do Sul, com 116% e o Peru, com 102,8%. Os Estados Unidos, país com mais usuários no Facebook, cesceu 8%.


Fonte:G1.com

Justiça Eleitoral veta nome de pré-candidato do DEM

Pré-candidato à Prefeitura de Mogi das Cruzes, o médico Austelino Ferreira Mattos teve o seu nome vetado pela Justiça Eleitoral por tripla filiação no PR e no PP, seus antigos partidos, e no DEM, atual legenda pela qual planeja disputar o Executivo mogiano. A decisão exigiu uma rápida articulação dos Democratas para ingressar com recurso dentro do prazo estabelecido pela legislação e, agora, o partido aguarda a nova posição da Justiça. Embora tenha pedido em fevereiro do ano passado a sua desfiliação ao PR mogiano, partido pelo qual foi eleito para o Legislativo, o ex-vereador deixou de protocolar o comunicado ao juiz eleitoral, como previsto na Lei dos Partidos Políticos. O esquecimento acabou gerando a tripla filiação, já que também foram detectados vínculos do médico com o PP, e a nulidade de todas as filiações existentes, ou seja, neste momento Austelino não integra nenhuma legenda. Diante disso, a direção do DEM juntou provas que possam confirmar os pedidos de desfiliação feito aos partidos e espera pelo entendimento da Justiça. O presidente do DEM mogiano, Alvarindo Vicente, conhecido como Palhaço Zig Zag, está confiante de que tudo vai dar certo e que Austelino poderá sim concorrer à Prefeitura. Eleito para a Câmara Municipal em 2004, o ex-vereador renunciou ao cargo em julho de 2007, depois de se envolver num escândalo. O nome dele constava na relação de médicos efetivos do Programa Saúde da Família (PSF) de Eunapólis, na Bahia, enquanto estava de licença do Legislativo.


Mogiano


A direção do Hospital Santana afirmou ontem que não pretende, de forma alguma, vender a unidade de saúde para a Amil ou qualquer outro grupo do setor, como se propaga pelos setores médicos e políticos da Cidade. Pelo contrário. A meta é expandir a estrutura do Alto do Ipiranga e manter o Santana como um hospital "100% mogiano". Em breve, a diretoria anunciará os planos de investimentos.


Mais um


A Construtora e Incorporadora Marily lança, nos próximos dias, o "Home Flex Premium", com 44 apartamentos e duas coberturas na Avenida Narciso Yague Guimarães. Será mais um empreendimento na região do Shopping. A Marily, de médio porte, é uma prova de que o crescimento do mercado imobiliário de Mogi tem aberto espaço não apenas para as grandes empreendedoras do setor. Em julho passado, ela entregou o seu primeiro empreendimento, um condomínio de sobrados, em César de Souza. Para 2012 estão nos planos outros dois lançamentos.


Contrapartida


Falando na região do Shopping, o prolongamento da Rua Professor Álvaro Pavan até a Rua Antônio Vergaças, no Bairro do Socorro, anunciado pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) a O Diário, será executado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). Uma parceria que envolve a Prefeitura, o Mogi Shopping e a Helbor Empreendimentos, que projeta o lançamento de duas torres na Rua Antônio Vergaças e outras três no centro de compras.


Mercado


O TodoDia de Mogi das Cruzes não foi o único que teve as portas fechadas no final do ano. Na realidade, o grupo Walmart decidiu fechar 7% das lojas implantadas na Grande São Paulo, as quais seriam resultado de uma expansão apressada que definiu mal os pontos de venda. Das 173 unidades TodoDia, 12 foram fechadas em dezembro, incluindo a que foi aberta em 2009 na Rua Dr. Deodato Wertheimer, logo depois da passagem de nível. Aliás, para quem esperava um Walmart, a loja TodoDia foi uma decepção desde o início.


Fonte:O Diário de Mogi




Santa Casa é autuada por falhas


denúncia Técnicos da Vigilância vistoriaram a Santa Casa na segunda, após isolamento de três bebês
Júlia Guimarães
A Santa Casa de Mogi das Cruzes foi autuada ontem pela Vigilância Sanitária do Estado em razão de uma série de irregularidades encontradas no Berçário do hospital. O auto de infração foi emitido como resultado da vistoria técnica realizada na última segunda-feira no setor de Neonatologia, depois que O Diário revelou o caso de três bebês mantidos em isolamento em razão de uma infecção bacteriana adquirida simultaneamente na semana passada. O hospital tem prazo de 10 dias para apresentar defesa e está sujeito a multa. O relatório da vistoria ainda será encaminhado ao Ministério Público.
O resultado do relatório elaborado pelo Grupo de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes foi divulgado, de forma resumida, no fim da tarde de ontem, por meio de nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde. O texto aponta um total de cinco irregularidades flagradas no setor: uso de equipamentos com manutenção preventiva e corretiva vencida; falta de manutenção na área física; não cumprimento do manual de normas e rotinas da UTI neonatal; não cumprimento dos procedimentos operacionais padrão no que diz respeito à limpeza terminal e concorrente; não cumprimento integral do manual de higiene e limpeza.
Falhas semelhantes, especialmente no que diz respeito ao descumprimento de procedimentos padrão e de higienização, foram encontradas pela Vigilância Sanitária em 2009, quando um suposto surto de infecção levou 11 bebês a óbito na Neonatologia da Santa Casa. Na época, o caso foi investigado pelo Ministério Público e está atualmente na Justiça. A Promotoria ingressou com várias ações pedindo a responsabilização das mortes e a indenização das mães das crianças. Agora, uma nova investigação poderá ser aberta pelo MP, já que a Vigilância informou ontem que comunicará os promotores sobre as irregularidades flagradas nesta semana.
A Santa Casa de Mogi das Cruzes terá prazo de 10 dias, a contar de ontem, para apresentar defesa ao auto de infração emitido pela Vigilância Sanitária. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde, o hospital poderá ser multado. Porém, não será possível determinar o valor da pena enquanto a possível defesa não for analisada. A reportagem tentou entrar em contato com a direção da Santa Casa no início da noite de ontem, após divulgação do relatório, mas não obteve sucesso.
Pouco antes, o diretor assistencial do hospital, o médico Paulo Toledo, concedeu entrevista e esclareceu que os três bebês infectados na semana passada possuem quadro estável. As crianças já não apresentavam a infecção desde a última segunda-feira e duas delas foram retiradas do isolamento no dia seguinte. Um dos prematuros foi reencaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e o outro foi transferido para o setor de Cuidados Intermediários. O terceiro recém-nascido continua no isolamento.
Histórico
A infecção nos três bebês foi identificada pela Santa Casa em 27 de dezembro durante exames de rotina realizados no berçário. Os prematuros, todos de famílias mogianas e do sexo masculino, foram imediatamente encaminhados para o setor de isolamento. No dia 31, O Dário publicou reportagem sobre o caso, com a denúncia do jornalista Rodrigo Ferreira, que mora na Capital e é tio de umas crianças infectadas. Na mesma data, a Santa Casa comunicou o caso, por telefone, à Vigilância Sanitária, que agendou a vistoria. No dia 2 de janeiro, novos exames negativaram a presença das bactérias no sangue dos bebês.


Fonte:O Diário de Mogi

Ação na cracolândia terá 3 etapas

SÃO PAULO



Baseados na estratégia de "dor e sofrimento" de usuários de crack, pela primeira vez Prefeitura e Estado definiram medidas para tentar esvaziar a cracolândia, que resiste no centro desde os anos 1990. O Plano de Ação Integrada Centro Legal entrou em prática ontem na região e não tem data para acabar. A estratégia está dividida em três etapas. A primeira consiste na ocupação policial, cujo objetivo é "quebrar a estrutura logística" de traficantes que atuam na área.


Além de barrar a chegada da droga, policiais foram orientados a não tolerar mais consumo público de droga. Usuários serão abordados e, se quiserem, encaminhados à rede municipal de saúde e assistência social.


Em uma segunda etapa, a ação ostensiva da PM, na visão de Prefeitura e Estado, vai incentivar consumidores da droga a procurar ajuda. Na terceira fase, a meta será manter os bons resultados.


"A falta da droga e a dificuldade de fixação vão fazer com que as pessoas busquem o tratamento. Como é que você consegue levar o usuário a se tratar? Não é pela razão, é pelo sofrimento. Quem busca ajuda não suporta mais aquela situação. Dor e o sofrimento fazem a pessoa pedir ajuda", diz o coordenador de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Alberto Chaves de Oliveira.


Especialistas, porém, veem a estratégia com ressalvas. Para eles, forçar crises de abstinência pode provocar outras reações nos usuários, inclusive violentas.


E estudos mostram que a falta da droga não causa busca por tratamento, pelo contrário. Na fissura, dizem alguns médicos, o usuário não tem discernimento para decidir o que é melhor ou não para ele.


A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio (PSD), discorda. "Cortando, a assistência social vai ficar facilitada", afirma, destacando que a inauguração de um centro de assistência na região central para 1.200 pessoas até março vai ampliar a capacidade de atendimento da Prefeitura.


Migração


Sabendo da migração dos usuários para regiões vizinhas, que inevitavelmente ocorre em grandes operações, a PM prometeu aumentar as abordagens nos locais para onde os consumidores se mudarem. Desde ontem, a PM já identificou quatro novos pontos de consumo perto da cracolândia.


Segundo balanço da operação apresentado ontem, cerca de 400 pessoas frequentavam assiduamente a cracolândia. Entre elas, 60 menores de idade e 20 grávidas. Hoje, duas mulheres foram presas com 150 pedras de crack. Anteontem, foram três presos.


Fonte:O Diário de Mogi

PSB reage e ministro acusa Dilma


DEFESA Ministro Fernando Bezerra garante que a liberação de verba foi efetuada com pleno conhecimento da presidente Dilma Rousseff


BRASÍLIA
A reação do governo federal ao direcionamento para Pernambuco de 90% das verbas do Ministério da Integração Nacional destinadas ao combate e prevenção de desastres naturais gerou uma crise política com o PSB. O presidente do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, não aceitou a decisão tomada pelo Palácio do Planalto de intervir nas ações da pasta, comandada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, seu afilhado político e cobrou apoio a seu aliado.


Para a cúpula do PSB, o movimento do governo fragilizou Bezerra justamente num momento em que a presidente Dilma Rousseff prepara uma reforma ministerial e o coloca na berlinda depois de o governo ter demitido seis ministros por problemas de gestão ou de denúncias em suas pastas.


As queixas e cobranças do comando do partido fizeram com que o Palácio do Planalto lançasse mão de pelo menos um gesto público para tentar resolver o mal-estar.


A Casa Civil divulgou uma nota oficial afirmando que não havia uma intervenção nas ações da Integração Nacional. Ontem, a ministra Gleisi Hoffmann interrompeu as férias para, a pedido da presidente, monitorar o repasse de verbas.


"O ministro Fernando Bezerra é e continua sendo responsável pela execução dos programas e projetos daquela pasta. Qualquer informação fora deste contexto tem por objetivo disseminar intriga", disse a nota divulgada ontem de manhã, cerca de 12 horas depois de a própria Gleisi - e não a presidente - ter pedido a Bezerra que também interrompesse as férias e voltasse à capital para explicar a distribuição dos recursos da Integração, que contemplaram prioritariamente o Estado natal do ministro e de Eduardo Campos, como revelou o Grupo Estado.


Para os dirigentes do partido, apenas esse gesto era pouco, já que todos os ministros demitidos por Dilma na chamada "faxina" também tiveram notas ou comunicados de apoio do Planalto antes de perderem seus postos.




Explicações


Por conta disso, com a anuência do governo, Bezerra preparou uma entrevista coletiva para dar explicações públicas sobre os repasses de verbas de sua pasta. Sem negar a destinação de 90% das verbas para o Estado, foi duro e defendeu os repasses, afirmando que não aceitaria discriminação contra Pernambuco.


O ministro dividiu responsabilidades na liberação dos recursos da Integração Nacional com a presidente Dilma e defendendo os repasses para o Estado. "Não existe aqui política partidária, miúda, pequena. Não se pode discriminar o Estado de Pernambuco por ser o Estado do ministro", afirmou Bezerra.


Àquela altura, Eduardo Campos já havia alardeado nas rádios de Pernambuco que fora a presidente Dilma Rousseff quem autorizara o uso dos recursos para combate e prevenção de desastres naturais em seu Estado.


Em seguida, Bezerra garantiu que houve "análise técnica" e aval da União nas liberações. "A presidente tem sido muito correta no sentido de apoiar nossas ações. Estou muito animado e percebo ter o apoio necessário para continuar", afirmou.


Questionado sobre a concentração de 90% das verbas antienchente a Pernambuco, ele disse que "a priorização" foi feita em discussões técnicas com as pastas do Planejamento e da Casa Civil, e com conhecimento do Palácio do Planalto. "A presidente sabia de todos os repasses."


A preocupação do PSB em fortalecer o ministro é grande por conta da iminência da reforma ministerial. Bezerra não está na berlinda só em razão do uso político das verbas da pasta. Também pesa sobre ele a paralisação das obras da transposição do São Francisco, projeto mais ambicioso do PAC.


Fonte:O Diário de Mogi

Reestruturação Estado confirma que fará alteraçõs em delegacias

Vivian Turcato 
Da Região
Daniel Carvalho

Delegacias de todo o Alto Tietê podem passar por modificações
As delegacias do Alto Tietê poderão sofrer alterações ainda neste ano. Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), após o término de estudos que serão realizados em todo o Estado de São Paulo, alguns distritos policiais poderão ser unificados. Para isso, duas comissões internas serão criadas para analisar como será feita esta redistribuição. A primeira delas, denominada Comissão Geral de Planejamento e Deliberação para a Implantação do Projeto de Reengenharia da Polícia Civil do Estado (CGPD), será composta por representantes do gabinete da SSP, indicados pelo secretário, e presidido pelo delegado de Polícia Diretor do Departamento. 
A Delegacia Geral da Polícia (DGP) também criou o Grupo Técnico de Implantação, composto pelos diretores dos Departamentos de Polícia Judiciária de São Paulo no Interior, sob a coordenação da CGPD. Esses grupos farão estudos também nas delegacias do Alto Tietê para "avaliar qual é a melhor alternativa" para os distritos da região. 
Mas, de acordo com a pasta estadual, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou a possibilidade de fechar delegacias. "Os escrivães e os investigadores continuarão atendendo a população, o que muda é que, com a aglutinação das unidades, mais policiais poderão dar continuidade às investigações", argumentou a Secretaria de Segurança Pública.


Fonte:Mogi News

Tragédia Suzanense morre em enchente em Minas

Boletim da Defesa Civil do Estado mostra Genésio Cândido Martins Filho como morto. Família não confirma porque não houve reconhecimento
Cibelli Marthos
De Suzano
Divulgação

Suzanense tinha um sítio na cidade mineira de Guidoval, que foi devastada pela chuva; pelo menos outras oito pessoas morreram
O suzanense Genésio Cândido Martins Filho, de 52 anos, é uma das vítimas das enchentes que devastaram Minas Gerais e já mataram pelo menos oito pessoas em todo o Estado. No último boletim da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Minas Gerais, Martins é dado como morto após ter sido levado pelas águas do rio Xopotó, ao cair de uma árvore, na qual estava abrigado com sua esposa e duas enteadas. A família da vítima em Suzano não confirma esta informação, já que o corpo encontrado ainda não foi reconhecido por familiares que estão no local.


Proprietário de um sítio na cidade de Guidoval, na região da Zona da Mata, localizada a 300 quilômetros de Belo Horizonte, Martins foi arrastado pela enxurrada, que devastou seu sítio. De acordo com a família da vítima, ele não tinha moradia fixa e se dividia entre Suzano, onde seus irmãos residem, e Minas Gerais, onde mantinha a propriedade.


Conforme a reportagem do Mogi News apurou, Martins, que é pais de dois filhos, desapareceu na madrugada de terça-feira passada e a família foi avisada sobre o desaparecimento pelo Corpo de Bombeiros às 14 horas do mesmo dia. Um sobrinho da vítima está na cidade mineira para tentar receber informação sobre o caso. "Nós não sabemos de nada ao certo. Todas as informações que nós tivemos foram conseguidas pelas matérias publicadas na Internet. A cidade está sem telefone e sem sinal de celular. A comunicação está difícil", explicou um parente da vítima, que preferiu não se identificar.


Segundo ele, Martins morou muitos anos em Suzano e visitava a família a cada três meses. "Ele estava levando a vida que sempre quis. Viajava constantemente e conseguiu comprar o sítio que planejava", ressaltou. No fim da noite de ontem, foi encontrado mais um corpo em Guidoval. De acordo com familiares, não foi possível fazer o reconhecimento dos corpos para saber se a vítima se tratava do suzanense. "Fomos informados de que o corpo está no local e ainda não deu para reconhecer, por isso, não vamos afirmar que ele está morto", explicou
Fortes chuvas estão atingindo Minas Gerais nos últimos dias. De acordo com o boletim da Defesa Civil, oito pessoas morreram em inundações e soterramentos. 
Segundo o órgão, cerca de 4 mil moradores de Guidoval estão desalojados, o que representa aproximadamente 60% da população, composta por 7,5 mil habitantes. O Estado conta hoje com 53 cidades em estado de emergência.


Fonte:Mogi News

Igreja católica Mogi terá mais oito padres este ano

A missa de ordenação dos seminaristas será realizada sábado, às 9 horas, na Catedral de Santana, no centro
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Cerimônia no próximo sábado, na Catedral, marcará a ordenação de oito diáconos na cidade
A Diocese de Mogi das Cruzes deve ganhar mais oito padres até o fim do ano. A previsão é que os diáconos que serão ordenados neste sábado se formem em agosto. A missa de ordenação dos seminaristas será realizada às 9 horas, na Catedral de Santana, no centro. Este será apenas um dos eventos em comemoração do Jubileu de Ouro da diocese, que este ano completa 50 anos no dia 9 de junho.


O reitor do Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus, padre Leandro Machado Silvestre, afirmou que esta ordenação é muito especial. "Esta é a primeira vez que são ordenados tantos diáconos ao mesmo tempo. Até agosto eles devem receber a ordenação de padre. Este período faz parte da sua preparação", explicou. 
Ele afirmou que os diáconos são responsáveis por servir a comunidade. "O diácono tem três funções. Ele precisa praticar a caridade por meio de trabalhos sociais, é necessário também proclamar a palavra com obras de Evangelho e existe a questão litúrgica, que é ajudar a preparar o altar", pontuou o padre. Segundo Silvestre, a ordenação dos diáconos reúne muitos fieis. "A catedral fica lotada. A ordenação é feita em uma missa celebrada pelo bispo Dom Airton dos Santos", contou.


O padre explicou que para realizar a ordenação existem vários ritos. "É feita a proclamação do Evangelho, após a homilia são chamados os que serão ordenados. Depois do propósito dos eleitos, onde eles assumem o ministério diaconal, vem a promessa de obediência, a Ladainha de Todos os Santos, a prece de ordenação e imposição das mãos", detalhou.


Outra cerimônia que fará parte da comemoração do Jubileu é a Primeira Comunhão coletiva das crianças da diocese. "As crianças dos 10 municípios que fazem parte da diocese receberão a Primeira Comunhão no dia 10 de junho. Ainda não definimos o local", informou o padre Alberto Gomes da Silva. Ele acrescentou que em abril haverá o encerramento do Congresso Vocacional.


A Cúria Diocesana vai mudar de prédio até o fim do mês e funcionará na avenida Francisco Rodrigues Filho. "Esta decisão foi tomada porque ainda não tínhamos um centro pastoral. Teremos um lugar para encontros", afirmou o padre João Batista Ramos Motta. Ele contou que o pároco da catedral, Claudionir Braga, será substituído pelo padre Claudio Taciano Querino.


Fonte:Mogi News

Oportunidade Procura por emprego aumenta 25% em Mogi

Em média, 180 pessoas são atendidas diariamente desde o início da semana no Emprega Mogi, que até o mês passado recebia cerca de 120
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Divulgação

Movimento tem sido intenso no Emprega Mogi neste começo de ano; maioria busca vaga, mas local oferece outros serviços
Ano novo. Vida nova. Emprego novo. Essa é a filosofia comum dos mogianos que desde o início da semana estão lotando o pátio do Terminal Estudantes, onde está sediado o Emprega Mogi, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento. O diretor de Emprego e responsável pela unidade, Cláudio Debussi, conta que, em média, 180 pessoas são atendidas diariamente desde o início da semana no local que até o mês passado recebia 120. 
"A maior parte da demanda, 150 pessoas, procura uma colocação no mercado de trabalho. Se comparado ao me passado, diria que é um aumento de 25% na demanda", contabiliza Debussi. Os demais atendimentos são apara emissão de carteiras profissionais, orientações de como "dar entrada" no pedido de seguro-desemprego ou oferta de cursos rápidos de qualificação profissional. 
Ontem, por volta das 11h30, uma enorme fila com mais de 50 pessoas se formava no interior do Terminal Estudantes. Apesar da demanda, e com três (de um total de dez) funcionários a menos, a espera por atendimento no Emprega Mogi durava pouco mais de meia hora. 
Alguns casos, como de Paulo Vinicius Santana de Godoi, de 17 anos, a esperança era para conseguir o primeiro emprego. "Acabei de concluir um curso técnico e acho importante ganhar o meu dinheiro para ajudar em casa e, também para adquirir experiência", disse ele, que foi acompanhado da mãe, ajudante de serviços gerais Rosângela Aparecida do Espírito Santo. Paulo, segundo ela, tem como sonho trabalhar na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O rapaz, por sua vez, tenta desconversar. "Pode ser qualquer coisa, sendo trabalho, honesto, já está bom", afirmou o jovem, que reside no Socorro. Além de um emprego como auxiliar de cozinha industrial, Rogério Aparecido Rodrigues, morador da Vila Natal, seguiu ontem até o Emprega Mogi, em busca de curso em gastronomia. "Na prática sei lidar e manipular todo tipo de alimento, porém, quando vou às indústrias ou hotéis me pedem o curso que só tem na capital e custa R$ 1 mil. Vou ver o que consigo no momento, além de que não posso ficar desempregado. Tenho filhos e mulher para sustentar", disse. 
Priscila Faria, de 20 anos, é estudante de engenharia e está em busca de uma oportunidade de estágio ou emprego fixo. "Estou recorrendo a todos os artifícios. Já postei meu currículo na Internet, em várias agências, enfim, por falta de busca é que não vou deixar de encontrar", comentou a jovem. 
O novo posto do Emprega Mogi atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, com dez funcionários. 
De acordo com o diretor Cláudio Debussi, existem atualmente 60 vagas em aberto. "Temos em diversas áreas e setores, mas o que pode ser preenchido facilmente é de ajudante de produção, no qual a pessoa precisa ter o ensino médio e experiência industrial Há ainda vaga para jardineiro, produtor de hortifruti e mecânico industrial", conta. A faixa média salarial para estes cargos gira em torno de R$ 800 a R$ 1 mil, em média.


Fonte:Mogi News

Infecção de bebês Santa Casa de Mogi é autuada por irregularidades na UTI Neonatal

Diversas irregularidades no protocolo e na conduta de profissionais foram constatadas pela vistoria de técnicos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Hospital vai apresentar recurso às irregularidades que constam em relatório da vistoria da Vigilância Sanitária; estado de bebês é bom
A Vigilância Estadual Sanitária emitiu ontem um auto de infração contra a Santa Casa de Misericórdia de Mogi. A medida é o resultado da vistoria realizada no hospital, no início da semana, para apurar denúncias de proliferação de infecção hospitalar em três bebês que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital. A Santa Casa tem direito de recurso.


Segundo o relatório divulgado no início da noite de ontem pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, ao qual a Vigilância Sanitária é subordinada, foram constatadas diversas irregularidades no protocolo e na conduta de profissionais, além de problemas na estrutura física do setor neonatal. 
"Em vistoria realizada na última segunda-feira, dia 2, foram constatadas diversas irregularidades com relação a uso de equipamentos com manutenção preventiva e corretiva vencida, falta de manutenção na área física, não cumprimento do manual de normas e rotinas da UTI neonatal bem como por não cumprimento dos procedimentos operacionais padrão no que diz respeito à limpeza terminal e concorrente e não cumprimento integral do manual de higiene e limpeza integralmente", diz o documento assinado pelo grupo de Vigilância de Mogi, coordenado pela sanitarista Lana Spaolonzi.


O relatório da vistoria deve ser encaminhado ao Ministério Público Estadual, que em outras oportunidades investigou mortes em série de bebês na Santa Casa e chegou a multar o hospital. A Santa Casa terá um prazo de dez dias, desde ontem, para apresentar defesa. Em caso de indeferimento, a unidade será multada. A denúncia, acompanhada de alerta de um possível novo surto de infecção hospitalar na UTI Neonatal da Santa Casa, foi feita no fim de semana pelo jornalista Rodrigo Ferreira. O rapaz, que reside na capital, é tio de um dos bebês internados na UTI e que recebeu diagnóstico de infecção, três dias depois de nascer. Ontem, o jornalista, assim como os pais do bebê, um menino, não quiseram dar entrevistas, alegando receio de sofrer represálias. 
O provedor da Santa Casa, Mário Calderaro, alegou não ter sido notificado do relatório da Vigilância Sanitária Estadual, mas adiantou que deve apresentar recurso às manifestações apontadas. "Vamos aguardar a notificação oficial e, dentro do prazo estabelecido, apresentar as informações que confirmam a adoção de todas as medidas normais em UTI Neonatal e também do controle da infecção hospitalar que foram tomadas", disse. 
Segundo ele, ainda ontem o terceiro bebê diagnosticado com infecção hospitalar foi para o chamado isolamento externo. "É um setor que requer cuidados mais especiais que a UTI Neonatal, mas que significa que a evolução do quadro de saúde tem sido gradativa", comentou Calderaro. 
Ele evita citar prazos para alta, mas reforçou que o estado de saúde dos outros dos bebês é bom.


Fonte:Mogi News

Campanha Calendário Eleitoral divulga as regras para candidatos

Cleber Lazo
Da Reportagem Local
O calendário eleitoral para este ano estabelece uma série de regras que deverão ser seguidas pelos candidatos aos cargos eletivos para as eleições municipais que ocorrerão em outubro. Caso elas não sejam cumpridas à risca, o infrator estará sujeito a aplicação de sanções que podem chegar a condição de inelegível. 
Entre os prazos mais importantes está a presença nas inaugurações de obras. Os candidatos, incluindo prefeitos em exercício que buscam a reeleição e secretários municipais que tentarão uma vaga, seja no Executivo ou no Legislativo, poderão participar de atos relacionados a entrega de obras públicas até 7 de julho, ou seja, três meses antes da data do primeiro turno. 
Para tentar um novo mandato, o prefeito não precisa se afastar. De acordo com a lei eleitoral, ele pode se manter à frente da administração municipal e ser candidato ao mesmo tempo. Já os secretários municipais precisam deixar a função quatro meses antes da eleição, caso tente a cadeira de chefe do Executivo, e seis meses antes do pleito, se pretende um lugar no quadro do Legislativo. 
Os assessores parlamentares são obrigados a deixar os trabalhos na Câmara Municipal três meses antes das eleições, mesmo prazo para os presidentes de conselhos municipais e os servidores públicos.


Já os presidentes de entidades de classe sem fins lucrativos devem se afastar das atividades seis meses antes da votação, período que também deve ser respeitado pelos delegados de polícia, diretores e vice-diretores de escolas municipais e estaduais que buscarão uma cadeira entre os vereadores. 
Os diretores de sindicato e presidente ou dirigente de entidade representativa de classe podem exercer as funções até quatro meses antes do pleito.


O calendário eleitoral também determina prazos para os partidos políticos. As convenções, por exemplo, devem ser realizadas entre 10 e 30 de junho.


Em 5 de julho encerra o período para o registro de candidaturas. No dia seguinte, terão início as campanhas eleitorais. Serão permitidos carros de som das 8 às 22 horas.


A propaganda eleitoral paga no jornal é permitida até a antevéspera das eleições. Já a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa em 19 de agosto. 


Fonte:Mogi News

Insegurança Comerciantes da Vila Joia convivem com o medo

Estabelecimentos estão sendo assaltados com frequência no bairro; comunidade quer rondas
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Sousa e a esposa, donos de um mercadinho, já enfrentaram assaltos. Para ser preciso: foram 14
"A gente trabalha com medo". Esta frase resume a sensação de insegurança vivida pelos comerciantes e moradores da Vila Joia. Segundo eles, assaltos e furtos se tornaram rotineiros no bairro. As pessoas afirmam que os crimes ocorrem até mesmo durante o dia e que o medo é um sentimento constante para aqueles que têm estabelecimentos na região. A sensação de falta de segurança das pessoas aumentou ainda mais desde segunda-feira, quando, em uma tentativa de assalto a uma mercearia, um homem de 71 anos foi baleado.


O proprietário do comércio, Valreliano Raimundo de Sousa, de 50 anos, afirmou que este foi o 14° assalto em seu estabelecimento. "Os bandidos vem a qualquer hora do dia. Este último assalto foi por volta das 8h15, mas eles já vieram às 10 horas e no momento em que estávamos fechando", informou. Ele explica que normalmente os criminosos acabam levando todo o dinheiro que tem no caixa e maços de cigarro. "Todos os assaltos que sofremos foram à mão armada. Precisamos aqui de mais policiamento preventivo", declarou.


Sousa afirma que em nenhum outro caso houve disparo com arma. "Muitas pessoas nos perguntam se vamos deixar o bairro, mas se fizer isso, para onde eu vou?", indagou o comerciante. Ele destacou que o número de crimes cresceu nos últimos meses. "Nos últimos três meses, sofremos três assaltos. Muitas pessoas aqui do bairro sofrem com o mesmo problema", garantiu.


A esposa de Sousa, Gisélia Maria de Pinho, 49, argumentou que além dos comércios da região, as casas também estão sendo furtadas e roubadas. "Isso está ocorrendo em todo o bairro. Dificilmente passam viaturas da polícia para fazer as rondas", disse. Os comerciantes pedem reforço no policiamento da região. "Queremos que uma câmera também seja instalada aqui na rua. Essa medida pode não resolver nosso problema, mas irá coibir outros crimes", argumentou Sousa.


A sensação de insegurança e medo também toma conta do comerciante Idaci Gregório, 51. Ele conta que sua loja de ferragens foi furtada há duas semanas. "Eles estouraram a porta e levaram o computador, a impressora e produtos da loja. Cálculo R$ 4 mil de prejuízo só com a porta", contabilizou.


O presidente da Comissão Permanente de Segurança e Transportes da Câmara Municipal, vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), acredita que o déficit de policiais na cidade é um dos principais responsáveis pelos crimes que estão ocorrendo. "Falta efetivo de policiais e estratégia dos comandantes da polícia. O contato direto com a população também precisa ser maior", disse.




Polícia
O comandante do 17° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel José Francisco Braga, afirmou que o policiamento na área foi reforçado. "Trabalhamos com estatísticas e não percebemos o crescimento de crimes nesta região. No entanto, estamos empenhados em controlar e evitar que crimes ocorram novamente", explicou.


Fonte:Mogi News

Eleições 2012 Justiça barra 420 pessoas por dupla filiação

Nomes fortes estão na lista de filiados que correm o risco de não disputar as eleições municipais este ano
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Austelino, filiado em 3 partidos
Mais de 420 mogianos correm o risco de ficar fora das eleições municipais que serão realizadas em outubro. A Justiça Eleitoral determinou a anulação do vínculo partidário destes militantes que foram flagrados com dupla filiação. A medida tem por base a lei 9.096/95 dos partidos políticos que proíbe um candidato de disputar o pleito por uma legenda, sem antes ter formalizada a desfiliação de outro partido. A decisão foi proferida pelos juizes eleitorais dos três cartórios da cidade (Zonas 74ª, 287ª e 319ª - que responde também pelas cidades de Guararema e Biritiba Mirim) no mês passado e ainda há prazo para recurso. 
O Mogi News teve acesso a parte dos processos e ao acessar o site do Tribunal de Justiça, descobriu que o maior volume de exclusão partidária está na 74ª Zona Eleitoral: 182 decisões de cancelamento, entre os quais, o ex-vereador e pré-candidato à Prefeitura, Austelino Ferreira Mattos. Segundo decisão judicial, o médico está impedido de disputar o pleito por ter seu nome vinculado a três partidos: PR, PP e DEM. Nos dois últimos, ele se filiou no ano passado, num intervalo de pouco mais de cinco meses, 26 de maio e 5 de outubro, respectivamente. No PP, o nome de Austelino consta com filiação desde setembro de 2003. Isto significa que Austelino, tido até então como uma opção de forte oposição ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSDB) numa eventual disputa por reeleição, pode ficar fora das eleições deste ano. Mattos ainda poderá recorrer da sentença. 
O presidente do Sincomércio, Airton Nogueira, o ex-vereador, pastor Roberto Valença Lima, e o assessor parlamentar, André França, considerados nomes fortes para a disputa de uma das 23 cadeiras na Câmara Municipal neste pleito também correm o risco de ficar fora da corrida eleitoral. Nogueira é filiado ao PP e ao PV, enquanto Valença Lima mantém registro no PR e PRB. André França, que desde 1991 militou no PSDB, terá de responder processo por ter se filiado ao PSB em maio do ano passado. 
A dirigente regional de ensino Teresa Lucia dos Anjos Brandão que até o momento não disputou nenhum cargo político, pode ficar impedida - caso decida fazê-lo - por estar filiada ao PRP e ao PSDC.


No recém-fundado PSD, apenas dois militantes inscritos na 74ª Zona Eleitoral, estão, no momento, impedidos de disputar as eleições por problemas de dupla filiação. São eles; Manasses Maxilimiano dos Santos e Pedro José Siqueira. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli e os vereadores Nabil Nahi Safiti, Evaristo Costa e Protássio Nogueira que migraram do DEM para a legenda estão com a situação legalizada perante a Justiça Eleitoral.


Na 287ª Zona Eleitoral, 168 militantes têm processos de anulação de vínculo partidário e na 319ª Zona, são mais de 70.


Fonte:Mogi News

Sacolinhas

Daniel Carvalho



As tradicionais sacolinhas plásticas estão com os dias contados e começam a ser abolidas a partir do próximo dia 25 nos supermercados. Nesta data, as embalagens começarão a ser vendidas nos estabelecimentos, em vez de distribuídas gratuitamente com as compras. Os supermercados fizeram um acordo em maio do ano passado. Apesar da lei que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas ainda não estar valendo na prática, o acordo prevê que 1.300 estabelecimentos entrem na campanha.


Polêmica
Em Mogi, a discussão já começou e foi marcada uma reunião, envolvendo os órgãos competentes, para alinhavar algumas ideias e discutir alguma solução em conjunto.


Sindicatos
Para o encontro estão sendo convidados representantes da Associação Paulista de Supermercados (Apas), a Secretaria do Meio Ambiente de Mogi, Associação Comercial de Mogi, Sindicato do Comércio Varejista de Mogi e Região e o Procon. 


Sincomércio
A reunião será realizada no próximo dia 10, às 15 horas, na rua Coronel Souza Franco, 74, no centro (auditório do Sincomércio). A tendência é de que aos poucos as sacolinhas sejam abolidas e deixem de servir para armazenar o lixo das casas. O meio ambiente agradece. 
Amilson Ribeiro



Exposamba
Mogi tem um representante concorrendo na São Paulo Exposamba - evento que reúne 100 compositores que tocarão suas músicas por dia em cada um dos cinco Centros Educacionais Unificados de São Paulo e terão seus sambas-enredos escolhidos por um júri. 


O Equilibrista
O representante mogiano na disputa é o compositor José Luiz da Silva, mais conhecido como Rabicho, que interpretará a composição "O Equilibrista". A apresentação será feita no CEU São Rafael, localizado na rua Cinira Polônio, 100, neste sábado.


Fase seguinte
Depois das eliminatórias, os melhores músicos partem para defender suas composições numa segunda etapa no Tom Brasil, na Zona Sul de São Paulo. Os organizadores esperam que 2 mil espectadores assistam às apresentações.


Júri
Os finalistas serão escolhidos por júri composto de um sorteado entre os estudantes do CEU, um entre professores, um entre pessoas da terceira idade da região e um entre músicos da região. Em cada júri também haverá dois compositores que não estejam participando do concurso.


Organização Social
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi estima que nos próximos 15 dias, no máximo, deve ser lançado o edital para a contratação de uma Organização Social que deverá gerir e administrar o prédio da Unica, unidade ambulatorial que será inaugurada no distrito de Jundiapeba no próximo dia 28. 


Edital
Conforme a coluna confirmou ontem, a data está mantida, mas depende da seleção desta organização para colocar o equipamento para funcionar. Indagado a respeito deste prazo, o secretário-adjunto Marcelo Cusátis afirmou que há tempo suficiente para a escolha até a data da inauguração.


Aliança
Em tempo, Cusátis, que é vice-presidente do Diretório Municipal do PMDB, também falou de política. Ele é favorável ao PMDB se unir em torno da candidatura à reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).


Pré-candidato
O vereador Mauro Araújo já se lançou pré-candidato: "Faço parte deste governo e entendo que o PMDB tem de continuar apoiando, mas a reivindicação do Mauro é legítima e o partido decidirá esta questão mais adiante", afirmou Cusátis à coluna. 


Reforma
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes iniciará uma obra na reforma das lagoas de tratamento de esgoto. Os serviços devem levar aproximadamente oito meses para serem concluídos.


Contrato
O contrato foi assinado no dia 28 de dezembro do ano passado. O gestor deste contrato é o diretor do Núcleo de Engenharia e Manutenção, João Ricardo Monteiro de Souza, que ficará encarregado de acompanhar a realização das obras no local.




Cortes
O governador Geraldo Alckmin (PDB) poderá dizer hoje, durante visita a Itaquaquecetuba, se os cortes previstos no Orçamento do Estado de São Paulo poderão afetar as obras viárias e já planejadas para o Alto Tietê, como a duplicação do trecho final da Mogi-Dutra em Arujá, o novo hospital de Suzano e as melhorias previstas para a Mogi-Bertioga, entre outras.


Eleições
A Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat) marcou para o próximo dia 19 deste mês a eleição para a escola de sua nova diretoria. O encontro está marcado para ocorrer na cidade de Suzano. 


Assembleia
Todos os associados estão convocados. O atual presidente é o João Paulo Soares Cavalieri. Mais informações pelo telefone 4741-1360.


Fonte:Mogi News

Diário de Suzano

Diário de Suzano ed.: 9089 - 04 de janeiro de 2012


A Faculdade Piaget paralisou os serviços de recuperação ambiental da Lagoa Azul. Os motivos da interrupção foram oficializados pela instituição em carta protocolada junto à Prefeitura de Suzano. 
O serviço de recuperação da área compreende uma das contrapartidas exigidas pela Prefeitura após a doação de terreno ao lado da lagoa para construção da faculdade. A obra de requalificação orçada em R$ 20 milhões precisou ser paralisada após Valdecir Guedes impedir os trabalhadores alegando ser dono da área. 
"O nosso papel é recuperar a área e não retirar as pessoas do local", disse o diretor geral da faculdade, Marcus Rodrigues. "A carta protocolada informa que de acordo com os últimos acontecimentos estamos impedidos de adentrar na área. Para não colocarmos a vida de ninguém em risco, suspendemos a recuperação", completou. 
Segundo o diretor, a recuperação se tornou impossível depois que todas tentativas foram interrompidas por Valdecir. 
"Sempre que tentamos fazer algo em relação à recuperação, ele nos ameaça e destrói equipamentos. Já fizemos vários Boletins de Ocorrência, mas nada foi resolvido." Os trabalhos devem ser retomados assim que a área for completamente desocupada. As empresas contratadas pela faculdade reiniciarão imediatamente os serviços. 
A Prefeitura afirmou que estuda a melhor maneira de resolver esta situação para que a Faculdade Piaget possa garantir a execução do contrato de concessão.
Segundo o secretário de Política Urbana, Miguel Reis Afonso, dentro dos parâmetros legais estabelecidos, a Piaget iniciaria a obra de recuperação da área. No entanto, o acesso ao local foi obstaculizado pelo representante da Mineradora Monte Cristo, que se assume como posseiro e praticou atos de resistência à ordem de desocupação.
“É preciso que se tenha claro que o citado senhor não tem qualquer direito sobre a área. Em primeiro lugar, porque o Ministério de Minas e Energia cassou o direito de lavra que lhe conferia a superfície do imóvel (apenas o direito de lavra).
Em segundo lugar, o terreno é público, o que induz a inexistência de posse. É importante registrar que ele, por diversas vezes, ingressou com medidas judiciais que, em nenhum momento, foram deferidas ou impediram a ação da Prefeitura.
Vale notar também que, em data recente, a empresa de mineração ingressou com Mandado de Segurança no Fórum local contra ato dos secretários municipais de Obras e de Política Urbana, o que foi indeferido liminarmente”, disse a Prefeitura.


Fonte:Gustavo ferreira TATAU